Saltar para o conteúdo

Mentira, Corrupção e Abuso de Poder Não tem Cor Política

17 Fevereiro, 2017

Era uma vez um segredo que Centeno queria esconder. Não queria que se soubesse que acedeu  negociar condições particulares com futuros administradores do banco público. Que essas condições visavam para além do termo dos tectos salariais, isenção de apresentação das declarações de rendimentos. Como não podia decidir sozinho, informou Costa. Como Costa precisava de contornar a questão da inconstitucionalidade, falou com Marcelo. Marcelo falou com Centeno e Centeno enviou SMS para Domingues. Tudo resolvido. Tudo acertado. Até ao momento em que tudo isto chega ao conhecimento público…

A bomba estourou-lhes nas mãos. Atrapalhaditos, todos resolvem mentir: o Centeno diz que foi apenas “erro de pecepção mútuo” (vai-se lá saber o que isto é); o Marcelo diz que não há provas documentais assinadas ( tinham de ser também reconhecidas notarialmente, digo eu…) e redobra confiança no “senhor das percepções erradas”; o Costa remete-se ao silêncio enquanto o palco arde mas deita alguma água sobre Centeno que classifica de admirável ministro das finanças (a distracção e comédia é seu forte ). Mas nenhum assume nada. Isolado, Domingues promete mostrar SMS. Marcelo vê as primeiras e não gosta do que vê. Avisa que só não deixa cair Centeno  para manter estabilidade financeira. As coisas complicam-se…

Até que chegou o dia de ver todas  as SMS. E não é que Centeno implica Marcelo nas ditas? Com o rabo a arder, Marcelo indigna-se com a devassa e dá o assunto por encerrado. Atrás dele, o Costa. Atrás do Costa as eticamente correctas do BE e atrelado a estas, PCP. A lei da mordaça instala-se. É o boicote declarado às SMS e CPI para pôr fim ao que não lhes convém que se saiba. Porquê?

Chamaram-lhe novela da direita para provocar instabilidade na CGD e privatizá-la (mas que grande lata!!!). Eu chamo de abuso de poder, seja lá de que cor for,  para impedir o acesso à informação legítima e obrigatória à luz da lei da transparência no sector público. E qualquer retórica fora deste âmbito é pura manobra de distracção para proteger maus políticos cuja a irresponsabilidade é paga por todos os contribuintes. Digo mais: esconder o que se passa na CGD (com ou sem SMS) ou noutro sector qualquer do Estado, é simplesmente criminoso e antidemocrático.

O problema é que o povo português ainda não aprendeu a exigir dos governantes uma conduta ética intocável na condução da Nação. Vêem um lado e outro como se de futebol se tratasse e ao invés de os culpabilizar pela má performance política, relativizam argumentando que os outros também o eram, sem perceber que estão a trair-se a eles próprios. Com isto dizem à classe política que não se importam que abusem deles (contribuintes) desde que sejam do mesmo “team” e assim, a porcaria em vez de acabar aumenta a cada ano. E eles riem-se. Claro. Contentes por terem um povo ignorante que manipulam a seu bel prazer sem escrúpulos.

Enquanto assistirmos passivamente a estas e outras novelas políticas, consentindo que continuem a sacanear os  contribuintes sem nos unirmos nestes temas, teremos sempre políticos medíocres,  de condutas medíocres, com políticas medíocres à frente do país.

Porque a mentira, a corrupção e o abuso de poder, não tem cor política. Tem falha grave de carácter. E permitir isso faz de nós, enquanto povo, exactamente mais do mesmo.

Os políticos reflectem sempre a imagem do povo que os elege.

 

33 comentários leave one →
  1. 17 Fevereiro, 2017 17:14

    Cristina Miranda,

    óptimo post.
    Mas falta-lhe a referência ao guru do AC-DC e do governo: Carlos César-a-sombra, desde ontem com intervenções patéticas fazendo dos tugas tolos –e muitos de facto são tolos, comprovados pelo seu último parágrafo.
    Sem dúvida, concluí ontem: a mentira ficou oficializada, sobretudo pelo MCThomaz.

    O problema deste governo e do P”S” em relação à CGD não são só os SMS, mas sobretudo se mais alguém “dá com a língua nos dentes” e se uma Comissão de Inquérito Parlamentar desvenda tudo, tudinho, acerca dos tais 5 mil milhões no tempo dos Varas, dos Ferreiras, dos Sócrates & quejandos.
    O P”S”, o PC e o BE não têm mais resquícios de moralidade para invocar as palavras Verdade e Democracia.
    E a Populaça-NADA assobia para o ar !… E sente-se incomodada com telejornais a reportarem o caso…

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      17 Fevereiro, 2017 17:50

      Caro leitor, não me esqueci. Apenas quis cingir aos personagens principais e deixar esta mensagem clara que, temos o que temos por culpa nossa, dos cidadãos.

      Gostar

      • 17 Fevereiro, 2017 18:05

        Ironizando: Os cidadãos não têm culpa quando se “enganam” no voto e reelegem os seus carrascos — simplesmente têm “erros de percepção”.

        Liked by 1 person

  2. LTR permalink
    17 Fevereiro, 2017 18:03

    Quando futuramente aparecer um senhor ou seita de senhores da “sociedade civil” (ralé) a meter uma cunha para se fazer uma lei ou norma local por medida (para licenciar um aldeamento ou transformar campo agrícola em terreno urbanizável, por exemplo), quem é que no MP se vai chegar à frente?

    Liked by 1 person

    • 17 Fevereiro, 2017 18:08

      Como “a coisa” está, num último recurso valem-se dos reformados e paladinos da justiça Pinto Monteiro ou do Noronha Nascimento. A Almeida também servirá.

      Gostar

  3. Arlindo da Costa permalink
    17 Fevereiro, 2017 18:37

    Não sei se é dos óculos de casca de laranja que agora pus, mas vejo muito bem e sei MUITO BEM qual é a cor da CORRUPÇÃO em Portugal…

    Gostar

    • 17 Fevereiro, 2017 19:02

      Cor predominante: ROSA ! P”S” !, quase sempre sem espinhos, dependendo dos noronhas, monteiros, almeidas & ilimitados comparsas.

      Liked by 1 person

      • Sem Norte permalink
        18 Fevereiro, 2017 04:29

        Pelo menos serve para monstrar a extrema esquerda a defender a corrupção quando esta é feita pela esquerda, os arlindos só são contra a corrupção quando esta é feita pela direita.

        Liked by 1 person

  4. SRG permalink
    17 Fevereiro, 2017 18:37

    E o PC com a maior das latas vem para a praça pública dizer que a direita montou um circo. Estes abencerragens, que apenas olham para o seu umbigo, ainda continuam a ter espectadores e carneiros que os admiram. Como é que as pessoas não sentem repulsa a olhar para a cara do Jerónimo, que apenas destila ódio por todos os poros ?

    Liked by 2 people

  5. Rão Arques permalink
    17 Fevereiro, 2017 18:39

    Inocentemente pergunto a quem saiba informar. O que é preciso fazer para meter toda essa gente a contas com a justiça? Das instituições sendo tituladas por suspeitos não se pode esperar nem um passo. E os cidadãos vão ter que ficar de mãos atadas perante atropelos de tal dimensão?

    Liked by 1 person

    • 17 Fevereiro, 2017 18:57

      A maioria dos tugas são uns remediados contentinhos em quase tudo. Estão-se marimbando para casos políticos, judiciais e outros. Basta-lhes as revistecas do jet3,5, reality shows, futebolices, concursos de cançonetas (mesmo não percebendo inglês), telenovelas, etc e…uns trocos para alimentação diária mais umas bejecas e tintóis.
      O Marcelo Craveiro Thomaz e outros valem-se da ignorância, alarvice dessa gente.

      Gostar

  6. Os corruptos que se cuidem permalink
    17 Fevereiro, 2017 18:46

    Cristina, excelente! Não tenho mais nada a dizer!

    Liked by 1 person

  7. maria permalink
    17 Fevereiro, 2017 18:47

    Acrescento, enquanto nos adormecem a 12 de Janeiro a EDP aumenta as taxas da;
    Potência 13,434% com IVA
    Energia 1,833% com IVA
    Os pensionistas pobres foram aumentados 0,0496%. Pouco mais de 1€.
    Assim se enche os cofres da EDP e do Estado.

    Liked by 2 people

  8. Os corruptos que se cuidem permalink
    17 Fevereiro, 2017 18:49

    Ou melhor: tenho, sim. Faço minha a pergunta crucial do Rão Arques, acima: o que é preciso fazer para meter toda essa gente a contas com a justiça? Alguém tem alguma ideia e escreve aqui um post de mobilização? Faz-se uma vaquinha e inicia-se uma acção contra o esta gente, sob o lema “Nós, o Povo, acusamos”?

    Gostar

  9. javitudo permalink
    17 Fevereiro, 2017 19:16

    À medida que a os enganos se sucedem e o povo percebe que está a ser diariamente espoliado sempre pelos mesmos, algo está a mudar. Leva tempo. Os media escondem, vigarizam, atiram com o pulhiticamente correto. Quando se fala dos mesmos, a cor partidária não conta. No entanto há desesperados que fazem crer que só num lado se acoitam os ladrões. Percebe-se que tem mais medo da verdade. Ao nepotismo escandaloso o açoreano-mór junta a tentativa da mordaça, “a censura do assunto está encerrado…” partilhada pelo banhista dos afetos talvez inspirado pelos tempos do seu progenitor.
    E a cgd? Quem são os credores acima de 10 milhões, por exemplo? Esses credores têm amigos, que por sua vez têm mais amigos. Para eles é sempre mais para nós é sempre menos. Com os atuais governantes jamais se verá luz, a verdade dos fatos. Está visto.
    É tempo de pensar em formas expeditas de romper o círculo da corrupção. É possível.

    Liked by 1 person

  10. 17 Fevereiro, 2017 19:30

    O mais recente abuso de poder neste ano de eleições: O Estado DÁ(!) 2.250 Euros a quem comprar um carro eléctrico novo.

    Gostar

  11. Cipião Numantino da Boina, anti comunofóbico. permalink
    17 Fevereiro, 2017 19:39

    Depois de ler o extenso guardanapo, apenas quero acrescentar. ” PSD e CDS avançam com comissão de inquérito sobre caso Domingues” Muito bem apoiado também não lhes restava outra alternativa, depois de verem a sua estratégia derrotada e desmascarada, na tentativa de paralisar a CPI da CGD.
    Não se esqueçam de chamar a depor na dita comissão, os directores dos Jornais que receberam as cópias das SMS, assim como o Lobo Xavier e o João Miguel Tavares.
    Concorda Dona Cristina, vai-se fazer justiça no caso Domingues.

    Gostar

    • Rão Arques permalink
      17 Fevereiro, 2017 20:50

      Estratégia desmascarada por quem não tira a máscara?

      Gostar

  12. Aventino permalink
    17 Fevereiro, 2017 20:08

    Ai aguenta aguenta. Este gado aguenta tudo com cara alegre. Já agora, não se arranja um empreguito na função pública. Aí é que se aguenta bem.

    Liked by 1 person

  13. Filipe Costa permalink
    17 Fevereiro, 2017 20:23

    Quando o BP, por Carlos Costa, vem dizer que divulgar os empréstimo em mora, ou não, e quem são os maiores devedores, vai arrazar a Banca, a venda do NB, a CGD, a confiança, o investimento, and so on, parece que alguém quer esconder algo.

    O povo engole tudo, até o facto do Ministro que injecta 5 mil milhões na Banca ser vigarista e aldrabão, para cumulo, defendem-no com a descupa dos 2,1%. Já lhe chamam o melhor Ministro das Finanças de todos os tempos.

    Liked by 1 person

  14. lucklucky permalink
    17 Fevereiro, 2017 20:46

    Nada mudará enquanto os Portugueses não perceberem o que são os Jornais e o Jornalismo.

    Gostar

  15. javitudo permalink
    17 Fevereiro, 2017 20:58

    Aventino, não se aguenta toda a vida.
    Livra-te do vinagre feito de vinho doce e da cólera dos mansos por natureza.
    Benjamin Franklin

    Gostar

  16. José Domingos permalink
    17 Fevereiro, 2017 21:57

    Mais uma vez, excelente texto, é de facto, confrangedor, o tipo de políticos, que a sociedade civil gera.
    Um país de pindéricos, armados ao fino, só pode dar nisto, em pulhiticos deste jaez.
    Curiosamente, ninguém fala, por onde anda o dinheiro “retirado” da cgd, não deve dar jeito perguntar, penso eu de que.

    Liked by 1 person

  17. licas permalink
    17 Fevereiro, 2017 22:33

    É só meter as vogais

    cgd = cègada
    cgd = cagada

    Gostar

  18. Anónimo permalink
    17 Fevereiro, 2017 22:41

    Nesta foram apanhados.
    Quantas, no passado, já não terão feito sem serem apanhados?.
    E, no futuro, quantas farão, sem ser apanhados?.
    Para representantes do povo o que é que lhes falta?.

    Gostar

    • Filipe Costa permalink
      18 Fevereiro, 2017 01:05

      Uma coisa é certa, da esq à dir, ultimamente estão a ser investigados e a ir de saco, parece que algo está a mudar. Mesmo, nunca ví tanto politico e FP na bara do tribunal.

      Gostar

  19. carlos alberto ilharco permalink
    17 Fevereiro, 2017 23:31

    Não sou muito de elogios e ainda menos de humildade.
    Só digo, gostava de ter escrito isto.

    Liked by 1 person

  20. Artista português permalink
    18 Fevereiro, 2017 11:05

    Cristina, gosto de tudo aquilo que escreve. Parabéns! Uma sugestão: seria interessante analisar uma situação recente aqui na casa do lado. Uma Senhora portou-se mal e vai daí, o irmão, mandou-a para fora. Segundo foi revelado vai para Lisboa. Assim, seria interessante saber se (1) Lisboa é o caixote do lixo da casa aqui ao lado? (2) Vai para Lisboa porque ali está no seu ambiente natural? ou (3) mandam-na para Lisboa como antigamente se mandavam pessoas incómodas para o degredo, normalmente para as colónias; será coincidência? será premonição?

    Liked by 1 person

  21. Aventino permalink
    18 Fevereiro, 2017 19:52

    Resposta para o Javitudo.
    Não acredito que o nosso povo manso se revolte um dia. Como gente não valemos grande coisa. Acredito em si, em mim ou naquele. No povo não!

    Gostar

  22. ABC permalink
    19 Fevereiro, 2017 13:33

    Já agora gostava de saber porque desapareceu o meu comentário.
    – Acho que neste quadro parlamentar nem vale a pena esperar que se esclareça o caso CGD, a esquerda teme que revelações sobre a CGD possam precipitar uma privatização, a CGD viola a lei, o governo não está interessado em fazer cumprir a lei, e a separação de poderes está inquinada. E pelo caminho que levamos Portugal vai precisar de um banco público.
    Disse algo errado?

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.