Saltar para o conteúdo

Wikileaks: Corrupção na venda da barragem de Cabora Bassa

9 Dezembro, 2010

Guebuza terá recebido 35 a 50 milhões de dólares

O telegrama: 10MAPUTO86

17 comentários leave one →
  1. 9 Dezembro, 2010 18:10

    E “Sócrates e sus muchachos”… terão recebido algum?

    Gostar

  2. José permalink
    9 Dezembro, 2010 18:24

    Tarda nada aparece o jackpot: Angola.

    Gostar

  3. José permalink
    9 Dezembro, 2010 18:25

    Nessa altura quero ver a notícia do Sol…

    Gostar

  4. 9 Dezembro, 2010 18:45

    Esta devassa das comunicações privadas foi autorizada por algum juiz?
    .
    Então não serve para nada, nem que evidenciem …

    Gostar

  5. tric permalink
    9 Dezembro, 2010 19:06

    O presidente do Partido Socialista (PS) português, António Almeida Santos, manifestou hoje o desejo de ver encerradas as negociações entre Portugal e Moçambique sobre a questão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, que, assegurou, está a acompanhar “atentamente”.
    “Estou atento e como pessoa ligada a Moçambique gostaria que [as negociações entre Portugal e Moçambique em torno da reversão do empreendimento] chegassem a um acordo”, disse em Maputo.
    O líder do PS confirmou o interesse da Geocapital, empresa associada ao magnata chinês Stanley Ho, em investir na agro-indústria no Vale do Zambeze, centro de Moçambique, onde está localizada a HCB, mas recusou que esteja no país para tratar de assuntos ligados à barragem.
    “Estamos a estudar hipóteses de desenvolvimento no Vale do Zambeze, sobretudo a partir do momento em que os caminhos-de-ferro forem restabelecidos”, assegurou.
    O estudo de viabilidade em torno do investimento da Geocapital no Vale do Zambeze é coordenado por Ferro Ribeiro, que também se encontra de visita àquela região moçambicana.
    http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2005/09/almeida_santos__1.html
    A passagem do controlo português para o moçambicano da Hidroeléctrica da Cabora Bassa foi um mau negócio para Portugal, que passa a deter apenas 15% e, destes, 5% podem vir a ser alienados a favor de uma empresa privada. Acresce que o Governo de Lisboa perdoou a dívida da HCB ao Estado português no montante aproximado de 1,9 mil milhões de euros. Nesta verba não estão incluídos os juros que, de acordo com Bagão Félix, antigo ministro português das Finanças, “seriam quase o dobro”, tendo apontado para um total de “mais de 3500 mil milhões de dólares”. Dos 750 milhões de euros que Moçambique se comprometeu a pagar, 250 milhões são liquidados pelas receitas obtidas pela própria empresa. Isto é, 82% dessa importância já pertencia a Portugal por repartição de lucros, pelo que Moçambique apenas paga 18% dos 250 mil milhões. Não é, como a evidência o demonstra, um bom negócio para os Portugueses, contrariamente ao noticiado por certa comunicação social portuguesa, que “embandeirou em arco”. O restante débito deverá ser pago até ao fim do próximo ano, existindo ainda a possibilidade de Moçambique liquidar essa verba em duas tranches até Julho de 2008. Segundo Bagão Félix “o acordo estava praticamente concluído em 2004. Só que Moçambique teria de pagar 1250 milhões de dólares no prazo máximo de um ano”, o que nos leva a perguntar as razões ou não razões que levaram o Governo português, liderado pelo Engº José Sócrates, a reduzir substancialmente os valores anteriormente acordados?

    http://group.xiconhoca.com/2008/12/20/cabora-bassa-a-grande-epopeia-portuguesa-do-seculo-xx/
    A Geocapital, liderada pelo magnata dos casinos de Macau, Stanley Ho e duas empresas moçambicanas assinaram hoje em Macau a criação da Zambcorp, uma joint-venture para o desenvolvimento do Vale do Zambeze.

    Este conjunto de riquezas despertou interesses da “holding” Geocapital de Macau, de que fazem parte, como foi recentemente noticiado em alguns meios da comunicação social moçambicana e portuguesa, Stanley Ho, Ferro Ribeiro e Dr. António Almeida Santos, entre algumas personalidades políticas, entre as quais, Almeida Santos presidente da Assembleia-Geral da Geocapital, (antigo presidente da Assembleia da República Portuguesa e actual Presidente do Partido Socialista em Portugal) e governamentais moçambicanas, subjugadas aos interesses da China, dado que a constituição da Zambcorp foi “abençoada” pelo Governador de Macau, Edmund Ho.

    http://gruposespeciais.blogs.sapo.mz/12449.html

    Gostar

  6. anti-comuna permalink
    9 Dezembro, 2010 19:16

    É por isso que eu quero pagar impostos. Para combater a pobreza. Mas só de alguns, claro. hehehehhehhehheh
    .
    .
    Que país, meu deus. E há quem os admire e tudo.

    Gostar

  7. José permalink
    9 Dezembro, 2010 19:56

    Almeida Santos? Ferro Ribeiro da Interfina? Moçambique?

    A História repete-se?

    Gostar

  8. 9 Dezembro, 2010 21:15

    “Esta devassa das comunicações privadas foi autorizada por algum juiz?”

    As comunicações em causa não são privadas. São públicas, embora algumas (mas não todas) tenham sido classificadas como “secretas”. De qualquer forma mesmo esse “segredo” tem prazo de validade. Mas sobre isso há comentadores mais credenciados na matéria que podem explicar.

    Gostar

  9. por outra permalink
    9 Dezembro, 2010 22:54

    Ora, e diz também que o comércio da droga singra ali, como na Guiné e mais países na míngua de tudo. E eu cá por mim até acho bem, sou franco, e até é justo.
    Pois, se o negócio está a dar, que sirva a ajudar os pobres, que não são nenhuns mentecaptos, e não apenas os ricos, que pelo geral já têm que chegue, c’um caramba.

    Gostar

  10. duarte permalink
    9 Dezembro, 2010 23:47

    Exceptuando a cõr da pele, são todos iguais…são xuxialistas.

    Gostar

  11. Zegna permalink
    9 Dezembro, 2010 23:53

    Por acaso os videntes do Wikileaks não têm nada sobre Portugal? Do Godinho ? Da casa Pia ? do TGV ? Do FreePort ? do Benfica ? Do Isaltino ? da casa dos segredos? é temos aqui uma crise e precisamos de colocar a culpa em alguém…….

    Gostar

  12. Conde Venceslau permalink
    10 Dezembro, 2010 09:36

    Querem ver como a imprensa em Portugal está abafada como no tempo da outra senhora… Vamos contar quantas reportagens vão passar nos telejornais sobre esta negociata que não podia deixar de ter a chancela Sócrates.

    Gostar

  13. JCA permalink
    10 Dezembro, 2010 10:44

    .
    Tudo evidencia que o conceito legal de Economia Subterrânea apenas serve para iludir os Cidadãos comuns e o univero empresarial. A ‘economia subterrânea’ surge de facto como Economia Normal corriqueira e regular em todo o Mundo. Exemplo da prova mais recente:
    .
    Nigeria
    http://mobile.globalpost.com/dispatch/nigeria/101204/nigeria-corruption-dick-cheney-halliburton
    .
    Actualizem e ajustem as leis às realidades para ninguém andar enganado imaginando viver num mundo que não existe.
    .

    Gostar

  14. João Vasco permalink
    10 Dezembro, 2010 13:21

    PARABÉNS João Miranda.

    Que não te doam as mãos enquanto estiveres a divulgar estas informações.

    Gostar

  15. Anonimo permalink
    10 Dezembro, 2010 13:30

    .
    e os miudos da Metropole que andaram lá em Tete a defender essa merda, e a fornicarem a vida pesoal,
    .
    hoje velhotes a quem fornicam as Pensões de Velhice sem tugirem nem mugirem, concluem,
    .
    que a Geração do 3F’s (f.di.d.s pela PIDE, f.di.d.s pela Guerra Colonial, f.di.d.s pelo PREC) são o CULPADOS POR NÃO OS TEREM NO SITIO E NO 25 DE ABRIL TEREM ASSUMIDO O PODER, OS PARTIDOS e O PODER.
    .
    Portugal hoje seria diferente. Agora não vale e pena chorar obre o leite derramado..
    Amen

    .

    Gostar

  16. 11 Dezembro, 2010 04:53

    Mais uma prova de que a DESCOLONIZAÇÃO EXEMPLAR roubou e matou mais Africanos do que os 500 anos de Império.
    Em todos os Países.

    Gostar

Trackbacks

  1. Wikileaks: Corrupção na venda da barragem de Cabora Bassa « BLASFÉMIAS | Info Brasil

Indigne-se aqui.