Saltar para o conteúdo

Mas alguém pode explicar o que está em causa nesta greve?

11 Outubro, 2012

PSD: greve dos portos põe em causa interesse nacional

Greve: Portos portugueses totalmente paralisados

Presidente do Instituto Portuário alerta para consequências da greve nos portos

CGTP diz que greve nos portos deve continuar

(…)

As notícias sobre greves são um mistério. Há muito que deixou de se explicar o que levou à greve.  O que nos tem levado a fantásticas surpresas sobre aquilo que os diversos governos têm aprovado para as ver terminar.  A TAP e a CP são casos exemplares dessas negociações em que só anos depois percebemos o negociado. Temos sim notícias sobre a adesão, declarações sobre a greve, reafirmação de posições…. e mais nada.

55 comentários leave one →
  1. balde-de-cal permalink
    11 Outubro, 2012 09:15

    não houve coragem para liquidar o pcp no 25.xi
    a víbora comunista joga no quanto pior (para o país) melhor (para eles)
    nos locais onde se instalou

    Gostar

  2. Grunho permalink
    11 Outubro, 2012 09:21

    Perceberam?
    A extrema direita é mesmo assim.

    Gostar

  3. Monti permalink
    11 Outubro, 2012 09:21

    Dear Miss Helena
    Quer-me parecer que quem está em greve, neste caso como noutros,
    serão:
    O presidente/dirctor ou chefe da autoridade portuária,
    por incapacidade de argumentação na empresa e em público,
    ou em consonância com o governo;
    O ministro da tutela/governo, interessados em que o sistema apodreça,
    para mais tarde alguns dos seus agentes virem a recolher os restos.
    Não há bruxas, contudo, se os sindicatos estão errados,
    será assim tão dificil prová-lo?

    Gostar

  4. politologo permalink
    11 Outubro, 2012 09:28

    …um novo presidente novo , um velho pm competente , um estado de emergência e acabar com este regabofe e outros …que mais não são do que uma trágica ofensa à pobreza tuga !!!
    P.S.
    Colocar a AR sossegadinhos numa redoma …
    Em vez de “quanto pior” , “quanto melhor” !!!

    Gostar

  5. helenafmatos permalink
    11 Outubro, 2012 09:40

    mas tb não se sabe o que defendem os sindicatos
    Não é uma questão de tese ou de prova. É de ter o mínimo de informação

    Gostar

  6. trill permalink
    11 Outubro, 2012 10:05

    afinal é fácil ser-se (muy) liberal em Portugal (e dá milhões!):
    .
    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/relvas-apoiou-empresa-ligada-a-passos-a-ter-monopolio-de-formacao-em-aerodromos-do-centro-1566812

    Gostar

  7. tric permalink
    11 Outubro, 2012 10:28

    Gostar

  8. jonas permalink
    11 Outubro, 2012 10:29

    E então o governo não tem verve, não tem força, autoridade e nem meios para a debelar, a greve de há quase um mês? Mas não é este governo que me vai ao bolso contra a mesma lei?, cambada de zezinhos, de predadores, ó Helena, ó pah !

    Gostar

  9. jonas permalink
    11 Outubro, 2012 10:46

    Oh, pobres carteiristas, esses de Lisboa, que tanto devem trabalhar para atingir um milésimo do que saca o relvas & marmanjos de um golpada .
    http://www.publico.pt/Local/uma-viagem-ao-delirante-mundo-dos-carteiristas-1566629#

    Gostar

  10. A. Pereira permalink
    11 Outubro, 2012 11:09

    Esta greve, como várias outras, é, neste momento, uma verdadeira sabotagem ao que resta da pobre economia portuguesa. Como as exportações têm crescido, equilibrando a Balança de Pagamentos, há que destruir essa recuperação.

    Gostar

  11. lica permalink
    11 Outubro, 2012 11:26

    Bancada socialista gastou 210 mil euros em quatro novos carrros
    Jornal de Negócios Online – negocios@negocios.pt
    Bancada do PS comprou quatro carros topo de gama com dinheiro para si reservado pelo orçamento da Assembleia da República, noticia o “Jornal de Notícias”.

    O grupo parlamentar do PS renovou a frota automóvel e gastou 210 mil euros. A notícia é avançada na edição desta quinta-feira do “Jornal de Notícias”, segundo a qual os quatro carros adquiridos são topo de gama.

    A assessoria de imprensa da bancada liderada por Carlos Zorrinho explica ao jornal que os carros foram comprados porque acabaram os contractos de aluguer das quatro viaturas usados pelos deputados – dois Audi e dois BMW.

    O dinheiro utilizado é proveniente do orçamento da Assembleia da República

    Gostar

  12. trill permalink
    11 Outubro, 2012 11:31

    novos carros dos tais 3.3MM/ano que gasta a AR. É da crise… Funtastical!

    Gostar

  13. trill permalink
    11 Outubro, 2012 11:35

    e depois dizem que o sentimento anti-políticos é “populista”. Tudo que vá contra a roubalheira e a indecente chulice de Estado é “populismo”.
    .
    Mas o Karl Popper desmascarou isto bem esta gentalha ao referir-se ás “pseudo-ciências”, que são aquelas que não aceitando a refutabilidade tentem anular os argumentos contrários, e tudo o que saia do (seu) esquema previsto, acusando-os de “resistência” (è interpretação “verdadeira”), ou inserindo-os dentro do seu próprio argumentário, negando-lhes assim autonomia conceptual, como este argumento perverso do “populismo”.

    Gostar

  14. piscoiso permalink
    11 Outubro, 2012 11:40

    Elementar: O que está em causa nesta ou em qualquer greve são as melhorias do contrato ou das condições de trabalho.
    Há excepções, como a greve dos reclusos
    Há até situações em que a greve não se aplica, como por exemplo a greve dos desempregados.

    Gostar

  15. 11 Outubro, 2012 11:44

    V. Exas. defendem que as greves estão a sabotar o país. Alguns salivam por campos de concentração para pôr os grevistas e os comunistas, que devem ser todos os mesmos. Não querem saber se os trabalhadores estão a defender-se. Nem querem saber que mesmo sem greve os lideres financeiros, económicos e políticos do mundo criaram ou são co-responsáveis por uma crise financeira e consequentemente económico que está a destroçar milhões de seres humanos.

    Gostar

  16. javitudo permalink
    11 Outubro, 2012 11:55

    A greve é uma coisa muito boa para os trabalhadores que se defendem dos capitalistas, coitadinhos.
    O picoiso acha elementar tal como o paulo campos que já anda às custas dos paizinhos porque não tem dinheiro para sustentar a família como disse na entrevista de ontem com o José Gomes Ferreira. Já o fugitivo tem que fazer o mesmo.
    Eles gozam com a nossa cara porque sabem que com o coelho não há problemas.
    A palhaçada continua, com muitos embustes pelo meio. Isto não vai acabar bem.

    Gostar

  17. trill permalink
    11 Outubro, 2012 12:01

    “lica
    Posted 11 Outubro, 2012 at 11:26
    Bancada socialista gastou 210 mil euros em quatro novos carrros”

    só aos distraídos passa a oportunidade desta aquisição. É mais uma, da “máquina” (não é o maçon chefe de bancada que decide estas coisas?), a contribuir para “oportunamente” se afastar o (pouco) seguro para, no momento “oportuno”, fazerem avançar o da cara larga, sem entraves nem chatices e por aclamação.

    Gostar

  18. Balio permalink
    11 Outubro, 2012 12:10

    Não percebo porque não são os portos privatizados.
    Ou, pelo menos, a sua gestão.
    Se fossem privatizados, certamente haveria menos greves.
    E, mesmo que as houvesse, sempre competiriam uns portos contra os outros.

    Gostar

  19. 11 Outubro, 2012 12:14

    Cara Helena seguem os motivos da greve (tirados do Correio da Manhã):

    “(…)O Governo aprovou a 13 de Setembro uma proposta de lei relativa ao regime do trabalho portuário, uma semana depois de ter chegado a acordo com alguns sindicatos, afectos à UGT, e operadores portuários, com o objectivo de aumentar a competitividade dos portos nacionais.
    Esse acordo vai permitir descer a factura portuária entre 25 a 30 por cento, de acordo com o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, mas os sindicatos dos trabalhadores portuários entendem que, com esta revisão da legislação, ficam em causa os postos de trabalho.
    Desde meados de Agosto que os trabalhadores portuários se encontram em greve, em paralisações rotativas e parciais.(…)”

    Pergunto eu, que não percebo nada disto, se uma baixa de preço no serviço portuário não permitiria a atracção de mais negócio/clientes e a manutenção, quem sabe se até o aumento, dos postos de trabalho a médio prazo?

    Gostar

  20. jonas permalink
    11 Outubro, 2012 12:39

    A ler os coments, chega-se à evidência que o maçon-mafioso é transversal à política e só o desempregado mal se revolta, privado de trabalho e de sustento como de todo o direito. E então é força que a provar que vive e ainda tem alento, um se manifeste e clame bem alto de proteste contra os impuros .

    Gostar

  21. jonas permalink
    11 Outubro, 2012 12:43

    … a provar que vive e ainda tem alento, justo é que um gajo se manifeste, que clame bem alto de protesto contra todos os (ps e psd-cds) impuros .

    Gostar

  22. jonas permalink
    11 Outubro, 2012 12:45

    e clame de protesto contra os que assim sofregamente o gastam à boa e portuguesa, à toa, cambada de impuros 🙂

    Gostar

  23. javitudo permalink
    11 Outubro, 2012 13:05

    Desculpem a intromissão.
    “Então não é que o Fabio Capello disse publicamente que recorreria a todas as formas para evitar que o CR7 jogue!
    Tenho pena que a lesão contraída em Barcelona não tenha sido mais grave!…”
    1. esta intervenção intimidatória fora de todo o contexto desportivo devia ser imediatamente transmitida à FIFA e ao árbito.
    2. O sr. fabio virá a Portugal na segunda mão. Talvez seja razão para o presentearmos de tanta candura.
    3. O/os jogadores que cumprirem as indicações do treinador também cá vão estar em princípio

    Gostar

  24. fnvv permalink
    11 Outubro, 2012 13:11

    Os trabalhadores portuários não querem ficar confinados ao trabalho de bordo ( 50% do qu etêm hoje). Dizem que o governo quer entregar os restantes 50% a pessoal não qualificado mais barato.
    Basta procurar, Helena.

    Gostar

  25. jonas permalink
    11 Outubro, 2012 13:13

    ó Javi
    ainda que tão sobejamente conhecido,
    não se incomodaria de nos dizer o contexto
    como a figura de tal Fábio Capelo,
    porventura algum primo do Fernão Capelo Gaivota,
    por nos situarmos e não irmos tirar,
    lá sei, conclusões precipitadas,
    como arrebentar c’o gajo e a cambada que dirige,
    já no balneário, se não que no mesmo avião
    que aqui os traga, c’um caray ?

    Gostar

  26. javitudo permalink
    11 Outubro, 2012 13:15

    Caberá ao húngaro Viktor Kassai dirigir uma das importantes partidas da Rússia em 2013. O árbitro foi o escolhido para o jogo entre as seleções russa e portuguesa, em Moscou.
    Esperemos que o árbitro ainda se recorde do que terão passado os seus pais.
    Imre Nagy liderou os húngaros no levantamento húngaro de 1956 . Como primeiro-ministro, Imre Nagy sabia que estava assumindo um risco enorme – um risco que terminam com Nagy sendo executado e seu corpo sendo colocado em uma cova sem marcação.

    Para o portela menos muitos se recordar aqui tem um excerto da história que anda bem esquecida:
    “Sua última mensagem ao povo húngaro foi transmitido:
    “Essa luta é a luta pela liberdade do povo húngaro contra a intervenção russa, e é possível que eu só será capaz de permanecer em meu posto para uma ou duas horas. O mundo inteiro vai ver como as forças armadas russas, ao contrário de todos os tratados e convenções, estão esmagando a resistência do povo húngaro. Eles também ver como eles estão o seqüestro do primeiro-ministro de um país, que é membro das Nações Unidas, levando-o a partir da capital, e, portanto, não se pode duvidar de que essa é a forma mais brutal de intervenção. Gostaria nestes últimos momentos de pedir aos líderes da revolução, se puderem, para deixar o país. Peço que tudo o que eu disse na minha transmissão, eo que temos acordado com os líderes revolucionários durante as reuniões no Parlamento, deve ser colocado em um memorando, e os líderes devem voltar-se para todos os povos do mundo para ajudar e explicar que hoje é a Hungria e amanhã, ou depois de amanhã, será a vez de outros países, porque o imperialismo de Moscou não conhece fronteiras e está apenas tentando ganhar tempo. ”
    Ele só deixou a segurança do edifício, quando parecia que os soviéticos e Janos Kadar havia lhe dado passagem segura. Ele foi, de fato, preso e levado para fora do país. Depois de um período de tempo que ele foi devolvido para a Hungria e, secretamente, julgado e executado em 17 de junho º 1958 por traição e tentativa de “derrubar a ordem Estado democrático”. Os húngaros foram apenas a respeito de sua execução, uma vez que tinha sido realizado. Nagy foi enterrado em uma área remota da Rua Kozma Cemitério e nada sobre sua vida ou a morte foi autorizado a ser celebrado ou comemorado pelo governo linha-dura novo conduzido por Kadar.
    Em 1989, após o fim da Guerra Fria, grave Nagy foi encontrado com outras vítimas da Revolta de 1956 em uma área invadida por ervas daninhas, etc A área foi renovada e Nagy, junto com outros, foi dado o que muitos húngaros teriam considerado um enterro apropriado com um túmulo marcado. Mais de 100.000 pessoas compareceram ao seu re-internamento”.

    Gostar

  27. trill permalink
    11 Outubro, 2012 13:22

    e assim é: uma futebolada e fica tudo resolvido. Não é necessário recorrer-se ao ópio do sr bispo (logo a bispalhada fica desprovida de funções).

    Gostar

  28. trill permalink
    11 Outubro, 2012 13:31

    quem fala em “impuros” e toda esta canga linguageira, deve estar com a cabeça sob influenza “dela” e “pura”…

    Gostar

  29. javitudo permalink
    11 Outubro, 2012 13:34

    trill, não fica resolvido mas distrai enquanto não se faz justiça. Você tem solução, não é verdade?
    O bernardino soares o outro dia na entrevista não tinha, balbuciou alguma coisa, foi tudo.
    Veja como é na Itália, pode cá chegar depressa.
    “‘MICU, O LOUCO’
    Polícia italiana detém um dos chefes da máfia calabresa
    A polícia italiana deteve na quarta-feira à noite um dos chefes da máfia calabresa, Domenico Condello, considerado um dos 30 criminosos mais perigosos de Itália, indica um comunicado divulgado hoje”.
    Lá faltam 30, aqui temos muitos mais, de todos os quadrantes, alguns já fugiram. A interpol aguarda ordem de captura.

    Gostar

  30. lica permalink
    11 Outubro, 2012 13:39

    hai! hai! hai! os donos do dinheiro e dos trabalhadores podem fechar as fábricas, podem fugir com o dinheiro, podem fugir com as máquinas, podem sabotar (intoxicar a opinião publica) que nada disto é político e estão dispensados de justificar as suas decisões. Os pobres dos trabalhadores teem que justificar tudo e mesmo que tenham razões plausíveis, levam logo com o sacrossanto rotulo de actuação política. Haja paciencia. Como já li acima, isto vai acabar mal

    Gostar

  31. Cáustico permalink
    11 Outubro, 2012 13:43

    Raramente concordo com a Helena.
    Mas, realmente…
    Alguém poderá aqui dar resposta a estas questões (perdoem-me a demagogia das 2 últimas):
    1 – Que reivindicam estes grevistas?
    2 – Qual o salário médio (suplementos e subsídios incluídos) de um estivador?
    3 – Qual o salário médio (suplementos e subsídios incluídos) de um piloto da barra?

    Gostar

  32. Cáustico permalink
    11 Outubro, 2012 13:46

    Há uns 12 anos atrás, por motivos profissionais, acompanhei descargas de mercadorias (líquidos a granel) em Leixões.
    Fiquei estarrecido com a influência do sindicato na gestão (sim, na gestão) do trabalho dos estivadores.
    Pareciam os donos daquela merda!

    Gostar

  33. Basto_eu permalink
    11 Outubro, 2012 13:50

    Em greve há quase um mês, e de que vivem os grevistas?…
    Tanta gente a querer trabalhar e estes mânfios a gozar.
    Assim como é reconhecido o direito à greve também havia de haver o direito à não greve com protecção do Estado.
    Há muitos trabalhadores que a fazem por ter medo dos piquetes…
    O Governo deveria proceder à requisição civil.
    O que os grevistas estão a fazer é sabotagem.
    O Governo ao não ceder aos grevistas está a salvaguardar os contribuintes .

    Gostar

  34. JDGF permalink
    11 Outubro, 2012 14:12

    Alguém gostaria de ir alombar para a estiva (mesmo nostempos actuais em que há muita maquinaria)?
    A estiva tinha uma auto-regulação por via associativa (sindical). Mexeram nesse equilíbrio (unilateralmente), porque memorando oblige, invocando o manto da competitividade, da redução de custos operacionais, etc. (o ‘rosário’ do costume…).
    Já tinha sido assim em Julho de 2009 sob a batuta de Sócrates, facto que originou a 8 de Julho uma tempestuosa manifestação frente à AR. É, portanto, preciso recuar para compreender a situação. Mas no meio da actual bagunça não há tempo para isso. Devemos – isso sim – concentrarmo-nos no OE 2013… e não sobra tempo, nem paciência!…

    Gostar

  35. Antonio permalink
    11 Outubro, 2012 14:17

    João Carvalho: Greve nos portos “não causa grande impacto na economia”
    http://www.cargoedicoes.pt/site/Default.aspx?tabid=380&id=8147&area=Cargo
    Mas afinal em que ficamos, a greve causa impacto ou o Sr. João Carvalho, tal como o governo, tem uma opinião às 2ªs 4ªs e 6ªs e outra opinião às 3ªs 5ªs e sábados?????

    Gostar

  36. Expatriado permalink
    11 Outubro, 2012 14:18

    Uma explicaçao de como a trama foi urdida desde o 25A

    Portugal, o PCP, Ignorancia e Distracçoes
    http://adamastor-arquivo.blogspot.com/2010/11/portugal-o-pcp-ignorancia-distraccoes-e.html

    Gostar

  37. Miucha permalink
    11 Outubro, 2012 14:36

    Não sei bem que tipo de paralisação será, porque esta manhã pelas 8.35 os rebocadores de Leixões trabalharam. Eu vi, estava na praia em Matosinhos e entrou um navio devidamente acompanhado de rebocadores.

    Gostar

  38. 11 Outubro, 2012 16:43

    “Os trabalhadores portuários iniciaram hoje um período de cinco semanas de greves, com diferentes datas por sindicato, jornada de luta que deverá ter forte impacto nos principais portos portugueses, à excepção do de Leixões.” – porque será?

    Gostar

  39. Pedrum permalink
    11 Outubro, 2012 17:04

    No caso dos maquinistas, são uns meninos que se consideram muito importantes que andam apenas preocupados com o que certos maquinistas influentes ganham em horas extraordinárias. Usam a ideologia só pela aparência para enganarem os tolos dos colegas e população. No caso dos pilotos, as greves tem a ver com mostrarem que tem uma pila grande, que mandam muito, na última greve cancelada (mas que deu imenso prejuízo) inventaram uma questão em torno dum director de voo exigindo o seu afastamento, foi uma treta que inventaram na hora pois já no início do ano pessoas da TAP me tinham dito que haveria greves no pico da época este ano, ou seja, ou Julho/Agosto e no final do ano. A mentalidade destes sindicatos é a de extorsão, a roçar o criminoso, a forma deles pensarem é a de que se uma greve dá um prejuízo de 2 milhões, então a administração das empresas deve ceder a uma exigência de 1 milhão por exemplo, no pensamento chantagista deles a empresa só tem a ganhar em ceder É uma autêntica extorsão. Estivadores, é um pouco diferente, vida dura ao contrário dos anteriores, já é um sindicalismo real e não coisas de meninos de bolso cheio.
    Privatize-se a TAP e a CP que for minimamente viável, rasguem os acordos de empresa, é a única forma de acabar com os abusos pois deixando de estar na esfera privada serão mais responsáveis pois as greves passam a destruir quem lhes paga os salários.

    Gostar

  40. hajapachorra permalink
    11 Outubro, 2012 17:05

    A questão é que só privilegiados podem fazer greve; assim é na carris, stcp, metro, cp, portos, aeroportos, tap. Nestes casos, em que polítiocs frouxos cedem sempre aos sindicatos, nem se trata de greve, mas de chantagem, que tem dado excelentes resultados: todas essas empresas estão falidas, mas entretanto os ‘trabalhadores’, na maioria técnicos com o ensino básico, locupletaram-se com ordenados de 3 mil ou mesmo 4 mil euros por mês. Tanto é preciso exigir rigor aos políticos que nos roubam decaradamente, como aos sobas sindicais que vivem há décadas á custa do erário público sem fazer um caralho. Sei do que falo, conheço, por exemplo, resmas de sindicalistas dos bancários que passavam o santo dia a fazer joguinhos no computador, declaradamente.

    Gostar

  41. mesquita alves permalink
    11 Outubro, 2012 17:09

    A vossa produtividade ,hoje, está muito baixa. Têm salários em atraso?

    Gostar

  42. ora porra permalink
    11 Outubro, 2012 17:28

    As greves dos estivadores, dos pilotos da TAP e dos maquinistas da CP são um autêntico escarro.
    Idem a defesa das mesmas.
    Trata-se de crimes contra o País – e como tal deviam ser julgados.

    Gostar

  43. Basto_eu permalink
    11 Outubro, 2012 17:32

    Pelo que vejo, dra. Helena, ninguém aqui se chegou à frente a explicar afinal, o que está em causa nesta greve…são reinvindicaçõess salariais, falta condições de trabalho ou é excesso de guito?…

    Gostar

  44. Portela Menos 1 permalink
    11 Outubro, 2012 17:36

    javitudo, Posted 11 Outubro, 2012 at 13:15 : a seguir vou esperar por um lençol sobre a coreia do norte!
    javitudo, Posted 11 Outubro, 2012 at 13:05 : és estão básico que nem diferencias ironia de intervenção intimidatória!

    Gostar

  45. Basto_eu permalink
    11 Outubro, 2012 17:43

    Últimas:
    O Raúl aleijo-se nos joelhos.
    O Tribunal Constitucional não abdica de exercer as suas funções, defender o rumo ao socialismo e os subsídios de férias e de Natal.

    Gostar

  46. Portela Menos 1 permalink
    11 Outubro, 2012 17:46

    um texto contra a corrente:
    http://www.ionline.pt/liv/paul-krugman-era-possivel-acabar-esta-crise-ja-se-eles-quisessem
    .
    (…) O que trama as nações fracas do euro (como Espanha e Portugal) é, não tendo meios de desvalorizar a moeda – como fez a Islândia no rescaldo da crise com sucesso – estão sujeitas ao “pânico auto–realizável”. O facto de não poderem “imprimir dinheiro” torna esses países vulneráveis “à possibilidade de uma crise auto-realizável, na qual os receios dos investidores quanto a um incumprimento em resultado de escassez de dinheiro os levariam a evitar adquirir obrigações desse país, desencadeando assim a própria escassez de dinheiro que tanto receiam”. É este pânico que explica os juros loucos pagos por Portugal, Espanha e Itália, enquanto a Alemanha lucra a bom lucrar com a crise do euro – para fugir ao “pânico” os investidores emprestam dinheiro à Alemanha sem pedir juros e até dando bónus aos alemães por lhes deixarem ter o dinheirinho guardado em Frankfurt.(…)

    Gostar

  47. piscoiso permalink
    11 Outubro, 2012 17:52

    “Mas alguém pode explicar o que está em causa nesta greve?”
    Está no segundo link do post (Sol)
    …com as principais reivindicações dos trabalhadores a recaírem sobre a «segurança e a falta de efectivos».

    Gostar

  48. J.J.Pereira permalink
    11 Outubro, 2012 18:13

    Trata-se, com certeza, de altruísmo ibero-sindical : mitigar a crise portuária espanhola , sobretudo a da fachada atlântica…

    Gostar

  49. Buiça permalink
    11 Outubro, 2012 19:50

    Também não entendo os motivos da greve.
    “Segurança e falta de efectivos” parece pouco como explicação. Provavelmente é uma posição de força para negociarem as condições de trabalho na futura fusão de todos os portos numa entidade só. Mas concordo que é uma greve parecida com a dos pilotos da TAP. E que ninguém aborda as reais reivindicações que haja de um lado ou do outro.

    Gostar

  50. edgar permalink
    11 Outubro, 2012 21:29

    O que está em causa, D. Helena Matos, é o respeito pela dignidade e segurança dos trabalhadores portuários que nesta greve são apoiados por greves de solidariedade de trabalhadores portuários de vários países europeus. Dignidade e segurança que, como a senhora sabe mas não diz, estão a ser ameaçadas pela legislação que o governo quer fazer aplicar.
    Veja as intervenções de hoje na AR em resposta à intervenção inqualificável do deputado Helder Amaral do CDS.
    A D. Helena já se esqueceu que o direito à greve é um direito constitucional?

    Gostar

  51. André permalink
    12 Outubro, 2012 10:54

    Há uns tempos atrás ouvi uma conversa num autocarro (do grupo barraqueiro, não importa qual a empresa). Nessa conversa ouvi uma mulher a criticar os grevistas do metro porque faziam muitas greves. Ouvindo isso, o motorista do autocarro respondeu que eles tinham sorte. Como eram uma empresa pública o Estado ainda respeitava minimamente o direito à greve. Infelizmente, naquela empresa quem fizer greve é despedido (ou vê o seu contrato anulado), no entanto, ele deixou um aviso bem claro: no dia em que fizerem greve as pessoas que vivem num dos concelhos com mais população da área não têm autocarros para Lisboa e a empresa não vai anular os contratos a todos os trabalhadores. Só para que conste, o mesmo motorista disse que o salário não compensa a carta de pesados (não sei se sabem custa bastante dinheiro).
    Só quero perceber uma coisa, se algum dia aquela empresa tem uma greve séria, como é que vão pôr os trabalhadores a trabalhar? Provavelmente com polícia de choque à Tatcher. Só espero é que a empresa se veja forçada a respeitar aqueles que pouco ganham para lá trabalhar.

    P.S. Todos nós sabemos que o grupo Barraqueiro é extremamente lucrativo, como tal, custava muito aumentar um pouco os salários de quem lá trabalha? Penso que não, mas é só um pensamento.

    Gostar

  52. mesquita alves permalink
    12 Outubro, 2012 15:41

    Há 20 anos que o publico perde $.
    Nos últimos 15 anos, o Engº Belmiro achou, que posto num prato da balança, o poder que o jornal lhe dava, justificava o prejuizo.
    Contudo, o engenheiro, não contou com o prejuizo causado por jmfernandes e hmatos, que foi enorme.
    O jornal, nunca recuperou desta perda.
    Hoje, vemos o resultado.
    Boa tarde, “eu vou com as aves”

    Gostar

  53. mesquita alves permalink
    12 Outubro, 2012 16:52

    Eu tenho uma relação com os jornalistas, de amor/ódio.
    Acho muito estranho que os mesmos, tenham vindo a público, e bem ,contra o cozinhado que se estáva a fazer com a tsu/ imi.
    Contudo, tendo em conta que as novas taxas de irs são brutais, estejam comparativamente, mais dóceis.
    Das duas uma, ou são burros, ou são direcionaveis.
    Nenhuma das 2 hp são abonáveis.

    Melhores cumprimentos

    Gostar

  54. David permalink
    13 Outubro, 2012 20:37

    Tem aqui uma explicacao.
    Pode concordar ou nao.
    http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.co.uk/2012/10/estivadores-de-portugal-importancia-da.html
    Saudacoes

    Gostar

Trackbacks

  1. Helena Matos – Aventar

Indigne-se aqui.