Saltar para o conteúdo

tudo são consequências

5 Maio, 2017
by

Rui Moreira é pessoalmente «independente»? Talvez seja, mas o executivo camarário a que presidiu nos últimos quatro anos não o foi, nem o poderia ter sido numa cidade da importância do Porto. De facto, o que Moreira efectivamente liderou foi um executivo onde o Partido Socialista predominou nas pessoas e nas políticas, com uma aliança minoritária táctica com o CDS, e uma hostilidade constante para com o PSD local e nacional, traduzida em actos diversos de que ter lá ido buscar o vereador Ricardo Valente não foi o de menor importância. Quanto ao mais, uma relação quase idílica, nas sintonias e nas afinidades pessoais, com António Costa, que o autarca nunca se incomodou que fosse intensamente divulgada na comunicação social, selada institucionalmente com a nomeação do seu secretário como um mais do que improvável ministro da defesa. Em troca de quê? Não se sabe, mas o facto permite todas as especulações sobre o futuro, como as que fez Manuel dos Santos. Por conseguinte, Moreira poderá queixar-se do que quiser, mas dificilmente da identificação da sua câmara, da sua pessoa e da sua candidatura com o Partido Socialista. Foi necessário para viabilizar o executivo camarário? Provavelmente. Mas não tem agora que se lamentar se o PS quiser tirar dividendos políticos da sua próxima eleição. Até porque, como popularmente se costuma dizer, quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele. Ou que não estranhe se as criancinhas lhe fugirem quando por elas passar. É que, na vida, tudo se paga.

11 comentários leave one →
  1. piscoiso permalink
    5 Maio, 2017 11:02

    Não era possível formar um executivo camarário apenas com independentes. Os acordos com os Partidos foram feitos de molde a que a gestão da Câmara fosse feita segundo as ideias de Rui Moreira. O que está em causa é a cidade do Porto e não o Partido A ou B.

    Liked by 1 person

    • rui a. permalink*
      5 Maio, 2017 11:51

      Não digo o contrário, nem ponho em causa as opções de Rui Moreira. É maior, vacinado e saberá o que faz. O que me espanta é que ele agora se manifeste incomodado como PS por os representantes do partido terem dito o que disseram.

      Liked by 1 person

    • antónio permalink
      5 Maio, 2017 11:51

      Não seja cínico. O cavalheiro como bom tripeiro que é tal como eu sabe muito bem que este Rui Moreira é socialista e apenas tenta disfarçar e mal que é independente. Vá dar banho ao cão !!!

      Liked by 1 person

      • 6 Maio, 2017 18:21

        Esta do “o que está em causa é a cidade do Porto” é uma manifestação a nível local da frase demagógica por vezes emitida pelos políticos nacionais não-independentes “o que está em causa é o país”. Acaso Rui Moreira representa mais o interesse portuense que outro candidato qualquer? A que propósito? Só porque é “independente”?

        Rui Moreira pertence àquela categoria de militantes ou simpatizantes do CDS que nutrem grande ressabiamento pelo PSD, e daí encostarem-se com facilidade a tudo o que é socialista. Exemplos não faltam, como sabemos, incluindo o próprio Moreira, no seu apoio à candidatura Fixe III em 2006. A esta luz, os seus acordos, ou coligações, ou entendimentos, ou chamem-lhes lá o que quiserem, com o PS são perfeitamente entendíveis.

        Gostar

  2. Colono permalink
    5 Maio, 2017 11:11

    Cada vez mais me convenço que A.Costa , é o verdadeiro deus da seita das “vacas voadoras”
    Ele vence em todos pontos cardeais …
    Basta um olhar, para a Catarina se calar… Jerónimo passa os dias a brincar com os netos…
    A “esganiçada” dos Verdes, (dizem) vai comprar uma casa de campo em Almarraz… aquilo é mais seguro do que o Martins Moniz… Domesticou o deputado do PAN… arrumou com Passos e Cristas….

    Garanto-vos que dentro de poucos dias aparece em Almeida com o nosso “selfie”… e dirão ao povo: A CGD … Não fechará! Ao povo o que é do povo!

    Palmas!!!!!!!

    Liked by 2 people

  3. Baptista da Silva permalink
    5 Maio, 2017 12:21

    A politica é assim, todos muito amigos, mas sempre a tentarem-se comer uns aos outros. Os tachos para viver à custa da teta do Estado são poucos para tanto BOY.

    Gostar

  4. carlos alberto ilharco permalink
    5 Maio, 2017 18:07

    Na minha opinião Rui Moreira depois de ter sido um excelente presidente de Câmara devia não se candidatar e passar a ser administrador do aeroporto Sá Carneiro.
    Um dos maiores especialistas em aviação regional e em operacionalidade da TAP deve estar onde faz falta ao País.

    Liked by 1 person

  5. Colono permalink
    5 Maio, 2017 19:25

    Tudo isto é teatro… Moreira & Costa sempre foram “amantes”!

    Gostar

  6. Arlindo da Costa permalink
    5 Maio, 2017 19:31

    Rui Moreira afugentou a maralha do PSD que parasitava no Porto.
    Com ele a cidade cresceu a todos os níveis. É esse o seu mérito. Mas foi com a ajuda do PS e do CDS.

    Gostar

  7. Colono permalink
    6 Maio, 2017 11:20

    Isto é uma “Geringuença” onde no final as contas serão pagas à moda do Puerto! Carago!

    Acreditam nesta gente? Isto é arrufo “dourado”. …

    Gostar

Indigne-se aqui.