Saltar para o conteúdo

o que disse, afinal, a menina mortágua e o ps aplaudiu vibrantemente?

20 Setembro, 2016
by

O que disse, afinal, a menina Mortágua, na sua já célebre intervenção num fórum socialista de Coimbra. Pois bem, seguem as suas palavras, ipsis verbis, proferidas entre os minutos 12’45’’ e 15’30’’ (o resto é igual ao litro):

 «Três conclusões sobre esta intensa análise. A primeira é: as desigualdades vêm necessariamente do próprio funcionamento do sistema capitalista como ele está desenhado hoje. É o sistema a funcionar, é a economia a funcionar, que gera as desigualdades que, por sua vez, geram crises. E, portanto, a primeira questão é acabar com as desigualdades. Não é apenas uma questão de justiça social. É claro que é uma questão de justiça social para qualquer pessoa de esquerda, mas acabar com as desigualdades é uma questão de política económica de estabilização macroeconómica. Porque enquanto persistirem desigualdades na distribuição de rendimentos há potencial para desequilíbrios macroeconómicos. E, portanto, quando eu estou a defender políticas de distribuição de rendimentos eu não estou a fazê-lo apenas porque eu acho que as pessoas têm que ter rendimentos aproximados. Eu estou a fazê-lo porque eu não quero ter crises económicas. É um mecanismo de estabilização de economias. A segunda questão, muito breve, é que há medidas de política social que podem ajudar a reduzir a pobreza e podem ajudar a diminuir as desigualdades, mas elas não vão resolver o problema na sua base. E não vão resolver o problema na sua base porque o problema está no funcionamento do sistema económico. Eu posso encontrar medidas que me permitam, através do Estado Social, redistribuir alguma riqueza, posso encontrar medidas que, através do Estado Social, mitigar alguma pobreza, mas eu não vou conseguir acabar com as desigualdades se eu não mexer no sistema que produz as desigualdades. E eu penso que esta é uma reflexão que não está tão desenvolvida como nós gostaríamos. E, por isso, termino agora, do ponto de vista prático, a primeira coisa que acho que temos que fazer é perder a vergonha de ir buscar dinheiro a quem está a acumular dinheiro. Quando estamos a apresentar taxas sobre grandes patrimónios ou grandes rendimentos estamos a fazê-lo porque queremos diminuir as desigualdades, mas também porque dizemos que uma sociedade estável não é uma sociedade que permita a acumulação brutal de capital nos 1% do topo. E, portanto, não devemos ter vergonha de uma política social deste género. Em segundo lugar, e este é o desafio que deixo ao PS (aplausos vibrantes…), em último lugar é o desafio que deixo ao PS, a Ana Catarina dizia há bocado que quem desiste de pensar acaba por cair no pragmatismo, e eu concordo, eu acho que cabe ao PS, acho eu e com toda a humildade, se quer pensar as desigualdades pensar também o que é que pensa do sistema económico hoje em dia, do capitalismo financeirizado hoje em dia e até onde é que está disposto a ir para encontrar uma alternativa a esse sistema capitalista (aplausos vibrantes)».

A questão de fundo desta intervenção – tão aplaudida pelos socialistas presentes – não foi a intenção anunciada de taxar os «ricos», novidade que, no Bloco, verdadeiramente o não é, mas a de desafiar o Partido Socialista a abandonar o modelo de Estado Social, e que foi tão vibrantemente aplaudida. É isso que significa a frase «eu não vou conseguir acabar com as desigualdades se eu não mexer no sistema que produz as desigualdades». As medidas do Estado Social, o tal que era património genético do PS supostamente desde sempre, mitigam, mas não permitem acabar com as desigualdades sociais, pelo que é necessário ir mais além. Foi para isso que Mariana Mortágua desafiou o PS a esclarecer «até onde é que está disposto a ir para encontrar uma alternativa». Uma alternativa ao Estado Social.

Para garantir a sobrevivência do governo e a liderança de António Costa, o PS compactua com isto. Por quanto tempo mais e com que custos para o país?

58 comentários leave one →
  1. 20 Setembro, 2016 01:05

    Ela disse que as multinacionais ficam ricas por se endividarem!

    Gostar

    • 20 Setembro, 2016 01:36

      Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 10:23

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 10:35

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 10:38

        Liked by 1 person

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 21:57

        voce poe o kolchak , agora vai este :

        Gostar

      • 22 Setembro, 2016 17:05

        😛

        Gostar

      • 22 Setembro, 2016 17:42

        Julius Evola wrote in ‘The Metaphysics of Sex’, that sex should not be about just procreation, love, or physical sensation, but about reaching for the divine

        Gostar

    • 20 Setembro, 2016 01:40

      na noite de 16 de dezembro de 1916, Rasputin foi visitar Yussupov. O místico foi levado ao porão da mansão, onde lhe serviram o jantar, sob a alegação de que Irene logo iria vê-lo. Após uma série de brindes com vinho envenenado, o bruxo não suportou e caiu sobre um sofá e deslizou para o chão do aposento. Youssoupov, vendo Rasputin caído e supondo que estava morto, chamou os comparsas que aguardavam no andar de cima. Entretanto, mesmo após uma ingestão incrivelmente alta de veneno, o místico levantou-se do chão. Youssoupov disparou duas vezes contra Rasputin; Purishkevitch entrou no aposento e descarregou sua arma de fogo sobre o corpo do bruxo que ainda tentou estrangular o príncipe e fugir em seguida. Mas não suportou e sucumbiu.

      Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 10:47

        even him too didn`t skip Koba paranoia

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 10:54

        Around midnight, Yakov Yurovsky, the commandant of The House of Special Purpose, ordered the Romanovs’ physician, Dr. Eugene Botkin, to awaken the sleeping family and ask them to put on their clothes, under the pretext that the family would be moved to a safe location due to impending chaos in Yekaterinburg.[15] The Romanovs were then ordered into a 6 m × 5 m (20 ft × 16 ft) semi-basement room. Nicholas asked if Yurovsky could bring two chairs, on which Tsarevich Alexei and Alexandra sat.[16]

        The prisoners were told to wait in the cellar room while the truck that would transport them was being brought to the House. A few minutes later, an execution squad of secret police was brought in and Yurovsky read aloud the order given him by the Ural Executive Committee:

        “ Nikolai Alexandrovich, in view of the fact that your relatives are continuing their attack on Soviet Russia, the Ural Executive Committee has decided to execute you.[17] ”

        Nicholas, facing his family, turned and said “What? What?”[18] Yurovsky quickly repeated the order and the weapons were raised. The Empress and Grand Duchess Olga, according to a guard’s reminiscence, had tried to cross themselves, but failed amid the shooting. Yurovsky reportedly raised his gun at Nicholas’s torso and fired; Nicholas fell dead. Yurovsky then shot Alexei. The other executioners then began shooting chaotically until all the intended victims had fallen. Several more shots were fired and the doors opened to scatter the smoke.[18] There were some survivors, so Peter Ermakov stabbed them with bayonets because the shots could be heard outside.[18] The last to die were Tatiana, Anastasia, and Maria, who were carrying a few pounds (over 1.3 kilograms) of diamonds sewn into their clothing, which had given them a degree of protection from the firing.[19] However, they were speared with bayonets as well. Olga sustained a gunshot wound to the head. Maria and Anastasia were said to have crouched up against a wall covering their heads in terror until they were shot down. Yurovsky himself killed Tatiana and Alexei. Tatiana died from a single bullet through the back of her head.[20] Alexei received two bullets to the head, right behind the ear after the executioners realized he had not been killed by the first shot.[21] Anna Demidova, Alexandra’s maid, survived the initial onslaught but was quickly stabbed to death against the back wall while trying to defend herself with a small pillow which she had carried that was filled with precious gems and jewels.[22]

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 17:16

        este também falta na fotografia da época :

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        21 Setembro, 2016 17:18

        este passou ao lado da história , que só o Hugo Pratt consagrou :

        um grande maluco

        Gostar

      • 21 Setembro, 2016 17:53

        Gostar

      • 21 Setembro, 2016 18:08


        O terror da “bicharada”

        Gostar

      • 21 Setembro, 2016 18:15

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        22 Setembro, 2016 09:20

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        22 Setembro, 2016 09:22

        Gostar

      • honi soit qui mal y pense permalink
        22 Setembro, 2016 09:23

        Liked by 1 person

  2. 20 Setembro, 2016 02:42

    Estado social onde está isso no discurso. Partido Socialista = Estado Social = modelo econômico vigente, bela conclusão! Bem, do que ela fala é do socialismo e só disso, talvez o da Albânia, do camarada Tomé. Concordo? Com isso? Não. Mas não tem medo do afirmar. Avanço? Não, mas quem a contraria, os mencheviques do PSD e cds, só dá vontade de rir.

    Gostar

  3. Prova Indirecta permalink
    20 Setembro, 2016 05:35

    Os socialistas ( em especial , mas o restante espectro politico também faz exemplo ) são como os taxistas : não conheço um da praça que não seja um ladrão . Do que a AR estava a precisar era de uma Uber , que regulasse a ” actividade ” desta gente .

    Liked by 2 people

  4. Manuel permalink
    20 Setembro, 2016 07:59

    O campo ideológico é importante para a discussão, mas mais importante é a nossa vida prática e ontem o imobiliário teve uma quebra de uns 10 a 20% e as contas bancárias perderam uns milhões, face a isto, o PS tem de vir a público definir-se de modo explícito e demarcar-se claramente das palavras da irresponsável.Vejam bem, até o PCP encolheu as garras, mas e o PS não tranquiliza ninguém.

    Liked by 1 person

  5. de Soisa Sanctorum permalink
    20 Setembro, 2016 08:11

    Costas e mortáguas e mortáguas e costas é tudo farelo da mesma caca. Um e outra foram criados no ambiente comunista e como eles dizem;
    — Comunista um dia, comunista para toda a vida.
    Está-lhes na massa do sangue
    Acabar com o capitalismo e criar uma sociedade mais igual é o objectivo deles.
    Assim aconteceu na URSS, na China, na Coreia do Norte, em Cuba, Na Colômbia, na Vezuela…
    Conseguiram uma sociedade mais igualitária.
    São todos pobres, miseráveis e vivem na dependência dos chefes
    Curiosamente, no meio da lixeira, aparecem uns multimilionários, todos do área do comité central, tipo Eduardo dos Santos, Fidel, Putin, Xhavez, maduro, etc…
    … ao lado o povo miserável morre à fome.

    … viva o marxismo, leninismo, comunismo e que as mortáguas e costas vivam no meio dele mas longe de Portugal

    Liked by 2 people

  6. LTR permalink
    20 Setembro, 2016 08:36

    O PS devia era mudar de nome, para Via Norte 🙂

    Gostar

  7. 20 Setembro, 2016 10:09

    Isto é um atraso- a imbecil da comuna que não aprendeu nada com os exemplos socialistas

    Liked by 1 person

  8. honi soit qui mal y pense permalink
    20 Setembro, 2016 10:49

    Considerando a farsa em que está constituída esta dita página , pois mais que alguns de vocês são de forma notória “agentes provocadores ” , e mais alguns labregos que se movimentam por aqui á minha volta , há no entanto que deixar vincadas algumas ideias :

    1) Esta malta pensa que viver na miséria deve ser bem para toda a gente , menos para as elites que ora se pretendem constituir. Logo estão numa de fazer a revolução por via dos instrumentos que o Estado de Direito possui , e possam manipular. Inteligente , mas não original .
    Basicamente são um grupo vasto de ladrões .Alguns se lavam, e tomam banho , e usam fatinhos , mas são basicamente um grupo de ladrões . Alicerçada numa velha tradição milenar .
    Assim o que estamos a acompanhar nesta farsa é a manipulação da sociedade por alguns que chegaram aos bancos da escola igualitária , e ora com a colaboração de muitos esbirros, querem o poder absoluto .
    Não deixam de ser inteligentes como labregos , construindo a tal sociedade dita sem classes , e sem classe nenhuma . Para isso, e como são rasteirínhos recorrem a toda a gente servil que possam utilizar para atingir os seus fins .Esbirros , próceres, e sicários.
    Manipulando a máquina fiscal , a economia , a própria democracia .
    Daí os aplausos á Rosa Luxemburgo.

    2) A nível nacional , é esta brilhante, não original , deriva, em curso da ladroagem , que pretende “colocar na escravidão social” a maioria da população , que para sobreviver procurará necessariamente a “protecção do Estado, por troca com o voto ” . Numa primeira fase expoliando a riqueza existente , noutra fase , ou ao mesmo tempo que ora vamos acompanhando , “controlando os mecanismos de um Estado Democrático”, subvertendo as instituições , abolindo os controles e a separação de poderes e controlando e silenciando a imprensa e os media . Quando necessário recorrerão ao apoio das ditaduras existentes, que com um aparelho engenhoso podem contar , ou as cleptocracias que podem concorrer com dinheiro e esquemas mafiosos de protecção.O imperialismo não é assim tão mau quando está do nosso lado , pensarão os labregos ..

    3) A nível europeu , se verificam conjugações ideais , manipuladas por Estados não democráticos limitrofes . O enfraquecimento da UE , divididas as suas sociedade em várias facções antagónicas umas das outras , com agendas próprias , e atacando com sabotagem industrial as forças económicas que ainda têm alguma projecção para produzir riqueza . Construindo na europa o caldo de cultura ideal para a convulsão social necessária á implosão social . Como se viu no Brexit, e no resultado não esperado . A globalização sem direitos , a falta de resposta ao desemprego interno , cria a par com uma imigração forçada , ameaçadora … e inintegrável … , o caldo de cultura necessário ao aparecimento das radicalizações que procuram manobrar a seu favor . Manobradas por estes labregos estas pulsões sociais obrigam á fragmentação partidária , e ao colapso de valores e homogeneidade social .
    São assim as democracias que pagam as experiencias sociais de um conjunto de labregos traidores .

    4) Ao nível da maior democracia liberal , os EUA , … já destruturados por um presidente … bem falante , … mas traidor dos valores da nação… , vendido ao capital externo financiador da divida , … o que lhe permitiu sobreviver … não fazendo nada oito anos a fio … , a actual sociedade foi bem manipulada para nos últimos meses fazer emergir as queixas raciais , de género , … de tudo o que se podia imaginar … .Os labregos inteligentemente alicerçados nos aparelhos do poder , agentes de estados estrangeiros , subverteram as respectivas candidaturas . A dita candidatura Democrata de uma candidata vendida aos seus interesses económicos egoistas , uma família com uma fundação corrupta , a qual está vendida aos interesses internacionais do dinheiro, e do petróleo . A candidata está a pagar o preço do apoio , indo destruir o aparelho produtivo dos EUA, fomentando a imigração em massa , destruindo o caracter e os valores da nação . O candidato Trampa … comprado pelos mesmos interesses internacionais e do crime organizado interno … falido … faz uma campanha de divisão … deliberadamente racista , e trapalhona … para dividir o eleitorado , e permitir á vendida Hillary Clinton , a vitoria eleitoral . É caricato como mesmo assim ainda por mais asneiras que faça o candidato Trampa , este está bem classificado nas sondagens , o que só revela a incompetência da estupida incompetente que defronta .
    Os EUA estão a ser bem tramados por uma agenda escondida manipulada pelo crime nacional , e internacional , as ditaduras totalitárias, os estados pária , os países produtores de petróleo, e a agenda migratória unitária supremacista .

    5) Com reflexos noutras áreas do globo , a agenda migratória que será ampliada pelo traidor Guterres nas NU , que lhe garantirá a eleição , terá reflexo noutras nações .
    Reflexamente noutros sítios do globo onde foi conseguida a homogeneidade racial e étnica , onde as ditaduras prevalecem , continuam os conflitos de poder , para exterminar minorias e abundam os cultos supremacistas , que ora se instalam também nos países democráticos que não sabem como reagir , obliterados que estão nos seus valores , que curiosamente servem igualmente para que os cultos supremacistas prosperem e tenham sucesso . A resignação … parece ser a via que se observa , divididas que estão as sociedades onde algumas forças se opõem á tendência , umas com muros , outras com leis … não conseguem no entanto opor-se á agenda dos labregos niilistas , e dos supremacistas compagnons de route que numa primeira fase lhe ampliarão os votos .
    Evidente numa fase ultima os labregos niilistas, serão ultrapassados pelo culto supremacista , quando não sejam uteis, e em minoria .
    O resto estará alienado pelo subsidio social , e o futebol , e a televisão.

    Exagerado ?

    Pois , mas é o que parece vir aí .

    Liked by 2 people

  9. asam permalink
    20 Setembro, 2016 11:22

    O que a mortágua diz é uma humilhação para o ps. Com a agravante de ser dito por alguém que nunca fez nada na vida.

    Talvez a proximidade de costa ao bloco também tenha a ver com o facto, de tal como ele, muitos dos actuais dirigentes do bloco nunca terem feito praticamente nada na vida. Isto é, gente incapaz de construir, que espera que os outros produzam para depois os roubar.

    Gostar

  10. Licas permalink
    20 Setembro, 2016 11:53

    os ricos que paguem o que devem,mais nada.embrulhem…ah,ah,ah,ah

    Gostar

    • Manuel permalink
      20 Setembro, 2016 12:02

      Garanto-te que não vou para as filas que vi na Grécia(corralito) e na Venezuela para comprar géneros, se é isso que tu gostas, bom proveito.

      Gostar

      • Licas permalink
        20 Setembro, 2016 13:06

        o deutsh bank que pague o que deve,ó amigo dos banqueiros ladrões.

        Gostar

    • lucklucky permalink
      20 Setembro, 2016 22:14

      Licas, alarve e a favor da violência

      Liked by 2 people

  11. sam permalink
    20 Setembro, 2016 13:59

    Liquinhas, se os que te arrebentam a bilha pagassem, eras milionário. Mas como quiseste pô-la ao serviço do colectivo, aguenta-te.

    Gostar

  12. 20 Setembro, 2016 14:02

    Um atarantado, incipiente e cabeça no ar PM alapado ao poder-e-só-pelo-poder que não se importa de ser refém duma excitada fedelhagem política e experimentalista.
    Um golpista de braço-dado com histerismos.

    O P”S” merece tudo o que pior lhe possa acontecer ! Em sua casa desafiado e subjugado daquele modo pela Mortágua/BE, aplaude o delírio, delicia-se com a menina-vedeta.

    Liked by 1 person

  13. Reaça permalink
    20 Setembro, 2016 14:36

    Nem emigrantes novos nem antigos enviam mais REMESSAS, nem estrangeiros vão investir mais em Portugal.
    Como é que tanta gente caíu na esparrela do Costa,até o Marcelo?

    Gostar

  14. Arlindo da Costa permalink
    20 Setembro, 2016 17:19

    Para os pafianos (os tais liberais da treta que sempre viveram com pecúlio do Estado) cortar em salários brutos de 800 euros é «fazer reformas». Tributar (uma coisinha) patrimónios acima de meio milhão de euros é confisco e comunismo.

    Por acaso sabem o ridìculo em que se metem esses gurus do parlapier do neo-comunismo passista&portista?

    Gostar

    • Licas permalink
      20 Setembro, 2016 17:32

      não sabem.e o passos ao lado do saraiva,então,ui…ah,ah,ah(mas é optimo,ate porque hoje o passos já despachou mais um militante do psd.excelente,porque so queremos ver a direção do psd,a arder)

      Gostar

      • 20 Setembro, 2016 18:18

        licas,

        já leu o livro do Saraiva ?
        O PPCoelho vai falar do livro ou do autor ?
        Sabe quem é o tal ex-militante que rasgou o cartão ? Melhor: no universo P”SD” que importância terá a decisão do tal zangado ?

        Gostar

      • Licas permalink
        21 Setembro, 2016 10:00

        toma lá,que já almoçaste-te.o passos recuou.quanto ao tal militante,sei muito bem quem é.e é por isso,que esta direção do psd ganhou uma guerra que nem sabe ,nem imagina.ponto final.

        Gostar

  15. lucklucky permalink
    20 Setembro, 2016 22:10

    O PS acabou mas ainda não perceberam…

    Estamos no PREC II.

    O ataque a tudo o que mexe, faz, tem.

    Onde tiver alguém que tenha vistas, sol na casa, dinheiro no banco será atacado.

    Tudo o que vocês têm será ainda mais atacado do que já era.

    Excepto o Poder da Esquerda sobre os outros, esse já pode ser aumentado e acumulado.

    Liked by 1 person

  16. lucklucky permalink
    20 Setembro, 2016 22:12

    Quando dentro de 5 anos o Bloco tiver tomado todo conta do PS não se admirem que apareça a Juventude Marxista para crianças:

    http://www.theguardian.com/politics/2016/sep/18/momentum-to-start-childrens-wing-to-boost-involvement-in-labour-movement

    Liked by 1 person

  17. manuel permalink
    20 Setembro, 2016 22:18

    Esta Mortágua tem alguma coisa a ver com o inspector Mortágua da PIDE, aquele que comandou a emboscada ao Humberto Delgado?

    Gostar

    • 21 Setembro, 2016 01:04

      É avó.

      Gostar

      • LDM permalink
        21 Setembro, 2016 13:54

        Ah! Então o amor da liberdade é coisa de família.

        Gostar

    • honi soit qui mal y pense permalink
      21 Setembro, 2016 10:27

      http://casacomum.org/cc/arquivos?set=e_3541/p_3

      Pasta: 02975.127

      Assunto: Exposição sobre o cadastro de Artur Manuel de Jesus Linha, director do jornal ‘O Retornado’ – PIDE / DGS LP, crime de imprensa, Tribunal Judicial da Comarca de Mafra, artigo referindo o Ten.-Cor. Gonçalves Ribeiro, Alto Comissário para os Desalojados
      Processo do inspector Mortágua, ex PIDE / DGS LP – liberdade provisória
      Visita de delegação da Frente de Unidade Socialista da Roménia
      Situação dos pilotos da TAP – figura jurídica de requisição civil e conflitos de trabalho, recurso à requisição militar
      Declaração de Voto do Brig. Charais

      será mesmo da família da Mariana ?

      Gostar

      • carlos reis permalink
        21 Setembro, 2016 14:43

        Se o MJRB diz que é avô é porque é. O mjrb é das pessoas mais bem informadas aqui no Blasfémias,é é

        Gostar

    • honi soit qui mal y pense permalink
      21 Setembro, 2016 15:59

      Nesse caso , tal como o Louça , pertence á elite da Nação .
      Aposto que deve ter estudado no estrangeiro ?

      Liked by 1 person

  18. lucklucky permalink
    21 Setembro, 2016 04:08

    “Para garantir a sobrevivência do governo e a liderança de António Costa, o PS compactua com isto. Por quanto tempo mais e com que custos para o país?”

    O PS deixou de existir, quando é que percebe isso?

    Gostar

  19. PiErre permalink
    21 Setembro, 2016 08:28

    “O PS deixou de existir, quando é que percebe isso?”

    E isso é bom, ou é mau?

    Gostar

    • lucklucky permalink
      21 Setembro, 2016 20:31

      É a Venezuela na menos má das hipóteses: fome, violência, degeneração.

      O proselitismo pelos Padres das Igrejas: Expressos, Publicos, RTP’s, SIC’s, TVI’s , DN desde há 20 anos têm consequências.

      Marxistas com 30-35% de votos.
      O que resta PS com 10-15% de votos.

      E como PSD e CDS a seguirem os passo deles só menos rapido.

      Liked by 1 person

  20. Ruah permalink
    21 Setembro, 2016 16:12

    Carlos Reis-é outro Mortágua. Aquele que disse em livro que foi guarda-costas de Msoares. Aqueles que escreveu em livro que se fosse hoje não tinha ajudado a afundar a Lisnave. Este Mortágua é outro pelintras. Um tal que fez parte da quadrilha que assaltou o Santa Maria e ajudou a aliviar o peso das notas em alguns bancos. É um tal Mortágua que correu com os proletário do alentejo, tirando-lhes as terras e hoje vive à grande nesse mesmo Alentejo. Em suma um latifundiário atrevido

    Liked by 1 person

    • honi soit qui mal y pense permalink
      21 Setembro, 2016 16:27

      Não lhe mande o Sayaret Maktal . O barco era outro . Cumprimentos á Daniela .

      Gostar

    • honi soit qui mal y pense permalink
      21 Setembro, 2016 16:29

      o ponto escuro lá no fundo é a boina …

      Gostar

Indigne-se aqui.