Saltar para o conteúdo

A “Carripana” Gripou? Chamem as Esganiçadas!

16 Janeiro, 2017

Montaram uma “carripana” com motor velho, que só andava de empurrão, a que lhe chamaram Geringonça. Garantiram a Cavaco Silva que seria capaz de governar Portugal com responsabilidade e estabilidade. Diziam que ela – “a carripana” – estava bem de saúde e que se recomendava, mesmo a tossir como um  velho quase a cuspir os bofes. Entretanto a vida sorriu porque claro, enquanto há dinheiro para esbanjar, é só “paixão”…  O problema é quando o limite do cartão de crédito explode e… numa casa onde “não há pão”… e já não se pode anunciar coisas boas… desentendem-se.

Enquanto esteve do alto do seu pedestal, firme e seguro,  Costa dizia que não precisava do PSD para nada. E deu-lhe férias prolongadas: não quis fazer uma coligação social democrata; nunca o consultou; “chumbou” na praça pública as suas propostas antes de chegarem ao Parlamento; nem o levou a concertação social da TSU. Desprezou-o até ao limite, com espaço para muitas faltas de respeito pelo parceiro da oposição. Mandou-o caçar Pokémons… literalmente.  Mas agora que as “esganiçadas” já não querem “conversa”, desolado, quer dar uma “facadinha no matrimónio” com o Pedro?

Se Passos não fosse um bom líder (porque o é, e de que maneira!), seria o “amante” ocasional perfeito do PS, que às escondidas aceitaria uma “noite” a troco de uma aprovação, só para manter as aparências de falsa estabilidade. Mas Pedro, tem princípios. Tem honra. Tem carisma. Tem um “casamento” fiel  aos que o elegeram. E isso, para os politiqueiros, é um problema sério…

É que grandes líderes não abanam nem caem com mesquinhices. A Passos, pouco lhe importa ouvir Ana Catarina Mendes questionar o seu lado na TSU. Pouco lhe importa a fúria do Presidente.  Pouco lhe importa que Marques Mendes o acuse de incoerência. Ele sabe, oh! se sabe, que o incoerente está do outro lado, aquele que em tempos na oposição, se contorcia contra a descida da TSU e agora, para se manter um poucochinho mais no poder, está desesperado para que ceda. Que agora treme porque, seguindo seu precioso conselho, Passos saiu finalmente do armário e está politicamente a fazer oposição.

Por outro lado,  para que serve uma maioria parlamentar se não é para usar? Porque BE e PCP não se opuseram à medida em 2016? Para fazer “política do chiclete” que mastiga tudo para depois deitar fora?

Todos os apoios às empresas merecem o meu aplauso. Mas esta proposta só incide sobre o salário mínimo. Logo é um forte estímulo a este. O que é erradíssimo. Por outro lado, a medida em 2014 era um incentivo provisório ao emprego suportada a 100% pelo subsector Estado ou seja impostos, enquanto esta medida de 2017, de carácter definitivo, vai buscar 50% do seu financiamento à Segurança Social, ou seja, a pensionistas. Nada comparável.

Ademais,  PSD  foi excluído das negociações na concertação social. Ponto. Não teve direito a se pronunciar.  Por isso tem toda legitimidade de se pôr de fora desta medida sucateira. Porque percebeu que isto foi jogatana política do Costa que já sabia que iria colocar Passos a puxar  a geringonça sempre que ela emperrasse.

A “carripana” gripou? Que chame as “esganiçadas” ou encoste e deixe outros governar com verdadeiro sentido de Estado e de responsabilidade. Simples.

 

24 comentários leave one →
  1. JMS permalink
    16 Janeiro, 2017 21:04

    De repente, anda tudo muito preocupado com o Passos para ver se as mentiras e vigarices descaradas do Costa passam despercebidas.

    Desde o pantomineiro do Presidente (em quem votei) até aos baronetes do PSD, entre outros mentecaptos que acham que somos todos estúpidos, andam numa roda viva para manter esta espécie de governo, esta “tranquilidade social” completamente podre, esta politica de “afectos” que nos irá, mais uma vez e, mais tarde ou mais cedo, levar ao descalabro de mais uma bancarrota. A quarta.

    Mas ninguém quer saber disso para nada. Uma enorme minoria foi satisfeita, como tal, o resto do país que se lixe.

    Somos bombardeados, diariamente, com notícias do bom, do óptimo caminho que o país está a tomar.

    Nem na Coreia do Norte…

    Temos aquilo que merecemos, sem dúvida.

    Liked by 5 people

  2. Rocco permalink
    16 Janeiro, 2017 21:17

    Carrega, Passos! A implosão da geringonça aproxima-se.

    Liked by 4 people

  3. JCA permalink
    16 Janeiro, 2017 21:35

    .
    Talvez, “se nao podes com eles junta-te a eles”
    .
    =Davos Forum Chief: ‘It’s Important to Listen’ to Populists
    .
    Why Economists Can’t Get It Right
    http://www.theepochtimes.com/n3/2207829-why-economists-cant-seem-to-get-it-right/

    Gostar

  4. JCA permalink
    16 Janeiro, 2017 21:39

    .
    Temperar a gosto e degustar qb:
    .
    .
    The Next Domino Falls As Predicted… Here’s What Comes Next
    .
    Debt-to-GDP ratio is north of 130%.
    .
    But the situation is actually much worse.
    GDP measures a country’s economic output. However, it’s highly misleading. Mainstream economists count government spending as a positive when calculating GDP. A more honest approach would count government spending as a big negative.
    .
    Government spending accounts for a whopping 50%-plus of GDP. A more accurate debt-to-GDP ratio would exclude government spending from economic output. I suspect that figure would reveal the Italian government’s hopeless insolvency.
    .
    don’t see how it’s possible for the government to extract enough in taxes from the productive part of the economy to ever pay back what it’s borrowed.
    .
    http://www.zerohedge.com/news/2016-12-08/next-domino-falls-predicted-heres-what-comes-next
    .

    Liked by 2 people

  5. Anónimo permalink
    16 Janeiro, 2017 21:50

    Concordo Cristina e JMS.
    Se isto introduzir um mínimo de coerêncioa nesta política irreal, só por isso, já valeria a pena. Por muito que a preciosa estabilidade bovina no estábulo seja o que mais agrade a quem vive nos palácios (B&B).
    E se PPC decidiu, enfim, mostrar que existe já agora que vá até ao fim e ria-se de quem não tem voto nem responsabilidades na matéria em causa.

    Gostar

  6. Marinheiro permalink
    16 Janeiro, 2017 22:53

    E Cavaco acreditou quando eles garantiram estabilidade e responsabilidade?
    Aqui há anos ensinaram-me que Cavaco era um homem sem dúvidas e que raramente se enganava.
    Ora aqui temos a excepção a confirmar a regra.

    A geringonça funciona mas acontece que ultimamente é abastecida com gasolina de contrabando e vai daí está a engripar constantemente.
    Chamem o Martelo que ele conserta a geringonça e dizem que dá garantias.

    Gostar

  7. Carneiro permalink
    16 Janeiro, 2017 23:17

    O PC e o Bloco lograram o retorno dos transportes, com o que ressuscitaram sindicalmente (e politicamente), bem como a reposição sem nexo das cortes das pensões dos beneficiários da CGA. Nada mais podem obter no imediato, para lá da saída da Nato e da extinção das touradas e, eventualmente, da criação da pasta ministerial da Felicidade Obrigatória do Povo. Ou seja já comeram a minhoca, está na hora de cagarem no anzol.
    E o Almirante Marcelo de Deus Rebelo Thomaz, convencido que os cágados comem alpista, estava á espera que Passos Coelho fosse limpar o cú aos meninos….

    Liked by 2 people

    • 16 Janeiro, 2017 23:34

      Se houver mais um descalabro economico-financeiro e consequente resgate, o Marcelo Craveiro Thomaz e um dos causadores.

      Liked by 1 person

  8. 17 Janeiro, 2017 00:02

    Cristina Miranda,
    Se o PPCoelho souber e quiser rodear-se urgentemente de gente competente, honesta e inatacavel, arranca de vez para uma oposicao mobilizadora de tugas e desmistificadora da ‘paz’ que o AC-DC quer incutir nos cerebelos dos indigentes.

    PPCoelho, tal como qualquer outro vencedor dumas legislativas, nao esperava uma coligacao adversaria (embora tivesse surgido indicios…) para retirar-lhe o poder passado 1 mes. O embate foi violento a todos os niveis: pessoal, partidario, programatico e, um governo desse modo retirado.
    Nenhum politico recuperaria em dois ou quatro meses e necessitaria (como acontece) de tempo para analisar a politica governamental, os momentos-chave e consequentes indicios para o futuro.
    Sem duvida alguma, o PPCoelho e resiliente, conhece o poder por dentro e por fora, vai efectuar uma oposicao adequada e feroz se necessaria, vencera’ o congresso e, se os tugas tiverem juizo, tambem as proximas legislativas — por isso a indisposicao de alguns baronetes (frouxos politicos…) do PSD e comentadores-apparatchiks do governo mais as suas ladainhas anti-PPC.
    Ah ! O PSD tem de saber ‘lidar’ com a comunicacao social.

    Gostar

    • PiErre permalink
      17 Janeiro, 2017 13:02

      “…e, se os tugas tiverem juizo…”

      Quem? A populaça-NADA?

      Gostar

  9. Cipião Numantino da Boina, anti comunofóbico. permalink
    17 Janeiro, 2017 00:10

    Se a Cristina Miranda quiser, arranja uma estória para entreter os enteados do Passos.
    Já mostrou que é capaz e assim eles ficam com um sorriso na cara, menos amarelo.
    É que já são tão poucos.

    Gostar

    • 17 Janeiro, 2017 00:24

      Perspicaz tem sido o AC-DC e o seu governo ao controlar a comunicacao social e comentadores para entreterem os apaniguados, os indigentes, os bovinizados, que se estao marimbando para os desaires da governança mais os 4% da divida publica e o que mais nao perturbara’ o sorriso alarve dos caninos crentes. Alias, sorriso alarve identico ao do AC-DC.

      Gostar

      • Cipião Numantino da Boina, anti comunofóbico. permalink
        17 Janeiro, 2017 13:59

        O sorriso alarve dos caninos crentes já se manifesta, como demonstra o comentário do fiel MJRB.
        Obrigado Cristina conseguiu.

        Gostar

  10. JCA permalink
    17 Janeiro, 2017 04:27

    .
    A geringonca, a caranguejola e a mota com sidecar sugerem andar um bocado a laia de trovadores romanticos com violino, rabecao e viola braguesa a cantar aquela ‘ver o mundo passar’ :))
    .
    é peciso meter adrenalina nisto. Vá lá para aquecer, cada um lè, depois tempera qb para comer a gosto pessoal
    .
    .
    =Is Trump the Back Door Man for Henry A. Kissinger & Co?
    http://journal-neo.org/2017/01/09/is-trump-the-back-door-man-for-henry-a-kissinger-co/
    .
    =George Soros lost nearly $1B in weeks after Trump election
    http://www.foxnews.com/politics/2017/01/13/george-soros-lost-nearly-1b-in-weeks-after-trump-election.html
    .

    Gostar

  11. JCA permalink
    17 Janeiro, 2017 04:29

    .
    mais uma para a fogueira para animar o pessoal:
    .
    .
    =How the US Could Win a Trade War With China
    .
    US can find a solution for most vulnerabilities; China cannot
    .
    http://www.theepochtimes.com/n3/2205639-how-the-us-could-win-a-trade-war-with-china/?sidebar=morein
    .

    Gostar

  12. JCA permalink
    17 Janeiro, 2017 04:43

    .
    Teorias da conspiracao, Psyops, Fake News, MauPerde & Comp Lda etc etc; quica mesmo Sondagens :))
    .
    =Will the CIA Assassinate Trump? “He’s Being Really Dumb For Questioning Russia Conclusions”
    http://www.dcclothesline.com/2017/01/14/will-the-cia-assassinate-trump-hes-being-really-dumb-for-questioning-russia-conclusions/
    .
    =How Donald Trump Will Be Assassinated
    http://russia-insider.com/en/politics/how-donald-trump-will-be-assassinated/ri18460

    (dizem por ai que em 70 anos nao ha lembranca duma transicao de Presidentes como a ora em curso com o Mundo atonito a assistir “filmando’ uma Peixeirada a desacreditar a Democracia e os Valores Ocidentais para gaudio de nazis, fascistas, ‘sovieticos’ e radicais facciosos), mas enfim pode ser qe passe.
    .

    Gostar

  13. Rão Arques permalink
    17 Janeiro, 2017 09:18

    Insisto! Insisto, enquanto um ensurdecedor coro de vozes não inundar o ar a dizer algo como isto:
    Seja como for, agora ou um pouco mais adiante lá terá que ser. Os repentinos aliados de conveniência sempre perceberam que não passariam de peões manipulados por um reles e descarado chantagista. Estando o ensaio a ser demasiado pornográfico, os protagonistas de hilariantes cenas não devem tardar a fugir descalços até ao pescoço para as traseiras da cortina. Sob pena de visivelmente expostos virados do avesso continuarem a fazer o jogo sujo de um oportunista sem escrúpulos que visando apenas regatar a própria pele de assustado cadáver politico, vive do golpe, pelo golpe e para o golpe. Não há jornais velhos que cheguem para limpar o cu a um urso de circo.

    Gostar

  14. 17 Janeiro, 2017 15:03

    Cipiao da Boina,

    Avaliou-me mal, porque canino fiel as opinioes da Cristina Miranda nao sou e master voice nunca fui nem serei de ninguem.

    Gostar

    • Cipião Numantino da Boina, anti comunofóbico. permalink
      17 Janeiro, 2017 16:50

      Não foi o que transpareceu do seu comentário.
      Talvez por descuido.

      Gostar

  15. 17 Janeiro, 2017 15:10

    PiErre,

    nao duvido minimamente que ha uma populaca-NADA. Indigente, contentinha, propositadamente ignorante e que nao vacila em exibir a sua ignorancia.

    Gostar

  16. Arlindo da Costa permalink
    17 Janeiro, 2017 19:46

    Esganiçada é V. Exª, caríssima postante.

    Gostar

Indigne-se aqui.