Skip to content

Muito nos conta senhor vereador

31 Agosto, 2014

Ao jornal I Sá fernandes declara a propósito dos brasões: “Não iremos destruir nada, porque o tempo já se encarregou disso. Não iremos acabar com nada, porque há 20 anos que não existem ali brasões.”

Ó almas santas quer isso dizer que durante 20 anos os 130 jardineiros da CML mais as empresas privadas contratadas para cuidarem dos espaços verdes da cidade resolveram por sua conta e risco não tratar dos jardins da praça mais visitada da cidade? Ou resolveram não tratar de buxos e só cuidar das begónias? Ou só tratam de buxos com formas que lhes agradem? E ninguém na CML deu por isso? Ou foi a CML que resolveu que não se cuidasse daqueles buxos e determinava que rosas ao pé do marquês de Pombal sim senhor mas os buxos do império nem vê-los e muito menos podá-los? 

Enfim a realidade é sempre supreendente. E na CML é mesmo um caso de literatura fantástica.

Mas qual é o problema?

31 Agosto, 2014

Para se terminar com esta pungente e indigente questão da falta de mulheres na Comissão Europeia – Martin Schulz alerta para risco de “chumbo” de Comissão Europeia com poucas mulheres –  proponho que os candidatos a comissários de declarem todos pessoas transgender, não confundir com  com os andróginos nem com os intersexos nem com as outras variantes todas em que os pretéritos e arcaicos homens e mulheres agora se dividem. Assim pelas minhas contas dá mais ou menos uma espécie de género, sub-género ou lá o que o que for por candidato a comissário.  Além do mais ganhava-se alguma animação  nas roupas e no calçado e quando fossem todos à Ucrânia a guerra parava de certeza.

 

Os Zés que fazem falta

31 Agosto, 2014

Os brasões da Praça do Império tema do meu artigo de hoje no Observador:  Sá Fernandes desgostoso com o Tejo que não lhe deu amêijoas nem corvinas, triste com a Tapada da Ajuda que não produzia azeite nem vinho, traído pelos ventos que não geraram energia, malquisto com o solo da capital que qual praga bíblica ora se desfazia em pó ora se fendia, virou-se para os buxos da Praça do Império. Não trata deles. E pronto! Desde que Gomes da Costa nos finais do século XIX resolveu adequar à sua visão da História os quadros dos vice-reis da Índia e demais notáveis da nossa História que ornamentavam o Palácio do Governo na Índia portuguesa que não se via uma coisa assim. O militar, que havia de chegar a Presidente da República, não satisfeito com as representações pouco grandiosas desses nossos preclaros antepassados, avançou de pincel para os quadros e, mais barba menos armadura, compôs-lhes as vetustas figuras com a mesma resolução que depois o notabilizaria na guerra e nos golpes de Estado. O resultado foi mais devastador para a memória do Império que o arranque dos buxos dos brasões que o senhor vereador se propõe agora levar a cabo: ao certo não se sabe quem é quem naquela sucessão de heróis que nos olha, severa e atónita com o despautério, em 75 painéis, 42 dos quais recriados a gosto por aquele que anos mais tarde se tornaria no marechal Gomes da Costa. Ora não há-de o senhor vereador ser menos que Gomes da Costa. Ele criou-nos um imbróglio histórico com as barbas de Afonso de Albuquerque e chegou a Presidente da República. O senhor vereador que por esse seu percurso também me parece talhado para mais altos voos quer alterar os brasões. Por mim, como lisboeta que sou, estou por tudo.

Falta pouco para o nirvana

30 Agosto, 2014

la-catrina

Debates entre Costa e Seguro decorrerão, perante as câmaras de televisão, nos dias 9 e 23 de Setembro. Haverá um outro mas, e devido ao carácter muito diferente dos candidatos, ainda não foi possível chegar a acordo no que à data respeita. As diferenças dos candidatos é patente em assuntos de fundo para a resolução da crise nacional tais como a duração dos debates: 45 minutos é a duração proposta para o álbum pelo incumbente, 25 é o tempo proposto para o single de lançamento do novo artista, também ele oriundo da boy band partidária.

É necessário lançar um concurso público para assegurar as pipocas a tempo.

Embora o assunto não seja muito popular nas redacções

30 Agosto, 2014

Leopoldo López líder da oposição venezuelana preso desde Fevereiro tem nova sessão de julgamento marcada para 10 de Setembro. O líder da oposição venezuelana tem tido as visitas supensas e o julgamento está longe de correr de uma forma jurídica aceitável. Dia 10 vai continuar e é bom que seja notícia.

 

Tu és o mercado, estúpido

29 Agosto, 2014

louca-sheriff

Possível estampagem para meta-T-Shirt

Porque “das ideias nascem os mercados”, como bem salientou o doutor Louçã, é a partir de ideias simples – como o assassínio de pessoas – que podemos criar toda uma moda religiosa-fashionista de revolução burguesa a partir dos nossos computadores americanos, no conforto da nossa sala IKEA e dos nossos mojitos com Contessa em vez do ultra-mainstream (que seca, bróder) Bacardi.

che-t-shirts

Che: fooling middle class white kids since 1967

Celebrando a diversidade – e o facto de, lamentavelmente para o doutor Louçã, Israel ainda existir – apresento-vos uma loja de produtos verdadeiramente nada-ofensivos para a ditadura do mercado, o tal que saca os parcos rendimentos aos proletários do isto-não-se-aguentismo-sent-from-my-Mac pela ignomínia atroz do inconformismo luso-tosco.

Em www.che-mart.com podemos encontrar pins como o “Viva la torture and executions of political opponents!” ou t-shirts como a “I bought this t-shirt before Castro died”.

Como mendigar não é bem visto a não ser que o nosso nome leve com prefixo académico, e segundo a máxima de Mark Blyth de que o dinheiro deve ser distribuído directamente às pessoas (largado de helicóptero, provavelmente), limito-me a sugerir que toda a gente deveria possuir, pela dignidade, pelo menos uma bela “rich parents cramping your style? Wear a Che Guevara T-shirt”.

O rapaz do pijama parlamentar

28 Agosto, 2014

Louca-pijama

A histeria do disparate é a maluqueira do politicamente correcto que permite censurar pijamas enquanto ansiamos por um Pol Pot qualquer.

E se fosse uma burka às riscas com uma estrela vermelhinha de 5 pontas?

Seguir

Thank you for subscribing “BLASFÉMIAS”

You’ll get an email with a link to confirm your sub. If you don’t get it, please contact us

The authors can also be followed on: