Nos comentários a esta posta e no blogue oficial dos defensores da quase indefensável presidente do PSD é dito que a interpretação das palavras de Ferreira Leite acerca da eventualidade de uma coligação pós-Legislativas com o PS é abusiva, até mesmo falsa e, sempre, sugerindo uma tenebrosa e sinistra conspiração que visa impedir os portugueses de perceberem como a referida sra. transborda de talento político.
Acontece que os factos não acolhem esta versão piedosa:
1. A sra. foi inquirida directamente por Mário Crespo acerca da possibilidade de uma AD ou de um Bloco Central no caso de nenhum partido atingir a maioria absoluta;
2. Ferreira Leite enredou-se num linguajar politicamente correcto (em muito mau português) e NÃO RECUSOU NENHUMA DAS ALTERNATIVAS;
3. O que vem ao encontro do teor do discurso feito nas comemorações do 25 de Abril por Cavaco Silva mas, para um líder de um partido que diz querer ganhar as eleições, constitui um erro gravíssimo a 4 meses e meio das Legislativas;
4. Quando saiu dali e viu, finalmente, as dimensões da asneira cometida quis corrigir aquilo que tinha acabado de fazer.
Só isso. Excepto, claro, para os sempre crentes, em ambos os lados da barricada, os que juram que não aconteceu o que aconteceu e que tudo o mais é só conspiração.