Saltar para o conteúdo

Os Economistas Trambolhos

9 Dezembro, 2016

Anda tudo histérico com a última previsão do FMI ao nosso défice. Sim, esse mesmo organismo achincalhado e descredibilizado pelas esquerdas quando as previsões não lhes agradavam.  Como sempre, os economistas trambolhos desta governação não tardaram em rejubilar-se. Mas estão satisfeitos com quê se o controlo do défice é feito essencialmente com recurso ao estrangulamento do investimento público, de pagamentos e aumento de impostos?

O nosso crescimento foi quase nulo. O investimento idem. Sem criação de riqueza o país não consegue solver obrigações sem ser à conta de mais dívida. Daí que, de 128% a dívida esteja agora acima de 133% do PIB. Mais: as receitas fiscais estão a cair e o IVA, que deveria aumentar, em relação ao ano anterior, manteve-se. Para piorar este cenário, os juros caminham a passos largos para os 4%, apenas foram amortizados 2 mil milhões de 6 mil milhões ao FMI e  a dívida pública  de 5 mil milhões não tem ainda reflectida a recapitalização da CGD. A isto junta-se, claro está, um aumento significativo com despesas de pessoal, muito acima do previsto no OE, que já tem uma execução de 91% quando deveria estar nos 84%.

Com este cenário, para conseguir o objectivo da redução do défice, em vez de politicas de estímulo ao crescimento económico e redução de despesa, os economistas trambolhos deixaram cair  o investimento público em 500 milhões. Venderam F16 à Roménia. Deixaram de pagar bens e serviços estrangulando sem pudor a tesouraria das empresas fornecedoras. Pagaram apenas 100 milhões às PPP mas os encargos cresceram  em 400 milhões. Aumentaram substancialmente os impostos indirectos piorando o nível de vida dos cidadãos e das empresas. Criaram  um perdão fiscal  “à la minute”. Porém, mesmo assim e com o beneficiamento da revisão em baixa do défice de 2015, pode não ser suficiente… E mais impostos virão.

Perante este cenário, que fazem os economistas trambolhos deste governo? Congratulam-se, pois claro! De facto é um motivo de grande orgulho ser-se incompetente com diploma universitário. É como se nós, cidadãos, para ver crescer o rendimento lá de casa, suspendêssemos todos os pagamentos de contas ao invés de tentar fazer novas entradas através de salários e ainda por cima aumentássemos essas despesas em vez de as diminuir. A esta hora desconfio que certos professores universitários estão a morrer de vergonha pelos alunos que tiveram… e deveriam ter chumbado.

Infelizmente para nós, cidadãos, estamos perante um embuste que nos vai estourar nas mãos, mais uma vez. Porque o que importa é iludir. É fazer passar a mensagem que tudo está muito bem mesmo sabendo que é mentira. E com a bênção do nosso Presidente que se diz de afectos pelo seu povo (que ironia), os economistas trambolhos vão martelando as contas até ao dia do veredicto.

Que triste sina a deste país, que anda a ouvir os galos a cantar desde 1975 às nossas custas,  sem se importarem com a Nação.

33 comentários leave one →
  1. 9 Dezembro, 2016 11:31

    Muito bem.

    Liked by 1 person

  2. 9 Dezembro, 2016 11:40

    É isso mesmo!
    Está tudo a correr mal, antes é que ia tudo bem!
    Vem aí o abismo, salve-se quem puder!!!
    .
    Ridículos!!!

    Gostar

    • Rogério Monteiro permalink
      9 Dezembro, 2016 11:50

      Não há maior cego do que aquele que não quer vêr.

      Liked by 2 people

    • Cristina Miranda permalink
      9 Dezembro, 2016 16:22

      Cego é aquele que tem olhos e recusa-se a ver. Ridículo é fazer das pessoas atrasados mentais. Não é preciso ser 1 gênio em economia. Basta olhar com olhos de ver. Sem fanatismos. É o que lhe falta. Mas não se preocupe. Você vai fazer parte dos bobos que vão ter de aguentar o resultado. Sorria.

      Liked by 1 person

      • Rogério Monteiro permalink
        9 Dezembro, 2016 18:50

        Cristina eu estava a responder ao X, chamando-lhe cego por não querer vêr, para onde este governo nos está a levar.

        Liked by 1 person

      • Cristina Miranda permalink
        9 Dezembro, 2016 20:30

        Eu também estava a responder à esse ceguinho do X 😉 Acabei por fazê-lo na sua resposta por engano.

        Gostar

      • 9 Dezembro, 2016 21:55

        Bem, deste imbróglio comunicacional deduz-se que os cegos… são vocês!
        Ahahahah ! ! ! !

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        9 Dezembro, 2016 22:46

        Quem assim fala é cego mas não é gago senhor X. Olhe, o X é da parte da mãe ou do pai? Bom fim semana

        Gostar

      • 9 Dezembro, 2016 23:17

        O X é criatividade. Pouca.
        Bom fim de semana para si também.

        Gostar

  3. 9 Dezembro, 2016 14:47

    Essa da vergonha dos professores universitários é gira… Mas se calhar os alunos estão apenas a aplicar o que lhes ensinaram..

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      9 Dezembro, 2016 16:25

      Não. De maneira nenhuma. Em lugar algum se ensina a gastar sem ter. De aumentar despesa sem criar riqueza. É mesmo burrice de quem acha que se governa com ideologias marxistas.

      Gostar

  4. 9 Dezembro, 2016 15:35

    .”politicas de estímulo ao crescimento económico ”

    implicaria redução d impostos … isso nao é possivel, seria populismo 😛

    Liked by 1 person

  5. 9 Dezembro, 2016 15:53

    http://quotes.ino.com/charting/history.png?s=FOREX_EURUSD&size=585&t=l&w=15&a=50&v=dmax

    O Euro em queda livre….. o pior esta pra vir …o 20 de Janeiro coming soon!

    Liked by 1 person

  6. CBO permalink
    9 Dezembro, 2016 16:31

    Começo a perceber a razão de a terem convidado a escrever no Blasfémias. É que além de escrever mal sofre de dislexia mental. As pessoas não estão satisfeitas com as previsões do FMI… estão satisfeitas porque o FMI tinha contrariado as previsões do governo e agora veio reconhecer que se enganou. Percebeu, ou pecisa de um desnho adequado a pessoas com q.i. pequenininho?

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      9 Dezembro, 2016 18:45

      Você tem nome de hambúrguer da Macdonald. E fala… Não costumo responder à hambúrgueres mas vou abrir 1 excepção: se reler a sua frase verá que está a dizer exactamente a mesma coisa mas de forma diferente. De facto, estão contentes com as previsões do FMI que vão ao encontro das previsões do governo mas… há 2 MESES ATRÁS. Carecem de actualização. Porém, não retira sentido ao que eu disse. Abordei a satisfação nessa declaração. Onde estávó erro? Não está. Quanto ao QI e dislexia mental, é assunto que só discuto com quem tem cérebro e não 1 vazio no lugar do mesmo. Sorry.

      Liked by 1 person

      • CBO permalink
        9 Dezembro, 2016 19:11

        Se pensa que por eu ter nome hamburguer, me consegue papar, desiluda-se. Nem há ” 2 MESES ATRAS”, nem há dois meses à …frente. Só sou papável por mulheres inteligentes, cultas e que saibam escrever. Ciao, baby

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        9 Dezembro, 2016 20:35

        O’ CBO você dá-me pena… As suas respostas estão repletas de frustração. Vá dar banhinho ao Bobby porque mulheres… com essa cabecinha… deve andar raro…

        Gostar

      • 9 Dezembro, 2016 19:24

        Quando como um CBO fico de diarreia!

        Liked by 1 person

      • Cristina Miranda permalink
        9 Dezembro, 2016 20:36

        Ahahahahahahahahah

        Gostar

      • CBO permalink
        9 Dezembro, 2016 23:29

        Quando os argumentos são ” isso de mulheres deve andar raro” é sinal que não tem argumentos. De qualquer modo – e esta é a última vez que lhe respondo- quero pergunta-lhe: de onde conhece a minha cabecinha? É que só a costumo mostrar a quem vale a pena. E a si, só mostraria às escuras e numa noite de aflição. Quanto ao meu Bobby dou-lhe banho todos os dias. Pela manhã e depois da função, porque sou muito limpinho.

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        10 Dezembro, 2016 10:33

        Olha, desde o teu primeiro comentário que não tens educação e respeito por quem tem opinião divergente. Vai ler. Só por aí se vê teu nível. Não preciso de mais nada para classificar essa tua cabecinha. Não tenho falta de argumentos pra ti. Do 1 ao último comentário teu, não se tem dúvida do que és. E sim. Com esta deselegância no contraditório, tenho sérias duvidas que mulheres inteligentes e sérias queiram privar contigo depois de abrires a boca. Quanto a mim paguei-te na mesma moeda. Podes ficar com o troco.

        Gostar

  7. ricardo permalink
    9 Dezembro, 2016 17:24

    Agora já não é a “austeridade que mata” – é a austeridade que salva……
    Salva quem ?

    Liked by 1 person

  8. maria permalink
    9 Dezembro, 2016 17:28

    Perante uma verdade sem espinhas, há por aí uns tansos que pensam que basta abanar a árvore das patacas. NA VERDADE não são tansos, pois aproveitam para sugar enquanto a dívida aumenta. Há por aí tanto palerma que fala como se o aumento da pensão (6 e 10€) já estivessem no bolso e estejam a melhorar a vida.
    Com o aumento do combustível já em 0,30€ Qualquer pensionista ou activo que dê uma volta com o seu carro diariamente ou semanalmente paga hoje mais do que irá receber em Outubro.

    Liked by 2 people

  9. SRG permalink
    9 Dezembro, 2016 18:12

    Dª Cristina. Os “esquerdalhos” sempre tiveram vaidade em viver à rico com o dinheiro dos outros. Antes do 25/4 éramos ricos mas fazíamos vida de pobres, depois do 25/4 somos pobres mas fazemos vida de ricos, graças a estes pobres diabos, que nunca souberam criar riqueza.

    Liked by 2 people

  10. 9 Dezembro, 2016 19:15

    Muito bem cristina miranda!! concordo

    Liked by 1 person

  11. 9 Dezembro, 2016 19:29

    O presidentezinho das afectividades não quer levantar muitas ondas agora para garantir o seu 2.º mandato junto à fabrica dos pastéis mas talvez se f*** em grande porque quando isto der o estouro também ele vai ficar salpicado de m****.

    Liked by 2 people

  12. JCA permalink
    9 Dezembro, 2016 23:51

    .
    Esta ja vem de longe:
    .
    “Mme Anselme …. ‘on n’aura pas de la guerre, Anselme n’avancera pas des fonds’ ”
    .
    E no sec XXI os Anselmos … sabem porque escolhem avancar fundos a uns para outros nao serem os maus da fita. O resto, consta que diriam tambem os Anselmos, sao marionetes das politiqueirices para entreter na terra duns e doutros.
    .
    E se nao fosse assim como seria ? Pois …Esta tudo sob controle parafraseando o alterne.
    .

    .

    Gostar

  13. JCA permalink
    9 Dezembro, 2016 23:56

    .
    A margem. Estas ‘vendo-as como as comprei’, so li, nao as escrevi:
    .
    =George Soros Announces China Must Lead The New World Order
    http://yournewswire.com/george-soros-china-new-world-order/
    .
    =Brexit, Trump, Le Pen and the rise of the right: the anger goes global
    Across the world, rage against the ‘liberal elite’ fuels reactionary, populist movements that horrify progressives (and likely delight the Kremlin). Here three writers ask what caused this… and what happens next
    http://www.independent.co.uk/news/world/brexit-trump-le-pen-and-the-rise-of-the-right-a7443241.html
    .

    Gostar

  14. Arlindo da Costa permalink
    12 Dezembro, 2016 18:26

    O FMI, fazendo jus ao seu conservadorismo analítico, realçoe – e muito bem! – a evolução da economia portuguesa.
    Um case study, para aqueles que se entretêm com estas temáticas…

    Gostar

Indigne-se aqui.