Saltar para o conteúdo

Bons sinais

8 Abril, 2012

Uma boa semana para o governo. Primeiro anunciou que não vai aumentar os funcionários públicos em 15% em 2014. Faz sentido. Em 2014 as restrições orçamentais serão ainda maiores que em 2012. Seria muito mau sinal se o governo resolvesse aumentar a despesa subitamente. Parece que há alguém no governo imune à maluquice geral do país. E isso só pode ser bom.

.

Em segundo lugar, o governo suspendeu as reformas antecipadas no sector privado. Para alem de ser uma abertura do governo à tão pedida repartição de sacrifícios, é mais um sinal de realismo. Não há dinheiro, não há benesses. O país que considera as reformas antecipadas um direito adquirido vai ter que se habituar à falta de dinheiro. O resto das nossas vidas será assim. E a medida foi tomada em total secretismo. Mais uma prova de que há gente a raciocinar dentro do governo.

.

Em terceiro lugar, Passos Coelho repetiu o que já tinha dito. O governo coloca a hipótese de Portugal não regressar aos mercados em 2013. Foi novidade para vários jornalistas, talvez porque hoje em dia trabalhar num jornal já não garanta o acesso a notícias e muito menos a arquivos de notícias. Colocar a hipótese de que as coisas poderão correr mal no futuro é uma condição essencial para o bom governo. Realismo. Muito realismo, é o que se espera de um governo. Neste caso o realismo passa por perceber que erros de 40 anos não se corrigem em 3 e que a confiança dos mercados, perdida em 3 anos levará uma ou duas  décadas a ser recuperada.

.

Em suma, aquilo a que chamam hoje austeridade será a norma dos próximos 30 anos. Não há por onde fugir, os problemas de endividamento, falta de confiança de credores e investidores combinam-se com os problemas de envelhecimento da população que começarão a emergir dentro de 10 a 20 anos. De uma economia assente no endividamento, no consumo e na confiança no crescimento ilimitado passámos irreversivelmente para uma economia da contenção e da gestão do património acumulado.  Más notícias para o partido da despesa pública que representa neste momento 90% do espectro político. Este partido vai entrar em erosão.

40 comentários leave one →
  1. piscoiso permalink
    8 Abril, 2012 11:03

    Porreiro.
    Com este post já sei em quem hei-de votar nas próximas eleições.

    Gostar

  2. Zebedeu Flautista permalink
    8 Abril, 2012 11:10

    Partido Nacional Renovador?

    Gostar

  3. J.Silva permalink
    8 Abril, 2012 11:13

    E tudo isto partindo do princípio de que, além Caia , a coisa se mantenha nos actuais arrufos ( as questões trans – pirenaicas já pertencem a um outro mundo…).

    Gostar

  4. lina permalink
    8 Abril, 2012 11:18

    Mas por que falam todos como se fossem marxistas e acreditassem mesmo na tese de que é a economia que determina a história? Não têm outras coisas para falar ou analisar?

    Gostar

  5. asCético permalink
    8 Abril, 2012 11:35

    Tira-se pequenos direitos adquiridos a uns para manter os grandes direitos adquiridos de outros. O Estado já não está ao serviço das pessoas – foi sequestrado pelos grandes interesses económicos. Salve, salve, aleluia, salve, Liberalismo!

    Gostar

  6. JDGF permalink
    8 Abril, 2012 11:54

    A asserção de “Uma boa semana para o governo” arrisca-se a entrar no anedoctário político nacional.
    Faz lembrar o desesperado indigena que se atira do 10º andar e, ao passar frente à janela do 3º., comenta para um incrédulo observador:
    “Como podes ver ainda não me sucedeu nada”!

    Gostar

  7. A C da Silveira permalink
    8 Abril, 2012 12:01

    Este é o post mais lucido que li em Portugal nos ultimos tempos; haja no meio desta alienação em que vivem os midia em Portugal, alguem capaz de chamar os bois pelos nomes. Parabens, João Miranda!

    Gostar

  8. 8 Abril, 2012 12:13

    «Com este post já sei em quem hei-de votar nas próximas eleições.»
    No partido dos arrombados e LGBT’s…
    Dê descanso à malta cavalheiro Piscoiso.
    Arranje uma mulher ou um companheiro e páre de ser melga.
    R.

    Gostar

  9. PDA permalink
    8 Abril, 2012 13:06

    ‘E a medida foi tomada em total secretismo. Mais uma prova de que há gente a raciocinar dentro do governo.’

    Quando alguem que em teoria é detentor de um cérebro e escreve uma alarvidade deste teor num Estado de Direito Democrático, ou não há cérebro ou não há Estado de Direito Democrático….

    Gostar

  10. aremandus permalink
    8 Abril, 2012 13:30

    como se este governo chegasse a 2014…
    se este governo chegar a setembro eu corto o dedo mindinho da mão direita!

    Gostar

  11. piscoiso permalink
    8 Abril, 2012 13:38

    Para os menos atentos, o meu comentário anterior era irónico.
    Quanto ao Rogério, coitado, tomara vc ter as minhas mulheres.

    Gostar

  12. aremandus permalink
    8 Abril, 2012 13:42

    até os joaquins do portugal contemporâneo já toparam o cheiro do fim de festa. bom sinal.

    Gostar

  13. 8 Abril, 2012 13:47

    Além de Benfiquista é um armante bem ao estilo de Salinger.
    Forca consigo.
    R.

    Gostar

  14. piscoiso permalink
    8 Abril, 2012 13:52

    O Rogério é tão estúpido que acha que eu sou benfiquista.
    eheheh

    Gostar

  15. JDGF permalink
    8 Abril, 2012 14:19

    Para “dourar” a tal boa semana a agência de rating Moody’s cortou o rating a 5 bancos portugueses…(http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=45316).
    Mas aqui a resposta será outra. A todo o gás vão ser injectados 4.000 milhões de euros… (http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2405143) É preciso que lhes não falte nada!

    Nota: Sei que as gências de rating são o que são e, portanto, as suas notações valem o que valem. Só que, para mal dos nossos pecados, os “mercados” parecem confiar nelas. E o novo chefe de missão do FMI em Portugal também! (http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2405147&seccao=Dinheiro Vivo)

    Gostar

  16. 8 Abril, 2012 14:33

    Ó Miranda… espero que esteja, pelo menos, a ser bem comprado, para escrever baboseiras destas! 🙂 🙂

    Gostar

  17. e-ko permalink
    8 Abril, 2012 15:01

    traduza-se o charrabia do João Miranda.
    .
    bons sinais: o governo está nas encolhas para pagar reformas antecipadas, mesmo para quem já pagou mais do que precisava para isso, os 13 e 14º meses de salário (e não subsídios) aos públicos funcionários e outros impostos ao resto dos que trabalham, mas os senhores dos bancos e das empresas rentistas continuam a chupar à grande no pote onde já chupam os muchachos da lanrajada…

    Gostar

  18. e-ko permalink
    8 Abril, 2012 15:08

    charabia=algarviada

    Gostar

  19. e-ko permalink
    8 Abril, 2012 15:53

    mas não faz mal, JMiranda, sem trabalho, sem subsídios de subrevivência, aqui bem perto, há sempre uma solução, para as tuas filhas, sobrinhas, netas ou vizinhas!…

    Gostar

  20. JP Ribeiro permalink
    8 Abril, 2012 16:35

    90%? onde estão os restantes 10%?
    Portugal é o Ú N I C O país da Europa que não tem um Partido Liberal. Senão veja-se aqui
    http://www.eldr.eu/en/about-eldr/index.php

    Quando se apoda este governo de Liberal, como vi escrito acima, dá para entender o estado de miséria intelectual e alienação política a que o marxismo triunfante levou este infeliz país.

    Gostar

  21. aremandus permalink
    8 Abril, 2012 16:55

    Egan-Jones: Portugal «irá cair» e pode arrastar Espanha e Itália

    A agência de notação financeira norte-americana Egan-Jones acredita que a crise da dívida na Europa caminha para o ponto mais crítico e refere que “Portugal irá cair de certeza”, podendo Espanha e Itália correr o mesmo risco.

    Gostar

  22. A C da Silveira permalink
    8 Abril, 2012 17:24

    A pobreza de ideias da esquerda portuguesa, tem reflexo no seu actual e unico designio: a queda do governo. São tão estupidos que ainda não perceberam que este governo nos tirou o 13º e o 14º, para poder pagar os outros 12 meses. Ainda não perceberam o que significa a palavra bancarrota, e pensam que voltar aos mercados em 2013, é voltar à rebaldaria instituida em Portugal pelo partido socialista a partir de 1995.
    O Louçã devia explicar onde é que se vai buscar o dinheiro, uma vez que ele exige a queda do governo se este depois de 2013 pedir outro emprestimo. É tão engraçado o sacristão arrependido Louçã.

    Gostar

  23. Fincapé permalink
    8 Abril, 2012 17:38

    Ui! Há muito tempo que não via tanta felicidade num post. Até eu estou quase a tornar-me feliz por ter um governo que, por este andar, não tarda a bater Sócrates na mentira.

    Gostar

  24. 8 Abril, 2012 18:23

    ac da silveira, antes de falar da pobreza dos outros, experimente falar na pobreza da sua zona politica.Fale no facto do primeiro ministro na campanha ter dito que só ia cortar nas gorduras e nao ia sacrificar nas gorduras.Mas não, os unicos cortes que se ve são nas pessoas, e no seu padrao de vida,enquanto que o estado não faz a sua reforma.Se tiver alguma decencia e honestidade intelctual, fale no facto do defice estar tal como no governo de socrates a ser combatido através do aumento da receita.Porque reforma do estado essa tá quieto.Só sabem exterminar as vidas das pessoas.E peço dessculpa,voce nao passa de um abrantes laranja

    Gostar

  25. 8 Abril, 2012 18:24

    mais uma coisa silveira: nem os proprios liberais já defendem as receitas deste governo.Este governo limita-se a fazer o que o socrates ja fazia nos seus ultimos tempos

    Gostar

  26. antónio permalink
    8 Abril, 2012 18:30

    outro ponto alto da semana para o governo foi a falsificação de um leilão de dívida pública, mantendo os hábitos socráticos… será que se pode chamar leilão quando mais de 80% do montante é tomado pelo banco do governo?

    Gostar

  27. aremandus permalink
    8 Abril, 2012 18:37

    a expressão só pode ser: Tremendo post abrantino laranja.
    volta ministro da propaganda de saddam,tás perdoado!!!

    Gostar

  28. António Joaquim permalink
    8 Abril, 2012 18:54

    Só pode estar a ser irónico.

    Gostar

  29. PMP permalink
    8 Abril, 2012 19:04

    Os mercados estão tão entusiasmados com este governo que os juros da divida a 3 anos estão nos 14%.
    .
    Outra boa noticia: os 14% de rentabilidade das PPP’s continuam firmes, olhem a coincidencia de taxas !!!

    Gostar

  30. pedro permalink
    8 Abril, 2012 20:05

    concordo com o post. Prefiro ouvir más noticias do que ser aldrabado pelo inimputável. E digo mais ,Passos não deve ter medo de eleições e se necessário pôr o lugar à disposiçao do presidente .E depois chamem seguros , jerónimo e louçâ. As coisas, claro que estão prêtas e o governo pode emendar algumas coisas e assumi-lo perante os portugueses e dizer claramento que estamos falidos e estamos presos por arames .Sim , as fábricas não têm liquidez para pagar venvimentos ninguém paga a ninguém começando pelo governo , autarquias etc. Meus amigos o dinheiro acabou e essa de voltarmos ao escudo não foi descartada. Claro que aconteçe num fim de semana e a oposição e os sindicados virão dizer que não foram ouvidos ,como nas reformas antecipadas .

    Gostar

  31. Monti permalink
    8 Abril, 2012 21:17

    «norma dos próximos 30 anos» – na mouche.
    Tal como o verificado no período 1892/1920,
    o tempo que levou a recuperar o poder de compra perdido.
    E para quando uma revolta popular, para acabar com o IMI?
    Por ex, deitar fogo a uma Rep de Fiananças?

    Gostar

  32. Portela Menos 1 permalink
    8 Abril, 2012 21:36

    A respeito de mentiras, Passos esteve ultimamente em Paris??

    Gostar

  33. JCA permalink
    8 Abril, 2012 21:39

    .
    Sem comentários, um cenário polémico entre vários, porém a evolução de Espanha sugere ser seguida ao segundo por Portugal:
    .
    .

    -Spain Will Exit The Eurozone First—This Year
    .
    .
    “And the Germans—being the passive-aggressive dicks that they are (my maternal grandmother is German-Danish—so I know whereof I speak)—will not allow the ECB to open the money spigot to Spain. Just like they did with Greece, Germany will dither, while all the while blocking money to Spain until it’s too late.
    .

    Germany is thinking—in its passive-aggressive way—that it can string Spain along (just like it did Greece), and then save Spain at the last minute (just like Greece was sort-of saved).

    .
    But there’s one difference: Spain is bigger—much bigger—than Greece. You can’t pull an all-nighter and save Spain like they did Greece. You want to save Spain, you best be starting now.
    .
    Now, de Guindos isn’t stupid. Rajoy isn’t stupid. An unemployment of 24%—and rising—coupled with a shrinking GDP is a recipe for political turmoil. That’s polite-speak for “political shit-storm in the making”.
    .
    There have been massive demonstrations in all the major cities in Spain—and there will be more, without question.
    .

    If there are another couple of failed auctions of Spanish bonds, and the message from the Troika is clearly that they won’t turn on the printing presses to save Spain—or worse, if the Troika telegraphs the message that Spain is going to have to get down on bended knee and beg and plead, while simultaneously squeezing its population ’til they scream—then rather than continue to cut services and social spending and appeasing the Troika, Mariano Rajoy will exit the euro.

    “Don’t blame it on me! Blame it on the euro!” will be Rajoy’s slogan—and his people will believe him. In fact they will get fully behind him, regardless of the short-term (12-18 month) pain.
    .

    Why will Spain exit the eurozone? Because you can’t squeeze blood from a stone. With a 24% unemployment rate that is rising, and over half of the young people unemployed, no politician in his right mind—especially a nationalist—will decide that even more austerity is the cure for the disease. One thing is cutting off the fat—it’s quite another to be cutting to the bone.

    For Rajoy and de Guindos, it will be simpler to exit the eurozone, go back to the peseta, and devalue by 20% to 30% right off.!
    .
    http://gonzalolira.blogspot.fr/2012/04/spain-will-exit-eurozone-firstthis-year.html
    .
    .

    Gostar

  34. Não Interessa permalink
    8 Abril, 2012 22:28

    Quando chamam ao meu 12º mês “13º” ou “14º” ou, pior, “subsídio” sei que estou a lidar com pessoas desonestas

    Gostar

  35. Guerreiro permalink
    9 Abril, 2012 10:35

    “” Em segundo lugar, o governo suspendeu as reformas antecipadas no sector privado. Para alem de ser uma abertura do governo à tão pedida repartição de sacrifícios, é mais um sinal de realismo. Não há dinheiro, não há benesses…. “”
    Esta piada deve ser dirigida ao Sr catroga,não?…Ou a tantos outros que apesar de receberem avuladas reformas por 8/12 anos, continuam na politica como se não se tivessem reformado.
    Ah…desculpe,para estes não há realismo moral a lá João Miranda,para estes são mesmo Direitos adquiridos pela via tachistica!
    Mas já agora, gostava de perceber que benesses são essas….tipo sei lá, ao se pedir a reforma antecipada,não se leva uma valente mocada na percentagem na qual são feitas as contas?
    Então…quais são as benesses?
    Ou então,continuo a não perceber a coisa. Perco percentagem do que receberia reunindo as condições necessários/anos de desconto ou idade reforma mas mesmo assim…. é uma benesse que me dão?
    Explique-nos lá como é que é uma benesse?

    Gostar

  36. aremandus permalink
    9 Abril, 2012 14:49

    que bom haver pessoas para nos evangelizar….

    Gostar

  37. JCA permalink
    9 Abril, 2012 18:38

    -Rajoy lanza una amnistía fiscal en los Presupuestos más restrictivos
    .
    “Este viernes Mariano Rajoy volvió a enmendarse a sí mismo al anunciar el Gobierno una gran amnistía fiscal para aflorar hasta 25.000 millones de euros defraudados a Hacienda. El Gobierno perdonaría los impuestos y las multas y recaudaría solo el 10% de ese capital blanqueado, 2.500 millones
    .
    Lo cierto es que Montoro, además de asumir el coste externo de ser la cara de las subidas de impuestos, ha conseguido, de momento, ganar su batalla interna más importante: no llegará, al menos este año, la subida del IVA que Europa pedía y algunos en el Ejecutivo preconizaban. “La amnistía fiscal no le gusta a nadie, pero entre eso y subir el IVA no hay color”, señalan fuentes del Ejecutivo.”

    .
    http://economia.elpais.com/economia/2012/03/30/actualidad/1333111096_251883.html
    .
    http://elpais.com/especiales/2012/huelga-general/

    .

    Gostar

  38. JCA permalink
    11 Abril, 2012 01:37

    .~
    Ora continuemos lá com a Espanha seguida ao segundo mas agora com Portugal metido ao barulho

    (desculpem-me a ironia, apenas um entretanto fundamental, a ‘rapaziada letrada dos mambos das sebentas a stencil ora plasticadas’ não ‘sabe dar o salto’; de tanto marrarem convencidos que nos ‘books’ ESTAVA TUDO faltou-lhes o tempo para aprenderem ‘escola do cais sodré ou da foz’, sequer adicionadas aos ‘cais sodrés e fozes’ por essa Europa e Mundo fora e ora atrasados depois de velhotes vaidosos vão lá em turismo a olharem grandiquolemente para o umbigo mas atenção à ‘trela da madame do casadoiro’ se não aprendeu quando era puto agora casado não mete o pé em ramo verde ……)
    .
    e ora nem a coisa está assim, por isso à pala das troikadas percebe-se a ultima semana, esta e a proxima no ‘meu ninguém toca nem que os gajos paguem 100% de impostos e em vez de reforma papem do caixote do lixo’ que isto de Empregados, Empregadores e Familias é uma cambada de xulos segundo diria os marxs deles travestido em Direita, Social Democracia, Socialismo e às vezes de Comunismo para já não falar dos Trostkistas, upistas, mrppzistas e não sei quantos mais,
    .
    com uns retornados, ou torna viagens, que aparecem misturados ao barulho pelo meio, e lamento o karma parece ser o de ‘sempre corridos de todo o lado’, são uma das grandes causas do aumento de Funcionários Publicos e do ‘viver à conta do orçamento’ porque foi a necessária absorção de retornados;
    .
    mas dos regressados, os do serviço militar obrigatório que na maioria dos casos receberam de volta vidas e carreiras destroçadas continua a ser politicamente correto não falar para cumprir a treta cultural do Camões ‘depois de morto és herói, enquanto vivo foste um f*d*do
    .
    mas vamos lá ao que importa porque para os regressados não interessa chorar sobre o leite derramado nem é preciso ‘ajustar contas como no caso dos retornados; a ‘be da Democracia´mas tudo acaba por vir ao cima com a vantagem de limpo dos sentimentos primarios de raivas, oportnismos, invejas, ciumes etc aquela sentimentalada de vão de escada e podridão. Eis com Portugal ao barulho mau gardo tantos ‘sacrificios, inteligências e competencias do mais alto nivel dito Português’ das pancas mentais apelando aos ‘sacrificios e salvações’ e que está a dar além doutras, esta boa merda:
    .
    -Euro Area Credit Stresses Are Coming Back
    http://www.acting-man.com/?p=16244
    .
    Isto é muito complicada para a elite das sebentas mas é simplicissimo para o povolaréu. E a balança pende para o lado de !’! ? Pois é ….
    .

    Gostar

  39. Enojado permalink
    18 Abril, 2012 00:36

    Que aumentos são esses de 15%? Repor um roubo é na sua cabecinha vazia um aumento.
    O estado não tem um contrato com os seus trabalhadores? E nesse contrato não se compromete pagar esses 14 meses?
    Ou só os contratos com os gatunos da banca e das PP’s são validos? Os corruptos políticos que andam a anos a roubar têm todos os direitos adquiridos e quem lhes paga não? Os trabalhadores do estado na sua maioria são pessoas serias cumpridoras e não têm culpa dos xulos que as dirigem por imposição politica.
    Ser desonesto e trafulha é forma digna de governar? Para isso mantinha-mos cá a bandalheira socretina e afundávamos num mar cor-de-rosa.

    Gostar

Trackbacks

  1. Uma boa semana para o governo « O Insurgente

Indigne-se aqui.