Saltar para o conteúdo

Coisas fantásticas

24 Janeiro, 2017

A imprensa progressista espanhola está indignada com o desaparecimento da página em castelhano da Casa Branca. Curiosamente essa mesma imprensa deslumbra-se com a recusa dos independentistas catalães em usar o castelhano em Espanha.

17 comentários leave one →
  1. 24 Janeiro, 2017 10:18

    Republicou isto em O LADO ESCURO DA LUA.

    Gostar

  2. André Miguel permalink
    24 Janeiro, 2017 11:02

    Dê-nos, por favor, exemplos de imprensa progressista que se deslumbra com a recusa dos independentistas catalães em usar o espanhol. Antecipadamente grato.

    Gostar

  3. 24 Janeiro, 2017 11:31

    A Esquerda está doente, mas o tratamento ainda não está disponível no mercado.

    Gostar

  4. Meio Vazio permalink
    24 Janeiro, 2017 12:43

    São do tipo de indignados (também temos muitos) que se insurgem com as declarações (amenamente) críticas de Trump a Merkl, quando o desporto favorito dos mesmos era …bater “na Merkl”.

    Liked by 2 people

  5. 24 Janeiro, 2017 13:30

    A esquerda tornou-se rancorosa, vingativa e intolerante. Se mais provas fossem precisas, as manifs americanas do ultimo fim de semana lideradas pela Madonna ( quer fazer explodir a Casa Branca), o Michael Moore ( o poder está na rua ) e restantes indigentes que vêm Hitler em cada esquina assim o comprovam. Pobre esquerda, com estas referências e alucinados que a representam todos os dias, já se viu que os vendedores de droga nos EU vão ter 4 anos em grande.

    Liked by 2 people

  6. sam permalink
    24 Janeiro, 2017 14:39

    Mais uma história gira que não se ouve contar: os resultados anunciados na noite de domingo das primárias da esquerda francesa afinal eram apenas projecções…

    Gostar

  7. Juromenha permalink
    24 Janeiro, 2017 15:09

    André Miguel , pode ler aqui.

    “Los mismos que defienden la immersion linguistica en Cataluña lloran por el español en EE.UU”.

    http://www.libertad digital.com

    Liked by 2 people

    • André Miguel permalink
      24 Janeiro, 2017 22:59

      Continuo sem ver exemplos de imprensa progressista deslumbrada com a recusa dos independentistas catalães em usar o espanhol. Vejo sim muitos exemplos de pessoas indignadas sobre o fim do espanhol no site da casa branca, mas caladas ou tolerantes sobre o uso do catalão, o que é muito diferente de “deslumbrados”.
      A César o que é de César, gosto de ler a Helena, mas aqui mete o pé na poça, usa uma técnica típica da esquerda e cria um não-assunto.

      Gostar

  8. 24 Janeiro, 2017 15:20

    estive a ver o site do palácio da zarzuela e não tem página em inglês 🙂

    Liked by 3 people

  9. JPT permalink
    24 Janeiro, 2017 15:38

    O catalão é a língua da Catalunha. É bom que as coisas estejam em catalão. Como há muita gente na Catalunha cuja língua materna não é o catalão (45% da população), mas o castelhano, é bom que as mesmas coisas estejam também em castelhano. O inglês é a língua dos EUA. É bom que as coisas estejam em inglês. Como há muita gente nos EUA cuja língua materna não é o inglês, mas o castelhano (13% da população), é bom que as mesmas coisas estejam também em castelhano. Há algum problema nisto?

    Gostar

    • 24 Janeiro, 2017 16:22

      Os EUA não têm língua oficial. Como tal, cabe aos diferentes estados determinarem se disponibilizam serviços em turco ou não. Aparentemente, vai ser reposta a página em castelhano da Casa Branca. Assim sendo, será um serviço adicional a ser prestado a nível federal sem que tenham qualquer obrigação para o fazer.

      Em Espanha, só o castelhano é considerada língua oficial em todo o reino. Não me parece que faça grande sentido existir página do Palácio Real de Madrid ou do Palácio da Zarzuela em fala para os que vivem em San Martin de Trevejo, perdão, Sa Martin de Trevellu.

      Liked by 2 people

      • JPT permalink
        25 Janeiro, 2017 10:02

        “Só o castelhano é considerada língua oficial em todo o reino”, mas o catalão é oficial na Catalunha (e bem, porque é o que falam os catalães desde a Alta Idade Média) e a Catalunha é parte de Espanha (e acredito que assim continue, por muitos e bons anos). Que um Estado preste bons serviços a todas as comunidades linguísticas relevantes que o integram parece-me bem e, quando elas são suficientemente relevantes – como são os hispanófonos nos EUA – têm mesmo (digo eu) a obrigação de o fazer.

        Gostar

      • 25 Janeiro, 2017 13:17

        Tudo bem, o meu ponto é que o método de reconhecer carácter oficial a línguas só em determinadas zonas (não uso regiões porque não é bem assim no caso espanhol) permite ao governo central ignorar a existência destas em sites, etc.

        Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    24 Janeiro, 2017 15:56

    Tenho que dar razão à Drª Helena.
    E não esquecer que os vis castelhanos proíbem o ensino do português na Galiza e perseguem quem quer associar-se politicamente ao velhinho Condado Portucalense.
    Castelhanos nem com molho de tomate!

    Gostar

  11. ABC permalink
    24 Janeiro, 2017 21:14

    Isso das línguas tem muito que se lhe diga. Há sites do estado português com versões em inglês. Porquê? Não sei. Porque não francês, grego, italiano? Não faço idéia. Nada disso tem qualquer efeito na minha vida do dia a dia mas pode-me dar para ficar muito zangado por não haver sites portugueses com opção lituana. Ou klingon, já agora.

    Gostar

  12. Pedro permalink
    26 Janeiro, 2017 10:01

    “deslumbra-se”? A sério? O Vitor estará a falar do catalão La Vanguardia? Não encontrei lá nenhuma coluna de opinião onde alguém se indignasse com o desaparecimento da página em castelhano da Casa Branca. Está a falar de quê, Vitor?

    Gostar

Indigne-se aqui.