Saltar para o conteúdo

Um Governo de Esquerdas a Governar à Direita

1 Maio, 2017

Se me dissessem em Outubro de 2015, quando Costa deu uma reviravolta aos resultados das eleições e juntou-se aos derrotados para fazer governo, que esta “coligação”, passado quase dois anos, iria governar literalmente à direita, deixando cair todos os seus estandartes eleitorais, esmagando ideologias apregoadas por décadas, diria claramente que era impossível. Dou a mão à palmatória! Está a ser inédita e brilhante esta actuação governativa que ao contrário de muitos, a mim agrada-me imenso. Porquê? Ora, porque assim fazem menos asneirada… Óbvio!

Decidir governar à direita não terá sido uma opção fácil e louvo-lhes a espinha dorsal que tiveram de quebrar literalmente para se ajustarem como minhocas às novas ideologias. Partidos que fizeram do incremento ao investimento público e consumo privado  sua bandeira macroeconómica para derrubar o anterior executivo, prometendo por esta via o fim da austeridade, colocarem depois nos mínimos históricos, esta rubrica, em Portugal e UE, é obra!  Para não falar do controlo obsessivo do défice que foi muito além da Troika (onde foi que eu no passado ouvi isto?) e cujo o entusiasmo é tanto que até já querem chegar a 2020 superavit! Muito bom! E a vassalagem prestada aos banqueiros com as ajudas a “fundo perdido” à banca? Não eram eles que diziam que “nem mais um cêntimo” à banca apoiariam? Pois… Por acaso não foi um cêntimo. Foram milhões de euros.

Junta-se a isso o Relatório do Grupo de Trabalho sobre a sustentabilidade da dívida de que fizeram parte o PS e BE com a exclusão do PCP. Neste documento assumiram que são necessárias medidas de consolidação orçamental, que é preciso ajustar as politicas económicas e orçamentais para tornar a dívida pública sustentável, aceitaram que uma solução ao problema passa por uma negociação com Europa e BCE, dando como alternativa à resolução da dívida, uma extensão dos prazos de pagamento. Não é fantástico ver estas esquerdas a curvarem-se às regras dos tratados europeus, deitando para o caixote de lixo o Manifesto dos 74 de que eram protagonistas?  Quem diria…

De facto, quando no passado esganiçavam-se pelo perdão da dívida, expeliam os bofes sempre que se referiam à política monetária do BCE, vê-los agora de mãos dadas com este projecto europeu chega a ser enternecedor. Porém, não nos podemos iludir. Isto  não passa de um jogo de poder. Porque o “lobo vestiu pele de cordeiro” para se encostar à sua vítima, o PS,  e conseguir coligar verdadeiramente como ele, retirando futuros dividendos, caso isso venha a acontecer, num crescimento de poder e ocupação na máquina do Estado. Enquanto o PCP continua nesse sentido mais genuíno, estas minhocas do BE, muito astutas, não se importam de vender alma ao diabo, isto é, governar agora à direita,  para alcançar qualquer objectivo. E o objectivo é claramente tomar conta do poder. Não fosse isso, porque razão se subjugariam?

O mais irónico disto tudo é que agora, governar à direita é bom a ponto de nem sequer os sindicatos contestarem verdadeiramente esta posição na mudança de ideologias. Lançam apenas pequenos avisos suaves de que é preciso virar à esquerda novamente. Nada que abale esta “tranquilidade balofa” em que vivemos.

São os “tempos novos” onde vale tudo…

13 comentários leave one →
  1. Mauro Pires permalink
    1 Maio, 2017 17:49

    Brilhante Cristina! Os canhotos nem tem espinha mas muito menos tem mioleira dorsal.

    Liked by 2 people

  2. javitudo permalink
    1 Maio, 2017 18:41

    A habilidade do nº 2 vai até onde o Banco Europeu permitir.
    Em termos políticos ele é apenas o sucessor duma cáfila de qual partido?
    O partido deles é o bolso de cada um, os offshores dos amigos a quem dão lastro enquanto des governantes, das mulheres dos amigos e das gajas com quem passam férias.

    Gostar

  3. Viriato de Viseu permalink
    1 Maio, 2017 18:43

    O Kosta meteu os esquerdalhos radicais no bolso.
    Se eu fosse blokista nem saía à rua…por vergonha!!!

    Gostar

  4. maria permalink
    1 Maio, 2017 19:02

    Com 6 milhões dependentes do Estado num país pobre que importa quase tudo! A coisa está preta.
    Fui ao hipermercado e sem dar por isso, trago batatas espanholas e francesas,maçãs italianas, peras África do Sul, bananas da Colômbia,chocolate alemão, peixe da Grécia etc. Se for ao Primak, C&A, Zara etc quase tudo vem de fora.
    Qualquer ferramenta vem de fora.
    O que produzimos é coisas baratas.
    Temos que fabricar 100.000 caixas de cotonetes para se comprar um BMW!

    Gostar

    • Colono permalink
      1 Maio, 2017 22:55

      E não se esqueça:

      A iluminação é chinesa / os bancos são espanhóis!

      Gostar

  5. Churchill permalink
    1 Maio, 2017 19:06

    Qual governar à direita?
    Quando muito fazem propaganda.

    A despesa aumentou, mas uma boa parte foi varrida para debaixo do tapete. Pode ficar tapada algum tempo, mas um dia sairá e depois alguém vai ter de assumir.
    O investimento não aconteceu de todo, e se o crescimento já era miserável, só idiotas lunáticos é que acreditam que vai aumentar agora.
    Os sindicatos aguentam a coisa enquanto o PCP os segurar, pois a carneirada é ordeira, mas um destes dias vão perceber que foram comidos por otários, e que apesar das capas bombásticas (que alguém planta nos jornais, agora até no Correio da Manhã) não se passou nada.

    Para mim a coisa funciona porque desde o PR, passando por quase todos os comentadores, é desporto nacional atirar à cabeça do Passos Coelho, seja por não se opor ou por se opor, por votar contra ou a favor. Tudo e o seu contrário é denegrido.
    Enquanto esse circo se mantiver, o outro traidor segue de nenúfar em nenúfar

    Liked by 1 person

  6. Arlindo da Costa permalink
    1 Maio, 2017 19:47

    Os políticos de esquerda não são dogmáticos nem fanáticos como aquela turma (e turba) neo–comunista liderada pelo Sr. dos Passos, um defunto segundo um distinto advogado da nossa praça.

    Gostar

  7. JgMenos permalink
    1 Maio, 2017 19:56

    Olhem para o Estado a crescer e a arregimentar fiéis geringonços.
    Esquerda e mama orçamental são sinónimos.
    O resto é terreno de contribuintes…

    Liked by 1 person

  8. lucklucky permalink
    1 Maio, 2017 20:28

    Não é muito difícil a esquerda governar como a “direita” tuga que não é direita.

    Gostar

  9. Aventino permalink
    2 Maio, 2017 10:24

    Portugal está a tornar-se numa pequena China. A esquerda governa, o Estado controla, as Empresas facturam e os trabalhadores carregam!!
    Se está dar resultado no oriente, dará bom resultado por estas bandas.
    Tão fácil…

    Liked by 1 person

  10. Manuel permalink
    2 Maio, 2017 14:04

    Não. Este governo faz socialismo (gastar o dinheiro dos outros) como fez o governo do Passos&Portas. As contas do défice estão marteladas e os dados do Banco de Portugal que saíram hoje, indicam que a dívida cresceu, de Março de 2016 a Março 2017, 10 000(dez mil) milhões! Mas que futuro podemos ter? Como sair disto? Que propostas apresenta a oposição para ser alternativa? A comunicação social manipula, Costa desgoverna e o presidente tira “selfies”. Cristina, vamos a caminho de nova pré-bancarrota e os partidos (do PCP ao PP) são problema e não solução e limitam-se a alternar no “pote”: exemplo mais paradigmático é o BE, trocou causas por lugar à manjedoura.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      2 Maio, 2017 16:27

      O texto é todo ele irónico. De “direita” este governo só tem a intenção em controlar as contas e cumprir com os tratados europeus. Quanto à FORMA é “à socialista”

      Gostar

  11. Artista português permalink
    2 Maio, 2017 16:25

    Deve andar tudo muito distraído. Pela calada, o PC e o BE vão alterando as leis e controlando sindicatos e outros pilares do socialismo. A regionalização vem a caminho e a dívida sempre a aumentar. É como a fábula da rã na panela. Quando derem por ela, já é tarde.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.