Saltar para o conteúdo

Uma recomendação à TVI

23 Maio, 2008
by

Se voltarem a fazer outro debate com os candidatos a líderes do PSD, para manter a linha de equidistância do de hoje, com Vasco Pulido Valente, convoquem para comentador que define o resultado final o imparcial José Pacheco Pereira. Ia dar ao mesmo mas sempre dava um ar de variar um bocadinho.

40 comentários leave one →
  1. Fernando Ariel del Val permalink
    23 Maio, 2008 21:47

    Mas que banho para o seu candidato e as suas previsões! E não se iluda, o que disse o VPV foi tão evidente que qualquer pessoa o diria. Deite as culpas ao VPV e iluda-se.

    Gostar

  2. 23 Maio, 2008 21:52

    O homem deu a confirmar o que já há muito se suspeitava ou está senil; ou tem de deixar de beber durante a tarde.
    Há, no entanto, outras explicações, mas nenhuma delas é tão condescendente com o Sr. que não é Vasco, nem Pulido e muito menos será Valente!
    Sabemos que Manuela F. Leite é o candidato que melhor serve os ideais de alguns, ditos, intelectuais, mas fazerem de nós, todos, mentecaptos, tão descaradamente, é confrangedor.

    Gostar

  3. Fernando Ariel del Val permalink
    23 Maio, 2008 21:55

    Então e a sondagem? São os portugueses mentecaptos? Ou serão todos intelectuais?

    Gostar

  4. salvaterra permalink
    23 Maio, 2008 21:55

    Então diga lá o “imparcial” comentador CAA quem é que no seu entender venceu este debate?
    O VPV apesar de alguns desvarios que costuma ter, aqui neste assunto esteve tão lúcido na análise aos contendores, como a maioria, creio firmemente nisso, dos que viram o debate.

    Gostar

  5. R. Azevedo permalink
    23 Maio, 2008 21:56

    Deviam convidar o CAA, essa sumidade da blogosfera. Mas o Manel Monteiro devia ser candidato!

    Gostar

  6. 23 Maio, 2008 21:57

    E ainda bem que o debate foi rápido, sobretudo para os PSL e para o PPC. Pronto, pronto, já passou…
    Mais uma meia hora e a eleição deixava de ser disputada.
    Gostei especialmente daquela de MFL: “Eu não sou gestora hospitalar por isso não venho para aqui com medidas…” – é o que se chama meter no lugar os demagogos e pantomineiros de receita sempre pronta.

    Gostar

  7. 23 Maio, 2008 22:04

    Um desafio de merda comentado por um árbitro da tanga. O liberalismo ficou mais rico.

    Gostei de ver a sra. dra. Ferreira Leite a dizer que não comentava a ponte, o aeroporto e os TGVs. Porque a decisão já estava tomada (por um governo anterior).

    Gostar

  8. 23 Maio, 2008 22:14

    E mais uma coisa. Se há candidatura que tem o beneplácito e simpatias naturais de VPV é a de PPC – o seu melhor (e, eu diria, quase único) amigo Comandante Azevedo Soares anda por lá.
    Acontece que a prestação de PPC foi tão fraquinha… que é impossível de defender. Inócua, palavrosa, sem ponto nem punch.
    CAA, convinha pensar bem nas coisas antes de insinuar cumplicidades e desonestidades. Senão também começamos por aí fora, ninguém se entende e fica toda a gente cheia de lama.
    VPV disse óbvio e o que foi clamoroso.

    Gostar

  9. balde-de-cal permalink
    23 Maio, 2008 22:14

    deves criar blog próprio. estou farto de te aturar a falar de temas sem interesse. se fosse mal educado mandava-te escrever no “blogue da merda”

    Gostar

  10. 23 Maio, 2008 22:15

    enfim, não gosto de repetir clichês, mas sinceramente, quem é que se lembrou de colocar aquela pessoa a moderar, é que não faz sentido… nada daquilo fez muito sentido, queriam apenas um momento de espectaculo e foi isso que a tvi produziu, é pena que foi um espectaculo pobre.

    Gostar

  11. ARBLS permalink
    23 Maio, 2008 22:23

    Manuela Ferreira Lite: Venceu o debate. É a única candidata possível a 2009;

    Pedro Passos Coelho: Muito fraco. No dia em que a TVI apresentou uma reportagem sobre a galopante pobreza do país, fez algumas propostas repetitivas e “liberais”

    Pedro Santana Lopes: Corajoso. Lutará até ao fim. O fim aproxima-se.

    Patinha Antão: Interessante. Pena a má imagem televisiva.

    Gostar

  12. Fernando Ariel del Val permalink
    23 Maio, 2008 22:28

    Ferreira Leite soma e segue: três sondagens, três vitórias folgadas.

    “Com 43,3 por cento, o dobro dos votos dos seus adversários directos, Manuela Ferreira Leite é considerada a melhor para presidir ao maior partido da oposição.

    Pedro Santana Lopes surge em segundo lugar com 20,2 por cento das preferências, imediatamente seguido por Pedro Passos Coelho que tem 19,2 por cento. Uma diferença tão pequena que tecnicamente estão ambos empatados no segundo lugar.

    No fundo da lista está o empresário Neto da Silva, que à data da realização da sondagem ainda era candidato, seguido pelo deputado Patinha Antão que não consegue sequer um por cento.

    A opção maioritária por Manuela Ferreira Leite dá-se tanto no eleitorado do PSD quanto no do PS. Mas o mesmo não sucede com os outros candidatos. Santana aparece como o segundo melhor no eleitorado do seu partido, mas junto dos socialistas obtém só 15 por cento. Pelo contrário, passos coelho tem mais aceitação no eleitorado do PS do que no eleitorado PSD.

    Os dados da sondagem TVI/Intercampus mostram ainda que a ex-ministra das Finanças é de longe vista como a melhor para enfrentar José Sócrates nas legislativas. O líder parlamentar «laranja» está em segundo lugar com quase 24 por cento e a uma boa distância do adversário Passos Coelho. Seguem-se Neto da Silva e Patinha Antão, com valores muito baixos.

    No que toca aos três principais candidatos, Manuela Ferreira leite é considera a melhor adversária do primeiro-ministro, tanto no eleitorado que vota PS como no que vota PSD. Com Santana Lopes e Passos Coelho repete-se o mesmo comportamento: os sociais-democratas dizem ser Santana o segundo melhor para enfrentar Sócrates, os socialistas acreditam mais em Passos Coelho.

    A uma semana das directas, a TVI quis ainda saber que perfil traça o eleitorado dos três candidatos mais fortes. Quanto a credibilidade, numa escala que vai de nenhuma, pouca, bastante ou muita credibilidade. Ferreira Leite é a única a quem a maior percentagem de entrevistados dá bastante credibilidade. Tanto a Santana Lopes como a Passos Coelho a maioria atribui-lhes pouca credibilidade.

    Sobre o conhecimento dos problemas do país, a ex-ministra e o ex-primeiro-ministro tem pontuações positivas. Tanto a um como a outro é-lhes reconhecido bastante conhecimento enquanto sobre Passos Coelho a maioria diz ser pouco conhecedor dos problemas do país.

    Já quando se pergunta quem tem mais capacidade para ser um bom primeiro-ministro, Ferreira Leite volta a liderar. É a única a quem é atribuída bastante capacidade. Aos outros dois candidatos a maioria atribui-lhes pouca capacidade para ficar à frente dos destinos país.

    Só mesmo em simpatia Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho batem a adversária. A ambos é atribuída bastante simpatia ao passo que Manuela Ferreira Leite é considerada pouco simpática.

    Ficha Técnica

    Sondagem Intercampus para a TVI realizada entre os dias 16 e 20 de Maio de 2008, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre temas da actualidade, nomeadamente a situação política nacional.

    Universo constituído por indivíduos de ambos os sexos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal continental.

    A amostra é constituída por 603 entrevistas, sendo 51,9% dos entrevistados do sexo feminino, com recolha através de entrevista telefónica.

    O erro de amostragem para um intervalo de confiança de 95% é de mais ou menos 3,99%.”

    Gostar

  13. 23 Maio, 2008 22:32

    Os erros de Santana e Passos foi de darem demasiada importância a Ferreira Leite numa postura de reverência ao que a sra. dizia, chegando a citá-la e a concordar com ela. Nunca deveriam fazer isso, deram o flanco, perderam. PPC foi buscar os EUA como exemplo económico, outro erro.

    Gostar

  14. 23 Maio, 2008 22:38

    Desculpem lá, mas isso da sondagem são tretas na hora de escolher um líder partidário.

    Deve-se escolher aquele que tenha as ideias que o partido pretende para o país, e não o que tem melhor imagem mediática.

    PPC ou Patinha Antão, sendo líderes do partido, têm tempo para ganhar essa imagem mediática.

    A sondagem diz quais seriam os resultados hoje. Mas nada diz sobre o que serão os resultados daqui a um ano. Ou melhor, até diz: diz qual é o máximo que os candidatos mediáticos conseguirão atingir. Porque destes, por já serem conhecidos, não se pode esperar grande evolução.

    Gostar

  15. anti-comuna permalink
    23 Maio, 2008 22:40

    O José Faria resumiu quase tudo.

    Vi uma parte do debate e de facto foi isso que pressenti inconscientemente. Falavam muito mas depois notava-se que a presença de Ferreira Leite impunha respeito. Será a tal credibilidade? 😉

    O Trocó Passo ao Coelho é que já me deixou de desiludir. O “rapaz” não tem estaleca para o cargo. Precisa de experiência para ter mais calo. Não lhe basta debitar algumas coisas pretensamente liberais para o ser. Quem o é, sente-se nas convicções e ele, coitado…

    O Trocó Passo ao Coelho está para o PSD como o Pinócrates para o PS. Muito marketing mas pouca substância.

    O TAF, coitado, é que a cada dia que passa deve ficar desiludido. 😉

    Gostar

  16. dazulpintado permalink
    23 Maio, 2008 22:47

    Interessnantíssimo!

    Diz a MFL: O SNS não presta serviços de qualidade aqueles que mais precisam. Por isso, aqueles que mais podem devem contribuir mais. Até porque aqueles que mais podem vão aos estabelecimentos de saúde privados . Por isso, estão a pagar duas vezes o mesmo serviço. Portanto, os que mais podem devem pagar mais, para que o serviço de saúde público possa melhorar a qualidade do serviço e beneficiar os que mais precisam.

    De que estaria MFL a falar?

    Gostar

  17. anti-comuna permalink
    23 Maio, 2008 22:47

    E a candidatura já começa a fazer mossa no Pinócrates:

    “Eleições no PSD

    Sócrates ‘prefere’ Ferreira Leite

    Socialistas consideram que a ex-ministra das Finanças seria a adversária ideal para Sócrates nas legislativas de 2009.

    O PS já fez as suas contas e concluiu que Manuela Ferreira Leite é nome que, entre os candidatos à liderança do PSD, melhor favorece as probabilidades de José Sócrates congregar os votos úteis da esquerda e manter a maioria absoluta.

    Ao contrário, com Pedro Passos Coelho ou Santana Lopes à frente dos sociais-democratas, o eleiotorado socialista mais à esquerda poderá ser tentado, movido pelo efeito ‘favas contadas’, a votar no BE – em jeito de cartão amarelo ao actual Executivo, a quem condena algumas opções.”

    In http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/328323

    Claro que eles estão com medo. E por isso estão a tentar influenciar o eleitorado interno do PSD. Se fosse verdade esta notícia, eles nem o diziam. Ficavam contentinhos.

    O que se nota no país é que, face à perspectiva de uma nova liderança no PSD credível e sólida (Ferreira Leite segura o eleitorado tradicional do PSD e ainda vai roubar a uma parte da direita), as movimentações sociais de prostesto subiram logo. Lá está. A grande diferença de haver um rosto vísivel e credível na oposição, que dá alento aos que protestam.

    O Pinócrates deve estar a começar a sofrer das insónias de quem sente a terra a fugir dos pés dele. E as insónias são más para quem quer deixar de fumar, como sabemos. 😉

    Gostar

  18. Joseph permalink
    23 Maio, 2008 23:02

    O Tribunal Constitucional é um tribunal de nomeação política que intervem raramente. Resolveram comprar, como é costume, automóveis de alto luxo para cada um dos ‘Juízes’ ( de nomeação política ).

    Estes carros são utilizados pelos 13 Juízes para todo o serviço, precisamente como acontece em algumas grandes empresas…particulares

    o objectivo foi renovar a frota que já tinha 3 anos e acusava desgaste (os BMW desgastam depressa!)
    (22 de Maio de 2008)

    1- O Presidente tem um BMW 740 D (129.245 € / 25.849 contos)
    2- O Vice-Presidente : BMW 530 D ( 72.664 € /14.533 contos)
    3- Os restantes 11 Juízes têm BMW 320 D ( 42.145 € / 8.429 contos , cada ) Portanto, uma frota automóvel no valor de 665.504 euros de ? / 133.101 mil contos ,muito mais de meio milhão de euros.
    Já em 2005 a marca de eleição havia sido a BMW (terá a BMW uma concessão ou existirá também concurso público para fornecimento?)que custaram ao Estado 483,852 mil euros (mais de 96 mil contos). Este é mais um dos casos em que o parque automóvel dos órgãos de soberania é gerido no quadro do seu estatuto administrativo e financeiro próprio mas é pago com o dinheiro dos impostos dos cidadãos contribuintes. O juiz presidente do Constitucional, Artur Maurício, teve direito a um BMW 730, o mais potente da frota. Uma viatura digna do estatuto da quarta figura do Estado português. O juiz vice-presidente do Constitucional, Rui Moura Ramos, tem ao seu dispor um BMW da série 5, a diesel. Trata-se do 530d.
    Portanto em 3 anos um aumento da despesa (desnecessária pois os carros tinham 3 anos) de 37,54%…37,54%!!!!!!!!!!!
    É o único Tribunal Superior onde os Juízes têm direito a carro como parte da sua remuneração (automóvel para uso pessoal).
    A que propósito? O Regime que nos impuseram terá como principal objectivo servir os interesses dos que ocuparam o poder? E afinal, quem são os verdadeiros donos do poder?

    Enquanto isso o povo fica mais pobre e os verdadeiros juízes não tem as mínimas condições de trabalho, a justiça demora anos a actuar em Portugal, etc…

    Quem é que autorizou este disparate?

    Isto só na República dos Bananas!

    Gostar

  19. 23 Maio, 2008 23:08

    Pior, só a Manuela Moura Guedes.
    A definição de ‘liberalismo’ da MFL também é de gargalhada…

    Gostar

  20. Joseph permalink
    23 Maio, 2008 23:11

    EUA pedem explicações a petrolíferas sobre aumento dos combustiveis
    Ontem às 16:15
    Representantes das maiores empresas petrolíferas foram chamados perante o Comité Judicial do Senado norte-americano para justificar os seus lucros e discutir as implicações dos mesmos na economia.
    No início do mês foi apresentado um projecto que pretende diminuir em 17 mil milhões de dólares os benefícios fiscais destas empresas, assim como penalizar com uma quebra de 25% dos lucros as empresas que não se mostrarem empenhadas na investigação de novas fontes de energia.

    http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=920220

    Cliquem no link e vejam o video.

    Gostar

  21. tina permalink
    23 Maio, 2008 23:19

    PPC = *****
    MFL, PSL e o outro = ***

    Gostar

  22. Piscoiso permalink
    23 Maio, 2008 23:33

    Com aquela carinha laroca, está provado que quem pode pregar o maior susto ao Sócrates é a dra Leite.Que até é prima do tal Jácinto Leite…

    Gostar

  23. piscoiso permalink
    23 Maio, 2008 23:51

    Lá perdi o debate.
    Mas se ganhou a MFL, Sócrates vai dormir descansado.

    Gostar

  24. 24 Maio, 2008 00:02

    “O TAF, coitado, é que a cada dia que passa deve ficar desiludido. ;-)”

    Obrigado pela preocupação, mas não se justifica. 🙂
    Daqui a pouco, se conseguir arranjar um bocadinho de tempo, já faço um post no http://ofuturoeagora.blogs.sapo.pt/

    Gostar

  25. Mialgia de Esforço permalink
    24 Maio, 2008 00:03

    Joseph Diz:
    23 Maio, 2008 às 11:02 pm

    Mais do mesmo. Outra excelente medida do governo para conter a despesa pública.

    Correcção: o juíz Artur Maurício já não é Presidente do TC – falecei há cerca de 2 meses…

    Gostar

  26. Mialgia de Esforço permalink
    24 Maio, 2008 00:05

    “faleceu”, obviamente.

    Gostar

  27. 24 Maio, 2008 00:18

    Pergunta-se:
    Por que razão MFL é favorita dos eleitores do Partido Socialista? Será porque boa líder do PSD ou porque permitirá a Sócrates dormir descansado?

    Gostar

  28. Daniel Moura permalink
    24 Maio, 2008 00:24

    Apoiado!

    Gostar

  29. 24 Maio, 2008 00:52

    Pronto, caro Anti-Comuna:
    http://ofuturoeagora.blogs.sapo.pt/58348.html
    😉

    Gostar

  30. anti-comuna permalink
    24 Maio, 2008 02:01

    Obrigado pela resposta, caro TAF.

    Já agora, para quem não viu o debate, sempre pode-o ver aqui:

    http://www.pedrosantanalopes.com/

    Nossa Senhora, esta Manuela Moura Guedes é um horror. Impressionante a cabecinha de vento dela…

    Gostar

  31. 24 Maio, 2008 02:23

    «Gostei de ver a sra. dra. Ferreira Leite a dizer que não comentava a ponte, o aeroporto e os TGVs. Porque a decisão já estava tomada (por um governo anterior).»

    Por acaso não percebi essa. Os acordos vinculativos quanto ao TGV foram assinados no reinado do Durão Barroso…

    Gostar

  32. 24 Maio, 2008 02:32

    «Por que razão MFL é favorita dos eleitores do Partido Socialista? Será porque boa líder do PSD ou porque permitirá a Sócrates dormir descansado?»

    Talvez por a MFL ser a última pessoa da sua geração com possibilidade de se candidatar a este cargo. Depois dela tenho dúvidas de que outro se chegue à frente. Ela é o D.Sebastião do PSD e dos seus barões… E tenho estas dúvidas como tenho dúvidas de que ela ganhe as “primárias”. Mas nunc se sabe… uma coisa é o que os militantes querem, outra é o que os portugueses querem. E dos baronetes já andamos todos fartos. Entre as dúvidas, uma certeza: se ela ganhar, e acredito que tal seja uma possibilidade, será sobretudo por demérito dos outros. Enfim, será a candidata *possível*, o que é sempre muito mau.

    Gostar

  33. 24 Maio, 2008 09:43

    Eu vou reinar com esta chachada.
    Julgo que estamos a comentar o debate entre os candidatos à direcção do PSD na TVI.
    Se calhar, não é.
    Paciência.
    Estou-me nas tintas para os candidatos que se apresentaram. Mas uma cosa é certa: A moderadora, D. Manuela Guedes, tinha objectivos que nenhum dos presentes consegiu ultrapassar, salvo, talvês, o Coelho, que é o candidato que interessa ao PS. Foi esse tontinho que teve nais tenpo de antena e com o favor da dita Guedes e dos opreradores da maquineta que filma. Tudo tratado como preciso.
    Mas também é verdade que nenhum dos outros sobressaiu. A Ferreira Leite, se calhar, nem para ministra de economia serve.
    Ou seja, uma gaita para quem não é comunista nem socialista e também para quem bão é PSDista.

    Nuno

    Gostar

  34. 24 Maio, 2008 10:49

    Eu até achei que o que VLP disse trouxe uma nova luz sobre o debate.
    O que ele disse é verdade: Ela ganhou, ela esteve melhor que os outros três e não é preciso ser um intelectual para se perceber isso mesmo.
    Foi MFL que dos 3 teve uma postura mais correcta e até notei um grande respeito dos outros “rapazes” por ela.

    Gostar

  35. Anónimo permalink
    24 Maio, 2008 11:05

    Chega a ser cómico que digam que ganhou porque foi a que menos falou ou disse alguma coisa. Ganha pelo aspecto. Ou seja é um bibelot. lol

    Gostar

  36. Anónimo permalink
    24 Maio, 2008 11:12

    O debate foi completamente manipulado. Patinha Antao por exemplo quase que nem contava e teve que ser ele a tomar a iniciativa para falar pois ia ser completamente ignorada a sua presença.. eheh. Foi o que falou melhor, mas mesmo que dissesse o que dissesse o resultado final ia ser que nao contava. Passos Coelho foi quase ridicularizado com as defeniçoes de liberalismo. Sobrou Santana Lopes e Ferreira Leite. No fim dizem que ganhou quem esteve mais calado. Foi soberbo.

    Gostar

  37. Joaquim Amado Lopes permalink
    24 Maio, 2008 13:48

    Por muito que alguns ainda tentem ignorar o óbvio (há até quem, para lá dos limites do ridículo, queira levantar a poeira de “por que será que os do PS também preferem a MFL à frente do PSD?”), Manuela Ferreira Leite demonstrou (mais uma vez) que é a escolha óbvia para liderar o PSD.
    Pedro Passos Coelho está “na corrida” pela exposição, Pedro Santana Lopes porque não se enxerga e Patinha Antão… bem, esse não se sabe bem o que está a fazer.

    Mas, no debate de ontem, o pior de todos foi mesmo a Manuela Moura Guedes, com os esgares, interrupções e comentários despropositados. A TVI não tem um jornalista que seja para estas coisas?

    Gostar

  38. pintoribeiro permalink
    24 Maio, 2008 16:59

    Refinado sentido de humor…só pode.

    Gostar

  39. necas permalink
    24 Maio, 2008 21:46

    Se a Manuela Ferreira Leite for eleita líder do PSD e perder as eleições a favor de José Socrates quero ver qual será a desculpa de Pacheco Pereira.
    Claro que o PS vai renovar a maioria absoluta.

    Gostar

  40. A.R permalink
    25 Maio, 2008 16:38

    O VPV tem um doutoramento na arte de emitir gases sulfurosos e corroer com fel tudo e todos. MFL passou este teste mas se chegar a 1ª ministra vai ser derretida com ácido sulfúrico pelo mesmo VPV. Gosto no entanto de o ouvir e não há dúvida é um Sr nestes média que vamos tendo.

    Gostar

Indigne-se aqui.