Saltar para o conteúdo

O Milagre da Saída do Défice Excessivo

29 Maio, 2017

Em Abril de 2015, doze economistas entregavam ao candidato a primeiro-ministro, António Costa, um Plano Macroeconómico que previa um autêntico milagre nas contas do país, sustentado no estímulo ao consumo interno e aumento do investimento público. Fizeram parte dessa proposta nomes que se encontram neste momento a governar: Galamba, Centeno, Rocha Andrade, Vieira da Silva, Caldeira Cabral entre outros. Umas mentes luminosas que tinham a solução divina para nos colocar ao lado da Suiça num ápice (ah! ah! ah!). Mas o Plano era tão bom e tão credível que, ao contrário do Documento Estratégico Orçamental do então governo PSD/CDS, devidamente auditado pela UTAO e CE, neste do PS, não foram facultadas as folhas de cálculo que levavam a tais conclusões. Curiosamente também, o dito “plano macroecomico”, entretanto,  desaparece da net. Pormenores… maiores. 

A pressa era tanta para o pôr em prática que depois da derrota eleitoral, e por sugestão do PCP, construíram uma Geringonça. Até aqui tudo bem não fosse a fome desmesurada que esta gente tem de engordar e enriquecer o sector público em detrimento do sector privado. Quem não conhece o ódio de estimação dos comunistas à iniciativa privada? Ora bem, nesse sentido, e sem acautelar o futuro, reverter e repor passou a ser a ordem do dia. Em apenas 1 ano, fizeram disparar a dívida pública em mais 9,5 mil milhões de euros ou seja um aumento de  5% do PIB. Dito de outra forma, foram 24000€ por minuto de aumento de dívida pública com 12000€ por minuto de aumento de crédito ao consumo. Quem foi que disse que o plano macroeconomico destes ilustres economistas não promovia o crescimento? Ups! Não era este…

Cedo perceberam que o caminho traçado estava logicamente errado e era necessário corrigi-lo DEPRESSA sob pena de sanções por não cumprimento das metas do défice em 2016. Que fizeram? Numa acção desesperada meteram a viola das políticas defendidas no saco e seguiram rumo às medidas de emergência: travaram a fundo o investimento público (o mais baixo da história), suspenderam abruptamente pagamentos no sector público entre outras medidas pontuais irrepetíveis, para se manterem à tona. Com isso conseguiram o dito défice que nos retiraria do Procedimento Défice Excessivo, ao reduzir 0,8% ao défice de 3% deixado pelo anterior executivo. Mas onde diabo está a genialidade disto?

Antes de mais há que relembrar que se estivemos nesta luta gigante e sufocante de redução de défice excessivo, devemos todo esse esforço ao brilhante militante do PS e outrora Primeiro Ministro de Portugal, Sr. (engenheiro, já não) Sócrates (e seu número dois em 2007 e 2008, António Costa) que deixou o país com um generoso défice de 11% que nos hipotecou a vida. Sem ele, hoje, ninguém estaria aqui a puxar dos galões sobre a heróica redução do défice. Depois, referir que, não obstante o mérito de quem ( o PS) à última da hora compreendeu que, ou fazia inversão de marcha ou colidia com a parede, a verdade inquestionável é que se o anterior executivo não tivesse reduzido de 11% para 3% (uma redução de 8%!!!), JAMAIS esta geringonça atingiria a meta com um miserável 0,8% de redução. Qualquer burro cego vê isto.

Se os ventos sopraram a favor na concretização deste milagre do défice e crescimento económico foi tão somente porque não houve tempo de estragar mais a economia implementando medidas desastrosas. E assim, o turismo catapultou os números, as exportações também.  Sem empecilhos, a economia foi fluindo como sempre o faz quando os governos não interferem nela. Mas… claro, não obstante a galinha de ouro ter feito o milagre do crescimento, e já o PS com a ajuda de sempre dos seus parceiros, prevê matá-la… Veja-se a última proposta sobre o alojamento local. Sem falar das propostas para taxar ainda mais os lucros das empresas, da integração indiscriminada de precários , aumento de contratações por via da redução de horário para 35h ou da última de Catarina que prevê reverter a privatização dos CTT. Anedótico! Catastrófico!

Sair do PDE ao fim de 2784 dias, dos quais só 365 são mérito do governo actual,  é sem sombra de dúvida muito positivo e felizmente para nós que, mesmo à última da hora, PS inverteu a trajectória. Mas a pergunta é: se conseguimos o défice à conta exclusivamente do martelanço obsceno das contas públicas ao mesmo tempo que aumentamos a dívida e já estamos a criar empecilhos legislativos que algemam a iniciativa privada e comprometem o investimento, que futuro nos reserva este governo? A mesma dúvida paira no seio da CE, DBRS, Fitch.

Porque milagres só acontecem, quando acontecem, uma vez na vida…

23 comentários leave one →
  1. 29 Maio, 2017 12:24

    … que tal traduzir este artigo para inglês e distribuir por jornais de referência da imprensa estrangeira a ver se algum deles publica…

    Liked by 3 people

  2. Vitor permalink
    29 Maio, 2017 12:27

    Os socialistas não mudam, são uma corja que engorda o Estado e empobrece as famílias com exceçao das famílias deles que, à maneira do açoriano, atual presidente deles, ganham a vida com avenças do Estado. Se a UE os deixar, voltarão a falir o país; em 40 anos, fizeram-no 3 vezes. Corja de bandidos!

    Liked by 3 people

    • 30 Maio, 2017 15:13

      Estás a confundir com o PSD ó seu corrupto de merda? Quem é que andava a fazer remodelações de escritórios com o meu dinheiro? Foi a corrupta da Esteves. Quem é que andou a comprar novas frotas de mercedes com o meu dinheiro? Foi o governo corrupto do Passos Coelho. Quem é que injectou o meu dinheiro para salvar o BES? Foi o governo corrupto do Passos. Quem é que cortou os meus subsídios? Foi o governo corrupto do Passos. Quem é que cortou o financiamento do SNS provocando a morte por infecção hospitalar de 3 mil pessoas entre 2012 e 2015? Foi o governo corrupto do Passos Coelho. E podia continuar aqui eternamente
      Mama seu corrupto de merda! Querias que o país se fodesse, mas não aconteceu. Porquê? Porque agora Portugal é governado pro gente honesta e competente. Não por corruptos de merda por quem tu gostas de bater punhetas à noite. Mas um dia vocês todos ainda hão-de ir a tribunal pela corrupção que representam. Seus filhos de uma grande puta. Inuteis. Parasitas. Escumalha. Cancro.

      Gostar

      • ruipereiranina permalink
        30 Maio, 2017 16:45

        Antigamente os animais falavam. Hoje escrevem.

        Liked by 2 people

      • Cristina Miranda permalink
        31 Maio, 2017 14:49

        A medicação precisa urgentemente de ser mudada. Está com delírios

        Liked by 1 person

  3. Manuel Assis Teixeira permalink
    29 Maio, 2017 12:56

    A verdade verdadinha é que quer o Costa quer o ministro das finanças ainda hoje estão a pensar o que é que aconteceu para estarmos a viver esta ” maravilhosa” situaçao! Eles nada fizeram a inacçao foi completa. Nalguns casos como o do ministro da economia nem foi inacçao foi ausência pura e simples! Então como se explica: assim mesmo! Esteja o governo quietinho e sem fazer nada que basta! O crescimento dos nossos parceiros europeus com o consequente aumento das exportaçoes, o brutal aumento do turismo que nada tem a ver com a acçao do governo que é inexistente mas sim com a conjuntura internacional, a acção do BCE que mantem os juros baixos e claro a dinâmica da iniciativa privada são as explicações para tudo isto! Ao governo pede-se que esteja quietinho. Não façam nada para não estragar ! Claro que pode ir dizendo que foi a sua acçao! Mas o povo não é parvo. E por muito que a comunicaçao social e os aparatchiks socialistas vão mentindo e omitindo, o povo não é mesmo parvo! Estejam quietinhos por favor! Quietude e inaçao tem que ser a palavra de ordem! Deixem la o Sr Presidente agitar e mexer-se à vontade! Felizmente não governa e o povo anda feliz com os seus abraços e beijinhos!

    Liked by 1 person

    • Rafael Ortega permalink
      29 Maio, 2017 14:00

      “E por muito que a comunicaçao social e os aparatchiks socialistas vão mentindo e omitindo, o povo não é mesmo parvo!”

      É parvo e não é pouco. Se conhecer alguém do povo, mesmo povo, aquele que vê o telejornal e lê o correio da manhã, vai ver que lhe dizem que isto está melhor. Então se forem funcionários públicos, pensionistas, trabalhadores de empresas públicas, bolseiros, etc., juram a pés juntos que está melhor.

      Acha que o povo vem ler o Blasfémias?

      Liked by 1 person

      • antónio permalink
        29 Maio, 2017 14:28

        Correcto, é parvo e bastante. A maioria do nosso povo é ignorante racional e revela uma brutal incapacidade de fazer um cálculo intemporal das medidas adoptadas pela governação. Juntando a isto colocar esta maioria do povo numa economia patética coma a Portuguesa é fácil adivinhar o resultado…

        Liked by 1 person

  4. Elmano permalink
    29 Maio, 2017 13:21

    Não gosto do sr. costa e seu amigos porque são golpistas e oportunistas. Antes de tomarem o país de assalto, deveriam ter perguntado ao povo se era esse o seu desejo.

    Liked by 1 person

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      30 Maio, 2017 06:58

      Perguntaram. Houve eleições e perderam-nas.

      Gostar

  5. André Miguel permalink
    29 Maio, 2017 13:33

    Vivemos a calma antes da tempestade. A dívida cresce mais que o PIB.

    Liked by 2 people

  6. 29 Maio, 2017 14:54

    Hoje estaríamos muito pior se não fosse o senhor PM ACosta e o senhor MFinanças MCenteno a governarem o país entre 2011 e 2015 após a bancarrota deixada pelo senhor PPCoelho e pelo senhor VGaspar.
    Portugal e a economia vai crescer a todos os níveis quando Madonna se instalar de vez em Lisboa e por isso atrair para o país (Porto, Lisboa, Comporta, Monsanto, Mora, Coina, etc), dezenas e dezenas de estrelas da Pop, do cinema, dos tatoos, dos rastas e não só — um verdadeiro desígnio nacional.

    Liked by 1 person

  7. Arlindo da Costa permalink
    29 Maio, 2017 16:48

    Milagre? Não! “Muito trabalho, muito trabalho!…” parafraseando um filósofo de Almeirim….

    Gostar

  8. Viriato de Viseu permalink
    29 Maio, 2017 18:01

    Como sempre, excelente prosa!
    Já viram que, se o Kosta Poucochinho, a Katarina e o Kamarada herdassem a herança do Socras?

    Liked by 1 person

    • 29 Maio, 2017 19:52

      Se se safar duma condenação, o Socras é gajo para movimentar uns bons euros das suas contas bancárias e depositá-los nas do P”S”, do PC e do BE como reconhecimento por terem permitido a geringonça — oportunidade única e eficaz para ser ilibado por “portas e travessas” incluindo eventual afastamento de juízes ou misterioso desaparecimento de documentos. Tudo pode acontecer para safar “o menino de ouro do P’S'”.

      Liked by 1 person

  9. José Domingos permalink
    29 Maio, 2017 21:53

    Começo a ter duvidas, se este povo merece alguma coisa. Desde sempre a reboque das elites citadinas, o que quer que isso seja, impondo ao resto do país, situações e soluções que muito poucos sabem minimamente qual o objectivo, com a agravante de votar e eleger os maiores trafulhas e mentirosos, pensando, na sua pequenez, ser um dia como eles.
    A inveja no seu melhor.
    Temos milhentos casos na nossa história, destas situações.
    Somos de facto, pequeninos, o horizonte do português, é o que consegue ver da torre da igreja. Mascaram isto como humildade, somos mas é servis.

    Liked by 1 person

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      30 Maio, 2017 07:01

      Engana-se numa coisa. Ao português já falta a está leva par subir à torre da igreja. Preferem confiar em uma qualquer fotografia que lhes asseguram ter sido tirada da torre da igreja. Pagando por vislumbrá-la sem possibilidade de exame.

      Gostar

      • Francisco Miguel Colaço permalink
        30 Maio, 2017 07:02

        … a estaleca…

        Gostar

  10. Castrol permalink
    29 Maio, 2017 23:06

    Porcaria de País, em que mais cair em graça do que ser engraçado…

    Gostar

  11. 30 Maio, 2017 14:18

    Mais uma vez, excelente.

    Gostar

  12. Artista Português permalink
    30 Maio, 2017 16:57

    Parabéns Cristina. Tudo muito claro e directo. Só tenho pena que isso mesmo não seja dito pelo chefe da oposição no debate quinzenal da AR. É essa a atitude que ele deveria ter ….e os outros aproveitam esta passividade. Mas pior que isso tudo é o outro que vai a todas e só enaltece estes milagres, sabendo muito bem que está a mentir.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.