Saltar para o conteúdo

Brexit e comércio livre

27 Junho, 2016

Nos anos 80 a CEE representava 25% do PIB mundial. Isto implicava que a adesão de um país à CEE lhe permitia comércio livre com 25% do PIB mundial.

Em 2016 a União Europeia representa 15% do PIB mundial. Se o Reino Unido sair passa a 13%. 85% do PIB mundial está fora da UE.

Estes são os acordos de comércio que a UE tem com o resto do mundo:

Screen Shot 2016-06-27 at 11.02.20.png

Não há acordos com as maiores economias do mundo: EUA, China, India, Brasil e Japão. Não há acordos com ex-colónias inglesas chave como a Austrália e a Nova Zelândia.

Compare-se com os acordos que a Suíça conseguiu:

suica.png

Nos anos 80 havia um dividendo comercial para quem aderisse à UE. Em 2016 parece haver um dividendo para quem conseguir sair da UE mantendo-se no mercado único através de um acordo com a UE (como é o caso dos países da EFTA).

25 comentários leave one →
  1. 27 Junho, 2016 12:52

    Não se está a comparar alhos com bugalhos? Afinal, o mapa da Suiça inclui coisas como “EFTA Declaration on cooperation” e, pior ainda, “feseability studies/exploratory contacts”, enquanto no mapa da UE não aparece nada equivalente.

    P.ex., as convenções do Lomé da UE com os países da África-Caraíbas-Pacífico, não serão parecidas com as “declarações de cooperação” da EFTA? E aquela tratado que a UE está a negociar com os EUA não serão equivalentes ao que no mapa da Suiça aparece como “Ingoing negotiations/negotiations in preparation”?

    Gostar

    • Jose Freire permalink
      27 Junho, 2016 22:57

      O seu post e pertinente e por isso meus parabens.
      Estas “elites” gostam de comprar tudo feito e nada como juntar uns pozinhos e carregar nas cores para ter um enquadramento mais dramatico.
      Mas tem que concordar comigo que na vertente humoristica nada chega a estacao do oriente da helena. As tecnicas revolucionarias uma vez aprendidas ficam para a vida.
      Um Abraco
      Jose Freire

      Gostar

    • Buiça permalink
      28 Junho, 2016 01:48

      Concordo, na Suiça até a Coca-Cola tem de ser produzida localmente e nunca por lá vi à venda um único produto de muitos dos países com que tem acordos. Uma coisa é existirem acordos, outra é o que eles dizem.

      Gostar

  2. António Carvalho permalink
    27 Junho, 2016 13:20

    De qualquer modo, interessa sempre analisar quem são os nossos maiores parceiros comerciais. Não se encontrarão eles na UE? E poderemos assim do pé para a mão substituí-los (tipo sai Espanha e entra Austrália)?

    Gostar

  3. 27 Junho, 2016 13:40

    Ongoing negotions/negotiations in preparation da UE:

    – Índia
    – Barém, Oman, Qatar, Arábia Saudita, Emiratos Árabes Unidos
    – Rússia
    – Argentina, Brasil, Paraguaia, Uruguai, Venezuela
    – Japão
    – Estados Unidos da América
    – mais uns quantos

    https://en.wikipedia.org/wiki/European_Union_free_trade_agreements#Negotiating (suponho que o mesmo sítio onde o João Miranda foi buscar o mapa)

    Gostar

  4. Arlindo da Costa permalink
    27 Junho, 2016 14:30

    Os ingleses são uns grandes piratas. Sabem que dentro da UE iriam ficar pobres como os romenos 🙂

    Gostar

    • O Bronco permalink
      27 Junho, 2016 17:00

      Caro Arlindo, das suas inúmeras bojardas, esta é sem dúvida de eleição. Já a colquei no primeiro lugar das bojardas Arlindas de 2016. E ainda vamos a meio do ano…

      Confesso que o senhor agora me faz rir mais do que me irrita. Fez bem em alterar o boneco que aqui nos apresenta de agitador para cabotino. Muito bom.

      Gostar

  5. 27 Junho, 2016 15:15

    Enfim o Rui R escreu certo … (ANDAVA A MIJAR FORA DO PENICO) 😛

    Gostar

  6. Miguel permalink
    27 Junho, 2016 15:39

    Mas estes acordos de comércio livre aplicam-se a serviços (que é o que o Reino Unido)? E já agora que tipo de serviços? Mas andamos a brincar?!

    Gostar

  7. Miguel permalink
    27 Junho, 2016 15:49

    Este post ignora completamente o papel dos serviços financeiros na economia britânica e os efeitos de escala que os mesmo geram em função da pertença à União Europeia. Ou o Reino Unido transforma completamente a sua economia ou não consigo perceber em que sentido é que todos estes FTA ajudam a economia britânica.

    Gostar

  8. 27 Junho, 2016 16:39

    ora , muito obrigada : ) alguém que desmistifique com realidade o discurso dos empregados politicos da UE , caramba.

    Liked by 2 people

  9. Pedro permalink
    27 Junho, 2016 17:39

    A UE acabou e os empregados de Bruxelas,Estrasburgo, etc. lá terão os seus contratos caducados e regressam às suas terrinhas! É evidente que o Reino Unido não quer ser contribuinte para a nomenclatura e para os viciados em crédito do Sul.

    Liked by 3 people

  10. 27 Junho, 2016 18:14

    Fazia mais sentido terem usado este mapa para a UE: http://trade.ec.europa.eu/doclib/docs/2012/june/tradoc_149622.png

    Gostar

  11. Duarte de Aviz permalink
    27 Junho, 2016 19:08

    Viram o despenteado Boris no Parlamento hoje? Não? Eu também não. Afinal parece que tamb+em não tem Plano B. É que o plano A era o Remain ganhar e ele poder continuar a dar bicadas no Cameron e esperar que o 10 Downing St lhe caisse no colinho (Cameron já tinha dito que não se recandidatava) sem ter que deixar de andar de bicicleta. Agora vai ter que pedalar e enfrentar os agricultores Ingleses quando lhes tirar os subsidies da UE e os atiçados anti’imigração quando tiver que dar residência aos 50 mil estrangeiros (muitos Portugueses incluidos) que mantêm o NHS… Pago para ver…

    Gostar

  12. André Miguel permalink
    27 Junho, 2016 19:24

    A Suíça é sede da maior companhia da navegação, a MSC, da maior companhia de perfuração e sondagem petrolifera, a Transocean, de duas das maiores empresas do ramo alimentar, a Cargill International e a Nestlé… para não falar nos serviços financeiros, etc, etc, etc. Assim até a minha aldeia tinha acordos comerciais com meio mundo.
    E já agora, essa do PIB não quer dizer pescoço, pois também podia escrever que a zona Euro é a maior economia do mundo em termos de PIB nominal e tem igualmente o maior excedente comercial.

    Gostar

    • lucklucky permalink
      27 Junho, 2016 21:14

      E? o que é que isso nega o resto? Até seria de esperar segundo a lógica mercantilista do PCP ao CDS passando pelos nosso jornais que quisessem bloquear a Suiça para imporem os seus. Ou não?

      Liked by 2 people

      • Andremiguel.blog@gmail.com permalink
        28 Junho, 2016 07:40

        E quem disse que eu queria negar o que quer que fosse?! Eu só demostrei que não são os países que fazem acordos, mas sim as suas empresas; são elas os motivos da assinatura de acordos entre países. É mesmo pelo mercantilismo que temos de ver a coisa.

        Gostar

      • André Miguel permalink
        28 Junho, 2016 12:33

        E quem lhe disse que eu queria negar o quer que fosse? É mesmo para olharmos para a coisa pela optica mercantilista.

        Gostar

  13. Almeida permalink
    27 Junho, 2016 20:59

    Devagarinho, o JM ainda lá chega. Mostre aí a lista dos maiores produtores mundiais, veja qual é a participação europeia no capital das empresas de alguns dos países que referiu (nomeadamente os asiáticos) e facilmente resolve o “mistério”.

    Gostar

  14. lucklucky permalink
    27 Junho, 2016 21:20

    Alguns quadros

    https://danieljmitchell.wordpress.com/

    Em 1960 17 das 20 maiores companhias mundias estavam nos EUA

    Em 2015 estavam 6.

    GDP Mundial absoluto por aerea geografica desde 1820

    The Economic Case for Brexit

    Liked by 2 people

  15. Bolota permalink
    28 Junho, 2016 08:39

    Boa analise,

    Mas porque será que 53% dos gringos disseram não á Europa se a Europa é a maravinha que se apregoa?? Passos deixou-nos no osso e mesmo assim os iluminados, os craques que mandam nisto tudo querem sacar não sei quanto do pib. Este grupi de agiotas a soldo do capital empurrará a Europa para um buraco tal que bão sairemos dele.

    Gostar

    • 28 Junho, 2016 09:44

      Gringos são os Americanos, não são os Ingleses seu atrasado mental!

      Vai aprender a escrever idiota!

      Gostar

      • Bolota permalink
        28 Junho, 2016 15:30

        PapaCOISOS,

        O tema não é o Bolota, nem tãi pouco os gringos ou os bifes o tema é a Europa, Europa que seja composta por alarve como tu…

        Gostar

Indigne-se aqui.