Saltar para o conteúdo

Já não há desculpas *

21 Abril, 2008
by

Como sempre acontece perante o inesperado, logo após a demissão de Menezes muita gente garantiu que “já estava à espera”. Mas, claro, não estavam. Muito menos os que andavam com ar de casta ofendida que não admite que o PSD (e, já agora, o País) possa escolher um líder sem o seu beneplácito prévio.
Menezes foi sujeito a um vendaval de desaforos que impossibilitou qualquer acção política normal. Tudo foi feito com uma enorme virulência – Paulo Portas, ao esmagar Ribeiro e Castro, parece ter-se tornado numa referência de ‘ética’ política para os críticos do PSD.
Enroupados num tom de fidalguia partidária, atacaram em prática concertada boicotando tudo. Era uma táctica de desgaste da liderança laranja para que esta fosse derrotada copiosamente nas Legislativas de 2009 – depois, julgavam, seria a hora do festim sanguinolento e dos necrófagos habituais nessas circunstâncias políticas.
A decisão de Menezes tirou-lhes o tapete debaixo dos pés. Despojou-os do único elemento que os unia e dos pretextos para não avançarem para a chefia do PSD.
Agora chegou o momento de sabermos se Ferreira Leite é mais do que a péssima ministra que já foi. Se Rui Rio e os outros são capazes de superar o tique calculista de enviar delegados para travar as suas próprias guerras.
Ou se, pelo contrário, após o alarido dos últimos meses, irá ocorrer a reiterada disfunção eréctil que, politicamente, os críticos do PSD têm manifestado na hora da verdade.

* HERESIAS, Correio da Manhã, 20.IV.2008

45 comentários leave one →
  1. Anónimo permalink
    21 Abril, 2008 07:50

    Na entrevista Menezes fartou-se de se queixar da comunicaçao social e dos jornais como se fossem os jornais que tivessem grande influencia. Se alguém se deixa assim influenciar pelos jornais nao consegue governar. O governo d eSocrates já teria caído pelo meos umas 5 vezes.

    Gostar

  2. anónimo permalink
    21 Abril, 2008 08:45

    Digamos que Meneses não fez mais do que provar do seu próprio veneno, que ele próprio usou persistentemente com Marques Mendes.

    Depois, continuando na baixaria que já lhe é habitual, marca directas para 1 mês depois da sua demisão, (1 MÊS). No tempo do antigo regime, Salazar fazia deste tipo de ofertas, e outras bem piores, aos seus opositores. Nessa altura era bem normal.

    Se o articulista não gosta dos dois “necrófagos” visados no post poderia tê-lo dito e pronto, em vez de ter invocado as paupérrimas razões de incompetência e intriguismo.

    Era bom que o CAA dissesse logo ao que vinha.

    Gostar

  3. Anónimo permalink
    21 Abril, 2008 08:52

    “marca directas para 1 mês depois da sua demisão”

    nisso já perderam o argumento, pois Meneses já disse que era quando quisessem. É evidente te razao quando acusa alguns do partido de minarem desde o ínicio a sua liderança. Mas ele efz o mesmo. O psd está cheio de democratas tipo Mugabe. Nunca aceitam os resultados eleitorais e só eles é que sabem. E os que possuem lugar cativo na comunicaçao social é o espectáculo de circo.

    Gostar

  4. 21 Abril, 2008 09:11

    «Menezes foi sujeito a um vendaval de desaforos que impossibilitou qualquer acção política normal.»

    exemplos?

    Gostar

  5. balde-de-cal permalink
    21 Abril, 2008 10:02

    este texto ao ignorar os factos deixou de ser credível. menezes fez muitissimo pior ao mendes. este saiu com a dignidade que agora não se viu

    Gostar

  6. jofer permalink
    21 Abril, 2008 10:20

    “Tudo foi feito com uma enorme virulência – Paulo Portas, ao esmagar Ribeiro e Castro, parece ter-se tornado numa referência de ‘ética’ política para os críticos do PSD.”

    Este parece que é o novo estilo de fazer política partidária “à moda de Paulo Portas”. Esperemos que não venha a fazer escola pois já basta a actual descredibilidade política.
    Já agora Manuela Ferreira Leite também é um “bibelot” para o João Miranda?

    Gostar

  7. 21 Abril, 2008 10:29

    A Ferreira Leite é um monumento… à arte de mal fazer política e finanças em Portugal… nunca entendi este sebastianismo à volta dela… e o Rio devia era juntar-se ao Sá Fernandes a ver qual perde mais processos milionários em tribunal… com estes o psd não vai longe…

    Gostar

  8. 21 Abril, 2008 10:29

    Carlos, juro que não te consigo entender neste assunto. Meneses apenas provou o seu próprio remédio. Conquistou o partido fazendo oposição pública a Marques Mendes. Agora queixa-se que os outros lhe fazem o mesmo?

    O que tu vês em alguém tão obviamente incompetente como Meneses é um para mim um autêntico mistério.

    Gostar

  9. caramelo permalink
    21 Abril, 2008 10:41

    Tou mesmo a ver: o PCP e o Rosa Coutinho não dizem nada, porque a carta é mesmo verdadeira e eles estão demasiado envergonhados e não querem mentir dizendo que não foram eles… Helena Matos, digam eles o que disserem, o resultado será o mesmo, como se pode ver pelos comentários acima. Aliás, se falarem, só vão atiçar os ânimos. Duvida? É deixar a coisa passar. É claro que ninguém de bom senso acredita numa coisa daquelas; é demasiado absurdo. E a própria Helena sabe disso. Só espanta o Antónoo Barreto nem sequer ter colocado uma so0mbra de dúvida na veracidade daquilo. O que diz bem da sua perspicácia.
    E no entanto, está tudo à espera de um desmentido oficial…

    Gostar

  10. 21 Abril, 2008 10:44

    Também me pergunto qual o motivo porque CAA defende Menezes de todas as formas… Menezes foi minado no pela oposição interna, é verdade. Mas tem de aceitar que não provou nestes 6 meses absolutamente ser capaz de fazer oposição ao governo, nem de delinear uma linha estratégica e programática para o PSD que o destinguisse do PS. As suas medidas foram todas erráticas, contraditórias e avulsas. A primeira escolha que fez (PSL) foi desastrosa. Ribau não ajudou. O vice-presidente do PSD Rui Gomes da Silva ainda piorou. Estavamos perante um possível governo ainda pior que o de Santana Lopes !
    Parece podermos concluir que bons autarcas, na Figueira da Foz ou em Gaia, não dão obrigatoriamente bons líderes políticos.
    Fica mal a Menezes (como militante do PSD), depois de ter batido com a porta, tentar agora denegrir qualquer um dos seus seguidores. Fica mal a ele e ao CAA.

    Gostar

  11. 21 Abril, 2008 10:47

    CAA,

    1. Não dê tanta importância a Paulo Portas. É um sub-produto de uma pretensa Direita portuguesa. Deixe-o aboborar.

    2. De facto, Menezes foi “afundado”. Mendes não se deixou “afundar”, apesar das tentativas de Menezes. Nem Menezes, nem Mendes, nem Passos. Qual? Não se avista. Até que se aviste, há o Engenheiro-Bacharel!

    Gostar

  12. 21 Abril, 2008 11:41

    A “gaja” é feia como tudo, a minha Aurora, deve ele tamanha injustiça, em comparar-se com ela, ao pe dela parece Brigit Bardot. SAnto Deus

    Gostar

  13. 21 Abril, 2008 12:17

    É uma pena o Menezes ter feito este iato na sua governação do PSD.
    Espero que ele cumpra o que disse e se volte a candidatar, pois, se o PSD não está preparado para governar o país (como afirmou) em contrapartida ele está mais que preparado para governar o PSD.
    Parece confuso mas o vazio é muito complicado (para ele)

    Gostar

  14. 21 Abril, 2008 12:46

    JCD,

    «O que tu vês em alguém tão obviamente incompetente como Meneses é um para mim um autêntico mistério.»

    Posso-te retorquir dizendo precisamente o mesmo mas acerca de Marques Mendes, Ferreira Leite e quejandos…

    Gostar

  15. Anónimo permalink
    21 Abril, 2008 12:47

    «O que tu vês em alguém tão obviamente incompetente como Meneses é um para mim um autêntico mistério.»

    Posso-te retorquir dizendo precisamente o mesmo mas acerca de Marques Mendes, Ferreira Leite e quejandos…


    Para mim é um completo mistério,porque apoiam o psd.
    Vá-se lá saber
    Deve ser questoes de fé como no futebol

    Gostar

  16. 21 Abril, 2008 12:48

    “Posso-te retorquir dizendo precisamente o mesmo mas acerca de Marques Mendes, Ferreira Leite e quejandos…”

    Isto não é resposta, para quem pretende afirmar-se como um “oppinion maker”.

    Fundamente, por favor, ou então, “por que non te callas”!

    Gostar

  17. Portugal Sempre! permalink
    21 Abril, 2008 12:50

    Ditado Português: “Cá se fazem, cá se pagam!”

    Gostar

  18. 21 Abril, 2008 12:51

    Gabriel,

    Fazes-me lembrar um caso quando eu era advogado, há muitp tempo, em que a defesa numa tentativa de homicídio (uma trepa tal que a vítima ficou às portas da morte e vários meses no hospital) constantemente dizia que aquilo tinha sido um ‘arrufo’, uma ‘discussão com momentos acalorados’ e outra pérolas tais.

    A sério: agora não posso procurar links. Só relembro as declarações de RRio acerca da lavagem de dinheiro, tudo o que disse Capucho desde o início e tudo o que expeliu Paula Tx da cruz ainda antes do início, durante, depois e nos intervalos.

    Gostar

  19. 21 Abril, 2008 12:53

    Caríssimo j,

    «Isto não é resposta, para quem pretende afirmar-se como um “oppinion maker”»

    Pois não. Se calhar é melhor tentar a minha sorte mas, desta vez, como ‘opinion maker’…

    Gostar

  20. anti-comuna permalink
    21 Abril, 2008 13:05

    O inquérito do Público:

    Quem é o melhor candidato à liderança do PSD?

    1 – Luís Filipe Menezes 12%

    391 votantes
    2 – Manuela Ferreira Leite 26%
    868 votantes

    3 – Pedro Passos Coelho 5%
    168 votantes

    4 – Aguiar-Branco 1%
    43 votantes

    5 – Marcelo Rebelo de Sousa 16%
    514 votantes

    6 – António Borges 6%
    206 votantes
    7 – Rui Rio 18%
    575 votantes

    8 – Pedro Santana Lopes 6%

    190 votantes

    9 – Outro 10%
    329 votantes”

    In http://www.publico.clix.pt/

    Se as sondagens confirmarem este inquérito de opinião, não tenho dúvidas que Ferreira Leite avança.

    Gostar

  21. 21 Abril, 2008 13:10

    Esta estratégia, se vier a ser confirmada, tem tanto de desespero como de falta de ética. Mais .

    Gostar

  22. Nuspirit permalink
    21 Abril, 2008 13:14

    O que o JCD vê em alguém tão obviamente incompetente como Manuela Leite é um autêntico mistério. O JCD já deu provas que é um tipo inteligente. Então como se explica este apoia à Manuela? Um autêntico mistério, repito.

    Gostar

  23. anti-comuna permalink
    21 Abril, 2008 13:17

    21 De Abril de 2008 e o desgoverno continua a esconder a execução orçamental dos primeiro trimestre.

    Será este mais um profundo sinal do rigor e da transparência do minitro da despesa pública?

    Ora vejam http://www.dgo.pt/Boletim/0308-ind.html .

    A coisa deve estar mesmo a descambar… 😉

    Gostar

  24. 21 Abril, 2008 13:26

    JCD,

    «O que tu vês em alguém tão obviamente incompetente como Meneses é um para mim um autêntico mistério.»

    Posso-te retorquir dizendo precisamente o mesmo mas acerca de Marques Mendes, Ferreira Leite e quejandos…

    Mas tu achas que a minha opinião sobre Marques Mendes, como líder do PSD, era boa? Vai lá ver o que escrevi sobre ele. Mas apesar de não ter boa opinião sobre ele, era, mesmo assim, muito melhor do que a que tenho sobre Meneses, cuja ética e atitude sugerem-me muitas reservas.

    E não, não acho MFL a pessoa indicada para gerir um partido, falta-lhe carisma e custa-me acreditar que MFL consiga ter boas prestações em debates, por exemplo. O que não quer dizer que não a respeite. Conseguia votar MFL, dificilmente votaria Marques Mendes mas NUNCA votaria Meneses.

    A mim parece-me que o principal motivo de desgosto que nutres a MFL deve-se às suas opções anti-regionalistas. Claro, neste ponto estaremos sempre em desacordo. Mas este é um assunto em que o PSD também se parte todinho, de cima a baixo…

    Gostar

  25. António Alves permalink
    21 Abril, 2008 13:49

    tem sido bonito de ver os barões, os da foz e os da lapa/cascais, a passar a bola uns aos outros. parece um jogo de rugby em que o melão é passado para trás e quando estão à rasca chutam para fora. será porque a bola ferve? :->

    Gostar

  26. 21 Abril, 2008 13:49

    «A mim parece-me que o principal motivo de desgosto que nutres a MFL deve-se às suas opções anti-regionalistas.»

    Não é isso. Tenho-a, há muito, como um bluff: má ministra, sem grandeza humana, arrogante sem base, estatista até ao tutano, sem uma uma ideia do País e para o País a não ser aumentar os impostos, elevar as taxas e dizer que “agora já está do lado de cá”.

    Gostar

  27. 21 Abril, 2008 13:51

    Jcd,

    Ou seja, tu não gostas do menezes. Nem dos críticos. Mas detestas mais o menezes. Portanto, aquela trupe de empoados são o mal menor…

    Gostar

  28. anti-comuna permalink
    21 Abril, 2008 13:58

    O CAA ambirrou com ela. Pronto. 😉

    Ele disse que o actual ministro, que fez o maior arrastão fiscal da europa dos últimos 30 anos, é mais competente que a Ferreira Leite. Ora, se ele diz isto, tá-se mesmo a ver que ele não vai à bola com ela. Pronto. 😉

    Gostar

  29. anti-comuna permalink
    21 Abril, 2008 14:01

    Só falta ao CAA dizer, à moda da Tina, que ela é feia e, portanto, não lhe merece o voto. ehehheehhheh

    Gostar

  30. campeão permalink
    21 Abril, 2008 14:25

    ferreira leite é mais do mesmo : incompetente até ao tutano ! até lançou um imposto sobre rendimentos futuros ( imposto especial por conta). Governar lançando e aumentando impostos qualquer mentecapto pode fazer.

    Gostar

  31. Pi-Erre permalink
    21 Abril, 2008 14:33

    MFL sofre de disfunção eréctil?

    Gostar

  32. permalink
    21 Abril, 2008 14:43

    de facto a crise não toca a todos…
    conheci a MFL como ministra da educação (fiquei semanas com as marcas dos cassetetes nas costas) e como ministra das finanças (essas marcas a maior parte dos portugueses ainda as têm) e ultrapassa-me completamente a mera hipótese desse paradigma de incompetência ser considerado sequer para a liderança do que era suposto ser um partido político com vocação de poder.

    Gostar

  33. Anônimo de fato permalink
    21 Abril, 2008 14:46

    Um sociólogo a sério não teria dificuldade, ao ler a maioria dos comentários que por aí estão em encontrar a explicação para a pergunta:

    Por que será que Portugal, quase sempre, e especialmente nas últimas dezenas de anos, é governado pelos piores de nós?

    Gostar

  34. 21 Abril, 2008 14:57

    “ferreira leite é mais do mesmo : incompetente até ao tutano ! até lançou um imposto sobre rendimentos futuros ( imposto especial por conta). Governar lançando e aumentando impostos qualquer mentecapto pode fazer.”

    O Pagamento Especial por Conta foi criado pelo DL 44/98. Guterres mais Pina Moura.

    Podem confirmar aqui: http://www.moo.pt/diario_da_republica/detail.php?id=1189

    Gostar

  35. 21 Abril, 2008 14:58

    “Por que será que Portugal, quase sempre, e especialmente nas últimas dezenas de anos, é governado pelos piores de nós?”

    Gente decente não se mete nestas andanças nem gosta de andar com más companhias.

    Gostar

  36. 21 Abril, 2008 15:05

    CAA

    “Jcd,
    Ou seja, tu não gostas do menezes. Nem dos críticos. Mas detestas mais o menezes. Portanto, aquela trupe de empoados são o mal menor…”

    Depende dos críticos e depende dos emproados. Apesar de tudo, ainda é perto do PSD que se encontram algumas das pessoas mais competentes que ainda suportam ser associadas ao ‘estar na política’ o que não quer dizer que alguma vez cheguem a mandar. Ter estômago para o jogo partidário não é para qualquer um. Nem todos estão dispostos a fazer o que fez Menezes, por exemplo, para conquistar o poder. Há problemas de consciência que impedem as boas gentes de descer abaixo de um certo nível.

    Gostar

  37. 21 Abril, 2008 15:07

    “e como ministra das finanças (essas marcas a maior parte dos portugueses ainda as têm)”

    Ainda temos todos as marcas do guterrismo em cima de nós, tudo o que veio depois, nem se nota.

    Gostar

  38. Lololinhazinha permalink
    21 Abril, 2008 15:24

    Daqui a 50 anos ainda haverá quem se desculpe com o guterrismo.

    Gostar

  39. gigi permalink
    21 Abril, 2008 15:33

    a Manuela aqui parece aquele actor brasileiro da novela da noite….serão gémeos? Ele há coincidências tãi giras neste mundo globalizado!

    Gostar

  40. Tribunus permalink
    21 Abril, 2008 16:55

    Mas o Socrates utilia atè à saciação os meios de comunicação para fazer passar as suas aldrabices! Quantas vezes foram anucidas determinadas obras? as inaugurações de colher de pedreiro para colocar a primeira pedra são dia sim dia não, e tudo para inaugurar daqui a 5 anos e mais! querem melhor?

    Gostar

  41. jofer permalink
    21 Abril, 2008 18:43

    O Pagamento Especial por Conta foi criado pelo DL 44/98. Guterres mais Pina Moura

    Quando o PSD foi para o governo, se não concordasse com esta lei, revogava-a.
    Ao não revogar a lei, concordou com ela. Logo, foi oportunista e concordou. Assim estava à vontade para imputar a lei aos outros.
    São todos iguais.

    Gostar

  42. jofer permalink
    21 Abril, 2008 18:45

    Apesar de tudo, ainda é perto do PSD que se encontram algumas das pessoas mais competentes

    Presunção e água benta, cada um toma a que quer.

    Gostar

  43. 21 Abril, 2008 20:31

    o melhor para o partido acaba de acontecer

    http://www.sefosseprimeiroministro.wordpress.com

    Gostar

Indigne-se aqui.