Saltar para o conteúdo

Caro Presidente Marcelo…

21 Dezembro, 2016

…confesso que já não suporto mais ouvi-lo dizer que tudo está bem. Que temos estabilidade. Que o país está a crescer… Deste governo que nos mente descaradamente para se manter no poder, não esperava outra coisa. Mas de um Presidente da República que dizem ser de afectos pelo seu povo, decididamente não!

Portugal, a partir de 2016, aumentou a dívida em mais 14 mil milhões. São 51 milhões de euros POR DIA contra  19 milhões em 2015, que outros estavam a baixar. Como pode dizer que o país vai bem, de sorriso rasgado na cara, se com crescimento quase nulo, quase triplicamos a dívida, só com despesa directa do Estado? Como pode também encobrir o embuste do défice, feito à conta do registo dos gastos directamente na dívida, sem passar pelo orçamento? Porque teima, juntamente com eles,  nos iludir?

Eu sou mãe. E sei que afecto é dizer “não” no momento certo. Que um “puxão de orelha” faz parte de “pôr no bom caminho”. De si,  esperava que obrigasse a corrigir a trajectória de quem nos empurra, de novo, para o abismo de 2011. Que ao invés de passar a mão na cabeça de quem governa sem responsabilidade, lhes retirasse algum ar naquele ego inflado que, com  sua benção, não se importam com a herança que deixam de miséria aos nossos filhos. Se viajasse mais cá dentro, saberia que os hospitais estão em ruptura financeira. Que as escolas também. Que os transportes parecem de um país do 3º mundo.  Que 99% do tecido empresarial são PME privadas sufocadas por impostos e caucionadas por falta de tesouraria graças às cativações grotescas do Estado, que finge ter tudo controlado. Que a classe média suportou no OE2016 um aumento obsceno de impostos e vai voltar a suportar mais um,  no OE2017, só para manter vivas e de boa saúde, as clientelas deste governo.  Viajar pelo Mundo, quando se tem um país como este, moribundo,  não é afecto. É abandono.

E seu afecto infelizmente, não é pelo seu povo.  É pelos ilusionistas deste governo, que já por tradição, nos penhoram a vida sem vergonha na cara. Quem nos vai valer a seguir? Que vai dizer aos credores de Portugal, aqueles que nos põem comida na mesa e que tanto desprezam, quando lhes faltar a paciência?  Que podem continuar a nos emprestar mais dinheiro porque somos um povo afetuoso apesar de não cumprir acordos? Quando a estabilidade não depende só de nós, não devemos brincar com ela. Porque este país não é a Legolândia e nós, Presidente Marcelo, não somos bonecos.

Se a presidência é como ser um árbitro, permita que lhe diga: está a deixar marcar golos com as mãos. E isso é batota que vai sair cara ao orçamento doméstico de cada português. Mais uma vez.

74 comentários leave one →
  1. Emparedado permalink
    21 Dezembro, 2016 12:12

    O presidente é um jurista, por isso…

    Gostar

  2. Manuel Assis Teixeira permalink
    21 Dezembro, 2016 12:18

    Muito bem! É mesmo isso. Parabens por este magnifico texto. E o Sr Presidente está tão inebriado pelos afectos, pelos beijinhos e pelas selfies, que se esqueceu completamente das suas verdadeiras funçoes que passam por controlar este governo mentiroso e incompetente! Os afectos/ cedencias a tudo quanto é lobby sindical estao a custar-nos milhoes diariamente. E o Sr Presidente esta a ajudar ao branqueamento!

    Liked by 3 people

  3. Alain Bick permalink
    21 Dezembro, 2016 12:25

    quando o vejo, já não ouço, concluo:
    um de nós 2 não habita esta galáxia

    Liked by 1 person

  4. Castrol permalink
    21 Dezembro, 2016 12:41

    Nem mais!

    Por muito afeto que possamos ter por algo ou alguém (os afetos, tal como os gostos não se discutem), é preciso saber dizer não.

    Liked by 1 person

  5. Manuel permalink
    21 Dezembro, 2016 13:26

    Bom alerta Cristina. Infelizmente a economia está a definhar e não tem capacidade de sustentar um Estado que consome tanto(quase 50% do PIB, devia ser qualquer coisa na ordem dos 40%!). Reitero, vamos a caminho de novo resgate.

    Liked by 3 people

  6. PiErre permalink
    21 Dezembro, 2016 13:28

    Excelente post, Cristina Miranda.

    Liked by 3 people

  7. 21 Dezembro, 2016 13:52

    O Presidente Marcelo não percebe ou não quer perceber.
    Já o António Costa, já percebeu que não vai bem com os comunistas às costas.
    E já dá mostras de fazer o que ele sabe, maroscas. Convidar o Paulo Macedo para a CGD, algum realismo na concertação social, enfim, começa a piscar o olho ao PSD.
    O que o Chico Esperto do António Costa quer, a jogada dele planeada, é ser o 1º Ministro de uma coligação PS/PSD.
    Mas o PSD tem que ser audaz e firme na posição de Pedro Passos Coelho. Não há coligação sem novas eleições. E depois é que se vai ver os resultados e quem é que os portugueses querem a 1º Ministro. Se um Jogadas ou um Estadista.

    Liked by 3 people

    • 21 Dezembro, 2016 14:52

      “uma coligação PS/PSD”

      Lembra-se quando o PS veio pedir ajuda ao PSD para assinar o memorando da Troika?

      Gostar

      • Viriato de Viseu permalink
        21 Dezembro, 2016 23:00

        E não assinou?

        Gostar

  8. Elmano permalink
    21 Dezembro, 2016 13:58

    Gosto. Penso como você, só não sei escrever assim.

    Liked by 2 people

  9. ABC permalink
    21 Dezembro, 2016 13:58

    O Presidente Marcelo foi eleito por aparecer na TV. Nem fez campanha, para quê? A TV é o meio ideal para impingir coisas, e este é um PR adquirido nas televendas. Os outros não tinham hipótese de comprar a exposição mediática de Marcelo – e ainda lhe pagaram. A seu tempo ganhará um idiota qualquer porque é um fenómeno do Instagram. Lá chegaremos.
    Talvez por não ter TV, votei Henrique Neto, um socialista, que, creio, já teria dissolvido este governo socialista. Gostei do homem, do que disse, do currículo, da vontade de servir, da noção clara da gravidade da nossa situação, e sobretudo de ter sido crítico do socratismo quando o Sócrates estava na maior.
    A mim parece-me que Marcelo, tal como Sócrates, é um tipo brilhante. E creio que nenhum deles joga com o baralho todo. Admirei sinceramente o modo como Marcelo lidou com o facto de passar férias em Búzios, na casa do DDT. Ia, mas pagava. Melhor só Bill Clinton, que fumou mas não inalou.
    Aparentemente os portugueses não querem presidentes ou primeiro-ministros cinzentos e competentes, preferem uns que sejam tão irresponsáveis como eles. Que contraste fazem o brincalhão Marcelo com o soturno Cavaco, ou Passos com o alegre Costa. Pouco importa que nos estivessem a tirar, a custo, do buraco socialista, quem vê caras não vê défices.
    Não fui fã de Passos Coelho, e do Cavaco primeiro-ministro lamentarei sempre a melhor oportunidade que o país teve de se reformar estruturalmente, quando o rio de dinheiro dos fundos comunitários era tanto que nem conseguiam gastá-lo e tiveram de começar a roubar.
    Mas esses dois, pelo menos, tinham a decência de não insultar as pessoas decentes com sorrisos permanentes e completamente desligados da realidade, que não está para graças.

    Liked by 4 people

    • Cristina Miranda permalink
      21 Dezembro, 2016 14:39

      Muito bom. Subscrevo integralmente.

      Gostar

    • Manuel permalink
      21 Dezembro, 2016 17:13

      Excelente comentário.

      Gostar

    • Julio castro permalink
      21 Dezembro, 2016 20:44

      Subscrevo inteiramente e agradeço.

      Liked by 1 person

    • carlos alberto ilharco permalink
      22 Dezembro, 2016 08:37

      O que escreveu é muito interessante, é lido por duzentas pessoas.
      O que conta são as televisões, o Preço Certo, as tardes da Júlia, o Goucha e toda corte que entra pelas casas dentro, mas os “paineleiros” avençados.
      E essa malta conta outra história, aliás não conta história nenhuma, entretém o pagode.
      E é com esse que Costa e Marcelo estão preocupados.
      Os outros, eu por exemplo, não riscamos nada.

      Liked by 1 person

  10. bst permalink
    21 Dezembro, 2016 14:23

    Marcelo foi acusado de mentir sobre ter estado num jantar – de que inventou, também, o menú. Nunca se defendeu desta acusação.
    É o presidente da república.

    Liked by 1 person

  11. LDM permalink
    21 Dezembro, 2016 14:28

    De que é que estavam à espera, o tipo é um adiantado mental …

    Gostar

  12. Almeida permalink
    21 Dezembro, 2016 14:47

    O Presidente Marcelo sabe mais de política a dormir (e consta que dorme pouco), do que todos nós acordados! Um dos muitos erros cometidos pela equipa Passos Coelho, foi o de criar um ambiente de tensão permanente, de medo, que hipervalorizou os efeitos reais da crise. Qualquer um que contribuísse que desanuviar o ambiente, teria a adesão da esmagadora maioria dos portugueses. Quando Passos Coelho abandonar a política e ocupar um qualquer cargo (não executivo) num qualquer “conselho” de uma qualquer empresa, talvez tenha tempo para rever os apontamentos e aprender alguma coisa.

    Gostar

    • Manuel permalink
      21 Dezembro, 2016 15:40

      Almeida, mas o que é que Passos interessa para o problema? Estamos em bancarrota crónica, a economia não arranca e o governo do PS+PCP+PEV+BE distribui riqueza que, mais não é do que a dívida a aumentar e recorrendo ao dinheiro das poupanças de todo o mundo e de Portugal, depois para ajudar, temos a economista premiada pelo “observador” a afirmar que ” é necessário ir buscar o dinheiro onde ele está”. Somos uma barca de loucos à deriva no mar-alto!

      Liked by 3 people

      • Os corruptos que se cuidem permalink
        21 Dezembro, 2016 21:32

        Essa ave rasteira foi premiada pelo Observador??? Tadinhos, estão a fazer o frete a alguém… têm medo, muito medo.

        Gostar

    • licas permalink
      21 Dezembro, 2016 20:31

      Almeida___________Tu estás é bêbedo de todo
      Todo o Socialismo, mais uma vez se nota, é gastar à tripa forra
      para se “cavarem” votos, MAIS NADA.

      Liked by 2 people

      • Almeida permalink
        22 Dezembro, 2016 14:20

        Estimo as melhoras, licas e que o Natal lhe traga um livro do 1º ano para começar a aprender a ler.

        Gostar

    • 21 Dezembro, 2016 21:09

      Não sei até que ponto o problema de comunicação de Passos Coelho se deveu a uma imprensa que, vê-se agora, está minada de esquerdistas que estão a levar este governo ao colo. Acho que ele devia ter explicado melhor em Bruxelas que, ou lhe davam mais espaço de manobra, ou acabariam a falar com gente maluca.
      Mas que sei eu? Talvez o tenha feito. O que é certo é que não teve espaço de manobra. A imprensa trucidou-o, as greves eram diárias, o Tribunal Constitucional sabotou-o, a oposição socialista foi reles, e teve de cumprir o contrato assinado pelo PS.

      Liked by 2 people

  13. 21 Dezembro, 2016 14:55

    Cristina Miranda,
    já pensou em mandar esta “posta” para Belém?

    Liked by 1 person

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      21 Dezembro, 2016 21:30

      Bem embrulhadinha e por email, direitinha à cabeça de serradura do PR.

      Gostar

  14. 21 Dezembro, 2016 15:11

    A realidade é uma chatice. Sempre foi.

    Liked by 2 people

  15. 21 Dezembro, 2016 16:52

    Déficit não é a mesma coisa que dívida…

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      21 Dezembro, 2016 18:38

      Pois não. Por isso, distingui 2 situações referente a cada uma. Vá ler.

      Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      21 Dezembro, 2016 20:28

      Pois não. E quem foi que disse que o era? Vá ler o texto outra vez.

      Gostar

  16. 21 Dezembro, 2016 18:30

    Entretanto, o PCP anda mortinho por fazer estragos na Economia Nacional…
    Greves, manifestações…..
    Vai ser bonito, vai. O Passos nem vai poder pôr o nariz de fora da janela.

    Gostar

  17. 21 Dezembro, 2016 18:45

    Quando Marcelo diz que está tudo bem refere-se tão somente a sua vidinha, e está completamente correcto, tem toda a razão no que afirma.
    Quem pensou que falava como PR, que “o País está bem”, é que se engana.

    Liked by 3 people

  18. lucklucky permalink
    21 Dezembro, 2016 18:47

    Ainda ninguém chamou Populista ao Presidente.

    Vão ver que os códigos do jornalismo marxista mudarão num ápice se acabar a época dos afectos.

    Liked by 2 people

  19. Alain Bick permalink
    21 Dezembro, 2016 18:56

    mais uma martelada do PR
    aplaude a paz podre dos cemitérios.
    o funeral saiu de Belém rodeado de farsantes para todos os gostos

    Gostar

  20. Jorge permalink
    21 Dezembro, 2016 21:06

    Cristina. Parabéns. Foi uma bela aquisição do Blasfémias.
    Quando o país bater na parede, de novo, o PR dos afectos e selfies tem que ser responsabilizado pelo apoio constante ás trapalhadas do Costa. Não pode assobiar para o lado.

    Liked by 2 people

    • Bolota permalink
      22 Dezembro, 2016 00:33

      Pois foi…mas deixe-me adivinhar, votou Marcelo

      Gostar

      • Sem Norte permalink
        22 Dezembro, 2016 03:46

        Ó reco o teu partido é que obriga em quem votar como acéfalos nem que tenham que engolir sapos.

        Liked by 1 person

      • Manuel permalink
        22 Dezembro, 2016 13:35

        E a tua Maria de Belém, faria melhor? Eu votei Marcelo, comecei a criticá-lo, mas ainda não estou arrependido. Quero evitar é a repetição do filme do anterior pResidente que, andou com Sócrates ao colo até ao resgate.

        Gostar

  21. Os corruptos que se cuidem permalink
    21 Dezembro, 2016 21:29

    Muito obrigada, Cristina! Excelente texto, excelentes denúncias! Há que desmascarar este pateta alegre que pensa que é rei e está a ajudar a enterrar este país.

    Liked by 2 people

  22. 22 Dezembro, 2016 01:26

    A Cristina Ferreira não tem razão ao escrever que o árbitro Marcelo Craveiro Thomaz deixa fazer batota pelos golos marcados com as mãos. No andebol isso é permitido. Este governo ande-bolista, tem muitas mãos permitidas pela mão do PR — é só marcar golos na baliza dos tugas contentinhos pelos afectos.
    Habituemo-nos (atentos e em alerta), que a geringonça está para durar.

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      22 Dezembro, 2016 11:06

      Ai quem me dera ser a Cristina Ferreira… Ahahahahahahahahah

      Gostar

      • 22 Dezembro, 2016 11:33

        Cristina Miranda,

        desculpe-me, o que me terá levado a escrever Ferreira, não sei.
        (Pessoa –esperta, sabidona para explorar a indigente populaça– que não me atrai minimamente).

        Liked by 1 person

      • António C. Mendes permalink
        22 Dezembro, 2016 13:25

        Ó Cristina, por favor, não queira ser a Cristina Ferreira. Você será, seguramente, bem mais interessante que a Cristina Ferreira.
        Quanto ao nosso PR, sinto-me um bocadinho a pôr a viola no saco, com o voto que lhe dei, mas não votei completamente enganado. Foi um mal menor que se transformou rapidamente em mal maior.

        Liked by 1 person

      • Cristina Miranda permalink
        22 Dezembro, 2016 13:55

        Eu também votei nele. E no passado, em Sócrates. Errar é humano. Quanto à outra Cristina, eu não a desejo senão pela conta bancária Ahahahahahahahahah

        Gostar

  23. 22 Dezembro, 2016 02:05

    O Marcelo Craveiro Thomaz afirmou durante a visita à Cornucópia, que esteve na estreia da primeira peça do grupo, em 1973. Que viu o Misantropo.
    Ora, o Jorge Siulva Melo, co-fundador da Cornucópiua garante que o Marcelo não esteve lá. Chamou-lhe mentiroso.
    O Jorge controlava os bilhetes e, os muitos convidados.
    Acredito no JSMelo

    Liked by 1 person

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      22 Dezembro, 2016 10:56

      Aliás, o cabeça de alho chocho esteve em toda a parte desde sempre. “Remember me? In the big square?” “Oh, yes, of course, silly me…”

      Liked by 1 person

      • 22 Dezembro, 2016 11:38

        PPCoelho definiu-o bem: “um catavento”.

        Marcelo sempre quis ser o centro do mundo, toda a atenção só sobre si. Está como peixe na água.

        Liked by 2 people

      • Cristina Miranda permalink
        22 Dezembro, 2016 14:07

        Lol

        Gostar

  24. Artista Português permalink
    22 Dezembro, 2016 09:16

    Cristina, infelizmente o que diz não traz nada de novo. “Panglosses” sempre houve. E também há o contrário, aqueles que dizem que está tudo mal, como o Trump… Ou não será que o problema vem do próprio sistema democrático? O povo vota nestes charlatães…

    Liked by 1 person

  25. 22 Dezembro, 2016 09:17

    “Há um certo tom de esperança que voltou ao espaço público”. Precisamente por causa dos afectos e da parelha Marcelo Craveiro Thomaz/AC-DC. Com evocação do catolicismo do Marcelo e…do Guterres, outro afectuoso. O AC-DC é ateu, caso contrário constituiria uma tríade religiosa.
    Quem conclui isto ? Um padre com “boa imprensa”. Padre e (bom) poeta, José Tolentino Mendonça, que pensei preservasse mais a sua imagem como pessoa inteligente. Afinal presta-se à conclusão facilitista, cinzentona, quiçá partidária.
    (Entrevista in Rádio Renascença, na net/SAPO)

    Liked by 1 person

  26. Carlos permalink
    22 Dezembro, 2016 12:01

    A Cristina é mãe e precisa de alimentar os seus filhos. Como não pode viver à custa do Orçamento de Estado, vem para aqui reclamar com o Professor Marcelo. É normal, tem falta de afeto.

    Liked by 1 person

  27. Carlos permalink
    22 Dezembro, 2016 12:04

    Além do mais, “os hospitais (…) em ruptura financeira (…) as escolas também (…) os transportes parecem dum país do 3 mundo (…) 99% do tecido empresarial são PME privadas sufocadas por impostos e caucionadas por falta de tesouraria graças às cativações grotescas do Estado, que finge ter tudo controlado”, tudo responsabilidades do atual governo que, num só ano, conseguiu fazer este mal todo à economia (para ela, o anterior, que ela defende com unhas e dentes não teve qualquer contributo nesta matéria). Vá trabalhar, Cristina, que isso passa-lhe.

    Gostar

    • 22 Dezembro, 2016 12:37

      O Blas não é um local com cristais e vc., Carlos, não é nenhum elefante.
      Mas tem direito a defender a sua amada parelha Marcelo&Costa, desde que não mande trabalhar os outros (Cristina Miranda não precisa que eu a defenda, não a conheço, mas sei que trabalha).

      Liked by 1 person

      • 22 Dezembro, 2016 14:17

        Carlos,

        adenda: Sei, sabemos que a CMiranda trabalha, porque assim nos foi apresentada por Luís Rocha e a própria acaba de reafirmar. Acredito nos dois.
        O seu “argumento” é fatela, inócuo.

        Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      22 Dezembro, 2016 14:03

      Caro amigo. Trabalhar é o que faço desde os meus 17 anos até hoje. Nunca soube o que era viver de subsídios apesar de já ter perdido empregos. Meus pais ensinaram-me a trabalhar. Não a viver à conta de outros. Se não tem argumentos válidos para contrapor factos, vá ver futebol, vá ler Marvel que melhor lhe assenta no perfil.

      Gostar

      • Artista Português permalink
        23 Dezembro, 2016 00:34

        Assim não dá…..para política.

        Gostar

  28. 22 Dezembro, 2016 15:57

    Se quiserem, fixem este mês: Março de 2017.
    A vida política. partidária e social vai de certeza “estilhaçar-se” com o arquivamento ou a ida e condenação em tribunal do militante do P”S”, deputado do P”S”, secretário de estado do P”S”, secretário geral do P”S” e PM do P”S”, de seu nome JSócrates.
    Nos anos seguintes o país será outro.

    Ah! A propósito da escola secundária de Carcavelos em risco de fechar devido à falta de condições, a justiça que não se esqueça da Parque Escolar — mais cabeças do governo Sócrates (e mais uma vez a dele) terão de rolar !

    Liked by 1 person

  29. Arlindo da Costa permalink
    22 Dezembro, 2016 16:41

    A ilustre articulista não suporta ouvir de Sua Excelência que tudo está a correr bem, mas a verdade é que a realidade tem muita força e de facto as coisas estão a correr bem.
    Devemos nos congratular por isso.

    Gostar

  30. 22 Dezembro, 2016 19:23

    O Arlindo DO Costa deve estar a jogar numa consola, por isso sente-se consolado.

    Liked by 1 person

  31. 23 Dezembro, 2016 01:35

    Cara Cristina Miranda, os seus posts são certeiros e permitem compreender melhor os assuntos que tem abordado neste espaço.

    Gostaria que me desse a sua opinião acerca do seguro de vida para a geringonça que é o dr Pedro Passos Coelho. É que eu estou certo que se Passos Coelho sair da liderança do PSD, a geringonça desagrega – se no mês a seguir. Passos Coelho já deu muito a Portugal, está na hora de abdicar para que as próximas eleições autárquicas não sejam a derrota que fará o PSD um partido com autarquias de segundo plano. Não esquecer como é importante o poder autárquico para o resultado nas próximas legislativas .
    Cumprimentos

    Liked by 1 person

    • 23 Dezembro, 2016 02:44

      E se a geringonça se desfizer primeiro devido à bancarrota?

      Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      23 Dezembro, 2016 08:11

      Caro leitor, Passos é 1 líder muito temido por Costa. Já se deu conta disso? Pense: porque raio o temem se, como dizem, a manter-se, perderia? Se assim fosse, então seria o candidato preferido do Costa, certo? Mas não. Querem o Rui Rio porque já se antevê a possibilidade de 1 aliança com PS… Ora, é sabido, que depois de 1 resgaste e medidas austeras, O POVO deu vitória com maioria relativa a Passos. E por 1 unha negra, não foi maioria ABSOLUTA. Isto diz muito sobre esta maioria silenciosa de que faço parte. Revela que todos reconhecem o mérito excepcional de Passos na gestão deste país. Que acreditam nas suas capacidades de transformar para melhor, esta nação. Ele já tem trabalho feito e com sucesso. Acha mesmo que é 1 candidato condenado ao fracasso? Eu não. E a prova que todos acreditam o mesmo é a força descomunal com.que tentam demove-lo. Isso já diz tudo. Espero e acredito, que como bom líder que é, não desista de prosseguir. Porque ele ao não nos está a governar porque lhe roubaram o lugar.

      Gostar

      • Manuel permalink
        23 Dezembro, 2016 11:10

        Não faço a Passos um panegírico tão excessivo, mas reconheço que à direita e, em situação de falência crónica, como estamos, não há melhor.

        Gostar

  32. 23 Dezembro, 2016 12:29

    Simples: se os baronetes do PSD conseguirem retirar PPCoelho da liderança e independentemente de quem for eleito presidente –quem neste momento e nos próximos meses melhor do que o PPCoelho ?–, a geringonça reforça-se a todos os níveis e recoloca na ARepública o AC-DC como PM.
    Os críticos internos têm memória muito fraquinha, esqueceram-se quem venceu as recentes legislativas.
    Várias vezes afirmei aqui que o PPC é osso duro de roer. Que não ceda minimamente e nos momentos certos ponha na ordem quem está a fazer directa e indirectamente um favor ao AC-DC, que conseguiu colocar praticamente toda a comunicação social, paineleiros & afins pró-geringonça.

    Gostar

Indigne-se aqui.