Saltar para o conteúdo

A conta manda-se ao cuidado de quem?

26 Novembro, 2012

TSF: Manifestação: PSP aconselha comerciantes a fecharem lojas mais cedo A PSP aconselha os comerciantes em São Bento a fecharem mais cedo e a não venderem, por exemplo, garrafas de vidro. Em causa estão as manifestações, na terça-feira, em frente ao Parlamento. Além das taxas, do IRC, das licenças, da ASAE, do comité soviético do bom gosto sobre as  esplanadas temos ainda a ditadura do vandalismo. Não se arranja mais nada?

55 comentários leave one →
  1. Joaquim Amado Lopes permalink
    26 Novembro, 2012 16:15

    Os comerciantes podem arranjar uns tacos de basebol e “rearranjar” a cara a cada “indignado profissional” que olhe de lado para a sua montra. Os habitantes da zona também podem juntar-se e proteger os seus automóveis e demais bens públicos de que usufruem.
    Mas vandalizar propriedade pública e privada e tentar ferir gravemente agentes da autoridade passou a ser “exercício do direito de expressão e de indignação” portanto quer-me parecer que um comerciante que dê uma mais do que merecida paulada a um “indignado” que tente vandalizar o seu estabelecimento será identificado, acusado e punido muito mais rapidamente e de forma mais severa do que os “indignados” que passaram mais de uma hora a atirar pedras da calçada a agentes da PSP.

    Gostar

  2. Jorge permalink
    26 Novembro, 2012 16:18

    A conta pode ir para Massama

    Gostar

  3. Pedro permalink
    26 Novembro, 2012 16:39

    A Helena Matos está aqui a dar um curso de questões patetas e já até há alunos a darem sugestões estrabólicas. Ó amigos, a policia deu um conselho de segurança, como costuma dar outros, os comerciantes seguem ou não. Se a policia aconselhar os comerciantes a colocar aparelhos de vigilância nas lojas por causa dos ladrões, o que é que vocês dizem? Ó Amado lopes, você até pode aconselhar os comerciantes a disparar de caçadeira, o que voc~e diz não interessa a ninguém, muito menos aos comerciantes que você aqui vem aconselhar..

    Gostar

  4. Cáustico permalink
    26 Novembro, 2012 16:40

    Comerciantes e IRC na mesma frase???? Pois…
    A Helena Matos mudaria de opinião se fizesse uma pequena amostragem das liquidações de IVA e IRC dos comerciantes.

    Gostar

  5. Eugénio Santos permalink
    26 Novembro, 2012 16:43

    Tem razão para se preocupar com as garrafas de vidro, basta cada manifestante levar uma garrafa de mini com os mais variados líquidos, alguns inflamaveis como o alcool, que não haveria como segurar os manifestantes e manter a corja protegida.

    Gostar

  6. Portela Menos 1 permalink
    26 Novembro, 2012 16:47

    Neste momento, evitem enviar a conta para estes …
    http://www.publico.pt/politica/noticia/dezoito-deputados-do-psd-anunciam-declaracao-de-voto-sobre-impostos-1575030
    … nunca se sabe se podem vir a ser confundidos com perigosos sindicalistas!

    Gostar

  7. André permalink
    26 Novembro, 2012 16:49

    Sabe, o Comité Soviético do Bom Gosto tem de ser aplicado quando a principal fonte de rendimentos de uma cidade é o turismo. Se a senhora gosta de estar numa esplanada enfiada numa tenda de plástico que mais parece uma barraca é um problema seu. Pessoalmente prefiro ter esplanadas bonitas onde possa apreciar a cidade enquanto como. E já estive várias vezes na Praça do Comércio em dias menos agradáveis com a minha namorada. Simplesmente, vamos com um casaco mais quente. Se a senhora acha que é um problema, tem uma solução, vá para a rua dos correiros. Se se sentir claustrofóbica numa esplanada, não diga depois que está mal.
    Se acha que é mau haver condições higiénicas fiscalizadas pela ASAE, não se esqueça de que se ficar gravemente doente o problema é sue, mas a liberdade é isso mesmo: o poder de ficar doente por opção própria.
    Quanto às taxas, é uma questão económica que nem sequer comento.
    Os avisos da polícia, eu aconselhava era a polícia atuar ao inicio e não esperar mais de uma hora. Primeiro prendia quem atira as pedras (calmamente e à paisana), depois avisa os comerciantes do perigo, mas proibir manifestações, nem no fascismo.

    Gostar

  8. Pedro permalink
    26 Novembro, 2012 17:02

    A Helena Matos não sabe que em qualquer cidade do mundo civilizado existem estas regulamentações sobre esplanadas, que fazem parte da imagem da cidade, sobretudo quando grande parte das suas receitas provêm do turismo. São as repúblicas soviéticas, que horror. Mas eu posso mostrar-lhe muitos locais castiços por esse mundo fora, muito típicos, em que as câmaras municipais do sítio não se ralam nada, nem com a higiene e muito menos com a estética, em que a Helena se sentiria melhor.

    Gostar

  9. 26 Novembro, 2012 17:15

    Ai, arranja-se, arranja-se. É só esperar para ver.

    Gostar

  10. helenafmatos permalink
    26 Novembro, 2012 17:16

    «sobretudo quando grande parte das suas receitas provêm do turismo.» Então como os turistas não compram nada de significativo à CML talvez a CML não deva infernizar a vida aos operadores turísticos. Se a CML deixasse as esplanadas em paz e limpasse as ruas, tratasse dos pavimentos, assegurasse policiamento, apagasse os graffiti, recuperasse os seus edifícios degradados… fazia a parte que lhe competia no turismo

    Gostar

  11. era mas foice permalink
    26 Novembro, 2012 17:20

    Não sei se a Dona Helena tem razão ou não porque sou da ‘província’. Mas sei uma coisa, que aprendi nas raras vezes em que vou a essa cidade belíssima, não fossem os seus habitantes: a CML tem uma dívida e um orçamento maior do que o de todas as câmaras da província juntas e não consegue uma coisinha simples, limpar as ruas. Não conhecço nenhuma capital com tanta merda na rua. E conheço muitas capitais, apesar de ser da ‘província’, coitado.

    Gostar

  12. Yoda permalink
    26 Novembro, 2012 17:20

    “Se a CML deixasse as esplanadas em paz e limpasse as ruas, tratasse dos pavimentos, assegurasse policiamento, apagasse os graffiti, recuperasse os seus edifícios degradados… fazia a parte que lhe competia no turismo”

    Espere lá… Não se ia cortar na despesa?

    Gostar

  13. helenafmatos permalink
    26 Novembro, 2012 17:23

    Os lisboetas pagam IMI, taxas de tratamentos de resíduos, taxas de esgotos, os comerciantes pagam taxas de tudo e mais alguma coisa… Não é culpa dos lisboetas que aquilo que se paga em taxas e licenciamentos fique pelo caminho e sirva quase unicamente para manter aquele monstro da CML com ordenados no fim do mês

    Gostar

  14. Yoda permalink
    26 Novembro, 2012 17:26

    Quem a lê pensa que Lisboa é Gotham City…

    Gostar

  15. jsf permalink
    26 Novembro, 2012 17:31

    E a Conta vai para quem?
    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2909882

    Gostar

  16. Jorge permalink
    26 Novembro, 2012 17:43

    “Se a CML deixasse as esplanadas em paz e limpasse as ruas, tratasse dos pavimentos, assegurasse policiamento, apagasse os graffiti, recuperasse os seus edifícios degradados… fazia a parte que lhe competia no turismo”

    Tudo isto mas sem pagar ordenados no fim do mês ao monstro. Grande Boa ideia Leninha. Tipo trabalho voluntário.

    Gostar

  17. Portela Menos 1 permalink
    26 Novembro, 2012 18:09

    O objectivo deste post é mais do tipo: inventem aí um Menezes que Lisboa vai ficar um mimo! pelo menos, em termos de dívida, a CML faria concorrência a VNGaia !
    ps:
    Helena é mais do tipo somos contra o ” comité soviético do bom gosto sobre as esplanadas ” e preferimos o bom gosto das actuais esplanadas/marquises. Está no seu direito.

    Gostar

  18. 26 Novembro, 2012 18:13

    Helena Matos,
    Sobre a questão de certa restauração e esplanadas lisboetas, vc. não tem razão alguma. Porque simplesmente nãp há em muitas delas, qualidade no serviço, no atendimento, no local que deveria estar limpo, e apelativo em todas as exigências que uma grande e cosmopolita cidade dever proporcionar aos naturais e aos turistas.
    Lisboa (e a maior parte do país) nunca soube aproveitar a luminosidade e a temperatura, também no turismo urbano. Culpa de incompetentes e incultos autarcas que inculcaram e permitiram durante décadas a javardice e o eterno “desenrascanço” tuga como modo de vida…
    Lisboa podia ser uma cidade absolutamente (!) encantadora, atractiva, memorável. Só o é parcialmente.
    Neste assunto, subscrevo a opinião de André,16:49 , e de outros comentadores.

    Gostar

  19. Paulo permalink
    26 Novembro, 2012 18:38

    Sra. D. Helena
    A taxa de tratamento de resíduos não é para a CML.
    A taxa de tratamento de esgotos só dá uma pequena parte à CML.
    O IMI de tudo quanto é igreja, monumento, instituição e sei lá que mais não existe. Do restante parece que vão ter uma taxa reduzida após reavaliação.
    Não sei que taxas dos comerciantes estará a referir, era bom que nos desse uma ideia.
    .
    Atirar para o ar que a câmara é um monstro sem mais nada é conversa de chacha? (então num post relativo a sugestões da PSP para comerciantes!)

    Gostar

  20. General permalink
    26 Novembro, 2012 18:44

    Era o fechas ! Vai ser um um facturamento extraordinário , caixotes e caixotes de tomates, ovos , e outros produtos da roda dos alimentos . Porta aberta e venha lá o freguês comprar o seu rabanete que isto não vai lá com o barulho das pandeiretas.

    Gostar

  21. 26 Novembro, 2012 18:47

    Helena Matos,
    Vi e ouvi há pouco num telejornal, um mentiroso(!!!) secretário de estado que “garantia” não haver fome no estômago de milhares de crianças antes de entrarem pela manhã nas salas de aula…
    Também ouvi PPassos Coelho no congresso do PSD-Madeira, afirmar que os maiores contestatários ao seu governo “são os que mais têm”…
    Não quer escrever um post sobre esses casos e sobre governantes mentirosos ?

    Gostar

  22. Carlos permalink
    26 Novembro, 2012 18:50

    Deixem-se de merdas. Chamem novamente o Jaime Neves e está o problema resolvido.

    Gostar

  23. Basto_eu permalink
    26 Novembro, 2012 18:56

    Lisboa e o resto da paisagem a norte e a sul podiam ser bem mais bonitos se fizessem uma leia a obrigar os desempregados a fazer “algum” para merecer aquilo que recebem…no género do que se fez recentemente no Algarve.

    Gostar

  24. helenafmatos permalink
    26 Novembro, 2012 19:19

    Do restante parece que vão ter uma taxa reduzida após reavaliação. – Como os edifícios foram reavaliados o valor de IMI não baixa. Antes pelo contrário.
    Quanto ao resto de facto amoro parte dos cidadãos não vive em fundações nem em igrejas nem em bairros municipais logo o argumento não faz qualquer sentido. Sobre o fabuloso universo das taxas e licenças vá ao site da CML. Há para todos os gostos.

    Gostar

  25. António Nunes permalink
    26 Novembro, 2012 20:06

    Caramba, que grande disparate.

    Gostar

  26. 26 Novembro, 2012 20:09

    Helena Matos,

    a PSP. ao emitir este comunicado aos comerciantes, está a “anunciar” a toda a população que a manifestação convocada pela CGTP corre o risco de acabar em confrontos, como aconteceu há duas semanas. Nem tudo é apenas o que parece, certo?

    Quanto ao “comité do bom gosto”, tem toda a razão na questão da ineficiência e inficácia – diria mais, na falta de produtividade – de uma boa parte dos serviços municipais nos aspectos que referiu. Agora, sobre a qualidade das esplanadas, um exemplo: no Verão não reparou nuns “pufos” coloridos “plantados” em pleno alcatrão nas traseiras do Cais do Sodré, bem junto às paragens dos autocarros? Sim, pufos no alcatrão! Isto é um de entre uma miríade de casos em que o “terceiromundismo” impera na capital – e não só, claro está, mas é dela que falamos. E as esplanadas ilegais? E as fachadas ilegais? Não é uma questão de bom gosto, Helena Matos. Está em causa a legalidade.

    Gostar

  27. Aladdin Sane permalink
    26 Novembro, 2012 20:13

    MJRB,
    “Também ouvi PPassos Coelho no congresso do PSD-Madeira, afirmar que os maiores contestatários ao seu governo “são os que mais têm”.

    Uma grande parte do povo português está em grande sofrimento, mas na verdade PPC tem razão, pois referir-se-ia aos poderes instalados, que são quem mais resiste à mudança, com receio de perderem as suas regalias. E são estes grupos de pressão quem tem mais poder para tentar contrariar as reformas – atenção que não estão a questionar a validade destas – e quem mais efectivamente o exerce.

    Gostar

  28. Aladdin Sane permalink
    26 Novembro, 2012 20:13

    Helena Matos,
    a PSP. ao emitir este comunicado aos comerciantes, está a “anunciar” a toda a população que a manifestação convocada pela CGTP corre o risco de acabar em confrontos, como aconteceu há duas semanas. Nem tudo é apenas o que parece, certo?
    Quanto ao “comité do bom gosto”, tem toda a razão na questão da ineficiência e inficácia – diria mais, na falta de produtividade – de uma boa parte dos serviços municipais nos aspectos que referiu. Agora, sobre a qualidade das esplanadas, um exemplo: no Verão não reparou nuns “pufos” coloridos “plantados” em pleno alcatrão nas traseiras do Cais do Sodré, bem junto às paragens dos autocarros? Sim, pufos no alcatrão! Isto é um de entre uma miríade de casos em que o “terceiromundismo” impera na capital – e não só, claro está, mas é dela que falamos. E as esplanadas ilegais? E as fachadas ilegais? Não é uma questão de bom gosto, Helena Matos. Está em causa a legalidade.

    Gostar

  29. 26 Novembro, 2012 20:26

    Aladdin,
    PPCoelho serviu-se desses poucos casos “os que mais têm” para atirar areia para os olhos não dos congressistas locais mas sim de quem (ele sabia, ele sabia !) o ouvia em directo ou em diferidos via televisões, rádios e jornais no dia seguinte… E há muita gente que, infelizmente, ainda come a papa que os media lhes fornece…
    (Agências de comunicação e o seu gabinete assim aconselham…).

    Gostar

  30. 26 Novembro, 2012 20:52

    Afirmou hoje Miguel Macedo :
    “Manifestações não são um problema de segurança, são um exercício de cidadania”.
    Mas HMatos, à partida, entende todas as manifs contra este governo, como um perigo eminente ou, de certeza concretizável…

    Gostar

  31. 26 Novembro, 2012 21:07

    Mais areia para os olhos dos incautos :
    Hoje, Miguel Frasquilho anunciou na Assembleia da República que ele e mais 19 deputados fariam uma declaração de voto sobre o OEstado. Criou expectativa.
    Afinal, essa declaração de voto vai ser “alargada” a toda a bancada parlamentar…

    Gostar

  32. imperador permalink
    26 Novembro, 2012 21:46

    Ainda não percebi tanta má vontade contra a helena matos . Aquilo que disse é de uma evidencia clara para gente mediana Admiro muito os seus posts , continue s,f,f,
    Boa noite e obrigado

    Gostar

  33. Aladdin Sane permalink
    26 Novembro, 2012 22:12

    MJRB,

    por favor, não se disperse. Seja claro. Referia-me, por exemplo, aos médicos, aos autarcas, às fundações, à APIFARMA e a tantas outras corporações ou outras entidades. Não tenho palas nos olhos, e sei que isto não é um “nós vs eles”, e é uma questão – a da resistência à mudança – transversal a todos os partidos. O MJRB já deveria estar farto de perceber que todos são muito sensíveis à situação do país, mas muito poucos escapam ao “not in my backyard”. E se as mais recentes manifestações – e não só as organizadas pela CGTP – terminaram com actos violentos, qual é o mal em emitir estes avisos aos comerciantes? A não-violência, isso sim, seria a “bofetada de luva branca” – passe a expressão – no MAI.

    Gostar

  34. Aladdin Sane permalink
    26 Novembro, 2012 22:13

    Não obstante, MJRB, a incapacidade crescente de que o Governo começa a enfermar na concretização das reformas. Ninguém disse que seria fácil, mas muito se prometeu.

    Gostar

  35. A. R permalink
    26 Novembro, 2012 22:17

    O meu desejo é que tratem esta gente com o mesmo respeito que seriam tratados nos regimes soviético, cubano, norte-coreano, chinês, etc. Ou então talvez como os manifestantes no Teatro de Moscovo.

    Gostar

  36. Aladdin Sane permalink
    26 Novembro, 2012 22:22

    Imperador,

    não sei até que ponto serei uma pessoa mediana, mas o imperador muito menos o saberá. Aprecio a HM e os restantes “blasfemos”; apenas apontei os motivos em que discordo da sua abordagem. Grato pela atenção.

    Gostar

  37. Portela Menos 1 permalink
    26 Novembro, 2012 22:33

    antes que os 18 deputados PSD possam ser considerados “perigosos sindicalistas”, o grupo parlamentar abafa a declaração de voto inicial (do grupo dos 18) !
    http://economico.sapo.pt/noticias/declaracao-de-voto-sobre-orcamento-alargada-a-todo-o-grupo-parlamentar-do-psd_157126.html

    Gostar

  38. 26 Novembro, 2012 22:51

    Aladdin,
    Também eu desejo a paz social e a evolução das sociedades. Mas, há momentos desastrosos para os cidadãos, vítimas e não apoiantes de quem os governa. Têm toda a legitimidade para reagirem ! Preferencialmente sem violência. Pelo voto, pela abstenção, pelo desprezo, por que não ?
    Lembremo-nos disto : o principal partido deste governo antes de tomar posse, passou por umas directas. Venceu PPCoelho, que teve tempo suficiente para saber, entender, perspectivar a real situação do país, já então minado por alguma conjuntura económica e financeira internacional e sobretudo pela teimosia de Cavaco Silva ao não colocar travão na fatídica governação de JSócrates, Teixeira dos Santos, com a conivência de VConstâncio, de governantes, deputados e, de todo o P”S”. PPC afiançou aos seus companheiros de partido e ao país, que sabia muito bem o que fazer para recuperar o país. Foi eleito PM. Formou governo com PPortas, outro que garantia segurança aos cidadãos, defesas dos interesses dos mais desfavorecidos nomeadamente idosos e reformados, etc e tal.
    De facto PPC disse que não seria fácil. Mas prometeu o que sabia não poder cumprir, só para angariar votos e apoios outros. Ou, se prometeu levianamente, convencido que apesar de prever aterradoras imponderabilidades, incertezas foi, é, um aprendiz de PM. Como tal não chega. É curto. E não fiável.
    (Lembra-se, Aladdin, de ainda recentes promessas de PPC e de Gaspar –perante o tácito silêncio de PPortas– para fazer recuperar o país, etc, etc, quando já se sabia e sentia a agravada situação financeira, económica, social ?)
    E, note, estou convicto cada vez mais que PPC, VG e outros são insensíveis à miséria das pessoas, muita dela agravada por decisões absolutamente reprováveis, inaceitáveis !

    Gostar

  39. 26 Novembro, 2012 22:56

    Aladdin,
    note a mais recente patetice e garotice (querendo fazer dos cidadãos tolos), que eu coloquei às 21:07 e que Portela, 22:33 relembra : de 18 deputados passou “alargada” a toda a bancada parlamentar do PSD, uma “declaração de voto” sobre o OEstado…
    (Continuem assim, que não vão longe…).

    Gostar

  40. Aladdin Sane permalink
    26 Novembro, 2012 23:24

    MJRB,

    estamos, portanto, de acordo quanto ao essencial. Mas esqueceu-se de incluir o PCP e o BE quando falou nas conivências com o “sócradespesismo” (e.g. voto a favor do TGV).

    Gostava de não ser determinista (determinismo vs possibilismo), mas o Governo de PPC não representa sequer o próprio partido que o elegeu, quanto mais a sociedade estatista, endemicamente conservadora e retraída, características que o atavismo faz perdurar e plasmar cada vez mais na nossa população. Este país parece um prédio em que apenas o esqueleto se mantém, esventrado por dentro. Enfim, mais não digo, porque infelizmente é isso que fazemos melhor, não é? “Psicanálise de café”, sem desprimor.

    Gostar

  41. Portela Menos 1 permalink
    26 Novembro, 2012 23:50

    sobre estas cenas HFM nem uma palavra, quanto mais um post…
    http://expresso.sapo.pt/falta-ao-primeiro-ministro-um-bocadinho-de-humildade=f769706

    Gostar

  42. 27 Novembro, 2012 00:08

    Aladdin,
    Oportunismo do PCP e do BE ao votarem a favor do TGV. Lembro-me bem. No entanto, também me lembro que estes partidos tiveram posições contrárias ao despesismo e desvario do governo de JSócrates. E alertaram para algumas situações graves posteriormente acontecidas.
    (Também não duvido que se não houvesse actualmente esta paralisia financeira e estrangulamento económico tuga, o PSD+PP procederiam a despesismos idênticos. Infelizmente antes de tomarem posse, os governos têm compromissos para com “parceiros” que não os reais interesses dos cidadãos…).
    Concluíu Aladdin, que “o Governo de PPC não representa sequer o próprio partido que o elegeu, quanto mais a sociedade estatista, endemicamente conservadora e retraída, características que o atavismo faz perdurar e plasmar cada vez mais na nossa população” — ora, este governo (note, PSD+PP) defende e representa tudo isso. Porque não querem questionar os seus ADN’s sociais, nem podem rasurar compromissos, nunca este PSD pensou aplicar a verdadeira social-democracia (qualquer que fosse a situação do país) nem o PP deseja trocar as clientelas pela matriz cristã, centrista.
    Quanto à “psicanálise de café” por si referida, encontra-a em doses cavalares por vezes na Assembleia da República, nas reuniões partidárias(!), nos gabinetes ministeriais e noutros meandros do poder. No tempo de Sócrates-PM, diziam os seus defensores, que eram “conversas de taxistas”…

    Gostar

  43. Portela Menos 1 permalink
    27 Novembro, 2012 00:12

    para quem gosta de gráficos:
    http://arrastao.org/2696639.html#comentarios

    Gostar

  44. Aladdin Sane permalink
    27 Novembro, 2012 00:26

    MJRB,

    lá estamos de novo a concordar. O Governo não deveria ter necessidade de se escudar na “Troika” para implementar, mas à séria, as reformas que “alegadamente” (ihih) concebeu. Já se percebeu que o Governo não é um bloco coeso, mas há – ou houve! – um… chamemos-lhe “think tank” por trás de tudo isto. Mas o endemismo prevalece. Estamos inquinados.

    Gostar

  45. 27 Novembro, 2012 00:35

    Aladdin,
    Uma pergunta : não “acha” que desde 1975, os partidos “do arco do poder” que alternadamente o têm exercido (PSD,PS,PP) já fizeram muito mais mal à economia, às finanças, à justiça, à sociedade em geral, etc, do que os governos durante o PREC ? Partidos esses que serviram (e servem) interesses ocultos ou descarados, banditismo bancário incluído, que ciclicamente lesaram e estrangularam o país, culminando na actual situação ?
    (Todas as “continhas” bem feitas, decerto desmistificarão “papões”…).

    Gostar

  46. Aladdin Sane permalink
    27 Novembro, 2012 01:29

    Começo pelo fim: a mistificação dos “papões”. Enquanto a extrema-esquerda portuguesa não “desfossilizar” o discurso, nunca lhes reconhecerei legitimidade (eu, um mero eleitor) para se situarem no arco governativo. Ou acha mesmo que só os partidos do “arco governativo” têm interesses “ocultos ou descarados”? Não é por não governarem que podem querer ser “desculpabilizados”. (E não me venham falar em “coerência”). Não quero trotskismos, marxismos e outros “saudosismos” demasiado próximos do poder. Nestes anos todos, porque acha que o eleitorado não lhes concedeu essa oportunidade?

    Estou a tentar imaginar a justiça “versão PCP” e “versão BE”. Ora faça lá esse exercício.

    Gostar

  47. 27 Novembro, 2012 01:40

    é mesmo assim

    a cambada de esquerda arruaceira pode destruir o q quizer
    foi assim em 1974/75,,,,,com o MFA
    na 1ª república
    em 1834
    etc
    etc
    etc
    depois têm os branqueadores das arruaças tipo bramqueamento de capitais do tráfico de droga….. (as FARC/comunas/fidel.são especialistas na matéria.)
    e o medo…..o medo..as ameaças…..que fazem parte de toda a estratégia esquerdóide ….seja democrática (tipo guidinha da DREN…ou fuzilamentos cubanos, urss, mao, pol pot…etc) em que o MFA foi expert…
    as táticas são sempre as mesmas.seja em cuba…….bolsheviks…MFA…..ou PCP/BE de 2012
    óbvio, precisam dos tais moluscos invertebrados…ou mesmo instigadores.tipo TSF…..

    Gostar

  48. 27 Novembro, 2012 01:43

    Aladdin,
    Claro que há interesses ocultos ou descarados ! Também eu não conseguiria viver num regime desses. Que decerto não existirá em Portugal, devido a contingências várias, incluindo as opções do eleitorado. No entanto, talvez venham a fazer parte de algum governo. Por culpa de quem não governou bem…
    Entretanto, se não houver atenção extrema para cortar de raíz delírios controleiros, teremos tentativas (já há indícios…) para formatar a sociedade conforme quiserem um qualquer Relvas um Passos, um Gaspar, um timoneiro Salgado…
    Mas a questão que eu lhe coloquei foi outra : desde 1975 os partidos “do arco do poder”, que o exerceram, não somaram, até hoje, mais malfeitorias ao país e aos cidadãos, do que os governos durante o PREC ?

    Gostar

  49. 27 Novembro, 2012 01:50

    o pendor neo nazi das redações dos media……em especial, os esquerdóides…..tem por hábito defender com unhas e dentes e escrita a barbárie…a tirania……o desprezo pelos direitos humanos
    se morre uma criança palestiniana,,,,,é título de largura de toda a página
    mas morrem milhares no DARFUR….como orreram no sudão do sul…vítimas do racismo islâmico do sudão…..na coreia do kim….
    agora, é o assad:
    http://www.publico.pt/mundo/noticia/activistas-antiassad-dizem-que-bomba-de-fragmentacao-matou-dez-criancas-1574967
    mata mulheres e crianças á fartazana…….e só “merece” pequenos parágrafos
    ele faz por ter títulos pomposos….cada vez é + bandalho…….mas a esquerdalhada tá sempre a tentar desculpar o “homem”
    pois
    é a china comunista…..é o KGB do Putin……..que seguram o bandalho
    logo, nem “ditador” merece ser chamado
    é o “regime sírio”!!!!!
    as forças do regime…………o regime de assad
    DITADOR???
    NÃO SE PODE CHAMAR
    por mais assassino q seja
    os comunas chinocas e russos…os bandalhos dos ayatollahs do irão.do hamas.do hezbollah
    toda a escumalha da humanidade está a defendê-lo
    o bobo obama nada faz
    deixa o genocídio fazer o seu trabalho
    logo, as redações dos media não podem tratar mal ” o regime sírio de Assad”!!!!!!!
    será q merecem um escarro na cara, estes “jornalistas”?

    Gostar

  50. Aladdin Sane permalink
    27 Novembro, 2012 02:07

    Essa pergunta é demagógica. Como se podem comparar um período de 2 anos com outro de 36? E como se podem somar os “deves” e “haveres”, os avanços e os retrocessos civilizacionais, económicos, sociais, etc nos 2 períodos? Claro que o PREC teve quistos (ex: FP-25) muito após o seu término. Quer incluir esses assassinatos na sua pergunta?

    Ou será que ela não faz, de todo, sentido? Faz-me lembrar uma das personagens do “Jerusalem”, de Gonçalo M. Tavares, que se dedica a “contabilizar” o horror nos países do mundo e daí passa a uma “previsão estatística” de quais serão os “países emissores de terror” e os “receptores de terror”, isto é os “martelos” e as “bigornas” da humanidade.

    Sátiro, não são ditaduras, são revoluções eivadas de idealismo (coerente, já agora).
    Um de nós precisa de ir dormir. “Até mais ver”. E a Helena Matos que não me respondeu… humpf! 🙂

    Gostar

  51. 27 Novembro, 2012 05:08

    os bombistas-suicidas-assassinos palestinianos sempre tiveram alguma compreensão da esquerdalhada……..e até mesmo desculpa pelos assassinios q provocavam……..desculpas não pela intoxicação mental q sofriam (72 virgens no “paraíso!!!) mas pelo desprezo pelas vítimas
    ora
    http://www.asianews.it/news-en/As-another-self-immolation-occurs,-NGO-blames-Beijing's-violence-for-suicides-26455.html
    estes não são notícia sequer!
    e pq?
    pq lutam contra os assassinos comunistas chinocas
    e pq NÃO MATAM OUTROS SERES HUMANOS!
    se eles fossem a pequim fazer explodir autocarros, ….talvez fossem notícia
    talvez a corja esquerdóide inventasse q estavam a fazer fretes aos USA
    como se matam SÓ A ELES
    não são notícia
    não se fala da ocupação ilegal e criminosa do tibete pelos comunas chinocas
    muito mais criminosa do k a da palestina por israel
    a china comunista já assassinou mais de UM MILHÃO de inocentes tibetanos dessde a invasão contra todas as normas internacionais ( onde estão os caluniadores do W. Bush sobre o iraque? q autoridade têm para abrir a boca, se desde há mais de 50 anos TÃO CALADOS???)
    todo o mundo sabe da palestina
    pouca gente sabe do TIBETE
    pq os media censuram, escondem, abafam os crimes dos assassinos comunistas chineses
    e desculpam, ou até defendem bandalhso como o hamas…hezbollah.ayatollahs do irão…talibãs….enfim
    a escumalha da humanidade

    Gostar

  52. André permalink
    27 Novembro, 2012 07:09

    Caro O Sátiro, Qualquer parvo sabe do Tibete. Os media nunca ocultaram essa situação. Não tenho culpa é que haja muitos portugueses com a cultura de uma porta (sem ofensa a todas as portas). No entanto, essa falta de cultura generalizada também se deve (ou deve-se principalmente) à falta de qualidade do ensino público, muitas vezes impulsionada pelos partidos de direita. Como dizia há algum tempo um professor de Filosofia durante as últimas aulas antes do exame, não é provável que saiam matérias verdadeiramente interessantes, só deve sair palha para vocês pensarem que sabem alguma coisa. Não, este professor não é de esquerda, é assumidamente liberal e com tendências pró nozickianas.

    Gostar

  53. Tiradentes permalink
    27 Novembro, 2012 08:24

    O Andre sabe do Tibete.
    Qualquer parvo sabe do Tibete.
    Isto sim é cultura.

    Gostar

  54. lucklucky permalink
    27 Novembro, 2012 21:25

    André, Pedro, MJRB.. etc. Como se vê os totalitários e neo-fascistas estão sempre à espreita com o desejo incontrolável de controlar os outros.

    Gostar

  55. Jorge permalink
    27 Novembro, 2012 21:41

    Acha que os comerciantes devem mandar a conta para a PSP, para o Ministro da Tutela , para Massama ou para si?
    O que vale é que eles nao fecharam. São uns ingratos.

    Gostar

Deixe uma resposta para André Cancelar resposta