Saltar para o conteúdo

Todos concordam com este cartaz

13 Maio, 2012

Este cartaz resume todas as ideias que os portugueses, da esquerda à direita, têm sobre emprego. É o Estado que cria emprego. Depois há variantes. O Estado cria emprego contratando funcionários. O Estado cria emprego subsidiando empregos. O Estado cria emprego com políticas de emprego. O Estado cria emprego subsidiando as empresas. O Estado cria emprego incentivando o investimento. O Estado cria emprego aumentando défices. O Estado cria emprego emitindo dinheiro. E por aí fora. É por isso que todos, da esquerda à direita, ficam chocados quando o Primeiro Ministro sinaliza que não será o Estado a resolver o problema dos desempregados:
.
“Estar desempregado não pode ser, para muita gente, como é ainda hoje em Portugal, um sinal negativo.
“despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida, uma livre escolha, uma mobilidade da própria sociedade”

..

No fundo, os portugueses não criticaram Sócrates por ter prometido 150 mil empregos. Criticaram Sócrates por não ter cumprido.

67 comentários leave one →
  1. PMP permalink
    13 Maio, 2012 14:23

    Com IRC e TSU dos mais altos do mundo não é possivel criar emprego !

    Gostar

  2. 13 Maio, 2012 14:27

    mas lá que foi o estado que em grande parte criou o problema desemprego , foi. com as paixões educação formações casa para todos e patati e criando pseudo empregos de ocasião para os frutos das paixões que pesam toneladas nos verdadeiros e tal. desequilibrou isto de tal maneira que vamos levar décadas a voltar ao emprego que representa efectivamente trabalho.

    Gostar

  3. JCA permalink
    13 Maio, 2012 14:31

    .
    Miranda receio que o destacado afinal seja igual aos que dizem que em 2014 ou 2016 ou 2020 haverá Empregos para todos. Os tais ‘sois na terra’ duns e doutros. Surgem fôrmas do mesmo sapato. É preciso DIFERENTE e REALMENTE NOVO. Sem ofensa às Fés sejam de quem for. Todos admissiveis como grupos mais ou menos discretos de Reflexão. Mas acima é que está o busilis, as soluções da Vida que estão a entrar no obscurantismo rasca e caótico. Quiçá requerendo prudência na Informação eventualmente desajustada com o Tempo de agora, não de ontem. Suponho. Se errado corrija.
    .

    Gostar

  4. PMP permalink
    13 Maio, 2012 14:40

    Alguem pode conferir se estes dados estão certos :
    .
    Exportações : 2008 – 55,8 milhões de euros
    2011 – 60,6 milhões de euros

    Crescimento em 3 anos = 8% , ou seja cerca de 2,5% ao ano , ou seja zero crescimento descontando a inflação ?

    Gostar

  5. JCA permalink
    13 Maio, 2012 14:43

    .
    desculpem, olvidei:
    .
    há alguns que até garantem em certas àreas sustentabilidades, cientifismos, politologias e absolutos até 2030 …..
    .
    Ora estamos em 2012, faltam 28 anos para 2030, uma boa jogada para se safarem agora porque em 2030 já morreram todos. Ora bem.
    .
    Caótico em termos do ‘when,whom, what,why, where, what’ de “elites tugas”. A-C esta do “what etc’ é anglo-saxonica, contesta este metodo de analise anglo-saxonico ou serve ?
    .

    Gostar

  6. 13 Maio, 2012 14:47

    As reações à afirmação do pm, nada têm que ver com o que o João Miranda diz. Pouco interessa o que ele pretendeu dizer- só interessa o que efetivamente disse. E o que disse, foi um disparate. “(…) despedir-se ou ser despedido não tem de ser um estigma, tem de representar também uma oportunidade para mudar de vida”. Como? Que foi feito para o tornar possível? Como já tive oportunidade de dizer, as “reformas” que têm sido feitas, têm duas consequências: convencer os trabalhadores mais qualificados a porem-se a andar daqui para fora o mais depressa possível; travar qualquer investimento produtivo que se pense fazer. Sinceramente, pensava ter visto o cúmulo da má comunicação nos governos anteriores, sobretudo com o ministro Correia de Campos. Enganei-me. Este governo bate tudo.

    Gostar

  7. JFP permalink
    13 Maio, 2012 14:48

    “Este cartaz resume todas as ideias que os portugueses, da esquerda à direita, têm sobre emprego”.

    Sim senhor: frase profunda, plena de argúcia, brilhante…

    Gostar

  8. trill permalink
    13 Maio, 2012 15:00

    não não! Para o JM o Estado só serve para pagar rendas brutais às eléctricas, para sustentar as PPP criminosas e as EP’s dos boys. Isso sim, para isso o Estado serve. Para criar dinâmicas que favoreçam o emprego e a exportação, isso não, isso é com os que recebem as rendas do Estado.

    Gostar

  9. trill permalink
    13 Maio, 2012 15:03

    ou seja, o Estado só é bom quando defende as Máfias que sugam o Estado.

    Gostar

  10. trill permalink
    13 Maio, 2012 15:06

    quanto ao senhor do cartaz ainda não perdi totalmente as esperanças no SFO… e em alguns juízes q são mto meritórias excepções à incapaz e decadente justiça portuguesa. Mas isso é outra história.

    Gostar

  11. Grunho permalink
    13 Maio, 2012 15:13

    Quando é que arranjas a tua oportunidade para mudar de vida?

    Gostar

  12. Pedro M permalink
    13 Maio, 2012 15:38

    Só um doido é que cria emprego nas condições actuais.
    Com o sistema fiscal actual, tem logo as finanças à perna, pronto a ser sugado.
    Pura e simplesmente não vale a pena e só arranja problemas para si próprio.
    Para não falar na imensa perda de tempo associada.

    Gostar

  13. Fincapé permalink
    13 Maio, 2012 15:38

    Seria interessante o João Miranda apresentar o seu modelo de sociedade. Mas deve ser um que promete o “novo homem novo”. Aquele que não necessita de organização social, nem de governo. Uma nova espécie de “amanhãs que cantam”, onde todos serão felizes, sem a opressão de governantes que nos oprimem pensando, trabalhando, representando as populações que governam, procurando o bem-estar social.
    Slogans posso propor-lhe: Querem Emprego? Desenrasquem-se! Querem Saúde? Desenrasquem-se! Querem Educação? Desenrasquem-se! Querem Justiça? Desenrasquem-se! Querem Segurança? Desenrasquem-se (ou contratem os superdragões)!

    Gostar

  14. piscoiso permalink
    13 Maio, 2012 16:13

    Vai um desempregado em busca de emprego.
    Encontra um.
    – É privado ou do estado? – pergunta.
    – É do estado.
    – Então não quero.
    E continua desempregado por motivos ideológicos.

    Gostar

  15. 13 Maio, 2012 16:36

    Post muito bom…toca fundo na mediocridade nacional!

    Gostar

  16. piscoiso permalink
    13 Maio, 2012 16:49

    Tocou no roxo.

    Gostar

  17. Portela Menos 1 permalink
    13 Maio, 2012 16:55

    só de pensar nos posts e pensamento político de JM já aceito melhor cada lençol do A-C com a sua diplomacia económica!

    Gostar

  18. Fincapé permalink
    13 Maio, 2012 17:07

    Será que o partido da Merkel apresentou ao eleitorado da Renânia do Norte-Vestfália, para as eleições de hoje, as propostas que emprestei (acima) ao “partido” do João Miranda?

    Gostar

  19. carlos moreira permalink
    13 Maio, 2012 17:16

    Roxo cada um fala por si eheheh

    Gostar

  20. 13 Maio, 2012 17:19

    Ao ouvir as muito recentes declarações de PPassos Coelho sobre o desemprego mais oportunidades que podem gerar, etecétera e tal, pergunta-se :
    PPC tem consciência do que disse e propôs ?
    PPC conhece a desesperante realidade dos desempregados e parcos (ou nenhuns) recursos, graus etários, estratos sociais, etc ?
    PPC sabe que percentagem brutal de desempregados foram colocados nessa situação num ápice ?, alguns sem qualquer indemnização a que tinham direito ?
    PPC é, afinal, um político imberbe ATIRADO para o cargo de presidente do PSD(!) e pelas circunstâncias conhecidas teve de ser(!) PM ?
    PPC não tem assessores (incluindo o para a comunicação social), ou um ministro muito próximo que o impeça de dizer disparates e proferir –ou preferir– ofensas, no caso, aos desempregados ? PPC afinal, precisa de “pauta” diária para as declarações, tal como precisou Sócrates ?
    PPC continuará politicamente imberbe ?, sem “rasgo”, sem iniciativa própria, sem criatividade, sem um projecto reformador para esta situação do país ? — que ele tinha a obrigação de conhecer antes de ser PM ?
    PPC prefere desculpar-se permanentemente com a “crise” como escudo para as suas imcapacidades e já evidentes OPACIDADES (ministros, secretários de estado, deputados, etc) que o rodeiam ?
    —————————————
    Será que também a PPCoelho faltou-lhe “uma enxadinha” para saber “o que é a vida”, para conhecer a realidade tuga e tentar ser um razoável PM ?
    —————————————
    Sobre o fulano do cartaz supra mais o seu partido-e-dependentes-de-Sócrates : muito estrangularam este país ! Um nojo !

    Gostar

  21. António Joaquim permalink
    13 Maio, 2012 17:19

    JM: ##$%&* *””?»«««« ªº^~#$$$$$

    Gostar

  22. 13 Maio, 2012 17:30

    João Miranda, se for “notado” por exemplo por MRelvas, certamente será convidado para assessorar este governo. Mais um assessor na calha.

    Gostar

  23. JCA permalink
    13 Maio, 2012 17:43

    .
    As elites ainda não estão sensibilizadas para o Imposto Nacional Unico. Vamos ver se conduzirão Portugal para se antecipar sendo vanguardista e inovador ou para mais outro ‘apanhar o combóio depois dele já ter passado’ supostamente novo:
    .
    IMPOSTO NACIONAL UNICO:
    .
    =Fair Tax will increase your take-home pay
    http://www.fairtax.org/site/News2?page=NewsArticle&id=11310&news_iv_ctrl=-1
    .
    =HOW FAIR TAX WORKS
    http://www.fairtax.org/site/PageServer?pagename=HowFairTaxWorks
    .

    Gostar

  24. 13 Maio, 2012 18:10

    Dada a crescente instabilidades e estagnação dos mercados, a debilidade da economia de países, a incompetência e desumanizada acção de governantes, e a assustadora, globalizada revolta de populações (algumas revoltas entendíveis e apoiáveis !), não duvido que se os governantes não aprenderem –ou não quiserem– governar muito proximamente doutro modo, correcto e justo, ocorrerá “chapada” da grossa ! Aqui e noutros países.
    Quantas mais injustiças praticarem, quantas mais restrições impuserem à vida das pessoas, quantos mais abusos de poder evidenciarem, ramificam e ateiam aceleradamente o “rastilho”.

    Gostar

  25. Fincapé permalink
    13 Maio, 2012 18:13

    “As elites ainda não estão sensibilizadas para o Imposto Nacional Unico.”
    As elites, já estão há muito. Se calhar até gostariam do INUCU (Imposto Nacional Único Com Urgência)!

    Gostar

  26. 13 Maio, 2012 18:22

    Este tipo de Estados, de governos e de governantes (mais os seus apparatchiks), que vão levar no INCÚ !

    Gostar

  27. Monti permalink
    13 Maio, 2012 18:31

    H´alguma VERDADE no cartaz:
    O Estado cria empregos e bons.
    Para os militantes de topo dos partidos políticos.
    Basta um par de anos de sacrifício no governo,
    já está.

    Gostar

  28. JCA permalink
    13 Maio, 2012 18:39

    (cont 17.43H),
    .
    mais sobre o IMPOSTO NACIONAL UNICO:
    .
    “GENERAL
    .

    “The FairTax is a single-rate, federal retail sales tax collected only once, at the final point of purchase of new goods and services for personal consumption. Used items are not taxed.
    .
    Business-to-business purchases for the production of goods and services are not taxed.
    .
    A prebate makes the effective rate progressive”
    .
    “It replaces federal income taxes including personal, estate, gift, capital gains, alternative minimum, Social Security, Medicare, self-employment, and corporate taxes.”
    .
    ler mais em:
    .
    http://www.fairtax.org/site/PageServer?pagename=FAQs#20
    .
    .
    A ‘tool’ fiscal que cria o tal Tecido Económico Lucrativo,
    além das incidências no poder de compra de cada Cidadão em termos de mercado interno, trava a derrocada das Empresas existentes, maximiliza a competitividade das Exportações do produzido em Portugal, arranca com a substituição de Importações e reacende o Investimento nacional e Estrangeiro.
    .
    Obviamente há soluções para além da Crise e da Austeridade.
    E claro se querem ainda destruir mais, mais derrocada, mais desemprego etc não apliquem uma Amnistia ou Perdão Fiscal.
    .

    Gostar

  29. Zé da Póvoa permalink
    13 Maio, 2012 18:47

    Pelos vistos Passos e a malta que, com ele, chafurda no pote só agora é que chegaram à conclusão que não é o Estado que pode criar postos de trabalho. Não pensavam assim ainda há um ano atrás quando vociferavam contra os governantres da altura por não reduzirem o desemprego. Compreende-se melhor a razão por que PPC foi “estudante” durante 33 anos, conseguindo uma licenciatura numa universidade rasca, mas mesmo assim com o forte apoio de professores companheiros de partido. E é com gentinha desta que o país vai recuperar?

    Gostar

  30. aremandus permalink
    13 Maio, 2012 18:50

    mais vale ignorar os ventos da MUDANÇA e continuar a dizer que ACULPA É DO SOCRATES.
    «A CDU, partido da chanceler alemã Angela Merkel, sofreu este domingo uma pesada derrota nas eleições no estado da Renânia do Norte-Vestfália, segundo as sondagens à boca das urnas, que dão a vitória aos sociais-democratas.»
    estes borra botas famintos da gamela do tacho,mais papistas que o papa estarão no pelotão da frente no devido tempo.

    Gostar

  31. 13 Maio, 2012 18:51

    Monti,

    Quantidade enorme de empregados pelos partidos em serviços do Estado (diferente de bons profissionais necessários para servir o Estado e os cidadãos), são uns imberbes nas suas inócuas, fugazes, inadapatadas profissóes ou desempregados. Todos, contentinhos pelo “poder” local ou regional que passam pateticamente a ostentar, todos com um ordenadinho mais “compostinho” ou que nunca pensaram auferir, todos idiotas úteis.
    E sacaninhas ou bandidos em potência….

    Gostar

  32. aremandus permalink
    13 Maio, 2012 18:54

    «Compreende-se melhor a razão por que PPC foi “estudante” durante 33 anos, conseguindo uma licenciatura numa universidade rasca,
    o pedrito não fazia as cadeiras por Frequência, fazia por insistência. 33 anos-o tempo de vida de cristo!

    Gostar

  33. aremandus permalink
    13 Maio, 2012 18:57

    o pedrito estava desempregado quando acabou de comprar o curso,mas logo,logo teve a OPORTUNIDADE do tio ângelo que agarrou com unhas e dentes!
    o trabalho,basicamente era separar lixo,coisa que nunca soube fazer bem: veja-se o monte de cocó que juntou no governo

    Gostar

  34. 13 Maio, 2012 20:32

    Aqui há um par de anos a geração dos meus pais era comum incentivar os filhos a seguirem para a função pública (meu pai incluído). Afinal era emprego para a vida, seguro e com boas regalias. Vê-se onde essa mentalidade nos conduziu…
    Criticam Sócrates por não ter cumprido e PPC por não continuar a alimentar a mentira.

    Gostar

  35. JDGF permalink
    13 Maio, 2012 21:33

    A semana passada foi um ver se te avias. Desde o inefável e obscuro Relvas, passando por sorumbático e soletrante Gaspar para fechar com o ‘neo-pragamático’ Coelho, houve desatinos para todos os gostos e feitios.
    Na verdade estamos perante um Governo que continua a ser suportado por uma maioria mas que vai desperdiçando meteoricamente o capital de confiança que lhe foi emprestado em 5 Junho de 2011.
    Até quando as asneiras, arrogâncias e desvarios do Governo de Sócrates servirão para desculpar as ‘boutades’ e a ineficácia do actual Governo?

    Gostar

  36. 13 Maio, 2012 21:54

    André Miguel,

    De acordo : PPCoelho tem explanado aos portugueses a dificílima situação do país, herdade do incompetente e trafulha Sócrates. Outra coisa não poderia fazer…por vários motivos : a realidade é esta e, se ele PPC não soubesse utilizar “a crise” para o “almofadar” nos momentos menos lúcidos e correctos da governação, os seus mais próximos aconselhá-lo-iam a fazâ-lo.
    Mas PPCoelho tem de reflectir as palavras antes de as proferir. Nesta caso do desemprego, foi muito infeliz. Só podia gerar críticas…

    Gostar

  37. 13 Maio, 2012 21:56

    Desde o primeiro momento em que soube que MRelvas ia para o governo, presumi que o indivíduo será um problema para PPCoelho e para uma tranquila continuidade do executivo.
    Aguardemos por mais “episódios”.

    Gostar

  38. 13 Maio, 2012 22:02

    No final de Julho se verá qual a viabilidade deste país e desta sociedade tuga sob a ajuda da troika e da eficácia do governo de PPC. É o momento D !
    “Ou vai, ou racha !”

    Gostar

  39. the lost horizon permalink
    13 Maio, 2012 22:40

    Durkheim tem razão; o religioso é indissociável do social. Aí está a dimensão desta peregrinação a Fátima .
    .

    Gostar

  40. Fincapé permalink
    13 Maio, 2012 23:02

    Calma, calma, André Miguel. Não se indigne com os seus pais! Não eram eles que abriam as vagas na função pública! Ou eram?
    Já agora, perante a sua indignação com os seus pais, venho lembrá-lo que a função pública era das poucas ofertas de emprego qualificado. Provavelmente, os seus pais queriam qualificá-lo, o que não tem mal nenhum. Ou tem?

    Gostar

  41. Fredo permalink
    13 Maio, 2012 23:09

    A mediocridade nacional toca no fundo do Poste muito bom…!
    Deu-me uma falta de ar que até fiquei roxo.

    Gostar

  42. 13 Maio, 2012 23:19

    Se os feriados 05 de Outubro e 01 de Dezembro forem extintos na próxima semana, então “isto” passa para o patamar da não-lucidez e vulnerável integridade.
    Resta tão-só e ficará definitivamente explícita, uma sociedade amorfa e bovina — a começar nos bovinizados “deputados da nação”.

    Gostar

  43. Costa Cabral permalink
    14 Maio, 2012 00:13

    Então o homem devia ter anunciado 150.000 desempregados?
    O actual 1º ministro não era o tal que apostava na iniciativa privada, no crescimento económico, no apoio às pequenas e médias empresas, na baixa de impostos, na criação de emprego?
    Então, o que é que aconteceu a estes «liberais da treta» que estão no governo e que estão «governando» esta merda de país pela cartilha neo-comunista?
    Será que esta gente descobri que os impostos é que fazem girar a economia? Ou toda esta gente é uma cambada de bananas que nem sabem o que andam a fazer? Basta olhar para alguns «governantes» para ver que nem na Guiné-Bissau se vê governantes deste nível!
    O desempenho deste «governo» conduz o país à sua destruição.
    A actual situação é a derrota ideológica daqueles que aqui clamavam por liberdade económica e por menos socialismo.
    Era tudo treta, pois como nunca lustastes pela liberdade, não sabeis como ela é.
    Se aparecer por aí um Pinochet, um Pol Pot ou mesmo um Honecker, não tenho dúvida que sereis os primeiros a aplaudir.
    Não nascestes para ser livres. Sois escravos. Apreciais andar com um grilhão nos tornozelos com um livro de Milton Fredman numa mão e noutra o Livro Vermelho de Mao.
    Estais falidos. E não é só de grana.
    Podeis leiloar esta blogue pois o seu «valor acrescentado» é = ZERO.

    Gostar

  44. blitzkrieg permalink
    14 Maio, 2012 04:45

    O post é realista, mas também muito bom pelo tipo de comentários que provoca, comprovando a veracidade da mensagem do post.

    Gostar

  45. Hawk permalink
    14 Maio, 2012 05:09

    Penso muitas vezes se aquilo que as pessoas desejam é trabalho, ou apenas uma renda. Se for uma renda o Estado só tem que criar mecanismos mais eficazes de transferência de fundos dos que podem para os que precisam. Qual é, pois, a dificuldade, seja em regime liberal (via impostos), seja em regime socialista (via inflação)?

    Gostar

  46. bico de lacre permalink
    14 Maio, 2012 09:07

    “Este cartaz resume todas as ideias que os portugueses, da esquerda à direita, têm sobre emprego.”
    Exactamente. Apenas não reflete as ideias dos que não são de esquerda nem de direita, são do “alto”. Estão logo ali um pouco abaixo do omnisciente criador, e passam a vida a arrotar postas de pescada, à espera que algum dia reparem neles e lhes seja concedida alguma sinecura.

    Gostar

  47. piscoiso permalink
    14 Maio, 2012 09:19

    As pessoas desejam, antes de mais, meios de subsistência.
    Uns conseguem-os pelo trabalho, outros pela meditação.

    Gostar

  48. 14 Maio, 2012 10:02

    Fincapé,
    Estou calmíssimo. E indignado muito menos.
    Angola está boa e recomenda-se. E até meus pais concordam. 😉

    Gostar

  49. Fincapé permalink
    14 Maio, 2012 10:21

    André Miguel, felicidades sinceras.
    Os pais têm muitas vezes razão. E mantenha-se calmo. 🙂

    Gostar

  50. A. Pereira permalink
    14 Maio, 2012 11:19

    O François Hollande prometeu a mesma coisa – 150.000 postos de trabalho. Já estamos a ver onde é que a França vai parar! Lá como cá, 150.000! Coincidência curiosa. Deve ser uma alínea de um qualquer programa comum dos PS da Europa…

    Gostar

  51. Francisco Manuel permalink
    14 Maio, 2012 13:45

    Não se pode desculpar o indesculpável. Passos Coelho meteu o pé na poça e pronto. Infelizmente está a ser demasiado mentiroso para o gosto dos portugueses.

    Gostar

  52. JCA permalink
    14 Maio, 2012 14:07

    .
    Os extremistas Marxistas e os Extremistas da Direita – vulgo Talibãs chico-espertos-tuga-da-função-publica-a-cheirar-a-merda-mofo-e-corrupção – o tal TOTALITARISMO dos appartniks e das nomekaturas que quando lhe vão aos ‘penachos’ (os chefes dos Serviços de Finanças emtão arranham-se todos para já não falar da rapaziada manipulada das inspecções etc etc) REPUDIAM VIOLENTAMENTE isto:
    .
    HOW FAIR TAX WORKS
    http://www.fairtax.org/site/PageServer?pagename=HowFairTaxWorks
    .
    São uns ‘videntes de bola de cristal’. Então julgam que quem conseguiu dinheiro está à espera das vossas fantasias para continuarem a ser fantasistas ?
    .
    Por exemplo, na Grecia discute-se muito tal e tal e tal. Mas a primeira coisa que classes medias e altas fizeram foi o que custou a ganhar com suor ou habilidade desapareceu dos Bancos ‘que privatizam lucros e socializam prejuizos’ como eles proprios se definem. E a habilidade das classes médias e altas é tal qual a da Funão Publica com uma diferença, aqueles desenrascam o que ganharam, estes desenrascam-se com o que os outros ganharam. Nos Bancos gregos é que já não estaria lá nenhum. É o que dizem os entendidos ….
    .
    O compromisso é bonito: no meio estaria a virtude.
    Segundo os gregos que sacaram o deles dos Bancos e das ladainhas dos Banqueiros (que vão ganhar a guerra apesar das ameaças e dos arrasa-tudo talibãs que vão engolir de grande) quando há golpada dos Publicos que se f*d* o bom senso.
    .
    Não tenho nenhuma preocupação sobre o Futuro dos Gregos. Já ganharam a guerra. Os que estão a esticar a corda como os certos boches, quando mais esticam mais se f*d*m, os francius andam um bocado a apanhar bonés, se calhar serão os que pagarão a fatura toda se não se meterem na forma …..
    .
    Isto não tem nada a ver com as nossas ‘maiorias do arco do poder’. Afinal geograficamente Portugal está no extremo do cabo da roca e os gregos na oposta porta da asia.
    .
    Be happy na epoca antecipada de Julho da abertura da epoca de caça, ele haveria coelhos, perdizes, patos, lebres, javalis, gamos e até lagartixas, sapos, rãs, camaleões, cabras, aranhas, ouriços-caixeiros, sardões, lagartos, passaros e passarolos. Os tugas são mais ‘verdes’ que os gregos. Na volta não caçam nada, só gastaram dinheiro em cartuchos, iscos, canas de pesca foleiras e caçadeiras de coronha torta.
    .
    Assim não seja. Orai sem Fés mas com Fé, afinal quem não tem Fé tem a Fé de não ter Fé. Ou orai com Fé. Eu não rezo mas tenho também uma Fé que pelo menos é a de entender que já não preciso de rezar. Não deixa de ser outra Fé.
    .

    .

    .

    Gostar

  53. JCA permalink
    14 Maio, 2012 14:20

    .
    Ou seja perdoaram cinquentas, sessentas e tal e coida por cento da divida tão só porque quem o ganhou com suor ou habilidades, o Povo Grego, antecipou-se: nos Bancos já lá não está nenhum….
    .
    Vá lá falem lá a verdade em Portugal e deixem-se de romantismos (os tugas dá-lhes para poesias e romances, aos espeanhóis para golpadas de pincel na pintura e touros de morte, aos gregos o que se vê etc etc porque por enquanto não vale a pena falar mais dando oportunidade a esta Europa que por duas vezes alguns alemães implodiram e puseram de cangalhas – na fome na miséria e no omega da morte quais deuses – no seculo passado.
    .
    São tantos os erros que hoje os Povos Europeus não confiam nalguns alemães porque gato escaldado de àgua se defende. Há alemães e alemães, isto para não entrar em àreas mais …… porque todos acreditam hoje na Europa que há o sério risco de implodrem e destruirem outra vez os Povos Europeus mais uma vez a troco de pratos de lentilhas.
    .
    Apenas. Nada contra o Povo Alemão na sua totalidade mas contrário a minorias micro-minorias. Antes pelo contrário. A Europa pode vencer. Mas hoje não é claro. Muito longe disso.
    .

    Gostar

  54. Fincapé permalink
    14 Maio, 2012 14:34

    Importa-se de repetir tudo de início, JCA?

    Gostar

  55. JCA permalink
    14 Maio, 2012 14:36

    .
    E essa das ‘de meter os tugas a mininos bom aluno de diplomacias económicas’ no meio de galifões ….. nem é de Professores e Catedráticos que dizem preparar e ensinar a vida adulta a adlescentes e jovens……….. “Só contaram mesmo para vocês alguns dos educadores de ensino ‘superior'” ……. Quiçá aquela coida dalgumas elites a quem ao calhas a Comunicação Social mete os megafones na boca para amplificar os ‘salvação do País’.
    .
    Depois do 25 de Abril a Comunicação Social já fabricou tantos salvadores e ainda não estamos salvos ?
    Como é que estamos pior do que antes de sermos salvos por esses salvadores ?
    .
    Francamente salvações ou vergonas nacionais no Caos em que as salvações e salvações enfiaram isto tudo ? Jogavam, preparavam e apostavam na Ditadura ? Era esse o projeto de rumo para Portugal ? Como é ? É o que parece. Esclareçam-se e resolvam-se, ou ‘out’ ou ‘in’ que foi o que a Maria Antonieta e o Luis XVI para foram habeis a fazer por isso entalaram-na ….
    .

    Gostar

  56. JCA permalink
    14 Maio, 2012 14:57

    .
    Amavel Fincapé não perca tempo com questões ‘se a semente da banana é a parte dura ou rija’. Ambos, creio, queremos o melhor para o nosso País. Você tem uma via, um modelo. Eu tenho outro. Ambos estamos de boa-fé. Suponho que também terá a experiência de vida, larga por esse mundo fora em todas as situações limite, capaz de localizar ‘penetras’. Não perca tempo com oratórias de desafios comparativos. Exponha-se e defenda o seu modelo nas potencialidades, defeitos e vantagens. Ou seja como resolve Portugal, como o tira RAPIDAMENTE deste atoleiro caotico. Sem acusações a uns e a outros como se fosse isso solucionar e resolver. Porque isso é o BASICAMENTE SECUNDÁRIO e ACESSÓRIO, não é o ESSENCIAL para o HOJE.
    .

    Gostar

  57. Fernando S permalink
    14 Maio, 2012 15:04

    A.Pereira : “O François Hollande prometeu a mesma coisa – 150.000 postos de trabalho.”
    .
    Por sinal “apenas” prometeu 62.000 (na educação, em 5 anos ; o que da uma média de mais ou menos 12.500 ao ano).
    Mas, a “visão” é a mesma !
    De resto, mesmo tratando-se de um pais com uma população que é 6x superior, tendo em conta que a França também tem um sério problema de finanças publicas e de competitividade, estes 62 mil representam agora uma asneira tão grande ou ainda maior do que os 150 mil de Socrates.
    Até porque Socrates apenas prometeu (na verdade, foi mais uma estimativa infeliz sobre o numero que postos de trabalho que a economia criaria em resultado das medidas “virtuosas” previstas pelo programa eleitoral do PS) enquanto que Hollande, tratando-se de funcionarios publicos, vai muito provavelmente criar mesmo esses lugares e, desse modo, aumentar as despesas do Estado.
    No fim de contas, o problema até nem esta tanto no numero de empregos estatais que Hollande prometeu criar. Podia ser pior. O problema é que este tipo de medidas mostra que Hollande não vai dar qualquer prioridade à redução das despesas do Estado. Nem sequer vai manter a regra, instituida por Sarkozy, de substituir apenas um funcionario publico em cada dois que se reformam. Hollande também prometeu reduzir o déficit publico até chegar ao equilibrio (em 2017). Mas, esta visto que, admitindo que tente mesmo combater o déficit, vai ser à custa de aumentos de impostos (ele diz que não, que vai ser com o crescimento economico que vai resultar da aplicação do programa de crescimento que ele vai negociar na Europa !… eheheh).

    Gostar

  58. JCA permalink
    14 Maio, 2012 15:31

    .
    Pois é entre Hollande, Socrates, Sarkozy, Merkel e Cª Lda anda tudo à volta do mesmo cancro:
    .
    charada de milhões de folhas A4 de leis/regulamentos/oficios fiscais e respetivos ‘enetendidos’ que não se entendem, labirinto de dezenas de milhões de palavras de leis/regulamentos/oficios fiscais em que andam todos perdidos, decisões incontestaveis a prazer da Admnistração Publica e FUNDAMENTAL o OBJETIVO FINAL quanto mais massa de Multas, Impostos, Taxas e outros inventados nomes para o mesmo, MELHOR.
    .
    Porque razão nenhum Governo ATACA este caos, um autemtico rol de in justiça em que já se mata nas Repartições Publicas por essaEuropa fora ? Quem tem medo do SIMPLEX FISCAL ? Quem manipula este CAOS FISCAL contra os Cidadãos para PERSEGUIR IMPUNEMENTE e contra os INTERESSE FINAIS DO ESTADO ? Que paranoia é esta em que o Fisco se apresenta como substituto de Policias Repressivas (Pide, Gestapo’s etc) ? Andam felizes, sentem-se superiores, a devassar a vida completa de qualquer Cidaão, Familia ou Empresa ? O que é deu na cabeça destes ‘fiscalistas’ e ‘impostores’ ? Sonham com quê ? Servem de intermediadores entre os Cidadãos e o estado ou andam armados em repressores dos Cidadãos ? São ‘paus de cabeleira’ de radicalismos de Esquerda ou de Direita, ou são Cidadãos, ou depois arrepanham-se todos porque levam com a mesma paulada dos outros, rapam-lhes os subsidios de férias e natal e ainda vão levar mais ou esperam o quê ? etc etc
    .
    Só pergunto. Não afirmo.
    Sugere que Salazar, Hitler, Lenine, Estaline, Mao, Fidel, os gajos da Coreia do Norte ou da Italia Fascista estão envorgonhados por terem sido tão nabos que não a REPRESSÃO que estes gajos em Liberdade e Democracia conseguiram. Se não for assim corrijam-me que dou a mão à palmatório e nem rejeito chamarem-me populista etc tal e coisa.
    .
    A bem da Nação e em papel selada de 25 linhas, subscrevo-me.
    .

    .

    Gostar

  59. Fincapé permalink
    14 Maio, 2012 15:42

    Caro, JCA.
    Concordando ali ou discordando acolá, apenas achei o seu discurso, por vezes, um pouco confuso. Fui um pouco irónico ao dizê-lo, mas a intenção era esta: compreender todo o texto. O que demonstra que estava interessado em ler o que escreveu.
    Já quanto aos modelos para o país, não sou nenhum radical. Ou, por outra, sou-o apenas quanto à necessidade de ter um país equilibrado, principalmente quanto à redistribuição da riqueza, com um Estado suficientemente forte para impor as regras que interessam ao país e não apenas à meia dúzia que detém o poder do dinheiro. Quer dizer, que seja a política a tomar as decisões que dizem respeito a todos e não o poder económico.
    Já agora, defendo também que cada pessoa possa escolher as suas opções profissionais, dentro das áreas da sua formação ou doutras, sem que seja estigmatizado por optar por trabalhar para o Estado ou para o setor privado. Essa é uma liberdade fundamental em democracia.
    E, como já disse aí algures, o Estado foi (e ainda é em muitos casos) quase o único setor a oferecer trabalho qualificado. Hoje já não será tanto, e o desenvolvimento diminuirá constantemente esse rácio, mas foi sempre assim.

    Gostar

  60. JCA permalink
    14 Maio, 2012 15:45

    .
    A propósito dizia-me um dos meus amigos de há muitos anos no MIT que depois tive a oportunidade de ver corroborado pelos de Oxford, da Escola de Amnistração Publica Francesa e por outros mais a Leste:
    .
    Em Democracia, Ditadura ou noutro sistema qualquer, os unicos que devemos ter medo, os inimigos de facto, são os que não reclamam, não falam ou não contestam porque nos viram as costas, rejeitam-nos e desaparecem sem sabermos para onde vão ou foram com bens e cabedais. Por isso perdemos.
    .
    Os que reclamam e contestam são os nossos aliados, dão-nos a oportunidade de nos interrogarmos se de facto estamos certos como pensávamos ou se somos obrigados no nosso próprio interesse a emendarmos-nos para sermos a elite que dizemos ser e o escol que sonhamos.
    .
    Tão só. Tão velho como a prostituição, a corrupção; ou a Sé de Braga como diz o nosso Povo; popularucho na voz dos supostos.
    .

    Gostar

  61. Fincapé permalink
    14 Maio, 2012 16:40

    Não me é nada difícil concordar com o que disse. E é por isso que os nossos amigos, com as suas diferenças, nos ajudam a ser. Só assim.
    Quanto a isto,
    ” …os unicos que devemos ter medo, os inimigos de facto, são os que não reclamam, não falam ou não contestam porque nos viram as costas, rejeitam-nos e desaparecem sem sabermos para onde vão ou foram com bens e cabedais.”
    embora as grandes deceções nos cheguem, muitas vezes, daqueles que reclamam, falam e contestam, porque nos parecem injustos, sem razão ou simplesmente porque fazem manifestos aos seus interesses mais egoístas, se conhecer o outro é uma forma de nos conhecermos melhor a nós próprios, então é sempre preferível conhecermos o outro. É também a melhor forma de lhes podermos dar as respostas que eles, doutra maneira, não encontrariam.

    Gostar

  62. aremandus permalink
    14 Maio, 2012 16:40

    Faz uma década e meia que o Psi-20 não tocava tão baixo: cinco mil e picos pontos.
    que faltará acontecer?
    o bcp já teve de diminuir para metade o seu Kapital social: de 6 MM para 3MM!
    na bolsa vale muito menos de Mil Milhões. mas o Estado vai garantir tres mil milhões umas cinco vezes mais o seu valor bolsista.
    o pedrito vai-nos aos bolsos e lá vamos tendo um Estado cada vez mais comunista|!

    Gostar

  63. etedom permalink
    14 Maio, 2012 16:53

    Sr João Miranda,
    Aos poucos vamos descobrindo que não é só Portugal que está em crise, mas o mundo inteiro. Estamos na Era da mediocridade, sem objectivos, sem directrizes, sem ambição. Quem nos governa parecem bacalhaus secos que não comem nem dão a comer.
    Os objectivos, refletem trabalho, peocupação e competência. Um País que apenas vai fazendo o seu dia a a dia e mal, sem criar objectivos não governa vai gastando o ordenado no seu dia a a dia. Gostei da sua coragem Sr. João Miranda, foi pena acobardar-se com a ultima frase: -que não cumpriu- Acha que ele teve condições de cumprir alguma coisa no último mandato? A oposição, hoje governo, deu aos portugueses o direito de deixar governar quem elegeu? A fome do poder, era mais que muita. Agora a única coisa válida que fazem é dar seguimento ao empreendorismo de alguem que se preocuva com as pessoas.

    Gostar

  64. JCA permalink
    14 Maio, 2012 18:20

    .
    Fincapé li atentamente o seu texto. Fechou muito bem a cupula.
    .

    Gostar

  65. Carlos Ferraz permalink
    18 Maio, 2012 23:30

    Gostar

  66. Luis Matos permalink
    27 Abril, 2013 21:55

    PODES (SÓCRATES) VIR À VONADE! POIS ESTES RAPAZOLAS QUE ESTÃO AGORA NO GOVERNO SÃO 1.000 VEZES PIORES DO QUE TU! NÃO SABEM MESMO O QUE ANDAM A TRAMAR! E NEM SABEM TAMBÉM QUE OTIRO VAI SAIR PELA CULATRA! ANDAM A CAVAR A SEPULTURA ESTES RAPAZOLAS QUE NEM SABEM FALAR E EXPLICAR NADA INTENCIONAMENTE AOS PORTUGUESES, OU SEJA A QUEM LHES PAGA OS ORDENADÕES E MA SÉRIE INFINDÁVEL DE MORDOMIAS! NÃO HÁ O DIREITO DE ESTAR A TRATAR ASSIM O POVO PORTUGUÊS! NEM NO TEMPO DO MEU QUERIDO SALAAR ISTO ACONTECIA! VEM MESMO SÓCRATES! NÃO TENHAS MÊDO! AQUI INSTALOU-SE A DITADURA DO MÊDO! TU PODES MUDAR ISTO SE ASSIM O ENTENDERES! L.M.

    Gostar

Indigne-se aqui.