Saltar para o conteúdo

A propósito do “Programa cautelar”

8 Julho, 2013
by

Bruxelas prepara o “pós – «troika»” para Portugal e também Irlanda. Um sistema de garantia de empréstimos – “programa cautelar” – para ajudar o “regresso aos mercados”.

A meu ver e embora tudo dependa das obrigações/contrapartidas concretas que resultarão do recurso a tal sistema de garantias, não se tratará, propriamente, de uma outra intervenção equivalente à primeira (um “2º resgate” propriamente dito)…. Mas, deixando de lado, por agora, essa discussão (nomeadamente sobre o sentido da expressão “programa cautelar”), o avançar-se para esse tal “programa cautelar” ilustra como as coisas se passam, em termos de negociação político-diplomática, nas Instituições da UE.

Nunca há “cortes” ou mudanças radicais de sentido, nas orientações políticas adoptadas. O conceito de “negociação” e/ou “renegociação” tem sempre um sentido evolutivo. Está-se permanentemente a “ajustar”, “adaptar”, “melhorar” o programa em execução e, sobretudo, as coisas fazem-se lenta, mas permanentemente. Sem estrondos, nem soluções que ponham em causa a “normalidade” oficial.

Na realidade, o “nosso” actual programa já foi modificado, os prazos de maturação do empréstimo já foram alterados, os objetivos orçamentais também e, no fundo, essa negociação permanente, evolutiva, vai-se fazendo, mesmo sem aparentes “murros na mesa” e de uma vez só. A ladaínha vai-se cantando até que suavemente “deixa-se cair o santo”. É assim que as coisas funcionam, em termos de política europeia. Seja qual for o Governo e o Estado. Ameaça-se muito, em campanha (vidé Hollande), mas depois, as coisas, quando funcionam, funcionam assim, evolutivamente e sem estrondos! Não sei se o conteúdo dessa “renegociação permanente” é o melhor, em cada caso, ou não. Não discuto isso. Mas o método tem sido esse.

Por isso, quando ouço propostas de alternativa política fundadas na “renegociação” instantânea e tipo “murro na mesa” (que, ainda por cima, depende dos nossos credores e não do nosso voluntarismo), quando se anuncia, como programa, “renegociar” e pronto!, mesmo sem se dizer, em concreto, o quê e como, recordo-me sempre do exemplo (recente) francês de Hollande! A quem muitos  deram esperançosos hossanas, hossanas, antes de ser eleito e agora, confrontado com a realidade das coisas, sofre  uma enorme contestação interna e uma significativa irrelevância externa.

40 comentários leave one →
  1. javitudo permalink
    8 Julho, 2013 11:39

    Era bom que percebessem o sarilho em que nos meteram os governos da última década.
    Nós, afinal, devemos ter alguma coisa que preste.
    Um dia se saberá, nesse dia em que já não vai ser nosso.
    Vai daí, a suavidade vem a caminho.
    Podem ladrar, podem agitar-se, podem ir tomar um banhinho a Carcavelos, podem tomar o chá com as tias do picoiso, podem deliciar-se com as imprecações do portela, podem açoitar-se, deitar-se da ponte abaixo.
    O caminho está feito, tanto faz um palhaço como outro.
    Eles nem se apercebem da figura que fazem na tv e vocês nem topam a figura que fazem quando vão votar.
    Podem cuspir neles como bárbaros que sois, vem logo outro a seguir a dizer as suas mentira que são ainda mais desbocadas que as do anterior. E pegam sempre por períodos cada vez mais curtos.
    A gravata deles pode ter cor diferente, o fato é o mesmo e o forro tresanda.
    Moral da história triste em duas penadas:
    enquanto a vaca der leite haverá sempre quem a muja!
    e os burros estão longe se ser animais em vias de extinção!

    Gostar

    • trill permalink
      8 Julho, 2013 11:50

      a brandura aparece quando a consciência do apocalipse despoleta

      http://www.publico.pt/economia/noticia/bruxelas-prepara-um-resgate-brando-para-portugal-sem-o-fmi-avanca-el-pais-1599561

      Gostar

      • trill permalink
        8 Julho, 2013 11:58

        já percebi… querem afastar a La Garde agora que ela anda a proclamar que foi tudo errado…

        Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      8 Julho, 2013 15:32

      Este comentário do “insurgente” merece ser lido, porque ajuda a entender a coisa:

      De assessor a 6 de Julho de 2013 às 16:04
      A Razão Porque foi Eleito Passos Coelho

      Cuidado! Essa gente vota

      Um amigo meu comprou um frigorífico novo e para se livrar do velho, colocou-o em frente do prédio, no passeio, com o aviso:
      ‘Grátis e a funcionar. Se quiser, pode levar’.
      O frigorífico ficou três dias no passeio sem receber um olhar dos passantes.
      Ele chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na oferta. Parecia bom de mais para ser verdade e mudou o aviso:
      ‘Frigorífico à venda por 50,00 @’.
      No dia seguinte, tinha sido roubado!
      Cuidado! Este tipo de gente vota!
      _
      Ao visitar uma casa para alugar, o meu irmão perguntou à agente imobiliária para que lado era o Norte, porque não queria que o Sol o acordasse todas as manhãs. A agente perguntou: ‘O sol nasce no Norte?’
      Quando o meu irmão lhe explicou que o sol nasce a Nascente (aliás, daí o nome e que há muito tempo que isso acontece!) ela disse: ‘Eu não estou actualizada a respeito destes assuntos’.
      Ela também vota!
      _
      Trabalhei uns anos num centro de atendimento a clientes em Ponta Delgada – Açores. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava aberto.
      Eu respondi: ‘O número que o senhor discou está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.’ Ele então perguntou: ‘Pelo horário de Lisboa ou pelo horário de Ponta Delgada?’ Para acabar logo com o assunto, respondi:
      ‘Horário do Brasil.’
      Ele vota!
      _
      Um colega e eu estávamos a almoçar no self-service da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falar a respeito das queimaduras de sol que ela tinha, por ter ido de carro para o litoral.
      Estava num descapotável, por isso, ‘não pensou que ficasse queimada, pois o carro estava em movimento.’
      Ela também vota!
      _
      A minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, para cortar o cinto de segurança, se ela ficar presa nele. Ela guarda a ferramenta no porta-bagagens!
      A minha cunhada também vota!
      _
      Uns amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa e notámos que as grades tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, comprámos 2 grades. O caixa multiplicou 10% por 2 e fez-nos um desconto de 20%.
      Ele também vota!
      _
      Saí com um amigo e vimos uma mulher com uma argola no nariz, ligada a um brinco, por meio de uma corrente. O meu amigo disse:
      ‘Será que a corrente não dá um puxão cada vez que ela vira a cabeça?’
      Expliquei-lhe que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma distância, independentemente da pessoa virar a cabeça ou não.
      O meu amigo também vota!
      _
      Ao chegar de avião, as minhas malas nunca mais apareciam na área de recolha da bagagem. Fui então ao sector da bagagem extraviada e disse à mulher que as minhas malas não tinham aparecido. Ela sorriu e disse-me para não me preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em boas mãos.’Agora diga-me, perguntou ela… o seu avião já chegou?’
      Ela também vota!
      _
      À espera de ser atendido numa pizzaria observei um homem a pedir uma pizza para levar. Ele estava sozinho e o empregado perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em 6. Ele pensou algum tempo, antes de responder: ‘Corte em 4 pedaços; acho que não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços.’
      Isso mesmo, ele também vota!
      _
      Agora já sabem… A Razão porque elegeram Passos Coelho
      Não são só os políticos que são maus!Mau é QUEM os elege!

      Gostar

      • blitzkrieg permalink
        8 Julho, 2013 15:50

        Histórias deliciosas. Também é a isto que se chama o “país real”.

        Gostar

      • RCAS permalink
        8 Julho, 2013 20:00

        he he he!

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        8 Julho, 2013 21:57

        O Passos o Sócrates, o Guterres e o Cavaco. Ao identificar só um vc parece mais com o ultimo exemplo que deu dos votantes.. Também achava que a mesma unidade em seis pedaços era mais.

        Gostar

  2. YHWH permalink
    8 Julho, 2013 11:40

    Quem diria…

    PEC IV reanunciado e apadrinhado 2 anos depois?!…

    Outro trambolhão da irrevogabilidade…

    «Bruxelas prepara 2ª linha de ajuda preventiva para Portugal

    A Comissão Europeia está a preparar uma segunda ronda de ajuda a Portugal, prevendo a dificuldade de Lisboa regressar com sucesso aos mercados em meados de 2014, quando expirar o atual programa de resgate, informou o El País.»

    Gostar

    • A C da Silveira permalink
      8 Julho, 2013 12:35

      O PEC4 é uma impossibilidade aritemética, (não digo matemática, porque não quero ofender os matemáticos), é uma questão de tabuada mal estudada. Não bate a bota com a perdigota.
      Os que andam por aí a falar das virtudes do PEC4 nem o leram. Se o lerem e fizerem as continhas do que lá vem proposto, vão ter uma enorme surpresa: o PEC4 é um aborto inexquível, e foi feito, assim como os manos mais velhos PECs 1, 2 e 3, para atirar areia para os olhos da Merkell, da UE, dos comentadores politicos e do pagode indigena.
      Mas houve quem o lesse, e a partir daí foi decretada a bancarrota nacional, e o pedido de resgate.
      Dizer que o pedido de resgate foi consequência do chumbo do PEC4, é não apenas uma mentira que muitos querem ouvir, mas um insulto à inteligência dos não papam conversa fiada de aldrabões como o Sócrates ou o Teixeira dos Santos.
      Entretanto de acordo com o Jornal de Negócios online, a OCDE aponta para uma recuperação da economia portuguesa pelo sétimo mês consecutivo…

      Gostar

      • YHWH permalink
        8 Julho, 2013 14:11

        Pormenor: o PEC IV foi feito com a participação dos serviços técnicos de Merkel, Sarkozy e BCE…

        Era o 1º capítulo de uma ajuda informal que Lagarde (então ministra das finanças de Sarkozy) demorou várias horas a crer que Portugal o tivesse recusado…

        Gostar

      • murphy permalink
        8 Julho, 2013 14:53

        O PEC VI funciona como um sebastianismo para os socialistas! Cada um acredita no que quiser, mas basta pensar um pouquinho… considerado que, tanto a Irlanda, como a Grécia, estavam já sob resgate fmi/feef, acreditam que as instituições europeias iriam dar a Portugal um tratamento privilegiado?! E quanto nos iriam emprestar, 80.000, 100.000 milhões de €?! A que taxas, 1%, 2%?!

        O que teria evitado o resgate português está à vista de TODOS! era não ter duplicado (cavado, para usar a terminologia de alguns) a dívida entre 2005 e 2010. Isso sim, é um facto. O que sobrecarrega efectivamente os portugueses são os 8.000 milhões de juros que temos de pagar anualmente (quando até 2005 essa despesa era inferior a 4000 M€).

        http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/06/pec-iv-nova-religiao.html

        Gostar

      • YHWH permalink
        8 Julho, 2013 16:12

        Graças à actuação desastrosa do presente governo (dívida de ~130% do PIB), sobretudo pela via do aniquilamento da economia real cujo efeito subvalorizou grosseiramente, a parcela anual dos juros ascenderá futuramente a bem mais de 8000M€/ano…

        Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        8 Julho, 2013 16:40

        Diz o YHWH que foi “graças à actuação desastrosa do presente governo” que a dívida pública subiu para ~130% do PIB, e eu digo-lhe: YHWH, faça um esforço para ser sério. Não é necessário um esforço grande, basta um pequeno esforço.

        Gostar

      • YHWH permalink
        8 Julho, 2013 17:12

        Que pena Gaspar não concordar com a sua tese, e ter ele mesmo (ao menos isso) assumido o falhanço.

        Gostar

      • A C da Silveira permalink
        8 Julho, 2013 17:13

        YHWH 14:11 Só faltava mais essa patranha. Se um governo já nem era capaz de fazer um programa de austeridade, andava cá a fazer o quê?
        Quanto à divida: então os 78000 milhões do resgate pedido pelo governo do Socrates, e a entrada das dividas das empresas publicas que estavam desorçamentadas no perimetro do OGE, não têm nada a ver com isso? Se Portugal tem estado fora dos mercados, como é que aumentava a divida nessas proporções? um pequeno esforço para ser sério não sei se chega…

        Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        8 Julho, 2013 17:19

        YHWH, o amigo é um caso perdido – nem, ao menos, quer parecer sério.

        Gostar

      • YHWH permalink
        8 Julho, 2013 18:04

        O AC Silveira despistou-se algures…

        Repare, apesar da contabilização do 78.000M€ (a fazer de 2011 a 2014), a dívida foi prevista e anunciada por Gaspar para um máximo de 114% do PIB…

        Há 3 meses ia já nos 127%…

        Gostar

    • murphy permalink
      8 Julho, 2013 17:13

      Caro YHWH,

      sobre a sua frase “sobretudo pela via do aniquilamento da economia real “, a minha pergunta, é: O que é para si a economia Irreal?

      (sobre a dívida, deixo-lhe uma dica: se, contabilisticamente, tmb quiser considerar as rendas PPP dos próximos 30 anos, até pode dizer que este governo é responsável por uma dívida de 150% – 160% fo pib)

      Gostar

      • YHWH permalink
        8 Julho, 2013 18:08

        A Economia Irreal (prefiro Imaginária, por (de)formação matemática) é aquela proveniente do mau uso do Excel, confinando a modelos já de si aproximativos um surreal «input» by Gaspar’s Killer Instinct…

        Gostar

    • RCAS permalink
      8 Julho, 2013 20:26

      Tiro ao Alvo, que o Silveira “não perceba o que o YHWH” argumenta, não admira, é normal, o homem vive, come, dorme, sonha, completamente empalado, agora Vc?
      A diferença “essencial” entre o PECIV, e o memorando, é que este, exige regras, formalidades, compromissos, exigências, tudo isto completamente controlado pela Tróika.
      O PECIV, não tinha nada disto, permitindo uma muito maior versetalidade na implementação
      e muito maior autonomia do governo na sua execução!
      Liberdade para a escolha do momento, onde e como! aliás o que está a suceder em Espanha . O memorando é o que todos nós sabemos, com a gravidade de ter sido implementado por subservientes!…

      Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        8 Julho, 2013 21:48

        RCAS, o que me quer dizer é que o Sócrates (e a sua equipe), não deveria ser corrido, e eu entendo que não tem razão.
        Quanto ao aumento da dívida pública, dizer que foi o actual governo quem a elevou para um nível incomportável, é um argumento desonesto. Ponto parágrafo.
        Por outro lado, repare que em Espanha não são as mesmas pessoas que estão a tentar levar o barco a bom porto – os socialistas de lá também foram corridos e ainda bem, para os espanhóis, claro.
        Repare, RCAS, que Portugal ainda tem défices e que, por via disso e consequentemente, ainda está a aumentar a sua dívida pública. E assim vai ser, infelizmente, durante muito tempo, com este ou com outro governo – o buraco onde caímos é muitíssimo grande, parecendo-me que o amigo não faz ideia do seu verdadeiro tamanho. Nem o RCAS, nem muito boa gente.
        Passe bem.

        Gostar

      • A C da Silveira permalink
        9 Julho, 2013 00:07

        RCAS,
        O PEC4 permitia a mesma liberdade de escolha que os PECs 1, 2 e 3, quer dizer, a liberdade de escolher não o cumprir. A sua esperteza saloia ultrapassa o da burra do meu vizinho, que se enganava sempre no camimho do xafariz para ir beber água. E a burra fez o mesmo caminho durante quase 20 anos. Os desempalados como você hão-de passar 20 anos a dizer que o PEC4 é que era a solução dos nossos problemas.
        Como dizia o Tiro ao Alvo mais acima: o RCAS também vota!

        Gostar

      • makarana permalink
        9 Julho, 2013 00:45

        Alexandre, pode falar mal do pec IV á vontade, mas a verdade é que grande parte das medidas que o PSD implementou agora,tiveram origem no pec IV.Se o PEC iv para si estava errado, então as medidas que este governo impoe, também estão erradas!
        E depois, o senhor fala em incumprimento dos pecs…como se o PSD tivesse cumprido alguma”! Ele era a reforma do estado, o não aumentar impostos.
        Mas enfim… incoerencias espectáveis de caciques partidários,que dependem dos favores do governo..

        Gostar

      • Portela Menos 1 permalink
        9 Julho, 2013 00:52

        esta malta não leu a carta de demissão do Gaspar, só pode!

        Gostar

  3. balde-de-cal permalink
    8 Julho, 2013 11:40

    é necessário acautelar o futuro próximo.
    a fossa quando nasce é para todos.
    em 4 anos as acções do bcp desvalorizaram 50 vezes.

    Gostar

  4. 8 Julho, 2013 11:41

    Em Portugal terão de negociar isso com o novo Sá Carneiro – Paulo Portas

    Gostar

  5. tric permalink
    8 Julho, 2013 11:52

    Gostar

  6. javitudo permalink
    8 Julho, 2013 11:53

    http://www.youtube.com/watch_popup?v=JyMd_qGgv4s#at=24
    Vejam se percebem e continuem a pagar.

    Gostar

  7. tric permalink
    8 Julho, 2013 12:01

    Gostar

  8. tric permalink
    8 Julho, 2013 12:34

    “Army concern about the way President Mohamed Morsy was governing Egypt reached tipping point when the head of state attended a rally packed with hardline fellow Islamists calling for holy war in Syria, military sources said.
    .
    At the June 15 rally, Sunni Muslim clerics used the word “infidels” to denounce both the Shi’ites fighting to protect Syrian President Bashar al-Assad and the non-Islamists that oppose Morsy at home.
    .
    Morsy himself called for foreign intervention in Syria against Assad, leading to a veiled rebuke from the army, which issued an apparently bland but sharp-edged statement the next day stressing that its only role was guarding Egypt’s borders.(…)
    .
    If Morsy was aware of irritation in the army, he chose to ignore it, believing his mandate as Egypt’s democratically elected leader gave him licence to make policy the way elected leaders do elsewhere in the world.
    .
    For the army, the Syria rally had crossed “a national security red line” by encouraging Egyptians to fight abroad, risking creating a new generation of jihadists, said Yasser El-Shimy, analyst with the International Crisis Group.
    .
    At the heart of the military’s concern is the history of militant Islam in Egypt, homeland of al Qaeda leader Ayman al-Zawahri. The military source condemned recent remarks made by “retired terrorists” allied to Morsy, who has deepened his ties with the once-armed group al-Gamaa al-Islamiya.(…)
    .

    Gostar

  9. falcão permalink
    8 Julho, 2013 12:45

    Acabem com os eufemismos, Bruxelas não ajuda nada, a troika faz negócios chorudos conosco, com a Irlanda, com a Grécia, com quem se lhe submete…

    Gostar

  10. Cáustico permalink
    8 Julho, 2013 13:08

    Que raio.
    O PMF escusava de ir a Paris. Isso é tão “fin de siécle”.
    Murros na mesa, corte com o passado, promessas de ruptura, viragem, fim de ciclo, hossanas, foi o que, há cerca de dois anos, ouvi ao líder do actual 2.º partido do governo e ex-primeiro ministro, Pedro Passos Coelho.

    Gostar

  11. tric permalink
    8 Julho, 2013 13:10

    “No momento em que o Emir Hamad Bin Khalifa Al Thani anuncia a sua abdicação a favor do seu filho, o Xeque Tamim Bin Hamad Al Thani, o Governo português agradece a amizade e a excelência das relações que, sob a sua liderança, se desenvolveram entre o Qatar e Portugal.
    .
    O Governo português felicita o Emir Hamad Bin Khalifa Al Thani pelo desenvolvimento que o Qatar conheceu sob o seu reinado e que lhe permitiu assumir um papel de grande relevo, tanto no mundo árabe como na cena internacional. A transferência de poder demonstra a determinação do Emir em aprofundar a modernização do Qatar.
    .
    O Governo Português manifesta a sua disponibilidade para desenvolver as fortes relações existentes entre os dois países sob a liderança do Xeque Tamim Bin Hamad Al Thani.”
    .
    Começou uma nova frente de guerra contra a Aliança Israelita-Saudita-Qatar-“portugal” e a sua visão do Médio-Oriente…
    .
    .
    RIYADH – A leading Qatar-based cleric declared in a religious edict, or fatwa, on Saturday that Egyptians should support ousted President Mohamed Morsy of the Muslim Brotherhood and the military should withdraw from the political scene.
    ,
    Egyptian-born Youssef al-Qaradawi, one of the most prominent Sunni clerics in the Middle East, said in the fatwa posted on his website that the military’s intervention to depose Morsy on Wednesday was against democracy and the constitution.
    .
    “Doctor al-Qaradawi issued a fatwa on the necessity to support the elected Egyptian president Mohamed Morsy, and to retain the constitution… and calling on al-Sisi and those with him to withdraw to preserve legitimacy and democracy,” the posting said.
    .
    He said many scholars from Cairo’s al-Azhar Islamic university, Egypt’s pre-eminent Muslim institution, agreed with him.
    .
    Morsy was elected last summer, a year after long-time strongman Hosni Mubarak was toppled in a popular revolt with the aid of the military. The Muslim Brotherhood was banned in Egypt during Mubarak’s rule.
    .
    At least 24 people were killed on Friday when supporters of Morsy protested across the country at Wednesday’s coup and the subsequent detention of Muslim Brotherhood leaders.
    .
    Qaradawi, chairman of the International Federation of Muslim Scholars, has been a vociferous supporter of the revolutions that roiled Arab countries in 2011. Last month he called for a holy war in Syria against President Bashar al-Assad.
    .

    Gostar

  12. Fernando S permalink
    8 Julho, 2013 15:08

    Repare-se que agora a questão ja não é saber se vamos ou não regressar aos mercados em 2014 mas antes se vamos faze-lo com ou sem uma “ajuda cautelar” da Troika.
    Alguma coisa aconteceu durante estes dois anos de programa de ajustamento !…
    Não sei se essa “ajuda cautelar” ja esta preparada e em que termos.
    Mas é evidente que, depois de tudo o que tem vindo a ser feito, e ao contrario do que acontece por exemplo com o caso grego, os nossos parceiros ja decidiram que não vão deixar de apoiar Portugal (e a Irlanda) se porventura o regresso aos mercados apos o fim do programa de assistencia for mais complicado do que se deseja e espera.
    De resto, a ideia de que este apoio pos troika existiria se fosse necessario é talvez a melhor garantia e a melhor maneira de assegurar um mais do que provavel regresso aos mercados … sem ajuda adicional !…
    O que muitos na nossa aldeia ainda não perceberam é que tudo isto apenas é agora possivel porque um programa de ajustamento tem vindo a ser aplicado em Portugal com relativo sucesso e, salvo escolho maior, como aquele que parece ter sido recentemente evitado ao nivel da coligação de governo, vai atingir os objectivos iniciais essenciais, ou seja, a viabilidade financeira e economica do pais no seio da Zona Euro !

    Gostar

  13. Buiça permalink
    8 Julho, 2013 15:23

    “Bruxelas” é a Comissão, ou seja, o Barroso?
    Tem tido imenso sucesso a convencer os países do UE a garantirem com os impostos dos seus cidadãos as dívidas dos outros cidadãos.

    Gostar

  14. YHWH permalink
    8 Julho, 2013 16:19

    «Governo britânico quer prisão para banqueiros irresponsáveis (DD)

    O governo britânico anunciou hoje que vai defender a pena de prisão para os banqueiros que sejam condenados por conduta inapropriada e perigosa, seguindo assim parte das recomendações de um painel de deputados dos dois principais partidos.»

    Mais uma medida grosseira e demagogicamente anti-liberal, só para satisfazer populismos da moda, e que ataca e condiciona o espírito empreendedor…

    Para quando o Partido Liberal no governo de Inglaterra?!…

    Basta deste conservadorismo populista e demagógico, perfumado de naftalina, e com tiques de moral vitoriana…

    Gostar

  15. JDGF permalink
    8 Julho, 2013 18:36

    É isso. Para reconhecer a realidade e, portanto os erros a Europa gosta de caminhar devagarinho, quando não parada,
    Para impor novas medidas de austeridade e inventar mais ‘reformas estruturais’ a Europa através de funcionários vem cá de 3 em 3 meses com uma carteira recheada de medidas. . De tanto faz a Srª. Lagarde reconhecer excessos ou fundamentalismos sobre os défices orçamentais dos países em dificuldades se os funcionários de serviço aos resgates se apresentam cego, surdos e – para os cidadãos – mudos.
    Este é o grande desequilíbrio que nos está (Portugal, Grécia, Chipre e se calhar a Irlanda) a empurrar para o abismo…

    Gostar

  16. deluci permalink
    8 Julho, 2013 20:03

    E porém o segundo resgate vai ser outro, espera-se, mais manso, auspicioso, dado ao tempo e juros de um país roubado, vilipendeado, a exigir clemência .

    Gostar

  17. deluci permalink
    8 Julho, 2013 20:08

    Porque, enfim, amigos blasfemos e outros, malgrado coelho, malgrado o portas, pá, um país não passa, vejam o iraque e o eterno egito, um país não morre, passa é os seus momentos .

    Gostar

Indigne-se aqui.