Saltar para o conteúdo

Cretinismo Internacionalista

4 Julho, 2008
by

Não foram apenas alguns comunistas lusitanos a entrombecer. Lá na terra de Hugo Chavez, a independente Agência Bolivariana de Prensa também está irritadíssima com a libertação dos reféns das mãos das FARC. Neste artigo, mostram-se terrívelmente preocupados com a possibilidade de ter havido incumprimentos do direito internacional por parte do exército colombiano.

Neste outro lamentam que a operação tenha sido feita agora, mesmo quando as FARC estavam prestes a libertar os reféns. Estava quase. Mais meia dúzia de anos e resolvia-se.

Dão também voz à agência de notícias das FARC, a tal que vem sempre à Festa do Avante e que, neste comunicado, lamenta a sorte do povo às mãos dos terroristas. (Os terroristas são o governo colombiano, claro, o povo são os que apoiam as FARC).

Neste brilhante artigo, intitulado “Ni siquiera Ingrid Betancourt salvará al Narcopresidente Colombiano”  lamentam a falta de moral e de ética do governo colombiano ao por em risco a vida de Ingrid e dos outros refés que estavam tão bem onde estavam, na selva, vivendo alegremente perto da natureza. E a certa altura recomendam a leitura dos programas da Insurgência Colombiana:

“Si alguien se toma el trabajo de leer los programas de las FARC-EP y del ELN, digamos la insurgencia colombiana en su conjunto, éstas no han enarbolado nada del otro mundo, no son programas metafísicos o irreales. Son entre otras cosas, programas terrenales; democracia, respecto al derecho sindical, salarios dignos, derecho a la huelga, programas de sustitución de cultivos, convenciones nacionales para buscarle salidas a los problemas del país y escuchar a los que no tienen voz, reforma agraria. Etc.”

Como é que se pode resistir a um programa destes? Troca-se a selva pelo Quinta da Atalaia e as FARC são o PCP. Troca-se a coca pelo charro e temos o Bloco de Esquerda.

70 comentários leave one →
  1. helenafmatos permalink
    4 Julho, 2008 16:21

    Até me parece que a bem do Direito internacional os reféns devm voltar para as mãos das FARC. Assim não se viola lei alguma

    Gostar

  2. 4 Julho, 2008 16:25

    enfim… e cá vamos receber terroristas alegremente para gáudio de jerónimos e igualha? só mesmo no país que recebeu o mugae com honras de chefe de estado…

    Gostar

  3. 4 Julho, 2008 16:26

    o mugabe…

    Gostar

  4. Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 16:28

    Uma rádio suíça diz que o governo frances pagou o resgate. Negam
    Outro media diz que foi a ajuda da mossad israelita
    Isto ainda vai correr muita tinta

    Entretanto as milicias do Zimbabué voltaram a atacar os fazendeiros brancos!
    Assassinos. Mugabe devia ir a tribunal por permitir isso.

    Gostar

  5. helenafmatos permalink
    4 Julho, 2008 16:30

    Se isto for verdade “La radio Suisse Romande affirme que Bogota et Washington auraient versé une importante somme d’argent pour «retourner» l’un des gardiens des 15 otages libérés. L’opération militaire annoncée n’aurait jamais eu lieu.” convém seguir o que diz esta a Agência Bolivariana de Prensa. No caso dos reféns vendem-se a que pagar mais?

    Gostar

  6. helenafmatos permalink
    4 Julho, 2008 16:34

    «Je soutiens fermement la stratégie résolue de la Colombie de ne faire aucune concession aux Farc. Je ferai tout mon possible pour assurer le succès d’efforts à venir contre cette organisation terroriste.» – adivinhem quem disse isto? Obama. O Figaro conclui que o Obama alinha pela tradicional posição dos EUA nesta matéria. Acho que o Obama já começa a dar desgostos aos europeus.

    Gostar

  7. Mialgia de Esforço permalink
    4 Julho, 2008 16:35

    Aqui está a posição oficial do PCP. Tipo, tomem lá e não chateiem. Está ao nível dos que o jcd referiu.

    Sobre a operação de resgate de Ingrid Betancourt na Colômbia
    Quinta, 03 Julho 2008
    Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

    Em resposta a várias solicitações dos órgãos de comunicação social sobre a posição do PCP a propósito da operação de resgate de Ingrid Betancourt por parte do exército nacional na Colômbia, o PCP considera o seguinte:

    1. O resgate de Ingrid Betancourt após um período em que esteve prisioneira na selva colombiana, coloca em evidência a gravidade da situação em que se encontram centenas de prisioneiros em ambos os lados do conflito e a necessidade de encontrar uma solução humanitária entre as partes.

    2. Os complexos problemas em presença, exigem uma solução política e negociada de um conflito que se arrasta há mais de 40 anos sem solução, situação que é em si, inseparável da política de agravamento da exploração e de terrorismo de estado praticada pelo governo neo-fascista de Uribe, conforme tem vindo a ser denunciado pelas forças progressistas e democráticas da Colômbia.

    3. O Povo colombiano poderá continuar a contar com a solidariedade dos comunistas portugueses na sua luta contra a opressão e exploração, pela justiça social, pela democracia e soberania nacional.

    http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=32180&Itemid=537

    Gostar

  8. 4 Julho, 2008 16:36

    Mas isso n é da agência de prensa bolivariana, ou lá o que aquilo é? Eles fazem o papel deles… http://criticademusica.blogspot.com/

    Gostar

  9. 4 Julho, 2008 16:39

    “3. O Povo colombiano poderá continuar a contar com a solidariedade dos comunistas portugueses na sua luta contra a opressão e exploração, pela justiça social, pela democracia e soberania nacional.”

    Esta tá genial! Os professores portugueses que falem aos colombianos da solidariedade do PCP, e do Entendimentum que fez qom a ministra da educação, ou da deseducação… Entendimentum que ressucitou a dita cuja ministra.

    Com amigos como o PCP os colombianos n precisarão concerteza de inimigos.

    Gostar

  10. Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 16:45

    Será que estes gajos da ABP acreditam mesmo naquilo que escrevem?

    Gostar

  11. Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 16:47

    O Mário ainda não foi entrevistado?

    Gostar

  12. 4 Julho, 2008 17:01

    Segundo parece, a exemplar libertação dos reféns não terá passado de uma «mise en scène» para salvar a cara de quem se recusava a negociar.
    Fala-se em 20 milhões de dólares, preço estabelecido a 3 agentes FBI que estavam como reféns. Betancourt foi à boleia.

    Gostar

  13. 4 Julho, 2008 17:04

    1 –

    digamos que isso até seria a consequência óbvia de um certo correcto politiquês…

    Gostar

  14. 4 Julho, 2008 17:06

    “Fala-se em 20 milhões de dólares, preço estabelecido a 3 agentes FBI que estavam como reféns. Betancourt foi à boleia.”

    bom… ficamos a saber o preço ao qual se pode comprar a “revolução”…

    Gostar

  15. 4 Julho, 2008 17:08

    “Si alguien se toma el trabajo de leer los programas de las FARC-EP y del ELN, digamos la insurgencia colombiana en su conjunto, éstas no han enarbolado nada del otro mundo, no son programas metafísicos o irreales. Son entre otras cosas, programas terrenales; democracia, respecto al derecho sindical, salarios dignos, derecho a la huelga, programas de sustitución de cultivos, convenciones nacionales para buscarle salidas a los problemas del país y escuchar a los que no tienen voz, reforma agraria. Etc.”

    “sustitución de cultivos” —-> in sério?!

    http://criticademusica.blogspot.com/

    Gostar

  16. honni soit qui mal y pense permalink
    4 Julho, 2008 17:13

    alguém paga para nos livrarmos do Socrátes ? pode ser a mossad , o pcp , tanto faz …

    Gostar

  17. brutamontesalentejano permalink
    4 Julho, 2008 17:33

    Vocês não estão a ver bem a coisa. Aquilo do sequestro era tudo mentira. A Ingrid passou 6 anos de férias numa zona florestal em regime de pensão completa e não queria pagar a pensão.
    Quanto ao comentário 16. desde já estou à disposição para começar a recolher donativos. Tenho um amigo que trabalha no BCP e que arranja uma conta em offshore para se poder negociar mais facilmente com as organizações que fazem estes trabalhos e que, como sabem, não gostam muito de dar nas vistas (gostam de dar noutros sítios).

    Gostar

  18. salvaterra permalink
    4 Julho, 2008 17:38

    Posição ridícula do PCP que mais uma vez fez triste figura hoje na AR.
    E este ano ainda há FARCs na festinha do Avante?

    Gostar

  19. 4 Julho, 2008 17:40

    Nunca vi uma notícia de uma fonte tão irrelevante (uma rádio da Suiça) espalhar-se tão rapidamente. É grande a vontade de não ver nesta operação nenhum sucesso que possa ser atribuido ao governo colombiano na luta contra os amantes de Che.

    Se fosse verdade, seria ridículo para o exército colombiano. Para as FARC nada muda. Ja se sabia que são traficantes de droga e que que raptam por dinheiro.

    Gostar

  20. 4 Julho, 2008 18:07

    20 –

    Fonte tão irrelevante?!! É incrível como na tugolândia se dizem barbaridades que até podem passar por grandes verdades…

    Já ouviu falar na Orquestra da Rádio da Suiça Romande? Em Armin Jordan, um muito grande chefe-de-orquestra?

    Não?! A Orquestra desta Rádio vale mais e tem mais história que toda a história da cultura musical em Portugal junta (e não só)!

    Gostar

  21. Pi-Erre permalink
    4 Julho, 2008 18:17

    “jcd Diz:
    4 Julho, 2008 às 5:40 pm
    Nunca vi uma notícia de uma fonte tão irrelevante (uma rádio da Suiça)…”

    Escreva lá isto mil vezes para passar a ser verdade.

    Gostar

  22. 4 Julho, 2008 18:31

    é inacreditável a leveza, e natural estupidez, com que, em Portugal, se fazem passar as mais asquerosas mentiras por verdades evidentes. http://criticademusica.blogspot.com/

    Gostar

  23. Ellcaseiimunitates permalink
    4 Julho, 2008 19:00

    ahhhhhhhh bom com uma orquestra assim não há noticia que possa ser irrelevante e muito menos tendenciosa.
    é apenas musica…

    Gostar

  24. 4 Julho, 2008 19:06

    “O Figaro conclui que o Obama alinha pela tradicional posição dos EUA nesta matéria”.

    Ora, há tanto “tonto” na Europa, que julga que o próximo Presidente dos EUA, seja ele qual for, vai defender e implementar a retirada do Iraque e do Afeganistão, e vai detactivar o arsenal militar Americano!

    Está-se mesmo a ver!

    Gostar

  25. 4 Julho, 2008 19:07

    “Rádio da Suiça Romande”

    Não foi esta Rádio Suíça que despediu um funcionário português que denunciou um caso de pedofilia que lá ocorreu?

    Quer-me parecer que sim.

    Gostar

  26. 4 Julho, 2008 19:08

    “Escreva lá isto mil vezes para passar a ser verdade”.

    Quer comparar o JCD com Joseph Goebbels? Ou com José Sócrates?

    Gostar

  27. Sem Anestesia permalink
    4 Julho, 2008 19:23

    Esta rádio suiça teve o furo do mês.
    Também tem provas?

    Gostar

  28. honni soit qui mal y pense permalink
    4 Julho, 2008 19:44

    A Radio de Pinhal Novo tb deu a noticia da Suisse Romande .

    Gostar

  29. 4 Julho, 2008 19:50

    Se fosse o Cerejo do Público, já acreditavam, mas como é o Frédéric Blassel da Radio Suisse Romande…

    Gostar

  30. Zenóbio permalink
    4 Julho, 2008 20:04

    Para mim foi mais um golpe de marketing do ultra Uribe. A Ingrid até estava com bom ar, parecia ter saído dum spa. Algo me diz que foi negociado este resgate, que a libertação se deu há vários dias com uma mãozinha dos EUA, para salvar a pele dos agentes da DEA e CIA .
    Já agora: quanto a saber quem é o mau da fita eu opino que tão terrorista é o governo como as FARC; os métodos são convergentes.

    Gostar

  31. Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 20:17

    É assim um pouco estranho na história nao “exibirem” os da farc que foram capturados. Se tivessem capturado mesmo o chefe contra a vontade deste se calhar exibiam .. a história é um pouco estranha. Mas o que interessa no fundo é que conseguiram a libertaçao da refem e sem os bandidos parecerem herois por serem eles a libertar refens. Perderam a oportunidade e é bem feito.

    Gostar

  32. Fernando S permalink
    4 Julho, 2008 20:45

    “Mas o que interessa no fundo é que conseguiram a libertaçao da refem e sem os bandidos parecerem herois por serem eles a libertar refens. Perderam a oportunidade e é bem feito.”

    Acho bem que se recorde o mais importante. Porque, pelos vistos, ha por aqui alguns que revelam uma certa tendencia para esquecer. A não ser que seja simplesmente o modo de exprimirem alguma frustração e contrariedade por terem sido libertados 14 reféns que estavam ha anos em cativeiro nas mãos de uma organização terrorista !..

    “É assim um pouco estranho na história nao “exibirem” os da farc que foram capturados.”

    Por sinal, os militares exibiram hoje os dois membros das FARC capturados na operação. Perante os mass média. As imagens ja circulam.

    Gostar

  33. Fernando S permalink
    4 Julho, 2008 20:53

    “Algo me diz que foi negociado este resgate, que a libertação se deu há vários dias com uma mãozinha dos EUA, para salvar a pele dos agentes da DEA e CIA.”

    Veja bem o escandalo !… Libertados refens, ainda por cima com negociações escondidas, com a ajuda dos EUA, e salvando mesmo a vida dos americanos !… Ja não ha moral !!!

    Gostar

  34. Zenóbio permalink
    4 Julho, 2008 21:01

    Fernando S

    Não é escândalo! É apenas jogo político do mais manhoso, feito para patetas alegres acreditarem.

    Gostar

  35. Anónimo permalink
    4 Julho, 2008 21:08

    “Por sinal, os militares exibiram hoje os dois membros das FARC capturados na operação”

    Nao tinha visto. Sendo assim já parece menos estranho. Esse ponto estava a causar-me estranheza.

    Gostar

  36. Fernando S permalink
    4 Julho, 2008 21:35

    Zenóbio,

    “… feito para patetas alegres acreditarem”

    Obrigado por não me ter desiludido !!…

    Gostar

  37. 4 Julho, 2008 21:42

    o sarkô, pequenito em todos os sentidos, precisava de uma bomba para inaugurar a presidência da ilusão europeia….
    de repente parece que a europa não tem importantes problemas a resolver e que tudo se resume a uma “libertação” de uma qualquer betancourt e de um par de “action men” ao serviço dos usa….

    Gostar

  38. Ellcaseiimunitates permalink
    4 Julho, 2008 21:48

    Também acreditando num Zé daqui, estou a candidatar-me a alegrete tentando acreditar nele.
    Mas então? as farc negociando notas verdes em vez de coca com o grande satã?
    Já não há moral mesmo.

    Gostar

  39. Fernando S permalink
    4 Julho, 2008 21:57

    “… tudo se resume a uma “libertação” de uma qualquer betancourt e de um par de “action men” ao serviço dos usa….”

    Estavam bem onde estavam, não é ?!…

    Gostar

  40. Zenóbio permalink
    4 Julho, 2008 22:06

    “Obrigado por não me ter desiludido !!…”

    O meu estabelecimento está sempre aberto, mande bitaites quando quiser.

    Gostar

  41. Zenóbio permalink
    4 Julho, 2008 22:09

    Ellcaseiimunitates

    O dinheiro terá cheiro? A coca vendida para comprar armas para os “contra” era menos maléfica que aquela que as FARC vendem?

    Gostar

  42. Fernando S permalink
    4 Julho, 2008 22:18

    “O meu estabelecimento está sempre aberto, mande bitaites quando quiser.”

    Então aqui vai : Vc precisa mesmo de chamar nomes a quem não concorda aqui consigo ? Não lhe basta confrontar simplesmente argumentos e opiniões ?

    Gostar

  43. Zenóbio permalink
    4 Julho, 2008 22:29

    “Não lhe basta confrontar simplesmente argumentos e opiniões ?”

    E é assim que deveria ser sempre, e não creio que vc esteja no grupo dos que embucham todas as verdades inquestionáveis com que os media nos intoxicam.

    Gostar

  44. portela menos um permalink
    5 Julho, 2008 00:13

    quanto às opiniões de jcd e amigos, já estou como o anarquista espanhol: “há governo? – sou contra!”

    Gostar

  45. 5 Julho, 2008 00:47

    Suspeito que o presidente da Venezuela não terá ficado muito satisfeito, pois já não terá motivo para brilhar, e por outro lado, tanto ele como o presidente da Bolívia vêm o diminuir da força da facção militar para com a qual têm solidariedade (e se calhar apoiam directamente). Pelo contrário um presidente determinado, Uribe, pró-americano e um dos poucos conservadores numa América do Sul dominada por governos de esquerda mais ou menos vincados, soma mais uma vitória. Neste canto do mundo ainda se joga a eterna luta capitalismo-marxismo, em diferentes graus e com variantes.
    Ideologias à parte, foi muito bom a senhora ter sido resgatada.

    Gostar

  46. portela menos um permalink
    5 Julho, 2008 00:54

    (…) um presidente determinado, Uribe, pró-americano e um dos poucos conservadores numa América do Sul(…)

    diria mais:
    um presidente que desrespeita a democracia, os direitos humanos, é suspeito de narcotráfico e indesejável em qualquer parte do mundo.

    …mas isso agora não interessa nada!

    Gostar

  47. Fernando S permalink
    5 Julho, 2008 00:55

    Zenobio,

    “… não creio que vc esteja no grupo dos que embucham todas as verdades inquestionáveis com que os media nos intoxicam.”

    Agradeço a resposta.

    Mas, apesar desta sua boa vontade, a verdade é que eu também faço parte do grupo dos “patetas alegres” que acreditam que Ingrid Bettencourt e os restantes refens foram efectivamente libertados através de uma operação de “inteligencia” das forças armadas colombianas.

    Teria havido préviamente alguma negociação e pagamento de um resgate às FARC ? Por enquanto nada permite confirmar este rumor. Pelo que percebi, uma estação de radio suiça afirmou que um resgate de 20 milhões de dolares teria sido pago a um dos guardas dos reféns. Mas esta informação, por enquanto isolada, também não está comprovada. O que já se sabia é que os governos colombiano e americano ofereceriam prémios pecuniários importantes por informações permitindo localizar e libertar os reféns. Mas mesmo que esta hipótese se viesse a confirmar, não vejo o que é que seria reprovável na utilização deste tipo de meios para obter a libertação de refens.

    Teria existido uma ajuda dos EUA ? Claro que houve. Não é um segredo nem é algo que os governos colombiano e americano procurem esconder. Mas esta ajuda não diz apenas respeito a esta operação e à libertação dos 3 reféns americanos. Existe de longa data, em vários planos, incluindo os financeiro e operacional. De resto, os 3 reféns americanos agora libertados estavam na Colômbia precisamente no âmbito da ajuda americana. Também aqui não vejo nada de suspeito e condenável.

    Teria sido um golpe de marketing de Uribe ? Foi antes de mais um golpe de mestre, uma operação bem sucedida, um sucesso de uma estratégia de firmeza e de não aceitação de negociações sem condições com as FARC. É natural e compreensível que as autoridades colombianas tenham depois procurado capitalizar em termos de imagem, a nível interno como no plano internacional. Mas não é esta faceta que torna menos efectiva e positiva a libertação de Ingrid Bettencourt e dos restantes reféns.

    Claro que também não posso concordar consigo quando diz que tão terrorista é o governo colombiano como as FARC. Não se trata de defender aqui tudo o que o governo colombiano de Alvaro Uribe fez e faz na luta contra as FARC. Existiram e existem certamente aspectos condenáveis no plano da democracia e dos direitos humanos. Mas, para todos os efeitos, as actuais autoridades colombianas foram democráticamente eleitas e respeitam nalguma medida regras de direito e de humanidade. Nada que se assemelhe com as FARC. Estas são uma organização assumidamente anti-democrática e violenta, que não respeita nada nem ninguém. As duas partes em conflito não devem ser colocadas e julgadas no mesmo plano !

    Finalmente, a propósito destas e de outras “verdades inquestionáveis com que os médias nos intoxicam”, pergunto : as informações que o Zenobio aqui tem referido e as leituras que faz destes e de outros acontecimentos … não são também elas “verdades inquestionáveis” ?… onde é que vai colher essas informações ?… não é igualmente aos médias, sejam eles mais ou menos “politicamente correctos” ?…

    Gostar

  48. simon permalink
    5 Julho, 2008 01:02

    É preciso ser muito mesquinho, ó jcd, para vir com um argumento desses, como se eu dissesse que os bushas cá doa blasfema andam chochos maior parte do tempo com os libertados pa casaco de lona dos states no Iraque, ihihi, eh, não tebe graça nenhuma, autêntica parvoíce igual à sua…

    E não vê, não se admira como a ingrida bettencourta foi tão bem tratada em seis anos que parece mais que a salva dos maus uma diva fresca de cinema?!

    Há coisas giras. Mas, claro, a malta pra’í, tirando o durrão e o jcd e aqui um ou outro chino, tá tudo embeiçado, chateadíssimo, agora que já não recebe mais abébias com a ingrida à solta.

    E vá pentear macacos, seu palerma.

    Gostar

  49. 5 Julho, 2008 01:53

    Tráz! Ganda paulada nos Louçãs e Simons

    Gostar

  50. 5 Julho, 2008 07:57

    Uma senhora, que ao fim de 5 anos em Guantanamo, saisse com aquele aspecto da Betancourt, diriam que os prisioneiros da base eram tratados como num hotel de 5 estrelas.

    Gostar

  51. Anónimo permalink
    5 Julho, 2008 08:50

    Há menos de 1 mes estava moribunda nas noticias. Uma pessoa esperava que estivesse um caco. Mas quem aguenta 6 anos na selva é porque é forte.

    Gostar

  52. Sem Anestesia permalink
    5 Julho, 2008 09:34

    É, estou convencido.
    A Ingrid encenou tudo. Vai concorrer agora às próximas eleições, e isto não foi um rapto de alguns anos… Foi um golpe publicitário para ela ganhar carisma!!

    Já ouvi dizer que o Bernardino está a pensar fazer o mesmo: encena o rapto pela IURD e fica ali 6 ou 7 anos na selva de Mangualde.
    Quando ele voltar, a vitória do PCP está no papo.

    Força camaradas!

    Gostar

  53. 5 Julho, 2008 09:56

    “Mas quem aguenta 6 anos na selva é porque é forte.”

    Forte e inteligente ao adapatar-se às condições de sobrevivência na selva, que é afinal a forma de vida dos guerrilheiros que lá vivem.
    Se os prisioneiros de Guantanamo comessem o mesmo que os soldados americanos, saiam de lá gordos.

    Gostar

  54. JP Ribeiro permalink
    5 Julho, 2008 10:36

    57 posts e ninguém ainda disse que a culpa é do Bush!

    Gostar

  55. Fernando S permalink
    5 Julho, 2008 10:46

    “… condições de sobrevivência na selva, que é afinal a forma de vida dos guerrilheiros que lá vivem.”

    Será que os guerrilheiros também eram acorrentados, seviciados, etc, etc, etc !…..

    “Se os prisioneiros de Guantanamo comessem o mesmo que os soldados americanos, saiam de lá gordos.”

    Tem-se ouvido de tudo sobre as condições dos prisioneiros de Guantanamo. Faltava efectivamente dizer que não são bem alimentados !…

    Mas afinal … do que é que se queixam os prisioneiros das FARC ?!…

    Gostar

  56. Ellcaseiimunitates permalink
    5 Julho, 2008 11:07

    Ahhhhhhhhhh bom , o dinheiro não tem cheiro…os metodos facho capitalistas bushistas e afins são perfeitamente admissiveis a gente supostamente de moral superior que “apenas” usa os mesmos.
    Distinguimos-os como?
    A não ser que vc esteja a fazer a apologia da compra das armas dos contra ou a justificá-la.
    Onde está a diferença?
    Para esse “peditório” já dei amigo, e já vi muita gente morrer e passar fome pelos valores mais altos que se levantavam.
    Obrigado mas descarto.
    Fique com a sua moral de cruzado que para converter os povos aos seus designios é preciso passa-los pela espada.

    Gostar

  57. 5 Julho, 2008 11:33

    Ó Fernando, eu não disse que os prisioneiros de Guantanamo não eram bem alimentados. Até fazem experiências dietéticas com eles.
    Se me dessem a escolher entre ser prisioneiro das FARC ou em Guantanamo, não tenho dúvidas que iria pela primeira escolha.
    Mas isso sou eu, que sou campista.

    Gostar

  58. Fernando S permalink
    5 Julho, 2008 12:07

    Piscoiso,

    Ok. Percebi mal. Rectificado. As minhas desculpas.

    Eu também sou campista. Mas não gostaria de ser forçado a fazer “campismo” durante uma data de anos seguidos, em condições de cativeiro, sem estar com a familia e os amigos, seviciado e correndo o risco de ser morto pelos chefes do “acampamento” ou no fogo cruzado de algum confronto !…
    Não é dificil qualquer um de nós imaginar-se numa situação destas. As FARC não são propriamente esquisitas e exigentes nos critérios de “recrutamento” dos “campistas”. Vai do campones à candidata à presidencia passando pelo soldado, pelo policia, pelo motorista, pelo professor, pelo deputado, e por ai fora. Até o Fernando e o Piscoiso poderiam servir !

    Quanto a Guantanamo, como não tenho qualquer simpatia pelo islamo-terrorismo nunca me encontrariam nos locais e nas situações em que foram apanhados os tipos que foram lá parar, pelo que não me vejo a ter de fazer essa escolha !

    Gostar

  59. Zenóbio permalink
    5 Julho, 2008 12:28

    “A não ser que vc esteja a fazer a apologia da compra das armas dos contra ou a justificá-la”

    Eu não justifico a venda de coca. Não há justificação para o trafico de estupefacientes. O que o eu escrevi só tem uma leitura: uma coisa má não passa a aceitável só porque é vantajosa para o nosso ideário politico, por isso, não tresleia sff.

    Gostar

  60. Bonifácio permalink
    5 Julho, 2008 13:27

    Uribe merece os nossos parabéns. Apesar de toda a pressão internacional, ele conseguiu tornar aquilo numa terra viável. É o único país que não sucumbiu ao internacinalismo populista e por isso é que enfrenta tantas pressões da ONU e da UE, e também de tudo o que é ong financiada pela Fundação Rockefeller e pela Fundação Ford.
    A verdade é que ele possui 91% de aprovação do povo colombiano e não precisou subornar o povo com esmolas para tal, limita-se a governar bem e o faz apesar de todos os filhos da puta que o sabotam no congresso e no supremo tribunal. A Colômbia é um exemplo para a América Latina e para o mundo.
    Muito chateado está não só o Chavez, mas também o idiota do Sarkozy. Queria pagar o resgate aos bandidos das FARC e até os retirar da lista de grupos terroristas da UE, o que conta com apoio de muita gente que ninguém suspeitaria de simpatias totalitárias. Mas eles são muitos e na Europa já detém o poder.
    De resto, vou utilizar um comentário do jornalista brasileiro Reinaldo Azevedo, o melhor da língua portuguesa, para descrever essa acção onde não foi disparado um só tiro:
    “Que os soldados colombianos tenham enganado os terroristas vestindo camisetas com a famosa foto de Che Guevara não deixa de ser uma ironia da história.

    Pela primeira vez, Guevara serviu à causa da liberdade.”

    Bonifácio

    P.S: Através do mesmo jornalista fiquei a saber que a agência de notícias das FARC está sediada na Suécia. Acordem antes que Portugal não passe de uma colónia de banqueiros!

    Gostar

  61. Carlos III permalink
    5 Julho, 2008 14:06

    Caro Piscoiso, Vc. nunca seria aceite como um prisioneiro pelas FARC. Eles recebe-lo-iam de braços abertos e aclamá-lo-iam como um dos seus heróis. E as suas tia seriam certamente mais bem tratadas do que a Ingrid. Humor à parte, a rádio suiça não é de mais confiança do que qualquer outra, mas estou certo de que sabem das “movimentações” de certos dinheiros.

    Gostar

  62. 5 Julho, 2008 14:52

    Está enganado, ó Carlos Terceiro.
    Não sou apoiante de raptos nem de prisões preventivas sem suporte legal.
    Sobre a rádio suiça, o que lhe posso dizer, é que a rede-rádio tem uma longa tradição de facilidade de comunicação por todo o globo, muito antes da internet, que modernamente é potenciada pela utilização das mais avançadas tecnologias.
    Depois… para fugir ao politicamente correcto, não há nada como ser neutro e ter dinheiro, como mos suiços !

    Gostar

  63. Carlos III permalink
    5 Julho, 2008 15:50

    “Full apologies” se interpretei mal o seu pensar, Mr. Piscoiso, ainda que em base de bom humor.
    Quanto ao resto, inteiramente de acordo. Como diz o bom do povo português, não se devem misturar alhos com bugalhos
    Cumprimentos às Tias!

    Gostar

  64. 5 Julho, 2008 16:07

    Thanks.

    Gostar

  65. Ellcaseiimunitates permalink
    5 Julho, 2008 21:58

    Quando vc treslê dá o direito de fazer o mesmo.
    Foi vc que fez o paralelismo não eu. E se a fez deve ter tido algum processo de intençao. (desculpabilizar?)
    Eu não o fiz.
    Quem tresleu não fui eu.

    Gostar

  66. 4 Junho, 2009 10:41

    Ingird Bentacourt apoiou variadíssimas vezes práticas macabras do exército colombiano, inclusive o recrutamento de crianças para os serviços secretos e espionagem dentro das FARC-IN. A propaganda é suja, a realidade colombiana é nos bastante distante, basta ver os testemunhos dos ex-paramilitares e os seu massacres de populações e o apoio que o exército lhes dá. Como se bastasse o presidente Uribe tem ficha na CIA como narco-traficante.
    Se lerem um pouco sobre a história da Colômbia sabem que as FARC já desarmaram uma vez, e constituíram uma força política que se chamava União Patriótica, que por sinal foram assassinados por paramilitares contratados pelo estado, morreram 3000 pessoas desta força política.
    A história da Colômbia é repleta de assassinatos macabros, é um país que em tempos estava dominado por um traficante assumido, como Pablo Escobar, neste sentido as FARC, ELN são a única força justa, agora claro que morre gente, é um país que vive uma guerra civil. Não devemos esquecer os acordos de paz entre o estado e as FARC, sempre rompidos pelo estado, como na altura do presidente Pastrana e Betancourt.
    NÃO SEJAM CEGOS!!!

    Gostar

Trackbacks

  1. 4Jul: Análise/opinião « A Vila de Potemkin
  2. Distantes da razão. « Palermice de Bacalhau

Indigne-se aqui.