Saltar para o conteúdo

Mais complicado que ir à escola num sábado à tarde, num mês de Julho

12 Janeiro, 2014

Se bem percebi Portas justifica a sua demissão no passado mês de Julho como uma espécie de manobra táctica integrada numa estratégia que lhe permitiria reequilibrar os poderes dentro do governo e levar este a entrar numa “nova fase”.  A explicação funcionaria caso ele não tivesse escrito aquela palavrinha “irrevogável” que lhe estraga a narrativa desta crise em que ora faz de Maquiavel ora de Egas Moniz. As narrativas a posteriori têm destas coisas como bem se sabe em Portugal – Sócrates é um protagonista recorrente desse género de ficção embora no último caso talvez não tenha ficcionado tanto quanto possa parecer pois não é de todo improvável que, na província, se usasse nas férias o campo de jogos sobretudo numa escola particular como parece que era a que Sócrates frequentava. Já quanto a Portas a explicação “do que teve que ser” funciona para enquadrar o fim da crise mas não o seu início. E sobretudo  tendo em conta o que custou aquela crise ao bolso dos portugueses a explicação por mais sofisticada que seja é de uma tremenda leviandade social e nacional.

44 comentários leave one →
  1. 12 Janeiro, 2014 12:37

    Repito pela enésima vez : PPortas é o tipo mais esperto, sagaz e maquiavélico deste governo. Aquela movimentação tipo libelinha política é muito mais do que devaneios, esquizofrenias, show para tuga ficar encantado.
    PP manda, mexe, sibilinamente, em ministérios que não os atribuídos ao C”DS”. PP retirou, no governo, poderes ao P”SD”. Escolheu para si e para os seus objectivos pessoais e partidários, os ministérios mais intervenientes na vida tuga, para além de se ter promovido a vice-PM, e cada vez mais…PM.
    PP age, fala, movimenta-se nos bastidores do governo e na sociedade, como se fosse PM.
    PP é um putativo ditadorsinho sempre à espera das debilidades doutrem, população incluída.

    O P”SD” que se cuide eleitoralmente nas legislativas, qualquer que seja o momento da campanha eleitoral. PP sabe, como poucos, qual o “trabalho” a fazer para captar simpatias e votos.
    PP, na eventualidade duma desestabilização gradual e irreversível do governo (embora se sinta almofadado –pandur’s, sobreiros, submarinos, JácintoLeiteCapeloRego e não só…– porque governante, não se importaria de cessar a coligação e provocar eleições — tem já muita gente para alimentar…e ambições político-pessoais.

    Gostar

  2. 12 Janeiro, 2014 12:43

    Desde há 10 anos (por exemplo) a praga de políticos débeis, trafulhas, incompetentes, oportunistas, etc., continua : Durão, Santana, Sócrates, PPCoelho, PPortas & seus derivados… Mais esta banca, esta justiça, estes lobbys…
    Não há país que aguente !

    Gostar

    • RCAS permalink
      12 Janeiro, 2014 15:07

      Se o Benfica jogar assim… empata?

      Gostar

      • 12 Janeiro, 2014 15:22

        Hoje, o SLBenfica tem obrigação de vencer ! Por todos os motivos.

        Gostar

      • RCAS permalink
        12 Janeiro, 2014 19:37

        Que pena… podiam ter sido quatro ou cinco!…

        Gostar

  3. JDGF permalink
    12 Janeiro, 2014 12:43

    Pois é! Depois das ‘explicações’ de ontem ficou a certeza que se existiu alguém que não teve qualquer rebuço em colocar interesses partidários acima dos do País esse personagem, foi Portas.
    E fora as tretas o que ‘aconteceu’ no final da ‘crise’ (palavra evitada em todas as sucessivas nas intervenções em Oliveira do Bairro ) foi essencialmente obra da complacência (cumplicidade) de Cavaco do que astúcia, sorte ou estratégia política …
    A táctica – se existiu – foi como na linguagem brejeira se diz – foleira!

    Gostar

    • 12 Janeiro, 2014 13:18

      Com essa golpada, PPortas prejudicou o Estado em cerca de 4.000 milhões de euros…
      O tipo não tem vergonha alguma — e siga o baile…

      Cada vez que vejo PP-governante, dá-me sempre vontade de rir ! Quem imaginaria…

      Gostar

  4. 12 Janeiro, 2014 12:54

    …E é esta libelinha que se arroga acérrimo defensor da Pátria, Nação, justiça, rigor, família…

    Gostar

  5. Monti permalink
    12 Janeiro, 2014 13:21

    A Libelinha do CDS, boa.
    Entretanto, a substituir-se ao eterno jovem Seguro.
    O CDS, a vender a sua costela de ‘socialista’, para agora e eleições que venham:
    redução IRS, aumento Salário mínimo.
    Assina: Jacinto Capelo Rego.

    Gostar

  6. @!@ permalink
    12 Janeiro, 2014 13:26

    A estratégia de Portas é marcar pontos nas legislativas. Sabe que vai para o governo, seja ele PS ou PSD, as contas só lhe sairão furadas se houver coligação entre aqueles. Espantosas são as recentes tomadas de posição da coligação relativamente ao Tribunal Constitucional, ao resgate económico e à Troika. Passos coelho já tinha dado uns sinais mas hoje Nuno Magalhães dissipa-as. Será a recente escolha de José Luis Arnaut para integrar os quadros da Goldman & Sachs um sinal de que os “mercados” vão deixar de pressionar Portugal e facilitar os “empréstimos”?

    Gostar

  7. 12 Janeiro, 2014 13:42

    Os centristas foram à Bairrada comer leitão bem regado com o bom espumante da região.
    Depois apareceu Coelho sem gravata porque foi mal servido.
    O leitão foi acompanhado com rodelas de laranja seca.

    Gostar

  8. licas permalink
    12 Janeiro, 2014 14:06

    Que nojo_______estes gajos acima *postos*.

    Gostar

    • 12 Janeiro, 2014 14:19

      Por mim, continuo a considerar PPortas o tipo mais sagaz, maquiavélico e esperto deste governo. Um elogio, ou não ?, dada a natureza do executivo e quem o compõe — onde também há “gajos” e “gajas” apoiados por “gajos” e “gajas”.

      Gostar

  9. RCAS permalink
    12 Janeiro, 2014 14:23

    Pois é fofinha… o Socrático inspira-te sempre a verve sarcástica, mas descansa não é só a ti, não há cobertura mediática, blogs, que não fale do animal feroz, só me lembra de outra personagem que desencadea-se ela tambem o interesse, a relação amor ódio, o saudoso Sá Carneiro, embora um em mono, porque o outro foi em stereo há esquerda e há direita!
    Isto só está ao alcance de liders carismáticos! que o foram. PONTO!

    Aqui no Blasfémeas, não há choninhas psicóticos misóginos – marsupiais, metecos, otários, Australopithecus Homo Sapiens Hominídios, papagaios, enucos, que não mostre quase diariamente, as suas frustações pessoais, as suas catarzes, a sua mesquinhez neuronal!
    Os Portugas tem não sei se fascínio, ou se lhes está no código genético, a propensão para o manso, a tranquilidade do pântano, quando aparece alguém que lidera e agita as águas, as coisas caem no desatino, num charivari do caneco… foi assim com Sócrates, foi assim com Sá Carneiro!
    Mas costuma-se dizer “enfim… os cães ladram mas a caravana passa”…
    Fofinha, o Irrevogável é o Maquiavel II… o number one pertence por direito próprio ao Marcelo… nada de confusões!!!
    Neste governo de facas longas este irrevogável quer cavalgar os louros que o TC permitiu de umas migalhas na recuperação económica, rivalizando com o Piegas, qual deles serão melhor ACTOR, e o maior mentiroso compulsivo… o La Feria anda todo aos saltinhos esfregando as mãos, para os levar como actores principais numa qualquer ópera bufa tipo, “OS TARTUFOS”!
    Repare-se no que o irrevogável disse no congresso:

    “Paulo Portas informou o Congresso e todos os portugueses que ainda têm um mínimo de pachorra para assistir pela televisão ao Congresso de um Partido diminuto, que o PP foi sempre chamado ao Governo em alturas de “enormes” dificuldades!”

    “Ontem o irrevogável que o deixou de ser porque o que tinha que ser tinha muita força elaborou as patranhas que lhe são habituais e entre os chavões de que gosta atirou com qualquer coisa do género:

    Fico, porque sou de ficar e não de abandonar.

    Lembrei-me de imediato das ruas de Lisboa, há uns anos, cheias de cartazes em que ele também ficava.

    Não ficou. Não ficou nem um dia. Nunca ocupou o lugar para que se candidatou tendo também dessa vez defraudado irrevogavelmente todos os seus eleitores.”

    PS – Preciso descontrair…com a voz maviosa e sensual…

    Gostar

    • RCAS permalink
      12 Janeiro, 2014 15:18

      Eusébio
      – “se houvesse uma versão condensada em cinco minutos só com golos até que mudaria de opinião!” –
      Lembras-te? então muda lá de opinião!

      Então … aqui vai, a cores… é logo outra coisa!…

      Gostar

      • RCAS permalink
        12 Janeiro, 2014 15:26

        Por vezes há momentos de inspiração… como a de um jornalista que lhe que lhe deu o cognome de Pantera Negra!!!
        Em cheio, na mouche… nem Péle nem Garrinha, extraordinários jogadores habilidosos, reuniam simultaneamente a potência, força, rapidez, elegância e nobreza de caracter de uma pantera!…

        Gostar

  10. Manuel permalink
    12 Janeiro, 2014 14:48

    Ainda perdem tempo a ver esse atores? Temos de começar a campanha para nas próximas eleições serem varridos do mapa eleitora l .A economia e a vida das pessoas está uma lástima continua tudo preso por arames ,créditos incobráveis a aumentar ,calotes na mesma ,filas na segurança social para subsídios e não é que, a coligação se arrisca a ganhar ao P.S.! As pessoas gostam de ser torturadas ou então, estão apavoradas e seguem o lobo em vez do pastor. Claro que o Seguro não é o pastor mas, com abstenção e voto de protesto esta situação tem de mudar.

    Gostar

    • 12 Janeiro, 2014 14:58

      A minha tese continua : estes tipos precisam dum enorme cagaço ! Nas legislativas.

      Gostar

      • Manuel permalink
        12 Janeiro, 2014 15:04

        Como as coisas estão ,nos distritos do Porto, Aveiro e Coimbra não vão ter qualquer cagaço.

        Gostar

  11. Fincapé permalink
    12 Janeiro, 2014 14:50

    As televisões não gostam mesmo de Paulo Portas. Dão os discursos dele em direto só para o queimar, Já a atenção enternecedora do suposto PM, Passos Coelho, a esses discursos são a prova de que se merecem. 😉
    ———–
    Claro que concordo com a Helena. Mas não concordei com um dos últimos posts, “À Escuta”, onde não consegui encontrar a conversa entre os serviços de censura. E a Helena não me ajudou, apesar do meu apelo. 😉

    Gostar

  12. 12 Janeiro, 2014 14:58

    O visual de Portas a discursar… é repugnante.

    Gostar

    • Manuel permalink
      12 Janeiro, 2014 15:06

      Repugna-me mais que o “menino de ouro” , com sinceridade. As bases do CDS/PP não podem ser aquilo ,eu, nem consigo ver.

      Gostar

      • 12 Janeiro, 2014 15:11

        “As bases” deste C”DS”-PP são exactamente aquilo ! Referentes, iludidas, sequiosas, mesmo que sintam diariamente os efeitos dos roubos abençoados pelo querido líder.
        Há, ainda, verdadeiros democrata-cristãos no C”DS”. Só que…como escreveu recentemente Ribeiro e Castro, estão sob bombardeamento de napalm made in Portas…

        Gostar

  13. 12 Janeiro, 2014 15:01

    PPortas cada vez mais com tiques de único querido líder. Também para PPCoelho ouvir, reverenciar, aplaudir e amouchar…
    (Para além de aldrabilhas e demagogo).

    Gostar

  14. 12 Janeiro, 2014 15:07

    Ontem vi o filme “O Lobo de Wall Street” (recomendo) e por duas vezes estabeleci uma analogia entre aquele pessoal mentiroso, especulador, canalha, arrivista, novos-ricos, etc., da bolsa, e alguns líderes e pagens de partidos, tugas ou estrangeiros. Não há muita diferença, excepto na riqueza acumulada e na avareza exibida…

    Gostar

  15. Tiradentes permalink
    12 Janeiro, 2014 15:11

    Eu só consigo encontrar uma diferença entre o Paulinho das feiras e o “inginheiro” Pinto de Sousa. Quiçá o primeiro terá acabado realmente uma licenciatura.
    Há outra diferença de somenos importância: um dança o vira e outro dança o malhão.

    Gostar

    • RCAS permalink
      12 Janeiro, 2014 15:50

      O teu “consultório”… deve ser o “consultório dos horrores”!!!…

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      12 Janeiro, 2014 19:47

      Ainda não vou aonde costumas estar achando que estás no paraíso

      Gostar

  16. 12 Janeiro, 2014 15:27

    Agora, meus caros, vou ali ao Estádio (futuro Estádio Eusébio !?) mais uma vez homenagear o King e assistir ao jogo, cujo resultado não consigo antever.

    Gostar

  17. JDGF permalink
    12 Janeiro, 2014 15:38

    Ultrapassando (como foram obrigados a fazer muitos doa congressistas) a rábula do Verão passado, o Congresso – por vontade do líder – girou à volta do ‘fim do protectorado’.
    Trata-se de dar uma no cravo e outra na ferradura. No cravo foi a crise passada, na ferradura a ‘acção cautelar‘ que se seguirá ao fim do actual programa de assistência financeira. Aparentemente tudo o que poderá vir após 17 de Maio não parece contemplar mais (novas) medidas de austeridade. Esta deixou oficialmente de existir e passará a chamar-se ‘condicionalidade(s)‘.
    Por outro lado, os exames regulares da troika (porque FMI, BCE e UE não nos largarão até pagarmos o empréstimo-auxílio) passarão a chamar-se ‘peregrinações’, serão semestrais (para esquecer) e deverão ter lugar na remansa pacatez de Fátima (para disfarçar).
    No meio disto tudo festeja-se o regresso à soberania perdida, continuaremos (penosamente) a pobremente existir e, para gáudio da ‘liberdade’ a desfrutar de uma enxurrada de propaganda partidária todo o santo dia…
    Ficamos também a saber que ‘cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém… que será o remate lógico de que ‘o que tem de ser tem muita força’. Amen.

    Gostar

  18. J. Madeira permalink
    12 Janeiro, 2014 15:49

    Não restam dúvidas a D. Helena precisa de tirar férias
    com alguma urgência! A sua insustentável leveza na
    comparação de Sócrates um senhor da polítca e, um
    troca-tintas e irrevigável portas das travessas … é
    quase um “non sense”!!! As suas melhoras !!!

    Gostar

    • licas permalink
      12 Janeiro, 2014 18:14

      J. Madeira HIPERLIGAÇÃO PERMANENTE
      12 Janeiro, 2014 15:49
      Não restam dúvidas a D. Helena precisa de tirar férias
      com alguma urgência! A sua insustentável leveza na
      comparação de Sócrates um senhor da polítca e, um
      troca-tintas e irrevigável portas das travessas … é
      quase um “non sense”!!! As suas melhoras !!!
      ______________________________
      Socrates chega à baixeza de pressionar o patrão da Manuela Moura Guedes
      de despedi-la porque em entrevista fez-lhe perguntas que ao ser respondidas
      com verdade (se isso fosse possível!) po-lo-ia em muito mais lençóis.
      É de porco, do mais baixo possível.
      Há por aí uma madeira afinal quer ser mogno e afinal é _____pinho podre . . .
      (*untado* a óleo de rícino).

      Gostar

      • licas permalink
        12 Janeiro, 2014 18:21

        Esse Sócrates noutro regime mais *dinâmico*
        não hesitaria a que o seu furor não a enviasse
        a um Goulag. . .

        Gostar

      • licas permalink
        12 Janeiro, 2014 18:32

        Já se pode delinear uma lista de *legionários socráticos*:
        __________Piscoiso,
        __________RCAS,
        __________J. Madeira.

        Gostar

      • licas permalink
        12 Janeiro, 2014 18:46

        Notícias de Paris:
        Uma virose epidémica cuja origem o Instituto Pasteur
        tenta detectar o foco-origem tem dizimado nos últimos 4 anos
        os habitantes da capital Francesa.
        Parece estar situado num Hotel de Paris e transmite-se através do ar.

        Gostar

      • J. Madeira permalink
        13 Janeiro, 2014 14:34

        A moura guedes “morreu” ao morder a língua
        na sua cruzada! Quem ajudou ao enterro foi o
        ex bastonário dos Advogados em directo!
        Até dizem que o Rei foi metido no assunto mas,
        jamais se viu a confirmação da atoarda … nada
        pior do que dar importância a quem a não mere-
        ce, ainda há alguns que se justificam porque, o
        falar no malévolo dá boas vendas de pasquins!
        Agora, aqui neste espaço aberto e sem precon-
        ceitos … só por contaminação se entende!!!

        Gostar

    • RCAS permalink
      12 Janeiro, 2014 19:57

      Licas

      Meu atraso de vida, no que a mim me diz respeito, só agora é que descobriste, que eu era e sou Socrático assumido desde que pus os pés no Blasfémeas?
      Santo Deus… o que é que tens andado a fazer por aqui? aaah! armado em meteco bovinizado né?

      Gostar

  19. BELIAL permalink
    12 Janeiro, 2014 16:47

    O “napoleão de hospício” é que é bom.
    Mas não devemos obsecar-nos!

    O “napoleão de hospício” é que é bom.
    Mas não devemos obsecar-nos!

    O “napoleão de hospício” é que é bom.
    Mas não devemos obsecar-nos!
    🙂

    Gostar

  20. tric0001 permalink
    12 Janeiro, 2014 20:50

    A imagem mais simbólica do Congresso do CDS foi ver os Lideres maçons do CDS e do PSD a entrarem juntos no congresso!! e o que saiu deste congresso do CDS e que os defensores dos Valores Tradicionais Cristãos no CDS são um grupo marginalizado, dentro de um Partido que se diz Cristão, mas que é dominado pelosvalores dos Judeus e Maçons…Anacoreta Correia foi o grande vitorioso do congresso do CDS…Paulo Portas representa o BE da Direita!! um CDS fraco é um partido que permite qualquer ataque as valores cristãos…um CDS Judeu é um partido que não condiciona a sua acção politica na defesa dos valores tradicionais da Cristandade Portuguesa! mas aquela entrada, diz muito de quem controla o aparelho partidários do CDS e PSD…ainda para mais o CDS/PSD vao coligados as Europeias cujo o cabeça de Lista considera Israel, o povo eleito e que Portugal deve adoptar o deus dos Israelitas porque o Deus dos Católicos é muito…já para não falar no posicionamento face as questões facturantes!!

    Gostar

  21. Castrol permalink
    13 Janeiro, 2014 12:40

    E por estas e por outras, que a cotação dos políticos Portugueses está ao nível do esgoto…

    Esperemos pacientemente pelo dia em que os políticos sigam a sua cotação.

    Gostar

  22. BELIAL permalink
    13 Janeiro, 2014 20:01

    Também ficciono: quão bom foi o consulado do querido zézito.
    Tempo de sonho e ilusão.
    Depois…depois vieram os “maus”: e roubaram-nos o arco-íris.
    O país voltou ao cinzentismo salazarento.
    Os bufos, bufam como gatos neoliberais- e há miséria e fome, onde havia pão e flores.

    Liberdade, liberdade: tem cuidado que te matam!

    Mas que importa a feia morte, se há flores nos cemitérios… 😦

    Gostar

Trackbacks

  1. Descredibilização irrevogável | O Insurgente

Indigne-se aqui.