Saltar para o conteúdo

dr. jekyll e mr. hyde

20 Setembro, 2016
by

De dia, António Costa veste o seu melhor fato europeísta e manda o seu ministro das finanças pedir dinheiro a Bruxelas. Se esse dinheiro falhar, ameaça, será impossível «implementar o Programa Nacional de Reformas». À noite, Costa escolhe a sua melhor boina cubana e vai vibrar com os discursos anti-capitalistas da sua outra ministra das finanças, a camarada Mortágua. Sem acabar com este maldito sistema financeiro que nos escraviza, afirma ela, o socialismo será impossível. Costa e os seus camaradas de partido aplaudem entusiasticamente.

Ora, sucede que as «reformas» que o ministro Centeno garante querer fazer com o dinheiro que pertence a alemães, franceses e suecos, entre outros, passa precisamente pela implementação das medidas financeiras que Mortágua e Costa vituperam. Que aquilo que alemães, franceses, suecos esperam que o governo que ele dirige faça está nos antípodas daquilo que Mortágua gostaria de fazer. E é nessa ambiguidade que surge a ameaça da suspensão dos fundos estruturais.

É que esta, ao contrário da multa que não foi aplicada, há uns meses, a Portugal, não serve para penalizar o que não foi feito, mas o que se adivinha que não será feito. As multas castigam as reformas que não aconteceram. A suspensão de fundos precavê as reformas que se percebe que não irão acontecer. Se isto acontecer, serão prejudicados muitos milhares de portugueses e toda a economia nacional. Nisso Centeno não se enganou. Só se esqueceu de dizer de quem será a culpa.

Donde, o Dr. António Costa tem que se decidir, por uma vez: ou quer continuar a no poder a qualquer preço, nomeadamente pelo preço que o Bloco lhe cobra diariamente, ou começa a governar pelo interesse dos portugueses. Com os dois em simultâneo será impossível.

48 comentários leave one →
  1. Manuel permalink
    20 Setembro, 2016 18:43

    Se cortarem os fundos aquela coisa que não podemos dizer o nome vem mais cedo.

    Liked by 1 person

    • Licas permalink
      21 Setembro, 2016 11:43

      o resgate? então e tas preocupado? não escondeste o dinheiro,a comida,tudo? eu estou preocupado e por termos um lider do psd que é um impostor que volta com a palavra atras(lol)

      Gostar

    • 21 Setembro, 2016 13:20

      A política do governo do PS resume-se a isto:
      – Discussão entre os partidos do governo qual a melhor forma de a Esquerda sacar o dinheiro que alguns portugueses conseguiram honestamente juntar na sua vida. Embora eles digam que só querem ir ao bolso dos ricos.
      O PCP sempre quis fazer isso. Em 1975 roubaram tudo o que puderam. Mas na época ainda olhavam para os meios de produção. Explorações agrícolas, fábricas, empresas em geral. Sacaram o que puderam e levaram o resto à falência, contudo abandonaram os meios de produção dizendo que era o governo de Direita que lhes estava a roubar as terras e empresas que eles tinham destruído.
      O BE, agremiação política da Extrema-Esquerda que em 1975 queria ser mais radical que o PCP (às armas!), rendeu-se ao trotskista Francisco Louçã, uma miséria humana que sempre viveu encostado ao Estado “Burguês” e nunca fez nada de útil na vida, alinha completamente no saque a quem cria riqueza e postos de trabalho em Portugal.
      O PS, partido que em 1975 ajudou a combater o roubo das terras e das empresas portuguesas, deixou-se destruir, em resultado de estar sempre refém do Dr Mário Soares que entretanto envelheceu e ficou senil deixando o PS órfão, desnorteado, desactualizado, sem capacidade de se adaptar à mudança que o tempo vai trazendo, sem ideias próprias. O António Costa é um arrufo desajeitado que o PS arranjou para parecer que ainda existe como Partido. Não tendo ideias próprias, procura-as nos outros partidos da Esquerda que só sabem ir buscar o que não foi produzido por eles.

      Entretanto, hoje já não interessa, pelo menos para já, roubar os meios de produção. Estes dão trabalho para render dinheiro. É muito mais fácil e moderno ir diretamente à conta bancária de quem cria riqueza e postos de trabalho. A Esquerda modernizou-se!

      E para anunciante das políticas deste Governo PS, repito, de saque à propriedade alheia,
      escolheram a pessoa melhor preparada para isso, não só pela memorização que fez da
      cartilha do falhado Francisco Louçã, como pela experiência que lhe vem da sua própria família.

      Gostar

      • Licas permalink
        21 Setembro, 2016 13:58

        tudo certo.e queres uma oposição com este janota do psd?não,meu amigo,primeiro,faz-se uma limpeza em casa(marco antonio, rua,por ex.) e depois,sim,tens credibildade para encostar a gerigonça.agora,assim não definitivamente.

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 14:43

        A doutrina não se coaduna com a prática . Se era para abolir a propriedade privada , para que são então os maiores proprietários ? . Bem prega Frei Tomás .
        Se era para abolir as empresas para que são detentores de muitas , que são privadas ?
        é tudo mesmo uma luta para quem atingir o poder , e o poder absoluto .Sem oposição , ou democracia burguesa .

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 15:02

        Com a estabilização da democracia e a entrada na UE , parecia assegurada a felicidade . O euro deu uma falsa noção de riqueza fácil , a crise de 2008 , o choque com a realidade .
        Nem a Europa é a potência que se julgava ser .
        O choque foi inevitável , as explicações eram diversas , e antagônicas, as posições se extremaram , e o conflito surgiu .
        Não somos um país rico , e não estamos num continente rico . Somos previligiados de direitos em comparação com outros povos , mas ora carece o crescimento da produção e da riqueza . Outras áreas do mundo se modernizaram , não têm as conquistas de direitos que na Europa estão consagrados , e na contagem do dinheiro , e do poder mundial , nos ultrapassaram .
        Que fazer ? Ignorar ? Construir um modelo de extorsão fiscal destinado a manter um status quo de cada vez mais pobreza ? Construir um modelo de abandono de dtos sociais , para concorrer com os mercados externos onde não existe era questão ? Vender ao capital estrangeiro o país ás fatias , e desistir de ser uma nação ?
        É um misto de tudo o que de forma inteligente nos pode tirar desta realidade que muitos não querem ver .
        Tem de deixar de se ser tão maniqueísta e violento quanto ás ideias e pessoas que não têm a nossa visão . E é isto que está a ser muito difícil de conciliar . Mas não temos outra forma , pois ditaduras são regimes que não permitem a liberdade , e como tal deixam sempre de forma ilegítima pessoas pelo caminho que não merecem .Os ciclos mudam , as eleições existem , e os resultados devem falar mais alto que tudo o resto , pois modas , tendências , ideias só valem mesmo como lei , quando podem ser aferidas por voto secreto e universal , naquele raro momento onde um acto individual se transforma numa força colectiva .

        Gostar

      • Licas permalink
        21 Setembro, 2016 15:29

        honi soit:isto esta mesmo muito dificil de conciliar.o maniqueismo é a palavra de ordem.quem mais berra parece que ganha a razão pelo força para a perder,logo a seguir.para uma “extrema esquerda”,inventou-se logo,uma “extrema direita”.pois bem,para mim,é tudo um enorme erro.e veja-se como a dita “direita”(esta que capturou o actual psd) rasgou as vestes,com a pesudo polemica da mortagua(um erro,pois claro,pelo que o psd,não precisa nem de uma matos,nem de um mendes,a não ser que o psd queira levar uma abada nas autarquicas)

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 15:52

        Os resultados de autárquicas são de leitura difícil . Repare que só mesmo pensando na sua realidade limítrofe o voto pode ser mesmo tomado como local .Na cabeça de um qualquer eleitor até pode com o seu voto querer dar um sentido apenas nacional .
        Daí a sensação de que reais serão mesmo aqueles fora dos grandes centros urbanos onde as pessoas estarão mais atentas ás necessidade e concretizações. Nos meios mais urbanos , tenho a ideia de que votarão muitas vezes como se vai á bola , … ou seja por clubite .
        Acho mesmo por exemplo se o Medina quisesse fazer quatro aeroportos , e 56 circulares , e desde que tivesse coligação , com 4546 estaleiros , e transito fechado 8 anos , ganharia na mesma , pois não tem que ver com obra , mas com clubite as eleições na grande Lisboa . Repare que o Sampaio que nada fez , chegou a Presidente da Republica . E o Costa vai em primeiro ministro , porque o Obama está ainda em funções . O que fez o António Costa na CML ?
        Há situações onde não interessa o que se faz , mas o que se é , ou parece ser .
        Exemplo : aqui á um bom par de anos , não importava o FCP ter um treinador conhecido para ganhar tudo e mais aquilo … bastava um barril , ou um poste de fio como treinador … que aquela malta ganhava sempre o campeonato .
        O nível de maniqueísmo urbano é muito mais elevado , a meu ver .
        Não creio que as autárquicas vão dar qualquer tendência que se veja .
        Só mesmo aquela que queiram dar .
        O Guterres que falhou a segunda maioria … percebeu que se tinha metido numa confusão quando reparou que não podia governar esta malta … e aproveitou para sair quando perdeu a CML para o Santana . Veja lá você ? Isto fazia algum sentido .
        Não faz .
        Cada coisa no seu lugar .
        Daí a Mariana estava melhor a utilizar aquela determinação e confiança no que diz e parece acreditar , como actriz num Os miseráveis , ou Germinal . Acho que tem muito talento .
        Já na economia , também sei duns tipos que por terem tanta convicção levaram povos inteiros á fome e miséria .Mas convicção e clubite não lhes faltava.
        Mas estamos aí para votar , se nos deixarem .

        Gostar

      • Licas permalink
        21 Setembro, 2016 16:19

        olhe,quer ver o que vai acontecer?(referencia às autarquicas):se o pessoal for votar(o que não é liquido,parece que votar é uma trabalheira para muita gente),ainda vai ser o pcp a capitalizar(ironia minha no termo capitalizar),até porque pela calada,o pcp ainda emerge da gerigonça,como um partido moderado,imagine-se…

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 16:50

        Até pode ser , e ir capitalizar os votos que poderão sair do BE , e PS . Mas moderado é muita bondade sua . Talvez nos costumes , tanto como o Salazar , e mais conservador que a União Nacional , provavelmente .
        Mas na economia você só tem essa impressão , porque ali ninguém fala por cima de quem manda .

        Gostar

  2. prod permalink
    20 Setembro, 2016 18:56

    Não vale a pena entrar em stress. Esta esquizofrenia só vai durar até às próximas legislativas. Depois de ganhar a legitimidade eleitoral que por enquanto não tem, o Kostadis já pode mandar as esganiçadas guinchar para outras bandas. E toda a gente vai fazer de conta que tudo foi um sonho mau. E a credibilidade da nação, que entretanto foi pelo cano? Como é óbvio, a culpa foi da Merkel, que stressou logo à primeira.

    Gostar

  3. 20 Setembro, 2016 19:04

    Sai à mãe- é comuna

    Liked by 1 person

  4. JP Ribeiro permalink
    20 Setembro, 2016 19:21

    Já decidiu. É pela destruição da UE, pelo Syriza, pelas reuniões separatistas em Atenas. Só não vê quem não quer.

    Liked by 3 people

  5. LTR permalink
    20 Setembro, 2016 19:23

    Costa em versão Lixo (2015):

    «A minha classificação sobre as agências de rating é que são lixo, e foi por isso que rescindi aliás o contrato com todas quando era presidente da câmara de Lisboa. É uma gente que já demonstrou não ser minimamente credível, fiável, …»

    Costa em versão ligeiramente atualizada (2016):

    «O primeiro-ministro comentou esta sexta-feira, em Bratislava, que as agências de ‘rating’ confirmaram que não há motivo para apoquentações com a situação de Portugal, ao considerarem que a perspectiva do país é “estável”, não antevendo portanto “nenhum tipo de crise”.»

    Um tipo destes não pode sequer circular na auto-estrada, quanto mais ser PM de Portugal 🙂

    Liked by 1 person

  6. LTR permalink
    20 Setembro, 2016 19:30

    Começou o circo:


    “César diz que quem fala sobre Orçamento do Estado é o Governo”

    Gostar

    • LTR permalink
      20 Setembro, 2016 19:32

      As pernas dos militares do BE até já tremem 🙂

      Gostar

    • LTR permalink
      21 Setembro, 2016 10:28

      Entretanto…Pedro Filipe Soares explicou que apresentação da proposta por Mariana Mortágua foi uma “estratégia mediática” delineada entre o Bloco de Esquerda e o Governo.

      Gostar

  7. Arlindo da Costa permalink
    20 Setembro, 2016 19:39

    António Costa não tem qualquer receio do futuro. Aliás, este (o futuro) é dos audazes.

    Os velhos (alguns ainda imberbes) do Restelo bem podem afogar as mágoas com vinho do Cartaxo ao som do fado do «gilberto desgraçadinho» 🙂

    Gostar

    • LTR permalink
      20 Setembro, 2016 19:45

      Que giro!
      Ainda há em cassete?

      Gostar

      • 20 Setembro, 2016 20:23

        O Arlindo DO Costa ainda não percebeu que o AC-DC é um imberbe PM ocasionalmente usado pela fedelhagem política do BE.

        Gostar

  8. 20 Setembro, 2016 20:19

    Óbvio: o AC-DC não se importa de continuar no poder pelo preço que o BE quiser. Se em desespero, até se submete a leilão.

    Liked by 3 people

  9. Filipe Costa permalink
    20 Setembro, 2016 20:19

    Gosto dos comunistas, sempre gostei, eles matam-se e matam o povo, portanto, há limpeza de retardados.

    Gostar

  10. 20 Setembro, 2016 20:53

    Pela positiva, Marcelo já percebeu que vai mesmo ter que ser…Presidente.
    Também pela positiva, há uma parte do PS que já começa a contestar a chantagem do BE.
    Pela positiva, é bom que o BE mostre ao que vem, muitos votaram neles ao engano.
    E, se não estou errado, até mesmo Catarina Martins começa a acusar a pressão e o protagonismo de Mortágua.

    Liked by 1 person

  11. Filipe Costa permalink
    20 Setembro, 2016 21:46

    Familia Mortágua, um poço de virtudes:

    O assalto ao Banco de Portugal
    A 15 de Maio de 1967, Camilo Mortágua, Palma Inácio, António Barracosa e Luís Benvindo assaltam a filial do Banco de Portugal na Figueira da Foz. O golpe é comummente atribuído à LUAR, acrónimo de Liga de Unidade e Acção Revolucionária, mas tal não corresponde por inteiro à verdade.

    Na data do assalto, a LUAR ainda não existia. Foi criada à pressa no mês seguinte, como reconheceu Emídio Guerreiro, um dos fundadores, “para dar uma cobertura política e credível ao assalto do banco” (‘Diário de Notícias’, 6/9/1999, pág. 15) e assim evitar e extradição para Portugal dos criminosos, que entretanto se haviam refugiado em França

    Liked by 3 people

  12. Expatriado permalink
    20 Setembro, 2016 22:58

    Eu diria… Dr. JERK!!!

    Liked by 2 people

  13. ricardo permalink
    20 Setembro, 2016 23:05

    O costa devia preocupar-se quando os seus acólitos aplaudem “entusiásticamente” a camarada mortágua – é que, logo que lhe falharem benesses e prebendas para lhes dar, já se sabe para o colo de quem vão saltar para deitar a mão ao guito que os perdigueiros da at vão pilhar.

    Liked by 1 person

  14. A.R permalink
    20 Setembro, 2016 23:13

    A geringonça é uma panela de pressão cheia de pregos e explosivos à boa maneira da paz e justiça corânica: quando rebentar é que vai ser bonito a paz que aquilo irradia.

    Gostar

  15. 20 Setembro, 2016 23:19

    A Angelina Jolie pediu o divórcio ao Brad Pitt. O AGuterres vai ser secretário geral da ONU, logo, residente em NY. Começo a perceber.

    Gostar

  16. A.Silva permalink
    21 Setembro, 2016 10:14

    Mas a direita estupidificou de vez?

    Gostar

  17. honi soit qui mal y pense permalink
    21 Setembro, 2016 10:15

    Home Page

    Testimonials

    Site Meter

    Dr. Guff Header

    Turd Polish
    Welcome to the home of Dr. Guff’s Original Turd Polish. The finest source available for polishing the dullest, dirtiest turds anywhere.
    DrGuff

    guff (guf) n. nonsense, rubbish, rot, crap… need we say more???

    The old saying goes that “you can’t polish a turd”. Well, that’s no longer true. The Original Dr. Guff’s Turd Polish really works. If you have a product that doesn’t work worth a crap, you can really make it shine with a generous coat, or two of my polish.

    With a can of my polish, you can make almost any piece of crap shine. Order yours today!

    Who is Dr. Guff:
    As an engineer, Dr. Guff was constantly being directed to rush product design and development to meet an unrealistic deadline. The primary sources of this were of course sales folks who promised delivery without concern for all of those meaningless details such as “can we really do this”.

    Actually, the good Dr. is dedicated to bringing a slightly twisted and highly sarcastic attitude to engineering and manufacturing by distributing products that most people say can’t be done.

    About us:
    Dr. Guff’s is dedicated to providing the highest quality worthless products available on the market. These are not low quality inferior products. On the contrary, inferior products were the motivation of our flagship product “Dr. Guff’s Original Turd Polish”.

    Gostar

  18. honi soit qui mal y pense permalink
    21 Setembro, 2016 10:16

    http://guffsturdpolish.com/

    pode precisar

    Gostar

  19. Licas permalink
    21 Setembro, 2016 10:45

    deve estar a falar do passos que agora já não vai apresentar o dito livro.dá o dito pelo não dito.alias,o passos(“prometo que não aumento impostos”) sempre foi um grande impostor ,um mentirola,que depois de afastar determinado militante do psd,ganhou uma guerra.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      21 Setembro, 2016 13:13

      Preso por ter cão e preso por não ter.

      Gostar

    • sam permalink
      21 Setembro, 2016 15:52

      Liquinhas, o que tu querias mesmo era ver era um Lula corrupto a apresentar o livro pseudo-escrito pelo bandido Sócrates.
      Se calhar até viste; e nem piaste…

      Liked by 1 person

  20. Arlindo da Costa permalink
    21 Setembro, 2016 17:40

    Dinheiro não vai faltar, meus amigos. Até os mercados já se habituaram a emprestar a Portugal a juros negativos. Fazem tudo para que a geringonça dê certo em Portugal.

    Não temais pelas vossas parcas pensões. Estão asseguradas para mais uma década. Depois disso vocês estarão debaixo da cova e a partir daí o que se passar aqui já não vos interessa…

    Gostar

    • honi soit qui mal y pense permalink
      21 Setembro, 2016 18:09

      E porque é que os mercados vão andar a financiar a juros negativos um país que nada produz ?
      A não ser coisas para os turistas comerem na baixa de Lisboa ?
      Pode explicar ?
      Fazem tudo porque ?

      Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      21 Setembro, 2016 18:53

      Juros negativos? Divida pública a 10 anos com juros negativos?
      Compare com as taxas que está a pagar a Espanha e veja a evolução do último ano. Encontra esses números em muitos lados, basta querer ver.
      E depois venha dizer que as reformas estão garantidas e que os jovens de hoje vão ter direito a ela.
      Vem aí bancarrota, amigo. Abra os olhos!

      Gostar

  21. LTR permalink
    21 Setembro, 2016 18:15

    É ver o que acaba de dizer o socialista Moscovici e o que o governo faz saber:

    “A secretária de Estado dos Assuntos Europeus afirmou hoje que a eventual suspensão de fundos estruturais a Portugal se deve à falta de “medidas efectivas” no passado, mas a interrupção do processo dependerá da evolução orçamental.”

    Exatamente ao contrário. E mais fascinante ainda é o líder do BE a declarar que existiu uma tática “mediática” concertada entre PS e BE na apresentação da proposta da ministra Mortágua.

    Gostar

Indigne-se aqui.