Saltar para o conteúdo

Mudaram os meios mas o fim é o mesmo

5 Janeiro, 2012

Em 1974 o problema do país eram os grandes grupos económicos. Havia que combater os grandes grupos económicos. Os grandes grupos económicos foram nacionalizados. Os lucros astronómicos transformaram-se em prejuízos colossais. Mas o país rejubilou com o fim dos grandes grupos económicos e a partida para longes terras dos empresários.

Em 20112 o país desespera por não ter grandes  grupos económicos e combate a falta de visão e de gosto pelo risco dos empresários portugueses, incapazes constituir os grandes grupos económicos. Os  grupos económicos actuais não correm o risco da nacionalização nos termos de 1974-1976. Hoje o Estado não está para assumir responsabilidades reais. O Estado quer dinheiro e as empresas nacionalizadas só geram despesa. Nacionalizar hoje quer dizer que se aos empresários se exige que  trabalhem como privados e rendam como privados. No fim o Estado vai buscar tudo o que pode. E se mesmo assim não for suficiente muda as regras a meio do jogo que é como quem diz agrava os impostos

 

Em 1974, Alexandre Soares dos Santos teria o seu grupo económico nacionalizado. E ele iria para a prisão por uns tempos e em seguida para o estrangeiro. E o socialismo assumia as responsabilidades.

Em 2012, Alexandre Soares dos Santos tem o seu grupo económico privado e a trabalhar como tal. Ele já muito para lá da idade da reforma continua a trabalhar. O socialismo não assume nada, acusa-o de procurar furtar aos  cofres do estado os montantes que sustentam a nomenklatura e a respectiva propaganda de redistribuição

Tanto em 1974 como em 2012 entende-se que as empresas não são dos empresários mas sim recursos estatais. Uma espécie de saco azul ao dispor dos governos. Em 1974 acreditava-se que confiscando as empresas, o Estado ficava rico. Em 2012, o socialismo  tornou-se mais hábil: tolera os privados porque sabe que sem eles não há dinheiro. E por isso perante a suspeita de que os privados tentam pagar menos impostos reage com fúria e indignação.  De 1974 a 2012 mudaram os meios mas o fim é o mesmo: as empresas devem servir o Estado.

Por isso Alexandre Soares dos Santos teria levado a sua vida com muito sossego e apreço da Pátria se tivesse sido funcionário público toda a vida. Ou melhor ainda se tivesse passado de carga de nomeação para cargo de nomeação. Agora certamente que peroria contra o espírito de ganância do dono da cadeia Pingo Doce.

38 comentários leave one →
  1. 5 Janeiro, 2012 10:16

    “Em 1974, Alexandre Soares dos Santos teria o seu grupo económico nacionalizado. E ele iria para a prisão por uns tempos e em seguida para o estrangeiro. E o socialismo assumia as responsabilidades.

    Em 2012, Alexandre Soares dos Santos tem o seu grupo económico privado e a trabalhar como tal. Ele já muito para lá da idade da reforma continua a trabalhar. O socialismo não assume nada, acusa-o de procurar furtar aos cofres do estado os montantes que sustentam a nomenklatura e a respectiva propaganda de redistribuição”.

    Vista a coisa deste modo… viva 1974!

    Gostar

  2. p D s permalink
    5 Janeiro, 2012 10:20

    Helena,
    julgo que em 2012 a Banca é digamos assim PRIVADA……tipo por exemplo como o BPN e afins.
    Mas parece que existe interesse/necessidade que o ESTADO os tire do buraco e/ou lhes possibilide LIQUIDEZ para sobreviverem. Só para o BPN será elevado o “esforço financeiro” exigido a cada portugues, os que apelida de “socialistas/funcionario publico”!

    Perante esta constatação, qual era mesmo a distinção que pretendia salientar a Helena, sobre PRIVADOS vs ESTADO….ou 1974 vs 2012 ?

    Gostar

  3. silva permalink
    5 Janeiro, 2012 10:22

    No despedimento colectivo de 112 familias do Casino Estoril nada foi cumprido no artigo 362º
    e depois dizem que as pessoas não querem trabalhar .
    artigo 362.º
    intervenção do ministério responsável pela área laboral
    1 – o serviço competente do ministério responsável pela área laboral participa na negociação
    prevista no artigo anterior, com vista a promover a regularidade da sua instrução substantiva e procedimental e a conciliação dos interesses das partes.
    2 – o serviço referido no número anterior, caso exista irregularidade da instrução substantiva e procedimental, deve advertir o empregador e, se a mesma persistir, deve fazer constar essa menção da acta das reuniões de negociação.
    3 – a pedido de qualquer das partes ou por iniciativa do serviço referido no número anterior, os serviços regionais do emprego e da formação profissional e da segurança social indicam as medidas a aplicar, nas respectivas áreas, de acordo com o enquadramento legal das soluções que sejam adoptadas.
    4 – constitui contra-ordenação leve o impedimento à participação do serviço competente na
    negociação referida no n.º 1. o governo está a dar apoio a este despedimento.

    É só preencher tempo nada se faz, nem se investiga…… é deixar andar até a maioria da população morrer para se dar a notícia que o desemprego baixou.

    Gostar

  4. joao manuel permalink
    5 Janeiro, 2012 10:26

    Este país fez a revolução dos costumes mas ideológicamente nãos e consgue livrar da canga socialista, como se viu ontem no Parlamento com aintervenção de um deputado do CDS. Se até os partidos ditos de direita alinham com a esquerda socialista, dificilmente este país terá futuro…só emigrando mesmo.

    Gostar

  5. José Estalinho permalink
    5 Janeiro, 2012 10:28

    Tadinho do Soares dos Santos. É um mártir, um sacrificado, a lutar pelas vidas dos seus colaboradores, eplo seu bem-estar. Não só devia receber os louvores da nação com até seria de pensar numa estátua para que os colaboradores e clientes pudessem romariar e depositar flores aos seus pés. Vou começar uma petição pública para isto.

    Gostar

  6. tina permalink
    5 Janeiro, 2012 10:49

    Brilhante, Helena!

    Gostar

  7. 5 Janeiro, 2012 10:54

    Entretanto Portas pōe ‘feirantes’ nas embaixadas a venderem Portugal.

    Gostar

  8. Outside permalink
    5 Janeiro, 2012 11:18

    Não obstante o facto de eu não criticar esta saída nediática do GJM para as Netherlands…constata-se algo óbvio da leitura deste post, tal como já assinalado por alguns comentadores…a demagogia básica nele implicíta…mas também há quem aplauda..portanto HM deve estar no bom caminho…

    Gostar

  9. fredo permalink
    5 Janeiro, 2012 11:37

    Ainda não percebi esta indignação dos media e comentadores.
    Será por ter sido escolhida a Holanda em vez das Ilhas Caimão como fez a CGD?

    Gostar

  10. 5 Janeiro, 2012 11:52

    nem mais. e depois mascaram a coisa com a caridosa “responsabilidade social” que dá para tudo e gritam :pecado , pecado !!
    vão mas é trabalhar raça de caloteiros preguiçosos , que não há maneira de sairem de cima , caramba.

    Gostar

  11. 5 Janeiro, 2012 12:06

    Sobre a penalização do Pingo Doce pelos consumidores, alvitrada por Almeida, como consumidor apenas me interessa o preço e a qualidade dos produtos.
    Não percebo o amargor dos almeidas ao Pingo Doce.

    Gostar

  12. Zé da Póvoa permalink
    5 Janeiro, 2012 12:19

    Mais uma candidata a um lugar no Pingo Doce. Só se fôr na Caixa! É curioso ver como a malta do pote se entreajuda na defesa do amigo que pertenceu à comissão de honra de Cavaco. A luta pela publicidade está difícil, mas daí a vender a alma ao diabo…!

    Gostar

  13. A. Silva permalink
    5 Janeiro, 2012 12:55

    Ah Leninha, podes estar descançada que hás-de ter sempre um lugarzinho no Pingo Doce !

    Gostar

  14. José Estalinho permalink
    5 Janeiro, 2012 13:24

    Com tanto defensor de ASS aqui no blogue que luta contra a bovinidade, será curioso ver quem são os autores dos próximos títulos da colecção da Fundação do Pingo Doce. O ex-director do Público já lá canta. Será a Helena a próxima? O João Miranda? O CAA?

    Gostar

  15. JgMenos permalink
    5 Janeiro, 2012 13:29

    O que me admira é que ainda haja tanto capital comprometido com um país em que sempre se lhe referem em tom de ameaça.
    Quer-se capital para criar empregos; no dia seguinte é um explorador a taxar o mais possível; se se salvaguarda é imoral.
    E por aí fora até à miséria final.

    Gostar

  16. 5 Janeiro, 2012 13:53

    não consigo perceber porque a caixa de comentários dos post do Sr. CAA ilustre deputado da nossa república está desligada.

    não vale disser dislates e depois coloca-los ao vento.
    sabe tanto ou melhor que eu que as verdades são o que são.

    portanto ponha-se lá a jeito…

    Gostar

  17. 5 Janeiro, 2012 13:56

    Tenho muito respeito e alguma admiração pelo Carlos Amorim, vulgo CAA.
    Nem critico o facto de fechar a caixa de comentários. É um direito que lhe assiste.
    No entanto, quando no fundo do seu post está escrito “Deixe um Comentário”, devia estar: “Deixe-se de Comentários”.

    Gostar

  18. José Estalinho permalink
    5 Janeiro, 2012 14:06

    Brilhante, Tina! Começo a desconfiar que a Tina é um alter-ego da Helena. Comentar entusiasticamente as cada posta do Blasfémias é a sua missão, ninguém a pare.

    Gostar

  19. 5 Janeiro, 2012 14:30

    A Tina é a mascote do Blasfémias!

    Gostar

  20. JCA permalink
    5 Janeiro, 2012 14:33

    .
    Os Holandeses e os ….. Suecos …. e até aqui ao lado os Espanhóis,
    .
    que espertos e proativos na luta em termos MUNDO GLOBAL seguem segundo a segundo estes ‘pentelhos’ duma mini-parte da MUITO MAIOR ELITE PORTUGUESA que está em nomeklatura, appartnik e diktat no Poder PROVISÓRIO,
    .
    estão-se a C*G*R a rir da NABICE ‘OFICIOSA’ para embasbacar os que são tugas. Senão vejamos:
    .
    se JM tivesse vendido aos holandeses, xinas, russos, suecos ou quaiquer outros o Pingo Doce estes ‘chico-espertos de uso caseiro’ também berravam, ameaçavam boicotes da treta etc ? Baixavam as calcinhas e calavam-se como bons inteletuais provincianos que ajoelham ao ‘estrangeiro’.
    .
    a EDP também não saiu de Portugal para a Xeina tal qual a JM para a Holanda ? Ninguém reclama só porque a saída não é de Portugueses mas de Xeinas ?
    .
    porque é que a NABICE OFICIOSA em vez de defender com unhas e dentes IMPOSTOS ESPECULATIVOS mesmo que provoque o ‘PORTUGÙÊS’ a emigrar, a deslocalizar-se ou a fugir,
    .
    começa a ser esperta (não chico-esperta que é uma invenção da inteligencia em Poder) e se coloca ainda mais à frente dos Suecos, Holandeses, Espanhóis etc e em vez duma PERDEDORA ESTUPIDAMENTE ROMANTICA (boa aluna…) arranca para ser uma GANHADORA usando a mesma ‘bomba atómica’ da FISCALIDADE ARMA DE CAPTAÇÂO DE SEDES DE EMPRESAS ESTRANGEIRA EM PORTUGAL (a tal AREA ECONOMICA ESPECIAL) ?
    .
    Lá é tão simples, objetivo e direto ao que interessa sem filosofias e tretas. Senão vejamos:
    .
    os otários na terra deles especulam fiscalmente, adoram ser conhecidos como ‘salvadores’ e ‘corajosos’ capazes de conseguirem sacar dos IMPOSTOS MAIS ALTOS DO MUNDO; aquilo é que é elite-escol-inteligência-governar, gozam de lá com eles …
    .
    e nós, os lá, com um simples estaminé de vão de escada em Amesterdam, Leiden, Estocolmo, Badajoz etc é só faturar: caiem cá os impostos que os otários expulsam ……
    .
    Maior manifestação de gozados e nabos nunca vi. Dói-me por ser Português e ser ‘obrigado’ a também ser gozado e ridicularizado como nabo obrigado pelos em Poder transitório a ser nabo.
    .
    Apenas.
    .

    Gostar

  21. carneiro permalink
    5 Janeiro, 2012 14:38

    Drª Helena,
    Tem razão no que afirma. Mas se conhecesse o tratamento contratual que esse grupo dirige aos produtores agrícolas nacionais ficaria certamente escandalizada.

    Gostar

  22. Helena Matos permalink
    5 Janeiro, 2012 15:08

    «Tem razão no que afirma. Mas se conhecesse o tratamento contratual que esse grupo dirige aos produtores agrícolas nacionais ficaria certamente escandalizada.» — Conheço mal mas o que conheço – e que é o pouco que tem vindo nos jornais – não merece a minha concordância e acho que devia ser objecto de mais notícias.

    Helena Matos

    Gostar

  23. afédoshomens permalink
    5 Janeiro, 2012 15:14

    eh eh:
    Bastonário
    “Portugueses já pensam ‘Sócrates volta estás perdoado’”

    Gostar

  24. afédoshomens permalink
    5 Janeiro, 2012 15:15

    «as medidas de austeridade que estão a ser aplicadas “têm consequências graves, há famílias que vão ter de tirar os filhos das escolas, há pessoas que vão ter de racionar a sua própria alimentação e estamos a comprometer, pelo menos em matéria de educação, a evolução futura da nossa sociedade e do nosso País»
    ibidem

    Gostar

  25. pedro permalink
    5 Janeiro, 2012 15:16

    Dona Helena: Compreendo a mudança em termos de empresa porque está complicado existir em Portugal. Porém, nesta altura do campeonato foi pouco oportuno e começo a ver mais semelhanças com a outra bancarrota ,antes da implantação da república ,por acaso ou talvez não, o capital também deixou o país e deixou os portugueses maduros para a queda da monarquia. Vejo a decisão do sr Soares dos Santos com acrimónia.

    Gostar

  26. afédoshomens permalink
    5 Janeiro, 2012 15:27

    o almeida depois de enterrar o belenenses como o joão banana loureiro laranja fez com o boavista ainda tem a lata de vir dar palpites…ninguém lhe esborracha aquele nariz de alcoólico. esse panilas que ia ao futebol com o gonçalo capitão!

    Gostar

  27. ricciardi permalink
    5 Janeiro, 2012 15:31

    O problema nao êh Soares dos santos domiciliar os seus rendimentos na Holanda. Isso parece-me absolutamente um assunto que só a ele diz respeito. Ele lá terá os seus motivos e ninguém tem nada a ver com isso. O problema êh outro. Pressupondo que o que o levou a ‘emigrar’ foi uma optimizacao fiscal dos seus rendimentos, o que nao êh líquido, devemos nos perguntar duas ou tres coisas:
    1- Como concorrer com outros espaços econômicos de forma a atrair investimento?
    2- Como concorrer com outros espaços econômicos de forma a manter os rendimentos de lucros no pais que os produz?
    e finalmente,
    3- Como se pode achar que a ue vai cumprir o decidido na ultima reunião ministerial, nomeadamente na harmonização fiscal, orçamento comum etc, se nenhum dos países vai querer abdicar dos seus próprios trunfos fiscais?
    e mais uma de borla,
    4- Poderá uma moeda funcionar em contextos fiscais, laborais, legais tao diferentes de pais para pais?
    .
    Rb

    Gostar

  28. berto permalink
    5 Janeiro, 2012 15:42

    Como já aqui escreveram, não existe qualquer problema na mudança da empresa de Soares dos Santos. O homem faz dos seus pertences o que muito bem entender tal como eu ou qualquer outro fará dos seus.
    A questão está naquilo que Soares dos Santos falou há meses atrás, que concorde-se ou não teve o seu impacto.
    Neste momento Soares dos Santos não tem qualquer autoridade moral para vir botar opiniões sobre a política e o futuro deste país. Que fique onde está, a tratar das promoções do dia.

    Gostar

  29. Arlindo da Costa permalink
    5 Janeiro, 2012 15:42

    O Grupo empresarial e o próprio Alexandre enriqueceu brutalmente mas foi com o 25 de Abril e com a subida do poder de compra dos portugueses prorporcionado pelo Estado Social, e que vocês, na vossa douta ignorância, criticam.
    O Xexé Soares dos Santos, antes do 25A, não passava duma simples mercearia fina!
    Ele que vá para a Holanda, para a Bessarábia ou para o Diabo Que O Carregue! e que morra bem longe daqui, para que a Segurança Social portuguesa não lhe pague subsídio de funeral.
    ESSE GAJO NÃO FAZ NENHUMA FALTA A PORTUGAL, PERCEBERAM Ó CARAMELOS?

    Gostar

  30. Tiro ao Alvo permalink
    5 Janeiro, 2012 15:57

    Ricciardi, as questões que apresentou, por muito pertinentes que sejam, e são, não interessam à esmagadora maioria dos comentadores que andam por aí. Vai uma aposta?

    Gostar

  31. Ricciardi permalink
    5 Janeiro, 2012 17:06

    Vamos ver, a adopção do euro, pelos vistos, proporcionou grande endividamento. Para as familias e para o estado. Os liberais lá dirão que não foi o Euro o responsavel. E não foi, de facto. O Euro apenas proporcionou ou facilitou o recurso ao crédito, quer pelas belissimas taxas inerentes, quer pela capacidade crediticia que aportou aos aderentes.
    .
    Este endividamento, neste preciso momento é, aliás, o motivo pelo qual o defice das contas publicas não é ZERO, uma vez que o saldo primario é superavitario. Portanto, sem endividamento acrescido que o Euro proporcionou não haveria um defice tão elevado, chegando mesmo ao ponto de termos de crescer acima de 6% (a tx media de financiamento é de cerca de 5%) para podermos começar a pagar as dividas.
    .
    Em face do endividamento (já nao financiavel pelos mercados) e para honrar os nossos compromissos tivemos de tomar medidas de austeridade. Quer por via de receitas fiscais (aumento de impostos), quer por via de redução da despesa.
    .
    Aqui chegados, verificamos no entanto que, os empresarios, considerando os impostos lançados para resolver o endividamento demasiado altos, resolvem emigrar e passar a as suas sedes para mercados fiscalmente mais actrativos.
    .
    E assim, passam a deslocar os seus rendimentos para outras paragens, agravando ainda mais o problema do país.
    .
    Portanto, a um aumento incrivel ( e criminoso tambem) do endividamento do país, lançamos austeridade para controlar as contas; essa austeridade levou a um inevitavel aumento de impostos. Aumento de impostos estes que estão na origem da fuga dos empresarios tributaveis para o estrangeiro.
    .
    Em face disto, eu pergunto, a culpa disto é:
    a) dos empresarios?
    b) dos trabalhadores?
    c) no euro e nas facilidades crediticias (irreais) que ele proporcionou?
    .
    Rb

    Gostar

  32. licas permalink
    5 Janeiro, 2012 18:08

    Pois, o Alexandre está no seu direito, ninguém o contesta.
    Mas se o Direito fosse a Codificação da Moral, BEM ???
    Ele vive numa sociedade à qual foram exigidas (por Direito, lá está. . .)
    CONDIÇÕES QUASE ESCLAVAGISTAS DE VIDA por via de termos de pagar a dívida.
    Em vez de contribuir, o que seria humano e de Direito, nem que fosse apenas com os Impostos
    QUE NOS SÃO DEVIDOS como Nação, PREFERIU maximizar o seu *pecúlio*
    sediando no estrangeiro a(s) empresa(s) que possui . . .
    (Não lhe gabo a decisão).

    Gostar

  33. licas permalink
    5 Janeiro, 2012 18:11

    COMO DIZ O Arlindo: que morra BEM LONGE daqui
    para que não tenhamos que suportar o cheiro do cadáver . . .

    Gostar

  34. 5 Janeiro, 2012 18:20

    A estupidez arlíndica continua em forma e tem seguidores.

    Gostar

  35. licas permalink
    5 Janeiro, 2012 18:28

    Parece. até, que foram os Holandeses que contribuiram
    PARA A FORTUNA COLOSSAL DO FULANO . . .

    Gostar

  36. Zebedeu Flautista permalink
    5 Janeiro, 2012 18:53

    Contribuir tipo dá cá a carteira senão arrebento-te as trombas ou ainda pior tipo dá ai o dizimo senão as Finanças penhoram-te até as cuecas?
    Uma vez dei umas moedas a uma menina que vendia uns peluches para ajudar já nem sei ao que a porta do PD querem ver que era uma sobrinha do ASS e fui enganado!
    .
    Das duas uma: Ou o homem ganhou o dinheiro honestamente graças ao trabalho, engenho e sorte ou a base da exploração de trabalhadores e consumidores. Agora com contributos juntar tanto milhão é obra.

    Gostar

  37. zazie permalink
    5 Janeiro, 2012 19:23

    O morgadinho da cubata a dar pérolas a porcos.
    .
    Isto por aqui acabou- agora é só mongalhada comuna a fazer contraditório e preguiça natural neotonta a bater palmas.

    Gostar

  38. zazie permalink
    5 Janeiro, 2012 19:24

    Olha, vai ao Portadaloja que o josé fez o jornalismo que faltava a este post.

    Gostar

Indigne-se aqui.