Saltar para o conteúdo

Razão vs. Coração

30 Novembro, 2010
by

Tenho poucas dúvidas que José Mourinho é, desde há vários anos, o melhor treinador do mundo. Não tenho nenhuma dúvida que ele deixa Pep Guardiola a léguas no que concerne à “ciência” do futebol. Mas Mourinho é um mercenário à frente de uma equipa de mercenários; Guardiola é um missionário nado e criado na Instituição que representa e cuja camisola e valores ele sente e encarna acima de tudo. Um deseja coleccionar títulos e consegue-o, incutindo o seu killer instinct na equipa que comandar; outro sonha e vive para a grandeza da “sua” equipa, sendo um treinador vulgar fora dela. A ambição de Mourinho transparece na arrogância agressiva de Ronaldo; o “sentido de missão” de Guardiola é bem nítido na humildade empática de Messi.

 

Foi apenas um jogo que poderá não decidir nada. Mas foi bem visível o confronto de duas diferentes culturas. Ou a força de uma e a falta de outra.

 

Ao confronto de “culturas irmãs” espero assistir em Agosto do próximo ano. Na disputa da Super Taça europeia entre o Porto e o Barça…

24 comentários leave one →
  1. 30 Novembro, 2010 01:11

    Caro LR,

    Exceptuando o seu último parágrafo, que me é indiferente, subscrevo este seu post.
    Acresce que “o melhor treinador do mundo” hoje não ‘mexeu’ (n)a equipa. Quebrou perante a avalanche de futebol do Barça.
    (O Barça ‘correspondeu’ às decisivas eleições na Catalunha. O Barça ‘empolgou-se’ e marcou o momento…).

    Gostar

  2. Nuno permalink
    30 Novembro, 2010 03:42

    Os merengues são mercenários. É um facto. O Barça enverga aa cores da Catalunha, ou seja, “hay que ganar sea comoo sea”. Além disso, há a pretendida independência catalã “para quien matar o estrpear no es terrorismo”. Companheiros doa etarras…

    Gostar

  3. Fritz permalink
    30 Novembro, 2010 04:49

    Nao sei se Mourinho é o melhor treinador do mundo mas é, sem dúvida, um dos melhores. O que sei é que o Guardiola é o melhor treinador do mundo para o Barça. De qualquer forma parece-me importante recordar o palmarés do Guardiola desde que comecou a sua carreira de treinador no FCB (na primeira equipa época 2008/09):

    Copa del Rey
    F.C. Barcelona 2009

    Liga
    F.C. Barcelona 2009
    F.C. Barcelona 2010

    Supercopa de España
    F.C. Barcelona 2009
    F.C. Barcelona 2010

    Liga de Campeones
    F.C. Barcelona 2009

    Supercopa de Europa
    F.C. Barcelona 2009

    Copa Mundial de Clubes de la FIFA
    F.C. Barcelona 2009

    Nada mal para quem está a começar.

    Gostar

  4. PLus permalink
    30 Novembro, 2010 08:37

    comentário disparatado.
    ver este jogo e ver outros tantos do Barcelona (como o ult. contra os gregos na CLeague) e não relacionar isso com ciência desportiva é disparatado.
    Não invalida, como é óbvio, concordar ao achar que Mourinho é globalmente melhor e desejar ( ainda ontem) a sua vitória.

    vir buscar o porto e essa “culturas irma” é ridículo. 🙂

    Gostar

  5. 30 Novembro, 2010 08:58

    Mourinho ainda não teve tempo para formar uma equipa no Real.
    O Barça, joga de olhos fechados há bué de tempo.
    Mas o que tramou Mourinho neste jogo… foram os jogadores espanhóis.

    Gostar

  6. joao permalink
    30 Novembro, 2010 10:14

    Mourinho pode ser o melhor do mundo mas não nos podemos esquecer que a base do barcelona foi campeã da europa e a seguir do mundo. No ano passado enquanto o Inter meteu 10 jogadores dentro da baliza o barça jogou para o espectaculo e para o golo. Este ano o barça jogou para o espectaculo e para o golo , só que o real não podia fazer o mesmo que o Inter fez o ano passado. E que tal dar valor a Guardiola e seus muchachos ?

    Gostar

  7. joao permalink
    30 Novembro, 2010 10:16

    O Barça enverga aa cores da Catalunha, ou seja, “hay que ganar sea comoo sea”. …nada mais falso. O Barça não ganha recorrendo a truques e anti jogo como o Inter no ano passado. O Barça ganha a dar espectaculo e para o golo, mesmo que possa perder.

    Gostar

  8. 30 Novembro, 2010 10:30

    Mourinho imitou Jesus…
    _
    Mourinho: “Cuando te meten 5 no se llora” (Marca)

    Gostar

  9. muio permalink
    30 Novembro, 2010 10:58

    Nem o incrível Mourinho, o melhor treinador da história, consegue parar A MELHOR EQUIPA QUE VI NA VIDA. O futebol do Barça é o que tento imitar qunado jogo uma consola. O futebol é isto.

    Gostar

  10. será permalink
    30 Novembro, 2010 11:38

    contra iniesta e xavi não existem chances…

    Gostar

  11. Pedro Cabral permalink
    30 Novembro, 2010 11:55

    Cultura irmã? Também há frutinha para dormir e café com leite na Catalunha? Os juízes lá também arquivam tudo o que é contra os fregueses lá da paróquia e punem com severidade sem precedentes os desgraçados que quebram o omerta? Cultura irmã à do FC Porto? Isso eram o Marselha do Tapie ou a Juventus do Moggi.

    Gostar

  12. será permalink
    30 Novembro, 2010 12:23

    exacro pedro cabral!!!

    Gostar

  13. 30 Novembro, 2010 12:25

    Façam favor de olhar para o banco dos suplentes e dos não convocados do Madrid e reparem que com eles fazia-se uma equipa para ganhar folgada o campeonato luso.
    Agora tirem conclusões.

    Gostar

  14. GovernoDeCorruptos permalink
    30 Novembro, 2010 12:34

    Não te esqueças é de tomar o comprimidozinho (do tamanho dum autocarro) para a esquizofrenia. ahahahahahah o clube das putas feitas fruta, dos chulos (literalmente) feitos directores, do mau menino de boas famílias que não queria trabalhar mas não se importa de ser corrupto feito presidente, dos árbitros que são visitas de casa, da claque de animais que tanto agride famílias em bombas de gasolina, como jogadores da própria associação de malfeitores que é o seu clube, dos jornalistas pagos que telefonam ao corrupto-mor a perguntar se a “noticiazinha” está a gosto… ahahahahahahahah isto tudo sentido de missão… cultura… ahahahahahahah e na mesma lenga-lenga o mercenário é o mourinho (muitos outros exemplos se arranjariam), o exemplo sempre apontado como o brio da tua associação de malfeitores… ahahahahahahahahahahah, vai lá tomar o comprimidozinho da esquizofrenia… ahahahahaha experimenta em injecção… ahahahahahahah… éstua e a cância e os os todos como vocês… ahahahahahahahahahhaahh

    Gostar

  15. GLORIOSO SLB permalink
    30 Novembro, 2010 13:37

    Sim, que grande confronto Porto x Barça, só se for para por a Europa toda a dormir!

    Benfica x Barça isso sim é um choque de titãs e que nem todas as corruptas vitórias da agremiação bufosa irão beliscar!!!!

    Remetam-se à vossa insignificância até porque o Norte de Portugal é BENFICA!

    Gostar

  16. 30 Novembro, 2010 13:44

    Patético o que uma vitória por 3-1 ao Beira-Mar, faz aos fanáticos da ave de rapina.

    Gostar

  17. Davos permalink
    30 Novembro, 2010 14:09

    Eu não sou do Madrid nem do Barcelona. Sou do Bemfica, e já tenho muito castigo. O outro dia estava em Barcelona num desses bares que têm a comida ao ar, ao fumo, á saliva, encima do balcão. Agarro o “periodico”. Leio. Só entre o Madrid e o Barcelona devem eles sozinhos mais de 1.ooo milhões de €, parece ser que as finanças e á segurança social. Outra página. Leio. Um pai de familia enforcou-se numa árvore de um parque infantil, depois de que o fizessem fora da casa de proteção oficial que ele, a sua mulher e dois filhos menores ocupavam ilegalmente. Espanha não é um país. É um país circo.

    Gostar

  18. Nuno permalink
    30 Novembro, 2010 17:06

    Os momentários do “piscoiso” imbecil deviam ser assinalados para, quando aparecem, estarmos preparados para partir o coco ou vomitar.
    Por acaso, a comparação do “Fuebol Clube” do Porto ao Barcelona está bem achada. São as duas as segundas cidades dos dois países, uma, a capital, em que se vive com mais decência e menos porcaria, a segunda, onde todo o cuidado é pouco por causa da bandidagem e calhordice.
    Também, curiosamente, Porto e Barcelona querem ser independentes.
    Pois que sejam e vão refocilar no estrume que fizeram.

    Gostar

  19. Nuno permalink
    30 Novembro, 2010 17:08

    Oa momentários do “piscoiso” até tem piada a expressãp… he he he he he

    Gostar

  20. Fritz permalink
    30 Novembro, 2010 17:36

    alguém comenta: Mas o que tramou Mourinho neste jogo… foram os jogadores espanhóis.

    deixa lá contar… Casillas; Sergio Ramos, (Arbeloa, m.60); Xabi Alonso. entao a culpa foi dos 3 espanhóis (4 a partir do minuto 60)? está bem entao. nada que o Florentino nao possa resolver comprando mais um par de estrangeiros pedido mais um empréstimo à Caja Madrid. já se fala que o próximo é um portugués que joga na Alemanha. parece que o Pipita vai ficar de cama mais tempo do previsto. que pena.

    Gostar

  21. 30 Novembro, 2010 19:43

    Caro LR,
    Subscrevo, à ecepção do seu voto final, que me é indiferente. Também transmiti uma visão idêntica no meu blogue: “…até duas imagens opostas. Duas imagens que as principais figuras de cada lado bem personificam: um Mourinho superstar, arrogante (porque não dizê-lo com frontalidade! como diz o outro) e exuberante a par de um Pepe Guardiola que transpira humildade e recato. Ou um Cristiano Ronaldo de porte altivo e atlético, figura de grande inspiração mediática à custa das mais variadas extravagâncias, de namoradas e até de um filho e um Leonel Messi, atarracado e pacato, que limita o seu protagonismo ao rectângulo verde de jogo…”
    mais em http://quintaemenda.blogs.sapo.pt/26078.html

    O jogo rendilhado do Barça, feito de uma interminável cadeia de passes e de uma obscena posse de bola, asfixiou por completo o Real Madrid de Mourinho. Um banho de bola, foi o que foi! Um banho que deixou em êxtase todos os que gostam de futebol, desse espectáculo fabuloso que Messi, Iniesta, Xavi, Pedro e Villa conseguem produzir com uma simples bola.

    Gostar

  22. José Manuel Moreira permalink
    30 Novembro, 2010 21:15

    Excelente texto
    JMM

    Gostar

  23. 1 Dezembro, 2010 23:36

    Os cavalos também se abate.
    Catalunha é independente, o Condado Portucalense para lá caminha. Ninguém gosta de viver em países em que a capital é fascista e colonizadora (mais lisboa que Madrid).

    Gostar

Trackbacks

  1. Fossem os meus palpites tão certeiros no euromilhões… « BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.