Saltar para o conteúdo

Nada que não se soubesse

25 Setembro, 2010

Manuela Ferreira Leite era a velha (é espantoso como gente que tanto fala de igualdade tratou esta mulher!) a derrotista, a bota-abaixista. Tinha um estilo fora de moda. E, coisa inimaginável, andou uns minutos no carro de Alberto João Jardim durante a campanha eleitoral!!!

O país preferiu aqueles rapazes modernos que escrevem portugues@s e prometiam um país radioso.

Agora o país confirma o que já sabia mas preferiu escamotear: Manuela Ferreira Leite tinha absoluta razão no que dizia.

Agora Manuela Ferreira Leite já não é líder. Logo o problema é outro.

O problema agora é que Passos Coelho faz birras. Passos Coelho para ser um bom líder da oposição tem de fazer prova de vida para provar que Portugal é uma democracia e depois deve reduzir-se à sua insignificância: aprova o orçamento senão o governo demite-se. PPC tem mesmo de aprovar o orçamento esteja lá o que estiver porque senão lá fora vão ficar mal impressionados connosco. (Que bom seria que a nossa má impressão lá fora se desfizesse com a aprovação do OE. Quem dá má impressão de nós são as nossas contas, não são nossas poucas crises políticas!)

Dentro de meses já com o orçamento aprovado, quiçá com outro líder no PSD e o estrangeiro cada vez mais mal impressionado com o país vai confirmar-se que Passos tinha razão: não se pode aprovar um OE só porque sim.

Mas nessa altura o problema será novamente o líder do PSD seja ele quem for. E assim sucessivamente porque o nosso problema político é que o PS se confirmou como partido natural de poder. Ou seja não importa se governa bem ou mal. O que conta é conseguir que os outros líderes nunca sejam vistos como alternativa e, mais notável ainda, o PS consegue que as responsabilidades recaiam sobre os líderes da oposição. Dir-se-á que os líderes da oposição também falham porque se deixam transformar em complementos directos do discurso socialista. É verdade. E perigoso porque num PSD desejoso de poder a pior das tentações pode ser ter medo de afirmar-se.

Obs. Para se perceber ao vivo o que acabo de escrever leiam-se estas declararações de Jorge Sampaio. Exactamente o mesmo que infernizou a vida à estão ministra das Finanças MFL com o seu “Há vida para lá do deficit” vem agora pressionar PPC para assinar de cruz o orçamento: “O ex-presidente da República Jorge Sampaio admite estar «preocupado, como há muito tempo não estava», com a actual instabilidade política e económica do país, noticia hoje o Público. Comentando o impasse entre o Governo e o PSD na discussão do Orçamento do Estado para 2011, o ex-Presidente da República apelou a um «entendimento interpartidário que dê possibilidade aos portugueses de se verem mobilizados para as tarefas difíceis que têm à sua frente».  Espantoso  não é?

38 comentários leave one →
  1. 25 Setembro, 2010 11:55

    Análise brilhante.

    Gostar

  2. montenegro permalink
    25 Setembro, 2010 12:06

    Muito bem.

    Não é loura pois não

    Gostar

  3. Pobretanas permalink
    25 Setembro, 2010 12:15

    Perfeito… ou quase!

    Gostar

  4. Tiradentes permalink
    25 Setembro, 2010 12:22

    Ainda não apareceu aqui o sobrinho das tias a chamar “velhinha” educadamente e carinhosamente a senhora?
    Fantástico melga.

    Gostar

  5. anti-comuna permalink
    25 Setembro, 2010 12:53

    E ainda andam os portugueses nisto?

    Que a Ferreira Leite foi uma oportunidade perdida, foi-o. Que a direita é a campea das causas perdidas, também o é.

    Parece que o Passos Coelho nao consegue impor-se, após os foguetes iniciais, também é verdade.

    De que anda a direita à procura? Talvez de un novo Salazar, mas democrata, a avaliar pelo que se diz vender sobre o personagem.

    Os membros do governo já o disseram: querem baixar o défice? Digam onde cortam pois ele só baixará se houver mais um arrastao fiscal. E nao é que isso irá acontecer? Mais um golpada aos pobres desgracados portugueses? Com o beneplácito do maior partido da oposicao, incapaz de arrostar com os custos de uma crise politica?

    Entretanto já se comeca a interiorizar a vinda do FMI e até um nova e pesada grilheta sobre a nossa dita soberania nacional. Sprechen Sie deutch?

    O galinheiro tuga continua igual como sempre. Quase nada mudou nestes seis anos de governacao do nosso Soba.

    Só existe uma verdadeira revolucao que impedirá o estoiro completo de Portugal: exigir a Independência do Norte. Só o nortenhos poderao inverter o actual rumo inevitável: falência do Estado português e consequentemente a falência dos próprios portugueses.

    Mas entretanto já encomendei as coroas de flores, para o enterro de Portugal. Porque Portugal acabou. Nao existe. É apenas uma ideia estatal, Nada mais.

    O futuro o dirá.

    Gostar

  6. Manolo Heredia permalink
    25 Setembro, 2010 12:53

    Isso prova que os patrões de MFL não são os mesmos que os de sócras.

    Gostar

  7. Eleutério Viegas permalink
    25 Setembro, 2010 13:06

    Mais uma análise acertada da Helena Matos… Nada a acrescentar!

    Gostar

  8. piscoiso permalink
    25 Setembro, 2010 13:11

    Não sou de claques.
    Nem das minhas tias.

    Gostar

  9. 25 Setembro, 2010 13:23

    No Jornal de Negócios de ontem, Celso Filipe, nos altos e baixos (que no caso dele são cartas de tarot) pendurava Pedro Passos Coelho. Porquê? Porque Pedro Silva Pereira denunciou um comportamento impróprio do líder da oposição. Repare-se, não é por ter tido um comportamento impróprio – é porque PSP disse.

    O ridículo ainda é mais quando o ministro dos impostos é posto em alta.

    Que grandes fretes fazem certos ‘jornalistas’ a estes incompetentes que nos governam.

    Gostar

  10. Arnaldo Madureira permalink
    25 Setembro, 2010 13:34

    Concordo consigo. Gostava de ler comentários dos outros blasfemos. Blasfemos, comentem este post. Não se esqueçam de comentar o que a autora escreveu sobre MFL.

    Gostar

  11. Necas permalink
    25 Setembro, 2010 13:52

    Que venha o FMI para acabarem as desculpas.

    Gostar

  12. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    25 Setembro, 2010 13:52

    Manuela Ferreira Leite, tem a cara que Deus lhe deu, tem pouco jeito para a politica, e ainda menos para a baixa politica, mas tem tres grandes qualidades: é honesta, é competente, e tem sentido de estado. Como se sabe, estes atributos andam afastados das praticas dos actuais governantes, e daqueles que os suportam nos media como o tal Celso Filipe do JN, cuja tonica ontem foi apoiar Teixeira dos Santos, basta ler o artigo de opinião da Helena Guerra.
    O que Jorge Sampaio, que no trato pessoal é uma excelente pessoa mas como politico é um desastre, pressionado pelo Largo do Rato fez a Manuela Ferreira Leite, com a celebre frase do defice, é indigno de um Presidente da Republica. Defendi na altura, que MFL deveria ter ido ao Palacio de Belem acompanhada de Barroso e Portas, entregarem-lhe pessoalmente a demissão do governo e deixar-lhe o menino nos braços, porque o PS nessa altura ainda não estava preparado para eleições. Não o fizeram, mas se o tivessem feito, se calhar hoje tinhamos um pais diferente para melhor, claro.

    Gostar

  13. Arnaldo Madureira permalink
    25 Setembro, 2010 13:59

    Bem escrito.
    Mas há quem diga que a MFL foi uma péssima Ministra das Finanças. E mentirosa, porque o Durão Barroso tinha dito, na campanha (quando o défice era 2,2%), que não ia aumentar os impostos e a primeira coisa que fizeram (depois de saberem que o défice era 4,4%), foi aumentar o IVA. Não concordo, mas é o que dizem.
    P.S. – Antes que venha aí alguém falar do número 6,83%, esclareço que o 4,4% era o défice real, não era uma previsão do défice que iria verificar-se, no final do ano, caso não fossem tomadas receitas extraordinárias.

    Gostar

  14. 25 Setembro, 2010 14:17

    Tenho cada vez mais dúvidas de que exista solução à vista no actual quadro constitucional. A história de Portugal mostra que os bloqueios provocados pelo esgotamento das soluções políticas constitucionais, associados à bancarrota, são resolvidos de forma não democrática: golpe de estado ou o poder nas ruas Se assim for, é pena. Resta a esperança de que a chanceler Angela Merckel force a entrada do FMI no nosso país.

    Gostar

  15. Arnaldo Madureira permalink
    25 Setembro, 2010 15:05

    E eu tenho pena que ninguém queira mudar a política. Mudar a política significa acabar com o poder absoluto das direcções partidárias. Como se consegue? Eleição uninominal dos senhores deputados.

    Gostar

  16. 25 Setembro, 2010 15:23

    Que representatividade e que credibilidade teria Portugal com uma PM com o aspecto de Manuela Ferreira Leite se num banquete de estado ao lado de Carla Bruni, Hillary Cinton, Rainha Sofia ou uma amante de Berlusconi ?
    Como ‘e que Obama ou Cameron conseguiam olhar para MFLeite ?
    PPCoelho ‘e ou nao ‘e (mulheres o dizem, alguns comentadores nas tv’s, jornais, e autores de posts assim decidiram) mais ‘apresentavel’ do que MFLeite ?
    PPC nnao ‘e, para os militantes do PSD muito mais charmoso e com voz sensul ?
    PPC nao sabe muito mais de politica, economia e financs do que MFL ?
    A justificacao para os “promotores” e PRODUTORES de PPC, (que nunca foi ministro, nao cometeu erros ou se sujeitou a criticas) ‘e e continuar’a a ser (s’o) a governaco de MFL nas finanas e na educacao…Fracos argumentos para quem prefere como PM o charme em vez da verdade e da competencia…

    Gostar

  17. 25 Setembro, 2010 15:25

    adenda
    terceiro paragraf,”voz sensul

    Gostar

  18. 25 Setembro, 2010 15:30

    Brilhante como sempre Helena. Esse seu texto devia ser afixado nas paredes, porque a maioria das pessoas anda a dormir e cai no conto do vigário que o PS está a contar a este país.

    Gostar

  19. 25 Setembro, 2010 15:35

    para a marcha vitoriosa rumo ‘a Lapa, a sensacao que se tem ‘e que PPCoelho (e alguem mais) prometeram tambem a jornlistas e a opinadores mediatizados uns lugars como conselheios, e num hjpotetico governo…

    Gostar

  20. João permalink
    25 Setembro, 2010 15:46

    Razão tem Sampaio para estar preocupado, mas não chega. Devia assumir culpas, nomeadamente a de colocar o Engenheiro no poder quando dissolveu a AR..

    Gostar

  21. Arnaldo Madureira permalink
    25 Setembro, 2010 16:03

    Engenheiro? Que Engenheiro? Só conheço o Guterres.

    Gostar

  22. lucklucky permalink
    25 Setembro, 2010 16:09

    MFL não foi uma oportunidade perdida porque não foi oportunidade alguma, uma troca tintas em Dezembro de 2009 com o defice em 9% dizia que o defice não era prioridade. MFL foi uma “tecnica competente” e como tal deixou passar o PEC nº1.

    Gostar

  23. Arnaldo Madureira permalink
    25 Setembro, 2010 16:13

    Para um contabilista, é.

    Gostar

  24. Arnaldo Madureira permalink
    25 Setembro, 2010 16:25

    Ninguém é perfeito, nem a MFL. Mas é menos má do que os outros. O Menezes é pior e, aqui, foram muito condescendentes.

    Gostar

  25. ricardo permalink
    25 Setembro, 2010 17:19

    De todos os tristes presidentes da Répública que temos tido, nenhum é tão lamentável e medíocre como o Sampaio.
    O mesmo energúmeno que desautorizou o combate ao défice público e pôs no governo o camarada engº, tem o desplante de vir agora dar opinião.
    O país e as gerações futuras agradecem o conselho e pedem ao ex-presidente que tenha decoro e meta a viola no saco.

    Gostar

  26. Joe Bernard permalink
    25 Setembro, 2010 17:46

    Helena F. Matos é um portento na análise política.
    Assim dá gosto!!!

    Gostar

  27. valente permalink
    25 Setembro, 2010 17:46

    Esse Sampaio o tal que na campanha já estava doente só esperou ser presidente
    para ser operado ao coração,se fosse um país democrático já mais seria presidente,mentiu
    ao ao país,por isso ele não se admira das mentiras Socratinas, agora está preocupado
    tadinho………..

    Gostar

  28. vitor permalink
    25 Setembro, 2010 17:48

    Bem avaliada a carreira política de Sampaio, ela resume-se numa palavra: incompetência! Nada mais me ocorre relativamente ao ilustre notável.

    Gostar

  29. Fincapé permalink
    25 Setembro, 2010 21:35

    “Espantoso, não é?”
    Não. Não é espantoso. Espantoso seria Jorge Sampaio não dizer coisas, apenas para dizer coisas.
    “Dir-se-á que os líderes da oposição também falham porque se deixam transformar em complementos directos do discurso socialista.”
    Errado. Eles não falham, são assim, fracos, muito fracos. Quanto a Manuela Ferreira Leite, até eu tive pena que não tivesse derrotado Sócrates. Quanto aos outros do PSD, quase todos uma versão ainda mais fraca de Sócrates. Cópias mal tiradas. Mal acompanhados, sem ideias, tudo cinzento à sua volta. O que querem? Que se deixe de votar em Sócrates para se votar em Passos Coelho? Ele chegaria ao Governo e privatizava a RTP e a CGD. E depois, ficaríamos todos muito felizes? Vale a pena tirar mau para pôr pior, para satisfazer as 15 pessoas no país que concordam com aquelas e outras desinteressantes e insignificantes ideias?

    Gostar

  30. e-ko permalink
    26 Setembro, 2010 00:57

    é assim que os ministros de outros países vêem as perigosas relações entre o charmoso candidato do PSD e o 1º ministro mais charmoso do regime… com o sem pau de cabeleira!…

    Gostar

  31. JFP permalink
    26 Setembro, 2010 01:42

    A honestidade intelectual de Helena de Matos é fantástica: como é que do texto transcrito e atribuído a Jorge Sampaio se pode concluir que este “vem agora pressionar PPC para assinar de cruz o orçamento”.
    Haja vergonha.

    Gostar

  32. 26 Setembro, 2010 05:07

    Perspicácia certeira e brilhante.
    MFL foi vítima de uma campanha vil, ignóbil, nojenta pelos lobbies que sustentam o PS-Sócrates (gang da corrupção,cimento, máfia do futebol-olivedesportos, gay-lesbos, maçónico…) que controlam os media.
    Até a RRenascença alinhou nessa infâmia.
    Igual, só Com Francisco Sá Carneiro em 1980.

    Aliás, típico do modo de “fazer política” da esquerda.
    Quem se mete com o PS, leva.
    Sampaio é um dos maiores responsáveis deste descalabro económico.
    Deixou o guterres gastar os impostos dos portugueses com lixeiras….
    Colocou problemas a MFL que teve de TODOS OS ANOS baixar o défice para 3%..
    Ao contrário do Pinócrates, a quem Bruxelas deu 3 ou 4 anos.
    Enfim, arranjou bons empregos para os filhotes analfabetos….
    e agora ainda tem o dislate de botar faladura

    Gostar

  33. Alves permalink
    26 Setembro, 2010 05:11

    Chamavam “a velha” à MFL, mas ninguém diz que o Alegre é “o velho”. E, no entanto, ele é mais velho do que a MFL.

    Gostar

  34. 26 Setembro, 2010 11:01

    Depois do comentário do ricardo que mais há a dizer,apenas que eu não me atrevia a vir da r conselhos seja a quem for.Para quem disse que havia mais vida para além do …,aí temos a vida que nos arranjaram!

    Gostar

  35. José Rocha permalink
    26 Setembro, 2010 12:26

    E se os atirássemos todos ao Atlântico com um calhau pendurado ao pescoço? Não ficaríamos bem melhor governados?

    Gostar

  36. murphy permalink
    27 Setembro, 2010 10:38

    Vivemos presos à comunicação social que temos, impregnada de tiques de esquerda.
    Em Portugal, o partido socialista não tem contraditório, por isso o PSD jamais poderá ser alternativa. Alguém se lembra do tom das reportagens, artigos , “opinadores” acerca do “trapalhão” Santana Lopes?
    Agora, mesmo com todas as mentiras, manipulações e, pior, INCOMPETÊNCIA, deste triste eng., nunca esta elite da opinião públicada se permitre ter o mesmo tom… não, o PPC é que ainda vai ser o responsável! O País precisa de responsabilidade!… Tenham alguma vergonha e dignidade, Portugal chegou a este ponto com grande responsabilidade desta elite lisboeta que vive viciada no despesismo do Estado e ideologicamente compremetida.

    Gostar

Trackbacks

  1. Transaccionáveis vs. não transaccionáveis « BLASFÉMIAS
  2. O palavreado indulgente « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.