Saltar para o conteúdo

Olhe que não, olhe que não…

22 Março, 2011
by

Mário Soares está preocupado com o futuro do partido que fundou. Receia que ele seja frito em lume brando. E tem razão para estar inquieto: o primeiro-ministro mais odiado pelo país desde Costa Cabral (Vasco Pulido Valente dixit) está a conduzir os socialistas ao cadafalso e poucos parecem capazes de, no interior do PS, lhe fazerem frente.

Mas Mário Soares tira as consequências erradas da sua intuição sobre o futuro do PS. Num artigo patético que hoje publicou no Diário de Notícias começa por defender o que não tem defesa. Ou seja, que “não interessa agora discutir, do meu ponto de vista, a quem cabem as culpas do impasse criado”. Porém é isso que está em causa. Não está em causa saber se existe ou não uma maioria favorável a medidas de consolidação orçamental, pois o PSD já demonstrou por mais de uma vez que essa maioria existe. O que está em causa é que temos um primeiro ministro com tiques autoritários, incapaz de negociar e partilhar decisões, que inviabilizou qualquer hipótese de se contruir um consenso. Mário Soares sabe bem que é assim, mas disfarça.

Para o ex-Presidente o “essencial, o problema que mais aflige o Povo Português” é o de saber como “como sair da crise, financeira e económica, em que estamos mergulhados”. Pois é. Mas nada no PEC nos diz como sair da crise. O PEC é apenas mais do mesmo, isto é, mais medidas desconexas e improvisadas para tentar agradar aos credores, nada nelas reflectindo uma linha coerente de recuperação económica.

É por isso que a crise económica não é independente da crise política: quando não existe um mínimo de consenso sobre as medidas a adoptar, não é com chantagens e birras do primeiro-ministro que se chega lá. Mário Soares também sabe isso, mas mesmo assim defende o indefensável.

E o que é indefensável? É indefensável, por exemplo, a ideia de que uma campanha eleitoral agora “só desacreditará os Partidos, os políticos e o País” (quando será que não há risco de isso acontecer? e será isso pior do que suspender o natural direito de o povo se pronunciar?). Ou a ideia de que é negativo, ou até anti-democrático, o povo pedir um “governo de salvação nacional” (mas não foi um governo desse tipo a que o próprio Soares presidiu entre 1983 e 1985?).

Não deixa por isso de ser curioso que o ex-Presidente se coloque na estranha posição de implorar ao actual Presidente que intervenha para salvar o Governo que tudo tem feito para o humilhar e marginalizar. O que Mário Soares devia fazer era algo muito diferente: reivindicar a sua qualidade de fundador, ou mesmo de criador, do PS para pedir a saíde José Sócrates ou, pelo menos, que este aceitasse eleições “à irlandesa”. Ele sabe, como todos sabemos, que Sócrates é parte do problema há muito tempo. Pior: que é único grande obstáculo à solução. Um PS sem Sócrates poderia conversar com o PSD. Agora com Sócrates já ninguém fala. Pior: alguém que se agarra desesperadamente ao poder porque sabe que, no dia em que o deixar, ficará reduzido, na melhor das hipóteses, ao estatuto miserável do herói de Garcoa Marques em “Ninguém Escreve ao Coronel”…

O passado de Mário Soares merece melhor do que artigos como o de hoje.

13 comentários leave one →
  1. Arlindo da Costa permalink
    22 Março, 2011 16:38

    Sócrates é o politico português que mais estados de alma provoca na idiossincracia lusa.
    Tanto é odiado como é amado.
    Ninguém lhe fica indiferente.
    Tem o perfil dos grandes estadistas.
    Foi assim Sá-Carneiro. Reagan. Tahtcher. Gorbatchov. Helmutt Kholl. Keneddy, and so on.

    Gostar

  2. tina permalink
    22 Março, 2011 17:39

    “O que Mário Soares devia fazer era algo muito diferente: reivindicar a sua qualidade de fundador, ou mesmo de criador, do PS para pedir a saíde José Sócrates ou, pelo menos, que este aceitasse eleições “à irlandesa”.”
    .
    Que bem observado, jmf. Se o Bochechas assim não o fez, é porque não se interessa nada pelo país. Agora diverte-se a meter ao barulho a pessoa que mais odeia, Cavaco Silva. É um político manhoso, da pior espécie. Não admira que Sócrtaes tenha também tão poucos princípios, é a cultura do PS.

    Gostar

  3. Arlindo da Costa permalink
    22 Março, 2011 17:47

    Não foi Cavaco que disse que Portugal não suportava uma 2ª volta das presidenciais, por que os juros iriam subir por aí acima?????
    Então?
    E ele agora está de acordo com novas eleições?
    Olhe que não, olhe que não….

    Gostar

  4. lucklucky permalink
    22 Março, 2011 17:52

    esqueceu-se de Bokassa, Hitler, Estaline, Mao Tse Tong, O Diabo.

    Gostar

  5. lucklucky permalink
    22 Março, 2011 17:55

    Mas Sócrates é só um medíocre que existe por causa da nossa mediocridade Soci@list@. Nós deixamos.Nós ambicionamos ser comprados. Se for com dinheiro do nosso vizinho rico ou dos Alemães não há problema.

    Gostar

  6. Arlindo da Costa permalink
    22 Março, 2011 18:07

    Sócrates não tem culpa da mediocridade , da insanidade e da «má-sorte» dos «lucks» desta vida…
    Sócrates não pode fazer milagres, pois a «matéria-prima» que existe é «esta» e não outra!
    Eu gostava que os portugueses tivessem a fibra dos japoneses, dos chineses, dos alemães,etc.
    Mas não. São mexeriqueiros, mandriões, chicos-espertos, relapsos e beberrões.
    Eis o problema de Portugal: tem muitos Portugueses!

    Gostar

  7. 22 Março, 2011 18:25

    Se não nos livramos dele nunca mais saímos da cepa torta.

    Gostar

  8. Tiradentes permalink
    22 Março, 2011 18:46

    Quando internarem o Sócrates separem-no dos arlindos que ainda são alguns.
    Sob risco de fazerem com que a doença se agrave. Estas cópias do iluminado mentiroso correm o risco de ficarem catatónicos.
    É pateticamente sim que o Mário se ajoelha pedindo que salvem a face do partido socialista liderado por este engenheiro domingueiro, que se inscreve na assembleia como sendo não o sendo e manda corrigir, que nao declara rendimentos durante cinco anos, que não conhecia afinal as pesoas com quem tinha reuinido no caso freeport etec etc….mas mais grave que tudo, o Mário apesar de quase senil não quer ver o seu partido ligado ao maior descalabro económico e financeiro que jamais algum português conseguiu levar este país (nem na 1ª republica) que em seis anos quase duplicou a dívida e afasta da ideia, que já é realidade, que nos tronamos um quintal europeu onde esta amontoado um conjunto de tralhas que os europeus vão ter de lidar e limpar.
    É apenas essa estrondosa marca que ficará para a históriaque Mario Soares quer que não seja devidamente vincada.

    Gostar

  9. 22 Março, 2011 19:21

    O artigo não é apenas patético, mas sobretudo pateta.

    Gostar

  10. Mário Fernandes permalink
    22 Março, 2011 19:30

    É lamentável que o dr.Mario Soares esteja a delapidar o seu capital político, exibindo a sua incapacidade para ser imparcial e avaliar com justiça as consequências para o país da governação desastrosa do PS.
    Mário Fernandes, BI n.º780453, Lisboa

    Gostar

  11. 22 Março, 2011 20:39

    Há muitos interesses da matilha-que-tem-vivido-à-custa-de-Sócrates, que estão perigados !
    Nem será difícil identificar as hienas, os filhos, os afilhados e os amigos das hienas…
    (E também a Maçonaria pede aos seus “agentes políticos” para agirem neste momentos periclitantes…)

    Gostar

  12. 22 Março, 2011 20:41

    Mário Soares não deveria defender o indefensável e muito menos um canalha — “mas ele lá sabe” porquê…

    Gostar

  13. zazie permalink
    22 Março, 2011 22:13

    Os Arlindos/Doutor Pardal, madeirense ao tacho da Canavilhas, vão ficar sem tacho que vai ser uma maravilha.
    E depois, metem o contador a zero e voltam ao CDS ou ao PCP, conforme soprar a aragem

    Gostar

Indigne-se aqui.