“Voa centralismo” *

Já vi o ‘Red Bull Air Race’ e não fiquei com saudades. Mas é o único evento de nível planetário com realização regular deste País – resultado da cooperação dos municípios de Gaia e Porto.
Agora, surgiu a notícia de que a corrida de aviões se vai mudar para Lisboa – nada a obstar. Os municípios defendem o interesse local e Lisboa deve amparar as vantagens para si própria. Só que não o faz sozinha: o Instituto de Turismo, a EDP e a GALP vão financiar a mudança (cujo custo dilatará de 800 000 para uns incríveis 12 milhões de euros).
Lisboa incha graças aos favores do Estado e das entidades que lhe estão agregadas. O interesse nacional lisboetiza–se e Portugal fica ainda mais macrocéfalo, desequilibrado, desigual e subdesenvolvido.

Vale a pena comemorar o dia de hoje?

* Correio da Manhã, 1 de Dezembro de 2009

ADENDA - A excelente gravura é da autoria de Diogo Oliveira

39 Comentários

  1. baudolino
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:19 | Permalink

    o que me espanta é saber alguém se interessa por tretas daquelas; 12 milhões de aéreos?! ainda se queixam que não há dinheiro…

  2. portela menos 1
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:36 | Permalink

    e não se pode mudar esse “evento de nível planetário” para as Berlengas?

  3. dói muito? isso passa
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:41 | Permalink

    Eu aproveitava a oportunidade e começava já a construir o muro de bitão que nos há-de separar de Lisboa…eram uns milhares de postos de trabalho que se criavam e apoiavamos os piquenos e médios regionalistas.

  4. jacl
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:43 | Permalink

    “Mas é o único evento de nível planetário com realização regular deste País”

    Qualquer corrida regular, de motogp, superbike, wtcc, rally, maratona, etc. também é.
    Porque se julgam sempre os únicos?

  5. Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:43 | Permalink

    Um fim-de-semana prolongado espectacular. Está tudo maravilhado com o sucesso da Cimeira Ibero-Americana e com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. José Sócrates, o nosso PM, é o maior !!

    Entretanto, no que nos diz respeito, o desemprego já ultrapassou os 10% (e vai continuar a subir), o défice vai atingir os 8% (e não sei se ficará por aqui), as pensões vão cair 1,65%, os impostos vão aumentar. Mas José Sócrates continua a ser o maior !!

    Este é o Portugal que conhecemos, um país de tristes maravilhas.

  6. Anónimo
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:45 | Permalink

    Raramente estou de acordo com CAA, mas neste caso, tem toda a razão. Mas quem ainda acredita que o Costa e os outros agem com lisura, e de acorda com o interesse publico, teem aqui a prova. O RIO e Menezes que não se gramam, conseguiram por-se de acordo, e organizaram a coisa com 800mil euros. Em Lisboa são precisos 12 milhões? É ao modo socialista: tudo a roubar. Só pode ser, não é?

  7. Murphy
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:47 | Permalink

    E com “jeitinho” o evento ainda poderá ser subsidiado pelo QREN.

    O tal “spill over effect”…

  8. Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:51 | Permalink

    No último Red Bull captei este pormenor, onde é visível o risco, junto do aeroporto improvisado.

  9. Posted 2 Dezembro, 2009 at 11:57 | Permalink

    A ilustração tem autor – Diogo Oliveira:
    http://porto.taf.net/dp/node/6124

  10. Posted 2 Dezembro, 2009 at 12:02 | Permalink

    “Mas é o único evento de nível planetário com realização regular deste País ”

    Falsa modéstia, falsa modéstia. Cada jogo do FCP é um “evento de nível planetário”.

  11. Lisbonense
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 12:15 | Permalink

    No novo orçamento rectificoredistributivo está contemplada a mudança do FCP para Lisboa.

  12. Anónimo
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 12:26 | Permalink

    ah já viu! e se calhar houve outras pessoas que viram. e se calhar os que viram uma vez não repetem a dose. e na volta o público do norte esgotou-se e se calhar os gajos querem vender red bull a outros tansos e acham que não faz sentido malhar em ferro que arrefece rápido. é a vida, os sucessos não são eternos e dependem de interesses. amorim se beberes red bull talvez percebas que as asas que te prometem não dão para voar. com ramos tinto voas de certeza.

  13. António Lemos Soares.
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 12:33 | Permalink

    É uma estupidez sem nome; própria de um País de 3.º/4.º Mundo, fazer o que Lisboa está a tentar fazer!
    Dou toda a razão ao Doutor Carlos de Abreu Amorim: não há palavras para isto!

  14. Lisboeta
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 12:40 | Permalink

    Como Lisboeta, só tenho de aplaudir a atitude do António Costa. Espero que seja a primeira de muitas acções para defender os Superiores Interesses das pessoas da Região de Lisboa. Espero que esta atitude agressiva dos dirigentes da Região de Lisboa se estenda a todas as áreas, nomeadamente quanto à distribuição de dinheiros públicos que lhe é manifestamente desfavorável. Lisboa anda a sustentar o novo riquismo provinciano da bimbalhada.

    Lisboa só tem é de defender os seus interesses nomeadamente contra os auto-proclamados “Homens do Norte”, que como todos sabemos é tudo ciganada.

    Viva o Sul, Viva Lisboa.

  15. Confrade
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 12:49 | Permalink

    É evento que não faz falta, nem em Lisboa, nem no Porto. Um dia, aquele em que o inevitável acidente aconteça, hão-de dizer que era um evento perigoso, que poderia acontecer.
    Agora realmente, dar 12.000.000 por aquilo? Viva a crise! Só fica em 800.000 no Porto? Donde vêm esses números?

  16. pH0
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 13:04 | Permalink

    Uma adenda ao post: “único evento de nível planetário”. Bem sei que a rtp2 não tem a visibilidade da sic, mas por ca tambem temos uma coisa chamada MotoGp, o RedBull pode ser aquele que dá mais visibilidade à cidade que acolhe o show (um mostra a cidade o outro um recinto), tambem sei que o MotoGp não acontece no Porto mas não deixa de ser um evento de nível mundial.

  17. Anónimo
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 13:12 | Permalink

    CAA, tem de fazer a pergunta ao contrário: qual é a vantagem para a edp, galp e turismo de portugal em financiarem o RBAR em lisboa?

  18. Flaviense
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 13:22 | Permalink

    Pois eu acho que o evento devia ser em Chaves para festa de despedida, aproveitando o facto de ainda sermos Portugal, pois nao tarda retrocedemos 12 Km a fronteira pra sul e entramos realmente na Europa desenvolvida….. Tripeiros ou alfacinhas? Que venha o diabo e escolha. Viva o jamon de Chaves!!!

  19. Ficcionista
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 14:12 | Permalink

    Muito curiosamente, todos sabem criticar este ou aquele por esta ou aquela atitude. Uns dizem que o PS rouba, outros dizem que o PSD rouba (apenas menciono estes dois porque o poder tem vindo a alternar-se entre eles); no fundo aquilo que todos sabem muito bem fazer (aparentemente é a única coisa que sabem fazer), é queixar-se que este País está mal, que o governo não presta e por aí em diante. Quanto a fazer alguma coisa para mudar o País ou a situação actual, alto e pára o baile… isso dá muito trabalho. Criticar e mal-dizer no café ou na internet, faz-se bem, não cansa muito, é gratuíto e até é bom para a alma. Agora fazer qualquer coisa para melhorar… naaah…
    Espero que aqueles que tanto gostam de criticar o governo se lembrem que quem está no governo foi de facto eleito por todos nós (aqueles que votaram, claro). E quem não votou pelo actual governo, ainda pior: ou não votaram, ou então votaram por uma oposição que acha que a sua função enquanto membros da AR é simplesmente ser do contra. Talvez um pouco de “Monty Python” os faça ver o ridículo da vossa postura. Procurem o “Argument Sketch” dos Monty num qualquer motor de busca de vídeos.

  20. Festivais de Verão em Lx
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 14:29 | Permalink

    Eu acho que todos os Festivais de Verão deviam ser em Lisboa: O de Parede de Coura, o do Sudoeste, o de Vilar de Mouros, o Andanças, etc… etc…etc… (Vergonha de ser Portugues)

  21. Posted 2 Dezembro, 2009 at 14:40 | Permalink

    Aqui

  22. Joao Fernandes
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 15:30 | Permalink

    O próximo passo será ‘cativar’ o Fantasporto para lx.

  23. Posted 2 Dezembro, 2009 at 16:02 | Permalink

    Tiago Azevedo Fernandes,

    Não sabia. Retirei a gravura de uma posta do Gabriel Silva. Vou corrigir.

  24. Posted 2 Dezembro, 2009 at 16:05 | Permalink

    LA-C,

    «Cada jogo do FCP é um “evento de nível planetário”.»

    Como relevância simbólica anda lá perto…

    Mas, para além de Fátima, qual é o evento de realização regular em Portugal que consegue ter uma média de espectadores superior a 700.000 pessoas?

  25. Outside
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 16:16 | Permalink

    Mas, para além de Fátima, qual é o evento de realização regular em Portugal que consegue ter uma média de espectadores superior a 700.000 pessoas?

    Qualquer jogo do “Glorioso” !!!

    (resposta de um sportinguista mas CAA estava a pedi-las)

  26. dói muito? isso passa
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 16:56 | Permalink

    Já cortei a EDP e estou aqui às escuras a aceder à net graças à bateria do portátil. Vou agora trocar de operador móvel, a TMN já era. Na Galp já não abasteço há anos. A seguir vou despachar uns discos de fado (só ficam os de Coimbra) e cá em casa acabaram-se os pastéis de Belém, agora é só natinhas. E, para todos os efeitos, Jesus nasceu algures na Palestina…não me lembro agora do nome da terreola…

  27. Eduardo F.
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 17:28 | Permalink

    Declaração de interesses: subscrevo as teses de Henrique Neto relativamente às “empreas do regime” e não frequento ao vivo ou pela televisão o tal de “Red Bull”.

    Será que algum blasfemo nos poderia informar, caso seja possível, qual foi o custo deste evento, em cada um dos anos em que ele se verificou e se, para além das Câmaras do Porto e de Gaia, houve outras entidades financiaram o evento.

  28. regionalista
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 18:18 | Permalink

    baudolismo;jacl;lisboeta;pho;eduardo f; cambada de cegos,corge de gatunos, é o que toda essa cambada de lisboa tem feito com o resto do país.
    se querem tanto barragens, porque não feazem uma em lisboa. se querem tanto electricidade, porque não controem uma central nuclear em lisboa. se querem tanto construção, porque não constroem um muro nos 218 km de largura de Portugal, e nos deixam em paz.
    cambada de ladrões.

  29. JMLM
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 19:17 | Permalink

    Não sou daqueles que defende a velha teoria de Lisboa arder e o norte a ver, mas defendo que esta forma centralista de governar o país já deu o que tinha a dar, por isso não se entende como ainda não chegamos à regionalização e continuamos com este ” andar frouxo ” bem representativo do centralismo em que estamos envolvidos.
    Acima de tudo a regionalização, para acabar de vez com esta cultura democrática, em que uns tem tudo e outros nada tem.

  30. per caso
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 21:32 | Permalink

    É o retrato do poder, podia dizer-se da figura, de pequena a cabeça com o buxo grande desse circo de ‘governo’.

  31. per caso
    Posted 2 Dezembro, 2009 at 21:37 | Permalink

    E deixem lá, que pode ser que esse ‘race’, tão ‘porreiro’, pá, nos eventos já vencidos, ainda se estatele, lá abaixo, para espectáculo e o gáudio de nós todos, ao comprido.

  32. Posted 3 Dezembro, 2009 at 05:30 | Permalink

    CAA #23: Ok. Eu não conheço o autor, mas é justo fazer-lhe a referência, tal como o Gabriel tinha feito. Já agora, por curiosidade, trata-se de uma ilustração e não de uma gravura. A gravura é executada com técnica diferente e o resultado final é outro.

  33. Anónimo
    Posted 3 Dezembro, 2009 at 12:03 | Permalink

    só uma coisa: o evento em lisboa vai custar 12 MILHÕES DE EUROS?????!!!!!!!!!!

    O CAA foi buscar este número onde?

  34. Posted 3 Dezembro, 2009 at 12:15 | Permalink

    Uma coisa sei: Os hotéis, os restaurantes, as tascas, as tasquinhas, snack-bars, sapatarias, retrosarias, casas de putas, tudo se enche no Red-Bull.

  35. Anónimo
    Posted 3 Dezembro, 2009 at 12:20 | Permalink

    #34 – até parece o red bull superbock

  36. TRIBUNUS
    Posted 3 Dezembro, 2009 at 12:41 | Permalink

    O mesmo evento passar de 800-000 para doze milhões parece um caso de corrupção!
    os aviões vão ser de ouro?
    A gasolina è mais cara em Lisboa? vão destribuir gambas a malta que vai assistir?
    Palhaçada

  37. ...
    Posted 22 Dezembro, 2009 at 21:25 | Permalink

    Pode ser que a Redbull se arrependa e depois o Porto nao queira nada com eles… Por acaso gostava!

  38. AB
    Posted 22 Dezembro, 2009 at 21:42 | Permalink

    Com esta tanga do Redbull, que não tem importância nenhuma, o Rui Rio acabou por enfiar os cornos na cerca.

    Lá se foi a imagem de político rigoroso,por vezes inábil no trato, mas honesto e verdadeiro.

    Será que ele pensou que podia dizer o que quisesse que o António Costa ficava calado.

    Como resultado passou a imagem de um tipo medroso, incapaz de assumir responsabilidades num caso que o podia chamuscar. E, sinceramente, não percebo porquê.

    Quanto ao Luís Filipe Menezes, não se estranha.É mais do mesmo.


Afixar um Comentário

Required fields are marked *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 23.151 outros seguidores