Lista negra

A Lista de Devedores ao Fisco já lá tem mais de 22 mil nomes e já por lá passaram mais de 30 mil. Em breve estaremos lá todos, o que a tornará completamente inútil. Por enquanto, é uma excelente fonte de informação para quem quiser constituir listas negras de maus pagadores. Num país que tanto preza direitos, como o direito de acesso ao crédito ou o direito de igual tratamento por parte de empresas privadas, é curioso que uma lista pública de 22 mil maus pagadores não cause qualquer prurido.

18 Comentários

  1. anónimo
    Posted 4 Novembro, 2009 at 11:57 | Permalink

    “…já lá tem mais de 22 mil nomes e já por lá passaram mais de 30 mil…”

    se está a diminuir, porque é que você acha que em breve estaremos todos lá? conversa para encher xóriços de um afagador de micoses.

  2. JoaoMiranda
    Posted 4 Novembro, 2009 at 12:00 | Permalink

    ««se está a diminuir,»»

    Não está a diminui. Está a aumentar.

  3. Luís Marques
    Posted 4 Novembro, 2009 at 12:04 | Permalink

    Estes anónimos têm o cérebro esvaziado de qualquer substância. Ou então fizeram o curso de português na Universidade Independente (a mesma do curso do Engº. Sócrates, caro anónimo).

  4. Posted 4 Novembro, 2009 at 12:06 | Permalink

    “Em breve estaremos lá todos…” – JM

    Está a referir-se aos blasfemos ou aos investigadores em biotecnologia?

  5. Pi-Erre
    Posted 4 Novembro, 2009 at 12:20 | Permalink

    Os piscoisos já lá estão?

  6. Paulo Nunes
    Posted 4 Novembro, 2009 at 12:26 | Permalink

    Hipocrisias.
    Também deveria de haver uma lista das pessoas singulares ou colectivas a quem o estado deve e não paga.
    Ou muito me engano, ou esta lista também estaria a aumentar.

  7. anónimo
    Posted 4 Novembro, 2009 at 12:30 | Permalink

    #2 – pode dizer-me quantos aumenta por dia. é só para fazer as contas e ver quando é que me calha.

  8. K2ou3
    Posted 4 Novembro, 2009 at 12:37 | Permalink

    è o que eu digo há já muito tempo,
    A vergonha de ser Portugues já é tanta, que se esgotou. Já não há vergonha.
    E é bom que se continue a falar em Direitos, Liberdades, e principalmente, Garantias.
    Com um Pais a saque, tudo é de prever.

  9. Eduardo F.
    Posted 4 Novembro, 2009 at 13:09 | Permalink

    Caro Paulo Nunes,

    Exactamente. O exercício de cidadania, em matéria fiscal, também exige, ou melhor, exige SOBRETUDO a publicação da lista das entidades públicas (incluindo, empresas públicas, hospitais EPE e similares)que devem dinheiro às entidades privadas.

  10. não devedor
    Posted 4 Novembro, 2009 at 14:12 | Permalink

    Gajos como eu que não trabalhão, bebem uns copos com os bacanos, fumão uns xarutos, dormem as manhas todas, não sabem esrcever, recebeim o rendimentuzinho minimo, tem direito a um magalhaes pa mandar uns bitaites e passeiao o seu turbinho não vão pá lista negra. Isso é pós que trabalhão.

  11. Anti-Chulos #1
    Posted 4 Novembro, 2009 at 14:38 | Permalink

    A publicação dessa lista tem efeitos contraproducedentes.
    Estar naquela lista é igual ao litro pois tornou-se vulgar.
    O Governo deveria era também publicar a lista dos politicos corruptos; dos funcionários absentistas; dos chulos do orçamento; dos pedófilos; dos administradores públicos ladrões,etc.

    A bem da transparência…

  12. fado alexandrino
    Posted 4 Novembro, 2009 at 14:51 | Permalink

    Em breve estaremos lá todos,

    Fale por si, não estou e tenho a certeza de que nunca estarei.
    Mas também não vou para o Brasil de férias em pacotes a pagar em trinta meses nem compro nada a prestações.

  13. Paulo Nunes
    Posted 4 Novembro, 2009 at 15:30 | Permalink

    #12 “Fale por si, não estou e tenho a certeza de que nunca estarei.”

    A sua certeza deriva de um erro comum: a de que o Estado é uma entidade de bem. Dou-lhe 2 exemplos reais que assim não é:

    1º Exemplo) Uma empresa sediada em Queluz recebeu à 3 anos uma notificação das Finanças para pagar à volta de 10.000 Euros devidos por IRC. Sendo um valor que não ia de encontro ao esperado, apresentaram uma ‘reclamação graciosa’. Ao apresentarem a reclamação, foi-lhe dito que primeiro tinham que pagar e depois, se tivessem razão, ser-lhes-ia devolvido o montante em excesso. A empresa pagou. A posterior análise da ‘reclamação graciosa’ por parte dos serviços das finanças acabou por dar razão à empresa poucos meses depois. Resultado? Ainda não foram ressarcidos do valor que pagaram em excesso. Mas não acabou aqui. Este ano aconteceu o mesmo. Desta vez foi à volta de 3.500 Euros. Mais uma reclamação e mais conselhos que é melhor pagarem que depois ser-lhes-à devolvido o dinheiro. Propuseram um encontro de contas que não foi aceite. Foi-lhes dito que se não pagarem, serão postos na ‘lista negra’. E isto apesar de o Estado (finanças) ainda não lhes ter devolvido os 10.000 de à 3 anos.

    2º Exemplo) 1 senhora vendeu um terreno perto de Lisboa numa zona apetecível. Conforme o contrato de venda, recebeu 10% do valor em 2003 e o restante em 2004. Perguntou às finanças como declaravas as mais valias e foi-lhe dito que, ao abrigo do contrato de venda e dos comprovativos de pagamento, declara 10% em 2003 e o restante em 2004. E assim fez, pagando o respectivo imposto em 2003 e 2004, não ficando a dever nada. Simples.
    Mas não.
    As finanças entenderam em 2006 que afinal deveria ter declarado o valor integral em 2003 e exigem o pagamento respectivo da diferença. Isto apesar de o valor ter sido já todo pago em 2004. Mas as finanças entendem que primeiro tem que pagar o valor de 2003 (integral) e só depois irão avaliar a situação de 2004. Se detectarem então que há lugar a devolução de valores, assim o farão. Resultado? A senhora está na lista negra porque recusou-se a voltar a pagar o que já tinha pago anteriormente.

    Assim meu caro sr Fado Alexandrino, eu gostaria muito de viver num país onde pudesse proferir afirmações como a sua com toda a certeza. Infelizmente, assim não acontece.

    O que que questiono é, quantas das pessoas que estão nas listas estarão em situações idênticas às citadas acima?

  14. fado alexandrino
    Posted 4 Novembro, 2009 at 16:03 | Permalink

    Paulo Nunes disse

    Muiro obrigado, eu falo por mim.
    Não tenho empresa nenhuma, não tenho terreno nenhum e sinceramente não espero vir a ter nem uma coisa nem a outra.
    Já agora outro erro muito frequente é escreverem “há” do verbo haver mal.

  15. indígena
    Posted 4 Novembro, 2009 at 17:02 | Permalink

    Cá por mim embora ainda não esteja na lista só queria que o governo publicasse a fotografia do preto a quem eu pago…

  16. S. Guimarães
    Posted 4 Novembro, 2009 at 19:39 | Permalink

    A lista negra das finanças é uma falácia, pois pretende coagir pela vergonha de estar numa lista destas, pessoas que não têm um pingo de vergonha.
    Aliás e como já foi dito por alguns, o Estado também já perdeu a vergonha, porque é outro caloteiro.
    Cps
    S.G.

  17. José Rocha
    Posted 4 Novembro, 2009 at 20:55 | Permalink

    O estado é o maior chulo que temos e os representantes máximos deste são um bando de ladrões.Nem se dão ao trabalho de verificar que as pessoas têm razão, simplesmente obrigam-nas a pagar e depois que se lixem.

  18. José Rocha
    Posted 5 Novembro, 2009 at 01:53 | Permalink

    Há dois Josés Rochas?? Bem o meu nome não está na lista. Acho muito vergonhoso não pagar os impostos. Custa-me muito pagar mas sem que só assim avançamos. Acho tremendamente porco, do pior, enquanto cidadão não pagar impostos. Se algum dia estiver lá o meu nome é porque foi uma distração ou um desastre pessoal enorme.
    As pessoas não são obrigadas a pagar; as pessoas votaram e vivem num país com leis. Um exemplo, é uma chatice não poder estacionar o carro à frente do meu trabalho, mas se o fizesse estaria a bloquear outros. O estado obriga-me a estacionar longe?

    Não saber diferenciar regras necessárias para conviver em sociedade com ditadura é sinónimo de psicopatia. Necessitamos de regras? Sim. Necessitamos de regras exageradas, não? Tudo o resto é manipulação de preguiçosos e gulosos que não olham que nos outros países há taxas semelhantes (excepto segurança social).


Um Trackback

  1. Por A lista negra dos contribuintes « O Insurgente em 4 Novembro, 2009 às 16:05

    [...] Lista negra. Por João Miranda. A Lista de Devedores ao Fisco já lá tem mais de 22 mil nomes e já por lá passaram mais de 30 mil. Em breve estaremos lá todos, o que a tornará completamente inútil. Por enquanto, é uma excelente fonte de informação para quem quiser constituir listas negras de maus pagadores. Deixe um comentário [...]

Afixar um Comentário

Required fields are marked *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 23.146 outros seguidores