Saltar para o conteúdo

causas esganiçantes

30 Março, 2016
by

Parece que o anedotário político lusitano vai ficar enriquecido com o processo que as senhoras do Bloco de Esquerda moveram ao Pedro Arroja, por este ter dito, na televisão, que elas eram umas «esganiçadas» e que não queria nenhuma delas em casa dele, «nem dadas».

Obviamente que se a matéria do delito for o tom de voz de cada uma das senhoras a quem o eventual criminoso (é assim que se escreve nas páginas de investigação criminal dos nossos jornais) se referia, bem pode o Pedro Arroja contar com pena de prisão efectiva, bem pesada. Como salientava, há dias, um escriba da nossa praça, nenhuma delas fala particularmente alto e quase todas têm vozes doces e meigas.

Mas se o «esganiçanço» de que o Pedro falava for mental e não verbal, aí, santa paciência, nenhuma delas escapa à adjectivação. Por definição, os radicalismos políticos são formas pouco suaves de esganiçanço ideológico, e pelo Bloco não há propriamente ideias suaves, a começar pelas sucessivas «causas fracturantes» com que, nos últimos anos, foram esganiçando o país.

De tomo o modo, vai ser um fartote de riso.

73 comentários leave one →
  1. 30 Março, 2016 16:22

    Ganem; ganir por tudo e por nada é o que mais fazem. Mentalmente são isso em matilha, portanto aplica-se mas não cabe na lei porque para isso tinha de haver queixa do resto da matilha esganiçada que se diz homem.

    O problema, para as esganiçadas da comichão, é ter havido discriminação de género na apreciação- ou seja, as vítimas excluídas foram homens bloquistas.

    Liked by 1 person

    • 30 Março, 2016 16:54

      Já agora, zazie, isto é completamente off-topic, mas já que está aqui e provavelmente já não estará a seguir os comentários do outro post, afinal os mortos de Lahore eram da “Assembleia de Deus” (não que isto provavelmente seja muito relevante, mas já que o assunto foi levantado…)

      Gostar

      • 30 Março, 2016 21:59

        Não sabia. Para o caso significa que eram cristãos e não muçulmanos como v. dizia.

        Ou seja- a motivação é a mesma- os fanáticos islâmicos são capazes de fazer uma chacina a quem festeja a Páscoa.

        À falta de católicos, mataram vizinhos deles protestantes. Vai dar ao mesmo- é como eu digo e não como v. diz- matam em nome de uma pureza ortodoxa de uma utopia milenarista na terra.

        Gostar

      • 30 Março, 2016 22:53

        pureza de ortodoxia, queria dizer.

        Gostar

      • 31 Março, 2016 01:32

        “Não sabia. Para o caso significa que eram cristãos e não muçulmanos como v. dizia.”

        Se ir reler a discussão, reparará que a maior parte da discussão (pelo menos da minha parte) e dos posts que publiquei era se o objetivo era matar católicos ou anglicanos (como se lembra, mesmo no post em que citei uma noticia dizendo que a maior parte dos mortos seriam muçulmanos, admiti que a ideia era matar cristãos e que os muçulmanos foram apenas um dano colateral) – afinal não eram nem uma coisa nem outra.

        E, como provavelmente imagina, da minha parte isto era sobretudo uma continuação da discussão sobre o cartaz do BE – e da tendência dos católicos para acharem que tudo é sobre a sua seita (um partido faz um cartaz potencialmente ofensivo para os CRISTÃOS? é uma ofensa aos CATÓLICOS; um grupo islamita faz um atentado contra CRISTÃOS? foi um atentado contra CATÓLICOS; etc.)

        Gostar

      • 1 Abril, 2016 00:36

        O que é que não eram nem uma coisa nem outra?
        O que acha que é a Assembleia de Deus, como os “salões do reino” e outras coisas assim, a não ser variantes do cristianismo evangélico que é protestante?

        acha que a assembleia era republicana e laica?

        Por favor. V. às vezes agarra-se a pentelhices para depois acabar estatelado no chão.

        Gostar

      • 1 Abril, 2016 00:38

        E que merda tem a ver o cartaz do BE com uns sacanas que matam toda aquela gente por festejarem a Páscoa?

        O BE também dirigiu o cartaz à Assembleia do Reino” ou a qualquer palhaçada evangélica?

        Gostar

      • 1 Abril, 2016 00:41

        Assembleia de Deus, é cristão. É variante de cristianismo. Eu posso achar uma plhaçada mas não acho que isso sirva de desculpa, como v. acha, para o facto dos terroristas islãmicos matarem quem foi engrominhado pelas seitas evangélicas.

        Em Àfrica são às centenas. Muitos dos atentados islãmicos africanos também se dirigem a esse cristianismo que por lá anda.

        Aliás, nestes países não existe nenhum catolicismo ortodoxo. Na Síria havia igrejas que tinham em simultâneo missa meio-católica e cerimónia islâmica.

        Conheço pessoalmente quem lá esteve e até me trouxe uns “recuerdos”.

        A esta hora devem estar todos mortos.

        Gostar

      • 1 Abril, 2016 00:43

        V.s é que são fundamentalistas ateus e depois imaginam que os todos os crentes têm de ser iguais.

        Não são. Por isso mesmo é que os maiores provocadores de desacatos com muçulmanos nunca são crentes cristãos ou católicos mas sempre ateus-militantes.

        Estão bem uns para os outros.

        Gostar

      • 1 Abril, 2016 00:45

        V. veio para aqui perder tempo e fazer perder tempo para dizer bacorada.

        Bastava ir ao google e tinha lá a informação do que é a Assembleia de Deus:https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus

        Cristianismo evangélico, como não podia deixar de ser.

        Gostar

    • 30 Março, 2016 20:08

      o PA pode chamar esganiçada , esganiçado , digo , ao Galamba e já está !

      Liked by 2 people

  2. 30 Março, 2016 16:24

    Vai ser um fartote de riso e eu pagava para ler o depoimento da septuagenária bloquista, a achar que a banda tocava para ela.

    Liked by 1 person

  3. 30 Março, 2016 16:25

    Engraçado como a palavra esganiçada, que estava esquecida, entrou tão bem no ouvido que do epíteto já não se safam.

    Quanto ao “não querer nem dado” é expressão idiomática que agora só sabem ler à letra.

    Liked by 1 person

  4. ali kath permalink
    30 Março, 2016 16:35

    a minha cadela morreu de esgana

    Liked by 2 people

  5. Artista Português permalink
    30 Março, 2016 16:45

    Não são apenas esganiçadas, estas “carinhas bonitas”, e verdadeiros coiros da cintura para baixo (que a TV não mostra). Todas elas sem excepção. Daí o forte apoio a Pedro Arroja na sua rejeição.

    Liked by 1 person

    • JMS permalink
      31 Março, 2016 01:12

      A Marisa Matias é uma sebosa inenarrável, a Catarina Martins uma peideira, facto que as tv`s nunca mostraram e as Mortaguas só lhes falta o bigode, coisa que devem fazer religiosamente todas as manhas quando acordam.

      Gostar

  6. 30 Março, 2016 16:50

    Só uma coisa – pelo menos formalmente, não foram elas que moveram o processo (o que, entre outras coisas, significa que também não vão pagar custas judiciais…)

    Liked by 2 people

    • Almeida permalink
      30 Março, 2016 17:40

      Ora aí está o único comentário lúcido a está treta.

      Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      30 Março, 2016 17:56

      Não foram elas quem apresentou queixa, foi uma comissão de funcionários/as públicos/as que andam a gozar com o dinheiro dos nossos impostos, com a cumplicidade de uma Procuradora da República, a trabalhar no Porto (DCIAP). Mas as meninas esganiçadas acharam bem, e disso deram conhecimento público.

      Liked by 1 person

      • 30 Março, 2016 18:44

        1. No crime em questão – e nesta fase do processo – não há obrigatoriedade de pagamento de quaisquer custas judiciais (diferente seria caso a queixa partisse das próprias visadas por factos constitutivos de um qualquer crime particular – por ex.º difamação ou injuria – caso em que teriam de se constituir assistentes);
        2. Está toda a gente a atirar-se à Procuradora (Procuradora-Adjunta e não Procuradora da República) quando da notícia não resulta, a meu ver, que a mesma tenha sequer falado com o jornalista (algo que muito me indignaria). O que a notícia do JN refere é isto: “Segundo a procuradora responsável pelo inquérito…”; por contraponto a isto “Ao JN, Mariana Mortágua admitiu…” admito que aquilo que o Sr. jornalista tenha feito foi pegar nos dados que (inocentemente, claro está…) alguém lhe facultou e deles inferiu o que a Procuradora considerava. Ora sucede que quem inicialmente procede à qualificação jurídica dos factos constantes de uma denúncia é uma Procuradora e quem investigará esses factos é outra. Daí que muitas vezes o crime constante da capa do processo não tenha correspondência alguma com o conteúdo do processo (não é correcto, sim, mas é o habitual).

        Posto isto, gostava que a Direcção do DIAP e o Sr. jornalista esclarecessem publicamente o seguinte: o processo encontra-se sujeito a segredo de justiça nos termos do artº 86 do CPP? A Procuradora titular do inquérito prestou declarações a um jornal sobre um processo em curso? Em caso afirmativo, com autorização de quem? Em caso negativo, e caso tenha sido determinado o segredo de justiça, que consequências daí advieram, nomeadamente se foi instaurado algum outro Inquérito visando a sua violação?

        Por outro lado, a suprema ironia disto é que a estapafúrdia parte de uma Comissão para a igualdade de género cujos cargos dirigentes são ocupados na sua esmagadora maioria por mulheres e é dirigida ao DIAP do Porto, local onde (como hoje em dia é normal na área) quase só existem Procuradoras (contam-se pelos dedos das mãos os Procuradores…) a maioria das quais andam engajadas em actividades pela Igualdade de Género (sugiro a pesquisa das actividades da Delegação do Porto do SMPP, como exemplo: https://www.facebook.com/smmp.portugal/photos/a.111943432170455.10081.111940398837425/1091263340905121/?type=3&theater)

        Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        30 Março, 2016 22:16

        Obrigado Hp Feed.

        Gostar

      • 30 Março, 2016 23:33

        À velha maneira estalinista têm um criminoso e procuram um crime.

        É a geringonça no seu melhor!

        Liked by 1 person

    • 30 Março, 2016 22:02

      Pagamos nós- é crime público
      ehehe

      Vai ser arquivado porque não há pé na lei sequer para formalizar processo e fazer chegar ao tribunal

      Gostar

      • 30 Março, 2016 22:03

        Quero dizer- não vai sequer chegar a ser instruída acusação. Kaput. È cena de carnaval

        Gostar

      • 30 Março, 2016 22:23

        Zazie, como já disse noutro lado, creio que o único erro de quem recebeu o processo foi não o ter arquivado liminarmente. Claro que isso é coisa rara de se ver nos diaps que correm, não fosse a estatística o pai-nosso desta gente. Por outro lado, também percebo que para agir dessa forma (a correcta) dentro do MP é preciso um par de huevos bem grandes, ou não estivessemos a falar de uma corporação hierarquizada, que no seu dia-a-dia prima pelas ordens não-escritas e que nos últimos anos tem vindo a ser tomada por um pensamento totalizador no que a estas temáticas concerne (just follow the money e vejam quem anda a ganhar e o quê com a promoção da violência doméstica a crime uber alles).
        Registo no entanto uma outra nota irónica: o presidente do SMPP tem pendente um processo disciplinar por, segundo ele, ter exercido a sua liberdade de expressão.

        Liked by 1 person

      • 30 Março, 2016 22:55

        eheheh São malucos. Embrulham-se todos naquela casuística e os lobbies sabem disso e inventam comichões (para todos os géneros que ainda falta o neutro)

        Gostar

  7. Silva permalink
    30 Março, 2016 17:04

    O esganiçamento é tanto que congelaram o preço dos livros escolares, qualquer dia congelam o preço dos alimentos tipo Venezuela e ainda deixa de haver produção de alimentos no país.

    Liked by 2 people

    • Almeida permalink
      30 Março, 2016 17:42

      Congelaram? Deviam oferecê-los como se faz em qualquer país que se gaba de tear Ensino obrigatório e gratuito.

      Gostar

  8. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2016 17:08

    Realmente dá vontade para rir vendo a triste e ridícula figura do Sr. Pedro Arroja.
    Pouco o distingue dum iman duma mesquita lá para os lados do Levante.
    Homem mais esquizofrénico e afectado é difícil de descortinar.

    Gostar

    • Incauto permalink
      30 Março, 2016 17:23

      Isso de um geringonceiro esganiçante aqui do Blasfémias é um elogio ao Pedro Arroja.

      Liked by 3 people

  9. 30 Março, 2016 17:20

    Ò Arestupido, então o Pedro Arroja é igual a um iman? Ele atrai ferro através das suas propriedades magnéticas é?

    E também me pergunto para que é que as mesquitas do Levante teriam necessidade de ter imanes. Mas provavelmente é para saberem em que direcção fica Meca…

    A mim a única coisa que me dá sempre vontade de rir é a ignorância natural destes esquerdalhos contratados pela geringonça para fazerem contra-informação. Se a estupidez pagasse imposto estava o estado social salvo à pala destes dejectos das Novas Oportunidades.

    Liked by 2 people

  10. Carlos reis permalink
    30 Março, 2016 17:40

    Fui ver imagens do prof. Arroja …nem dado…nem pagando. Algumas das esganiçadas… marchavam

    Gostar

    • Almeida permalink
      30 Março, 2016 17:45

      Se, como diz o Rui a., is extremismos são todos esganiçados, o homenzinho guincha por todos is poros 🙂

      Gostar

    • Luís permalink
      30 Março, 2016 18:32

      Mas como é que você sendo homem vai apreciar outro homem? A não ser que seja do sindicato das bichas.

      Liked by 2 people

      • Carlos reis permalink
        30 Março, 2016 19:17

        Não, não é preciso ser bicha…vê-se à légua. Além disso todas as minhas amigas confirmam.

        Gostar

      • 30 Março, 2016 22:04

        ahahaha Há-de ser @ president@

        Gostar

      • Carlos reis permalink
        30 Março, 2016 23:19

        Presidente? Na tenho estudos pra isso. Mas ó zazie não diga que não sabe ver a diferença entre uma tronga e uma gaja boa, e isso não faz de si uma bicha lésbica. Embora muitos dos meus amigos e amigas, os meus tios e tias, os meus irmãos e irmãs, os meus primos e primas e até a minha sogra que a lêem aqui no Blasfêmias afirmam que a zazie é fufa…mas eu não acredito.

        Gostar

      • 31 Março, 2016 00:51

        UMA PEROLA 😛

        “Entrou na sala um agente com uma máquina fotográfica, que ficou desiludido por ver a presa já vestida, e a Leninha respondeu-lhe com : “Ver nua, esta merda? Ela não vale nada. Para os comunistas qualquer merda serve. Basta ter um buraco e fazer os movimentos.”

        PS: Leninha era a agente Madalena, “uma mulher tenebrosa” da PIDE

        Gostar

      • 31 Março, 2016 01:07

        Fufa é tua mãe, caralhoide de merda.
        Já disseste tudo para se confirmar que só podes ser rabeta.

        Liked by 1 person

      • 31 Março, 2016 01:09

        Olha-me só o paneleiro em conversas com primas e primos acerca de uma mulher que nem conhece.

        Pelos vistos a tua atracção é imaginar mulheres virtuais como invertidas em vez de usares o tempo pagando a quem te entretenha.

        Gostar

    • 30 Março, 2016 23:21

      Carlos Reis,

      Pois eu acho que o Pedro Arroja não morreria também de amores por si. Mas dou-lhe um teste, uma verdadeira pedra-de-toque para o assunto em questão:

      De onde seria provável obter um caso chato de gonorréia? De uma das ressabiadas do Bloco ou da Assunção Cristas?

      Gostar

    • 31 Março, 2016 01:06

      Acha que o Trump ou o Berlusconi são bonitos? e não andavam eles sempre rodeados de garinas?

      Em homens essa treta não conta. Qualquer estafermo de carteira recheada se pode dar ao luxo de mandar às urtigas quem lhe apetecer.

      Gostar

  11. Luís permalink
    30 Março, 2016 18:30

    Em Inglaterra a polícia já anda de olho nas redes sociais à procura de comentários contra as feministas, trans, moirama, marranos e bicharia. O que vale é que importamos tudo o que é ideia parva da moda mas no que toca a produzir ou a enriquecer somos um zero à esquerda.

    Liked by 1 person

  12. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2016 19:10

    A qual a mulher – no seu perfeito juízo! – quereria estar ou amancebar com aquela amostra de homem, o Arroja??? Francamente!
    Ele está preparado é para pregar em madrassas!

    Gostar

    • antónio permalink
      30 Março, 2016 19:55

      Isso dito pelo maior madrasseiro que por aqui comenta…

      Liked by 1 person

    • Jorge Libertário permalink
      30 Março, 2016 22:00

      O Arlindo é pago em géneros. Aceita ser enrabado pelos amigos ganzados das histéricas e mal fodidas bloquistas. Por cada comentário que faz o Arlindo tem direito a fazer um broche a um drogadito do bloco.

      Liked by 1 person

  13. 30 Março, 2016 19:45

    Há que reconhecer que do lado da esquerda existem certezas feitas e muitos preconceitos mas que do lado da direita, o nível baixou, caindo a argumentação política cada vez mais no insulto gratuito e falta de educação. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

    Gostar

    • antónio permalink
      30 Março, 2016 19:58

      Depois de um usurpador se ter apropriado do governo com um golpe apadrinhado por uma cretinice parlamentar esperava o quê ?? Deixe de ser inocente…

      Liked by 1 person

    • licas permalink
      30 Março, 2016 20:15

      Engraçadinho: não está a lembrar-se do Bolota, não?

      Gostar

    • lucklucky permalink
      30 Março, 2016 21:13

      Luis FA também não aprendeu nada com Voltaire

      Liked by 1 person

  14. 30 Março, 2016 19:54

    Quem se mete com safadas…

    Gostar

  15. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2016 20:37

    Estes tristes aqui que defendem aquele meia-foda do Arroja são os mesmos que defenderiam o apedrejamento das mulheres na Praça da Figueira!
    Tenham vergonha e convertam-se à democracia e à civilização!

    Gostar

    • O Bronco permalink
      30 Março, 2016 21:15

      Caro Arlindo,

      Desisto. Já que julga que provoca alguma reacção na esmagadora maioria dos Blasfemos que não seja de puro escárnio, não serei eu que o irei demover de fazer figura de imbecil.

      Siga em frente. Já agora, e ainda que mal pergunte, recebe à linha ou ao comentário?

      Liked by 1 person

      • Arlindo da Costa permalink
        30 Março, 2016 21:47

        És bronco. Felizmente que o reconheces 🙂

        Gostar

    • Jorge Libertário permalink
      30 Março, 2016 21:59

      O Arlindo é pago em géneros. Aceita ser enrabado pelos amigos ganzados das histéricas e mal fodidas bloquistas. Por cada comentário que faz o Arlindo tem direito a fazer um broche a um drogadito do bloco.

      Liked by 1 person

  16. Portela Menos Um permalink
    30 Março, 2016 22:29

    Já não passava por aqui desde que a direita “ganhou” as eleições. Não mudou nada (nem o facto de continuar a haver “moderação” de comentários em alguns posts).

    Gostar

    • 30 Março, 2016 23:23

      A direita ganhou as eleições e o país perdeu a oportunidade.

      Sete semanas para crise politica grave em Portugal.

      Liked by 1 person

      • Portela Menos Um permalink
        30 Março, 2016 23:35

        Cinco meses depois continuam à espera de D.Sebastião; foi a Comissão, foi o PR, foi o OE16, um dia destes vai ser a Cristas, daqui a semanas pode ser o plano de estabilidade, finalmente será o OE17. Não faltarão razões para terem uma oportunidade…

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        31 Março, 2016 11:31

        isso foi com o governo do passolas de massamá?. Não havia semana em que ele não caísse …durante quatro anos. Que canseira.

        Liked by 1 person

  17. 30 Março, 2016 23:17

    O problema do Pedro Arroja foi ter usado um dos termos que as senhoras que se esganiçaram não aceitam. Eu, é claro, não admito que usaria em relação àquelas senhoras, por ordem alfabética, adjectivos como os seguintes:

    acéfalas
    aluadas
    avinhadas
    bolobas
    (… para abreviar a lista)
    zorrinhas

    Gostar

  18. Manuel permalink
    30 Março, 2016 23:52

    Apesar das bloquistas estarem ao nível da maioria dos comentários aqui expressos, não é assim que o Bloco desaparece do mapa eleitoral. Os comentadores estão a emporcalhar um bocado o ambiente, digo eu.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      31 Março, 2016 21:48

      Se não gosta do ambiente, tem sempre os blogues de palavras melífluas e de loas ao Pequeno Líder do Costa da Mouraria. Onde a verdade é coisa inconveniente e a honestidade coisa estranha.

      Gostar

  19. campus permalink
    31 Março, 2016 12:22

    Párem de chamar esganiçadas ás esganiçadas…

    Gostar

  20. Arlindo da Costa permalink
    31 Março, 2016 18:33

    Tanto comentário parvo por causa dum velho feio, porco e amaricado!

    Gostar

  21. Bago de Uva permalink
    31 Março, 2016 19:09

    O facto do arroja ser um escanifotético não significa que as donas não sejam umas esganiçadas ou umas escangalhadas ao contrário do respectivo bolo que até é comestível e portanto dignas de figurarem no rol do anedotário cá do sítio. Era bonito que o pindérico do arrojo fosse condenado no mínimo a conviver já não digo com as 3 mas pelo menos com uma das esganiçadas pelo menos 8 dias e 24h00 por dia,. Se eu ditasse leis punha.o a pão e água com a Marta Guatier para ele saber o que era bom. https://youtu.be/nJvfUUrq3wA

    Gostar

Indigne-se aqui.