Saltar para o conteúdo

Passos Coelho Ainda Não Governou

16 Dezembro, 2016

No governo de Sócrates, o  país gozou de uma prosperidade “caviar socialista” onde não faltou festa em todo o sector público. O dinheiro que caía do céu aos trambolhões, “made in” UE, dava para tudo. Não houve, na história de Portugal, período de maior regabofe que este que nos hipotecou por décadas. Nele nasceram os piores negócios ruinosos de sempre na CGD,  com SWAPS e PPP. Depois da festa, Sócrates cortou pensões e salários dos funcionários públicos para manter o barco à tona e subiu IVA. Mas o buraco no casco era tão grande que em Março de 2011, já só havia dinheiro para pagar mais um mês de salários e pensões. Estávamos falidos. Teixeira dos Santos chama a Troika e  o memorando de entendimento foi assinado. A UE resgatou-nos.

Dizer-se que quem veio a seguir, governou, é desonestidade intelectual. Na verdade, veio cumprir o que tinha sido acordado pelo governo anterior. Portanto, na melhor das hipóteses, veio aplicar o receituário ao doente, prescrito pelos médicos do anterior executivo, ou seja, cumprir deveres assumidos. Sem alternativas. Recebeu um país doente , quase moribundo, que era preciso curar antes de o pôr a produzir bem estar. Por isso, não pode ser imputada nenhuma responsabilidade pela austeridade imposta. Os cortes nos salários e pensões já tinham sido feitos. O aumento do IVA para 23%, também. As outras decisões estavam definidas no memorando. Governar era a fase seguinte. Aquela em que, depois de cumprida a missão de resgate, o país, já estabilizado, retomaria seu caminho. Esse percurso foi de facto iniciado. Mas foi abruptamente interrompido por eleições.

Sem vencer nas urnas, o nosso “Indiana Jones” português, não perdeu tempo. Sabendo dos cofres cheios, transformou-se em salteador da arca, e apoderou-se do poder enquanto havia dinheiro para gastar. Uma manobra de mestre, diga-se, que, à conta de todo o esforço sofrido dos contribuintes durante 4 anos, pagou promessas eleitorais a uma classe amplamente privilegiada, com rendimentos acima da média e deu umas migalhas para os asnos do privado. A popularidade subiu. Pelo meio, repete incessantemente que o Passos é quem tem  a culpa das dificuldades impostas aos portugueses porque, claro,  vem aí mais eleições e  o dinheiro está a acabar. Por isso há que ser rápido antes que a  máscara caia…

Quem governa efectivamente e sem desculpas, é Costa. Porque recebeu um país sem Troika, que no 2° trimestre de 2015 subia a procura interna (3,7%); subia exportações (7,1%); subia investimento (5,2%); subia crescimento (1,5%). Mas em igual período deste ano, e sem explicação plausível, sem crise pelo meio, a sua geringonça baixou todos os indicadores para valores miseráveis. Baixou todos alto lá! O défice aumentou de 49 milhões para 933 milhões. 

Ninguém pode dizer como seria efectivamente se  Passos tivesse governado, mas a avaliar pelo pouco legado que deixou,  teríamos, seguramente, à semelhança de Espanha, um franco crescimento, e consequentemente mais emprego, menos impostos,  juros mais baixos, reposições graduais sustentadas de rendimentos, menos dívida. Nesse âmbito, teria havido espaço para implementar políticas sociais que estiveram comprometidas com o resgate.

Mas Passos não governou… ainda.  Não teve tempo. Resgatou apenas  um país da bancarrota e isso faz toda a diferença.

Que o diga Mário Soares, que em 1983, depois dele mesmo ter  falido e resgatado o nosso país, afirmou: “Fez-se a política de austeridade, sabendo de antemão que era tremendamente impopular, embora imprescindível. E, efectivamente, fez-se sangue. O poder de compra diminuiu, houve salários em atraso, contratos a prazo, falências… Era inevitável. Mas a verdade é que não havia outro caminho.”

Porque em boa verdade,  nas falências não há políticas de direita nem de esquerda. Segue-se o receituário da cura. Governar é sempre a seguir.

37 comentários leave one →
  1. lucklucky permalink
    16 Dezembro, 2016 17:15

    Tretas. Passos Coelho governou e o que governou foi para dar mais poder ao Estado. Porque o PSD dirigente e não só é quase e só cultura da Política Totalitária.

    Passos Coelho poderia ter acabado com vários monopólios da esquerda em Portugal, dando liberdade, poderia ter estendido a formula da ADSE a todos. Poderia ter acabado com os abusos e discricionaridade da Segurança Social e do IRS e o que fez foi precisamente o contrário deu mais e mais poder ao Estado.
    Só na área do turismo parece – e digo parece porque o que fez noutras áreas pode bem ter sido mais pernicioso para o turismo – ter tido alguma iniciativa a tirar poder ao Estado.

    Gostar

    • 16 Dezembro, 2016 17:39

      Oh Sr luck, Passos Coelho tem as costas largars pa caralho ..arre diabos 😦

      Liked by 1 person

      • lucklucky permalink
        16 Dezembro, 2016 19:22

        Passos foi Primeiro Ministro. No seu Governo não atingiu alguma base do sistema Socialista porque pensa basicamente como eles. Geriu o que existe apenas.

        Não quiz.
        Tal como a maioria de Ministros da Educação que o PSD teve nunca mudaram coisa alguma no sistema de poder da Fenprof.

        Agora vemos os PSD’s todos escandalizados que as crianças de 9 anos vão aprender na Escola Publica o bom que é o Abortar.
        Esperavam o quê?

        O PSD viveu décadas à pala do PS esperando que este fosse o bastião da defesa contra a extrema esquerda.

        Ora isso acabou.

        Que vai fazer o PSD? se não muda de atitude – e para isso é preciso ter outra cultura que a dominante- só lhe resta ser muleta do PS a apanhar migalhas ou ser saco de boxe quando na oposição.

        Gostar

  2. José da Costa permalink
    16 Dezembro, 2016 17:30

    Tem toda a razão!
    Digo mais. O Passos Coelho representou a oposição ao Regime, mas como 1º Ministro consentido.
    E por isso o Passos Coelho foi o Bobo da Corte, sempre achincalhado pela murraça de Esquerda.
    O Passos Coelho foi apeado do Governo depois de fazer o que a Esquerda não quis fazer, a limpeza da porcaria que andou a fazer com o Sócrates à cabeça.
    Vistas as coisas por outro lado, agora já não há o Bobo da Corte, embora a Esquerda continue a tratar o Passos Coelho como se ele ainda o fosse. Desiludam-se; já não é.
    Só espero que da próxima vez a governação do Passos Coelho seja mesmo para valer.
    Não há pressas. Deixemos o Povo abrir os olhos.
    Passos Coelho só deve governar quando tiver 2/3 dos deputados da Assembleia da República a torcer por Portugal. Para se fazer a revisão Constitucional que se impõe.
    Viva Portugal!!!!!

    Liked by 3 people

    • Cristina Miranda permalink
      16 Dezembro, 2016 19:01

      É mesmo isso. Subscrevo.

      Gostar

    • Pedro permalink
      17 Dezembro, 2016 17:21

      O Passos não vai voltar ao poder. Acabou. Pode agora seguir-se a ladainha de que o povo é ingrato, ignorante, que não percebeu, não captou a mensagem, patatipatata. Viva Portugal e tal.

      Gostar

  3. Rão Arques permalink
    16 Dezembro, 2016 17:47

    Parece que gostamos tanto dessa fruta, que os da mesma tenda estão de novo em palco montados na carripana do engano. Tal é a injeção que levamos para adormecer, que nem sentimos dor de costas.

    Gostar

  4. Manuel permalink
    16 Dezembro, 2016 18:43

    Dada a experiência, recomendo Passos como 1º ministro no novo resgate que se aproxima. Penso que governará melhor e será desta que: cortará o nº de deputados, reduzirá os 150 observatórios; reduzirá as centenas de institutos públicos; reduzirá os benefícios fiscais a fundações, bancos, associações, etc; reduzirá a frota do Estado(à volta de 30000 viaturas); definirá uma estrutura de cargos políticos no Estado e dignificará a carreira pública. A propósito, os boys/girls deste governo já são superiores ao governo do PàF. Apesar do que não fez enquanto governo, acredito no seu sentido de Estado e merece-me respeito, o meu voto, veremos na altura.

    Gostar

    • lucklucky permalink
      16 Dezembro, 2016 19:12

      O almoço deve ter sido bem regado.

      Gostar

      • A.lopes permalink
        17 Dezembro, 2016 17:03

        És mesmo um javardo, ó lucky!

        Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      16 Dezembro, 2016 20:04

      O Luck anda azedo.

      Gostar

      • lucklucky permalink
        16 Dezembro, 2016 21:59

        Azedo eu? Vs um post delirante onde se imagina Passo Coelho a fechar Observátórios, Comissões, Institutos, Fundações etc etc…

        Gostar

    • Sem Norte permalink
      17 Dezembro, 2016 04:41

      Ainda agora o passos teve a oportunidade de passar na assembleia da república a medida do cds para taxar o património dos partidos, e preferiu abster-se. Nunca mais vê o meu voto. concordo com o lucky, não é ser aziado é ver que não quer mexer de cima abaixo este país.

      Gostar

  5. LTR permalink
    16 Dezembro, 2016 19:20

    Gostar

  6. 16 Dezembro, 2016 21:52

    PPCoelho é resiliente, osso duro de roer, mas (ao contrário do que cheguei a concluir) não mais será PM.
    Nas circunstâncias actuais do país político e político-social, duvido que outro líder do PSD fizesse melhor do que ele.

    Está a ser traído dentro do PSD, de modo brando, por alguns (ainda) seus seguidores, uns quantos deputados, estruturas locais, baronetes. Que o aplaudem hipocritamente. Ontem, alguns desses (Ângelo Correia novamente nos bastidores) fizeram-lhe o pedido assassino que se candidatasse à Câmara de LIsboa…Perderia, estaria arrumado de vez.

    Constatar-se-á até e durante o Congresso, quem efectivamente o quer e rejeita. Muitos desses falsos apoiantes sabem que o PPC se reeleito presidente do PSD reverá a utilidade das suas recandidaturas a deputados, autarcas &…outros interesses. Muito mais sabedor do que é o Estado, se PM actuaria drasticamente em vários sectores entretanto grudados ao AC-DC e ao P”S”.
    Os novos e antigos baronetes (Rio, Rangel, vidé entrevista de hoje do Capucho ao “i”) que mandam uns bitaites mas cobardolas para se assumirem ao cargo, estão estimulados por gente do P”S”. E pelo Marcelo Craveiro Thomaz.
    PPC tem contra si praticamente toda a comunicação social e comentadores.
    Já não acredito numa demissão deste governo, por incumprimentos, incompetências, crise agravada, pré-bancarrota, ou. Marcelo não quer. Ponto. Mas nesse cenário, a populaça-NADA, com uns cobres no bolso dados pela geringonça, reelegeria o AC-DC. PSD e PP juntos não obteriam maioria na AR.
    Habituemo-nos, a geringonça vai durar com o motor Marcelo.
    Uma pergunta: actualmente, quem do PSD melhor do que o PPCoelho ?

    Liked by 2 people

  7. José Domingos permalink
    16 Dezembro, 2016 22:13

    Não sei se o povo quer abrir os olhos, ou sequer está interessado nisso.. O povo gosta mesmo é ver correr o marfim, quer lá saber, se são os filhos ou netos a pagar a factura, o povo quer é carros novos, melhores que o dos vizinhos, férias fora, trinta horas por semana, com quinze de greve e receber por fora ou por baixo.
    Lamentavelmente o povo português, serve qualquer amo, desde que isso lhe traga algum lucro, e os vendedores de banha da cobra, também conhecidos por pulhiticos, perceberam isso á muito tempo.
    É fartar vilanagem.
    Parabéns a Cristina Miranda pelo texto. Bem-haja.

    Liked by 1 person

    • 16 Dezembro, 2016 22:42

      A populaça-NADA não se importaria de ser governada peos “homens do futebol”, pela Cristina Ferreira e pelo Goucha, pelo Malato e pelo Galamba, pelo Jorge Coelho e pela Teresa Guilherme, entre outros “famosos”. Sob a batuta do Marcelo Craveiro Thomaz.

      Gostar

  8. Colono permalink
    16 Dezembro, 2016 23:41

    Não tenho dúvida nenhuma:

    O povão português é o mais atrasado da Europa até ao corno de África:

    Dão-lhe 1,5 E mensal na pensão e aumentam-lhe a eletricidade/gás/ portagens/ tabaco.. Palavras para quê?
    ….
    O PCP votou contra a trégua em Allepo! Como pode o PS um partido humanista viver em união de facto com um partido destes?


    Como colono cada vez mais me regozijo de ter sacado o máximo das colonias… e estar bem recatado no Luxemburgo!

    Gostar

  9. 16 Dezembro, 2016 23:45

    O país está tão bem que na Sic Notícias meia dúzia de parolos discutem as opções … de Passos Coelho!

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    17 Dezembro, 2016 02:09

    Boa! Espero que nunca governe. Antes ser guatemalteco do que ser governado pelo Sr. Passos.

    Gostar

    • PiErre permalink
      17 Dezembro, 2016 12:52

      Precisas de quem te governe ó Arlindo? Ainda não te sabes governar? Que idade tens, 5 anos?

      Gostar

      • A.lopes permalink
        17 Dezembro, 2016 17:09

        Por favor, não ligue minimamente a esse troglodita do arlindinho:ele é mesmo reco!Um falhado comuna!

        Gostar

      • Arlindo da Costa permalink
        18 Dezembro, 2016 01:21

        Comuna é a vossa mãezinha, ó lopes!

        Gostar

  11. JgMenos permalink
    17 Dezembro, 2016 13:03

    Tudo recoberto de afectos….PALHAÇOS!

    Gostar

  12. ABC permalink
    17 Dezembro, 2016 14:25

    Passos ganhou as eleições, o que já está quase esquecido. Para mim, que não sou especialista em política, o problema dele é não ter os fabulosos dotes de comunicação dum Sócrates ou dum Costa. Esses dois, nem só seriam capazes de vender areia no deserto ou neve aos esquimós, como estão a vender aos portugueses, e caríssimo, uma bancarrota monstruosa.
    Neste momento estamos a sobreviver por obra e graça de todos os que a esquerda achincalha e odeia – Schauble, Merkel, Draghi, o Euro, e “os mercados”. E esta governação, ao hostilizar quem nos dá de comer, sem disso ter a mínima obrigação, sabe muito bem que arrisca o caos e a miséria mais absoluta. É nessa miséria que querem instituir uma ditadura, mesmo que isso mate de fome e frio milhares de compatriotas – os mais pobres, note-se.
    Esta canalhice ímpar na nossa democracia não está a ser bem tolerada. A manipulação dos media e as quintas-colunas instaladas vendem um país que não existe. É uma farsa, não admira que uma má actriz passe por dirigente política, ou que meia dúzia de vendidos passem pela “voz do povo”.

    Liked by 2 people

    • Cristina Miranda permalink
      17 Dezembro, 2016 16:51

      Subscrevo integralmente.

      Gostar

    • A.lopes permalink
      17 Dezembro, 2016 17:12

      Um comentário que subscrevo na íntegra! Mas deixe que a festa não vai demorar muito! Depois quero ver esta cambada mais o dos afectos a tentar desculpar-se! E a tentar AINDA culpabilizar o PSD e o Passos!

      Gostar

    • 18 Dezembro, 2016 00:16

      Concordo!

      Gostar

  13. Colono permalink
    17 Dezembro, 2016 14:59

    Quando é a que a histérica Isabel Moreira, faz um inflamado discurso na AR contra a ditadura de Maduro (Venezuela)? Três portugueses foram presos com a “acusação” de terroristas!!!!!

    Isabelinha, prova que tens “tomatas” !

    Gostar

  14. Pedro permalink
    17 Dezembro, 2016 18:14

    Já repararam que os comerciantes andam a dizer que as pessoas andam a consumir mais nesta época natalícia? Ora, eu acho que isto é, precisamente, um sinal de regabofe que dá antes de um fim do mundo. O que se segue? Fornicações no meio da rua, homens com homens e mulheres com mulheres, como prega a esquerdalha? A Cristina Miranda concorda que vem aí uma época de miséria e ditadura e gente a morrer de fome. Mas, com todo o respeito, eu não acho muito adequado que ao mesmo tempo apareça numa fotografia a sorrir, não é? Isto, com todo o respeito. Olhe, ainda assim lhe digo que fiquei fã, não só dos seus posts, como dos comentários aos seus posts.

    Gostar

  15. atom permalink
    18 Dezembro, 2016 09:10

    Eu tenho a esperança que o Sr. Passos seja nomeado para a chefia do seu partido vitaliciamente. Era bom e claro para todos. Esta minha opinião contrasta com a dos Barões do partido que tentam retirar-lhe o tapete. Passos é o “PSD” e o “PSD” é Passos. Nunca um líder e um partido se identificaram tão bem como estes.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.