Saltar para o conteúdo

Brexit e bolotas

12 Junho, 2016

Se eu fosse inglês era bem capaz de votar pela saída da UE. Por dois motivos, que passo a explicar. O primeiro e mais importante, por não ter qualquer interesse no ruído que palerminhas pequeninos com ar de broeiro fazem “contra a austeridade” e “as políticas neoliberais”. Já é difícil aturar os caprichos dos filhos adolescentes, para quê aturar miúdos de 60 anos, oriundos de países exóticos sem qualquer relevância estratégica para a Europa? Nenhum inglês perde tempo a tentar perceber o inescrutável Costa e o seu discurso da província onde há uma ou outra praia simpática. Mais depressa atirariam com duas ou três bolotas para que o aborrecimento desaparecesse da mesa, deixando os adultos a conversar. O segundo motivo é achar que, após a saída da UE, acaba o estigma da separação. Isso permite que os adultos se livrem dos pirralhos quando insistirem em chatear com a “voz grossa” de quem pedincha mais uns cobres para manter a balofa da academia e os incompetentes dos jornais animados na dança dos falidos. Isto nunca foi sobre o Estado Social ou a sustentabilidade da Segurança Social: isto sempre foi pela união que a contestação permite. É como um arraial onde todos partilham o chouriço e podem dançar um entesoado “apita o comboio” com a cunhada.

Se a saída da UE se concretizasse, convidaria ilustres académicos portugueses – José Reis à cabeça – para virem até cá, às terras de Sua Majestade, para, após um caril a sério, discursarem sobre as palermices que dizem lá na terrinha. Aposto que até dançavam, se lhes atirasse mais duas ou três bolotas.

18 comentários leave one →
  1. Zé da Póvoa permalink
    12 Junho, 2016 13:36

    Um insulto gratuito ao Prof. José Reis, com bacoradas que nada dizem, tão-pouco rebatem os elementos do trabalho daquele insigne Professor.

    Gostar

    • 12 Junho, 2016 13:44

      Não foi gratuito, estou à espera que ele me envie o cheque, pela igualdade.

      Liked by 3 people

    • JgMenos permalink
      12 Junho, 2016 15:29

      Insigne pretensioso e pretenso cientista vendido à esquerdalhada.
      Se o Brexit é o preço para nos livrarmos dessa cambada de treteiros, sou a favor.

      Liked by 3 people

  2. 12 Junho, 2016 14:46

    eu se fosse inglesa tb votava para sair. a UE não interessa a ninguém que não viva da política. os fundos comunitários são a versão chique do rsi aos ciganos . o espaço schengen não tarda vai à vida . a única coisa verdadeiramente pujate na UE são os empregos políticos ,ai isso sim.

    Liked by 3 people

  3. Almeida permalink
    12 Junho, 2016 15:06

    Quer-me parecer que o vitorcunha ignorou, propositadamente, toda a história dos conflitos assumidos pela Inglaterra na UE contra o eixo franco-alemão. Se saírem deve-se-á apenas a isso. Tudo o resto é agit-prop.

    Gostar

    • 12 Junho, 2016 15:11

      Se saírem é porque aquilo não diz nada aos ingleses. Quem vota é o gajo tatuado que é canalizador, não é o Rui Tavares e a sua versão simplista e estanque da história.

      Liked by 3 people

      • 12 Junho, 2016 15:26

        Se saírem vai ter custos elevados. Não faço a menor ideia do que é menos mau, até por causa da panca independentista dos escoceses.

        O simples facto desta eleição do mayor londrino chega e sobra para se perceber que com o que têm já estão demasiado mal servidos.

        Gostar

      • 12 Junho, 2016 15:28

        Há-de sempre querer dizer alguma coisa, quando os votos estão demasiado perto.
        Economicamente pode ser bera, socialmente é sempre bom ficar bem longe das imposições terceiro-mundistas dos iluminados da UE.

        Gostar

  4. Manuel permalink
    12 Junho, 2016 17:44

    O Cameron já lançou o alarmismo, segundo ele, o SNS e os fundos de pensão vão ter um buraco de 50,6 000 milhões de euros, em 2020, se saírem da UE. Como disse o comentador Almeida, o problema é histórico e reside na luta entre o continente, protagonizada pela Alemanha e as Ilhas Britânicas. Perceber a Europa, é ver o filme dos últimos 2000 anos ao contrário, a luta entre as nações foi uma constante e assim será no futuro.

    Gostar

  5. Juromenha permalink
    12 Junho, 2016 18:10

    Atenção à História : a “Alemanha”, como tal só aparece após Sedan.
    E, ironicamente, é a Prússia que dá uma “mãozinha” em Waterloo.
    Os inimigos “instituicionais”, para o dizer de alguma maneira, foram , tradicionalmente a França e o Império Espanhol.

    Gostar

  6. Duarte de Aviz permalink
    12 Junho, 2016 18:41

    O UK é a única réstia de esperaça que pode salvar a UE. Se sairem a coisa acaba em menos de 10 anos, porque os alemães anti-bancarroteiros rapidamente ganham influencia entre o eleitordo alemão.

    Liked by 1 person

    • Manuel permalink
      12 Junho, 2016 19:00

      Um burocrata qualquer já veio dizer que a saída demora 7 anos a negociar e executar. Este período deve ser o tempo que lhe falta para acabar o mandato defendendo o “pote” dele.

      Gostar

  7. Rui permalink
    13 Junho, 2016 11:57

    a UE tem muitos problemas, mas 50+ anos de paz nunca tinham acontecido anteriormente entre os países que formam a UE.

    Liked by 1 person

    • 13 Junho, 2016 22:00

      A Russia o Japão e a China também fazem parte da UE ?

      Gostar

    • 13 Junho, 2016 22:11

      Tem a certeza que não se deveu antes a este maravilhoso instrumento de pacificação politica ?

      Gostar

  8. 13 Junho, 2016 21:17

    Mt bom VC.
    Sair de ESTA “europa” será bom para todos, inclusivé para os outros “europeus”, mesmo aqueles que ainda não perceberam o que realmente é esta “europa”.

    Claro que há muitos que defendem esta “europa”. Defendem o seu tacho, seja ele uma “europa” ou uma “não-europa”.

    Gostar

  9. Arlindo da Costa permalink
    14 Junho, 2016 01:20

    Na Grã-Bretanha não há bolotas, amigo.

    Gostar

Indigne-se aqui.