Saltar para o conteúdo

Centeno 2 : 4 – 3

29 Março, 2017

estudo-biblico-2

 

Quem já assistiu a uma cena de caça no National Geographic compreende perfeitamente o acerto da estratégia do governo e da maioria parlamentar em relação aos 243 mil milhões de euros que compõem a dívida pública portuguesa. É bem sabido como esta actividade predatória se processa: o leopardo aproxima-se da gazela com o maior estardalhaço possível, rugindo e saltitando desde longe, e o doce antílope, em atitude sacrificial, vai ter calmamente com o felino e oferece o pescoço à mortífera dentada.

A sábia natureza não chegou a este estádio evolutivo por acaso. Ao facilitarem a vida aos predadores, as presas, além de evitarem correrias cansativas e pouco dignificantes, dão também um importante estímulo aos carnívoros mais inseguros ou preguiçosos, informando-os de que são facilmente comidas por qualquer um. É este tipo de mecanismo que também se encontra na espécie humana, nomeadamente nos liceus. Daí o enorme carinho que todas as moçoilas sentem pelo fanfarrão que espalha aos quatro ventos as histórias íntimas dos dois, fazendo do kiss and tell uma das mais nobres actividades em recintos escolares. E se forem histórias inventadas, melhor ainda.

O nosso actual elenco dirigente percebe bem estas idiossincrasias dos caçadores. Daí que não passe um dia sem levantar poeirada na savana financeira. Uns dizem para esperar pelas eleições na Alemanha, outros que mais vale atacar já, e os restantes vão cantando de galo em animados grupos de trabalho. O importante é que se anuncie que a montaria ao credor está na agenda oficial. É o que se costuma fazer nas dedicadas ao javali, e os bichos nunca fugiram por causa disso. Claro que tudo isto é muito tell sem nenhum kiss, mas é nesse pormenor que reside toda a elegância.

Foi por causa desta particularidade biológica e cultural que o trabalho do ex-ministro das finanças Vítor Gaspar não foi muito apreciado. É verdade que ele foi o único que conseguiu renegociar efectivamente a dívida pública portuguesa. Mas fez tudo com tanta discrição que deu logo para ver que se tratava de um homem sem maneiras. E os governantes que representam os países credores viveram um autêntico pesadelo. Perderam umas valentes massas de uma forma tão disfarçada que os seus eleitorados nem chegaram a dar por isso. Esse secretismo foi, para Wolfgang Schäuble, por exemplo, muito constrangedor. O homem sonhava desde há muito com o dia em que, perante dezenas de câmaras de televisão e microfones da rádio, anunciaria aos contribuintes alemães que tinha perdido o dinheiro deles num empréstimo incobrável aos portugueses. Vítor Gaspar, com a sua atitude reservada, tirou-lhe esse prazer. Há quem diga que foi esse o motivo que o levou, envergonhado, a baixar-se respeitosamente perante o homólogo germânico em plena reunião da Eurozona. Uma forma de pedir desculpa pela desadequada circunspecção. Também há quem diga que Gaspar se baixou porque Schäuble é paraplégico. Mas esses nunca leram a Bíblia e não conhecem a cura do paralítico em Cafarnaum. Mário Centeno, que de acordo com Teodora Cardoso até já fez um milagre, poderá em breve fazer outro. É só proferir, cheio de gabarolice e em voz alta: “levanta-te e anda cá, Wolfgang, para te pregar um grande calote”.

 

35 comentários leave one →
  1. 29 Março, 2017 11:09

    O Sr 1º Ministro António Costa convocou o PSD para uma reunião sobre a venda do Novo Banco.

    Mas não foi ele que gritou que o PSD não contava para nada?

    Gostar

  2. José Manuel Faria permalink
    29 Março, 2017 11:30

    quando se trata da alta finança o bloco central une-se. Em nome do interesse nacional!

    Gostar

  3. Baptista da Silva permalink
    29 Março, 2017 11:38

    Eu até aprecio este governo, o PS gosta de pedir emprestado como se não houvesse amanhã, as esganiçadas e o avô cantigas gostam de não pagar. Isto vai correr mal.

    Gostar

  4. 29 Março, 2017 12:14

    Senhor Sérgio Barrete Costa,
    permita-me que o rectifique:a dívida pública portuguesa não é 243 mil milhões mas sim 2,43 milhões. Se fosse aquele montante estaríamos na antecâmara duma provável bancarrota, o que nunca mais acontecerá enquanto o PS governar.
    Como vê, estamos no bom caminho.
    Saudações,
    Mário Centeno.

    Gostar

    • licas permalink
      29 Março, 2017 14:17

      MJRB
      Infelizmente anda à roda de 240 mil milhões de Euros,
      (números da Estatística…)
      E a sua previsão “estamos na antecâmara. . . ” vai sair certa.

      Gostar

      • 29 Março, 2017 15:24

        Senhor/a licas,
        repare neste pormaior: fui convidado para ministro das finanças também para reduzir a dívida pública. Quando tomei posse era…milhões, muitos milhões.
        Sua Excelência o dr. António Costa até tinha –disseram-me– pensado para o cargo o sr. deputado Galamba. Chegou à conclusão que o nome poderia confundir-se com “lambe”. “Lambe”-no-Estado há muitos.
        Alguém me recomendou e de imediato o então negociador com o PC e o BE para a golpada parlamentar não hesitou: “Epá, esse mesmo ! Centeno, relaciona-se só com centenas. Se fosse Milhão, com milhões. Dá-me o telemóvel do gajo que é o ideal para falar só em centenas”.
        E cá estou.
        Saudações,
        Centeno.

        Gostar

      • licas permalink
        29 Março, 2017 17:19

        Sr./madame MJRB:

        Produzi um comentário/correctivo OBJECTIVO,
        (não me foi possível encontrar qualquer tipo de agradecimento)
        Se fosse 2,43 milhões de Euros, até o C. Ronaldo liquidaria a dívida,
        no caso do Aeroporto de Lisboa mudasse de nome, como o da Madeira. . .

        Gostar

  5. ABC permalink
    29 Março, 2017 13:10

    Mais tarde ou mais cedo vai ser preciso um bode expiatório a sério, que isto de ser tudo culpa do Passos Coelho está a perder gás. A Geringonça, com a sua competência habitual, já está em cima do problema.

    Gostar

  6. javitudo permalink
    29 Março, 2017 13:32

    “levanta-te e anda cá, Wolfgang, para te pregar um grande calote”.
    A alternativa:
    “Levanta-te e anda cá, semtino, para te pregar com o coiro no sítio”.
    “E os outros, e os outros que me dirigiram a encomenda”? pergunta o farsante.
    “Os outros estão a salvo, cobertos pelo avental; tu nem te alistaste como soldado”.

    Gostar

  7. Prova Indirecta permalink
    29 Março, 2017 15:16

    Ah ah ah , genial !!!!! Ironia fina , do melhor que tenho lido aqui pelo blasfémias .

    Gostar

  8. javitudo permalink
    29 Março, 2017 15:26

    “As suspeitas surgiram na sequência dos últimos dados enviados para o Ministério Público pela Suíça no âmbito da Operação Marquês, em que é arguido o ex-primeiro-ministro José Sócrates, mas também Ricardo Salgado e Armando Vara, ambos ex-banqueiros e também eles com responsabilidades em instituições financeiras.
    Os nomes dos possíveis novos suspeitos não são divulgados, tendo sido extraída uma certidão à Operação Marquês que dará agora origem a uma nova investigação. DN.
    A notícia é inspiradora, agora que o galo canta. Para as agência de viagens os bilhetes para a estranja, nomeadamente para o Brasil, abrem uma via promissora.

    Ensaio em matemática avançada do tempo em que frequentei o curso das novas oportunidades, com o auxílio inestimável do pc magalhães.
    Diga-se de passagem fiquei esgotado.
    U+221E (∞) = infinito sem fim = cáfila de credores = não podem ser divulgados (semtino) = banqueiros da sombra=amigos de peito = chafarica = sítio fedorento = gps, onde há dinheiro há ladrão = o “nosso povo”= não levantas o toutiço, palerma.
    Lá para as tantas o pacheco, bem assente no sofá dos idiotas úteis, explica e acusa sempre os mesmos com a habitual desenvoltura, cartão desbotado do partido no bolso detrás.

    A não ser que mudanças metereológicas se avistem no horizonte.
    Afinal é mais simples do que inventam os economistas de trazer por casa.
    “O que é branco e galinha põe”? Só falta mais galos cantarem. E vão cantar.

    Liked by 1 person

  9. 29 Março, 2017 15:40

    …E continua a despudorada e permanente festança: ontem, o duo-maravilha MarceloCarmonaThomaz+o AC-DC estiveram na Madeira a assistir ao jogo e pelo meio, para distrair a populaça, anteciparam a reunião semanal “de trabalho”; hoje, “ambos os dois”, na inauguração do “novo” aeroporto CRonaldo.
    Porque festa é festa, nenhum jornalista os questionou em directo sobre a venda do Novo Banco.
    Siga o baile.

    Liked by 2 people

    • ABC permalink
      29 Março, 2017 22:29

      A questão do Novo Banco não estava na lista de perguntas autorizadas préviamente distribuida à imprensa.

      Liked by 2 people

  10. Mauro Pires permalink
    29 Março, 2017 16:37

    O calimero de avental está a tentar a arranjar o timing certo para dar de frosques, é bom que fique até ao final do mandato, tem que implementar o resgate por inteiro, sei que Passos gosta de filmes de terror, mas este é para assistir
    Por falar em terror:
    https://portugalgate.wordpress.com/2017/03/29/antonio-costa-que-se-demita/

    Liked by 1 person

  11. A.Silva permalink
    29 Março, 2017 18:22

    Este cenário de selvajaria é bem a mente das gentes de direita, a selva, qual inferno, qual fascismo é o seu mundo é a sua essência.

    São tão tristes, tão cobardes, tão sem espinha.

    Gostar

  12. javitudo permalink
    29 Março, 2017 20:16

    Ler Figaro, hoje.
    Pensez-vous que le PS va exploser ?
    43313 Votants
    91% oui
    9% non

    Gostar

  13. licas permalink
    29 Março, 2017 20:29

    2430 Euros?
    REMATADO!!!

    Gostar

  14. javitudo permalink
    29 Março, 2017 20:45

    licas, com 2430 não vai arranjar amigo nenhum.

    Gostar

  15. licas permalink
    29 Março, 2017 22:57

    javitudo: demais eu sei . . .

    Gostar

  16. javitudo permalink
    29 Março, 2017 23:29

    Economist

    “Portugal cuts its fiscal deficit while raising pensions and wages
    The Socialists say their Keynesian policies are working; others fret about Portugal’s debts”
    Fret quer dizer que se sentem f…
    Mas não há-de ser nada.

    Gostar

  17. javitudo permalink
    29 Março, 2017 23:54

    Venezuelans resort to looting as food shortages hit crisis point
    Scarcity of basic goods threatens to worsen social unrest in recession-hit South American country.

    Members of the Organisation of American States, the Washington-based regional body, met on Tuesday to demand dialogue between Mr Maduro’s government and the opposition, as Venezuela endures its worst economic and political crisis in living memory.
    Pormenores em que os merdia portugueses não repararam

    https://news.vice.com/article/venezuela-in-crisis-families-are-fed-up-with-going-hungry

    Gostar

  18. licas permalink
    30 Março, 2017 00:38

    Atenção blasfs:
    Parece que o PSF está nas “primárias” e que existe um Hamond
    muito parecido com o ACosta, para mal da França.
    Vamos estar atentos . . .

    Gostar

  19. Arlindo da Costa permalink
    30 Março, 2017 18:19

    Só os países ricos é que têm grandes dívidas externas, camarada.
    Aprende-se isso no primeiro ano da faculdade!

    Gostar

  20. licas permalink
    30 Março, 2017 18:27

    Logo Portugal é um país rico . . .não é ACosta?

    Gostar

    • Arlindo da Costa permalink
      30 Março, 2017 19:33

      Portugal pertence ao 1º Mundo. É de facto um dos países mais ricos do mundo.

      Gostar

  21. licas permalink
    30 Março, 2017 22:21

    idiota. . .

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      30 Março, 2017 22:28

      O Arlindo não é idiota. É um pobre laparoco que cuida que nós somos suficientemente idiotas para acreditar nele. Isso implicaria a ideia de infinito. O que é curialmente uma impossibilidade.

      Gostar

  22. licas permalink
    30 Março, 2017 22:34

    Sim, deve ser isso, F.M. Colaço.
    Mas a culpa foi minha: há pessoas (?)
    em que o idiota afinal é quem lhe responde . . .

    Gostar

  23. licas permalink
    31 Março, 2017 14:37

    À maneira do Nicollo

    Longe de cuidados e sobressaltos,
    Num Povo de estupidez alvar,
    Gente clssificada nos incautos,
    Quereis vós, sossegado, imperar?
    Ditai-lhe um inimigo, mesmo falso:
    Dá sempre resultado, sem precalço.

    Podem ser os “gringos”, o Capital,
    Servem muito bem, para tal efeito,
    De preconceitos o maralhal
    Deve ter basto repleto o peito
    Depois é repetir sem exaustão
    Quão criminosos certos eles são.

    Cooptai os generais, seja mesmo
    Traficando a droga, sem perigo,
    De nas malhas da Justiça, a esmo,
    Cair alguns deles com bom castigo,
    As armas eles possuem e os soldados
    Obedecem a quem ´stão apegados.

    Petróleo, ou riqueza outra havendo,
    Só propugnai por lhes deitar a mão
    Nacionalizai, cuidado tendo
    De clamar sempre que do Povo são:
    Não há nunca sentir mais persistente
    Do qu´a inveja dura e renitente.

    Adulando sem qualquer pudor,
    O que, mesmo sendo bem evidente,
    Não perturba, sequer, o predador
    A fazer propaganda do pingente:
    Maduro terá sempre rogadores
    Por propinas obtidas por favores.

    Fazei força que no Judicial
    Gente tua esteja colocada:
    Cada lei não tem final igual
    Depende como for interpretada:
    Uma verdade assim tão corriqueira
    Dá-te azo a mandares à maneira.

    Sê feliz, na tua tola vaidade,
    Chefe de tamanha vacuidade

    licas fecit

    Gostar

  24. 31 Março, 2017 23:05

    O único trabalho que o Gaspar estava mandatado para fazer, e fez, foi obrigar os bancos portugueses a comprarem a dívida portuguesa que estava nas mãos do alemães, franceses, ingleses. Quando acabou de fazer isso, foi-se embora para o FMI…
    De uma cajadada matou 2 coelhos; evitou o incumprimento face ao nossos “parceiros” e enviou a TOTALIDADE DA BANCA PORTUGUESA às urtigas…

    Gostar

  25. JCA permalink
    1 Abril, 2017 00:38

    .
    ‘Accept free movement or NO deal!’ Portuguese MEP rails against British Brexit demands
    .
    http://www.express.co.uk/news/uk/786306/Brexit-Portuguese-MEP-rails-against-British-Article-50-demands-free-movement
    .

    Gostar

Indigne-se aqui.