Saltar para o conteúdo

Descubra as diferenças entre estas duas vitórias

7 Maio, 2012

Obs. Por mim acho que esta diferença ou como diria o PÚBLICO discriminação em relação a Rajoy se deve não a questões políticas mas sim ao facto de Hollande ser mais bonito. Só pode.

39 comentários leave one →
  1. aremandus permalink
    7 Maio, 2012 08:45

    http://noticias.sapo.pt/banca/#4085

    Gostar

  2. anti-comuna permalink
    7 Maio, 2012 09:02

    Vale a pena impor medidas proteccionistas? Olhem vejam:
    .
    .
    “Exportações travam com queda de preços e menor demanda
    .
    Três fenômenos interligados atingem os embarques do Brasil: queda dos preços das commodities, menor demanda de clientes importantes e o aumento do proteccionismo.”
    .
    in http://tinyurl.com/colqvyj
    .
    .
    Andam para aí umas almas penadas, com delírios proteccionistas, armados em mais espertos que os demais, a pediram medidas proteccionistas. Julgando que assim ganharão através das leis o que não conseguem através dos mercados. No entanto, o feitiço virou-se contra o feiticeiro, pois as vítimas do proteccionismo não gostam de verem chico-espertos armados em espertos. E adoptam os mesmo tipo de medidas ou piores, como revanche. Resultados? Perdem todos pois acabam por prejudicarem-se uns aos outros.
    .
    .
    O mais triste é que a Crise dos Anos 30 foi fortemente agravada por causa das medidas proteccionistas e das guerras cambiais, na tentativa de combater a crise, agravando-a. Hoje continuam a haver tótós que acreditam neste tipo de fezadas e crendices. Os resultados? Não seria de esperar outra coisa, pois não?
    .
    .
    Pois é. Depois irão dizer: a culpa é das políticas neo-liberais. ahhahahahahahh

    Gostar

  3. neotonto permalink
    7 Maio, 2012 09:03

    Já pensou em que é o que nos está “ocultando” Rajoy deixando crescer as suas barbas?.
    Comtudo conseguimos ser informados com o jornal nº1 de que Jardim anula concurso público e gasta 3 milhoes de euros em iluminaçao de Natal.
    Estando como estamos em Maio ja e adiantar obra…nao é?

    Gostar

  4. José Pinto permalink
    7 Maio, 2012 09:10

    Se a Helena não consegue perceber a diferença entre as vitórias de Hollande (uma vitória simbólica que pode levar à ruptura com a política seguida até agora na Europa) e de Rajoy (o reforço dessa mesma política), então penso que está tudo dito em relação às sua capacidades enquanto analista política…

    Gostar

  5. piscoiso permalink
    7 Maio, 2012 09:22

    Hoje temos “Descubra as Diferenças”.
    Amanhã teremos “Palavras Cruzadas”, “Bridge” e “Sudoku”.

    Gostar

  6. M.Almeida permalink
    7 Maio, 2012 09:24

    Claro! Como eu sabia, tinha a certeza de que o Público ,no seu melhor, ia dar este destaque à vitória de Hollande ao contrário do que fez propositadamente com a vitória de Rajoy quando este “expulsou” Zapatero/socialistas de Moncloa, com um resultado histórico para o PP. Até parece que a Espanha não é uma economia que conte na Europa e até parece que o que passa em Espanha não influencia o que se passa em Portugal muito mais que a França. Mas só não percebe quem não quer. O Público, já não disfarça o seu “amor” pela esquerda, pela esquerda radical, pelas causas fracturantes. Se assim não foisse, porque não referiu o Público, que apesar da subida da extrema-esquerda na Grécia o partido conservador, o das politicas “neoliberais” foi quem venceu as eleições? É assim, o sectarismo deste jornal! Basta ver como trata as sondagens quando favorecem Obama e quando favorecem o candidato Republicano. Ah e seria interessante que a comunicação social em geral, não só o Público, referissem o falhanço das 200 ou 300 sondagens que sistematicamente deram Hollande como vencedor com grande diferença de Sarkozy, 8 pontos, 10 pontos, 6 pontos e no final vemos que a diferença é de 3%. Afinal o que percebemos desta votação é que temos um França dividida, não uma França claramente à esquerda, aliás porque Hollande só ganhou porque beneficiou dos votos de Bayrou e de alguns votos da extrema-direita que claro agora já não incomoda a esquerda que precisava dos votos de Marine Le Pen como de pão para a boca, basta ver o que se passou na 1ª volta par perceber que o centro-direita e a direita foram maioritários e iam ter uma palavra na decisão de ontém. Pena que este tipo de análises não sejam feitas pelas centenas de comentadores encartados que pululam aí pela nossa imprensa e pelas nossas televisões.

    Gostar

  7. piscoiso permalink
    7 Maio, 2012 09:36

    Capas da imprensa europeia.

    Gostar

  8. Miguel Paiva permalink
    7 Maio, 2012 09:36

    É por estas e por outras que deixei de comprar o Público há muito tempo.

    Gostar

  9. Portela 1MAIO2012 permalink
    7 Maio, 2012 09:39

    desta vez o Público deu mais importância ao comportamento do “povo pingo doce” 🙂
    helenafmatos podia citar o que dizem hoje os jornais franceses…

    Gostar

  10. bloody mary permalink
    7 Maio, 2012 09:49

    Dois pesos e duas medidas. Nada a que o referido pasquim não nos venha já habituando há muito. HM, certeira como sempre!

    Gostar

  11. 7 Maio, 2012 09:55

    Acha mesmo que a repercussão internacional de uma e outra eleição é comparável? E que Merkel e Sarkozy têm o mesmo peso que Zapatero ou Rajoy?

    Gostar

  12. Fincapé permalink
    7 Maio, 2012 09:56

    O Miguel Paiva deixou de comprar o Público há muito tempo, porque hoje a primeira página dá mais espaço à vitória de Hollande do que deu à vitória de Rajoy.
    E a Helena anda a medir os espacinhos, esquecendo-se de fatores importantes nas notícias. Rajoy era um vencedor antecipado; Hollande não se sabia. Mas, mais do que isso, Hollande pode contribuir para alterações significativas na Europa; Rajoy sabia-se que não iria acrescentar nada, não acrescentou absolutamente nada, nem irá acrescentar nada a uma Europa nas mãos da Merkel.
    E são estas “pequenas” diferenças que definem a importância das notícias. Como a Helena bem sabe.

    Gostar

  13. piscoiso permalink
    7 Maio, 2012 09:57

    Azia de quem foi corrida do jornal.

    Gostar

  14. Portela 1MAIO2012 permalink
    7 Maio, 2012 10:08

    esperemos que daqui a uns tempos as críticas ao Público não sejam substituídas pelas criticas à TVI.

    Gostar

  15. JP Ribeiro permalink
    7 Maio, 2012 10:28

    Lê hoje o Público quem antes lia O Diário. Não fica a saber nada mas também não é isso que procura. Procura apenas conforto.

    Gostar

  16. 7 Maio, 2012 11:00

    Caro Anti-Comuna,
    A mim só me faz espécie muita gente acreditar que o nacionalismo é mau, mas o proteccionismo é bom, quando este é só a face económica do primeiro. Haja paciência… Mas pronto, os malvados neoliberais (que ninguém sabe quem são!), lá vão levar com culpas em cima.
    E já agora, que falamos de Brasil, o que diz do valor do Real face ao Dólar (comparando com o Yuan)? A continuar assim não me parece que soprem ventos favoráveis para aquelas bandas…

    Gostar

  17. Francisco Colaço permalink
    7 Maio, 2012 11:05

    André Miguel,
    .
    A dívida Dilma anda neste momento acima da dívida quando o Lula entrou no poder, já com as finanças saneadas pelo Fernando Henrique Cardoso. A aventesma é o Sócrates do lado de lá do Atlântico, e a história irá repetir-se. mais uma vez, quem não conhece o passado volta a repeti-lo.

    Gostar

  18. Portela 1MAIO2012 permalink
    7 Maio, 2012 11:08

    Posted 7 Maio, 2012 at 10:28
    .
    gosto muito dos axiomas da direita; inteligente esta malta.

    Gostar

  19. 7 Maio, 2012 11:29

    Já há comentários na televisão sobre os resultados de Rajoy que não aparecem. Quem não soubesse até julgaria que ele governa Espanha desde 1995.

    Gostar

  20. piscoiso permalink
    7 Maio, 2012 12:08

    A avaliar pela capa, Le Figaro também é de esquerda:
    http://lequotidien.lefigaro.fr/epaper/viewer.aspx

    Gostar

  21. Francisco Colaço permalink
    7 Maio, 2012 12:14

    JP,
    .
    O Rajoy mostrou-se mais um socialista de derecha, e como tal não descola muito do seu predecessor. Os resultados também serão semelhantes, tal como os resultados dos nossos lusos neo-comunisto-socialisto-intervencionistas nos ministérios em que se aplicam serão igualmente desastrosos.
    .
    O rótulo esquerda e direita é plantado na testa pelos eleitores. Há neste momento conservadores, socialistas e liberais entre as forças democráticas, estando todos nós algo dentro do triângulo formado por estas três dimensões. Duvido que uma pulga reaja ao nome «pulga».

    Gostar

  22. 7 Maio, 2012 14:04

    Uma constatação oportuna que toda a gente atenta repara e vê. O Portugal da comunicação social é de esquerda, daquela sem coluna vertebral!

    Gostar

  23. Artista português permalink
    7 Maio, 2012 14:20

    Não percebem nada disto. Hoje em dia , o Público não passa de uma 5ª coluna anti-iberista, infiltrada pelo GAO…

    Gostar

  24. Costa Cabral permalink
    7 Maio, 2012 14:38

    Quem é Rajoy?

    Gostar

  25. ESMERALDA permalink
    7 Maio, 2012 14:49

    Só pode mesmo!!! Mas porque há gostos para tudo! Hollande foi todo remodelado!!! É só fachada!

    Gostar

  26. J.J.Pereira permalink
    7 Maio, 2012 15:28

    Os amanuenses que , laboriosa e servilmente, preenchem o branco das páginas dessa inenarrável folha-de-couve, não perceberam ( ou foi-lhes sugerido que não percebessem…) que não foi o Chico quem ganhou, mas sim o Nicolau quem perdeu.
    Daqui a um mês, plus chose, moins chose, a loura Marine explica-lhes a coisa muito bem explicadinha.
    No interim, ” vive La France et les jouers d`accordeon”…

    Gostar

  27. aremandus permalink
    7 Maio, 2012 15:36

    foi a gauche que esteve estas décadas no poder e põs a república francesa na merda em que está.
    ah,e o sócrates é quem tem toda a culpa!

    Gostar

  28. 7 Maio, 2012 15:47

    O Piscoiso é aquele tipo com caracóis e calças justas que anda a passear com o jornal Público debaixo do braço no Parque Eduardo Sétimo.
    Volta para a tua terra ó Palonço,
    e devolve o que não é teu!
    Mitra!
    R.

    Gostar

  29. Costa Cabral permalink
    7 Maio, 2012 15:47

    Em Portugal quando é que o PR convoca novas eleições?

    Gostar

  30. Francisco Colaço permalink
    7 Maio, 2012 16:08

    Caríssimos,
    .
    As eleições francesas têm uma vencedora óbvia: a Marine Le Pen. Infelizmente, iremos ter de a aturar, cada vez mais forte, especialmente depois destas eleições. Ao dizer que iria votar em branco, efectivamente condenou o Sarkozy. Tivesse-lhe dado o apoio, o François Hollande teria tido a sorte da Segolène Royal.
    .
    As próximas eleições serão de medo. Com o Hollande completamente destroçado depois de ter basicamente renegado tudo aquilo que disse e posto na linha pelos mercados que não emprestarão à França, sem uma alternativa clara da UMP, a FN terá oportunidade, creio, de subir ao poder, ou pelo menos de disputar a segunda volta das eleições.
    .
    Espero apenas que a possibilidade de ascensão ao poder da FN a modere, como acontece com todos os partidos nessas condições, tomados por forças centrípetas. Se assim não for, bem!, adieu la France.

    Gostar

  31. Francisco Colaço permalink
    7 Maio, 2012 16:18

    Costa Cabral,
    .
    Havendo novas eleições, o PSD voltaria a ganhar com maioria relativa, apoiado num CDS com mais ou menos a mesma expressão eleitoral. Sondagem daqueles direitistas amantes do Passos Coelho do Expresso (chiste e sarcasmo perfeitamente intencionais!)
    .
    Se não fosse a maldita austeridade estaríamos em falência, coisa incomensuravelmente pior. A austeridade deveria ser permanente (menos Estado para mais sociedade), mas isso falho em ver.

    Gostar

  32. Costa Cabral permalink
    7 Maio, 2012 16:43

    Obviamente que o Passos Pinóquio seria varrido duma penada.
    Esse homem está destruindo Portugal. Pior do que fez o Sócrates!
    Ainda não percebeu, ó atrasado mental?

    Gostar

  33. António Joaquim permalink
    7 Maio, 2012 17:03

    O Pinto da Costa queixa-se do mesmo.

    Gostar

  34. Hawk permalink
    7 Maio, 2012 17:26

    Só não percebo porque é que o Sarkozy, com uma mulher daquelas, desperdiçou tanto tempo na Presidência francesa e não saiu há mais tempo…

    Gostar

  35. 7 Maio, 2012 20:42

    Alguns apontamentos dedicados ao anti-comuna:
    1º) O protecionismo dos anos 30 foi entre estados. O protecionismo que alguns dizem ser inevitável, é para ser feito pelo conjunto da união Europeia (na verdade, nem é muito correto falar-se em protecionismo dos anos 30, porque essa era a norma dominante das relações comerciais desde muito antes).
    .
    2º) Essas medidas protecionistas visam, sobretudo, a concorrência asiática, cujas condições de produção se afastam radicalmente do modelo ocidental.
    .
    3º) O Brasil que referiu, chegou a aplicar taxas de 70% a produtos que concorriam diretamente com os seus (relacionados com a indústria da borracha, por exemplo). Isto é muito mais do que protecionismo.
    .
    4º) Nos Estados Unidos, há companhias de seguros que têm valores diferentes, caso as viaturas sejam ou não equipadas com pneus de alguns países asiáticos. Há muitas formas de levar a água ao moínho.

    Gostar

  36. Nuno Rebelo permalink
    7 Maio, 2012 21:51

    Tem toda a razão, Helena Matos! O Público é tendencioso! Muito bem observado! E felizmente já não tem como diretor aquele extremista de esquerda, de seu nome José Manuel Fernandes, que durante anos carregou nas cores de parcialidade política, guinando o Público para fazer favores à esquerda enquanto pisava a direita.

    Gostar

  37. jojoratazana permalink
    7 Maio, 2012 22:23

    Cuspir no prato em que se comeu é muito feio.
    Uma canalhice.
    Mas para a direita sabuja nada incomoda.

    Gostar

  38. JCardoso permalink
    8 Maio, 2012 00:20

    O Público micro já lhe faltou mais para ser o jornal Combate da antiga LCI e há-de chegar a hora em que as jornalistas do género lá do sítio vão ter que o ir vender para as entradas do metro e para os dias de manifestações.
    Nem de borla já o conseguem impingir aos leitores que sabem distinguir um jornal de um planfleto partidário.

    Gostar

  39. José Aguiar permalink
    10 Maio, 2012 10:21

    a Helena Matos percebe tanto de jornalismo como eu de blogues trogloditas blasfemos

    Gostar

Indigne-se aqui.