não o subestimem

Nos quase 40 anos que leva o regime, José Sócrates foi, a seguir a Álvaro Cunhal e descontando as sinistras figuras do PREC, o mais temível socialista e estatista que chegou ao poder em Portugal. Sob a capa de um homem moderno e sofisticado, bem-falante e mediático, Sócrates começou por entusiasmar à esquerda e à direita, e conquistou, graças a isso, a única maioria absoluta que o PS alcançou na sua história. Com essa maioria de que legitimamente se apropriou perante um partido submisso e servil, desenvolveu um programa pensado e consciente de crescimento do estado e do sector público sem precedentes desde o PREC. Com ele, José Sócrates colocou o estado em todos os sectores da economia, invadiu a privacidade dos cidadãos, reduziu liberdades e garantias individuais perante o governo e o fisco, aumentou os impostos para sustentar as suas políticas públicas, pagar «ppp’s» e «magalhães», desenvolveu uma oligarquia política, burocrática e financeira horizontal aos grandes interesses do país, imiscuiu-se na comunicação social como poucos o haviam feito, condicionou indelevelmente a marcha da justiça, deu guarida a todas as causas fracturantes que a extrema-esquerda exibia como bandeiras suas – legalizou o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo, retirou os cruxifixos das escolas públicas, quantas vezes acompanhado pelo aplauso saloio da direita indígena que via «princípios» onde apenas estava política -, reduziu a iniciativa privada na saúde e na educação, gastou recursos públicos sem fim para «incentivar a economia», duplicou, em meia-dúzia de anos, o défice público que herdara, nacionalizou bancos e intervencionou indirectamente outros bancos e empresas. José Sócrates é um verdadeiro homem de esquerda, um genuíno socialista que vê no estado o motor da sociedade e no governo o dinamizador da economia e do bem-estar, e foi dentro desta lógica que governou Portugal durante seis anos. Este homem dominou, com mão de ferro sob luva de pelica, ao ponto de quase o trepanar, um partido com tradições históricas de liberdade e inconformismo, pondo-o ao seu serviço e ao serviço da visão pessoal que tinha para o país. Ora, ao invés do que agora crêem alguns ingénuos, um homem destes não se retira da cena política aos 50 anos de idade, apenas e só porque teve um desaire eleitoral e porque abandonou a chefia do seu partido. Ele saiu apenas porque não podia e não pode, por enquanto, continuar. E foi-se embora atirando as suas responsabilidades para quem lhe sucedeu, o que, em política e, sobretudo, em momentos críticos, não custa muito a fazer crer. Muitos dos que hoje se julgam seus inimigos, mas que num passado recente o admiravam secretamente e até o julgavam de «direita» e quase um «liberal», e diziam mesmo que ele estava a fazer no governo o que Durão Barroso não fizera e deveria ter feito quando por lá passou (quantas vezes lemos e ouvimos isto?…), têm hoje a ilusão de que a memória política do povo não lhe perdoará o estado em que deixou o país. Para estes e para todos os que julgam José Sócrates «arrumado», fica aqui um conselho: não o subestimem.

72 Comentários

  1. Manuel Silva
    Posted 16 Setembro, 2011 at 07:41 | Permalink

    Quais foram as garantias individuais perante o fisco que foram diminuídas ? Poderá esclarecer-me ?

  2. Arlindo da Costa
    Posted 16 Setembro, 2011 at 07:53 | Permalink

    Quanto à redução das garantias dos contribuintes perante o Fisco (o que é uma verdade), talvez o actual Ministro da Saúde, Dr. Paulo Moita de Macedo, tenha qualquer coisinha a dizer….
    Sócrates foi um reformador, modernizador e liberal.
    O problema, é que a sociedade tuga, habituada à chulança pública e ao dolce farniente, não estava preparada para as politicas avançadas, fracturantes e iluministas de José Sócrates.
    Daí a odiosa guerra que lhe fizeram, desde os professores, juízes, magistrados, sindicalistas, farmácias, médicos, comunicação social e tantas corporações e interesses instalados.
    Agora, os tugas desmiolados e desdentados, estão todos felizes.
    Voltaram aos tempos dos brandos costumes, do provincianismo serôdio à CAA e ao aforismo «há-de ser o que Nosso Senhor quiser»…
    Pois seja.

  3. Posted 16 Setembro, 2011 at 08:14 | Permalink

    Essa fixação do rui a. em Sócrates, terá porventura um efeito contrário ao que pretende com esta escrituração, ao fazer-lhe propaganda.
    Diria que são seus medos.
    Sua terapia.
    Preventiva.

  4. Posted 16 Setembro, 2011 at 08:33 | Permalink

    Meu senhor, por trás (não é piada) de um grande homem está sempre um grande hímen, neste caso era a Câncio.
    Ora isso acabou e portanto não se preocupem que o futuro filósofo quando tirar o curso na segunda-feira seguinte vai dedicar-se agora com a mente mais aberta a gerir o que tem.

  5. lucklucky
    Posted 16 Setembro, 2011 at 09:11 | Permalink

    “um partido com tradições históricas de liberdade e inconformismo”
    .
    -O PS sempre foi um partido clientelar. Não é por acaso que é o Partido que representa a chamada I Republica.
    Nada de Liberdade e Inconformismo existe na coisa. Jornais do estado, anti -TV’s privadas, TV do Estado está lá toda a endoutrinação contra as escolhas das pessoas. Escola sem escolha, Saúde sem escolha tudo isto é o PS.
    .

  6. Posted 16 Setembro, 2011 at 09:16 | Permalink

    O melhor texto de humor que li nos últimos anos: Sócrates um socialista – é brilhante.
    Desde a comparação com Cunhal, à ideia de um Sócrates contra a iniciativa privada e a defender a intervenção do Estado em todos os domínios, tudo é hilariante.
    Obrigado pela boa disposição.

  7. Posted 16 Setembro, 2011 at 09:32 | Permalink

    Se até Santana aspira à presidência da república, porque não hão-de as galinhas ter dentes?

  8. Posted 16 Setembro, 2011 at 09:38 | Permalink

    Nestas coisas da História, convém deixar passar algum tempo. No entanto, arrisco afirmar, ao contrário do Rui A., que dentro de 20 anos ninguém se lembra do Sócrates, ao contrário de vários outros militantes socialistas (PS), onde incluo quase todos os fundadores desse partido.

  9. berto
    Posted 16 Setembro, 2011 at 09:38 | Permalink

    “…José Sócrates é um verdadeiro homem de esquerda, um genuíno socialista que vê no estado o motor da sociedade e no governo o dinamizador da economia e do bem-estar.”
    Tive de ler esta frase duas vezes sem me rir.
    Rui A., Sócrates foi muito mau precisamente porque fez quase tudo ao contrário do que descreve. Que era intratável, autoritário, charlatão, arrogante, e que favoreceu uma camarilha de corruptos é tudo verdade.
    Mas, por favor, Sócrates não é nem nunca foi um socialista na verdadeira definição do termo, nem o PS é actualmente um partido libertário e inconformista.
    Quando ao facto de que “ele vai andar por aí” concordo inteiramente consigo.

  10. anti-comuna
    Posted 16 Setembro, 2011 at 09:40 | Permalink

    Diz o ditado popular assim: quando o taxista fala de acções como dos golos do Eusébio é porque estamos perante uma bolha.
    .
    .
    Não tem nada a ver com o Sócrates? Então aqui vai:
    .
    .
    Quando o Zé da Chipa compra ouro e paga para entrar 5%, é porque a bolha está para rebentar em qualquer altura.
    .
    .
    Mas o que tem a ver isto com o Sócrates? Isto:
    .
    .
    “Men, it has been well said, think in herds; it will be seen that they go mad in herds, while they only recover their senses slowly, and one by one. ” Charles Mackay em Extraordinary Popular Delusions & the Madness of Crowds

  11. tina
    Posted 16 Setembro, 2011 at 09:41 | Permalink

    Bem escrito, Rui. Excepto que Sócrates está arrumadíssimo!…

  12. AAA
    Posted 16 Setembro, 2011 at 09:57 | Permalink

    Que mal fiz eu a Deus para vir aqui ao Blasfémias e deparar-me com, não uma (o que já seria intolerável), mas várias fotos dessa tragédia nacional. Para me estragar o dia já chegou.
    Passem bem!

  13. Pi-Erre
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:11 | Permalink

    Ao ler esta descrição estava a lembrar-me daquele outro senhor, de bigodinho e melena, que no dia 30 de janeiro de 1933 foi investido no cargo de chanceler de um estado da Europa central. Também ele era socialista e nacionalista. Também ele acreditava que o estado era tudo e o indivíduo nada. Também ele tratou de dominar toda a nação de forma totaliária. Todos os pretextos lhe serviram.
    Ao “nosso” só lhe faltou a “ajuda” de um Marinus van der Lubbe como motivo para acabar com a oposição…
    Ah, o senhor da melena e bogodinho retirou-se da cena política aos 55 anos, por opção pessoal…

  14. Pi-Erre
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:15 | Permalink

    berto
    “Mas, por favor, Sócrates não é nem nunca foi um socialista na verdadeira definição do termo,…”
    .
    E qual é a verdadeira definição do termo, pode saber-se?

  15. Pi-Erre
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:17 | Permalink

    berto
    “Mas, por favor, Sócrates não é nem nunca foi um socialista na verdadeira definição do termo, …”
    .
    E qual é a verdadeira definição do termo, pode saber-se?

  16. vitre
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:27 | Permalink

    Essa de o Hitler ser um socialista, nos termos em que conhecemos actualmente, é espectacular. Estou a ver que a política portuguesa está com a direita Tea Party americana no desflorar de toda a sua burrice histórica.

  17. lica
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:28 | Permalink

    MANUEL ANTONIO PINA
    A ver vamos

    Depois de numerosas partidas falsas dos “especialistas de comunicação” do Governo, que repetidamente fizeram chegar a jornais e TVs a “notícia” de que Vítor Gaspar iria anunciar cortes apocalípticos na tal “gordura” do Estado de que PSD e CDS falavam todos os dias quando estavam na Oposição, chegaram ontem, ainda sob a forma de anúncio, os primeiros dados da tão aguardada lipoaspiração: o Governo extinguirá 1712 cargos dirigentes e intermédios na Administração Pública e 162 organismos (mas como, com a fusão de alguns, se criarão 25 novos, fica o saldo em 137), com tudo tencionando poupar 100 milhões de euros.

    É consensual a opinião de que a Administração Pública é hoje um mundo como aquele de “A Lei”, de Kafka, de acesso vedado ao cidadão comum que não conheça “alguém” no interior que o guie através dos círculos, vales, fossos e esferas (e cumplicidades, prepotências, concursos por medida, promoções por cartão partidário) desse inferno climatizado. Resta saber o que, independentemente da poupança, mudará com a redução de 6286 para 4574 do número de chefes e chefões e com a extinção de umas tantas direcções-gerais e institutos, provavelmente alguns só já existentes no papel.

    É que Sócrates eliminou 1812 cargos dirigentes e 227 organismos (mais 100 cargos e mais 90 organismos do que os anunciados por Passos Coelho) e não consta que qualquer coisa tenha mudado.

  18. Salvador
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:32 | Permalink

    Muito bem Rui a.,
    Para que o povo avive a memória e não esqueça quem foi este personagem, não vá ter tentações de permitir o seu regresso, aqui fica este excelente artigo de 2009, onde António Barreto demonstrava o perigo e a ameaça à liberdade levada a cabo por José Sócrates. Aqui fica o dito artigo e espero sinceramente que o divulguem para o máximo de pessoas para que se avive bem a memória.
    “SÓCRATES E A LIBERDADE, por António Barreto in “Publico
    EM CONSEQUÊNCIA DA REVOLUÇÃO DE 1974 , criou raízes entre nós a ideia de que qualquer forma de autoridade era fascista. Nem mais, nem menos. Um professor na escola exigia silêncio e cumprimento dos deveres? Fascista! Um engenheiro dava instruções precisas aos trabalhadores no estaleiro? Fascista! Um médico determinava procedimentos específicos no bloco operatório? Fascista! Até os pais que exerciam as suas funções educativas em casa eram tratados de fascistas. Pode parecer caricatura, mas essas tontices tiveram uma vida longa e inspiraram decisões, legislação e comportamentos públicos. Durante anos, sob a designação de diálogo democrático, a hesitação e o adiamento foram sendo cultivados, enquanto a autoridade ia sendo posta em causa. Na escola, muito especialmente, a autoridade do professor foi quase totalmente destruída.

    EM TRAÇO GROSSO, esta moda tinha como princípio a liberdade. Os denunciadores dos ‘fascistas’ faziam-no por causa da liberdade. Os demolidores da autoridade agiam em nome da liberdade. Sabemos que isso era aparência: muitos condenavam a autoridade dos outros, nunca a sua própria; ou defendiam a sua liberdade, jamais a dos outros. Mas enfim, a liberdade foi o santo e a senha da nova sociedade e das novas culturas. Como é costume com os excessos, toda a gente deixou de prestar atenção aos que, uma vez por outra, apareciam a defender a liberdade ou a denunciar formas abusivas de autoridade. A tal ponto que os candidatos a déspota começaram a sentir que era fácil atentar, aqui e ali, contra a liberdade: a capacidade de reacção da população estava no mais baixo.

    POR ISSO SINTO INCÓMODO em vir discutir, em 2008, a questão da liberdade. Mas a verdade é que os últimos tempos têm revelado factos e tendências já mais do que simplesmente preocupantes. As causas desta evolução estão, umas, na vida internacional, outras na Europa, mas a maior parte residem no nosso país. Foram tomadas medidas e decisões que limitam injustificadamente a liberdade dos indivíduos. A expressão de opiniões e de crenças está hoje mais limitada do que há dez anos. A vigilância do Estado sobre os cidadãos é colossal e reforça-se. A acumulação, nas mãos do Estado, de informações sobre as pessoas e a vida privada cresce e organiza-se. O registo e o exame dos telefonemas, da correspondência e da navegação na Internet são legais e ilimitados. Por causa do fisco, do controlo pessoal e das despesas com a saúde, condiciona-se a vida de toda a população e tornam-se obrigatórios padrões de comportamento individual.

    O CATÁLOGO É ENORME. De fora, chegam ameaças sem conta e que reduzem efectivamente as liberdades e os direitos dos indivíduos. A Al Qaeda, por exemplo, acaba de condicionar a vida de parte do continente africano, de uma organização europeia, de milhares de desportistas e de centenas de milhares de adeptos. Por causa das regulações do tráfego aéreo, as viagens de avião transformaram-se em rituais de humilhação e desconforto atentatórios da dignidade humana. Da União Europeia chegam, todos os dias, centenas de páginas de novas regulações e directivas que, sob a capa das melhores intenções do mundo, interferem com a vida privada e limitam as liberdades. Também da Europa nos veio esta extraordinária conspiração dos governos com o fim de evitar os referendos nacionais ao novo tratado da União.

    MAS NEM É PRECISO IR LÁ FORA. A vida portuguesa oferece exemplos todos os dias. A nova lei de controlo do tráfego telefónico permite escutar e guardar os dados técnicos (origem e destino) de todos os telefonemas durante pelo menos um ano. Os novos modelos de bilhete de identidade e de carta de condução, com acumulação de dados pessoais e registos históricos, são meios intrusivos. A vídeovigilância, sem limites de situações, de espaços e de tempo, é um claro abuso. A repressão e as represálias exercidas sobre funcionários são já publicamente conhecidas e geralmente temidas A politização dos serviços de informação e a sua dependência directa da Presidência do Conselho de Ministros revela as intenções e os apetites do Primeiro-ministro. A interdição de partidos com menos de 5.000 militantes inscritos e a necessidade de os partidos enviarem ao Estado a lista nominal dos seus membros é um acto de prepotência. A pesada mão do governo agiu na Caixa Geral de Depósitos e no Banco Comercial Português com intuitos evidentes de submeter essas empresas e de, através delas, condicionar os capitalistas, obrigando-os a gestos amistosos. A retirada dos nomes dos santos de centenas de escolas (e quem sabe se também, depois, de instituições, cidades e localidades) é um acto ridículo de fundamentalismo intolerante. As interferências do governo nos serviços de rádio e televisão, públicos ou privados, assim como na ‘comunicação social’ em geral, sucedem-se. A legislação sobre a segurança alimentar e a actuação da ASAE ultrapassaram todos os limites imagináveis da decência e do respeito pelas pessoas. A lei contra o tabaco está destituída de qualquer equilíbrio e reduz a liberdade.

    NÃO SEI SE SÓCRATES É FASCISTA. Não me parece, mas, sinceramente, não sei. De qualquer modo, o importante não está aí. O que ele não suporta é a independência dos outros, das pessoas, das organizações, das empresas ou das instituições. Não tolera ser contrariado, nem admite que se pense de modo diferente daquele que organizou com as suas poderosas agências de intoxicação a que chama de comunicação. No seu ideal de vida, todos seriam submetidos ao Regime Disciplinar da Função Pública, revisto e reforçado pelo seu governo. O Primeiro-ministro José Sócrates é a mais séria ameaça contra a liberdade, contra autonomia das iniciativas privadas e contra a independência pessoal que Portugal conheceu nas últimas três décadas

    TEMOS DE RECONHECER: tão inquietante quanto esta tendência insaciável para o despotismo e a concentração de poder é a falta de reacção dos cidadãos. A passividade de tanta gente. Será anestesia? Resignação? Acordo? Só se for medo…

  19. ana
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:33 | Permalink

    1. a parte dos crucifixos fora das escolas, da possibilidade de abortar e casar com quem se quiser, agradaram-me. e não foi por isso que tivemos de pedir socorro à troika.
    2. esquerdas há muitas e este homem não é da minha esquerda: o Estado a mandar em tudo e a substituir-se à iniciativa privada é asfixiante e não tem de ser apanágio da esquerda. para já não falar da verdadeira ditadura do “estás connosco ou contra nós e quem se mete connosco leva”. a esquerda por vezes tem sido isto mas não tem que ser isto. é exactamente disto que o sarkosy é acusado hoje (ver o livro “Sarko m’a tuer”) e não é de esquerda.
    precisamos de separar racionalmente o trigo do joio ou então estamos em plena propaganda e manipulação.

  20. A. Silva
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:43 | Permalink

    F…. chamem já os cães da NATO para perseguir esse hediondo ditador que se dá pelo nome de sócrates.
    F…. há tipos de direita que são mesmo perigosos, este é um deles, internado e com um colete de forças ainda era pouco!

  21. anti-comuna
    Posted 16 Setembro, 2011 at 10:52 | Permalink

    É das poucas vezes que concordo com o PR, mas desta vez teve piada:
    .
    “Ah, o senhor da melena e bigodinho retirou-se da cena política aos 55 anos, por opção pessoal…”.
    .
    lolololol

  22. J.J.Pereira
    Posted 16 Setembro, 2011 at 11:13 | Permalink

    Faltou referir a ” captura” do poder judicial pela quadrilha política (para lhe chamar alguma coisa).
    Sem esses cúmplices , que (ainda?) não foram removidos, o assalto e a manutenção do Poder por parte da quadrilha não teria sido possível.

  23. berto
    Posted 16 Setembro, 2011 at 11:34 | Permalink

    Pi-erre,
    Sem ir à cartilha teórica marxista entendo que nos dias de hoje alguém que enquanto governo fizer boa gestão dos nossos impostos nas áreas essenciais da saúde e educação, sem menosprezo de quem, sendo privado, queira fazer negócio nessas áreas, alguém que facilite a vida e incentive pequenos e médios empresários, alguém que promova o desenvolvimento económico sustentado como mais valia para toda a gente (privados inclusivé) e não para negócios ou compras inúteis que só favorecem grupos económicos com interesses obscuros no estado, alguém que promova a competência, a eficácia, a competitividade e a honestidade em todos os domínios do estado, alguém que combata sem demagogias ou caridadezinhas a pobreza e a exclusão social, pode ser considerado um socialista. É claro que existe quem se diga socialista e faça o oposto. Nesse caso não passa de um impostor e de um charlatão. Sócrates foi e infelizmente existem mais por aí.

  24. tina
    Posted 16 Setembro, 2011 at 11:36 | Permalink

    “Que mal fiz eu a Deus para vir aqui ao Blasfémias e deparar-me com, não uma (o que já seria intolerável), mas várias fotos dessa tragédia nacional.”
    .
    ahahaha, é assim também que eu penso quando vejo mais um outro post sobre Mário Soares. Que mal fizémos nós a Deus, realmente!

  25. A. C. da Silveira
    Posted 16 Setembro, 2011 at 11:40 | Permalink

    Não o substimem, diz o rui a. . Pois eu acho que o Rui está a sobrestimar o Socrates, que intelectualmente é um vazio, tem uma cultura tipo “Corin Tellado”, é um vendedor de banha da cobra, e só chegou onde chegou, porque lhe montaram uma maquina nos media que ainda existe e está muito activa como vemos todos os dias, que nunca o escrutinou, e sempre lhe gabou a actividade politica e governativa. Não passando de um velhaco, o Socrates não vale a agua que bebe. Os resultados da sua governação criminosa continuam a aparecer. Apenas dois exemplos: a loucura dos subsidios às energias alternativas, vão provocar uma aumento de 30% na factura da EDP, e os prejuizos das empresas publicas aumentaram em 2010 de 9 milhões para 900 milhões. Em vez de estar em Paris a viver dos rendimentos das offshores, devia era estar na prisão. Ele e os capangas.

  26. anti-comuna
    Posted 16 Setembro, 2011 at 11:49 | Permalink

    “Apenas dois exemplos: a loucura dos subsidios às energias alternativas, vão provocar uma aumento de 30% na factura da EDP, e os prejuizos das empresas publicas aumentaram em 2010 de 9 milhões para 900 milhões. ”
    .
    .
    Mas em compensação, Portugal vai reduzindo as emissões de CO2, esse maldito gás que anda a destruir o planeta. Onde está o problema? Quem quer lutar contra o aquecimento tem que pagar. lololol

  27. afédoshomens
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:01 | Permalink

    todos concordam: o melhor PM depois do presidente do conselho Marcello caetano!

  28. lucklucky
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:17 | Permalink

    berto
    Posted 16 Setembro, 2011 at 11:34 | Permalink
    .
    Sócrates cresceu o Estado logo é Soci@lista.
    Tirou poder ás pessoas e colocou este poder ainda mais nas mãos dos políticos.

  29. CAL emigr. Luzitano
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:19 | Permalink

    Bom, muito bom.
    Sócrates é o Lula com casaco de pele de raposa.

  30. lucklucky
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:20 | Permalink

    “Essa fixação do rui a. em Sócrates, terá porventura um efeito contrário ao que pretende com esta escrituração, ao fazer-lhe propaganda.”
    .
    Sim mas esta vez não foi uma peça quasi hagiográfica que é o que acontece quando a única lógica é a da trica e táctica tipo marcelo.
    Nesta já tivemos um pouco do mal que o personagem fez.

  31. lucklucky
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:25 | Permalink

    Ora aqui temos outro Sócrates:
    .
    “Pedro Passos Coelho voltou a sublinhar que o financiamento da redução da TSU, ou seja, as compensações das perdas sofridas pela previdência social com a descida da taxa, “só poderá vir da reestruturação do IVA”, porque do lado da despesa “não são possíveis mais cortes adicionais”. ”
    .
    http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/portugal2011/article755877.ece

    Soci@lismo sempre.

  32. Posted 16 Setembro, 2011 at 12:38 | Permalink

    Trazer Sócrates ao “palco”
    é desviar as atenções de Passos.

  33. anti-comuna
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:40 | Permalink

    Anda para aí uma certa direita, um bocado mal informada e influenciada pela direita anglo-saxónica, que apregoa que o Ocidente está em declínio. Devido à nossa actual crise económica. Felizmente não é bem assim, pois podemos dividir o Ocidente em duas partes: a anglo-saxónica e a Europa continental. Uma está mesmo gravemente doente, tanto a nível político como económico (em especial os USA), outra parece estar a viver uma crise económica sem solução, quando a crise é mais estatal que económica. E mais financeira que económica.
    .
    .
    O Eurostat voltou hoje a publicar os dados do Comércio Externo da Europa. E, confirmando uma tendência que já por aqui tenho apontado, a Europa industrial está cada vez mais pujante e a mudar as economias europeias. Apesar da forte subida com os custos da energia importada, a Europa está cada vez mais forte a nível da sua indústria, que consegue ter um superávite na sua balança comercial de bens manufacturados que é mesmo histórico:
    .
    “EU27 detailed results for January to June 2011

    The EU27 deficit for energy increased significantly (-185.4 bn euro in January-June 2011 compared with -144.8 bn
    in January-June 2010), while the surplus for manufactured goods rose notably (+112.6 bn compared with
    +78.7 bn).”
    .
    In http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_PUBLIC/6-16092011-AP/EN/6-16092011-AP-EN.PDF
    .
    Apesar da subida do défice da balança energética ter subida cerca de 30%, o superávite industrial europeu subiu bem acima, cerca de 43%. Isto é deveras importante e histórico. A Europa, apesar do que se diz dela e do mundo ocidental, tem aumentado as suas capacidades industriais, demonstrando estar a industrializar-se ainda mais, ganhando a industria um cada vez maior peso no seu PIB.
    .
    .
    Estes dados hoje publicados desmentem esta direita atrelada à ideologia anglo-saxónica, que na senda do extremismo cada vez maior desta direita, está mesmo convencida que o Ocidente está em declinio, sobretudo pela sua incapacidade económica. Na verdade, isto não é assim e a Europa, apesar da crise financeira e estatal, está cada vez mais sólido a nível industrial, que depois se repercute nas suas exportações de bens manufacturados.
    .
    .
    O caso mais evidente desta capacidade europeia está no dobro do ritmo das exportações europeias para a China em relação ás suas importações. As exportações para a China subiram 23% contra apenas 12% das suas importações. Estes dados demonstram que a China não é o tal papão, que os neocons americanos e ingleses tentam aterrorizar as populações ocidentais, tentando criar uma fissura entre a China e o mundo ocidental. Uma nova guerra fria, mas trocando a antiga Rússia comunista pela actual China comunista.
    .
    .
    De facto a China está cada vez mais a apostar na sua procura interna, embora tentando controlar a inflação e as bolhas especulativas no seu interior, muito devido às políticas monetárias expansionistas. E a Europa está a beneficiar deste aumento da procura chinesa e Portugal em especial. Portugal quase que duplica o ritmo das exportações para a China em relação ao conjunto da Europa.
    .
    .
    Estes dados vêm reforçar a minha ideia que a Europa está muito mais forte economicamente do que se pensa. E que a China não é nossa inimiga. Pelo contrário, apesar do tipo de regime facínora naquele país, os chineses olham para nós europeus como o modelo a imitar. E essa visão do mundo ocidental por parte dos chineses, leva a que os americanos tenham inveja da Europa, nos criem problemas com as suas guerras económicas e tentem separar o mundo ocidental da China, através de uma nova guerra fria. Se a Europa souber gerir a transição democrática chinesa, que deverá estar mais perto do que se pensa, a China poderá ser um poderoso aliado da Europa, para um mundo cada vez mais integrado economicamente e com uma paz mais certa e duradoira.
    .
    .
    Oxalá tenhamos juizinho e saibamos aproveitar esta forma de estar dos chineses.

  34. tina
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:47 | Permalink

    “Pois eu acho que o Rui está a sobrestimar o Socrates, que intelectualmente é um vazio, tem uma cultura tipo “Corin Tellado”
    .
    bem observado. Era como se ele fosse o protagonista principal de um filme, quando se olhava ao espelho via a imagem do Gladiador e foi dessa forma irrealista que conduziu o país.

  35. lucklucky
    Posted 16 Setembro, 2011 at 12:48 | Permalink

    Lá vem o Anti-Comuna com a sua obsessão clubista…

  36. anti-comuna
    Posted 16 Setembro, 2011 at 13:05 | Permalink

    O Lucklucky é que continua ardente defensor dos USA e qualquer crítica aos tipos, faz-lhe logo comichão. ehheheheh
    .
    .
    Está bem que goste dos USA, mas gostar mais deles que da Europa… ;)

  37. anti-comuna
    Posted 16 Setembro, 2011 at 13:07 | Permalink

    Mas tem uma boa evolução. Já compreendeu que o Euro é bom para a Europa e Portugal em particular. Custou-lhe mas agora já o aceita. ehhehheh

  38. rui a.
    Posted 16 Setembro, 2011 at 13:16 | Permalink

    «que intelectualmente é um vazio»
    Um «vazio» que conseguiu uma maioria absoluta, duas vitórias eleitorais, que fez do país e dos portugueses o que lhe apeteceu, durante quase seis anos, sem reacções assinaláveis, etc. e tal. Para «vazio», não está mal… Se o homem é um «vazio», o que se dirá dos portugueses que o elegeram e reelegeram, e do país que o aceitou como pm?

  39. Posted 16 Setembro, 2011 at 13:25 | Permalink

    Subestimar os outros é um erro.
    Mas enfim…

  40. lucklucky
    Posted 16 Setembro, 2011 at 13:27 | Permalink

    “O Lucklucky é que continua ardente defensor dos USA e qualquer crítica aos tipos, faz-lhe logo comichão.”
    .
    Você parece burro por achar que os problemas dos EUA ou Ingleses são bons para Portugal.
    A União a mim não me interessa. É um projecto de tirania. A diferença ou seja a redundãncia será atacada com ferocidade.
    .
    “Mas tem uma boa evolução. Já compreendeu que o Euro é bom para a Europa e Portugal em particular. Custou-lhe mas agora já o aceita. ehhehheh”
    .
    E continua a inventar, que tal ler o que escrevo para variar…. O Euro foi um dos principais factores para a bolha do crédito ou ainda não percebeu esta coisa simples. Se tivéssemos Escudo nunca teríamos tido a reputação para os Políticos nos endividarem loucamente.
    Com o Euro tivemos reputação Alemã sem a merecermos.

  41. A. C. da Silveira
    Posted 16 Setembro, 2011 at 13:49 | Permalink

    rui a., 13:16,
    Parece-me que expliquei bem como é que Socrates conseguiu o que afirma. Quanto aos portugueses que o elegeram e reelegeram, o comentario é seu…

  42. anti-comuna
    Posted 16 Setembro, 2011 at 14:01 | Permalink

    “O Euro foi um dos principais factores para a bolha do crédito ou ainda não percebeu esta coisa simples.”
    .
    .
    Claro que pareço burro. E como explica então que o dollar e a libra padeçam também desse mal? E sem as correcções que agora o euro exige?
    .
    .
    Vc. anda convencido que as bolhas podem ser evitadas. Não o podem. E quanto mais livres os mercados, mais facilmente as bolhas.
    .
    .
    Mas Vc. na defesa do seu liberalismo, na prática, quer que sejam os bancos centrais a manipular o mercado. A diferença é que Vc. acha que eles devem trabalhar para evitar bolhas (como é que eles devem fazer para desinchar a do ouro? Pode-me explicar?) em vez de controlar os preços.
    .
    .
    Mas eu é que sou burro, não é? eheheheh

  43. rui a.
    Posted 16 Setembro, 2011 at 14:01 | Permalink

    «é um vendedor de banha da cobra, e só chegou onde chegou, porque lhe montaram uma maquina nos media que ainda existe»
    É curto para explicar o que se passou nos últimos seis anos. E, já agora, quem é que lhe «montou» a dita «máquina nos media»? E, por último, se esta explicação serve, como poderá garantir que uma «máquina» mediática bem oleada, passados alguns anos sobre o sucedido e depois dos tempos duros que se adivinham, não voltará a fazer o mesmo?

  44. Posted 16 Setembro, 2011 at 14:10 | Permalink

    Rui,
    Simplificando, eu diria que o homem, salvo seja, pode definir-se assim: fdp!
    E chega.

  45. Joaquim Amado Lopes
    Posted 16 Setembro, 2011 at 14:18 | Permalink

    Rui,
    Concordo que José Sócrates não esteja acabado. Ainda é muito novo, é extremamente ambicioso e hipócrita, o PS ainda(?) não fez a purga do “socreti(ni)smo” e a comunicação social continua-lhe fiel.
    Mas quem afirma que José Sócrates está acabado não o está a subestimar. Está sim a sobrestimar os portugueses, o que até nem é difícil.

  46. Posted 16 Setembro, 2011 at 14:20 | Permalink

    Quem é o Sócrates?

    R.

  47. helenafmatos
    Posted 16 Setembro, 2011 at 14:45 | Permalink

    «um homem destes não se retira da cena política aos 50 anos de idade, apenas e só porque teve um desaire eleitoral e porque abandonou a chefia do seu partido. Ele saiu apenas porque não podia e não pode, por enquanto, continuar. » Absolutamente de acordo. Tenho a convicção de que irá ser candidato a PR.
    Mas há outro factor a ter em conta: Sócrates e o subestimaram Passos Coelho. E isso foi um erro.

  48. Carlos Dias
    Posted 16 Setembro, 2011 at 15:30 | Permalink

    Concordo em absoluto com o post do rui a.
    O homem transformou este país na sua quinta particular e só caiu agora por motivos externos – cairia mais tarde mas isso é outra história.
    Se pensam que ele anda a filosofar em Paris estão muito enganados.
    Perguntem aos seus homens de mão.

  49. Posted 16 Setembro, 2011 at 15:31 | Permalink

    Se o José Sócrates se candidatar a Presidente da República, o Piscoiso dá-lhe um voto.

    R.

  50. tina
    Posted 16 Setembro, 2011 at 15:37 | Permalink

    Um «vazio» que conseguiu uma maioria absoluta, duas vitórias eleitorais, que fez do país e dos portugueses o que lhe apeteceu, durante quase seis anos, sem reacções assinaláveis, etc.”
    .
    Mas Guterres também teve 2 vitórias, 6 anos de governo… A diferença é que Sócrates era maquiavélico, sem quaisquer princípios ou escrúpulos e havia o receio de que ele conseguisse para sempre enganar o povo. Mas 28% é uma derrota vergonhosa, o homem está completamente queimado.

  51. afédoshomens
    Posted 16 Setembro, 2011 at 15:58 | Permalink

    o sócrates era tão maquiavélico que em tempos foi adorado pela Tina, o que não configura um romance de corin tellado certamente…

  52. rui a.
    Posted 16 Setembro, 2011 at 16:23 | Permalink

    “Tenho a convicção de que irá ser candidato a PR.”
    Não é esse género de poder que um perfil como o de Sócrates aprecia, Helena. Sócrates não quer ser moderador, mas decisor e, se possível, o único decisor, como, de facto, foi nestes últimos seis anos.

  53. zazie
    Posted 16 Setembro, 2011 at 16:29 | Permalink

    V.s acreditam mesmo nisso?
    .
    E as vigarices com dinheiros? É que ele só volta à política se continuar a gozar com a cara de toda a gente e esconder os dinheiros que ninguém sabe de onde vêm.

  54. zazie
    Posted 16 Setembro, 2011 at 16:31 | Permalink

    Este devia estar na cadeia. É apenas isso. Mas nem os jornalistas perguntam como é que vai estudar para Paris sem ordenado de nada. Ele garantia que vivia apenas da política e isso dava para luxos sustentados não se sabe como.

  55. João Santos
    Posted 16 Setembro, 2011 at 16:39 | Permalink

    Sócrates é grego?

  56. Posted 16 Setembro, 2011 at 17:11 | Permalink

    A Zazie cheia de prosápia a chamar Ladrão ao José.
    É como o Cunhal chamar comunista ao Soares. A Zazie roubou fortunas quando abocanhou a direcção da Empresa depois do PREC, e vem chamar “ladrão” ao coitadinho do José Sócrates…? Mas estamos doidos?

    R.

  57. zazie
    Posted 16 Setembro, 2011 at 17:22 | Permalink

    largo o rosé, ó herege suni-mongo.

  58. Posted 16 Setembro, 2011 at 17:43 | Permalink

    Sim..excelente análise.

    Arruinou o país.

    DEVIA SER PRESO JULGADO E CONDENADO.

    teve uma máquina poderosa, a maior desde o PREC, com base nos lacaios e corruptos da propaganda, na espionagem descarada, e na imensidão de boys e girls que espalhou pela A.P…..e o sustentavam no Partido.

  59. Posted 16 Setembro, 2011 at 17:52 | Permalink

    Ainda hoje, a TSF, naquilo seu estilo paranóico de sectarismo doentio, (a Ana Cristina henriques é mesmo caso patológico) não se calava, histérica, com o buraco “escondido” da dívida da Madeira.
    Pois..
    e quantas vezes sókas e teixeira esconderam as dívidas e défices dos Orçamentos?
    DEZENAS…pelo menos.

    A TSF fez algum barulho com isso?

    nada!
    Pelo contrário……..ficavam histéricos a defender a incompetência, corrupção, a mentira, o tráfico de influências, o cinismo socrático-teixeirista.
    Certo, o J.Oliveira anda aflito.
    no futebol, ainda controla (basta ver os vídeos dos jogos dos SLB e FCP das primeiras 7 jornadas do ano passado e do olegário em guimarães este ano…)
    Mas na política e nos negócios J.O. perdeu os tentáculos.
    Os lacaios da corrupção, da gestão criminosa que ele comanda nos “media” T~em k fazer os fretes ao patrão, servis e invertebrados para ganhar migalhas, e aos amigos do polvo……socrático

  60. tina
    Posted 16 Setembro, 2011 at 18:06 | Permalink

    “o sócrates era tão maquiavélico que em tempos foi adorado pela Tina,”
    .
    precisamente, o homem enganou muito bem. Depois, desiludi-me quando as suas leis da treta, as histórias do passado duvidoso e as mentiras começaram a sair umas atrás das outras. Fiquei com o coração despedaçado. Tal e qual como num romance da Corin Tellado.

  61. Marito
    Posted 16 Setembro, 2011 at 19:48 | Permalink

    Seguramente e infelizmente será PR, pode não ser o próximo, mas sê-lo-à com certeza.

  62. Posted 16 Setembro, 2011 at 20:07 | Permalink

    Ó Rogério, deixe-se de provocações estúpidas aos outros comentadores.
    Vc deve ser um carente afectivo que vem aqui fazer terapia.

  63. Posted 16 Setembro, 2011 at 20:17 | Permalink

    Piscoiso, não vejo o porquê de ser uma provocação, para mais estúpida. É um facto, o Piscoiso vota Sócrates e derrama lágrimas quando ouve Sócrates. Tal como a Zazie, que roubou terras e “auto-gestionou” empresas, que a bem ver lhe pagaram as viagens ao Egipto e às Berlengas.
    Só é estúpido porque o Piscoiso e a Zazie estão no topo da pirâmide, a cascar no Sporting e nos Judeus.

    Fosse eu barburo e já me dava um bacalhau.
    R.

  64. tina
    Posted 16 Setembro, 2011 at 21:47 | Permalink

    O Rogério liga muita importância ao calhau do Piscoiso. A gente aqui no Blasfémias aprendeu a ler a primeira linha dos seus comentários e a passar à frente porque normalmente não tem nada de novo a dizer. Fá-lo sentir bem comentar aqui, julga-se importante, mas ele é realmente uma nulidade, o bobo da corte, que fica contente por uma migalha de atenção.

  65. licas
    Posted 16 Setembro, 2011 at 21:50 | Permalink

    Rogério
    Posted 16 Setembro, 2011 at 15:31 | Permalink
    Se o José Sócrates se candidatar a Presidente da República, o Piscoiso dá-lhe um voto.
    R.
    ______________
    Esqueceram-se do Arlindo da Costa, e do António Almeida Santos (e toda , todinha
    equipa ministeral do traste?)
    ENQUANTO o P.S. não se *purgar* O PERIGO PERMANECE (digo eu …)

  66. manuel
    Posted 16 Setembro, 2011 at 23:07 | Permalink

    O socrates é um doente mental, com a agravante de se lhe pegar tudo às mãos. Parece que têm íman.
    Esta besta é o resultado de uma população ignorante, com a cabeça cheia de telelixos e cujos valores morais completamente invertidos tornam capaz de ver no socrates um exemplo a seguir. Se o passos coelho tivesse tomates para isso e tirasse da justiça a causa dos seus entraves (pintos.monteiros e companhia) o socrates teria muita dificuldade em explicar onde conseguiu os 383.000.000,00 €. Num país a sério teria muita dificuldade em não se tornar a puta de alguém na cadeia.
    Deixa-nos uma herança envenenada da qual nunca saberemos a verdadeira dimensão, pois o sucessor passos coelho, não fala do passado. Tapam-se uns aos outros. Uma desilusão.
    Pela minha parte penso fazer aquilo que sempre critiquei ferozmente, que é nem sequer ir votar nas próximas eleições.

  67. Eleutério Viegas
    Posted 17 Setembro, 2011 at 09:33 | Permalink

    O “homem” é um bandalho vigarista que já fez ou participou em mais trambiquices que a Fatinha Felgueiras, O Valentim, o Isaltino e a famelga bochechas Soares juntos… Por que não engavetá-lo?

  68. Posted 17 Setembro, 2011 at 09:41 | Permalink

    Rogério, claro que são provocações estúpidas.
    Prove lá em quem eu voto.
    Trate-se.

  69. tina
    Posted 17 Setembro, 2011 at 10:06 | Permalink

    E é preciso ter cuidado com o Piscoiso, que é falso como tudo. Do tipo que se sente ofendido com insultos mas é o primeiro a insultar os outros, especialmente quem não se pode defender. O burro insultava o João Miranda quando não gostava dos posts dele! Insultos mesmo baixos. Quando eu interferi, até andou de roda e nunca mais repetiu a façanha. Depois em discussão tenta humilhar o oponente quando se vê sem argumentos. E havia aquela de se considerar “imparcial”, que não era Socrático!!!!! Grande mentiroso e falso, não se pode confiar nele nem um bocadinho.

  70. Posted 17 Setembro, 2011 at 11:31 | Permalink

    Eu, o Rogério não conheço, não sei quem é, em quem vota, nem me interessa, tal como a Tina.
    Insultá-los seria insultar no vazio.
    No entanto posso classificar uma frase de estúpida, a frase, independentemente da pessoa que a escreve, que não é necessariamente estúpida, nem isso me interessa.
    Porque isto são apenas bites que circulam na rede.

  71. Posted 17 Setembro, 2011 at 12:36 | Permalink

    Só tem corrupto na face da terra

  72. Pardal
    Posted 19 Setembro, 2011 at 09:55 | Permalink

    De facto, J S tem muito futuro … Num país de mongos e burros, por um lado… e chicos-espertos a governarem a sua vidinha…


Afixar um Comentário

Os campos necessários estão marcados com *

*
*

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 22.316 other followers