Saltar para o conteúdo

afinal, a austeridade é para continuar e remoçada

18 Julho, 2016
by

Lemos e pasmamos. Afinal, a austeridade não tinha terminado? Afinal, não era possível outro caminho no Tratado Orçamental e na União Europeia? Afinal, não bastavam meia-dúzia de medidas keynesianas para pôr as pessoas a consumir e a economia a crescer? É verdade que as contas públicas têm sido severamente prejudicadas pelo sector financeiro, graças aos sucessivos problemas do BPN, do BPP, do BANIF, do Novo Banco e da Caixa. Descontando as responsabilidades pessoais dos políticos que governaram Portugal nos últimos vinte anos (tema que explicaria muita coisa e que teria mesmo impedido, a montante, alguns dos prejuízos ocorridos, mas que agora, a jusante, de nada serve para pagar facturas), ignorava o governo actual a dimensão dos problemas do país? Será que, quando nos prometeram um caminho fácil, os actuais governantes desconheciam o que toda a gente comum já sabia: que o Novo Banco não se venderá sem enorme prejuízo para o estado e que a Caixa está falida e precisa urgentemente de capital? Parece que não. Parece que todos ignoravam que, afinal, a austeridade não só continuará, como será mesmo reforçada com novas medidas no orçamento do próximo ano, e que só se encontrarmos petróleo no Beato o país resistirá à política da geringonça.

31 comentários leave one →
  1. Arlindo da Costa permalink
    18 Julho, 2016 16:33

    António Costa tem pela frente uma tarefa hercúlea.

    Recebeu um país devastado por uma austeridade cega e de pendor neo-comunista, onde o confisco de direitos e activos era já muito habitual.

    Agora António Costa terá que redireccionar os interesses do Estado, salvaguardando o cumprimento da Constituição da República.

    A haver «austeridade», eu diria disciplina e frugalidade nos gastos públicos, ela tem de ser inteligente e deve incindir sobre os sectores sociais e económicos parasitários da nossa sociedade.

    Gostar

    • antónio permalink
      18 Julho, 2016 16:48

      A sua guerra está perdida, deixe-se de fantasias.

      Liked by 1 person

    • António C. Mendes permalink
      18 Julho, 2016 17:12

      Chamar-se-à disciplina e frugalidade!!!!!!???? Arlindo você é o maior!! Foi o Galamba que lhe deu a ideia da nova designação? Não se preocupe você vai sempre achar a coisa menos dolorosa e mais legitima. Mas tenha cuidado, não irrite o seu compincha Costa, que ele irrita-se e atira o Novo Banco fora, enquanto brinca às CGDs.
      Eu começo a preparar-me para a verdadeira Venezuelização. O Arlindo ainda acha que é cedo para isso?

      Liked by 2 people

    • Colono permalink
      18 Julho, 2016 18:29

      Camarada Arlindo

      Nada de esmorecemos! Tal qual hoje mais de 60 mil venezuelanos foram às compras à Colômbia ( Pindo Doce , etc) Com mais facilidade nós portugueses iremos a Espanha!

      Liked by 2 people

      • JMS permalink
        18 Julho, 2016 18:56

        Não vale a pena perder tempo a comentar o Arlindo da Costa.

        Ele desmancha-se a rir enquanto escreve e cai da cadeira quando lê os comentários aos seus… comentários.

        🙂

        Gostar

    • 18 Julho, 2016 18:59

      Oh Arlindo, a sério que acredita nisso? Não seja infantil.

      Gostar

    • 18 Julho, 2016 23:59

      Tem toda a razão, deve incidir sobre os setores parasitários da nossa sociedade.
      Nas empresas públicas, nas reformas milionárias de políticos, funcionários públicos e militares…, nos chulos grandes e pequenos do contribuinte pagador!

      Gostar

    • 19 Julho, 2016 02:02

      Camarada Arlindo. Se puser mais tabaco, vai ver que os briefings do Galamba parecem absurdos.

      Gostar

  2. antónio permalink
    18 Julho, 2016 16:46

    Costa está acossado e de cabeça perdida, já percebeu que perdeu a batalha com as autoridades Europeias, a sua declaração de que o Novo Banco poderá ser objecto de liquidação é a prova da sua cabeça perdida e da sua irresponsabilidade e falta de preparação para o cargo para o qual não foi eleito e portanto resolveu usurpar. Centeno enredou-se numa fantasia da qual já não consegue sair, é tarde demais. A contagem final do 10 para o zero começou oficialmente.

    Liked by 3 people

    • 19 Julho, 2016 01:17

      O Costa pensa que engana toda a gente com os seus “negócios”.
      Engana muita gente, é certo. A começar por milhares de apoiantes do PS. Mas na Comunidade Europeia não há tanto ignorante que se deixe enganar como em Portugal.
      Os dirigentes da CE não vão nas suas aldrabices. A carta que ele mandou para a CE é um churrilho de enganos.
      Há muita gente que ainda não entendeu que o António Costa é um bluff. É que ele até fez alguma figura tanto como Ministro do Interior como na qualidade de Presidente da Câmara de Lisboa. E a razão está no seguinte. Ele nesses lugares tinha sempre uma entidade nacional acima dele, o Governo, a quem pedia dinheiro para gastos. Mas agora encavalitou-se no topo da hierarquia do poder. Para sacar o dinheiro que em Portugal escasseia, ele tem que ir pedir lá fora. Ora acontece que o estrangeiro não tem obrigação de o alimentar assim como quem pede ao papá. E aí é que ele está a esbarrar.
      O Estrangeiro quer garantias que ele não consegue arranjar. Vai arranjando aldrabices de tesouraria, desculpas de mau pagador, para ver se engana os dirigentes da CE. Mas não vai longe com a tática. A Europa não está para brincadeiras.
      Nós é que temos que correr com ele na altura certa.

      Gostar

  3. 18 Julho, 2016 18:32

    Se bem interpreto, toda a gente – incluindo naturalmente os governantes de então – sabiam que o país estava uma desgraça. Mas então o que é que estava “limpinho, limpinho” e os cofres cheios ?

    Gostaria de ver um texto, do verão passado, em que o governo desse uma noção aproximada da real situação do sistema bancário português.

    Gostar

    • antónio permalink
      18 Julho, 2016 19:11

      Está a ser ignorante ou está a ser apenas irónico ??

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        18 Julho, 2016 19:34

        seria muito parecido com aquele discurso do Armani vestido que 15 dias depois despiu as calças e alçou o cu para ser enrabado pela troika?

        Gostar

    • 19 Julho, 2016 00:15

      Só lhe digo que o Costa já vai com 8 meses de desgoverno só porque havia uns cofres cheios. Não houvesse lá nada nos cofres já Portugal estava a pedir mais ao FMI.
      Mas os cofres estão cada vez com menos dinheiro.
      É só fazer as contas…

      Outro sinal é que os comunas já estão a ameaçar abandonar o barco!
      É só esperar mais uns meses…

      Os portugueses depois vão ter que aguentar. Já estão habituados a levar porrada.
      E quando estiverem outra vez fartos de levar porrada, chamam outra vez os socialistas para lhe lavarem o cú com água de malvas ao mesmo tempo que lhe oferecem uma garrafa de vinho a martelo para apanharem uma carraspana e acreditarem que acabou a austeridade.
      É a vida num país de bananas governado por sacanas(socialistas).

      Gostar

  4. bintoito permalink
    18 Julho, 2016 18:50

    O que espanta é como um país que se pretende sério e quer ser levado a sério continua a sustentar um 1º ministro de faz de conta. Que saudades da genuína “Conversa da Treta”.

    Gostar

  5. 18 Julho, 2016 19:14

    Ah ah ah!!!
    .
    E ler a carta?! Era uma boa forma de comentar, não?
    .
    Eu sei que está em inglês e tal… Mas não seja preguiçoso. Leia. E depois, sim, comente.
    .
    Agora usar “leituras” de jornalistas semianalfabetos para fazer posts arrojados é que é… pouco. Apenas pouco.

    Gostar

    • António C. Mendes permalink
      18 Julho, 2016 19:56

      Ó x não se preocupe. O que vem aí é a frugalidade! Frugality in public spending!! Você vai gostar. Peça ao Galamba para lhe explicar melhor. Não lhe pergunte é o que é crowding out.

      Gostar

    • rui a. permalink*
      18 Julho, 2016 20:40

      De facto, não pesco nada de inglês, e as 9 páginas do documento são excessivamente complexas. Mas, por falar em cartas, ainda estou é para receber a minha do reembolso do irs, o que será apenas consequência de problemas informáticos e não do facto da tesouraria do estado estar a dar o estoiro.

      Liked by 1 person

      • 19 Julho, 2016 03:32

        Rui A.
        já pensou que o problema do atraso da carta se pode dever aos CTT, talvez um vírus no carteiro? Ou que alguém lhe tenha roubado a carta e foi levantar o dinheiro por si?

        Liked by 1 person

  6. 18 Julho, 2016 19:45

    O Governo da geringonça sempre soube, mas o seu plano era tomar o poder a todo o custo ( mentindo, ludibriando e enganando ). Afastar a direita e meter os boys nos lugares chave da administração pública. Com a conivência do presidente e de uma imprensa ideologicamente activista progressista que lava mais branco o plano foi concretizado. Se tiverem que aumentar mais impostos, a imprensa de sargeta tratará de chamar à medida ” aumento impostos para tirar aos ricos e dar aos pobres ” ou qualquer coisa do género. Com papas e bolos e futebol e comendas se enganam os tolos.

    Gostar

    • 18 Julho, 2016 21:39

      Repor os vencimentos dos funcionário públicos de valor superior a 1.500 euros por mês foi forma de tirar aos ricos para dar aos pobres? Não amigo, foi a forma de tirar a todos para dar aos ricos.

      Gostar

    • Almeida permalink
      19 Julho, 2016 10:48

      Não seja ingénuo! Boy que se preze está bem protegido com nomeação definitiva e custa uma fortuna mandá-lo para a rua. Os ministérios estão cheios deles e sempre conviveram muito bem com os diversos tons do bloco central!

      Gostar

  7. miluramalho permalink
    18 Julho, 2016 20:03

    Reblogged this on Miluramalho’s Blog.

    Gostar

  8. PiErre permalink
    18 Julho, 2016 20:57

    A austeridade remoçada ainda vá lá. Se fosse uma austeridade reforçada é que seria uma violência.

    Gostar

  9. Zé dos Bois permalink
    18 Julho, 2016 21:13

    Espero que o PSD deixe o passar o próximo orçamento para os geringonços não se porem já ao fresco como parecem pretender. Deixai-os pôr em prática a austeridade virtuosa.

    Gostar

    • rui a. permalink*
      18 Julho, 2016 22:47

      Eheheh, dê lá isso ao Costa, para ver se ele deixa de dizer asneiras em Bruxelas. Ou ao Centeno, que também lhe fará bom proveito.

      Gostar

      • 18 Julho, 2016 23:05

        Eu quero lá saber do Costa ou do Centeno…
        .
        Parabéns pelo sentido de humor!

        Gostar

  10. Filipe Costa permalink
    19 Julho, 2016 00:34

    Pah, isto vai aos4% deficit, ou eu sou mesmo burro

    Gostar

  11. Almeida permalink
    19 Julho, 2016 10:34

    Economia, rui a., economia! Área que não se resolve por decreto, nem com este governo, nem com o anterior, nem com nenhum outro, a menos que se defenda a expropriação compulsiva dos “capitalistas parasitas”.

    Gostar

Indigne-se aqui.