Saltar para o conteúdo

Recomenda-se calma

17 Outubro, 2012

Desconheço as circunstâncias em que esta criança almoçou ou não almoçou. Mas convém ter alguma cautela nestes assuntos. Como mãe e membro de associações de pais conheci de algum modo o problema das famílias que não pagam. Não sei o que se passa neste caso – logo não escrevo sobre ele – mas dos que conheci a maior parte das pessoas que não pagavam tal não se devia a problemas económicos mas sim ao deixar andar que agora não me dá jeito e outros pagam por mim. Quem não tinha dinheiro tinha apoios ou dava conta do problema e às  vezes com enormes sacrifícios juntavam o dinheiro e pagavam. Recordo sobretudo as mulheres que após os divórcios ficavam sós, com filhos a cargo cujas pensões de alimentos os pais raramente pagavam. Quanto aos que não pagavam as soluções escolhidas eram as habituais e nenhuma muito justa para não dizer outra coisa: estas dívidas eram cobertas pelo dinheiro dos então ditos carenciados ou pelas verbas das necessidades educativas especiais. Sendo que em boa verdade as famílias em dívida não integravam estas circunstâncias. Noutros casos negociavam-se algumas borlas com as empresas que serviam as refeições e noutros casos ainda as dívidas eram diluídas por aquilo que os outros pais pagavam. E acreditem que  é difícil convencer as outras famílias a tal generosidade porque se todos gritam arrebatadamente  “uma criança não pode ficar sem almoço” quando em vez de uma são várias crianças e a dívida cresce, cresce…  o caso muda de figura.  Mais difícil ainda  quando, como sucedia frequentemente, essas crianças vinham de famílias que ostentava telemóveis e carros não propriamente baratos ou quando se pede a mães que trabalham todo o dia que paguem mais um pouco para que o menino A ou B cuja família nem está muito ocupada possa almoçar na escola ou frequentar o ATL . É muito fácil fazer demagogia nesta matéria. Nas escolas que conheci acho que nunca uma criança ficou sem almoço por os pais não pagarem mas não creio que as soluções encontradas tenham sido transparentes e justas.

123 comentários leave one →
  1. Tortulho no escroto permalink
    17 Outubro, 2012 12:53

    Temos aqui, logo à partida, três problemas: o da situação concreta vivida pela criança; o da atitude dos pais; o da decisão da direção da escola.
    .
    Podemos criticar a postura e a atuação da diretora da escola, mas a questão essencial reside noutro espaço: o da família da miúda. A diretora é cruel e bárbara porque lhe recusou uma refeição completa; a família, que não pagou, que negligenciou a situação da sua educanda, é o quê? Um hino à responsabilidade? E qual foi o papel da CPCJ nisto tudo?
    .
    Do que eu me apercebo a partir das escolas dos meus filhos, não generalizando, há múltiplos casos de pais com dificuldades económicas, sem trabalho, ou a receberem RSI, que, pela manhã, estão nas esplanadas, nas pastelarias, nos cafés, a emborcar o seu pequeno-almoço e, muitas vezes, a partilhar uma cigarrada com as suas crias.
    .
    Comigo, era a minha mãe que fazia todos os sacrifícios para que não me faltasse o essencial e não me visse numa situação semelhante. Ela é que se preocupava que eu não passasse fome. Hoje, é às escolas, suas direções, professores e funcionários que cabem todas estas preocupações e responsabilidades. Há muito professor que deveria estar no olho da rua, pois é é um péssimo profissional, mas a maioria (quero crer) é pai, amigo, orientador, tutor, guia e, nos intervalos, professor. São os profes que sabem, em primeiro lugar, que a menina A está grávida, que a B quer tomar a pílula do dia seguinte, que o C passa fome em casa, etc.
    .
    Por último, qual será o papel dos cortes brutais no Ministério da Educação e da Ciência neste panorama? nenhum?

    Gostar

  2. J. Madeira permalink
    17 Outubro, 2012 13:04

    Não se pode deixar de alimentar uma criança de 5 anos por os pais não pagarem!
    Atitude prepotente, descabida, insensível por parte de quem, não pode ter estes atributos!
    Não existem quaisquer desculpas para a atitude tomada, as que são avançadas não colhem!
    A criança não pode ser prejudicada por “desleixo” ou outra falta dos encarregados de educação!!!

    Gostar

  3. 7anaz permalink
    17 Outubro, 2012 13:08

    Houve muito populismo e demagogia na 1ªtransmissão desta notícia, nomeadamente por parte da TSF, que foi a que eu ouvi. As 1ªs reacções que fui ouvindo, também não gozavam de qualquer sensatez. Provavelmente quem correu a atirar com o assunto para a comunicação social, de forma falaciosa, terá sido quem deveria, por obrigação, ter evitado que a situação tivesse ocorrido. Sim, penso que HFM tem razão no que escreve.

    Gostar

  4. piscoiso permalink
    17 Outubro, 2012 13:11

    Segundo percebo, o post é sobre quem não paga o que devia pagar, apesar de ter posses para isso.
    É um problema de economia doméstica que devia ser apoiado com gráficos para melhor percepção.

    Gostar

  5. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:11

    Óh, HM, como disse o Muja, isto é fácil de se entender. Alguém, que ninguém sabe quem- as escolas, a festa da Parque Escolar, deve 20 mil euros à autarquia. Então, os de cima offsourçam-se nos de baixo e pronto, lá temos o caricato de uma criança a dieta na sala de aula, até com direito a dieta de lanche para cortarem na dívida.
    .
    Claro que, se havia quem devesse, então não iam à escola. Mas a imbecilidade de fechar na sala de aula só mostra como as pessoas imitam o Governo- poupam nos fósforos.

    Gostar

  6. 17 Outubro, 2012 13:12

    Se se abrir – por pouco que seja – a simples ideia e possibilidade de não haver consequências quando alguém não paga um serviço (seja ele qual for), quantos restarão a pagar?
    E se não houver receitas, por essa razão, poderá, simplesmente, acabar o serviço prestado. Aí, não será um a sofrer consequências. Serão todos.
    O procedimento aparentemente seguido é o correto. As crianças/alunos cujos pais foram negligentes são mantidos à parte e é-lhes dado uma sandes e fruta. Nada de deixar crianças à fome…
    Nessa noite os pais têm conhecimento do facto e no dia seguinte exercem as suas responsabilidades.
    Note-se que o custo das refeições são proporcionais aos escalões sociais. Sendo até gratuita para uns.
    A responsável Conceição Bernardes procedeu bem e em conformidade. O meu voto na petição para louvar o seu procedimento. Só assim salvaremos uma sociedade que, para dar e antes de dar, tem de ter…

    http://notaslivres.blogspot.pt/2012/10/o-risco-nada-para-ninguem.html

    Gostar

  7. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:13

    No entanto, a dona prof de unhas às bolinhas lilases para condizerem com a armação dos óculos tem corporação e meia a defendê-la.
    .
    Assim o caso fosse com um hamster e a ver se não havia concentração e vigília à porta da escola e denúncia aos Direitos dos Animais, acompanhada de queixa na ONU.

    Gostar

  8. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:17

    E depois esta palhaçada das explicações burocratas e dos direitos e não sei quantos para uma treta que apenas explica como até uma monga pode ser directora escolar.
    .
    As justificações dizem tudo- foram apertados por dívidas gigantescas de 20 mil euros.
    .
    Descarregaram em merdoquices em baixo. Foi logo ultimato a um almoço mas, para não parecer mal, até teve direito a lanche na sala de aula. E, pela lógica da mastodonte, ainda lhe davam mais refeições até virem buscar.
    .
    O almoço é que não. Esse estava em dívida e 20 mil euros é muito dinheiro

    Gostar

  9. Tó Zé permalink
    17 Outubro, 2012 13:19

    Em relação à sua frase de que uma criança não pode ficar sem almoço, mas que quando já são muitas crianças e um valor muito grande as pessoas perdem esse momento altruista, só tenho a dizer que tem toda a razão. Mas esse sentimentalismo barato não é novo. Segundo Estaline, uma morte era uma tragédia, muitas era estatística (perdoe-me a frase não estar totalmente correta, mas eu não me recordo dela exatamente). O mesmo se passa na caridade, ajudar uma criança a comer é altruísmo, ajudar cem é função do Estado. O que é uma pena, porque o Estado são as pessoas.
    Parabéns pelo artigo brilhante, como também antigo membro de uma associação de pais, tenho de dizer que sinto exatamente o mesmo mas gostava de conseguir resolver este problema, nem que fosse pedindo uma coleta mensal por todos os alunos da escola no valor de um euro (isto chegou mesmo a ser discutido na escola onde eu estava).

    Gostar

  10. Marão permalink
    17 Outubro, 2012 13:19

    Só por curiosidade gostava de saber se os paizinhos da criança são efectivamente carenciados ou exibem monovolumes e férias a crédito nas paraíbas. Isso não invalida a condenação do acto desumano se efectivamente foi negada a refeição à inocente.

    Gostar

  11. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:20

    Este Gonçalo é prof da Festa Escolar. Só pode. Detestam crianças.
    .
    Se fosse hmaster aposto como já tinha contactado as ONGs internacionais e vinham aí em excursão para chamar assassinos e mais não sei quantos.

    Gostar

  12. JCA permalink
    17 Outubro, 2012 13:20

    .
    Um País que discute de quem é a culpa duma CRIANÇA ter ou não ter um prato de sopa e segundos, é uma merda, caiu na merda.
    .
    1) a familia tal e tal. Mesmo admitindo que pais se comportariam assim, as a criança tem alguma culpa ?
    .
    2) a diretora da escola também não me parece que seja o bide expiatório. Parece que pais devem 20.000€ das ‘sopas do sidonio’ na Escola. Deduz-se que o Ministro da Educação deu uma ordem: cobre as dividas a bem ou mal porque eu não dou um tostão porque tal e tal gastamos o dinheiro dos impostos que os Portugueses nos pagam para usarmos como nos apetece e há ‘obras de arte’ para pagar e embelezar escolas e nem vale a pena falar no resto.
    .
    3) Numa questão essencialmente de ‘estadismo’, crianças a quem é negado pelo estado uma sopa e uns ‘segundos’ e uma maçazita e um copo de leite ou àgua, vir com história das ‘mãezinhas’,
    .
    desculpe e com toda o respeito pelo seu Direito de opinar, mas Portugal ainda não é o Burundi nem uma favela do Rio nem a Tunisia ou Egipto para não ir para os Orientes,
    .
    a menos que esteja enganado a pensar num País que não existe.
    .
    Admite-se o fanatismo partidário, ideologico ou dalguma Fé, mas é indamissivel e muito resles em termos Civilizacionais. E sou de Direito, a minha familia direta reza etc.
    .
    Escolheu mal o tema. Mas todos nos podemos enganar. Mas não nos podemos enganar quando uma CRIANÇA tem FOME, seja a culpa de quem for. E radicalemente os ADULTOS têm a obrigação, mesmo à FORÇA, de RESOLVER o que interessa, independentemente de quem se ache que tem a culpa: a CRIANÇA tem de ter COMIDA na mesa, Saúde assegurada e Educação tal qual a oportunidade que qualquer outro tem.
    .
    Admiro-o no caso vertente esticou-se de mais. Não o condeno. Decerto não falou o seu Humanismo.
    .

    Gostar

  13. piscoiso permalink
    17 Outubro, 2012 13:21

    Já há mais informação.
    Quem não paga come uma sandes e fruta.
    Falta saber o que comem os que pagam, para ver se compensa.

    Gostar

  14. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:21

    Os paizinhos são o que lhes deixam ser. Tal como os carenciados mentais, são inimputáveis.
    .
    Porque, por cada paizinho que se aproveita, existem 50 a arrecadar pipas à conta.

    Gostar

  15. Tortulho no escroto permalink
    17 Outubro, 2012 13:21

    Quando a Lassie, perdão, Zaz, entra em cena, a discussão sobre logo de tom.
    .
    Refrescante, sem dúvida!

    Gostar

  16. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:23

    Perguntem é quem é que deve 20 mil euros e a quem.
    .
    Isso sim. Porque isto nem num batalhão de quartel era possível conseguir-se comer tanto.
    .
    Crianças de uma escola algarvia comeram 20 mil euros à borla? E ainda são crianças? cresceram quantos cms em quanto tempo?

    Gostar

  17. A C da Silveira permalink
    17 Outubro, 2012 13:23

    Segundo a responsavel da escola que vi na tv às 13 horas, a criança almoçou, não ficou sem comer; depois explicou que há uma divida enorme dos pais que não pagam a alimentação dos filhos, pondo assim em causa a alimentação de todas as crianças; tambem explicou que como as crianças das familias carenciadas não pagam, não têm dividas, pelo que a criança em questão não pertence a uma familia carenciada, donde se pode concluir que os pais não pagam a sua alimentação porque não querem. Porque se não pudessem, nem estavamos aqui a falar do assunto.

    Gostar

  18. JCA permalink
    17 Outubro, 2012 13:25

    .
    Ou se preferir em vez de Humanismo ‘IGUALDADE quando se nasce, e FRATERNIDADE para ser criado igual e LIBERDADE depois de criado’.
    .
    É como preferir, a minha reservo-a mas é bem clara.
    .

    Gostar

  19. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:29

    O da Silveira veio papaguear a explicação monga e nem nota a monguice. Não almoçou mas fez dieta na sala de aula por causa de 20 mil euros que foram comidos à borla por crianças algarvias.
    .
    Eu, se fosse a v.s, trocava o cérebro na Feira da Golegã que esses vieram com defeito.

    Gostar

  20. JCA permalink
    17 Outubro, 2012 13:31

    .
    Desculpem lá mesmo admitindo que os pais não pagam e podem pagar, qual é a culpa da criança ? Põe-se a pão e àgua ? Admito toda a retórica, a treta de ‘barra de tribunal’ ou ‘psy-ops’ de rapaziada a viver no virtual. Aqui NÃO ADMITO. É terceiro mundismo do mais fanático. Não tem desculpa nem justificação. Alguém ao nivel de Governança tem de esclarecer e responder por isto, seja de que Partido for, é irrelevante no caso especial de Civilização.
    .

    Gostar

  21. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:31

    Chama-se a isto ser-se miserável.
    .
    Mas, como são inimputáveis, ninguém liga ao que zurrem.

    Gostar

  22. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 13:33

    A miúda nunca poderia ficar sem a sua refeição, na companhia dos outros miúdos. Outra coisa é apurar a responsabilidade dos pais da miúda.
    Se eles puderem pagar e não o fazem, deveriam ter uma punição exemplar pela negligência, designadamente a retirada da tutela da filha e pagamento da dívida, num curtíssimo espaço de tempo.
    Se não têm meios de pagamento, deverão ter direito aos apoios normais das instituições de solidariedade social.
    Não me parece que a diretora seja defendida por corporação e meia. Pelo contrário, vendo blogues de educação, ela é bem zurzida. Quem a defende são os radicais liberais que gostam desta separação: pobres para um lado, ranhosos e cheios de fome; ricos para outro, gordinhos (ou corpinho bem tratado em SPA e ginásio) e bem nutridos.

    Gostar

  23. piscoiso permalink
    17 Outubro, 2012 13:33

    Segundo um depoimento dos pais da criança a que tive acesso, eles dizem que a criança tem comida em casa. Uma vez que o Estado a obriga a ir à escola, pois que a alimente lá.

    Gostar

  24. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:34

    E este a dar-lhe com o pão e água. Não, não foi a pão e água- ia lanchar o tempo todo até a virem buscar.
    .
    Se devia almoço, não almoçava no refeitório. Para pagar 20 mil euros de dívidas da Festa Escolar.
    .
    Mas, como são doutoras, gente com outro nível intelectual, directoras escolares e tudo- davam-lhe refeição parecida mas só na sala de aula.
    .
    Porque um lanche ou 3 sempre é mais baratinho que um almoço e contribui para abater na dívida dos 20 mil euros.

    Gostar

  25. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:36

    Responsabilidade dos pais da miúda por dívida de 20 mil euros, ó Fincapé?.
    .
    Também tu?
    .
    Tens ideia do que é preciso comer-se para se atingir uma dívida de 20 mil euros?
    .
    E é num dia que se lembram de fazer um ultimato a 1 almoço que a dívida fica mais pequena?
    .
    V.s drogam-se. estão bem uns para os outros.
    .
    Eu acredito que os tugas já se passaram para o outro lado. Porque ninguém sem andar drogado ou ter QI negativo podia repetir uma imbecilidade destas e perder tempo a encontrar justificações para ela.

    Gostar

  26. Utópico permalink
    17 Outubro, 2012 13:39

    Quem ouviu, e quis ouvir a notícia ontem na televisão de certeza que ouviu (se é que quis ouvir) que perante o acumular de dívidas dos pais relativamente às refeições foi dito aos respetivos pais para regularizarem a situação ou os filhos ficariam impedidos de almoçar na cantina.
    Depois de tal comunicado, pais houve que regularizaram, sendo que outros apresentaram soluções como regularizações faseadas, ou invocaram situações como desemprego e falta de rendimentos, tendo em alguns casos SIDO PERDOADA A DÌVIDA.
    Depois deste processo houve 3 casos que restaram por regularizar, dos quais APENAS UMA CRIANÇA ficou na escola à hora de almoço, não tendo os SEUS FAMILIARES IDO BUSCÁ-LA, sendo que ainda assim não ficou sem comer.
    PARECE-ME QUE ACIMA DE TUDO À QUE TER BOM SENSO E RESPONSABILIZAR OS PAIS QUANDO DEVEM SER RESPONSABILIZADOS E AS ESCOLAS QUANDO DEVEM SER RESPONSABILIZADAS. NESTE CASO, E A VERIFICAR-SE O QUE FOI DITO NAS NOTÍCIAS, FOSSE ESTE PAÍS UM PAIS DE GENTE COM TOMATES, QUEM ESTARIA NESTE MOMENTO A RESPONDER PERANTE AS AUTORIDADES PERANTE UMA SITUAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA, SERIAM OS PAIS DA CRIANÇA, QUE NÃO QUISERAM SABER DA SITUAÇÃO.

    VAI-SE A VER AINDA TÊM UM CÃOZINHO AO QUAL NUNCA FALTOU O SEU PEDIGREE PAL.

    Gostar

  27. piscoiso permalink
    17 Outubro, 2012 13:39

    E mais: A criança começou por levar uma lancheira com o almoço, que lhe roubavam.
    Dizem os pais que não pagam refeições à criança fora de casa, quando ela tem comida em casa.

    Gostar

  28. Lionheart permalink
    17 Outubro, 2012 13:41

    Mas perder tempo com isto? Os caloteiros arranjam logo um grupo de fãs, como sempre. A mãezinha da criancinha depois é que pagou o que devia não foi? Se tinha dinheiro para pagar quando foi encostada à parede pela escola, também tinha dinheiro para pagar antes. Mas a populaça solidariza-se logo com os caloteiros, porque a “massa” é a mesma. E por isso pagam sempre os MESMOS, porque os cumprem neste país são uns TANSOS, pois o que está a dar é não pagar. Ou porque não se pode, porque se finge que não se pode. Mas depois o Estado tem de dar tudo na mesma. Façam lá um clube de fãs à dita cuja no “feicebuque”, vá! Cambada.

    Gostar

  29. Utópico permalink
    17 Outubro, 2012 13:41

    QUERIDA ZAZIE,
    20 mil euros era a dívida dos vários encarregados de educação perante a escola. Relativamente à criança em causa o valor era de 20 euros.

    Gostar

  30. helenafmatos permalink
    17 Outubro, 2012 13:42

    As escolas não têm qualquer possibilidade legal de obrigar os pais a pagar.

    Gostar

  31. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 13:43

    “Este Gonçalo é prof da Festa Escolar. Só pode. Detestam crianças.
    Se fosse hmaster aposto como já tinha contactado as ONGs internacionais e vinham aí em excursão para chamar assassinos e mais não sei quantos.”
    O Gonçalo, no fundo é um hamster.

    Gostar

  32. 17 Outubro, 2012 13:53

    Gostava de entrar nesta discussão.
    Infelizmente não posso, no tempo em que andava na escola não havia nem pequeno-almoço, nem almoço, nem lanche, nem ATL’s e ainda por cima havia exames.

    Gostar

  33. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 13:55

    Zazie,
    A responsabilidade dos pais não deve ser considerada apenas por aquele momento. Isso implicaria que até um simples esquecimento pudesse ter consequências piores do que o próprio esquecimento.
    A responsabilidade teria de ser apurada por todo o processo. Imagina que as pessoas, neste ou noutro caso qualquer, se borrifam na resolução de um problema, não comparecem para o resolver e não querem saber do assunto para nada porque alguém o resolverá. É nisto que cabe a responsabilidade. Eu sei que és inteligente, gosto de ti, ao contrário de outros, mas às vezes imprimes tal velocidade às conclusões que elas atropelam os próprios raciocínios prévios.

    Gostar

  34. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 13:59

    20 mil euros de dívida de pais em almoços?
    .
    Cá para mim nem que fossem bisavós deviam tanto.
    .
    E se v.s voltassem para a escola para aprender a tabuada ou não teclassem em jejum, para não dizerem disparates?

    Gostar

  35. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:03

    Fincapé, rapaz, conta lá o que é “este caso”.
    .
    Força, sou toda ouvidos. Porque eu gramava saber que raio de caso é um caso, dar-se lanches na sala de aula por não pagar almoço no refeitório.
    .
    E, ainda mais, gostava que apresentassem o nº de refeições em falta e o nº de alunos, para atingir 20 mil euros.
    .
    Porque isto é de loucos. Na volta andam a comer à borla desde o PREC ou almoçam caviar.
    .
    Como estamos perto do neo-PREC/PREC- Mongo, há que deixar as contas em dia.
    .
    E fazer o pleno de internar de vez o país em camisa de forças

    Gostar

  36. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:07

    V.s não sabem o que é a Festa Escolar.
    .
    Esta maltosa gasta balúrdios em palhçadas que ninguém sabe.
    .
    No Cartaxo contaram-me que a directora até pagava uma boa pipa a bichona lírica para dar aulas de canto aos alunos de marcenaria das Novas Oportunidades.
    .
    E vinham todos em excursão ao S. Carlos. A bichona lírica à frente e os estivadores a fazerem trinados atrás

    Gostar

  37. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:09

    E fazem brutas férias no leste com tretas de dinheiros da UE para “intercâmbio educativo”.
    .
    Esta maltosa do vitalício vive muito bem. Tão bem que até podem ter deficiência mental que não se nota a diferença no resultado.

    Gostar

  38. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:11

    HM: e nós não temos qualquer possibilidade legal de obrigar a Festa Escolar a largar a festa, pá.
    .
    Porque eles vivem em Festa permanente, pá. E em faltando trocos para a Festa, alguém fica sem almoço à tabela, pá.

    Gostar

  39. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 14:19

    Zazie,
    olha a minha primeira frase:
    “A miúda nunca poderia ficar sem a sua refeição, na companhia dos outros miúdos.”
    Como sabes, há muita gente irresponsável que não comparece nem sequer para resolver os assuntos do seu interesse. Não faço a mínima ideia se o caso em questão é um desses.
    Mas é a isso que me refiro.
    Percebeste, menina? 😉

    Gostar

  40. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:21

    Portanto, referes-te a uma coisa acerca da qual não fazes a mínima ideia.
    .
    Ok. Bem me parecia pela letra tremida que ainda estás em jejum.
    .
    “:OP

    Gostar

  41. PiErre permalink
    17 Outubro, 2012 14:22

    Num regime socialista como é este em que vivemos, o Estado é o paizinho de todos (adultos e crianças) e paga tudo.
    Agora vou almoçar que se faz tarde.

    Gostar

  42. Utópico permalink
    17 Outubro, 2012 14:23

    Zazie,
    tudo isso da Festa escolar é um facto e recriminável. Muitos outros exemplos existem: Blindados, submarinos, golfe da AR, e por aí fora.
    Mas quanto aos 20 mil euros basta que sejam 200 crianças (o que numa escola grande pode acontecer) para que dê 100 euros por criança. Também não sabemos à quanto tempo isto durava.
    Concordo com tudo o que disse sobre desperdícios que por aí andam, mas parece-me que neste caso foi A IRRESPONSABILIDADE daqueles pais que levou a isto, pois a escola pareceu-me que teve bom senso.
    Falo como PAI que sempre cumpriu e até consigo compreender quem não consegue cumprir por não ter rendimentos.
    Apenas me IRRITA aqueles que não querem saber e que querem que os OUTROS PAGUEM por eles.

    Gostar

  43. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:24

    E ela não ficou sem refeição na companhia dos outros miúdos.
    .
    A intelectual da dona directora pensou nisso. Por isso mesmo é que ficou fechada a comer lanche sozinha na sala de aula- que sempre é mais baratinho- para não ficar aguada a ver os outros miúdos a comerem o almoço.
    .
    Complicado seria se os pais não viessem a tepo, porque imagino que para a continuarem a alimentar a dieta na sala de aula, tivessem de ter aulas no refeitório.

    Gostar

  44. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:25

    Como eu disse, de início, citando o Mujá-aí- isto é igualzinho ao Governo- apertam-nos em cima e offsourçam-se para baixo.

    Gostar

  45. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:28

    A dona das unhas às bolinhas, para ser consequente com o argumento dos 20 mil, a estas horas devia andar em brigada a obrigar todos os pais a vomitarem os almoços deles para se penalizarem pela imoralidade escolar.

    Gostar

  46. piscoiso permalink
    17 Outubro, 2012 14:28

    Sei de um menino que até trazia comida da escola para casa, mas foi descoberto e descontam-lhe na nota.

    Gostar

  47. 17 Outubro, 2012 14:28

    Ainda tive oportunidade de falar com amigos sobre o tema. De facto o que ouvi radiofonicamente, foi um relato completamente distinto, ao que já hoje nos media de hoje, pelo que, não creio que deixar uma criança a ver as outras a almoçar fosse coisa justa em PT e deveria ser mesmo severamente punido, mas o que retorquiram da direção escolar foi que a criança não foi à cantina e lhe deram apenas uma refeição ligeira e na parte da tarde indicaram que lhe fosse reforçado o lanche. Assim sendo, não houve lugar a “torturas” mas a medidas extraordinárias extremas, uma vez que a falta de pagamento das refeições é da responsabilidade dos gestores escolares. Os pais devem ser responsabilizados.
    A minha mãe foi professora e recordo-me que nessa altura não havia lugar a refeições na escola primária (quem quisesse tinha de trazer o seu de casa), e também de muitas vezes a minha mãe de abdicar do seu próprio lanche que levava de casa, para dar a alguns dos seus alunos que nada tinham comido (por exemplo alunos s/ pequeno almoço ou sopas de vinho ou ainda comer pequeno almoço num curral com os animais num prato deixado no chão eram habituais). Mas enfim como dizia o poeta ” mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. A facilidade pela facilidade deve acabar sem dúvida, mas crianças, idosos e incapacitados deverão ser protegidos por defeito.

    Gostar

  48. Paulo permalink
    17 Outubro, 2012 14:30

    Helena
    De vez em quando acontece, concordo em absoluto com o que diz.
    .
    Zazie
    Também reparei no plano que a RTP1 fez das unhas da professora.
    Demagogia merdosa, é o que me ocorre dizer.
    Ainda gostava de ter visto as unhas e a roupinhas da repórter e RTP.
    Se a sugestão é: a directora devia pagar refeições a todos os filhos de pais inconscientes só porque pinta as unhas então nem vale a pena responder.
    .
    Aos pais indignados aqui para cima
    Eu passaria fome muitos dias antes de cortar o almoço dos meus filhos, só o facto desta noticia ser divulgada a nível nacional revela bem o despudor dos envolvidos.
    Também confirmo que os efetivamente necessitados têm apoio social, em circunstancias normais.
    .
    A campanha alimentada por muitos, como aquele palerma Markl das anedotas, em que trata por criminosa uma directora que num dia impediu uma criança de ir ao refeitório e lhe serviu um lanche numa outra sala é dum exagero brutal.

    Gostar

  49. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:33

    Mais outro da Festa Pública Vitalícia.
    .
    Andam a fazer petição para desgravo da kamarada colega.
    .
    Tu passas-te muita fominha, acredito. Daí a falta de irrigação mental.
    .
    Mas a Natureza tende para o equilíbrio- o que te falta no bestunto, o Estado compensa-te em sossego de carteira e de trabalho. Aposto. Um sossego vitalício.

    Gostar

  50. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:34

    passsaste, phónix! até dei um erro imbecil à conta do contágio da festarola de desagravo.

    Gostar

  51. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:35

    Eu, se tivesse a câmara na mão, nem resistia a filmar os pés. Aposto que faziam pendant com as unhas e com a armação.

    Gostar

  52. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 14:37

    Zazie, deste dois.
    “Passaste” escreve-se só com dois ss e tu escreveste com três. 🙂

    Gostar

  53. 17 Outubro, 2012 14:38

    Faço minhas as palavras do último comentário (Paulo). É como diz.
    E não alimento discussões baixas de outros intervenientes nesta caixa de comentários.

    Gostar

  54. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:40

    ahahahaha

    .
    Foi para sibilar mais a questão que é segredo dos deuses.
    .
    Sim Gonçalinho, a gente sabe que só alimentas hamsters desde que a gaiola esteja alta e tenha de subir ao banquinho.

    Gostar

  55. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:41

    Vai uma aposta que vão fazer vigília em todos os refeitórios republicanos de Portugal?

    Gostar

  56. esmeralda permalink
    17 Outubro, 2012 14:43

    POIS É, HELENA! Como ex-professora que sou acredito em alguma demagogia, vingançazinha, empolamento sob algum interesse. Mas a criança comeu alguma coisa, afinal. Agora, sabe qual é o maior problema e que eu sempre denunciei, porque conhecia os casos de perto? Baseiam-se em papeis de IRS muito “fraudulentos” para atribuir os escalões, quer nas refeições, quer em transportes e depois há crianças a pagar menos do que muitas que necessitariam fazê-lo! Olhe: bem perto de mim, uma criança com avós de Mercedes, pai de Mercedes, casa cheia de luxo e não paga NADA pela refeição. Casos há em que são 3 irmãos ao mesmo tempo na escola, e todos pagam! Mas isto é de um país normal?

    Gostar

  57. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:46

    Só faltava a ex-da-festa,pá.
    .

    Gostar

  58. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:49

    Avós de Mercedes e pais de Mercedes, devem dar filhas que nunca passaram por bidonvilles: “O que é bom na freguesia das Mercês é bom nos Champs-Elysées”

    Gostar

  59. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:51

    Devias era contar como progredias na carreira com aqueles cursinhos de corte-e-costura e outros para fazer blogues.
    .
    E sei do que falo porque muito blogue criei a amiga para lá subir no escalão.

    Gostar

  60. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 14:53

    As secretas acções de formação, dados por mongalhada de papel passado. Coisas altamente legais e sem a menor fraude mental.
    .
    Umas formadoras nem incorporar um vídeo do youtube sabiam e disseram aos profs de matemática e filosfia que estavam a progredir na infonabice, que isso era coisa para técnico informático especializado.
    .
    Faziam link e já progrediam muito em Filosofia e Matemática.

    Gostar

  61. Utópico permalink
    17 Outubro, 2012 14:54

    Já para não falar dos de etnia cigana, que os pais andam de MERCEDES, resultantes de sabe-se lá do quê, no mínimo de atividades que ainda legais (vendas) não são declaradas e como tal pagamento de impostos NICLES, mas claro que esses raramente andam na escola, e quando andam é para dar porrada nos outros, e até a família se vem juntar à festa.

    OOPPSS !! Aí vem alguém do BE criticar que se está a falar de descriminação, mas o que é certo é que a taxa de IRS/IRC nesta comunidade é bem rasteirinha.

    Gostar

  62. piscoiso permalink
    17 Outubro, 2012 14:56

    Também tenho uma tia Mercedes, mas não tem filhos para evitar que comam na cantina.
    Uma enteada dela apanhou lá uma diarreia sem direito a indemnização.

    Gostar

  63. ZÉ DA LOTA permalink
    17 Outubro, 2012 15:01

    PARA O LIXITO LIDIA COM MUITO AMOR
    A Advogada ANA BRUNO, começou a notar-se no final dos anos 90. Foi sócia da AMOSTRA a empresa de Estudos de mercado liderada por PAULO PORTAS Líder do PP e através da qual o actual Ministro de Estado terá recebido o JAGUAR. O Gerente da AMOSTRA era o seu grande amigo JOSÉ BRAGA GONÇALVES condenado a sete anos e meio de prisão no caso MODERNA,que escreveu ao Paulinho uma carta de amor, sem resposta. A figura com quem ANA BRUNO ainda partilha a estrutura accionista da Sociedade de Consultoria de Leste, SA. Intima das “famiglias” HORTA E COSTA(ver processo parado da trafulhice da venda dos prédios do Fundo de pensões dos CTT mandados vender por Ferreira Leite sem concurso) e o resort de luxo VALE DO LOBO com Administração de DIOGO GASPAR FERREIRA da direcção de José Roquette do Sporting e ainda ex Administrador da TVI. Luis Horta e Costa, gestor da ESCOM – caso submarinos. Outro Sócio da notável é HELDER BATAGLIA gestor da ESCOM E DO BES ANGOLA e Sociedade Angolana LUO Diamantes.
    As Sociedades da Advogada estão sediadas na TORRE 3 DAS AMOREIRAS, onde se encontram muitas outras com ligações como o SOL É ESSENCIAL, NEWSHOLD SGPS, NEWSHOLD CONSULTING. Tudo isto tem a ver com a cantata de DUARTE LIMA que levou à prisão o SUIÇO CANALES da UBS. O resto deixo para o lidita lixo descobrir

    Gostar

  64. 17 Outubro, 2012 15:04

    Quem é Helena Matos para recomendar calma?!
    A criança é a criança, e, apenas e só, merece o melhor.

    Gostar

  65. votoembranco permalink
    17 Outubro, 2012 15:32

    E diz a Helena Matos que é mãe!
    Subentende-se, pela porcaria do escrito que deu à luz, que gosta muito dos seus filhos – só que dos filhos dos outros … não gosta tanto.
    Especialmente quando estes são crianças com carências.

    Gostar

  66. Paulo permalink
    17 Outubro, 2012 15:35

    Zazie
    Vai lá tomar o litio que hoje estás em diarreia verbal aguda.
    .
    Depois com calma vai procurar ajuda.

    Gostar

  67. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 15:51

    Dá resultado contigo, é?
    .
    Olha que não se nota nada. Com essa mioleira carimbada o que se nota é que está na hora de fechares por hoje o estaminé. Quando aqui vens só largas umas tretas corporativas e nem tens sentido de humor.

    Gostar

  68. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 15:53

    Neste caso, preocupou-te muito que se filmassem aquelas unhas. Foi a tua grande preocupação- com a kamarada colega- a injustiçada da loja do chinês.

    Gostar

  69. Zé Paulo permalink
    17 Outubro, 2012 16:06

    Faço minhas as palavras do Gonçalo e do Paulo.
    “E mai nada”

    Gostar

  70. A. R permalink
    17 Outubro, 2012 17:01

    Infelizmente a esquerdalha não só arruinou o país 3 vezes em 38 anos como não educa as pessoas para a responsabilidade e ainda destruiu a família com uma série de medidas, leis e regulamentos que deixam os mais fracos sempre à míngua. Mas enfim .. isto está-lhes na massa do sangue e é mais uma doença que um defeito.

    Agora bradam contra o caldinho que arranjaram!

    Gostar

  71. Carlos permalink
    17 Outubro, 2012 17:23

    A zazie não merece este espaço de liberdade. Ela não respeita ninguém. Deve ser uma besta. E as bestas não deviam andar por aqui.

    Gostar

  72. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 17:34

    Olha o animalóide. Besta foi a que te cagou.
    .
    Estes merdas são todos profs do Estado. Tenho a certeza. Corporação mais rasca não existe.

    Gostar

  73. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 17:36

    Já quando a outra bêbada das orgias fez aquela retaliação à miúda, foi ver como estes merdas a defenderam.

    Gostar

  74. Carlos permalink
    17 Outubro, 2012 17:45

    Eu não disse? Veja-se como ela, a zazzie, reagiu: aos coices. É besta e das grandes…

    Gostar

  75. Tortulho no escroto permalink
    17 Outubro, 2012 18:05

    Então, a Zaz, além de cometer erros primários (como separar sujeito e predicado com uma «bírgula»), foi conivente na prática de fraude por parte das suas amiguinhas?
    .
    Só me acontece dizer: que merda de amigas que tem. Que merda é a Zaz, que julga todos os outros profes pela «colidade» das suas com-pi(n)chas.
    .
    Quanto às unhas da Cruela Direktora, apetece-me aconselhar a Zaz a poupar o que gasta na depilação púbica e, assim, contribuir para alimentar os milhares de crianças que passa fome e que a matam nas escolas.

    Gostar

  76. Tortulho no escroto permalink
    17 Outubro, 2012 18:08

    Carlos, é favor não insultar os animais que eu tenho nas pastagens.

    Gostar

  77. Paulo permalink
    17 Outubro, 2012 18:27

    Zazie
    Eu tomo tudo o que o medico manda, o publico claro.
    .
    Mas já que estamos tão anti-prof publico, como é que achas que fazem nas escolas privadas? Fornecem almoços aos que não pagam? É mesmo isso que pensas? Daaaaa
    .
    E depois explica lá porque é que eu não posso reparar na filmagem das unhas, que aliás foi um assunto trazido aqui por ti.
    .
    Sobre o camarada estás equivocada pá, isso é tratamento da caserna, não da escola.

    Gostar

  78. Portela Menos 1 permalink
    17 Outubro, 2012 18:27

    não nos bastava o Borges que ainda temos que levar com este ca(ra)melo:
    http://www.ionline.pt/portugal/trabalhadores-dos-estaleiros-viana-pedem-demissao-van-zeller

    Gostar

  79. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:27

    Ó escroto roto, achas que eu tenho o dia livre como tu para primeiro fazer a redacção em papel e depois passar para o word e colar aqui nas caixinhas.
    .
    Aparvalhado, eu tenho um blogue, vai lá catar os erros a ver se os encontras, coninhas porca.

    Gostar

  80. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:31

    Eu sempre defendi os profs quando tinham razão e até me fartei de ser insultada aqui no Blasfémias e noutros lados à conta disso. Por causa daquela imbecilidade do eduquês das metas e estratégias da avaliação.
    .
    Agora quando esta gentalha que já nem procria, descarrega nas crianças as suas frustrações, o que mais quero é que se danem.
    .
    Quem não ataca nem critica os grandes gastos dos poderosos e prefere invejar uma camisa lavada a um pobre ou andar à cata de migalhas de gente ínfima e sem poder, é pessoa miserável que merece desprezo.

    Gostar

  81. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:32

    E, só não levei isto a sério porque é uma palhaçada pegada de monguice com lanche na sala de aula.

    .
    Só caracteriza a monga que fez isto e a mongalhada que anda no desgravo de uma imbecilidade destas apenas por corporativismo profissional.

    Gostar

  82. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:33

    E levou vírgula entre procria e descarrega e não necessitava dela, topas escroto sujo?

    Gostar

  83. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:35

    Mas, repito, se fosse um hamster estes travestis, estes pseudo-homens, esta gente-soja, já tinha convocado flash mob de indignação.

    Gostar

  84. Tortulho no escroto permalink
    17 Outubro, 2012 18:36

    Ó minha cabra (peço desculpa aos animais que pastam lá fora), eu trabalho todo o dia. Agora, uma monga com falta de escroto a bater-lhe nas bochechas que vem comentar às 13, às 14, às 15, às 16, às 17 e por aí fora está a trabalhar em quê?
    .
    Já há «wireless» nas esquinas da capital?

    Gostar

  85. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:37

    Quanto ao blogue não foi fraude alguma, pascácio- foi trabalho mandado fazer para progredirem na carreira.
    .
    Quem foi pago foram as mongas-formadoras; quem passou a ganhar mais, foram as amigas.
    .
    Eu cá nunca digo que não a um amigo.
    .

    Gostar

  86. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:38

    É pá, que culpa tenho eu que a tua senhora tenha a cloaca infectada e agora estejas nesse estado?

    Gostar

  87. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:38

    É no que dá descuidares-te no computa enquanto ela trabalha no que sabe.

    Gostar

  88. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 18:40

    E vais ver que a infecção há muito que passou do escroto. Tudo o que não desce, sobe.
    .
    Tenta boleia do Carlinhos e vai também à Feira da Golegã comprar um bestunto novo.

    Gostar

  89. jonas permalink
    17 Outubro, 2012 18:48

    Problema é que a determinada altura coisas destas, pior, casos há-de haver em que as escolas e mais instituições não terão que dar à pequenada e nem aos pais da pequenada. E não se ameniza o caso pelo fato de sabermos que não falta gente, a maioria, aí, que na sua infância nunca levou dado mais que um copo de água, se a havia. Que mais vezes, não se tinha mesmo nada.

    Gostar

  90. Portela Menos 1 permalink
    17 Outubro, 2012 18:48

    voltando ao post:
    (…) As crianças não podem ser usadas desta forma instrumental por alguém que é pago para educar. Uma coisa é a relação entre a direcção e os pais – falamos de adultos -, outra é envolver uma criança. Não se justifica, é inadmissível. Se a sra. Conceição Bernardes não percebe esta simples evidência, se calhar não tem mesmo capacidade nem perfil para ocupar o cargo de responsabilidade que ocupa (…) in Arrastão

    Gostar

  91. A. R permalink
    17 Outubro, 2012 19:40

    Força Zazie … zurze neles. Olha como chiam …

    Gostar

  92. 17 Outubro, 2012 19:53

    Em Baleizao esta questão tem um nome: Efeitos colaterais

    Gostar

  93. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 19:58

    Obviamente, que a criança comigo nunca ficaria sem comer ao lado das outras. E se outra forma não houvesse, pagaria do meu bolso. Fosse diretor ou professor da escola.
    Não conheço os pormenores, mas gosto pouco da animalidade social. Deixo isso para as hienas e outros que agem pelo instinto.
    Não sei o suficiente do caso para colocar um nível mais alto ou mais baixo na diretora. Até tento compreender algum cuidado nas críticas que lhe fazem. Mas eu não faria o que ela fez.
    Já dos liberalinhos que têm um cérebro parecido com os das ditas hienas, a que, certamente, fez falta uma intervenção mais rigorosa na sua educação dentro de casa, que a escola não consegue fazer milagres, espero tudo. Cada geração tem os seus cancros.

    Gostar

  94. 17 Outubro, 2012 20:05

    Confesso que não li todos os comentários, limitei-me a ir avançando e lendo os da Zazie.
    .
    É divertidíssimo. E revelador da sua ignorância, como sempre.
    .
    Mas até estou com alguma paciência portanto, se ainda ninguém o fez, vou eu esclarecê-la sobre a credibilidade dos 20 mil euros de dívida em almoços.
    .
    Ora bem, caso a Zazie não saiba, os actuais agrupamentos escolares têm muitos mais alunos que a escolinha onde andou e que, provavelmente, tendo em conta a ignorância manifestada, continua a ser a única que conhece. Agrupamentos há que, consta, têm para lá de 4 000 alunos. Pode não ser o caso.
    Consideremos, de forma simpática, a metade, ou seja, que o agrupamento tem 2 000 alunos. E que apenas metade destes almoça na escola.
    Pensemos numa taxa de incumprimento da ordem dos 15%. Parece-me razoável.
    Ora, teremos então, diariamente, 150 almoços em dívida.
    Confesso que não sei os valores exactos das refeições, mas tomemos 1 € como valor.
    Então teremos, diariamente, 150 € de dívida. Por semana, 750 €. Por mês 3 000 €.
    Para alcançar os tais 20 000€ já não faltam muitos meses, pois não, Zazie?
    Ou também precisa que lhe faça essa conta?

    Gostar

  95. 17 Outubro, 2012 20:18

    Fincapé,
    A senhora até pode ser a melhor Senhora do mundo…mas a avaliar pela imagem hoje publicada, é o prototipo do manga de alpaca que sob stress e ao ver o seu lugar em jogo, como hoje estão todos, reagiu da forma mais facil, prejudicou a criança.

    Gostar

  96. anti-comuna permalink
    17 Outubro, 2012 20:29

    Duas noticias. Duas importantes noticias. Depois não digam que foram avisados.
    .
    .
    Em Lisboa, alguns querem ditaduras e sangue na rua:
    .
    “Otelo avisa que uma revolução está latente e não irá ser pacífica como o 25 de abril”
    .
    in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=597454
    .
    .
    No Norte a coisa está mais expectante:
    .
    “O momento: 20 minutos e 12 segundos:
    .
    20 minutos e 12 segundos de jogo. A curiosa espera por uma voz que iniciasse o Grândola Vila Morena. O movimento iniciado nas redes sociais não chegou ao Estádio do Dragão. Aliás, terá chegado, mas faltou a coragem para iniciar a música que serviria de protesto às atuais políticas nacionais. Um silêncio tremendo, apenas quebrado pelos ininterruptos cânticos oriundos da Irlanda do Norte. O futebol clamou mais alto. Era tempo de pensar na seleção e esquecer a crise.”
    .
    in http://www.maisfutebol.iol.pt/seleccao/portugal-irlanda-norte-mundial-2014-selecao-ronaldo-roy-carroll-futebol/1384210-1194.html
    .
    .
    Vamos ter uma guerra civil em Portugal?
    .
    .
    Não aprenderam nada com o Verão Quente. Parece que querem aprender nos dias de hoje.

    Gostar

  97. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 20:30

    Isto trata-se de tontismo- sem neos. Foi coisa de tolos. De doida varrida que, se não fosse por parecer prof, qualquer pessoa normal acreditava que estava a falar do hospício.

    Gostar

  98. javitudo permalink
    17 Outubro, 2012 20:31

    E que mais nos haverá de acontecer?….Ele é a fome, a hecatombe, o sismo, o furacão, o desastre.
    E quando a segurança social cair? Será que o vieira da silva vai chorar em público?

    Gostar

  99. Tortulho no escroto permalink
    17 Outubro, 2012 20:34

    «Eu cá nunca digo que não a um amigo.»
    .
    Tu o dizes, Zonza! Tu o dizes! E o único infetado foi o teu santo padroeiro, daí teres saído sifilada como saíste.

    Gostar

  100. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 20:43

    O que mais poderá acontecer?
    .
    O PS com PCP e o BE no Poder. É a hecatombe, sim, e não vai haver nada que sobre como na primeira tentativa abrilista.
    .
    Andam a trabalhar afincadamente para isso. Uns por desejo natural; outros com a golpada na manga, disfarçando-se de sociais democratas (BE); outros para continuar o saque cigano (os vigaristas do PS) e outros pura e simplesmente porque são estúpidos e com complexos de esquerda e nem isto querem ver.

    Gostar

  101. anti-comuna permalink
    17 Outubro, 2012 20:43

    Os comunistas e a sabotagem da economia portuguesa:
    .
    “Cervejeiros sofrem com greve nos portos
    .
    A indústria cervejeira sofre prejuízos de 500 mil euros com greves nos portos. E adverte o Governo para o efeito nocivo nas exportações.”
    .
    .
    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cervejeiros-sofrem-com-greve-nos-portos=f760931#ixzz29ahTeXV6
    .
    .
    “Greve desvia fabricantes automóveis portuguesas para portos espanhóis
    .
    A Autoeuropa estuda o recurso a portos espanhóis para concretizar a exportação dos seus produtos, de acordo com o “Diário Económico”. Não está sozinha. A MFTE também olha para infra-estruturas estrangeiras para escoar a produção, afectada pela greve dos trabalhadores portuários.”
    .
    in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=583781
    .
    .
    “Greve no porto de Lisboa leva empresários a exigir requisição civil
    .
    Estivadores ameaçam prolongar greve que está a paralisar o porto de Lisboa e a prejudicar as exportações das empresas”
    .
    in http://economico.sapo.pt/noticias/greve-no-porto-de-lisboa-leva-empresarios-a-exigir-requisicao-civil_153504.html
    .
    .
    “Transportes
    .
    Greve nos portos põe em risco abastecimento de alimentos, alerta indústria”
    .
    in http://economia.publico.pt/Noticia/greves-nos-portos-poem-em-risco-abastecimento-de-alimentos-alerta-industria-1565010
    .
    .
    Este país está a ser sabotado. Para culpar quem? A direita, claro.
    .
    .
    Infelizmente temos um PR que está com sintomas graves de demência mental, devido à sua idade avançada. Ainda não percebeu que o país está a rachar mesmo debaixo dos olhos dele. Seria até cómico ver uma guerra civil começada quando este PR também esteve no poder quando um governo leviano levou o país à bancarrota e nada o fez para o evitar.
    .
    .
    Sombrios dias esperam os portugueses. Sombrios dias. E cuidado que nem todos cantam Grândolas, como alguns pensam por aí.

    Gostar

  102. Portela Menos 1 permalink
    17 Outubro, 2012 20:57

    fujam, vem aí o comunismo, o socialismo e a social democracia 🙂
    http://www.ionline.pt/portugal/trabalhadores-dos-estaleiros-viana-pedem-demissao-van-zeller

    Gostar

  103. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 21:26

    “Fincapé, o que te diz que a tolinha da directora não é uma neotonta?”
    Zazie, é capaz de ser. Não digo que não. Custa-me mesmo a entender como é que o problema não foi resolvido, designadamente com ajuda da autarquia.
    Estou só a ser cuidadoso. Repara que circularam mentiras repugnantes, como a da miúda estar sem comer ao lado das outras crianças e outra de uma funcionária que lhe quis pagar o almoço e a diretora não deixou.
    Este tipo de jornalismo é repugnante e a mim também já me tentou atingir.

    Gostar

  104. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 21:45

    Homem de Deus, estava a gozar
    .
    ahahaahahahaha

    Gostar

  105. zazie permalink
    17 Outubro, 2012 21:46

    Quando é que o Rui A faz um post para brincar com este bordão dele.
    .
    ahahaha

    Gostar

  106. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 21:51

    Cá o “Homem de Deus” não se apercebeu. Um anjinho! 😉

    Gostar

  107. javitudo permalink
    17 Outubro, 2012 21:54

    portela, isso de fugir vamos ver quem foge primeiro.

    Gostar

  108. javitudo permalink
    17 Outubro, 2012 22:18

    Notícias fresquinhas.
    Questionado sobre o papel das Forças Armadas perante a realidade, Otelo lembra que estas são “as guardiãs da Constituição da República”.”O que disse [em entrevista à agência Lusa, em novembro de 2011] e repito é que é dever patriótico das Forças Armadas – quando a Constituição da República, de que são guardiãs, está a ser ultrapassada e violada sistematicamente por quem governa – organizar, preparar uma ação militar e derrubar o governo”, afirmou.
    Sobre as consequências deste ato, Otelo considera que tais são para “ver depois” e acusa: “Este Governo não serve os interesses do povo. Viola a Constituição de que as Forças Armadas são guardiãs”.
    Otelo reconhece que as Forças Armadas estão hoje “muito diferentes” do que as que existiam quando estava no ativo. “Não vejo que o Exército tenha neste momento capacidade de conseguir fazer alguma coisa por este povo”.
    Primeiro actua-se e depois logo se vê. No caso dos assassinados viu-se quando estavam no caixão.
    O desgraçado foi o líder operacional das FP-25 de Abril, facto julgado e provado em tribunal. Entre os crimes de que foi acusado, estavam o assassinato de 17 pessoas, de uma forma fria, brutal e cobarde. Apesar disso, foi promovido a Coronel por despacho conjunto do Ministro da Defesa e das Finanças.
    Agora vem a costumada contradição: “Não vejo que neste momento o Exército tenha capacidade para fazer alguma coisa pelo povo!…”. No tempo dele matou 17 pessoas. Agora vamos ver.

    Gostar

  109. Portela Menos 1 permalink
    17 Outubro, 2012 22:19

    javitudo, por enquanto fogem os ministros dos ajuntamentos 🙂

    Gostar

  110. javitudo permalink
    17 Outubro, 2012 22:30

    portela, estes ministros não estão interessados em ver gajas nuas e meninas a engatar polícias.
    Pelo menos trabalham o que não era habitual na palhaçada anterior.
    Além disso, quando forem embora têm emprego à espera, não contam viver à custa dos papás e das mamãs.
    Você por agora adora ajuntamentos, um dia pode mudar de opinião.

    Gostar

  111. Portela Menos 1 permalink
    17 Outubro, 2012 22:36

    javitudo preocupado com Otelo! e a saúde da coligação?

    Gostar

  112. javitudo permalink
    17 Outubro, 2012 22:41

    portela, eu conheci o farsante na tropa e chegou-me. Não me preocupa nada.
    Eu imagino como isto vai acabar, estou razoavelmente preparado.
    A saúde da coligação pelos vistos preocupa-o a si.

    Gostar

  113. 17 Outubro, 2012 22:51

    Neste país ninguém vai preso por dividas; os que pagam é que são os mesmos.

    Gostar

  114. Portela Menos 1 permalink
    17 Outubro, 2012 22:57

    “A saúde da coligação pelos vistos preocupa-o a si.”
    javitudo, quem não se preocupa ao ser governado por incompetentes e revanchistas ideológicos?

    Gostar

  115. Fincapé permalink
    17 Outubro, 2012 23:04

    Última hora da última hora:
    – Paulo Portas continua em silêncio.

    Gostar

  116. General permalink
    17 Outubro, 2012 23:18

    A coligação está mesmo coxa , uma perna treme a outra arrasta-se !

    Gostar

  117. General permalink
    17 Outubro, 2012 23:26

    A malta lá do quartel and nervosinha, é preciso calma , eu já não tenho vida para isto, por isso deixem-me estar na reserva ( do sofá ) sossegadinho !

    Gostar

  118. JCA permalink
    18 Outubro, 2012 06:11

    .
    Pelo mesmo preço que as venderam:
    .
    =Derivative Meltdown And Dollar Collapse *
    http://www.batr.org/negotium/101712.html
    .
    =Rothschild Family Only 2nd Richest In History (yeah, right)
    Meet Mansa Musa I of Mali – the richest human being in all history
    A new study has produced an inflation-adjusted list of the richest people of all time
    http://www.independent.co.uk/news/world/world-history/meet-mansa-musa-i-of-mali–the-richest-human-being-in-all-history-8213453.html

    e com surpresas:
    .
    .
    =The Four Horsemen of Banking
    They are the French BNP ($3 trillion in assets), Royal Bank of Scotland ($2.7 trillion), the UK-based HSBC Holdings ($2.4 trillion), the French Credit Agricole ($2.2 trillion) and the British Barclays ($2.2 trillion).
    .
    In the US, a combination of deregulation and merger-mania has left four mega-banks ruling the financial roost. According to Global Finance, as of 2010 they are Bank of America ($2.2 trillion), JP Morgan Chase ($2 trillion), Citigroup ($1.9 trillion) and Wells Fargo ($1.25 trillion). I have dubbed them the Four Horsemen of US banking
    .

    Gostar

  119. Tiro ao Alvo permalink
    18 Outubro, 2012 08:25

    Parece uma brincadeira: o Portas falou!

    Gostar

  120. brmf permalink
    18 Outubro, 2012 09:30

    “As escolas não têm qualquer possibilidade legal de obrigar os pais a pagar.” Correcto, mas os outros pais podem fazer ou propor algo, não deixar esses pais participarem em actividades na escola, fazer queixa às entidades competentes (deve existir alguém com responsabilidades), enfim, até dar uma carga de porrada se for o caso. Mas nunca, nunca, deixar as crianças sem comer.

    Gostar

  121. 18 Outubro, 2012 09:56

    Comece-se a arranjar bodes espiatórios para estas situações… Temo que isto passe a ser comum a curto praso.

    Gostar

  122. 18 Outubro, 2012 10:00

    O problema daquela criança (cuja situação concreta também desconheço) está resolvida!
    E com o dela, o das milhares que não pagam as suas refeições nas escolas (seja lá por que motivo for, que pelos vistos não interessa nada a uma esmagadora maioria dos portugueses, que acha esse detalhe irrelevante). É pegar nos Exmos comentadores indignados crónicos (os dos “não se pode” deixar de dar, e os do “não há qualquer desculpa” para se poder ter uma discussão racional nestes casos, nomeadamente de averiguação das situações concretas e da responsabilidade dos pais), e fazer uma vaquinha. Pelo seu gigantesco número, os miudos até podem passar a ir a um restaurante bem melhor que a cantina da escola.
    Por meu lado, que é o daquela minoria que faria questão de gostar de ver o dinheiro que o Estado me tira bem utilizado, não contem comigo para tirar aos meus filhos e dar indiscriminadamente e sem motivo conhecido aos filhos daqueles que, muitas vezes, apenas e só não querem saber deles para nada (os que são, ou deveriam ser, os primeiros responsáveis pelo bem-estar daqueles). Se for para sustentar os filhos de negligentes (como são muitos, e que a bem da higiene social deveriam ser claramente diferenciados dos poucos realmente necessitados e que precisam de verdadeiro apoio de todos nós através do Estado), não necessariamenbte indigentes, que julgam que eu é que devo subsidiar a sua alimentação, ao menos quero ter o privilégio que se reconhece aos verdadeiros pais, e acabar com aquelas fraudes de progenitores que eles fingem ser.
    Mas como todos sabemos, a realidade, essa, seria que rapidamente os “indignados” desapareceriam da cena e os miudos ficariam por esse expediente sem uma côdea para comer, e acabaria por ser eu (e os como eu), apesar de toda a indignação pelo laxismo desta irresponsabilidade social que tudo desculpabiliza, a contribuir para dividir a refeição dos meus filhos com os deles.
    E isto porque, simplesmente, não temos remédio….

    Gostar

Trackbacks

  1. Castigar os filhos pelas culpas dos pais – Aventar

Indigne-se aqui.