Saltar para o conteúdo

Proteccionismo?

23 Maio, 2014

O BES informa que a auditoria externa realizada às demonstrações financeiras de 2013 da ESI “apurou irregularidades nas suas contas e concluiu que a sociedade apresenta uma situação financeira grave”.(*)

…a instituição admite que “um agravamento da respectiva situação financeira bem como as irregularidades detectadas nas suas contas” podem “afectar a reputação do BES e a cotação das suas acções”,

Que aquele grupo financeiro passa dificuldades «reputacionais» já sabia. Em Espanha levou com uma multa por «infracções muito graves» relacionadas com branqueamento de capitais. Nos EUA também tem actualmente um processo similar por «conluio em fraude e violação de regras de prevenção de branqueamento de capitais». O próprio Ricardo Salgado esteve envolvido numa salgalhada (passe o pleonasmo) com as suas declarações fiscais (*).

Agora sabe-se que a própria holding do grupo está em «falência técnica» (*)

Mas, sinceramente, o que acho espantoso é que tal situação tão grave, se saiba pela voz do próprio BES que é obrigado a anunciá-la no prospecto de aumento de capital.

Então a auditoria que revela tais dados é encomendada pelo Banco de Portugal, é  comunicada à CMVM e não há um comunicado das autoridades supervisoras dando  conhecimento dessa informação? Não é relevante para o mercado? Não é relevante para os outros accionistas? Não é relevante para a concorrência?  Não é relevante para os clientes? Só por obrigação legal o próprio visado é obrigado a fazer auto-delacção da sua situação gravosa? E se não houvesse aumento de capital? Ficava a CMVM e o BP apenas pela exigencia técnica de reforço de provisões sem que se soubesse do verdadeiro estado da situação? Que supervisores são esses? Encobridores?

25 comentários leave one →
  1. 23 Maio, 2014 12:52

    o homem que entra no conselho de ministros sem bater à porta

    Gostar

    • Hereje permalink
      23 Maio, 2014 14:10

      Pois é. Não é para todos.

      Os felizes proprietários desta choça de país são assim: têm a classe de governantes, seus lacaios, bem amestrados.

      Gostar

      • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
        23 Maio, 2014 14:46

        Mas isso era no tempo do Sócrates. Agora fica à porta!

        Gostar

      • Hereje permalink
        23 Maio, 2014 14:57

        Agora ele nem se digna lá aparecer: tem Passos & Portas sempre online a darem-lhe satisfações passo por passo.

        Já não se arranja criadagem assim tão diligente (relvistas), diz-se nos salões das pessoas de bem…

        Gostar

  2. Luis Moreira permalink
    23 Maio, 2014 12:56

    Pés de barro. Foi preciso os malvados “neoliberais” apontarem o dedo ao homem mais poderoso de Portugal

    Gostar

    • Hereje permalink
      23 Maio, 2014 14:12

      Outro tolo?!…

      Os neoliberais portugueses (vide Relvistas) querem é cobrar a comissão deles de protecção e D. Ricardo não está a facilitar.

      Gostar

      • JgMenos permalink
        23 Maio, 2014 17:29

        Um herege que é um príncipe da racionalidade de tasco!

        Gostar

  3. Castrol permalink
    23 Maio, 2014 12:58

    Os supervisores “encobridores” do Banco de Portugal, são discípulos do Victor Constâncio. o tal que não detetou nenhuma irregularidade no caso BPN!

    A incompetência do Victor Constâncio, que custou milhares de milhões aos contribuintes e que pelos vistos fez escola, foi premiada!!! Em vez de estar na cadeia, está confortavelmente sentado no BCE!!!

    Gostar

    • lucklucky permalink
      25 Maio, 2014 01:24

      Não foi Constâncio quem decidiu por lá o dinheiro dos Contribuintes.

      Gostar

  4. manuel permalink
    23 Maio, 2014 13:11

    Lembram-se da “narrativa” que a nossa banca estava sólida ,tirando o BPN e BPP que eram caso de polícia! Não é por acaso que o “empobrecimento” vai durar uns 30 anos e o pagamento das dívidas uns 100.Os que vão nascer ,quando cá chegarem e constatarem a porcaria de país que deixamos, vão ter vergonha e nojo deste período histórico.Mas temos de ter esperança pois parece que o próximo 1º Ministro é o sr Dr Seguro!

    Gostar

  5. Hereje permalink
    23 Maio, 2014 14:08

    Será que, qual a figurinha do Fisco, também agora vão pedir com 1001 obséquios para que Sua Senhoria Ricardo Salgado se digne ditar algo para a acta?!…

    Gostar

  6. 23 Maio, 2014 14:09

    até que enfim que já perceberam que a crise financeira foi criada pelos bancos.vou recordar as palavras de philippe legrain (assessor de durão barroso de 20011/14.)em 16 de maio/2014:” barroso nunca seguiu os meus conselhos.os resgates de portugal grecia e irlanda,foram resgates para os bancos alemaes e franceses.não foi restruturada a divida grega em 2010,quando revelou o estado das contas da grecia,porque isso implicava grandes perdas para os bancos dos dois paises do diretorio.emprestar dinheiro a uma grecia insolvente,transformou os MAUS EMPRESTIMOS PRIVADOS DOS BANCOS EM OBRIGAÇOES ENTRE GOVERNOS.termino desta forma lapidar: mesmo roubando salarios e reformas o nosso pib já está em 132% ,40% acima de 2011 .nota: o ladraõ foi o vitor constancio e os restantes funcionarios do banco de portugal que esconderam a escrita paralela elaborada dos dignissimos militantes do “partido da seriedade” .tenham vergonha.só quem é filho de alguns patroes,é que pode defender esta gentalha! ou então estão à espera de um tacho com sec de estado! estou-me borrifando para o dr. seguro e os resultados das europeias.como o presidente da ue (figura decorativa como demonstrou durão barroso) já foi escolhido,ir votar é só para deputados como tal, nem os pés lá ponho.

    Gostar

  7. 23 Maio, 2014 14:16

    o bes a partir de agora vai ter que entrar nos eixos.espero que o independente (não familiar )que for para lá, tenha tomates para acabar com a rebaldaria.era só trapalhadas umas atras das outras sem consequencias praticas.

    Gostar

  8. Alexandre Carvalho da Silveira permalink
    23 Maio, 2014 14:53

    Quem pôs a banca portuguesa no estado em que está foi o governo do Sócrates. Quando mais ninguém lhe emprestava dinheiro virou-se para os bancos portugueses e sangrou-os até os deixar KO. E as administrações Vara na CGD primeiro, e depois no BCP, também contribuiram muito para o descalabro actual. O principal depositante do BPN entre 2006 e 2008, foi o ministério da segurança social do Vieira da Silva, chegou a ter quase 3000 milhões lá depositados!

    Gostar

    • Hereje permalink
      23 Maio, 2014 14:57

      Mais uma narrativa infantil?!…

      Gostar

    • Manolo Heredia permalink
      23 Maio, 2014 22:23

      O Ricardo Espirito Santo era posto em prisão preventiva de cada vez que se recusava a emprestar dinheiro para fazer uma autoestrada paralela! Coitado!
      O que é certo é que o Barclays, BBVA, etc de bancos estrangeiros vieram para Portugal aos saldos dos bancos baratos e estão a sair com as mãos a abanar…

      E a mim o Sócrates nunca me tirou nada a que eu tivesse direito (de Estado de Direito).

      Gostar

      • lucklucky permalink
        25 Maio, 2014 01:26

        Não? O dinheiro do BPN não saiu do teu bolso? o 8 mil milhões de juros não saem do teu bolso?

        Gostar

  9. Hereje permalink
    23 Maio, 2014 15:13

    Da Teta:

    «Cinco factos que tem de saber sobre o poder de Portugal na Europa

    Sabia que Portugal é o segundo país que mais lucra com os dinheiros europeus? E que está sobrerrepresentado nas instituições que mandam na Europa? Em semana de eleições, este é o retrato de Portugal na tomada de decisões da União Europeia.

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cinco-factos-que-tem-de-saber-sobre-o-poder-de-portugal-na-europa=f871712#ixzz32Y2Lkk22»

    Gostar

    • Alexandre Carvalho da Silveira permalink
      23 Maio, 2014 15:35

      E a esquerda ainda quer mais? porra, vão mas é roubar prá estrada!

      Gostar

  10. JCA permalink
    23 Maio, 2014 15:47

    .
    .
    Sobre Protecionismos (o mesmo que o Condicionamento Industrial totalitario-salazarista mas em som de samba na dita que seria ou era ou é ou alguma dia será Democracia), Simplexes, alianças portugal & Cª Lda na parte complementar dos ‘Oposição’:
    .
    neste Sistema (evito Regime porque a Democracia é o melhor entre todos os outros piores, e por ora Democracia ainda não está esgotada na cabeça dos Portugueses a favor do Totalitarismo, mas pouco falta …),
    .
    Os Empregadores são tanto entalados como os Empregados; exemplos da Vida Real muito além dos teóricos, académicos, carreiristas etc, vulgo os que autodesignam elites ou mais linguagem da rua os autenticos ‘populistas’ ou ‘vendedores de banha da cobra com pele de cientistas ou catedráticos’;
    .
    #1 Um Empreendedor está 2 anos à espera duma autorização oficial para certa atividade (no caso energias alternativas). Enquanto espera paga salários etc. Descapitaliza. Quando recebe a autorização dos deuses arranca com a atividade no limite dos limites do que tem capitalizado além do que foi obrigada a gastar para o ‘boneco’ durante os tais 2 anos a ‘olhar para trás do sol posto’. Por estas razoes quando chega o 1º IVA não tem fundos proprios e a banca faz-lhe o manguito como desde 2008 faz praticamente a toda a gente por falida. Resultado, o Empreendedor tem um processo crime por não ter pago o IVA … Não nos phodam, é gozar com o pagode.
    .
    b) Um Empreendedor contesta uma suposta divida que o Fisco afirmava a pés juntos que teria e po tal até lhe congelou a conta bancária. O Empreendedor contestou e não tem resposta há mais de 2 anos Quando para qualquer imposto o Fisco demora muito pouco tempo a notificar para receber, quando a coisa é contra vão lá anos sem resposta à contestação. A conta do Empreendedor continua às ordens do Fisco, aquele nem pode concorrer ou trabalhar com qualquer Entidade dependente do Estado. Não nos phodam, é gozar com o pagode..
    .
    Não. Os Funcionarios Publicos, do Fisco ou seja lá do que for, não têm quaisquer culpas como ora por aí dizem a bandeiras despregadas. Apenas cumprem o que a Governança (Situação/Oposição, as 2 faces da mesma moeda dizem que é a Lei).
    .
    Sõ apenas 2 exemplos. E sugere haver tantos mais e tantos mais muito maiores que as Empresas que certos Senhores por estupidez natural obrigaram, e continuam a obrigar, a encerrar com estas merdas. Resultado: MAIS DUM MILHAO DE PORTUGUESES sem Postos de Trabalho disponiveis em Portugal.
    .
    E que a culpa é da troika é conversa de xaxa. Se fosse concluir-se-ia que em Portugal não havia Governança eleita para defender a Vida de cada Português. Portanto se assim não é surge incompetencia.
    .
    A Democracia Portuguesa não merece. E os Portugueses vão reagir nestas eleições. Uma autentica caixa de surpresas contra tanto extremismo de fundamentalistas tal qual talibãs que por aí andam histéricos em gritarias desaladas a favor dos ‘benficas e dos sportings’ das partidarites agudas,
    .
    aguardem por Domingo. Mais interesante pela 2F quando entrar em jogo ‘a desculpatidarite aguda’ outro mais do mesmo da grande absurdo da partidarite; mais um prego no caixão da Democracia pelos ditos defensores à boca cheia da Democracia a falarem para o boneco. Apenas um ‘suponhamos’. Se assim não fosse ficariamos todos vencedores.
    .

    .

    Gostar

  11. colono permalink
    23 Maio, 2014 17:53

    Boa Noticia para PPCoelho…

    O Governo PS de Seguro é que vai ter um novo BESBPN à ilharga.

    Aguentem!

    Mais um banco pra nós comprar! O nosso servente do BIC – eng Mira dos Amarais já tá no terreno a ver onde mora as agencias do BES…

    Hereje, queres vir para Angola, pá? Tu falas bem… e como não acertas uma seras um bom cooperante nas picada!

    Portugal é Nosso!

    Gostar

  12. permalink
    23 Maio, 2014 21:42

    Os portugueses merecem isto tudo e muito mais porque preparam-se para votar alegremente outra vez na mesma gente que nos entregou à troika.

    Gostar

  13. 24 Maio, 2014 01:32

    Ficar à espera de auto-regulação privada é coisa de otários… a Regulação Estatal é algo que é necessário.
    .
    As «««falhas»»» do Regulador Vítor Constâncio (quando era Governador do Banco de Portugal) vêem reforçar aquilo que é dito no primeiro ‘post’ do blog “http://concorrenciaaserio.blogspot.pt/”:
    – os privados não querem que exista concorrência de empresas públicas… porque… É MUITO MAIS FÁCIL “dar a volta” a um qualquer Regulador… do que… “dar a volta” a uma empresa pública a fazer concorrência no mercado.
    .
    .
    .
    .
    Nota 1: Não há necessidade do Estado possuir negócios do tipo cafés (etc), porque é fácil a um privado quebrar uma cartelização… agora, em produtos de primeira necessidade (leia-se, sectores estratégicos) – que implicam um investimento inicial de muitos milhões – só a concorrência de empresas públicas é que permitirá combater eficazmente a cartelização privada.
    .
    Nota 2: No blog http://concorrenciaaserio.blogspot.pt/” não está em causa o facto da iniciativa privada ser muito importante… leia-se, apenas se faz referência ao facto de também ser muito importante um certo tipo de intervenção estatal na economia.

    Gostar

  14. André permalink
    24 Maio, 2014 08:09

    O tipo de supervisor que não pode nem quer provocar o pânico outra vez, não fosse o estado ter de perder mais uns milhares de milhões de euros a nacionalizar um banco (tipo BPN), mas neste caso bem maior e mais poderoso. Além disso, ter um grupo tecnicamente falido dá uma má imagem da famigerada recuperação económica nacional…

    Gostar

  15. 25 Maio, 2014 00:07

    Coitado do BES
    Se calhar até vão ficar encalacrados.
    Mete pena. Parecia gente séria.
    O ricardo salgado, então – sempre com ar sério. Grave.
    A modos que zangado.
    Comprrendo-o: se não tiver um pai rico, já é capaz de não pode ir ao BES… 🙂

    Gostar

Indigne-se aqui.