Saltar para o conteúdo

Se tivessem roubado não eram tão fiscalizados

17 Setembro, 2011

Pacheco Pereira chama hoje a atenção para a intrusão das autoridades nas nossas vidas. O caso parece-me gravíssimo e confesso que desconhecia que isto era possível: «O último número da revista Focus tem uma notícia que ainda teve o condão de me surpreender, coisa cada vez menos possível para quem já viu porcos a voar e não foi só um ou dois, mas uma vara. A notícia lá está, incluindo testemunhos e fontes identificadas, e continua a lá estar, no meio da indiferença generalizada.
O que diz a Focus? Que em veículos particulares mandados parar em operações-stop da GNR, neste caso na A1, os seus ocupantes não foram só sujeitos aos habituais testes de alcoolemia, mas interrogados sobre que CD tinham no carro, tendo o leitor de CD sido sujeito a uma “busca”. Depois disso, as suas roupas foram identicamente sujeitas a “busca” para se saber quais as marcas e qual a origem, onde tinham sido compradas. Uma agente feminina estava presente para realizar idêntica busca nas roupas das senhoras. Uma peça de roupa comprada na Feira de Espinho e com marca suspeita levou à identificação de quem a usava. O objectivo destas “buscas” era, como se compreende, identificar artigos contrafeitos, CD copiados e roupas de marcas falsas. Os identificados, numa prática que a GNR confirma ser habitual, não eram feirantes, nem comerciantes de loja aberta, que pudessem estar a cometer qualquer crime fiscal, eram cidadãos comuns, podia ter sido qualquer um de nós.»

39 comentários leave one →
  1. Zacarias permalink
    17 Setembro, 2011 10:09

    Nem sei que dizer. A ser verdade, chegámos a um ponto em que se ultrapassou tudo o que tenha a ver com sensatez. Entrámos no completo domínio do absurdo e aí, meus amigos, tudo é possível.

    Gostar

  2. António Sobral Cid permalink
    17 Setembro, 2011 10:43

    All bets are off.
    O Pachêco, mais que provávem/ não inventou essa «conversa toda» na Marmeleira, iria apostar… 😦

    Gostar

  3. confrade permalink
    17 Setembro, 2011 10:52

    Creio que não possível isto ser feito sem um mandato. Quanto muito o condutor pode ficar detido até hà existência dele. Há por aqui gente de leis que saberá o que pode ser feito num caso destes.

    Gostar

  4. 17 Setembro, 2011 11:15

    Falta saber onde a Focus arranjou essa historieta.
    Parece conversa de vizinhas. B conta a C que ouviu a A. C nonta a D e por aí fora e quando a estória chega a Z já não é nada de A.

    Gostar

  5. 17 Setembro, 2011 11:30

    O problema é que já ouvimos tantas fábulas à Dona Helena, que ficamos sem saber se dá para acreditar.

    Gostar

  6. 17 Setembro, 2011 11:30

    Esta história foi colocada nas redes sociais pela Polux porque encomendou duzentos mil Pais Natais e pretende vendê-los e o Pacheco Pereira vai ter uma comissão de 10%.

    Gostar

  7. Rui Seabra permalink
    17 Setembro, 2011 11:39

    Com tanto lobby da máfia do copyright, não me admira que surjam casos deste género de abuso de poder e intimidação.

    Espero que sejam excepções raras, porque não existe qualquer obrigação de manter uma prova de compra de um CD, proibição de ter um CD com MP3, etc.

    Mas os membros da máfia do copyright já asseguraram leis como a EUCD, a IPRED, a Directiva de Retenção de Dados, em breve o ACTA, etc… Etc…

    Quando nos demos conta, já estamos num Estado Policial.

    Rui

    Gostar

  8. confrade permalink
    17 Setembro, 2011 11:43

    @fado com CD’s conheço mais do que uma pessoa que passou por isso, com roupa não sei. Mas será que me podem querer ver a marca dos boxers? E das meias?

    Gostar

  9. Castanheira permalink
    17 Setembro, 2011 11:46

    Essa estória faz-me recordar o que me contou um Françês, amigo de um meu conhecido, também Francês e professor. Dizia ele nos anos 70, entre outras coisas, como o de o crime violento em Paris em que uma pessoa poderia ser regada com gasolina e incendiado ou de junto da fronteira a policia se visse um relogio de pulso caro de imediato exiga a factura.
    Exageros à parte, se isto se passa nos dias de hoje com a policia portuguesa, exageros são.
    Quando a policia consegue vêr se um conductor vai ao telemóvel e não consegue vêr os camioes que roubam os sinais de aluminio da autoestrada, das maquinas industriais que circulam noite dentro para arrancar terminais de multibanco, ou camuiões grua que arrancam estátuas de praças públicas, será que são vesgos em relação ao visivel e apurados no detalhe?

    Gostar

  10. Observador atento permalink
    17 Setembro, 2011 13:26

    Não acredito! Mito urbano ou história MUITO mal contada.

    Gostar

  11. 17 Setembro, 2011 14:03

    Há por aqui uns patetas, tipo piscoiso, que pretendem desvalorizar o caso.
    Não se acautelem, não!

    Gostar

  12. 17 Setembro, 2011 14:04

    pois é exactamente isso , Observador. a focus difundiu um mito urbano ( quem o pôs a circular? a SPA e a Lacoste ? ) e o pacheco engoliu.

    Gostar

  13. zazie permalink
    17 Setembro, 2011 14:24

    O boato é tão antigo e já foi desmentido pela GNR mas o pachoco e Helena Matos nem uma pesquisa no Google sabem fazer.

    Gostar

  14. ALENQUER permalink
    17 Setembro, 2011 14:51

    >Isto é um espanto! Aposto que ninguém que vem para aqui descartar isto como mito urbano só porque não gosta do Pacheco nem da Helena leu a Focus nem sabe o que lá vem escrito. Acontece que é mesmo verdadeiro e já me aconteceu no Algarve. Não são muito comuns estas operações mas existem.

    Gostar

  15. Carlos Dias permalink
    17 Setembro, 2011 15:33

    Essa história só pode ser conversa de sopeira.
    Nada impede de se andar no carro com CD copiados do original, até por uma questão de segurança – evita-se as altas temperaturas que os podem danificar.

    Gostar

  16. Eleutério Viegas permalink
    17 Setembro, 2011 16:27

    Isto não pode ser verdade… Se for, é porque há gente que agacha. E quem muito agacha…

    Gostar

  17. 17 Setembro, 2011 16:27

    Nós,portugueses,os mandões,temos um modo muito sui generis de actuar: há uma qualquer benesse que produz fraudes.Qual é a maneira de resolver a questão? não vamos procurar os faltosos e puni-los.Não,porque isso não nos interessa ou nos dá mais trabalho,pura e simplesmente,cortamos o mal pela raiz.Quero lá saber que pague o justo pelo pecador!
    A ser verdadeira a notícia,é,de facto,confrangedor e assustador mas, muitos dos indignados com esta situação são os mesmos que muito se indignaram com a licença do isqueiro,produto importado, que,respeitando a História,pretendia proteger a nossa débil indústria dos fóforos, produto nacional, e também os postos de trabalho dos portugueses.

    Gostar

  18. Euro2cent permalink
    17 Setembro, 2011 18:00

    A máfia do copyright na Europa roubou este mês mais vinte anos ao público (extensão de 50 para 70 às gravações). Passaram a coisa de mansinho, num daqueles gabinetes de Bruxelas, ao fim de 3 anos de teimarem e levarem para trás em público.
    .
    Para ser mais engraçado, põem uns artistas a agradecer a coisa, quando esses nunca vão ver cheta – ao contrário de direitos de autor, estes pertencem às editoras …

    Gostar

  19. gogoi permalink
    17 Setembro, 2011 18:34

    esta noticia está decerto mal contada. a GNR é uma força de segurança. bem preparada e a situação descrita tal como está não materializa qualquer ilícito.
    Mas claro há muitas viaturazinhas ligeiras e particulares que andam carregadas da videogramas ilegais e de artigos com marca contrafeita. eles aparecem em tudo o que é feira e de algum modo lá chegam. Muitas vezes até de taxi!!!
    vamos lá separar o trigo do joio.

    Gostar

  20. licas permalink
    17 Setembro, 2011 20:36

    É a concepção NAZI-STALINISTA do poder do Estado
    *condicionar* o Povo (não está nele o Poder, mas nos agentes da autoridade). . .

    Gostar

  21. certo permalink
    18 Setembro, 2011 00:32

    Avassalador, terrível, se já um gajo não pode nem desmazelar-se com a cueca de outro dia.

    Gostar

  22. certo permalink
    18 Setembro, 2011 00:38

    E há-de ser boato, gosto de intriga, já aí dizem, mas também esse pacheco, senhores, levou sempre a vida a intrigar tanto sobre qualquer coisa e tudo que alguma vez lhe faltará assunto, daí, vai, ele é muito homem para inventar um qualquer entrudo.

    Gostar

  23. Kafka permalink
    18 Setembro, 2011 00:49

    Conversa fiada. É pena que a Helena tenha “emprenhado” pela focus e pelo pacheco.
    Vejam o Link da Zazie mais acima.
    Mais um comentário oportuno aqui
    http://www.portadaloja.blogspot.com/2011/09/o-saber-nao-ocupa-lugar.html

    Gostar

  24. OLIVEIRA S permalink
    18 Setembro, 2011 01:42

    Atrás de mim virá quem de mim bom fará!

    Gostar

  25. Leme permalink
    18 Setembro, 2011 03:42

    Só os idiotas podem acreditar numa historieta destas. Como também é verdade que ninguém deixaria que se passasse uma coisa destas – um crime praticado pela GNR?

    Gostar

  26. António Sobral Cid permalink
    18 Setembro, 2011 05:44

    Passando brevemente à questão de fundo: não faz sentido pôr no mercado meios técnicos de fazer isto e aquilo e depois dizer ao people «ah, comprem esta m#$%a, mas não utilizem porque é ilegal». Em que ficamos ? As forças policiais (a PSP são civis, a Guarda são militares) cumprem ordens. Podem ter a sua opinião sobre elas, conversar entre eles ou não, mas se não cumprirem ordens não servem para nada. Trata-se portanto de que as ordens não sejam absurdas, ou é capaz de um dia «sair o tiro pela culatra»…

    Gostar

  27. JCA permalink
    18 Setembro, 2011 07:02

    .
    Talvez fosse dos CD’s desta:
    .
    -LADY GAGA’S MUSIC FIRM ‘USED BY DRUG RING’
    http://www.express.co.uk/posts/view/271799/Lady-Gaga-s-music-firm-used-by-drug-ring-
    .
    Sem defender ou acusar, apenas transcrever ao estilo daquele licor, a fama já venha de longe. Mas concerteza a Senhora defenderá a sua Honra nos Tribunais Americanos:
    .
    -Levi Johnston’s sister Mercede sat down with Playboy and revealed some scandalous new claims about drug usage in the Palin family and why Sarah could never be president!
    http://www.hollywoodlife.com/2011/08/08/sarah-palin-playboy-mercede-johnston-levi/
    .
    -Review: Sarah Palin via Joe McGinniss: cocaine, infidelity and anonymity
    http://articles.latimes.com/2011/sep/15/entertainment/la-et-0916-mcginniss-palin-book-review-20110917

    -Palin ‘Took Cocaine And Cheated On Husband’
    http://news.sky.com/home/world-news/article/16069927

    E ‘sal e pimenta’:
    .
    -Obama’s authority ‘was undermined by advisers’
    http://www.independent.co.uk/news/world/americas/obamas-authority-was-undermined-by-advisers-2356123.html
    .
    A modos do keynesianismo TGV tuga (ainda estamos à espera da promessa de CSilva sobre ‘custos beneficios’):
    -The Cost Of Obama’s Stimulus Plan: $312,500 Per Job (Vote) Created Or Saved (And Guess Who Is Paying It)
    http://WWW.ZEROHEDGE.COM/NEWS/COST-OBAMAS-STIMULUS-PLAN-312500-JOB-VOTE-CREATED-OR-SAVED-AND-GUESS-WHO-PAYING-IT

    Gostar

  28. Monchique permalink
    18 Setembro, 2011 15:36

    Vale uma aposta como o Pacheco Pereira em próximo artigo vai dizer que a culpa é do Pasos Coelho, do Santana Lopes, do Menezes e que se a Manuela Ferreira Leite estivesse no poder (com ele, claro) nada disto aconteceria. Pacheco é outro que já deveria estar na reforma tal como o Mário Soares. Fiquei triste ao ver a sua entrevista na SIC notícias. A SIC cada vez mais se parece com os teatros do velho parque mayer, em desmantelamento e apodrecimento acentuado, já não com novas e esbeltas coristas mas com velhos e sem graça marretas. Tenho pena, muita pena. O Dr Balsemão não vai acabar bem.

    Gostar

  29. EMS permalink
    18 Setembro, 2011 15:45

    Uma mentira repetida muitas vezes…

    Gostar

  30. Manolo Heredia permalink
    18 Setembro, 2011 16:29

    as coisas que os comunistas da GNR não são capazes de fazer!

    Gostar

  31. António Sobral Cid permalink
    18 Setembro, 2011 16:45

    @ Monchique: vai uma aposta em como o «tio Chico» se vai safar sempre ? 😉

    Gostar

  32. ALENQUER permalink
    18 Setembro, 2011 17:22

    Leiam a Focus que até declarações da GNR tem, em vez de fazerem de imbecis a apontar o dedo em vez da Lua.

    Gostar

  33. Pedro Cruz permalink
    18 Setembro, 2011 18:52

    Em 2007 já este boato corria e havia sido esclarecido. Cfr. http://cruzadvogados.blogspot.com/2007/02/cpias-de-cds-para-uso-privado-em.html

    Gostar

  34. contribuinte permalink
    19 Setembro, 2011 17:59

    Já nada admira, tudo é possível…é mto mais fácil controlar a economia paralela “apanhando” os consumidores que fiscalizar os fabricantes!!!
    Mas, que será de nós, contribuintes estrangulados por impostos, sem a economia paralela?…pescadinha de rabo na boca…qto mais aumentam impostos, mais fuga, qto mais fuga, mais necessidade de aumentos…eh eh eh…QUE FUTURO???

    Gostar

  35. silva permalink
    20 Setembro, 2011 09:06

    Agora para distair o povo fala-se da Madeira, esquecendo o que os anormais estão fazendo ao país. O caso C.Estoril Sol quie despediu 113 trabalhadores sem que o estado investiga-se, prepara-se para mais 130 trabalhadores, isto é que preocupa não é a Madeira. Estamos entregues a governantes que nunca trabalharam e que que nos empobrecem dia a dia. O mais hilariante somos todos nós que pagamos os ORDENADOS chorudos que eles ganham e ainda nos entalam. A submissão está a deixar estes parasitas destruir PORTUGAL.
    Esta Administração é que deveria ser despedida pela gestão gravosa que tem feito no Estoril Sol.
    Nos últimos anos destruiu 680 postos de trabalho, encerrando o Hotel Estoril Sol, e só no Casino foram 371 trabalhadores despedidos.
    Simultaneamente nos últimos 5 anos a empresa aumenta em 68% a produtividade.
    A empresa em 2009 continuou a ter grandes lucros.
    Esta medida é completamente desajustada e eventualmente ligada a jogadas de bastidores de grande irresponsabilidade, fazendo os trabalhadores pagar a factura de despesas que nunca fizeram.
    Os Órgãos de Soberania têm que intervir, pois os Casinos são concessões do Estado.

    “Para Os Trabalhadores da empresa casino estoril no final se fará justiça, reconhecendo a insustentabilidade de um despedimento Colectivo oportunista promovido por uma empresa que, para além do incumprimento de diversas disposições legais, apresenta elevados lucros e que declara querer substituir os trabalhadores que despede por outros contratados em regime de outsoursing”.
    Bentley; Maserati;Porshe bi turbo: Não, não é publicidade.São os carrinhos do presidente de uma empresa que pretende despedir humildes funcionários. E as regras nacionais para «não fumadores» as quais o sr: presidente faz questão de despudoradamente violar como qualquer pessoa pode constatar no Hall por onde ele passa alegre e cheio de graça. É um aroma de charuto ou cachimbo e ainda tem o desplante de dizer a toda a gente a frase “ Quem é que manda em mim “.E os insultos aos representantes dos trabalhadores dessa casa?«Kremlin do Estoril»,in revista Visão. Já adivinharam de que empresa falo? Casino Estoril – A tal que COM LUCROS DE MILHÔES avançou com despedimentos’ A tal que goza com os acionistas e subverte a lei do jogo para utilizar a seu favor? Tem sede não no BurkinaFasso mas no Estoril. Para todos os funcionários alvo da tentativa de escamoteamento do seu ganha pão uma palavra de esperança. Acreditem que a justiça é a constante e perpétua vontade de dar a cada um o que lhe é devido.

    Gostar

Trackbacks

  1. O passo seguinte: sermos multados se numa operação stop não apresentarmos os recibos de todos os objectos que viajam no carro e nos ocupantes do carro. E talvez criar uma base de dados sobre os gostos sartoriais e musicais de cada um, para averiguar fu
  2. O passo seguinte: sermos multados se numa operação stop não apresentarmos os recibos de todos os objectos que viajam no carro e nos ocupantes do carro. E talvez criar uma base de dados sobre os gostos sartoriais e musicais de cada um, para averiguar fu
  3. Se tivessem roubado não eram tão fiscalizados (via BLASFÉMIAS) | Nuno Anjos Pereira

Indigne-se aqui.