Saltar para o conteúdo

Uma questão de “radares”?*

10 Agosto, 2013
by

O caso dos “swaps” tem marcado estes primeiros dias de Agosto. Como alguém já disse, agora, em termos políticos, em vez de uma tradicional “silly season”, somos confrontado, em época balnear, com uma espécie de “política silly”. Mais rigorosamente, com uma vaga de” silly swaps”.

O caso tem sido detalhada e quotidianamente comentado. Há, no entanto, algumas notas que, não sendo propriamente laterais, serão menos imediatas e, por isso, não têm merecido grande realce. Um dos pormenores mais “silly”, no meio de toda a embrulhada “swap”, prende-se com a escolha do ex-Secretário de Estado Pais Jorge.  Note-se, será alguém com um currículo bom, fundadamente especializado sob o ponto de vista técnico e, sem dúvida, para além das suas qualidades profissionais, nada resulta da embrulhada em que foi metido que Pais Jorge não seja uma pessoa estimável. Agora, como é que alguém que colaborou na elaboração e na promoção de um produto financeiro, representando os interesses do vendedor, pode, sem constrangimentos, assumir mais tarde funções de Estado antagónicas – melhor, defender, contra o seu próprio ex-produto, interesses políticos e financeiros do comprador (que, por acaso, é o Estado)? Este desdobramento de personalidade profissional, se aceitável em funções privadas, parece, no mínimo, estranho, incompreensível, quando está em causa um cargo (missão) político. Mais estranho é o facto de ninguém, da parte do Ministério das Finanças, ter reputado nesse “pormaior” marcante da carreira de Pais Jorge.  Como é que funcionou o “radar” da Maria Luís Albuquerque, para a ter conduzido àquela escolha? Mal, seguramente. A não ser que a tese da conspiração, muito veiculada por alguns, seja mesmo verdadeira: os quadros e representantes de certos grupos de interesse (no caso, financeiros) que capturam o Estado, tentam, para manter precisamente essa captura, colocar os seus peões em lugares públicos decisivos. Sim, porque a captura, essa, parece ser evidente. Os instrumentos da sua concretização é que poderão ser (ou não) mais ou menos variados e relativamente insondáveis, para o comum dos mortais. Note-se: este caso de desdobramento de personalidade profissional/política não é único, nem original (vejam-se as áreas das PPP’s e da Regulação financeira, por exemplo). Apenas foi mais mediático e, por isso, com consequências políticas marcantes e mais ruidosas.

Importa, ainda, registar, em rodapé, a seguinte nota final: num país pequeno, não-concorrencial e provincianamente centralizado, o mau funcionamento dos “radares” é inevitável. Eles só referenciam o que se pode ver a partir do círculo do poder. O resto do país está muito longe….

 

* GRANDE PORTO , 9 de Agosto de 2013

 

34 comentários leave one →
  1. Luis Moreira permalink
    10 Agosto, 2013 12:23

    Sem dúvida. Trata-se de ocupar as funções chave

    Gostar

  2. 10 Agosto, 2013 12:28

    Se calhar é uma questão de radares a mim parace-me mais de sanguessugas.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete comprou ações do grupo BPN a menos de metade do preço pago pela fundação a que presidia há 12 anos

    http://expresso.sapo.pt/machete-comprou-acoes-do-bpn-a-metade-do-preco-da-flad=f825452

    Colocado perante os factos, não se lembra, não responde ou não quer responder. É simplesmente comportamento de QUADRILHA.

    Gostar

  3. manuel permalink
    10 Agosto, 2013 13:18

    Toatalmente de acordo.Compreendo os seus limites de liberdade de imprensa e a civilidade das suas palavras ,mas eu posso afirmar que me pareçe que o aparelho de estado foi assaltado pelo crime organizado e impera a omertà.Não me lembro ….não posso evidenciar …. Reitero que o sr Passos deve mandar para o Ministério Público todas as evidências de trafulhices ,caso contrário é cúmplice de vigaristas.

    Gostar

  4. tric permalink
    10 Agosto, 2013 13:18

    os Sawps é que está a dar…e vai entrar nas negociações com a Troika, já que esta permitiu a entrada de produtos tóxicos financeiros em Portugal e pelos vistos eram crediveis já que podiam entrar nas contas do Eurostat…

    Gostar

  5. YHWH permalink
    10 Agosto, 2013 13:50

    Eis o ambiente político contemporâneo esculpido diariamente pelo mais inapto e incompetente de Portugal no pós 25 de Abril.

    Gostar

  6. Portela Menos 1 permalink
    10 Agosto, 2013 15:11

    Uma análise “swap” em contra-ciclico à linha liberal-radical do Blasfemias.

    Gostar

  7. Pffff ! permalink
    10 Agosto, 2013 15:43

    COMO SE CRIA UM DEPUTADO:

    1 Nota de Euro

    1 Dose de falta de carácter

    1 Dose de ganância

    1 Dose de mentira

    1 Pitada de merda

    Obs. Não exagerar na quantidade de merda, senão você cria um pres.

    Gostar

  8. Sousa Pinto permalink
    10 Agosto, 2013 16:59

    Metam lá o Tozé Seguro que ele resolve tudo.

    Gostar

  9. Sousa Pinto permalink
    10 Agosto, 2013 17:01

    O homem até abomina a baixa política e tudo.

    Gostar

  10. Tiradentes permalink
    10 Agosto, 2013 17:23

    Bolota…por falar em comportamento de QUADRILHA.
    Diga-me se souber:
    1-Qual foi a federação de que desporto que fez o seu saneamento financeiro com elevadíssimos lucros num montante aproximado de 15 milhões de euros no BPN?
    2- Quem foi o desportista de nomeada que tendo investido no BPN se retirou estratégicamente dele depois de um pequeno almoço informativo commais valias superiores ao dobro do investido no BPN?
    3- Qual foi o clube português que fez grande parte da sua recuperação financeira, assim como o seu presidente, com mais valias superiores a 20 milhões de euros no BPN?
    Quando os portugueses puserem a boca no trombone dando respostas certas sobre estas três simples perguntas então poderemos dizer que todo ele deixou de pertencer a dita QUADRILHA.
    O terrível nisto é mais o que se silencia do que aquilo que se diz..

    Gostar

    • RCAS permalink
      10 Agosto, 2013 17:59

      Tiradentes… ( estou á espera! )
      A farsa montada para o acesso ao pote!
      “Narrativa do não “havia dinheiro para pagar salários e pensões”!…

      No primeiro semestre de 2011, as receitas cobradas de impostos sobre rendimentos ( IRS e IRC), ascendiam a 5.643 mil milhões de euros, e os salarios pagos aos trabalhadores do Estado, e dos fundos de serviços autonomos somavam 5.099 mil milhões de euros, ou seja a cobrança de apenas “dois impostos” IRS+IRC chegava para pagar todas as remunerações da Administração central. Repare-se que a soma destes dois impostos, é inferior á receita arrecadada no mesmo periodo respeitante ao IVA 6634 mil milhões!

      Despezas em Salários, e receitas do Estado – 1º semestre de 2011

      Despeza do Estado e fundos de serviços autonomos – 5099,48 mil milhões
      Receitas de impostos (IRS+IRC) – 5643,1 mil milhões
      Receita do IVA – 6.444 mil milhões

      Pensões e contribuições -1º Semestre de 2011

      Despesa com pensões seg. social – 6336,9 mil milhões
      contribuições para a seg.social – 6634,1 mil milhões

      Fonte:DGO, Sintese de organização orçamental julho de 2011

      PS- Tenho observado um sepulcral silêncio… porque será?

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        10 Agosto, 2013 19:24

        está à minha espera? porque raio? vc é o bolota?

        Gostar

      • RCAS permalink
        10 Agosto, 2013 20:25

        Tiradentes
        ok já percebi… o silêncio sobre, a farsa da lenga lenga da “bancarrota, não havia dinheiro para pagar salários e pensões”!…
        espero que se tanha acabado, porque senão vai copy e paste.
        Só estava á espera que Vc, que tem registo que eu sigo com interesse, porque aprecio o contraditório com classe, me dissese alguma coisinha de sua justiça… ingenuidade minha! amigos como dantes.
        Um abraço!

        Gostar

      • Oscar Maximo permalink
        10 Agosto, 2013 20:54

        Quem disse que só havia dinheiro até Maio foi o Teixeira dos Santos, mande-lhe uma carta.

        Gostar

    • 10 Agosto, 2013 18:27

      Tiradentes
      17:23,
      Vc. acertou e perguntou muito bem, mas, garanto-lhe, o mundo do futebol tuga (note, três principais clubes), é, intocável !!
      E alguns dos seus prrincipais protagonistas, absolutamente intocáveis !!
      É, em termos também fiscais, um mundo outro, hiper-protegido — por quem ? pelos sucessivos governos, este incluído.

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        10 Agosto, 2013 19:28

        Por isso mesmo é que pergunto. Sendo intocáveis e não havendo reacção nem sequer notícias sobre isso estamos todos a encobrir a quadrilha.
        Já agora também se podia perguntar no caso BPN onde estava o dinheiro da Seg Social investido (3.300 milhões) pouco antes de ter rebentado o caso.
        O meu ponto de vista é que vamos atacando e bem certos agentes da quadrilha mas pomos de parte muitos deles porventura até mais importantes. Isso com uma complacência e até diria com algum pudor..

        Gostar

  11. 10 Agosto, 2013 17:33

    http://www.ibtimes.co.uk/articles/488961/20130711/eu-banking-resolution-bank-bailout-lehman-brothers.htm

    Aprovado a 1 de Agosto? E não há notícias sobre isto?

    Gostar

  12. RCAS permalink
    10 Agosto, 2013 17:56

    “Agora, como é que alguém que colaborou na elaboração e na promoção de um produto financeiro, representando os interesses do vendedor, pode, sem constrangimentos, assumir mais tarde funções de Estado antagónicas – melhor, defender, contra o seu próprio ex-produto, interesses políticos e financeiros do comprador (que, por acaso, é o Estado)?

    Bem meu caro PMF, eu resolvia as coisas fácilmente, criava uma “força de elite” com vinculo certo na função publica, pagava-lhes bem, punha estes bacanos, que sabem bem como se faz no outro lado, e punha-os a tratar de assuntos tipo PPPs, Swaps, e tudo o mais que possa haver!
    Livravamo-nos assim em grande parte, de sermos papados como temos sido até aqui, como autênticos passarinhos, pelos algozes privados…
    Por acaso o Sergio Monteiro secretario estado dos transportes, não esteve do outro lado da barricada?
    AGORA, estar lá um anito ou dois e voltar ao antigo patrão… aí fia fininho, é este o caso do jorge!
    A Goldman Sachs, é que gosra de meter lanças em Africa.. veja-se o António Borges, o Carlos Moedas, o João Moreira Rato!
    Curioso… nenhum governo de Sócrates teve alguem da Maçonaria, da Opus Dei, nem da Goldman, bem, talvez seja por isso ( quem sabe?) que levaram seis anos a fazer-lhe a cama!…

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      10 Agosto, 2013 22:37

      Terei todo gosto de discutir coisas consigo no bom sentido quando vc e eu em conjunto nos dispusermos a isso. Não faça processos de intenção da minha parte quando por alguma razão se lembra de um determinado assunto e o põe à discussão levando como obrigatoriedade do contraditório da minha parte. Na pagina sobre os post costumo mandar umas atoardas mas sobre o post e não sou conduzido por vontades dos outros.
      Fica no entanto o agradecimento que lhe endereço em dobro.

      Gostar

  13. J0HN permalink
    10 Agosto, 2013 18:06

    “Importa, ainda, registar, em rodapé, a seguinte nota final: num país pequeno, não-concorrencial e provincianamente centralizado, o mau funcionamento dos “radares” é inevitável.”

    Então como se explica a existência de “radares” que funcionam? Ainda não apodreceram é isso? Ou será que o problema é outro?

    Gostar

  14. 10 Agosto, 2013 18:31

    Só por fé partidária imensa ainda há quem acredite que o actual governo está coeso, firme, uno e vem aí mais um “novo ciclo”…
    Este governo tem a missão de receber mais uma vez a avaliação da Troika, criar o novo Orçamento de Estado, e colocar uma velinha para que se aguente mais uns (periclitantes) meses.

    Vem aí borrasca da grossa !!

    Gostar

    • manuel permalink
      10 Agosto, 2013 18:44

      É evidente que tem razão ,o governo está seguro por arames . Mas que triste sorte a nossa. Culpo totalmente o P.R. pela situação. Considerando que não quer governos de iniciativa presidencial tinha convocado eleições para 29 de Setembro e poupava algum. Tenho dúvidas que o governo chegue a 29 de setembro. Serei catastrófico? Não sei.

      Gostar

      • 10 Agosto, 2013 19:01

        Manuel
        A maioria dos tugas sofredores por causa deste e do anterior governo nâo reage ao seu carrasco:Assim sendo:::

        Gostar

  15. JDGF permalink
    10 Agosto, 2013 18:33

    A bagunça à volta de Pais Jorge debilita ainda mais Passos Coelho. E à posteriori confere consistência e oportunidade (dá rzão) à posição e ao comunicado de Paulo Portas, que há cerca de 1 mês ‘aprofundou’ a crise iniciada pela demissão de Gaspar.
    Crise que – como é cada vez mais notório – todos os recentes desenvolvimentos cumulativamente com a ‘improdutividade‘ do último conselho de ministros, veio demonstrar que persiste.
    A dúvida se associa a esta situação é saber se Belém está equipada com radares.
    Ou caso exista esse dispositivo se o ‘piloto’ de serviço sabe interpretar os sinais que estão a ser (abundantemente) deflectidos. Será que a onda de ‘ranging’ chega à Coelha?

    Gostar

  16. Jorge Araujo permalink
    10 Agosto, 2013 18:34

    carrega machete , que eles ainda não pagam 100% e ainda têm ar de borla, com jeitinho chegamos ao respirador-pagador

    Gostar

  17. 10 Agosto, 2013 19:15

    Poiares Maduro; new chic/yuppie deste governo està neste momento preocupado com o “novo modelo” dos encontros semanais com a comunicaçâo social:
    Hà quem; desesperado; olhe para a corda do enforcamento ; este governo tem fè nos briefings:

    Gostar

  18. 10 Agosto, 2013 20:34

    tiradentes
    nâo se esqueça da “distraçâo” das finanças e da justiça para com certos clubes e protagonistas no futebol tuga:::

    Gostar

  19. Fincapé permalink
    10 Agosto, 2013 20:47

    Um texto muito pertinente de PMF, tanto mais que a ética deveria ser um assunto transversal a esquerda e direita. Por vezes, parece que a ética varia consoante são os do “nosso” partido ou “os do outro” partido que têm comportamentos criticáveis, como quem defende os seus clubes de futebol.

    Gostar

  20. YHWH permalink
    11 Agosto, 2013 18:01

    PMF em exercício contorcionista e de equilíbrio impossível ao tentar enquadrar o «liberalismo predatório» numa ética social civilizada…

    Gostar

  21. JCA permalink
    12 Agosto, 2013 04:43

    .
    A ver as preocupações do Presidente Cavaco e o por ora Leader da Oposição, também há disto cá e nas óropas, mais à esquerda ou mais à direita, sem ser ‘made in USA’ ….. (leitura de ferias):
    .

    NSA-Proofing Your Passwords
    http://www.lewrockwell.com/2013/08/john-keller/make-your-passwords-easy-to-remember%e2%80%a8/
    .
    The one thing every one needs to understand about government spying
    “In Virtually Every Single Case the Citizens Who Were Ultimately Murdered Never Saw It Coming”
    http://www.shtfplan.com/headline-news/in-virtually-every-single-case-the-citizens-who-were-ultimately-murdered-never-saw-it-coming_07312013
    .
    .
    New report reveals facts about NSA spying that could shock even the most cynical American
    http://www.ronpaulinstitute.org/archives/peace-and-prosperity/2013/july/29/greenwald-previews-new-blockbuster-nsa-story.aspx

    .
    Prontos dos ‘americas’ já se sabe (mais ou menos tudo), mas o que n os interessa é cá. O que se passa cá nesta matéria ? E na Europa ?
    .
    Varre para debaixo do tapete diz o rôto ao nu.
    .

    Gostar

  22. JCA permalink
    12 Agosto, 2013 04:56

    .
    Ora bem então a tal das energias alternativas acaba assim com os nossos hermanos a servirem de lab experimental, paus de cabeleira, o ‘exemplo’ a seguir a seguir:
    .
    Espanha cria o IMPOSTO SOBRE O SOL …… Só faltava esta dos novos luises catorze, os tais reis-sois … ansiosos para uma nova revo à franciu feito pela burguesia (a finança foi sempre a Corte com uns almocreves sem sangue azul para fazerem o trabalho sujo)
    .

    Spain Levies Consumption Tax on Sunlight
    .
    Proving that idiocy truly has no bounds, Spain issued a “royal decree” taxing sunlight gatherers. The state threatens fines as much as 30 million euros for those who illegally gather sunlight without paying a tax.
    .

    The tax is just enough to make sure that homeowners cannot gather and store solar energy cheaper than state-sponsored providers

    http://globaleconomicanalysis.blogspot.pt/2013/07/spain-levies-consumption-tax-on-sunlight.html
    .
    Os gajos rebentam com a Democracia. Tá bonito tá. Até suponho que a mrkl se espalhou de grande, e não era ela que andava com rodas na cadeira naturalmente cegueta como uma cadeira.
    .
    Antes não fosse. a
    A seu tempo tão proximo haverá altura para a cavaqueira.
    .

    .

    Gostar

  23. murphy permalink
    12 Agosto, 2013 09:55

    Este caso swap, como PMF bem refere, é bem representativo da promiscuidade que o centralismo deste País fomenta. O Min. das Finanças, os assessores de S. Bento, o IGCP, o Banco de Portugal, os escritórios das consultoras e sector financeiro, etc… todos se cruzam e entrecruzam, toda a gente se conhece, tudo acontece na capital.
    Com tanta proximidade e quando toda a gente “tem um amigo que conhece um amigo” a trabalhar com A ou B, está o “caldo” preparado para as negociatas… (veja-se, por ex., a passividade do banco de Portugal entre 2002 e 2008 relativamente ao BPN)

    Entretanto, ao fim de 3 meses, quando finalmente se começou a escrutinar as responsabilidades dos socialistas, os srs jornalistas vão dar ao caso swap o seu descanso…
    http://jornalismoassim.blogspot.pt/2013/08/a-razao-de-ser-deste-blog.html

    Gostar

Indigne-se aqui.