Saltar para o conteúdo

sauve-qui-peut!

22 Abril, 2017
by

image.aspx

Sobre os ombros destes quatro irresponsáveis da fotografia repousa o futuro de todos nós. É preocupante! Da esquerda para a direita, o primeiro cidadão apresenta-se a sufrágio envolvido em escandaleiras de venalidade política, que atingem os seus familiares mais próximos. O segundo, com as mãos entrelaçadas, quem sabe em gratidão ao Senhor pelo resultado que as sondagens lhe vão prometendo para amanhã, foi, ainda há pouco tempo, ministro da economia de um dos piores governos da V República Francesa. E em que estado deixou ele a economia do seu país, Senhor! O terceiro, que certamente se terá esquecido de trocar o casaco de lareira, onde estaria a dormitar antes do debate, pelo do fato, tem dito, ao longo da campanha, inúmeras patetices bolivarianas, de recorte madurista. Se alguma vez chegasse ao poder, o melhor que poderíamos desejar era que não soubesse o que fazer com ele. Se, por acaso, levasse a sério o que tem dito, a França deixaria de ser uma país democrático e ainda mais perigoso do que já está. E, por fim, a menina da fotografia, a Joana D’Arc da nova extrema-direita francesa, a filha ainda não pródiga do velho fundador da FN, provavelmente a mais perigosa dos quatro, considerando que Mélenchon dificilmente chegará ao poder. A menina Le Pen pede aos franceses uma oportunidade para dirigir os seus destinos. E para quê? Para tirar a França da União Europeia, mandar às malvas o eixo Paris-Berlim, que tem aguentado a paz e a prosperidade europeia nos últimos 65 anos, rebentando, assim, com o nosso modo de vida, que pode ter muitos defeitos, mas que é certamente melhor do que o que o precedeu e provavelmente muito melhor do que o que lhe sucederia. Por ser essa a consequência principal do seu hipotético reinado, é que a menina Le Pen recebeu o imprevisto (?) presentinho do Daesh, de há dois dias, nas ensanguentadas ruas de Paris. As eleições presidenciais francesas são um autêntico pesadelo do qual a melhor saída será sempre a menos má, mas, ainda assim, certamente péssima. Amanhã começaremos a saber qual será ela.

44 comentários leave one →
  1. Mauro Pires permalink
    22 Abril, 2017 19:20

    Que ganhe o Fillon, é Thatcherista obvio que as sondagens não lhe seriam favoráveis. Tem um programa económico reformista e ambicioso, ai está taco a taco com o Macron. Que o resultado se decida entre estes dois…. senão será o nosso fim.
    Para ajudar a análise: https://portugalgate.wordpress.com/2017/04/22/o-dia-m-f-ou-l/

    Liked by 1 person

  2. licas permalink
    22 Abril, 2017 19:31

    Amén . . .

    Gostar

  3. Manuel permalink
    22 Abril, 2017 19:37

    Há algo que não bate certo com as sondagens, então o BCE mandou preparar dinheiro de emergência para a França, porquê? Macron vai ganhar, onde está o problema?

    Gostar

    • 22 Abril, 2017 20:00

      Macron pode ganhar é juízo.

      Por muito que custe a engolir a muitos democrateiros, o caminho da Europa passa pelo reforço do Nacionalismo. Para termos uma Europa forte e respeitada no universo das nações, cada país europeu tem que se reforçar, desenvolver. Tem que se pôr a trabalhar com a cabeça bem orientada. Fazer o contrário do que os socialistas mamões do nosso país querem. Pedinchar na Europa para alimentar clientelas em Portugal e manter-se no poder e no saque às finanças públicas.
      A Europa está falida. Não haja dúvidas. Há que reconhecê-lo, aceitar e pôr mãos à obra no caminho da recuperação.
      A forma de enriquecer Portugal é enriquecer cada um dos municípios portugueses.
      A forma de enriquecer a Europa é enriquecer cada país por si.
      O resto é chulice.
      Temos de começar a correr com os chulos do poder e dos arredores do poder.
      Temos que acabar com as mensalidades que muitos autarcas corruptos arrecadam como prémio dos gastos que fizeram ao erário público.
      A França entrou no caminho errado com grandes culpas no “notre ami Miterrand”.
      O caminho tem que ser diferente.
      Se na França esse caminho passa pela eleição da Marine Le Pen, pois que seja ela a vencer as eleições de amanhã.

      Liked by 1 person

      • Almeida permalink
        23 Abril, 2017 10:09

        Isto é o chamado discurso de fé: a salvação está num “milagre”, numa nova “aparição”, ou seja, em algo que não se diz como pode acontecer, mas fica bem só porque é diferente do que existe. Claro que nestas coisas de “fé”, há sempre quem alinhe ao lado de Deus e quem alinhe jungindo ao diabo.

        Gostar

  4. 22 Abril, 2017 19:45

    Completamente de acordo

    Liked by 1 person

  5. 22 Abril, 2017 20:00

    Essa desculpa de os atentados terroristas beneficiarem a extrema direita parece não ter muita adesão à realidade, afinal de contas os atentados há anos que se sucedem cada vez mais frequentemente e a extrema direita ainda não chegou ao poder.

    Gostar

  6. Manuel permalink
    22 Abril, 2017 20:14

    Olha o ultramar francês ” l’outre-mer” já vota. Mas a descolonização não era obrigatória? Fiquei com essa ideia no pós-25 de Abril. Parece que gostam da Marine.

    Gostar

    • sam permalink
      22 Abril, 2017 21:19

      Saiu hoje o totoloto à Guiana.
      Querem foguetes? Paguem.

      Gostar

      • Manuel permalink
        22 Abril, 2017 21:29

        E as colónias usam o euro. No estrangeiro e nas colónias votam 1 milhão de pessoas, muita gente.

        Gostar

  7. maria permalink
    22 Abril, 2017 20:40

    Esse tal de FILLON deu um empregozito à mulher e 2 filhos e para ganhar 3000€ por mês.
    Afinal o tal CÉSAR dos Açores meteu toda a família no Estado desde o seu avô e parece que ninguém leva a mal.Uma obra prima de humildade e que se reproduz por cá.
    Bem dizia o outro, e o maluco sou eu!?

    Gostar

    • mosava permalink
      23 Abril, 2017 19:56

      O Mélenchon fez igual com a filha, e usou viatura de funcção ainda meses depois de perder as eleições, o Macron teve um salário de 3 milhões de euro no ano e declara um património tributável de 156.000 euros(!), a esposa recebe roupa de borla de criadores de moda em Paris… todos duvidosos deste lado!

      Gostar

  8. mariofig permalink
    22 Abril, 2017 20:54

    Força Le Pen! Eles já tremem. Se fores à segunda volta então é que vão ser elas. Serás o diabo incarnado, a terceira guerra mundial, a peste negra, os 7 cavaleiros do Apocalipse e o fim do mundo com muita destruição que é para meter ainda mais medo às pobres almas dos eleitores que na sua ignorância não fazem ideia de quem estão a votar. E terás nos jornais e televisões frase ainda maiores e mais confusas que aquela que antecede esta.

    Gostar

    • Almeida permalink
      23 Abril, 2017 10:12

      Felizmente existem mentes brilhantes como a tua para nos indicar o caminho…

      Gostar

  9. Rocco permalink
    22 Abril, 2017 21:01

    Votaria Fillon. A cena da mulher assessora é do que mais se vê nas hostes do peiésse e ninguém se escandaliza. Só os xuxas é que podem? Então?… Se não passar à 2ª, teria que ser Marine. Cheiro qualquer canhota, mais ou menos envergonhada, desde tenra idade…

    Gostar

  10. PiErre permalink
    22 Abril, 2017 21:14

    Eu bem digo: a democracia é um embuste, desde sempre.

    Gostar

    • licas permalink
      23 Abril, 2017 00:53

      PiErre PERMALINK
      22 Abril, 2017 21:14

      Já a Ditadura, essa, é imediatamente detectável.

      Gostar

      • PiErre permalink
        23 Abril, 2017 10:23

        Ó Licas, olha que a democracia também é uma ditadura e, muitas vezes, uma tirania. Ainda não reparaste?

        Liked by 1 person

  11. Arlindo da Costa permalink
    22 Abril, 2017 22:11

    Espero que Marine Le Pen e Mélenchon passem à 2ª volta. A Europa tem que deixar de ser uma casa de putas e um albergue para negócios à conta dos povos europeus.

    Gostar

    • Almeida permalink
      23 Abril, 2017 10:13

      Mas, nessa hipótese, só mudaria o nome da “madame”…

      Gostar

    • 23 Abril, 2017 11:07

      Basta olhar para o aspecto do fulano.
      O Mélenchon é o mais burguesola de todos os candidatos.

      Pois, como dizia o velho Camões, mudam-se os tempos mudam-se as vontades….

      Gostar

  12. Barão Marquês permalink
    22 Abril, 2017 22:25

    Ainda pensei estar a sonhar quando imaginei serem de cá e estarem a preparar-se para derrubar o prezado Costa. Irresponsáveis a meter aqui o nariz para perturbar os nossos exemplares responsáveis só podia ser pesadelo.

    Gostar

  13. Tiradentes permalink
    23 Abril, 2017 08:14

    Os ares lindos a quererem o voto do psd e do cds no bloco de esquerda e no pcp

    Liked by 1 person

  14. piscoiso permalink
    23 Abril, 2017 10:34

    Bien sûr Macron.

    Gostar

  15. Os corruptos que se cuidem permalink
    23 Abril, 2017 10:52

    Mas ainda não aprenderam? Mesmo que Le Pen ganhe, nunca tirará a França da UE, o que é uma pena. Não só por razões de “aparelhismo”, um autêntico veneno imobilista do sistema, como de “volte-facisme” (atenção: de “volte-face”). Vejam Trump…

    Gostar

  16. licas permalink
    23 Abril, 2017 11:13

    PiErre PERMALINK
    23 Abril, 2017 10:23
    Ó Licas, olha que a democracia também é uma ditadura e, muitas vezes, uma tirania. Ainda não reparaste?

    Não reparei absolutamente: EXPLICA-ME (se estiveres para issso, claro…)

    Gostar

  17. Narciso Miranda permalink
    23 Abril, 2017 11:37

    Le Pen vai ganhar porque as pessoas estão fartas de ver selvagens sem educação, de onde quer que venham, a destruir à vontade e a matar pessoas às centenas. Fora da França talvez seja difícil perceber a realidade mas
    é o país está em guerra. Enquanto totos candidatos acham isso normal e dizem ao povo – aguentem-se que agora é assim – (como o nosso costa a tb) LE PEn promete combate. Os polícias sentem-se de mãos atadas e a maioria deles afirma que vai votar LE PEN. O tipo comum votara em quem lhes promete paz e segurança. Mais, o tipo comum acha que UE só lhe trouxe mais problemas e poucas vantagens. Mesmo que os franceses ainda sejam maioritariamente a favor da UE, acham que os estão a fazer um mau negócio e sob o domínio da Alemanha que manda e desmanda. Isso é insuportável para o francês comum. Por isso irão votar em quem afronte o estado das coisas e LePen vai ganhar, levando a novas ondas de indignação de quem não faz ideia nenhuma de que as pessoas estão fartas de burocratas moles.

    Gostar

  18. licas permalink
    23 Abril, 2017 11:52

    Narciso Miranda PERMALINK
    23 Abril, 2017 11:37

    “de quem não faz ideia nenhuma de que as pessoas estão fartas de burocratas moles.”
    – – – – – –
    faltou o resto____
    . . . e aspiram delegar o poder a “autocratas duros”

    Gostar

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      23 Abril, 2017 12:52

      Claro! E depois, vem algum mal ao mundo por isso, por tentarem proteger-se a si próprias e à sua paz e segurança? Ou não se pode? As pessoas têm de se deixar matar como moscas tontas?

      Gostar

  19. 23 Abril, 2017 12:07

    “mandar às malvas o eixo Paris-Berlim, que tem aguentado a paz e a prosperidade europeia nos últimos 65 anos, rebentando, assim, com o nosso modo de vida”
    hahaha

    Fiquei sem perceber se ista era uma piada ou não…

    Gostar

  20. 23 Abril, 2017 12:59

    Passos coelho é que era a salvação da França .

    Gostar

    • 23 Abril, 2017 13:44

      José Sócrates é que esteve em Paris a “estagiar” numa casa e vida de luxo com dinheiro emprestado (não contabilizado) pelo amigo Silva… Chegava-lhe via pernas em “garrafas metidas em envelopes”, em “fotocópias”. Um salvador de Portugal em potência.

      Liked by 2 people

  21. ABC permalink
    23 Abril, 2017 13:40

    Quando Trump venceu era o fim do mundo e dos mercados. O mundo ainda cá está e os mercados bateram recordes sucessivos. Não sei se Le Pen consegue tirar a França do Euro, isso é um papão que tem sido acenado como foram acenados outros – não é uma decisão presidencial, e ao contrário de outras sondagens, quase 80% dos franceses quer continuar na UE.
    Pelo que se vai sabendo, os franceses querem é sossego e alguém que tome medidas efectivas para estancar o extremismo islâmico no seu país. Mais ou menos o mesmo que quiseram os apoiantes do Brexit e de Trump.
    É surpreendente que sejam precisos “extremistas” para, pelo menos, prometer o básico; proteger o povo do seu país. Ingénuo como sou, pensava que esse era um dever de qualquer governo.

    Liked by 1 person

    • Luís permalink
      23 Abril, 2017 14:58

      A França tem ” extremismos” bem mais difíceis de travar do que o islâmico.

      Gostar

  22. 23 Abril, 2017 14:06

    Post na mouche !

    Alguma vez Portugal crescerá o suficiente para provocar expectativa e inquietação a um país europeu (e à Europa) perante o resultado dumas eleições tugas ?
    Se continuar com doses cavalares e diárias de futebol, fado e Fátima (injectadas pelos governos), permanecerá com o quarto “f”: fodido.

    Liked by 1 person

  23. licas permalink
    23 Abril, 2017 14:16

    Os corruptos que se cuidem PERMALINK
    23 Abril, 2017 12:52

    Palavra de honra:
    Não cheguei a perceber se defende “autocratas duros”
    ou se não me é dirigido afinal . . .

    (aberto a discussão)

    Gostar

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      24 Abril, 2017 00:15

      Licas,
      Defendo que o Estado tem de garantir aquilo para que nasceu, segundo Hobbes, Nozick e outros: para garantir segurança aos que lhe pagam impostos para tal. Se para isso fazem falta autocratas duros, semiduros ou assim-assim, não chega a interessar.

      Gostar

      • licas permalink
        24 Abril, 2017 01:16

        Não percebeu nada.
        Quer dizer na sua: desde que se garanta a SEGURANÇA PESSOAL
        está disposto e agradecido viver em TIRANIA, olhe
        então o MARXISMO-LENINISMO c´est parfait pour l´effect. . .

        Gostar

  24. Campus permalink
    23 Abril, 2017 15:52

    Só por expulsar os islâmicos suspeitos de terrorismo já tinha o meu voto. Iria acabar com a União Europeia? Mas a Gra Bretanha não acabou já?

    Gostar

  25. Marinheiro permalink
    23 Abril, 2017 18:53

    É o que se pode dizer : uma cagada em 4 actos…

    Gostar

Indigne-se aqui.