Saltar para o conteúdo

Júdice, mestre do insulogio

26 Abril, 2017

judice

Existe desde há muitos meses um grande consenso no país: todos os portugueses concordam que António Costa é um verdadeiro político. A única divisão que se evidenciava até agora era entre aqueles que referiam este facto como forma de lhe dirigir um sincero e sentido elogio e aqueles que o sublinhavam como forma de lhe dirigir um sincero e sentido insulto. Na última semana, com a entrevista concedida ao diário i por José Miguel Júdice, passou a existir uma terceira categoria de cidadãos: os que consideram António Costa um verdadeiro político, mas o exprimem de uma maneira tal, que louvor e ofensa se misturam num género ainda não estudado pelos linguistas.

Nessa conversa jornalística, o ex-Bastonário da Ordem dos Advogados começa por atribuir ao Primeiro-Ministro o título de político mais dotado da sua geração; algumas linhas depois, quando o leitor ainda está a digerir a apologia, aproveita para realçar que é impossível fazer política sem se estar permanentemente a mentir. E é precisamente por isso que o advogado considera o secretário-geral do PS um génio, um autêntico Fernando Pessoa da aldrabice / que chega a achar que é verdade / a mentira que sabe que disse.

Recorrendo ao Google, descobri que já há uns tempos, numa outra entrevista, Júdice tinha destacado a frieza e a falta de emoções de António Costa, assegurando que a sua maior qualidade era ser “um verdadeiro oportunista”. Desde o dia em que um amigo meu, fervoroso adepto do FCP, confessou apreciar as minhas qualidades futebolísticas e estilo de jogo ao ponto de sonhar todas as noites com a minha contratação pelo Benfica ou pelo Sporting, que não tinha o prazer de contactar com tão venenosos elogios.

Mas Júdice não se fica por António Costa e lança também a sua análise sobre o Chefe de Estado: o seu amigo Marcelo é igualmente o político mais dotado da sua geração (ficamos sem saber quantos anos dura cada geração de políticos, mas, aparentemente, são poucos), embora sofra de verborreia e de entusiasmo excessivo, e seja manipulador, maquiavélico, ácido, sibilino, capaz de jogar com as pessoas, maledicente e traiçoeiro! É impossível não ficar assustado só de pensar nos elogios que o advogado utilizaria para caracterizar o político menos dotado da geração do Presidente da República.

Nestas entrevistas, são também reservadas algumas palavras a Passos Coelho: é descrito como um homem menos adequado ao momento que Portugal atravessa, e com uma menor habilidade para lidar com as subtilezas, complicações e especificidades da vida política nacional. Ambrose Bierce disse uma vez que um elogio é um empréstimo que rende juros. Intenções de José Miguel Júdice à parte, se fosse a Passos Coelho, começava a poupar para os pagar.

 

31 comentários leave one →
  1. Barão Marquês permalink
    26 Abril, 2017 11:29

    Será o actual 1º ministro emprestado cliente deste prestimoso senhor advogado?

    Liked by 1 person

  2. Anónimo permalink
    26 Abril, 2017 11:58

    Bom texto. Bem pensado. Bem escrito. Obg.
    Mas que o histriónico A. Costa é tudo aquilo, e muito mais, lá isso é verdade. E, pelos vistos,ainda será … o que mais poder vir a ser.
    Portugal, para A. Costa -e outros- é apenas um meio, um dos tabuleiro aonde está, aonde quer, aonde gosta de jogar. Os fins são óbvios.
    Uma ancestral, entranhada, cultura, propicía o aparecimento de estes personagens.
    O regime político ajuda.
    A.Costa é o artista de momento à boca de cena. Ficar-se-á pelo texto que lhe dão?.
    Convém no entanto observar o que se passa na rotunda de cena, e nos bastidores. Apesar de, como se sabe, ficarem, e em letra de Lei nacional, para lá dos Pirineus.

    Gostar

  3. Manuel permalink
    26 Abril, 2017 12:10

    Passe a comparação, mas os mais próximos de Macron ficaram seriamente irritados com o apoio do Holland. Passos, que cometeu muitos erros, começa a parecer um estadista e um homem de Estado. A repetição das politicas que nos levaram à pré-bancarrota vão-nos levar ao mesmo destino. Já nem sei se sou justo ao reservar para Passos o papel de 1º Ministro dos resgates.

    Gostar

  4. JPT permalink
    26 Abril, 2017 12:18

    Depois de ler este post e no espírito do mesmo, só tenho a acrescentar que o Dr. José Miguel Júdice é o advogado mais dotado da sua geração.

    Liked by 2 people

    • Euro2cent permalink
      26 Abril, 2017 21:05

      Proeminente, mesmo. Também lhe deviam chamar proeminente. Até mesmo a proeminência parda do torto português.

      (O direito expirou fora de moda, agora só temos torto. Por exemplo, “Portugal é um estado de torto.”)

      Liked by 2 people

  5. Juromenha permalink
    26 Abril, 2017 12:28

    Um hoteleiro, ” doublé” bacharel em leis.
    Duplamente coimbrão…

    Gostar

  6. 26 Abril, 2017 12:30

    José Miguel Júdice ex jovem nacional socialista embora se tenha reconvertido ( mal) à democracia conserva todos os tiques da direita um dos quais é a má fé e a mentira .

    Gostar

    • Euro2cent permalink
      26 Abril, 2017 21:15

      > a má fé e a mentira

      Se há coisa para que os conservadores tem pouco jeito, é para aldrabar. São comidos ao virar de cada esquina. Foge-lhes muito a boca para a verdade, coitados.

      E não topam peva da técnica do “com a verdade te engano”, para se safarem. São levados pelos progressistas na publicidade com gente grande.

      Chega a ser confrangedor.

      Liked by 2 people

    • lucklucky permalink
      26 Abril, 2017 23:59

      Hoje em Portugal a Esquerda é que é Conservadora.

      Logo são de Direita?

      Gostar

      • lucklucky permalink
        27 Abril, 2017 00:04

        Sem esquecer que o José Miguel Júdice farta-se ganhar dinheiro com o Socialismo do Regime, mais o Socialismo do regime farta-se de dedicar a economia financeira especulativa, quando deixou de poder criar moeda, passou a criar moeda a partir da dívida.
        Fosse o Estado pequeno “liberal” e o JMJ seria mais pobre.

        Gostar

  7. Colono permalink
    26 Abril, 2017 12:40

    Certamente, que o entrevistador se “esqueceu” de lhe perguntar:

    … Quantos “contratos” tem o seu escritório de advogados com o governo?.
    ……

    Quando Passos Coelho for 1º. Ministro (se), passa a ser um dos políticos da sua geração mais brilhante…

    Quem não os conhecer que os compre!

    Liked by 1 person

  8. 26 Abril, 2017 13:32

    Óptimo post !

    Apetece-me não comentar, simplesmente desprezar esse Júdice.

    Está na moda, essa frase, “político mais dotado da sua geração”. Por exemplo o tipo que é ministro da agricultura disse o mesmo do JSócrates e o MarceloCarmonaThomaz repetiu-a acerca do Guterres aquando da tomada de posse na ONU.

    Liked by 1 person

  9. 26 Abril, 2017 13:35

    Só esta a respeito do tipo: anda a fazer-se a uma “vaga de fundo” criada e “a pedido de várias famílias” para que se candidate a qualquer cargo político de topo.

    Gostar

  10. José Ribeiro permalink
    26 Abril, 2017 14:07

    Excelente post!
    Só discordo do 1º parágrafo, no que a mim diz respeito, já que não me incluo nesse “todos os portugueses”.

    Gostar

    • Artista Português permalink
      27 Abril, 2017 12:19

      Também acho excelente; só não concordo com o título. Talvez ficasse melhor “o retrato do Regime”, pintado tipo Velasquez: os retratados pintados através do espelho e com o pintor lá bem dentro, tipo Taveira (todo lá dentro!)….

      Gostar

  11. Arlindo da Costa permalink
    26 Abril, 2017 16:17

    António Costa foi uma benção que aconteceu a Portugal.

    Gostar

    • A.lopes permalink
      26 Abril, 2017 16:30

      Este comuna não sai daqui ! Arlindinho, pisga-te!

      Liked by 2 people

    • 26 Abril, 2017 20:42

      Lopes, deixe estar o homem. Ele até pode ter razão. Quem sabe se o António Costa não trouxe no ventre uma maioria de 2/3 de deputados para acabarem de vez com a constituição socialista da república portuguesa!

      Liked by 1 person

  12. Colono permalink
    26 Abril, 2017 16:18

    Não tem a ver com este post … com a devida vénia ao autor comento outro tema :

    Hoje os jornais trazem mais uma série de benesses a dar aos médicos por receita do sr ministro da Saúde…

    Cada vez que morre alguém por incúria médica e culpa do serviço hospitalar , o “sacrista” sacode a água do capote, receitando mais proventos para suas excelências… se tantas já prometidas fossem cumpridas, o orçamento Estado não chegava para lhes pagar…

    Gostar

  13. javitudo permalink
    26 Abril, 2017 16:32

    O nº 2 é uma versão transitória do 44 adaptada aos interesses da desunião europeia.
    Houve tempos em que a senhora Merkel abraçava efusivamente o aldabrão…
    De resto lá estão os esbirros do costume, com falinhas mansas o augustinho filósofu e os impropérios ao césar das furnas para animar o pagode.
    O banhista é um caso diferente. Interrompeu os banhos na Comporta e está a fazer o papel de trapezista num circo rasca, com animais mal amestrados e um público infantil.
    Últimas notícias: “Ainda não caiu !”.
    Estes tipos mandam alguma coisa? Ilusão. Não passam de rendeiros encarregados de lidar com o curral, garantir o estrumar dos campos e o mugir das vacas, até ao dia.

    Liked by 1 person

  14. Mauro Pires permalink
    26 Abril, 2017 17:40

    O Júdice faz parte dos barões “assinalados”, sabe o que quer, quer contratos e chico-espertices à parte, quer é ganhar dinheiro seja com que governo for, especialmente se for com a pessoa que lhe escolher para mandatário da sua candidatura. O Júdice que volte para a jaula.

    Por falar em xuxas: https://portugalgate.wordpress.com/2017/04/26/continuamos-com-mesma-lenga-lenga/

    Gostar

  15. Raghnar permalink
    26 Abril, 2017 17:48

    “Existe desde há muitos meses um grande consenso no país: todos os portugueses concordam que António Costa é um verdadeiro político.”

    Muito bom!

    Gostar

  16. Procópio permalink
    26 Abril, 2017 18:34

    “Eu nunca seria primeiro-ministro sem ter ganho as eleições”. Da boca do nº 1 sobre o nº 2.

    Gostar

  17. licas permalink
    26 Abril, 2017 19:48

    Registe-se, para no futuro vermos se fala verdade. . .

    Gostar

  18. carlos alberto ilharco permalink
    26 Abril, 2017 21:09

    Este assunto deixa-me sempre perplexo.
    Porque é que os jornais, e neste caso até o Blasfémias dão importância ao que José Miguel Júdice diz.
    Quem é?
    Quem importância tem para o País?
    A que cargos públicos concorreu?
    Se, o Diabo seja cego surdo e mudo, desaparecesse o País iria sentir a sua falta?
    Qual o interesse do que pensa politicamente?.

    Gostar

    • Euro2cent permalink
      26 Abril, 2017 21:18

      Do mesmo modo que o vizir Iznogoud queria ser califa no lugar do califa, o Júdice queria ser Proença no lugar do Proença.

      Depois fica amargurado.

      Liked by 1 person

  19. javitudo permalink
    27 Abril, 2017 00:10

    Euro2cent, pois é isso mesmo.
    No sítio, há nomes que se escondem nas entrelinhas, puxam as cordas do poder em qualquer circunstância e gerem defesas impróprias por interpostos advogados.

    Gostar

  20. licas permalink
    27 Abril, 2017 02:17

    Uma de Eça de Queiroz

    «Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»

    Até parecia premunição aos “eternizados” Presidentes Marxistas-Leninistas da
    actual América Latina, sempre sequiosos de multiplicar o
    número de reeleições permitidas (Fidel de Castro, Evo Morais, and so on)

    Gostar

  21. 27 Abril, 2017 09:11

    Pertinente!

    Gostar

  22. Carlos Guerreiro permalink
    27 Abril, 2017 11:02

    O Judice também compara o Costa a um burro que o carrega (a ele Judice?) e o Passos o cavalo que o deita a baixo (ao Judice claro). Percebe-se o ódio do Judice e demais beneficiários da prestação de serviços de advogacia feitos pelo estado. De qualquer maneira a ser um quadrúpede, antes cavalo que burro.

    Gostar

Indigne-se aqui.