Saltar para o conteúdo

Não será antes orgulho e preconceito?

15 Junho, 2016

Mariana Mortágua, Deputada. Dirigente do Bloco de Esquerda. Economista, assinou ontem um artigo no JN onde diz o seguinte:

 A necessidade de recapitalização da Caixa é normal. A crise desvalorizou os ativos e as exigências regulatórias de capital apertaram muito. O BPI (9% dos ativos do sistema), reforçou o seu capital em 1400 milhões. O BCP (15% dos ativos) reforçou em 4500 milhões. A Caixa (24% dos ativos) aumentou o capital em 850 milhões. O acionista único da CGD, o Estado, recebeu 2700 milhões em dividendos na década antes da crise. Agora deverá também recapitalizar o seu banco.

Sucede que tal coisa é mentira. Como MM sabe. Ou devia saber. A CGD nos últimos 10 anos recebeu injecção de capitais provenientes dos contribuintes no valor de  4.350 milhões de euros. Parece que não chegou e será necessário uns suplementares 4 mil milhões. Mariana Mortágua quer  impedir «que esta seja ocasião para semear a desconfiança contra o banco mais importante do país». Mas dá-me a ideia que o seu contributo apenas atiça ainda maior desconfiança pela ocultação e manipulação dos factos. Acresce que, se como diz, «A Caixa é um banco público, presta contas ao parlamento de uma forma que nenhum outro banco privado faz»(*) então, o que tem feito o parlamento e a deputada em concreto nessa avaliação para se ter chegado à actual situação de falência técnica ? É que fica-se com a ideia de que foram ou negligentes ou enganados. Num caso ou noutro, convinha investigar e prestarem contas.

53 comentários leave one →
  1. Procópio permalink
    15 Junho, 2016 16:19

    A caixa é nevoeiro para os olhos.
    O que os amantes do nosso povo é chegar a outro patamar. A africanização.

    O Governo de Nicolás Maduro está a apoiar dezenas de gangs armados para manter a ordem nos bairros pobres, conhecidos como colectivos, e de ter deixado que vastas áreas do país sejam controladas por grupos criminosos.
    “A alternativa a uma solução política é uma terrível africanização. Seria como o Ruanda, só que com armas de fogo em vez de machetes” alerta Torrealba. E avisa: a oposição do Governo de Maduro à realização de um referendo, que abra caminho a novas eleições, poderá desencadear um “banho de sangue”.
    O Governo venezuelano criou os CLAP, Comiés Locais de Administração de Alimentos e Produção para alegadamente acudir às necessidades das famíliasm distribuindo “casa a casa” os produtos essenciais. A medida está a revelar-se no mínimo controversa. Centenas de pessoas estão a protestar por serem excluídas das listas dos CLAP e a oposição acusa o executivo de estar a chantangear os venezuelanos através do estômago.

    Isto é, quando chegar o dia quem não estiver na lista deles não come.
    Já foi assim no cerco da AR em 1976.

    Liked by 1 person

    • Sem Norte permalink
      16 Junho, 2016 05:12

      Vergonha é ver aqui bolotas e arlindos defenderem isso para Portugal.

      Gostar

  2. 15 Junho, 2016 16:41

    O tempo é uma boa maquina de verdades. Quanto mais se intervém , mais se apuram os hipócritas, líricos ou incapazes. Conseguem enganar muitos por pouco tempo, mas baixam para muito poucos durante muito tempo.Até nas religiões tradicionais (35% na UE), quanto mais estas “novas” crenças.

    Gostar

  3. 15 Junho, 2016 16:48

    Eis, claramente manifestada a diferença entre um Parlamento com deputados eleitos pelo eleitor, e um geringonço cheio de nomeados por partiditos (30.000 votantes?) das “esquerdas” e das direitas.
    Preocupados com os dinheiros públicos ?.
    Alguém se sente realmente representado pela dita M.M. e 229 amigos?.
    “Contaram para você”.

    Quem ainda não percebeu obviamente que se admira. E vai pagando com o seu nível de vida os luxos do “poder”. Enfim, a asneira é livre.

    Liked by 1 person

  4. Licas permalink
    15 Junho, 2016 17:05

    “comissão de inquerito” é o novo xanax do português.encena-se uma peça de teatro(desta vez,cortesia do psd) ,dramatiza-se quante baste…e no fim ,caracois e uma imperial(por isso mesmo,o Portas afirmou que deixou amigos em todas as bancadas parlamentares,o que é verdade,diga-se)

    Gostar

  5. João Silva permalink
    15 Junho, 2016 17:22

    Gabriel, confesso que às vezes sinto-o com agrura a mais nas suas palavras, nas suas reações. Neste post em concreto, não poderia estar mais de acordo consigo, pecando eventualmente por ser curto, penso que faz sentido eventualmente alguém refazer a história recente deste banco para que fique clara a injeção de dinheiros públicos de modo a que as responsabilidades sejam/fiquem iniludíveis. Quando li o artigo da MM pensei exatamente o mesmo: que conveniente falar só do que nos interessa. Enfim, contente por ler que existem pessoas que pensam como eu.

    Gostar

  6. Artista Português permalink
    15 Junho, 2016 17:30

    Talvez fosse oportuno explicar à menina MM que “a crise” tem nomes e não apenas costas largas. Pergunte-lhe se alguma vez ouviu falar de Armando Vara, Carlos Santos Ferreira, José Berardo, etc…e, já agora, do inenarrável ex-44.

    Gostar

  7. José Borges permalink
    15 Junho, 2016 17:49

    Ás vezes é bom recordar. Por exemplo quem concedeu crédito para comprar acções do BCP. E a quem. E que quem o concedeu foi depois para presidente do CA do BCP. E quem nomeou esses gestores para a CGD. Vale a pena até recorrer ao insuspeito (de ser de direita) jornal publico em 2008.. https://www.publico.pt/economia/noticia/joe-berardo-e-aliados-compraram-accoes-do-bcp-com-credito-da-caixa-1315596

    Gostar

  8. oscar maximo permalink
    15 Junho, 2016 18:00

    Este país é surrealista. Estão lá os deputados para tratar de assuntos do Estado, mas preferem imiscuir-se nos assuntos privados.

    Gostar

  9. Procópio permalink
    15 Junho, 2016 18:05

    Sem esquecer que o ex-44 ainda é considerado por montes de esquizofrénicos o maior político (pulhítico) português de todos os tempos.
    Nunca ouvirão dizer o contrário do pacheco e de outros intelectualóide de pacotilha.
    Até o mm gostam dele, sentem que precisam de um personagem assim.
    Pode ser que consigam, se ele se zangar de vez com o nº 2 por ainda não ter tirado de lá os impecilhos do juíz, procuradores e a figura chave. Quem sabe?

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    15 Junho, 2016 18:33

    É preciso recapitalizar a Caixa de todos nós.

    Gostar

    • antónio permalink
      15 Junho, 2016 19:42

      Gostaria de sugerir à academia uma actualização do dicionário: O significado da palavra arqueologia passará a ser a partir de agora a arte de investigação ao roubo de bancos de propriedade pública. E por aqui me fico.

      Gostar

    • LDM permalink
      16 Junho, 2016 13:56

      Se a Caixa é sua, use o seu dinheiro, mas não queira pôr lá o meu. A CGD não é minha, nunca recebi dividendos nenhuns, nem me emprestaram dinheiro para comprar acções do BCP…

      Gostar

  11. Procópio permalink
    15 Junho, 2016 19:47

    É preciso meter o nosso dinheiro nesse buraco, mais noutro buraco, sempre sem pestanejar.
    Vai acontecer, nos nossos haveres já temos pouco controlo.
    Os impostos diretos, indiretos, a inflação, o saque prosseguem.
    Quer queiramos quer não, eles vão lá buscá-lo, não tenham dúvidas.
    A geringonça enquanto a deixarem passa por cima de tudo sem cerimónia.
    Resta emigrar o que cada vez mais gente tenta, ou fazer alguma coisa.
    Claro, dá uma grande trabalheira. Por isso, vale mais ir arranjando desculpas.

    Gostar

  12. sam permalink
    15 Junho, 2016 20:01

    “É que fica-se com a ideia de que foram ou negligentes ou enganados.”

    Ou coniventes.

    Gostar

  13. Filipe Costa permalink
    15 Junho, 2016 20:13

    Eu acho fácil tirar ilações, é só pegar nos empréstimos Written-Off, vendidos ou não e ver quem beneficiou e quem aprovou, acho isso tão simples que metem dó estas “comissões”.

    Já que se fala no Berardo, ele não tem uma coleção de arte? Porque ainda não foi penhorada?????????????????????????

    Gostar

    • Bolota permalink
      15 Junho, 2016 21:49

      Porque aquela porra nã vale um tostão furado. Este e outros encheram o cu no condado do PSD e afins

      Gostar

      • 15 Junho, 2016 21:54

        Se não sabe, procure saber antes de opinar.
        O Berardo usufruíu no tempo do governo P”SD”-PP ? Vc. está a ver o filme com a acabeça para baixo e não consegue distinguir P”SD” de P”S”, este sim mais o ex-44,, os amados pelo Berardo.

        Vc. entende correcta a eventual decisão deste governo para a CGD ? Onde estão os “princípios” do PC e do BE ? Já vale tudo ?

        Gostar

      • Colono permalink
        15 Junho, 2016 23:48

        O camarada Bolota devia estar bastante satisfeito e dizer:

        Até que enfim vamos saber quem mais roubou na CGD!

        Qual é o medo? o Incomodo?

        Gostar

    • Buiça permalink
      16 Junho, 2016 22:03

      Porque não é dele, é de uma fundação qualquer. E provavelmente nem sequer foram devidamente constituídas as garantias desse e tantos outros empréstimos…
      Há todo um “estado de direito” a proteger quem se abotoou com o dinheiro e quem assinou os empréstimos-propina…
      Quando não restar banco algum o santander logo escolhe (again) qual geringonça quer que elejamos para nos cobrar o dizimo.

      Gostar

  14. 15 Junho, 2016 21:49

    Reafirmo: o hipócrita BE, com umas muito convenientes e calculadas diatribes vs governo, está agarrado como uma lapa à geringonça do P”S”. Aproveita a oportunidade para capitalizar apoios eleitorais e outros — a máquina dum partido precisa de dinheiro, de visibilidade…
    Neste caso CGD (mais o aumento de ordenados dos administradores), o PC e o BE rasuram e falseiam os seus “princípios”. Um merdoso comportamento.

    Gostar

    • Bolota permalink
      15 Junho, 2016 21:58

      Merdoso é comportamento de quem durante 4 anos delapidou a caixa e agora constituem uma comissão parlamentar para apurar as causas durante estes 6 meses
      Não era uma comissão devia ser uma auditoria ás contas da caixa durante esse período

      Gostar

      • 15 Junho, 2016 22:07

        Aconselho-o a rebobinar e analisar decisões, comportamentos, declarações, propostas, do PC e do BE em relação à banca arruinada, aos seus administradores, aos resgates, à massaroca que vc., eu, todos os tugas foram obrigados a DAR para o que se sabe desde o governo do JSócrates.
        Vc. acha normal, correcto, os ordenados impostos pelos novos administradores da CGD, o eminente resgate de 4 mil milhões, e nem o PC ou o BE piam contra ?
        Não há dinheiro para a saúde, ensino, está-se na eminência de as pensões e reformas sofrerem consequências da crise, e o PC e o BE empurram dinheiro para a CGD ?

        Gostar

      • Manuel permalink
        15 Junho, 2016 22:28

        Queres continuar a ser roubado? A partir da comissão de inquérito vai confirmar-se, ou não, se a ladroagem assaltou o poder financeiro do Estado, se sim, o trabalho será da justiça. O PCP, BE e o PEV deviam estar satisfeitos pela comissão de inquérito. O PS também não gostou muito da comissão de inquérito, talvez tenha receio que comece o”lava jato” em Portugal.

        Gostar

      • Colono permalink
        15 Junho, 2016 23:57

        Camarada Bolota

        Que seja burro sim… mas não tanto!

        Então se o PSD / CDS tivesse “rabos de palha” teria pedido, ou melhor, exigido uma comissão de inquérito?

        Se O PS / BE/ PAN / Barriga de aluguer os “Verdes” , soubessem de casos graves relacionados com membros do anterior governo, não seriam os primeiros a exigir uma comissão de inquérito?

        Ingénuos mas não tanto!

        Gostar

      • Bolota permalink
        16 Junho, 2016 08:55

        Colono, Manuel e MJRB,

        A azia continua a toldar-lhes as ideias. Basta ouvir o que dizem Bagão Felix ou Ferreira Leite, esse perigosos comunas, para se perceber que a comissão pode fazer ricochete e…pensem apenas nisto: mesmo que a caixa esteja de pantanas so pode ser por politicas anteriores a estes seis meses, digo eu. Sabem o que diz o Jeronimo, diz para o PSD perguntar ás vedetas que por lá andaram a merda que fizera. E ficam a saber tudo. A cousa é de tal forma que Marques Mendes sabe mais que aqueles que tem o problema em mãos. Venha de lá essa Comissão. Se o ridiculo matasse…

        Gostar

      • sam permalink
        16 Junho, 2016 09:59

        Se o ridículo matasse, tu nem tinhas nascido, Bolotinha!
        Arre burro, como és estúpido… Impressionante.

        Gostar

      • LDM permalink
        16 Junho, 2016 13:59

        Tão geringonços que estes comunistas estão … Quem os viu e quem os vê.

        Gostar

      • Bolota permalink
        16 Junho, 2016 14:22

        Sam e LDM,

        Não me custa nada assumir que sou lento…mas voces são tão rapidos que acabam por discutir o Bolota passando ao lado da discussãoo.
        Sabem o que vai apurar a comissão??? Vai apurar que não há comunas envolvidos no assalto á Caixa. Mas isso é sobejamente conhecido.

        Gostar

      • sam permalink
        16 Junho, 2016 15:10

        Bolotinha, se não há comunas envolvidos, porque é que o PCP contesta a comissão? De que é que têm medo?

        Gostar

      • Bolota permalink
        16 Junho, 2016 16:49

        sam,

        Só um inteligente como tu faria uma pergunts dessas. Não é para todos. O medo do PCP é que a quadrilha caia no ridiculo e o PCP está farto de ver estes betinho a fazer punhetas a grilos.

        Gostar

      • sam permalink
        16 Junho, 2016 20:07

        Ai, Bolotinha, temos de te explicar tudo.
        O PC tem medo que se descubra que a verdadeira gatunagem tem por nome “nacionalização da banca”.
        Comuna não rouba galinhas, rouba o galinheiro inteiro.

        Gostar

      • Bolota permalink
        16 Junho, 2016 22:11

        sam.

        Cada tiro cada melro a culpa tem sido dos Oliveiras e Costas a culpa da Banca estar assim foi: “nacionalização da banca”.

        https://www.publico.pt/multimedia/video/cgd-ferreira-leite-considera-comissao-de-inquerito-no-minimo-inoportuna-2016616110215

        Ferreira Leite considera comissão de inquérito “no mínimo inoportuna”

        Eu se fosse o arrastão não te deixava entrar durante um mês de castigo

        Gostar

      • sam permalink
        16 Junho, 2016 23:46

        Bolotinha, a ver se percebes: nem 20 Oliveiras e Costas conseguiam roubar o que foi roubado na Caixa. O buraco é maior do que o de todos os privados juntos. É enoooorme. E o PC está mais que disposto a encobrir o assunto. Desde que o Estado continue a decidir sobre os turnos da gatunagem, para os comunas está tudo bem. E os sindicatos bancários agradecem. Só não querem despedimentos de camaradas. Prometem continuar caladinhos.

        Gostar

      • Bolota permalink
        16 Junho, 2016 23:51

        Vai-te cagar mais a tua teoria de merda

        Gostar

      • sam permalink
        17 Junho, 2016 13:42

        Putas e vinho verde, camarada.

        Gostar

  15. JCA permalink
    15 Junho, 2016 21:55

    .
    ” A necessidade de recapitalização da Caixa é normal. A crise desvalorizou os ativos e as exigências regulatórias de capital apertaram muito”
    .
    O Dr Salgado, o BES, surgiu com o memo problema. Morgado afinal sugere liminarmente a defender quem atacou com unhas e dentes. Em que ficamos ?
    .
    Para não ser bota-abaixo dou por inavertida pela perspetiva da Senhora, uma argolada de alto abaixo para a sua propria perpetia negostas andanças bancárias.
    .
    Pois é. A mi nunca ninguém me ouviu a defender ou a arrasar o BES ou o também Dr, Salgado. Talvez não ouse o mesmo sobre os que estão a arder com a poupanças,
    .
    neste ‘aqui del rey’ que acabe nos politicos, governadores e reguladores centrais que afinal nunca ousaram, nem ousam além de bla-bla, meterem o banqueiros e banco na ordem como Roosevelt com o ‘Stalt…’ & Cª Lda.
    .
    (tudo gente catedraticamente professorada, num afinal escravos mentais imitadores do Toino Salazar, catedrático é que sabe, apesar deste senhor com tanta teoria, ouro, ordem etc etc nunca ter acabado com a corrupção na admnistração publica, ‘grande empresariado’ do mais ‘fino de fazer inveja ao mundo’ que afinal se ostentavam pendurados nos favores, contratos e apoios pela porta do cavalo do Estado
    .
    enquanto o povo descalço e efarrapado comia broa de milho e quarto de sardinha forrando o reto com uma aguadilha de couves e nabos e uma vez por ano nas festas da Nª ª Sª lá da terra lá comiam carne de cabra, chibo ou porco e aquela almas fraternas, medicos pelo meio de invernias serranas montados em mula ou burros os socorriam na doença com os remedios que iam arranjando para acorrerem gratuitamente às maleitas do pé descalço de fato domingueiro de ganga azul pelintra .
    .
    E aqui não há contra nem a favores, fosse como fosse o homem só foi deitado abaixo por uma cadeirita de lona.
    .
    E ora quando segundo a imprensa mundial o governo do Sr Holland ameaça proibir as manifestações do franceses em patente contradição com violências bem maiores de ‘estranhos’. Se assim é estoira mais que fogo preso na festa de Viana do Castelo :))
    .
    parece que estamos conversados sobre esta geringonça toda, Tal vai a moenga como dizem o gajo da terras do pica-merda ou o faduncho de faca e alguidar lisboeta ou do estertor intestinal depois dumas tripas à moda do Porto lavadas em feijoada de feijão branco ou pardelhos fritos beirões ou sopas de castanhas e leitugas da encostas pedregulhosas da mais alta, a da Estrela

    .
    O resto são tretas
    .
    e alguma coisata para Histórias, Nostalgias, Saudades, Passaportes para pelo mais do mesmo da opera historica tuga (a oligarquia de NobresCondesViscondesBaroesEscudeirosDamasAnoedecorteVassalosCavaleirosBufos Etc) num tão repetido ‘rei morto, rei posto agora chegou a nossa hora’,aos dimheirames despejados pelas Óropas,
    .
    as novas especiarias, açucares, trafego de escravos emigras, ouro, diamantes, sedas e marfins devidamente ‘cruzados’ com impostos à chegada à Tugalandia para ‘brilhos, vaidades sumptuos e fantasias’ das tais elites das ‘melhores estirpes’ NobresCondesViscondesBaroesEscudeirosDamasAnoedecorteVassalosCavaleirosBufos Etc) sacados à ganancia à burgueia e povolareu de pé descalço que vergava a mola por mares e oceanos de fome, escorbuto e adamastadores
    .
    E nestes ‘escreveres’, pessoalmente não há qualquer revolta ou inimizade. Tão só como diziam as velhotas viuvas de bigode e lenço preto na cabeça, é o Destino meus meninos, queixem-e que desabafam e isso passa como a pinguita dontem à noite :))
    .
    Be happy mas orem sempre ‘Live and let Live (not Leave)’. Junho promete com ‘exits’ etc e tal
    .

    Gostar

  16. A.R permalink
    15 Junho, 2016 22:21

    Não percebo como estas garotas agarotadas se sentam num parlamento e têm megafones na Comunicação Social

    Gostar

    • Manuel permalink
      15 Junho, 2016 22:36

      Fizeram aquele interrogatório cerrado ao Ricardo Salgado e agora calam-se. O dinheiro para tapar os buracos sai todo do nosso bolso e estas deputadas agora estão cegas,surdas e mudas. A oposição devia ser implacável com estas hipócritas.

      Gostar

  17. ax solo permalink
    15 Junho, 2016 22:38

    A CGD dá-me urticária. Só a considerarei quanto (se) for privatizada. Aumentos de capital, os que quiserem, desde que por accionistas voluntários. Doutra forma, é sempre concorrÊncia desleal! Dito isto, pergunto se o número de 4350 milhões de euros de aumentos de capital passados não foi empolado com a absorção do BPN. Seja como for, não tenho dúvidas (e desde há muito assim o penso) que a CGD tem sido um desastre financeiro e bancário pior do que qualquer BPN, BPP, BES, etc. que muitos gostam de utilizar como exemplo de que a banca deva ser pública….

    Gostar

    • Manuel permalink
      15 Junho, 2016 22:46

      Também por isso é que a comissão de inquérito é importante. A oposição quando concorrer às eleições pode anunciar a privatização da CGD no seu programa. Não sei se existirão condições, por outro lado, quando foram poder nem a mamadeira da RTP conseguiram privatizar e a reestruturação da dupla Relvas/Maduro foi o aumento da taxa!

      Gostar

  18. licas permalink
    15 Junho, 2016 23:24

    Receio bem que com este Governo iremos ter mais
    negociatas CGD/financiamentos, tipo Vale do Lobo
    para que apareçam mais alguns chefes A. Vara cobradores
    de “merecidas” luvas.

    Gostar

  19. vilaverde permalink
    15 Junho, 2016 23:30

    Cheira-me que esta MM quer meter mais uns milhões do nosso bolso na CGD, para o depois o pai fazer o assalto do século…

    Gostar

  20. 15 Junho, 2016 23:50

    Bolota,

    A propósito da CGD, vc. ainda confunde (ou não se importa de obedecer a directrizes colocando-as aqui) ocasionais deficientes decisões com abusos de poder. De gajos e gajas do P”S”, vosso estimado partido que o BE e o PC não têm pudor em apoiar.

    Gostar

  21. 15 Junho, 2016 23:54

    A entrega dos 4 mil milhões à CGD terá a ver com uma estratégia para comprar o Novo Banco, resolver qb o caso dos lesados/roubados e desse modo mais uma vez os contribuintes pagarem e não bufarem ?

    Gostar

  22. 16 Junho, 2016 00:09

    Prováveis mais rabos de palha na eminência de arderem, os de economistas ex-administradores ou não de bancos, que condenam, entendem inoportuna a comissão de inquérito.
    Hoje, Manuela Ferreira Leite afirmou estar contra. O P”S” agradece.

    Gostar

  23. 16 Junho, 2016 01:40

    O AC-DC, certamente preocupado pela eventualidade de a comissão de inquérito demonstrar que gajos e gajas do P”S” que estiveram na administração da CGD venham a ser culpabilizados e desmascarados publicamente, afirmou hoje que será “a devassa pública”…
    Tadinhos…

    Gostar

  24. 16 Junho, 2016 01:46

    Phoda-se ! Já não há pachorra para ler e ouvir mais o PR Marcelo/Craveiro/Thomaz, “pai”, progenitor político do AC-DC, a defendê-lo. Hoje, fê-lo por causa da sugestão para os professores de português emigrarem.

    Gostar

  25. Arlindo da Costa permalink
    16 Junho, 2016 10:38

    O problema é que vocês não acompanham a pedalada do Marcello….
    Nem física nem intelectualmente falando… Chatice!

    Gostar

    • antónio permalink
      16 Junho, 2016 11:43

      O Arlindo finalmente revelou-se: Gosta de uma Presidência da República em estilo apimbalhada. Não admira pois quem acompanha por aqui os comentários do Arlindo percebe o quão apimbalhado ele é.

      Gostar

  26. Licas permalink
    16 Junho, 2016 17:05

    lindo,por aqui compete-se pelas comissões,ao melhor estilo de meninos infantis tipo ronaldo.Eu acho bem a comissão de inquerito ao CGD.Até porque os nomes que vão aparecer são todos do bloco central(psd ,cds e ps).Mais uma vez,”PALMAS” para o bloco central.

    Gostar

Trackbacks

  1. Mariana: Contabilidade e Falta de Senso | BLASFÉMIAS

Indigne-se aqui.