Subscrevo na íntegra

Subscrevo na íntegra este artigo de João Miguel Tavares, com a excepção da passagem que ele insinua que não faltam qualidades a Sócrates para desempenhar o cargo de primeiro-ministro. É óbvio que faltam.

JOSÉ SÓCRATES, O CRISTO DA POLÍTICA PORTUGUESA

Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina. A intervenção do secretário-geral do PS na abertura do congresso do passado fim-de-semana, onde se auto-investiu de grande paladino da “decência na nossa vida democrática”, ultrapassa todos os limites da cara de pau. A sua licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o também cada vez mais estranho caso Cova da Beira não fazem necessariamente do primeiro-ministro um homem culpado aos olhos da justiça. Mas convidam a um mínimo de decoro e recato em matérias de moral.
José Sócrates, no entanto, preferiu a fuga para a frente, lançando-se numa diatribe contra directores de jornais e televisões, com o argumento de que “quem escolhe é o povo porque em democracia o povo é quem mais ordena”. Detenhamo- -nos um pouco na maravilha deste raciocínio: reparem como nele os planos do exercício do poder e do escrutínio desse exercício são intencionalmente confundidos pelo primeiro-ministro, como se a eleição de um governante servisse para aferir inocências e o voto fornecesse uma inabalável imunidade contra todas as suspeitas. É a tese Fátima Felgueiras e Valentim Loureiro – se o povo vota em mim, que autoridade tem a justiça e a comunicação social para andarem para aí a apontar o dedo? Sócrates escolheu bem os seus amigos.
Partindo invariavelmente da premissa de que todas as notícias negativas que são escritas sobre a sua excelentíssima pessoa não passam de uma campanha negra – feitas as contas, já vamos em cinco: licenciatura, projectos, Freeport, apartamento e Cova da Beira -, José Sócrates foi mais longe: “Não podemos consentir que a democracia se torne o terreno propício para as campanhas negras.” Reparem bem: não podemos “consentir”. O que pretende então ele fazer para corrigir esse terrível defeito da nossa democracia? Pôr a justiça sob a sua nobre protecção? Acomodar o procurador-geral da República nos aposentos de São Bento? Devolver Pedro Silva Pereira à redacção da TVI?
À medida que se sente mais e mais acossado, José Sócrates está a ultrapassar todos os limites. Numa coisa estamos de acordo: ele tem vergonha da democracia portuguesa por ser “terreno propício para as campanhas negras”; eu tenho vergonha da democracia portuguesa por ter à frente dos seus destinos um homem sem o menor respeito por aquilo que são os pilares essenciais de um regime democrático. Como político e como primeiro-ministro, não faltarão qualidades a José Sócrates. Como democrata, percebe-se agora porque gosta tanto de Hugo Chávez.

112 Comentários

  1. Posted 4 Abril, 2009 at 00:46 | Permalink

    Processo para o João Miranda, JÁ!

  2. olen
    Posted 4 Abril, 2009 at 00:51 | Permalink

    Eu também!Agradeço ser processado e apelo a que milhares de Portugueses façam o mesmo.Viva a Liberdade!

  3. Diogo
    Posted 4 Abril, 2009 at 01:36 | Permalink

    João Miguel Tavares: «Como político e como primeiro-ministro, não faltarão qualidades a José Sócrates».

    Este Miguel Tavares raia o autismo. Depois de tudo o que disse de Sócrates, considera-o um politico cheio de qualidades? Quais? A licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o caso Cova da Beira?

    Já para não falar dos TGVs, das auto-estradas, dos aeroportos (incluíndo o de Beja), dos estádios do Euro 2004, etc, etc, etc…

  4. Posted 4 Abril, 2009 at 01:44 | Permalink

    E o que dirá a Cicciolina? Também vai avançar para a via judicial?

  5. Patrício
    Posted 4 Abril, 2009 at 04:22 | Permalink

    Se é verdade que Sócrates processou o jornalista JMT por este artigo, talvez seja oportuno lançar um abaixo assinado de apoio ao jornalista, subscrevendo o artigo, excepto naquela passagem contestada, e bem, pelo João Miranda.

    Um dia, os portugueses sentirão vergonha de ter tido José Sócrates como primeiro ministro. Podíamos começar a dar conta pública disso.

  6. Posted 4 Abril, 2009 at 06:23 | Permalink

    “Depois de tudo o que disse de Sócrates, considera-o um politico cheio de qualidades?”

    Se nos alhearmos das opções políticas, as características que fazem um bom político nos tempos que correm – carisma, capacidade de comunicação, capacidade de persuasão e liderança – não são as mesmas que tornam o PM merecedor de crítica.

  7. Posted 4 Abril, 2009 at 06:35 | Permalink

    Para Câncio, um processo não é pressão. Pois aqui fica a prova de que as suas convicções vão mudando…
    http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/04/ecografia-de-fernanda-cancio.html

  8. Posted 4 Abril, 2009 at 06:56 | Permalink

    Artículo con unas dimensiones aproximadas de 4 m por 30 m, elaborado con hilados de materia vegetal (algas marinas). La trama está constituida por dos tiras de materia vegetal (algas marinas) torcidas y entrelazadas, de un tipo utilizado, principalmente, para rellenar cojines. La urdimbre está constituida por un único hilado retorcido de fibras textiles naturales de materia vegetal (fibras de algas marinas) (el hilado presenta un título superior a 20000 decitex). El artículo incorpora una base de caucho celular.

  9. martins
    Posted 4 Abril, 2009 at 07:11 | Permalink

    Você podeá subscrever, é um direito que lhe assiste. mas 40º dos portugueses não subscrevem (ver sondagem Expresso). E esta hem?!?

  10. Posted 4 Abril, 2009 at 07:12 | Permalink

    Isto já foi escrito por outro blasfemo.
    O senhor não lê o seu blog?

  11. Zenóbio
    Posted 4 Abril, 2009 at 07:36 | Permalink

    Proponho um abaixo-assinado à moda do Daniel Oliveira

    - Queremos ser processados pelo 1º Ministro!

    ass. Zenóbio Parreira

  12. Posted 4 Abril, 2009 at 08:09 | Permalink

    Foi por isto, por este texto, que “O Menino de Ouro do PS” vai levar o autor a tribunal ?

    Sente-se perseguido. Acossado. Sem saída.
    Receia algo.

  13. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 08:25 | Permalink

    Muito bem João.

  14. Posted 4 Abril, 2009 at 08:26 | Permalink

    Já agora porque não subscrever o post do JM?
    Também podem subscrever este meu comentário.
    Demos as mãos e estabeleçamos uma corrente de apoio a JM, que quer apoiar JMT, que não apoia JS.
    Vou ver se consigo o apoio da minha tia Contreiras que foi à Igreja pôr uma esmola e já vem.

  15. Gandalf
    Posted 4 Abril, 2009 at 08:35 | Permalink

    «Em entrevista ao jornal «O Independente», o antigo secretário adjunto para a Justiça, em Macau, José António Barreiros, explica que demitiu o então director do gabinete de assuntos de Justiça, Alberto Costa, em 1988, depois de o actual governante ter tentado influenciar a decisão do juiz José Manuel Celeiro no caso do escândalo da televisão de Macau (TDM).

    José Manuel Celeiro decretou, a 27 de Abril de 1988, a prisão preventiva do presidente da TDM, António Ribeiro, por suspeita de peculato, e dias depois deteve Leonel Miranda, futuro presidente da Air Macau e à data administrador da TDM.

    Alberto Costa, acompanhado de António Lamego, então chefe de gabinete técnico dos Assuntos de Justiça, encetou conversas «informais» com o magistrado defendendo que a prisão preventiva seria uma medida excessiva a aplicar no caso, refere o «O Independente», adiantando que o juiz não gostou e apresentou uma participação contra Alberto Costa».

    Um filme já visto, mas que teima em repetir-se.

  16. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 08:35 | Permalink

    “Você podeá subscrever, é um direito que lhe assiste. mas 40º dos portugueses não subscrevem (ver sondagem Expresso). E esta hem?!?”

    E depois? Isso não lhes dá direitos morais a nada.

  17. Posted 4 Abril, 2009 at 08:44 | Permalink

    Agora no futebol também estão a ser castigadas as tentativas de influenciar o árbitro.
    Se alguém na bancada disser “Ó SEU FILHO DA PUTA”, a polícia vai lá e aplica-lhe um jogo de suspensão e multa a condizer.

  18. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 08:53 | Permalink

    Artículo con unas dimensiones aproximadas de 4 m por 30 m, elaborado con hilados de materia vegetal (algas marinas). La trama está constituida por dos tiras de materia vegetal (algas marinas) torcidas y entrelazadas, de un tipo utilizado, principalmente, para rellenar cojines. La urdimbre está constituida por un único hilado retorcido de fibras textiles naturales de materia vegetal (fibras de algas marinas) (el hilado presenta un título superior a 20000 decitex). El artículo incorpora una base de caucho celular.

    http://aduanapt.blogspot.com/

  19. ...
    Posted 4 Abril, 2009 at 08:53 | Permalink

    “Há muito que nesta latrina o ar se tornou irrespirável”
    Este país está a tornar-se uma latrina.

  20. Posted 4 Abril, 2009 at 09:04 | Permalink

    o “engenheiro” tem todos os tiques de um reles ditador… que manda às malvas as garantias da constitução relativas à liberdade de expressão e de opinião…
    eu, subscrevo o texto, não tenho medo do sócrates e disso já o informei – e também ao partido albânes socialista, enviando o texto para as respectivas caixas de correio:

    http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Geral/Contactos

    http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=15&Itemid=58

  21. Tia do Piscoiso
    Posted 4 Abril, 2009 at 09:18 | Permalink

    Mais um traço de personalidade que o meu sobrinho partilha com o “vilipendiado” JS: a linguagem agreste. A minha irmã bem tentou travar-lhe a lingua mas a família nessa época passava dificuldades e nem dinheiro para pimenta tinha. Ainda não tinha chegado a época de oiro do Socialismo de Bunda Banda Larga.

  22. Posted 4 Abril, 2009 at 09:28 | Permalink

    Gandalf, 16

    Sim senhor ! Assim foi !…
    Como resumo do que se passou, o seu comentário está óptimo.

  23. Posted 4 Abril, 2009 at 09:29 | Permalink

    João Miguel Tavares, neste artigo, ainda foi “meigo” com o coiso!

    “Freeport: ministro da Justiça terá dado «recado»

    De acordo com o relatado pelos dois titulares do inquérito à sua hierarquia no Ministério Público, Lopes da Mota disse que tinha estado reunido com o ministro da Justiça, Alberto Costa, e invocou ainda o nome do próprio primeiro-ministro, José Sócrates. Depois, Lopes da Mota deixou aos dois colegas a mensagem de que a continuação do inquérito envolvendo o nome do primeiro-ministro poderia acarretar consequências.

    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/freeport-magistrados-pressoes-lopes-da-mota-socrates-tvi24/1054626-4071.html

    O ministro da “Joiticia” tem estado pela China. De férias? Em “serviço”?
    Coincidências. O primo do tio do sobrinho (também) está na China a «tirar curso de artes marciais», claro.

  24. testiculatus
    Posted 4 Abril, 2009 at 09:34 | Permalink

    novas oportunidades:
    os comentadores dos blogues vão igualmente ser processados

  25. Posted 4 Abril, 2009 at 09:38 | Permalink

    Parece que existem mais processados:

    http://twitter.com/JMF1957/status/1446397724

    -O João Miranda deve constar na próxima lista, não tarda começam os blogues, julgamento colectivo no Campo Pequeno…

  26. Já Volto
    Posted 4 Abril, 2009 at 09:43 | Permalink

    :)

  27. chato
    Posted 4 Abril, 2009 at 09:58 | Permalink

    Artº 19 da Declaração Universal dos Direitos HumanosTodo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica de não ser inquietado pelas suas opiniões, e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

  28. Posted 4 Abril, 2009 at 10:09 | Permalink

    Artº 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos
    Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação.

  29. Posted 4 Abril, 2009 at 10:11 | Permalink

    Pois mas isso refere-se a homens de honra e não a negócios obscuros e eventual falsificação de licenciaturas….curioso que os apoiantes de Hitler defenderam-no quase até ao fim…mas depois muitos negaram tudo e disseram que não sabiam de nada…

  30. Posted 4 Abril, 2009 at 10:17 | Permalink

    Artº 11 da Declaração Universal dos Direitos Humanos
    Toda pessoa acusada de um acto delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei.

  31. Jacinto Nojo
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:19 | Permalink

    Este Governo é um bando de albinos… só faltou mesmo a tinta, senão eram todos pretos!!

  32. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:24 | Permalink

    “nem a ataques à sua honra e reputação.”

    Se tivéssemos um sistema de justiça bom em que os culpados fossem punidos, não haveria tanto burburinho por parte dos cidadãos. Esperariamos sentados pelo desenrolar dos acontecimentos. Como sabemos que ninguém vai ser punido ou culpado, seria a coisa mais imbecil se não disséssemos nada agora. O governo pode estar podre de uma ponta à outra mas o povo ainda mexe.

  33. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:28 | Permalink

    e o cristo não fez nada? O cristo aqui é o mais ofendido.

  34. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:28 | Permalink

    “Toda pessoa acusada de um acto delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei.”

    AHAHAHAHAH!… Essa é a maior piada de sempre. O Piscoiso deve pensar que estamos a viver algures na europa civilizada e não num país corrupto da África do norte em que nunca ninguém é culpado de nada.

  35. Posted 4 Abril, 2009 at 10:29 | Permalink

    «Devolver Pedro Silva Pereira à redacção da TVI?»

    Penso que o que Sócrates realmente pretende – se estiver inocente – é que se acabe com um certo tipo de jornalismo “justicialista” que, no nosso país, resolveu invadir aquele que deveria ser, por excelência, um espaço de informação direccionado ao cidadão, e em que a TVI é o exemplo-mor.
    Se for culpado, cabe à justiça averiguar, não à praça pública.

    Se os agentes que administram a justiça são susceptíveis a pressões, ou, se internamente já não existe entendimento, e que os vários orgãos disciplinares se apresentam permeáveis e reféns do poder político, em que se verifica necessário recorrer à mais alta magistratura do Estado para se fazer ouvir e respeitar, então é porque estamos perante uma crise de regime.

    Uma crise de regime que surge no seguimento da promiscuidade política e do “entendimento de cavalheiros” entre os dois partidos que representam o bloco central de interesses e que têm mantido refém, à sua guarda, o espaço politico-partidário actuante no nosso país. O BPN é disso o exemplo acabado.

  36. Joaquim Amado Lopes
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:31 | Permalink

    31. Piscoiso,
    Ataque à reputação de José Sócrates seria falar bem dele. P.e., o que João Miguel Tavares fez ao escrever “Como político e como primeiro-ministro, não faltarão qualidades a José Sócrates.”

    Quanto ataques à honra de José Sócrates, está a brincar, não está?

  37. Posted 4 Abril, 2009 at 10:32 | Permalink

    @31

    Piscoiso, o equilíbrio entre as duas liberdades é delicado, sem dúvida. Como alguém dizia, o meu direito de dar um murro no nariz de alguém acaba no nariz dessa pessoa.

    Mas aproveito para sublinhar um outro aspecto do artigo que transcreve e que este seja lido perante algumas das últimas leis socialistas, como a do sal, dos chips e dos piercings – esta que se ficou pelas intenções.

    Artº 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos
    Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação.

  38. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:32 | Permalink

    “é que se acabe com um certo tipo de jornalismo “justicialista” que, no nosso país,”

    É a defesa do povo contra um sistema de justiça totalmente incapaz.

  39. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:32 | Permalink

    #17 – “Isso não lhes dá direitos morais a nada”
    quais morais? isaltina.

  40. JoaoMiranda
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:35 | Permalink

    ««Penso que o que Sócrates realmente pretende – se estiver inocente – é que se acabe com um certo tipo de jornalismo “justicialista” »»

    Fernanda,

    Não lhe parece que este objectivo é um bocado justicialista?

  41. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:36 | Permalink

    Como pode alguém ainda evocar o papel da justiça no caso Freeport quando já está há tantos anos a ser investigado sem quaisquer resultados? Quando temos alguém indolente como Cândida de Almeida à frente do caso? Devem estar a brincar.

  42. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:41 | Permalink

    falta de imaginação, isto é repetição do que se passou ontém.

  43. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:44 | Permalink

    podiam convocar uma manif freepork para a avenida.

  44. Joaquim Amado Lopes
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:44 | Permalink

    33. Piscoiso:
    Artº 11 da Declaração Universal dos Direitos Humanos
    Toda pessoa acusada de um acto delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei.

    Perante a Lei, uma pessoa só é culpada depois de a sentença transitar em julgado. Mas, quando os factos são por demais evidentes e as autoridades assobiam e olham para o lado, continuar a presumir a inocência não é boa-fé, é hipocrisia.

    Não me refiro a os tiques que José Sócrates apresenta quando se dirige ao Parlamento, em actos públicos e em entrevistas tornarem plausíveis *todas* as suspeitas que caiem sobre ele.
    Refiro-me a casos demonstrados para além de qualquer dúvida:
    – a pseudo-licenciatura conseguida por favores (em troca de quê está para se ver) – demonstrada, entre outros, por António Balbino Caldeira do blog “Do Portugal Profundo”
    – não ter sido José Sócrates a assinar projectos cuja autoria assumiu, o que configura crime – como demonstrou uma investigação da TVI

    Perante a Lei, José Sócrates pode nem sequer ser suspeito de coisa alguma. Mas que está provado que é culpado ninguém tem dúvidas. Pretender que ele seja tratado como inocente é ridículo.

  45. celestine
    Posted 4 Abril, 2009 at 10:51 | Permalink

    “Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina.”

    Eh, pa começar, tá boa.
    Mas até Cicciolina ia envergonhar-se da comparação vergonhosa.

  46. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:00 | Permalink

    o dependente do pportas nunca foi processado, nunca foi condenado, nunca faliu, nunca houve perseguições do fisco e ninguém reclamou. por mim podiam aplicar a receita completa, não se perdia nada e se calhar os accionistas dos oprimidos/amordaçados até agradeciam.

  47. OLP
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:03 | Permalink

    As relações familiares muito chegadas com a manas da mãe e do pai dão nisto.
    Fica-se com a impressão que tudo é futebol ou pela lógica dele.
    Como seis milhões (60%) são adeptos de um logo ele tem de ser o “eleito” e não se pode nem criticar o di Maria (o fingidor) e “ataca-se” o Lisandro.
    ai ai

  48. celestine
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:04 | Permalink

    “Como democrata, percebe-se agora porque gosta tanto de Hugo Chávez.”

    Mais devagar, ó meu, está bem? O Chávez não é corrupto. Como à vista das abébias que o acusam, invejosas, o mesmo Pinto da Costa é um santo. É de todo ineludível.

  49. João
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:09 | Permalink

    Pode não valer de nada… e infelizmente não valerá de nada… Mas pelo menos há que tentar juntar o numero máximo de pessoas através de petições ou seja o que for…para demonstrar o nojo que sentimos pela actual situação!!!!!!

    http://www.petitiononline.com/Freeport/petition.html

  50. Posted 4 Abril, 2009 at 11:09 | Permalink

    “o que a Procuradoria-Geral da República devia esclarecer de vez, em respeito ao estado de direito e aos contribuintes, seriam as razões porque o processo Freeport esteve em banho-maria este tempo todo. E sobre isso não há nenhum tipo de comércio intelectual. Os cidadãos têm todo o direito a saber para onde vão os seus impostos e ao mesmo tempo avaliar o estado da justiça em Portugal. É essa satisfação que Pinto Monteiro não pode declinar. De todo!”

    http://www.almocrevedaspetas.blogspot.com/search/label/Freeport

  51. Posted 4 Abril, 2009 at 11:10 | Permalink

    Ó Lopes, vc pode pensar o que quiser do Sócrates ou do tio Patinhas.
    A Justiça é feita nos tribunais.
    A escolha dos dirigentes políticos é feita nas eleições.

    Continua o peditório.

  52. Posted 4 Abril, 2009 at 11:10 | Permalink

    É a defesa do povo contra um sistema de justiça totalmente incapaz.

    A defesa do povo está nas urnas.
    Se todos votassem no Bloco de Esquerda acabava-se esta corrupção e imoralidade.
    Também acabavam os blogs, mas paciência.

  53. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:12 | Permalink

    como não há programa político, argumentos e candidatos, vão fazendo campanha à pedrada.

  54. Posted 4 Abril, 2009 at 11:13 | Permalink

    43.

    Não, não me parece. Considero este tipo de jornalismo os “paparazzi” da política.
    Aquele a que eu chamo o “jornalismo justicialista” só sobrevive num regime em que as instituições não se entendem credíveis, existindo manifesta promiscuidade entre os vários poderes c.a.d., o executivo e o judicial. Se há alguém que devesse ser demitido, deveria ser o PGR, na medida em que parece ter votado ao abandono (isto na melhor das hipóteses) a instituição que superintende, emitindo comunicados contraditórios e permitindo que altos funcionários que a ele respondem, venham para a praça pública emitir opiniões pessoais sobre processos que envolvem altas figuras de Estado ainda no activo.

  55. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:20 | Permalink

    o cavaco voltou a falar daquela porra dos açores. faltam os tradutores oficiais de sexa para explicar as implicações do estatuto no caso freepork. já pode ficar calado mais 3 meses, que o povo agradece.

  56. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:26 | Permalink

    acho piada as estas chachas entre a tia do #59 e o gerente do comentário.

  57. Posted 4 Abril, 2009 at 11:45 | Permalink

    A Justiça é feita nos tribunais.
    A escolha dos dirigentes políticos é feita nas eleições.

    Piscoiso você é mongo ou ainda acredita no pai natal….?

    Veja e ouça alguém que já via para além do tempo…

  58. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 11:46 | Permalink

    Teoria do Momento

    No caso Freeport, qualquer cidadão “normal” no lugar do PM seria não só chamado a prestar declarações, como de imediato constituido arguido. Porém, no caso do PM, os factos que emanam de algumas das mais altas figuras do sistema judicial, várias, indicam que pressões na forma de ameaças terão sido feitas pelo PM por interpostas pessoas, uma das quais está a ser, em simultâneo e segundo a TVI, acusada pelo Serious Fraud Office de estar a empatar o processo ao nível do Eurojust, sendo essa a mesma pessoa que terá servido de intermediária no “recado” alegadamente enviado, com ameaças de retaliação em função do resultado eleitoral do Partido Socialista. É isto que está publicado. A ser verdade e sendo o PM constituido arguido, estará explicado o nervosismo e a estranheza de factos e acções que decorrem na máquina da justiça, já que, neste caso, o PM teria de ser imediatamente colocado sob prisão preventiva, porque cumpre um dos princípios básicos que a justificam, que é o perigo do arguido poder representar uma ameaça ao normal decorrer do processo judicial.

  59. Posted 4 Abril, 2009 at 11:47 | Permalink

    estará explicado o nervosismo e a estranheza de factos e acções que decorrem na máquina da justiça, já que, neste caso, o PM teria de ser imediatamente colocado sob prisão preventiva, porque cumpre um dos princípios básicos que a justificam, que é o perigo do arguido poder representar uma ameaça ao normal decorrer do processo judicial. BINGO….

  60. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:18 | Permalink

    #64 – “pressões na forma de ameaças terão sido feitas pelo PM por interpostas pessoas, uma das quais está a ser, em simultâneo e segundo a TVI”
    mais uma vez “segundo a tvi”, a juíza insuflável e os meirinhos do psd. ganhem juízo.

  61. chato
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:20 | Permalink

    Um dos nossos governantes de alto cargo disse:
    “O que eu pretendo é que a Justiça se pronuncie urgentemente sobre o assunto”
    Não será
    isto
    também
    uma forma de pressão?????

  62. Joaquim Amado Lopes
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:22 | Permalink

    56. Piscoiso,
    Ó Piscoiso, vc pode ignorar os factos que quiser.
    Os factos não deixam de ser reais só porque alguém decidiu que não valia a pena (ou não interessava) levá-los a tribunal.
    Os portugueses podem achar que os políticos são todos corruptos e mentirosos e que o facto de estar mais do que demonstrado que Sócrates o é não significa que ele seja diferente dos outros e, por isso, não será determinante para votar ou não nele.

    Não sei se Sócrates recebeu mesmo dinheiro no caso Freeport, embora ficasse mais admirado se viesse a ser provado que não do que o contrário. Mas ninguém afirma que ele devia estar na cadeia por isso, pelo menos até ser condenado. O que se discute é a falta de carácter e alergia à verdade e à liberdade de expressão que ele demonstra repetidamente.
    Isto pode não significar nada para o Piscoiso. Mas, em vez de negar factos indesmentíveis, faria melhor em admitir que estes não lhe interessam.

  63. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:26 | Permalink

    #66
    E que tal o 24 Horas em página inteira?
    E que tal o documento oficial da polícia inglesa que o diz?
    E o Sol?

    Já serve ou são todos do PSD?

  64. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:32 | Permalink

    #68 – “factos indesmentíveis” ….??? validados por quem? porque gostava, pela tvi, pelo crespo, pela guedes, pela oposição… vá fazer queixa ao presidente, se não resultar tem o 13 maio.

  65. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:39 | Permalink

    #69 a fonte é sempre a mesma, reproduzem o que lhes dão e personalizam com motivações pessoais.

  66. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:44 | Permalink

    “é que se acabe com um certo tipo de jornalismo “justicialista” que, no nosso país,”

    É possível que seja judicialista, não sabemos, e se calhar nunca saberemos. Mas aquilo que eu sei é que há jornais que fazem uma falta do caraças no estado merdoso em que a nossa democracia se encontra, entre muitos outros exemplos, basta ver o grande trabalho que o CM fez no caso do Mesquita Machado. A justiça não resolve, não investiga, não nada, mas os portugueses, bracarenses neste caso, necessitavam de saber tudo aquilo que foi revelado. Isso é judicialismo ?

  67. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 12:59 | Permalink

    Apesar de achar mau este processo, não há aqui no Blasfémias alguma contradição, comparando por exemplo isto com tantos post’s sobre o processo apito dourado ? Socrates não tem o direito e a liberdade de levar a tribunal quem achar que o ofendeu ? Isso não é um direito democrático que lhe assiste ? E até direito humano como referiu mais acima o Piscoiso ? Eu sou dos que acham que o Freeport cheira muito mal, no mínimo, no mínimo, Socrates andava mal acompanhado, no máximo não faço ideia, mas contudo não entendo tanta indignação por um processo deste género. O direito da liberdade de informação está lado a lado com o direito ao bom nome. Ou não ?

  68. Stevens
    Posted 4 Abril, 2009 at 13:00 | Permalink

    «Subscrevo na íntegra» -> CRIMINOSO!

  69. Posted 4 Abril, 2009 at 13:02 | Permalink

    #68.
    Ó Lopes, eu estou-me nas tintas para aquilo que vc pensa do Sócrates ou do Pinto da Costa.
    Sobre o que eu penso de matérias como a liberdade de expressão, está dada uma amostra com a transcrição mais acima de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
    Se vc se acha acima disso, é um problema seu.
    A minha tia Estela também acha que a lei é ela.

  70. Posted 4 Abril, 2009 at 13:24 | Permalink

    72.

    O que eu pretendi dizer foi mesmo «jornalismo justicialista» ou justiceiro se preferir.
    O termo «judicialismo» tem um carácter técnico implicando um modelo que garante a aplicação da lei em função dos requisitos/exigências constitucionais, por orgãos a definir segundo cada país, e olhe que a comunicação social não é para aqui achamada.

    Mas o seu comentário é pertinente e leva-nos pensar estarmos mesmo perante uma real crise de regime.

  71. JoaoMiranda
    Posted 4 Abril, 2009 at 13:34 | Permalink

    ««Socrates não tem o direito e a liberdade de levar a tribunal quem achar que o ofendeu ?»»

    Tem. Mas isso não quer dizer que esta acção não possa ser avaliada politicamente. O direito de fazer X não implica que quem faz X proceda correctamente. Nem tudo o que é legal está acima da crítica. Aliás, 90% das opções erradas de Sócrates são legais.

  72. Joaquim Amado Lopes
    Posted 4 Abril, 2009 at 13:37 | Permalink

    70. Anónimo:
    #68 – “factos indesmentíveis” ….??? validados por quem? porque gostava, pela tvi, pelo crespo, pela guedes, pela oposição… vá fazer queixa ao presidente, se não resultar tem o 13 maio.
    Os factos da licenciatura de favor foram validados pelos documentos apresentados (lista de cadeiras e equivalências, p.e.) e pelas declarações de todos os envolvidos, incluíndo José Sócrates. Só acha que a licenciatura não foi feita através de favores quem não quer saber dos factos.
    Os factos dos projectos que José Sócrates assumiu e que foram assinados por outros foram validados com imagens das assinaturas que constam nesses projectos, com o nome completo de José Sócrates mas claramente feitas por pessoas diferentes.

    O “anónimo” não querer saber não torna os factos menos indesmentíveis.

    75. Piscoiso,
    Ó Piscoiso, eu estou-me nas tintas para aquilo que você pensa seja do que fôr, incluíndo sobre matérias como a liberdade de expressão.

    A liberdade de expressão não é só poder dizer aquilo que os tribunais determinam como provado.
    Liberdade de expressão é poder dizer o que pensamos sem receio de sermos perseguidos, principalmente quando se trata de actos ilícitos ou falhos de ética por parte de figuras públicas, os factos são do domínio público (e a isso não me refiro ao que “anónimos” percebem apenas dos títulos de notícias seleccionadas) e as autoridades fazem vista grossa. Nestes casos, não se tem apenas a liberdade mas sim o dever de o denunciar e repetir até fazer mossa.
    Se não gosta, é um problema seu.

    A sua tia Estela acha que a lei é ela? Pelos vistos, o sobrinho dela acha que a verdade é aquilo que ele disser que é.

  73. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 13:39 | Permalink

    Também subscrevo na totalidade o texto do João Miguel Tavares, correndo o risco de ser processado judicialmente por José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa como cidadão e como PM enquanto tal, caso seja crime assim pensar, nos termos da lei vigente ou de outra que venha a ser especialmente criada para o efeito.

  74. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 13:43 | Permalink

    ««Socrates não tem o direito e a liberdade de levar a tribunal quem achar que o ofendeu ?»»

    Ia jurar que o PM não tinha tempo de explicar à comunicação social muitos factos entretanto surgidos e sobre os quais declarou blackout, prescindindo da sua defesa pública e do seu bom nome, apesar de já muito manchado pelos referidos. Por exemplo, o caso da farinha de Marcelo, produzida em directo em pleno canal público de televisão. É estranhíssimo este PM!

  75. olhão
    Posted 4 Abril, 2009 at 14:00 | Permalink

    Um artigo mediocre, como tantos outros que para aí se publicam, e vejam-me a veneração, destes meias-tijelas, pseudo-intelectuais. Não admira são os mesmos que não perdem a “Lotação Esgotada” à sexta-feira, e que assistem, religiosamente, babados às delícias primorosas da guedes.
    Prenhos de impotência premem, premem, mas não passam de mirins…
    Leitores atentos de Henry Miller, ou quem sabe do Marquês de Sade!!!
    Deleitam-se com cousa pouca, não passam de candidatos a monófobos.
    Divirtam-se que o país conta convosco para o acompanhamento horritroante, quais ajudantes de carpideiras do funeral que prenunciam

  76. O puto novo no bairro
    Posted 4 Abril, 2009 at 14:19 | Permalink

    # 81

    Nota-se na sua espumante prosa, que lembra imenso o jornal “Agora”, dirigido no tempo da outra senhora pelo sr. Carvalho Branco, a necessidade jacobina de cortar cabeças

    Nos seus caixotes respira-se uma atmosfera sectária e fanática, intolerante: quem ataca com bons ou maus argumentos o PS ou a pessoa do PM – que tende a ser a encarnação de todo o partido, sem ter sido encartado para isso, diga-se – é visto como sendo forçosamente do PSD ou dos amanhãs que cantam.

    O Henry Miller é um excelente escritor, que defende a individualidade e não o seguidismo e o conformismo. Vejo que o equaciona com igual horror ao Marquês de Sade, outro excelente e corrosivo escritor, cheio de um humor feroz. Creio, pelas amostras selectas da sua prosa, que não leu nem um nem outro.

    A Manuela M Guedes está longe de ser a fonte essencial de informações sobre as trapalhadas do regime. Basta ter os olhos abertos, conversar com amigos e estranhos, e saber descodificar as noticias. E ter uma perspectiva histórica – saber o que se passou no passado. E qb de bom senso e bom gosto.

    Para lhe poupar o sistema límbico em tonitruantes cogitações, que acabam por lhe esgotar a sua preciosa rede neuronal, digo-lhe o seguinte: eu, e provavelmente outros comentadores, somos politicamente agnósticos. Isto dá uma liberdade que o senhor nem sonha. Não crer em nada em política é uma prática excelente. leva a ver com justeza, sem os filtros do sectarismo.

  77. Lusitana Antiga Liberdade
    Posted 4 Abril, 2009 at 14:28 | Permalink

    Por vezes, parece que o nosso Pais têm uma certa pouca sorte.
    Para vencer a crise, precisávamos de um «Churchill»; saiu-nos um «Chávez» de algibeira.

  78. Outra tia
    Posted 4 Abril, 2009 at 14:41 | Permalink

    Ó meu Amado Lopes, explique aí ao meu sobrinho que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se aplica a asininos

  79. O puto novo no bairro
    Posted 4 Abril, 2009 at 14:42 | Permalink

    Sócrates tem um problema com o seu suporterismo. Fizeram dele, com alguma aceitação do próprio, Mein Fuhrer.

    Tal como Salazar, Sócrates tem sempre razão. Nunca se engana. Os seus projectos são exactamente os bons, os melhores, os que garantem que o “país siga em frente.”

    O “país seguir em frente” é uma daquelas expressões triviais e absurdamente inodoras, que querem dizer tudo e coisa nenhuma.

    Mas adelante. O suporterismo cego e fanático que ele adquiriu tornou-o num semideus. Num oráculo. DE facto não há discussão no interior do PS – tornou-se um monolito. Enquanto o PSD é uma opereta bufa, com as comadres e barões cheios de zangas e susceptibilidades feridas – o PS é um bloco cheio de suporterismo. Parece o FCP, a ala fanática, que adora um réptil.

  80. chato
    Posted 4 Abril, 2009 at 15:22 | Permalink

    78: – APROVADO “eu, e provavelmente outros comentadores, somos politicamente agnósticos. Isto dá uma liberdade que o senhor nem sonha. Não crer em nada em política é uma prática excelente. leva a ver com justeza, sem os filtros do sectarismo.

  81. Kowalski
    Posted 4 Abril, 2009 at 15:35 | Permalink

    é Cristo à frente e martir atrás O:-)

  82. Tribunus
    Posted 4 Abril, 2009 at 16:16 | Permalink

    O Presidente da Republica, está com dificuldade em entender que
    a governação seria mais fácil sem socrates do que com socrtes
    e os seus ministros, que já não governam, não oferecem garantia!
    Um governoi de transição de tecnicos e não de politiqueiros de 3ªordem, faria recobrar esperança aos portugueses e preparava as eleições na mesma!
    Não podemos è continuar a ter todas as semanas uma palhaçada de folhetins, que se não acusam formalmente Socrtes o indiciam de fortes responsabilidade de má governação! (estmos com uma divida extrena de 8o% construida por Socrates)

  83. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 17:05 | Permalink

    Conhecem alguma ditadura onde se tenha aprovado uma norma como esta?

    http://aberracaojuridica.blogspot.com/2008/05/partido-socialista-aprovou-em-peso-e.html

  84. olhão
    Posted 4 Abril, 2009 at 17:19 | Permalink

    # 79 “Nota-se na sua espumante prosa, que lembra imenso o jornal “Agora”, dirigido no tempo da outra senhora pelo sr. Carvalho Branco, a necessidade jacobina de cortar cabeças”
    - No tempo da outra senhora eu era mais o “República”.

    Posso-lhe sugerir a leitura do Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio…., do respeitável Marquês de Sade recomendo-lhe “Os infortúnios da virtude” O seu problema “agnóstico” é que leu mas não fez a digestão. Acontece a quem tem um só neurónio e por sinal avariado. Sabe é mais um problema nas sinapses.

    A sua fonte essencial de informações sobre as trapalhadas do regime – a sua fonte de informações deve estar inquinada, vá por mim

    Basta ter os olhos abertos – O pior cego não é aquele que não vê, é aquele que não quer ver.

    Conversar com amigos e estranhos, e saber descodificar as noticias – se fossem verdadeiramente seus amigos não lhe queriam tanto mal. Por acaso não assistiu à entrevista do Crespo ao reputado economista Silva Lopes. É pena sabe, este economista pelos vistos virou Socretino. Já agora pergunte aos seus amigos se viram, ou sei lá pergunte a estranhos.

    “E ter uma perspectiva histórica – saber o que se passou no passado. E qb de bom senso e bom gosto.” – Agrada-me essa da perspectiva histórica, “deve ser mais cavaleira”, eu acho. Pensa que tem. Não deve ser agnóstico político, anda enganado e não deu por isso.- (“AGNOSTICISMO – sistema filosófico segundo o qual o espírito humano ainda se encontra impossibilitado de alcançar, sobre certos fenómenos, um conhecimento absoluto”)- deve ser é agnostozóico.

    “Para lhe poupar o sistema límbico em tonitruantes cogitações, que acabam por lhe esgotar a sua preciosa rede neuronal, digo-lhe o seguinte: eu, e provavelmente outros comentadores, somos politicamente agnósticos. Isto dá uma liberdade que o senhor nem sonha. Não crer em nada em política é uma prática excelente. leva a ver com justeza, sem os filtros do sectarismo.”

    Sem reivindicar o agnosticismo, veja o problema numa forma mais racional. O seu país (que não é a Bélgica onde esteve de passagem)está à beira de uma recessão, o PIB está, praticamente, todo hipotecado, é preciso tomar medidas imediatas e adequadas. Qual é a solução: quanto pior melhor?
    Quais são as alternativas? o PSD, o PP, o BE, o PCP e afins? Tenha tino.
    Gozo da tal liberdade que vc. sonha. Sonha, mas eu fruo.
    “Não crer em nada em política é uma prática excelente” – é uma espécie de Maria vai com as outras…, ou então venha o diabo e escolha.
    Não é difícil perceber o que é a política e os que vivem ou parasitam nela, mas não intervir não é, de todo, a opção mais inteligente.
    Bom fim-de-semana

  85. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 17:33 | Permalink

    “O seu país (que não é a Bélgica onde esteve de passagem)está à beira de uma recessão, o PIB está, praticamente, todo hipotecado, é preciso tomar medidas imediatas e adequadas. Qual é a solução: quanto pior melhor?
    Quais são as alternativas? o PSD, o PP, o BE, o PCP e afins? Tenha tino.”

    MFL seria a solução. Mas os portugueses não estão interessados em soluções, eles querem o dinheiro agora e não se importam com o futuro. Por isso nunca votarão em alguém que no passado lhes congelou os salários. Preferem um Sócrates que distribui computadores grátis e dá isenções de IMI. E assim o futuro vai ficando cada vez mais hipotecado.

  86. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 17:47 | Permalink

    “MFL seria a solução. Mas os portugueses não estão interessados em soluções, eles querem o dinheiro agora e não se importam com o futuro. Por isso nunca votarão em alguém que no passado lhes congelou os salários. Preferem um Sócrates que distribui computadores grátis e dá isenções de IMI. E assim o futuro vai ficando cada vez mais hipotecado.”

    Pois é! E lá estamos entre a tragédia e a comédia. A de hoje foi o PM a prestar-se ao aconchego junto do homem mais importante do mundo e há que dizer que ficou com boa impressão dele, para aparecer no papel com frases tipo “Sócrates falou com Obama”. Porreiro pá!

  87. olhão
    Posted 4 Abril, 2009 at 18:32 | Permalink

    Tina disse
    4 Abril, 2009 às 5:33 pm
    “MFL seria a solução. Mas os portugueses não estão interessados em soluções, eles querem o dinheiro agora e não se importam com o futuro. Por isso nunca votarão em alguém que no passado lhes congelou os salários. Preferem um Sócrates que distribui computadores grátis e dá isenções de IMI. E assim o futuro vai ficando cada vez mais hipotecado.”

    Mas porquê que a MFL é parte da solução. Nâo será parte do problema? Jà tem provas dadas como MEducação e como MFinanças. Como MEducac foi inflexível,arrogante… Como MFinanc deixou o país com um deficit de 6,8 %, nem lhe valeu a venda do património do estado. Para mais do mesmo já basta. EinsTina só o que muda é a cor, do rosa para o laranja. As moscas são as mesmas. É um deserto de idéias o que propõe como solução. Anda a reboque dos acontecimentos.

  88. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 19:06 | Permalink

    “Como MFinanc deixou o país com um deficit de 6,8 %, nem lhe valeu a venda do património do estado.”

    Nunca sob o governo do PSD houve um défice desses. E Sócrates aumentou os impostos como nunca antes tinha sido feito, continua a servir-se de receitas extraordinárias mas mesmo assim vamos ter um défice mau. Porquê? Porque continua a aumentar a despesa.

    Se MFL tivesse aumentado os impostos tanto como Sócrates, hoje estariamos muito melhor porque além disso ela teria conseguido conter a despesa. Não é como Sócrates que ainda agora aumentou os salários da função pública em quase 3% quando está prevista uma recessão.

  89. olhão
    Posted 4 Abril, 2009 at 20:19 | Permalink

    Por onde anda Tina?
    Em todo o mundo estão a aumentar a despesa. Porque será? DNão foi o Sócrates que inventou a pólvora.
    Tem dúvidas que a Lecas, se estivesse no poleiro, fazia o mesmo?

  90. olhão
    Posted 4 Abril, 2009 at 20:21 | Permalink

    A Tina tem memória curta, só aponta para um lado, então e o outro: a ponte Vasco da Gama, o CCB, a Expo… bagatelas… pois, eram fundamentais para o país, blablablabla.

  91. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 20:30 | Permalink

    “Em todo o mundo estão a aumentar a despesa.”

    Excepto no primeiro ano deste governo, a despesa aumentou em termos reais todos os anos com este governo. Bem antes da presente crise. Aqueles que não sabem de números, é que acreditam que a crise é culpa de tudo. Mas vamos a ver os indicadores ao longo dos anos de Sócrates, e todos têm vindo a piorar devagarinho. O défice era o único melhor, e agora até nem isso.

  92. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 20:38 | Permalink

    Mais um exemplo que tirei de um post de Gabriel acima:

    «Até agora pensava-se que o saldo de investimento directo estrangeiro (IDE) atraído para Portugal entre 2005 e 2008 tinha crescido, em termos nominais, 16% face aos quatro anos anteriores (2001 a 2004). Na verdade, caiu 1,6%”

    Com este governo é sempre assim, eles dizem que faz e acontece mas depois quando vamos a ver é tudo ao contrário. Veja-se que o artigo no jornal começa “Até agora pensava-se…”

  93. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 20:46 | Permalink

    #94 convenceu-me com o número que apresentou, bom trabalho de pesquisa. vê-se que sabe lidar com algarismos, pintar números e provávelmente manusear uma calculadeira de manivela. o borges vai ser posto no olho, passe na sede e diga que vai da minha parte.

  94. Mr. Hyde
    Posted 4 Abril, 2009 at 20:51 | Permalink

    Prova pública de destemor pueril, a raiar o ridículo. Será que alguém, neste país, nesta blogosfera, se acagaça com o Sócrates? Puff!

  95. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 21:39 | Permalink

    “#94 convenceu-me com o número que apresentou, bom trabalho de pesquisa”

    Não é nenhum trabalho de pesquisa, estes números discutem-se constantemente no Blasfémias.

  96. Anónimo
    Posted 4 Abril, 2009 at 22:01 | Permalink

    #98 pois claro que não, você não atina. cadê os números? só se forem de circo. andam por aí, com o slopes. os números são os do governo, depois de validados pela ce, o resto é especulação.

  97. tina
    Posted 4 Abril, 2009 at 22:59 | Permalink

    Entretenha-se seu ignorante.

    http://blasfemias.net/2008/10/17/despesa-publica/

  98. nuno granja
    Posted 4 Abril, 2009 at 23:15 | Permalink

    assino por baixo

  99. Zé Leitão
    Posted 5 Abril, 2009 at 00:21 | Permalink

    “MFL seria a solução”

    Mas que brincadeira é essa? então a solução é substituir o PS pelo PSD??! Então mas não são esses que nos governam (e se governam) há mais de 30 anos, tendo deixado o nosso País mais longe da civilização? E que dizer dos outros partidos que, sem se aperceberem,foram apanhados na onda da retórica, da partidarite,da lavagem, das aparências e das poses fotográficas/televisas completamente descredibilizantes? dos discursos ocos e de encher choriços?
    Portugal sofre de atraso crónico a todos os níveis da sociedade.
    E se é verdade que 48 anos de obscurantismo, de pobreza e ditadura fizeram mossa, não é menos verdade que a luz que irradiou a 25 de Abril de 74 está hoje mortiça. Mortiça porque sucessivos governos andam entretidos há 30 anos a fingir que governam e fazem política.E entretêm-nos também.
    Estamos já a sofrer as imcompetências desses anos, na educação, na saúde e sobretudo na justiça. Os jovens formados nas 2 últimas décadas são o resultado da imcompetência e irresponsabilidade de quem nos governou. Nunca por nunca foi apresentado um projecto de desenvolvimento para o país. Nunca por nunca foi um apresentado um desígnio, um objectivo ou uma meta a longo prazo que unisse as pessoas. E como nós precisávamos de algo assim após 48 anos de regime retrógado e castrador.O estádio de desenvolvimento em que Portugal se encontrava em 1974, exigia planos, caminhos bem definidos, exigia que TODOS soubessemos qual a direcção que deveríamos tomar. Infelizmente em 30 anos os “políticos” entretiveram-se a brincar á política, e aos parlamentos. Ora agora governas tu ora agora governo eu. Os jornalistas em pouco tempo juntaram-se ao mesmo folclore e apartir daí ficámos condenados.
    Não há em Portugal qualquer alternativa política credível e também não há em Portugal uma cidadania de todos e de cada um que possa inverter a situação calamitosa em que o país se encontra. Seremos colonizados ou qualquer outra coisa que o valha.
    Portanto, escrever ou dizer que MFL seria solução é anedótico e triste ao mesmo tempo. Porque significa que muita gente continua sem ter aprendido nada.

  100. tina
    Posted 5 Abril, 2009 at 07:56 | Permalink

    Portugal esteve bem durante os anos de Cavaco Silva como ministro. Foram os anos melhor que o país atravessou depois do 25 de Abril. A governação socialista é muito incompetente e estraga sempre a boa obra feita. A verdade absoluta é que os socialistas são uns marretas e gostam de bajular o povo para se aguentar no poder. É essa a única razão porque Portugal não progride.

  101. Posted 5 Abril, 2009 at 09:28 | Permalink

    103. Tina

    Mas Cavaco Silva foi uma excepção dentro do PSD assim como o teria sido Francisco Sá Carneiro. Não generalize pf…

  102. Posted 5 Abril, 2009 at 10:06 | Permalink

    Curioso que foi no tempo de cavaco que o monstro começou….as remunerações na função pública e o betão…enfim…a esponja da história..quando muito foi um bom merceeiro..aplicou razoavelmente os biliões da CEE…

  103. tina
    Posted 5 Abril, 2009 at 10:33 | Permalink

    “Curioso que foi no tempo de cavaco que o monstro começou”

    Mais invenções (tal como do défice de 6,8%). Os factos são que Portugal esteve muito mal com Mário Soares, recuperou com Cavaco Silva, começou a ficar mal outra vez com Guterres e a partir daí foi sempre para baixo. Sócrates vai ganhar novamente e no fim do seu 2º mandato estaremos atrás da Roménia e da Bulgária. Só quando não houver mesmo dinheiro para computadores grátis e aumentos de 3% da função pública é que os portugueses se irão socorrer novamente da “direita”.

  104. Anónimo
    Posted 5 Abril, 2009 at 10:48 | Permalink

    “106 com números dos arquivos blasfémias a ralidade é o que você quiser.

  105. Anónimo
    Posted 5 Abril, 2009 at 10:53 | Permalink

    106 – “portugueses se irão socorrer novamente da “direita”.”
    qual direita? da coligação psd + pcp + be ? viraram todos comunas, só falta o chasso apoiar o fogo posto em estrasburgo.

  106. Anónimo
    Posted 5 Abril, 2009 at 16:50 | Permalink

    Mas será que não possuem um mínimo de vergonha ao subscrever esse texto na íntegra?!
    Balha-me Deus. Se calahra nem leram o texto ou então sofrem de um reles mesquinhice aguda e cega.

  107. Zé Leitão
    Posted 5 Abril, 2009 at 18:02 | Permalink

    No tempo de Cavaco cometeram-se das maiores atrocidades contra o território, no que respeita ao seu ordenamento.Foi o período áureo dos dinheiros da CEE com os quais se construíram essencialmente estradas e que foram distribuídos aos milhões por particulares e pequenas empressas de formação profissional que de formação só tinham o nome. Foi nessa altura que todo esse dinheiro foi deitado a “rua” em vez de formar/ensinar um povo que tão necessitado estava dessa formação. Já foi bom terem-se construído as estradas.
    O problema do nosso país é fundamentalmente de falta de instrução e falta de cultura.Os governos apenas têm “desperdiçado” o dinheiro em incompetência e jobs for the boys. Infelizmente vai continuar a ser assim durante uns largos anos. O pessoal que se cuide, porque os nossos filhos e netos vão ter a vida muito difícil.

  108. M.P.
    Posted 5 Abril, 2009 at 19:54 | Permalink

    E se aproveitassem para julgar todos os politicos desde 1974? Parece que a corrupção só chegou agora com o Sockas. Fazem-me crer que o homem é mesmo cristo. O que interessa é por-lhe a cabeça num pau na Praça do Comercio. E os senhores politicos que vêm há anos a fazer asneiras e a roubar?
    Ahhh….. Esses não. O Sockas é que teve a brilhante ideia de ser corrupto e tudo o mais relacionado. Será que se fosse alguém do PSD que estivesse no cadeirão os senhores falavam do mesmo? E do CDS? E do PCP? E dos VERDES? E do BE?
    Deveriam era falar mal da nossa Justiça. Porque tudo o que é corrupto de qualquer quadrante politico safa-se sempre. Em vez de atacar politicos, ataquem aquilo que esta mal na nossa Democracia. É que esta porcaria da corrupção grassa à anos no nosso burgo. Isto leva-me a acreditar que a sede de 15minutos de fama é tanta que o que interessa é atacar quem está no poleiro.
    E como dizia o outro: “Falam… Falam… Falam… Mas não os vejo a fazer nada.
    Agora imaginem se eu fosse PS????

  109. José Silva
    Posted 5 Abril, 2009 at 20:25 | Permalink

    RUI PEREIRA é o PAI:

    http://www.inverbis.net/opiniao/actas-umrp.html

    RUI PEREIRA é o PAI!

    Parabéns, papá! Sempre negaste, mas foste tu que pariste a norma! Sempre és pai. Ou então mãe!

  110. rosarinho
    Posted 6 Abril, 2009 at 23:06 | Permalink

    Solidariedade para com João Miguel Tavares!

    Gostei muito da crónica. Parabéns a Joâo Miguel Tavares!

  111. Anónimo
    Posted 16 Abril, 2009 at 17:07 | Permalink

    mais uma acha para a fogueira

    http://incursoes.blogs.sapo.pt/1236005.html

  112. dups?sóosbicha
    Posted 9 Dezembro, 2009 at 15:13 | Permalink

    então jonas mirandinha ..tu eras um dos lacaios do socretas ..lá no dn ? não tens vergonha ?


3 Trackbacks

  1. Por Subscrevo na íntegra « O Insurgente em 4 Abril, 2009 às 03:29

    [...] João Miranda Comentários [...]

  2. Por cinco dias » Subscrevo João Miguel Tavares em 4 Abril, 2009 às 11:20

    [...] João Miguel Tavares 4 de Abril de 2009 por Carlos Vidal Vou copiar, pela primeira vez, um texto de João Miranda, ou pelo menos uma ideia sua. Dizendo que também subscrevo na íntegra o seguinte texto de João Miguel Tavares, [...]

  3. Por Nem por isso « BLASFÉMIAS em 4 Abril, 2009 às 18:10

    [...] Lidos Sócrates processa João Miguel TavaresHá vencidosSubscrevo na íntegraDreyfus à nossa escalaA Casa do Contribuinte.Perto do fimNunca se deve dar poder a um tipo [...]

Afixar um Comentário

Os campos necessários estão marcados com *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 22.316 other followers