Saltar para o conteúdo

Só Pode Ser da Primavera

17 Março, 2017

A explicação só pode estar na aproximação da Primavera onde os passarinhos cantam, as flores florescem, as paixões nascem para se entender esta euforia à volta do défice de 2,1% (Sócrates conseguiu 2,6% antes de falir) e das melhorias económico-financeiras que ninguém vê nem sente e muito menos aplaude, a não ser claro o nosso Governo com o devido colinho do Presidente da República.  Costa diz que contra factos não há argumentos; Marcelo fala em preconceito dos investidores com governo BE e PCP; Centeno lamenta-se da injustiça dos mercados que não entendem todo este esforço à volta do incrível défice. Realmente estar apaixonado é outro nível.  Cega.

Eu devia fazer o mesmo, pegar numa prancha e surfar nas ondas das estatísticas e quem sabe não apanho uma onda boa tipo canhão da Nazaré e me deixe levar nesse optimismo deslumbrante… Mas tenho esta mania de achar que 1 e 1 são 2 e talvez por ter sido divorciada e saber que quando 1 e 1 podem ser 3 ou 4 é porque algo vai muito mal, não sou fácil de enganar.

Ora já sabemos que a Primavera pode ser  sempre que um homem quiser. Basta ir comprar flores às estufas e espalhá-las pela casa, ou pôr passarinhos a procriar in vitro e colocá-los depois numa gaiola na cozinha à espera que cantem. Sim. As coisas não têm necessariamente de ser. Basta parecer. E assim se engana a malta mais um poucochinho até ao estoiro. Sim, martelar a matemática é possível. E quando estourar? Bom, aí é só dizer que a culpa é dos outros e está feito!

Porque de facto a realidade vai tomar conta do cenário primaveril e aplicar a vacina contra a paixonite aguda que cega os incautos. Não tenhamos qualquer dúvida: a dívida que ao contrário do défice, este governo aumentou consideravelmente, está a afastar os investidores. E sem criação de riqueza, Portugal não cresce o suficiente para suprir suas necessidades. Ora, num cenário onde se perpetua a continuidade de gastos superiores à riqueza produzida, ninguém arrisca em colocar 1 cêntimo. Os investidores não são parvos, meus senhores. Sabem muito bem que um governo incapaz de cortar despesa irá forçosamente aumentar mais ainda os impostos, já por si os mais elevados da OCDE, para segurar o país. Ora quem é o burro que vai investir e trabalhar para aquecer?

E isto não é só. É preciso urgentemente proceder à reforma do Estado porque sem um Estado com contas equilibradas, é difícil que haja investimento. A desconfiança será  sempre elevada  porque ninguém acreditará que um Estado em falência técnica não venha a assaltar os contribuintes privados para garantir sua sobrevivência. Tão simples quanto isto.

 

54 comentários leave one →
  1. 17 Março, 2017 10:48

    “Estamos no bom caminho” — como habitualmente os “socialistas” garantem. Agora sob alcatifa fofinha e rosa estendida pelo PC, BE e pelo MarceloCarmonaThomaz.

    Liked by 3 people

  2. Marinheiro permalink
    17 Março, 2017 11:03

    São rosas, senhor!!!! São rosas!!!!
    Só acredita no milagre quem tem fé.
    O senhor dos marmelos, tem fé.
    O ateu do jerónimo, tem fé.
    A ateia da Catarina, tem fé.

    É o 3 em 1 do século vinte e um

    Liked by 1 person

  3. Anónimo permalink
    17 Março, 2017 12:01

    Pois bem.
    Compreende-se Centeno e os seus truncados juízos, em causa própria.
    Compreende-se A. Costa e a sua feliz quasi alarve disposição, a de quem goza o poleiro mais alto do bairro, conseguido com geringonçado despautéio, diga-se.
    Percebe-se o PS que mais uma vez defende o seu actual líder, com unhas e dentes … até precisar de um próximo, impoluto, pronto para ser apresentado ao seu socialisticamente pendurado eleitorado….
    Percebe-se a tristeza que graça pelas oposições. Mas sabem que é só esperar. O espectável pêndulo voltará a entregar-lhes o poder, que restar, e de mão beijada.

    Quanto a este PR tudo fia mais fino. É que deve custar muito ser PR, a quem nunca o quiz(sic) ser. Ficará bem na foto-finish ?. Tudo é possível, com tanta criatividade..

    Gostar

  4. Mauro Pires permalink
    17 Março, 2017 12:53

    O Costa do avental está a tentar encontrar o melhor timing para saltar do barco, ele sabe que vai sair Caril. Se a inflação core(sem efeito da energia) continuar subir como está o desmame será mais rápido, e a bancarrota cairá no colo de quem a criou. E será um passeio para Passos.
    Olhem: https://portugalgate.wordpress.com/2017/03/17/a-razao-de-wolfgang-schauble/
    Já estamos no facebook! https://www.facebook.com/PortugalGate-1731269987184043/

    Gostar

  5. 17 Março, 2017 14:44

    Mais uma mega-preocupação para o P”S”: A PGRepública autorizou o prolongamento, sem data como término, da investigação da Operação Marquês.
    Se “o menino de ouro do P’S'” vier a ser condenado, qual será a reacção do AC-DC, do CCésar, dos dirigentes, dos deputados, dos militantes de tão venerada instituição ? E dos eleitores numas legislativas e presidenciais ?

    Liked by 1 person

    • lucklucky permalink
      17 Março, 2017 23:39

      Nada o PS já deitou Sócrates para o passado. Agora tem o nº2 dele e serve muito bem.

      Gostar

    • Marinheiro permalink
      17 Março, 2017 23:39

      Sem graça seria o indigente, perdão indigitado, ver anulado o processo.
      Alguém calcula o que seria aquela AR dos geringonços?
      Esgotavam o champanhe da reles cantina.
      Rebolavam-se pelas passadeiras rosas e vermelhas.
      Abraçavam-se uns com uns e umas com umas
      Uma rebaldaria
      Os dixotes fariam corar as virgens do Largo da Má Língua ao Rato.
      O Kalifa Medina mandava abrir os portões do Paço Ducal, hastear a bandeira, dava tolerância de ponto por uma semana … e era uma borga nunca vista na capital .bolchevic
      Bonito de se ver: gaiteiros, fogueteiros, gigantones, e palhaços a desfilar pelas vielas

      Gostar

  6. javitudo permalink
    17 Março, 2017 16:14

    Há algum otimismo por aqui. Quando a casa vier abaixo não vai ser uma oposição tradicional tipo passos que fará face ao descalabro. Teríamos a repetição da triste novela. Os maus, os austeros contra os bonzinhos, lá vai mais um até novo descambar.
    O ministro Schauble avisou para não haver desculpas. No entanto vai ser preciso esperar que Macron e Merkel vençam as eleições para pôr a UE a duas velocidades e os tugas perceberem o que isso significa. Se a geringonça armar ao pingarelho será ótimo. Será a altura de gente séria do PS correr com quem abusivamente tomou conta de um partido com historial pró democrático, apesar de tudo o que sabemos e o que nos falta saber.
    Quanto ao marquês a coisa fia mais fino. Há muito dinheiro roubado pronto para aquecer os bolsos.
    A menos que os alarves defensores dos arguidos e quem está por trás deles, trabalhem por desporto. Quem está por trás deles não será despiciendo.
    Ainda ninguém lhes perguntou quem lhes paga, quanto lhes paga e se é em fotocópias ou em suspiros. Claro que há mães extremosas, sempre prontas a suportar despesas. Há estórias enternecedoras e narrativas de molhar os calções pela risada que provoca.
    Teremos que suportar tudo isso e mais algo de inesperado. Depois há aquela coisa esquisita do kosta ter sido o atento e dedicado nº 2 do nº 44.
    Por agora notemos apenas que são pares. Ainda a hora do equinócio da primavera não chegou cantam alguns passarões e a língua dos répteis se solta. Who knows?
    Para quem está inocente, mais mês, menos mês de investigação conta assim tanto?
    Não seria caso para regogizo ver os procuradores atarefados à procura da rolha?

    Gostar

    • 17 Março, 2017 16:42

      Actualmente o P”S” tem “gente séria para correr com quem abusivamente tomou conta do partido” ?? Quem e quantos ?

      Gostar

      • lucklucky permalink
        17 Março, 2017 23:41

        É essa a minha pergunta também MJRB.

        O complexo político-jornalista marxista promove aqueles que lhe interessa.

        Gostar

  7. licas permalink
    17 Março, 2017 16:16

    . . . . e os que cantavam loas às portas do “hotel” de Évora?

    Gostar

  8. licas permalink
    17 Março, 2017 16:26

    : . . e os Vistos Gold do Miguel Macedo,
    e aqueloutro que matou a velha para lhe ficar com os “cobres”?

    Gostar

    • 17 Março, 2017 16:46

      Todos bons rapazes. Quem apalpou o cu à minha filha, ã…? (…)Siga o baile !

      Gostar

    • Marinheiro permalink
      17 Março, 2017 23:41

      Esses que falas são iguais aos outros mas tu consegues ainda ser pior e mais reles que todos eles

      Gostar

  9. carlos alberto ilharco permalink
    17 Março, 2017 16:55

    O post é bom, mas está um bocadinho desactualizado.
    Foi encontrada a solução

    Portugal está hoje numa situação que não tem sentido, porque não tem nenhuma possibilidade de sustentar os juros da dívida”, afirma

    O economista Francisco Louçã disse esta quinta-feira que Portugal “não tem nenhuma possibilidade de sustentar os juros da dívida”, se a mesma não for reestruturada, estando a ser exigido o que nenhum outro país europeu alguma vez conseguiu.

    Ler o resto aqui
    http://www.dn.pt/portugal/interior/francisco-louca-diz-que-portugal-nao-tem-possibilidade-de-sustentar-a-divida-5729938.html

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      17 Março, 2017 18:24

      Pois é… O que o “economista louçã” se esquece é que para ter poder NEGOCIAL para reestruturar 1 dívida, não se pode ter comportamentos despesistas junto dos credores. Porque sem MOSTRAR vontade, empenho e ESFORÇO em cumprir o já estipulado, o melhor que se consegue É 1 CHUTO NO CUZITO. Louçã nunca geriu 1 empresa na vida se não SABERIA ISTO. É básico.

      Gostar

      • 17 Março, 2017 19:24

        Que dois “independentes” vão entrar no BdePortugal: Luís Nazaré e FLouçã…

        Gostar

      • carlos alberto ilharco permalink
        17 Março, 2017 21:00

        Claro.
        É um empresário de aviário.
        Eu durante anos li a Popular Mechanics e depois candidatei-me à equipa Ferrari de Formula One.
        Incrível não me quiseram, tanto que eu sabia de teoria.

        Gostar

    • Marinheiro permalink
      17 Março, 2017 23:43

      O anacleto é isso mesmo anacleto.
      A verdade é já chegou ao BdP, meio caminho andado para par mais uma reforma.
      O resto são cantigas dos esquerdistas de meia tigela

      Gostar

    • lucklucky permalink
      17 Março, 2017 23:44

      A dívida que o Louça não teve nada contra pelo contrário. Incentivou a fazer

      É só défice zero que a dívida baixa.

      Gostar

  10. licas permalink
    17 Março, 2017 17:05

    javitudo PERMALINK
    17 Março, 2017 16:14

    Como bem diz, para além de algumas fanfarronadas e apetite voraz a ser Poder,
    o P.S. era um Partido confiável quanto à sua posição Democrática.
    Porém tudo está mudado agora.
    É que não sabemos se vai voltar tudo ao mesmo quando da extinção deste Govêrno,
    ou se vai continuar a alinhar com a Esquerda Radical,
    A grande incógnita . . .

    Liked by 1 person

  11. Arlindo da Costa permalink
    17 Março, 2017 17:07

    Costa respondeu à letra: contra factos não há argumentos.

    Podem continuar a filosofar pois não pagam imposto.

    Gostar

  12. Prova Indirecta permalink
    17 Março, 2017 17:30

    Contra factos não há argumentos .

    http://portadaloja.blogspot.pt/2017/03/a-detencao-e-prisao-de-socrates-foi.html

    Gostar

  13. André Miguel permalink
    17 Março, 2017 18:20

    “Ora quem é o burro que vai investir e trabalhar para aquecer?”

    Os tugas. E até votam isso mesmo.

    Ainda não sei se os nossos empresários são loucos ou heróis…

    Liked by 1 person

  14. javitudo permalink
    17 Março, 2017 19:26

    Às 16.14 escrevi: “Quanto ao marquês a coisa fia mais fino. Há muito dinheiro roubado pronto para aquecer os bolsos”. Depois da decisão da PGR de prosseguir a investigação suspensa por cartas rogatórias cuja resposta pode demorar anos, já se mandam bitaites.

    Gostar

  15. 17 Março, 2017 19:55

    Em 2011, a dívida pública foi de 111,4% do PIB.

    Em 2012, a dívida pública foi de 126,2% do PIB.
    .
    Quem governou em 2012?
    .
    Em 2013, a dívida pública foi de 129% do PIB.
    .
    Quem governou em 2013?

    Em 2014, a dívida pública foi de 130,6% do PIB.
    .
    Quem governou em 2014?
    .
    Em 2015, a dívida pública foi de 129% do PIB.
    .
    Quem governou em 2015?
    .
    Em 2016, a dívida pública foi de 125,7% do PIB.
    .
    Quem governou em 2016?
    .
    São estes os números. Sem ironias, nem estórias, nem fábulas….

    A desconsideração que tem pela capacidade intelectual dos seus correligionários deveria ser ofensiva para estes.
    .
    Mas não, vêm cá todos agradecer por serem feitos de parvos…

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      17 Março, 2017 21:50

      o X sabe perfeitamente que em 2012 e anos seguintes, enquanto esteve a troika, foram incorporadas na dívida pública mais de 30 mil milhões que estavam debaixo do tapete do Sócrates entre encargos das PPPS rodoviárias e dividas das EPS., hospitais……
      Mas insiste na má fé.
      Olhe que lhe cai o convento em cima. Porque apesar de estarem a atirar algumas delas para a dívida e manter o défice mais baixo, há outras que estão a ser mantidas como “correntes” e não entram nem na dívida bruta nem no défice. Como é o caso da duplicação da divida dos hospitais.
      Voltamos portanto ao inicio. Um proximo governo que tenha de enfrentar um resgate, vem aí um “escurinho” do FMI que manda tirar do fundo da gaveta as dívidas e depois ela sobe como subiu na primeira vinda da troika.
      Em paralelo vc poderia dizer que o défice de 2011 em vez dos 2.6% anunciados pelo 44 foi”apenas” de 11.9% e que passou a ser cerca de 7% em 2012, …….até os 2.9% de 2015

      Liked by 1 person

    • Marinheiro permalink
      17 Março, 2017 23:46

      Ó trouxa do X já esqueceste que foram alteradas as condições de contagem do PIB e foram buscar os calotes anteriores?
      Esqueceste?
      Só para não esqueceres… os anteriores… eram os xuxas capitaneados pelo 44

      Gostar

      • ABC permalink
        18 Março, 2017 00:47

        Os socialistas são assim, não só estouram a economia, e já é a terceira vez, como deixam tudo armadilhado para quem vier a seguir.

        Liked by 2 people

    • Jorge Libertário permalink
      18 Março, 2017 10:57

      X a manipular factos:

      Divida pública final de 2015 = 129% do PIB

      Dívida pública final de 2016= 133% do PIB

      https://www.bportugal.pt/Mobile/BPStat/Serie.aspx?IndID=826880&SerID=2028259&View=data&SW=320

      Liked by 1 person

    • Jorge Libertário permalink
      18 Março, 2017 11:11

      Mas se o camarada X quiser em euros, é apenas um aumento de 11 mil milhões desde de o momento em que a geringonça tomou posse.

      https://www.bportugal.pt/Mobile/BPStat/Serie.aspx?IndID=827040&SerID=2041410&SW=1280&Show=1&View=data

      Liked by 1 person

  16. javitudo permalink
    17 Março, 2017 20:14

    A primavera vai pôr Dijsselbloem no sítio certo. Vai fazer muita falta, vai.

    Gostar

  17. javitudo permalink
    17 Março, 2017 20:38

    A pseudo demonstração do X é mais do tipo XPTO. Em qualquer taberna vence.
    https://www.rtp.pt/noticias/economia/perceba-como-a-divida-publica-tem-aumentado_v915614
    Qualquer criança com capacidade média percebe que quando a dívida atinge um valor muito excessivo, esse valor funciona como uma mola preversa. Se ao longo dos anos, os ladrões assaltarem os cofres numa operação organizada ao pormenor, se tipos como o sem tino se esconder os seus nomes, se houver pategos convencidos que as dívidas não são para pagar e optarem pela política da avestruz, então teremos uma primavera radiosa, com verão quente de seguida a prolongar-se para o Outono.
    Siga a festa.

    Gostar

  18. Tiro ao Alvo permalink
    17 Março, 2017 22:03

    Aqui vai uma boa leitura para p X: https://causa-nossa.blogspot.pt/2017/03/ai-divida-9.html

    Gostar

  19. 17 Março, 2017 23:01

    Vocês falaindes e não sabeis o que dizendes .

    Sobre dívida pública:
    A dívida pública do Japão, considerada a maior do mundo desenvolvido, é mais do dobro do seu Produto Interno Bruto (PIB).

    NB: estamos bem longe dos homens (substantivo colectivo) dos olhos rasgados. Quer isto dizer que a DP não é importante, Não!

    Pelos dados conhecidos a % da DP está a regredir e há-de ser renegociada, assim como foi à Alemanha no após guerra. Eu sei que isso é coisa que os blasfemos não querem ouvir. Querem a TINA? Acabou!

    Gostar

  20. javitudo permalink
    17 Março, 2017 23:49

    Podíamos estar aqui a dizer coisas ad eternum. Não vale a pena.
    “O stalinismo não constituía somente um erro, um desvio, um engodo político; sentia, já, que era ainda pior: uma mutilação e uma mutação do homem que punha em causa os próprios fundamentos da existência”. (Edgard Morin)
    Estamos perante uma distopia em que os seus membros têm sempre razão. A vulgata marxista tornou-se dogmática ao desprender de uma teoria dos modos de produção e de uma análise sócio-econômica do capitalismo a antecipação certa de um futuro histórico. Apropriaram-se desta verdade futura tornando-se seu suporte e vetor políticos. Em função dessa verdade partidos e vanguardas tornam-se garantes do que define a necessidade objetiva. Eles têm o monopólio da verdade e o Partido “é” seu substrato.
    Responder aos “comissários” é pura perda de tempo. Ainda por cima de baixo nível.

    Gostar

  21. 18 Março, 2017 00:27

    Gosto muito de eufemismos. A investidores, tal é o estado da nação, há quem chame de agiotas! Contas públicas equilibras precisam-se com urgência!

    Gostar

  22. JCA permalink
    18 Março, 2017 01:36

    .
    Pois, mas por mares nunca antes navegados, por onde navegamos:
    .
    .
    =Europe Mulls Acquiring Its Own Nuclear Deterrent
    http://www.strategic-culture.org/news/2017/03/15/europe-mulls-acquiring-its-own-nuclear-deterrent.html
    .

    Gostar

  23. licas permalink
    18 Março, 2017 08:43

    Continuando Edgar Morin
    O Comunismo, especialmente na versão Marxista-Leninista-Stalinista,
    vejam que afinal reconhece que o regime não se adapta aos humano
    uma vez que insistentemente apela à criação do “homem novo”.
    Como seria formado essa aventesma?
    ___Obediente caninamente aos iluminados dirigentes
    ___Sem qualquer possibilidade (a não ser que seja suicida) de lutar por mudar o regime
    ___Abdicar do papel de Cidadão que é quem mais ordena”
    ___Resignar-se a que os filhos sejam “moldados na Escola” pela “Doutrina”
    ___Abdicar da liberdade de opinião e de reunião
    ___Suportar os mesmos Presidentes impostos durante 3, 4, 5 décadas seguidas.

    e muitas coisas mais exigidas ao tal “Homem Novo”.

    Liked by 1 person

  24. Jose permalink
    19 Março, 2017 08:16

    ” Ò Assunção, tens aí um email, vai lá ver e dá o ok”.
    Palavras para quê, é um governo português.

    Gostar

Indigne-se aqui.