Saltar para o conteúdo

A fome acabou. Agora temos de combater o desperdício alimentar

22 Junho, 2016

Jornal de Notícias: Escolas em todo o país estão a confrontar os pais com um documento que os avisa da possibilidade de ser feita uma queixa à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), se os filhos repetidamente encomendarem refeições que depois não consomem. O desperdício alimentar já tinha motivado uma recomendação da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste), que sugeriu aos estabelecimentos que solicitem o pagamento das refeições não consumidas.

É o caso, por exemplo, do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, no Porto. Fátima Soares, subdiretora da instituição, garante, porém, que “este é um procedimento preventivo”, que “a principal preocupação é que os pais saibam que os filhos encomendam as refeições e que depois faltam, o que gera desperdício”, e que “nunca foi feita queixa a uma comissão”. A situação, acrescentou, verifica-se, “sobretudo, com os alunos do escalão A, que têm as refeições gratuitas, e entre os mais velhos”.

A saber:

a) Se se disser que os meninos desrespeitam o que foi acordado com as suas famílias temos um problema. Se se designar a coisa como “desperdício alimentar” temos uma causa fofinha;

b) SE os alunos do escalão A não comem nas cantinas comem onde? Oficialmente as suas famílias não terão dinheiro para eles comerem noutro lado.

c) O que aconteceu aos alunos cheios de fome dos anos lectivos anteriores?

d) Onde estão as cantinas que até funcionavam durante as férias escolares por causa das crianças que não tinham que comer em casa? E que até serviam várias das refeições do dia?

e) Onde estão as crianças, a sfamílias, os directores e os activistas destas notícias?

CDU denuncia casos de fome em alunos de escolas do Porto

Directores dizem que é preciso evitar que as crianças desfaleçam nas escolas

Matar a fome na escola

Diga não à fome nas escolas

Dez mil chegam às escolas com fome

23 comentários leave one →
  1. bintoito permalink
    22 Junho, 2016 08:12

    Foi a vaca.

    Gostar

  2. Baptista da Silva permalink
    22 Junho, 2016 08:32

    Já ninguém emigra, ninguém está desempregado, a fome acabou… virou-se a página à austeridade.

    Os jornalistas são “educados” em que local?

    Gostar

    • antónio permalink
      22 Junho, 2016 08:39

      Os jornalistas são “educados” nessa trampa Marxista a que chamam de “escola pública” cujo único objectivo é mesmo “educar”. Transmitir conhecimentos e aptidões não é coisa para a trampa da “escola pública”.

      Gostar

    • lucklucky permalink
      22 Junho, 2016 19:50

      Quando os jornalistas deixaram de ser reporteres deixaram de ter como objectivo reportar, o objectivo é endoutrinar. Por isso é que se designam como jornalistas.

      Para isso existem as escolas de jornalismo e os grupos de discussão fechados onde se combina as operações mediáticas.

      Gostar

  3. 22 Junho, 2016 08:35

    Fome ? nem se atrevam a sugerir que o povo passa fome com a esquerda no poder. Fome é com a direita. Pobre jornalismo de causas que agora tem pouco que fazer.

    Gostar

  4. Bolota permalink
    22 Junho, 2016 09:04

    Helena,

    Nunca me passou psla cabeça ver a Helena a denunciar a fome nas escolas. Estou consigo nessa luta.

    Gostar

  5. LTR permalink
    22 Junho, 2016 09:34

    Gostar

  6. Licas permalink
    22 Junho, 2016 09:40

    crianças que repetidamente encomendam refeições que depois não consomem(por ex. quando é peixe na cantina,as crianças atravessam a estrada e vão ao Mac) ,devem ser denunciadas.Ou seja,a noticia está correcta e tem fundamento.

    Gostar

  7. 22 Junho, 2016 09:53

    Pertinente.

    Gostar

  8. sam permalink
    22 Junho, 2016 10:02

    A nossa sorte é que os contratos de associação com escolas privadas foram denunciados pelo governo. Nunca mais haverá desperdício alimentar nas cantinas dos privados. O despesismo é passado. A geringonça salvou o país.

    Gostar

  9. Manuel permalink
    22 Junho, 2016 11:16

    Concordo com a Helena. Mas deixo o testemunho de quem conhece o meio. Infelizmente há de tudo: crianças com carências, crianças que faltam à refeição e comem porcarias à volta das escolas, mesmo muitos que comem na escola, mandam os pratos cheios de comida para o lixo (é uma dor de alma o desperdício). Somos uma sociedade doente que, não educa para a poupança, tem famílias sem educação cívica e tem professores limitados pelos constrangimentos de uma escola em que a criança tem sempre razão. Acresce que esta gente dirigida por elites políticas e financeiras corruptas dá uma realidade deprimente e projecta um futuro nada auspicioso.

    Liked by 1 person

  10. ali kath permalink
    22 Junho, 2016 12:04

    a fome não atormenta só as crianças e velhos
    importa-se 80% dos alimentos

    Gostar

  11. José Domingos permalink
    22 Junho, 2016 12:16

    Se os pais das criancinhas, não têm educação, são filhos do pós 25, cheios de direitos e subsidios e mal educados, estamos então a criar nas escolas públicas, debaixo da luz comunistas, gerações de imbecis, incompetentes e ordinários.
    Estamos lixados.

    Gostar

    • Manuel permalink
      22 Junho, 2016 12:29

      Certíssimo. E a maioria destes jovens são candidatos à “mala de cartão” a caminho da Europa, onde vão competir com a juventude dos países ex-comunistas e chegam ao mercado de trabalho mais mal preparados. Entre um polaco e um português, as empresas europeias preferem o polaco. O anacrónico é que países ex-comunistas têm uma escola melhor que a nossa. Esta análise não envolve uns 20% dos alunos que, por frequentarem bons colégios, ou serem filhos das elites( bem acompanhados na escola pública) preparam-se devidamente para assegurar a perpetuidade da nomenclatura no poder. Este é o nosso Portugal!

      Gostar

  12. Emparedado permalink
    22 Junho, 2016 12:27

    3 faltas ao almoço: proibição de frequentar a cantina no ano respectivo!

    Gostar

  13. 22 Junho, 2016 16:27

    Brevemente estaremos outra vez com inquéritos na Escola para os alunos responder quantos quartos tem a casa onde vivem, não foi assim há tanto tempo ………os processos são os mesmos…..

    Gostar

Indigne-se aqui.