Saltar para o conteúdo

Não Nos Calamos!

30 Junho, 2017

A primeira atitude tomada pela Governo e Presidente da República no dia em que se dava conta da tragédia de Pedrógão foi a desresponsabilização total e absoluta. Contra factos não há argumentos. O primeiro ministro atribuía a matança a causas naturais inesperadas. O PR serenava os ânimos dizendo que tudo tinha sido feito. Sem saberem ainda de nada já sabiam que não havia responsabilidades deste governo porque estávamos apenas perante uma catástrofe natural. Porém, o ruído perturbador dos cidadãos nas redes sociais com denúncias e depoimentos sobre os factos, obrigou a uma mudança de estratégia. Curioso ver  que tanta certeza houve nos primeiros minutos e agora volvidos 13 dias dizem ainda não saber dos culpados.

Começou por ser um raio. Num eucalipto, essas malvadas árvores que têm a ousadia de arder? Não. Num pinheiro. Depois, já não era o raio porque sem trovoadas não os há. Passou-se à GNR esses militares que tiveram a desfaçatez de desviar  as pessoas para a estrada da morte. Mas descobre-se que só o fizeram porque não tinham comunicações entre eles. Entra o SIRESP ao barulho. Esse sistema de comunicações futurista do melhor e mais caro que o planeta tem mas que não funciona em caso de calamidades. Porém, alto lá que a malta do SIRESP respondeu logo (aqui a rapidez é estonteante) alertando que esteve operacional SEM FALHAS. Portanto, todos os que testemunharam o contrário são, de acordo com estes, um bando de mentirosos. Ao SIRESP juntou-se claro o governo, acusando a Protecção Civil pelas falhas. Tem lógica: se as comunicações mesmo sem antenas funcionaram, só podia ser dos incompetentes das chefias da ANPC. Aquelas 30 que o governo substituiu 5 meses antes, por gente altamente qualificada em advocacia, enfermagem, ciências do desporto e desencarceramento. Que por sua vez estão sob a alçada do MAI. Tem lógica.

O Costa começou a exigir respostas a todos os organismos envolvidos mas esqueceu-se de dar as respostas (bem, na verdade não se esqueceu, os jornalistas é que não as fizeram) sobre uma matéria que ele mesmo conhecia muito bem dado que foi ele que fez a adjudicação deste SIRESP formalizado em contrato assessorado pelo seus grandes amigos Lacerda e Constança. Foi graças a Costa que o contrato não contempla antenas satélite, nem geradores, não se responsabiliza em caso de calamidades nem falhas de comunicações que não sejam superiores a 4 dias. Com falhas assim, não se quer que resulte. Quer-se que falhe para justificar a compra de mais meios, mais boys, mais contratos ruinosos para o erário publico. É tão claro e simples de entender.

O que esconde Portugal nos fogos? Muita coisa. Começa pelos maçons como Capoula Santos que têm a pasta da agricultura, 5 dias antes da tragédia abria concurso de eucaliptos,  já tem um mega projecto piloto em marcha (e agora vejam só a rapidez record) para toda aquela mancha gigantesca de incêndio com cheiro a morte. Por falar em maçonaria, já espreitaram a quantidade abismal de maçons do PS aquando das governações do partido? 

Espanha aqui mesmo ao lado, com mesmo clima, enfrentou um grande incêndio numa zona turística. A origem pouco interessa. Interessa sim dizer-se que ficaram 2000 pessoas desalojadas mas NENHUMA sofreu qualquer ferimento. Que em 3 dias estava circunscrito e foi extinto sem intervenção estrangeira. Mas o nosso governo está a brincar com a inteligência de quem?

Não somos parvos. Não somos um bando de ignorantes. Exigimos respeito. Não admitimos que nos mintam descaradamente para salvar a pele. Não toleramos negligência criminosa tratada com pinças. Gente sossegadamente a gerir os destinos da Nação sem assumir responsabilidades nem tomar as medidas correctas e urgentes para proteger as populações destas e outras desgraças como é seu dever.

Porque meus caros senhores, NÓS NÃO NOS CALAMOS. Podem perseguir o Sebastião Pereira que apenas teve a coragem de dizer o que tinha de ser dito e que CÁ em Portugal queriam silenciar. Porque, nós povo, SEREMOS TODOS SEBASTIÕES PREIRA e faremos de tudo para que jamais este assunto morra sem os respectivos culpados serem julgados. Sem TODAS AS VÍTIMAS ressarcidas dos danos. Deste e daquele que em 2016 deixou tanta gente sem nada e AINDA estão à espera. Lembram-se? Está AQUI o auxiliar de memória.

Nós não nos calamos mais! Nunca mais!

#naonoscalamos

 

49 comentários leave one →
  1. Ricardo Janeira permalink
    30 Junho, 2017 11:50

    Era bom que assim fosse, mas isto é portugal e é a esquerda que está no poder. Esses só saem de lá quando o país for para a fossa, sempre foi assim e enquanto a inteligencia deste povo não mudar é assim que vai continuar a ser.

    Liked by 1 person

  2. LTR permalink
    30 Junho, 2017 12:00

    A trovoada não só foi seca, como foi limpa, azul, silenciosa e criteriosa na escolha da árvore. O que estragou tudo foi a hora, que não há maneira de bater certo com a tempestade:

    http://www.jn.pt/nacional/interior/moradores-de-escalos-fundeiros-rejeitam-trovoada-na-origem-do-fogo-8602721.html

    Qual será a proveniência da frase da ministra que diz ter acontecido alguma coisa “dentro” daquele fogo. O relatório a provar que as árvores fugiram para a berma da fatídica estrada já a arder demorará muito tempo?

    Liked by 2 people

    • 30 Junho, 2017 12:34

      “acontecido alguma coisa “dentro” daquele fogo”

      Olha, se calhar foi uma cena sobrenatural !!!

      Gostar

  3. Alain Bick permalink
    30 Junho, 2017 12:05

    sou Sebastião Pereira
    fui atingido por um raio
    que os parta

    Liked by 1 person

  4. José Domingos permalink
    30 Junho, 2017 12:30

    A grande maioria do povo, está bem assim, vende-se por um lugar ao sol, basta ver a situação dos precários.
    A Malta quer lá saber, desde que corra o marfim.
    Os mortos, por uma questão de justiça foram mortos pela incompetência dos bandalhos que se têm governado.
    Não pode ficar assim, e tem que ser mais que indignação de blog.
    A revolta é muita e os aventais estão muito grandes.

    Liked by 1 person

  5. Juromenha permalink
    30 Junho, 2017 12:55

    Com uma solitária excepção , a mentira, o branqueamento, a desculpabilização e o “plantar” de “factos alternativos” são a palavra de ordem dos “merdia”, tanto impressos como, principalmente, televisivos.
    Não fora a blogosfera, a que não se prostituiu à quadrilha que faz de governo, e tinhamos a “verdade única”.
    Aqui, pelo menos, ainda se pôe o nome aos bois.
    “Posts” como este prestam, sem qualquer exagero, um serviço público.
    Cpmts.

    Liked by 2 people

  6. André Miguel permalink
    30 Junho, 2017 13:18

    “Gente sossegadamente a gerir os destinos da Nação”

    Aí é que está o busilis da questão! Mas gerir o quê Cristina???

    Esta gente nunca fez nada, nunca produziu nada, foram nascidos e criados como burocratas para viver à pala do contribuinte! Este gente tresanda a INCOMPETÊNCIA pura e dura! Nada mais. Foi o que ficou claramente à vista de todos. Não sabem gerir, coordenar, tomar decisões, zero, nada. É o vazio total e absoluto de ideias, excepto criar impostos, taxas e taxinhas. Como é possível alguém estar à frente de um país se nunca geriu nada na puta da vida e sempre viveu do dinheiro dos outros?! Como podemos esperar algo de gente assim?!
    É impressionante como neste pais ninguém questiona, ninguém duvida, ninguém pensa! Caramba até para a função público é preciso passar um batalhão de provas e qualificações para ser um qualquer técnico superior, para ser membro do Governo basta cartão de militante!!!! Que país de ignorantes e acéfalos!!! Fddssss (desculpem, mas não dá mesmo para ver bem educado).

    Liked by 2 people

  7. carlos alberto ilharco permalink
    30 Junho, 2017 14:38

    Arrasador.
    Vai para o meu facebook, infelizmente quer aqui quer lá vai ser lido por dez ou vinte.
    Não chegamos, eles vão continuar a dizer a verdade deles auxiliados pela CS.
    Não espero nada do futuro.

    Liked by 1 person

    • 30 Junho, 2017 18:15

      Sim, é um texto digno do facebook….

      Ahahahahahahahah ! ! ! !

      Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        30 Junho, 2017 22:54

        E tu és 1 idiota q nem sequer tens o q faz falta pra falar de cara destapada. Tua credibilidade é zero. Cobardolas.

        Gostar

      • 1 Julho, 2017 00:33

        Boa, continua digno do facebook!

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        1 Julho, 2017 21:27

        O teu cérebro é igual ao teu nome

        Gostar

  8. Alexandre permalink
    30 Junho, 2017 14:41

    Cristina Miranda não termina o seu aproveitamento político em redor da catástrofe de Pedrógão Grande. Não há respeito pelas vítimas, apenas oportunismo, exagero e irritação em fazer sobressair o seu nome para a ribalta política e mediática. Continue a tentar, Cristina. Talvez o CDS-PP ou o PSD de Passos Coelho lhe consiga reservar um lugar de vogal nas suas listas para as eleições autárquicas.

    Gostar

    • LDM permalink
      30 Junho, 2017 14:50

      Chato que a tragédia de Pedrogão Grande ponha em evidência a incompetência de Tony Costa, não é ?

      Agora, respeito, respeito pelas vítimas é mesmo considerar que morreram porque foram lá ver o fogo …

      Liked by 4 people

    • 30 Junho, 2017 14:52

      Desconheço se por necessidade e/ou parvoíce, mas vc. é um idiota útil.

      Liked by 1 person

      • 30 Junho, 2017 14:53

        Meu comentário para Alexandre.

        Gostar

      • EdeCarvalho. permalink
        30 Junho, 2017 15:22

        E saberá aquela alma o que se passa com os 200 feridos? E os eventuais desaparecidos? É que as TV,s não buscam, logo está tudo bem.
        Para o sr. Alexandre.

        Liked by 3 people

    • 30 Junho, 2017 14:58

      Olha palhação- quando também tiveres de pagar as indemnizações que os familiares das vítimas vão pedir ao Estado, vais ver a figurinha triste que andaste para aqui a fazer

      Gostar

      • 30 Junho, 2017 15:16

        O esbelto e sempre-em-pé Capoulas disse hoje que o montante dos prejuízos do incêndio são cerca de 20 milhões de euros. Assim, a despachar, para marcar o ponto e já tá.
        Será que ele calculou também a hipótese de o Estado ter de pagar X milhões às famílias das vítimas ?

        A propósito, alguém sabe como estão os quatro bombeiros hospitalizados no Porto ? Não surgem boletins clínicos porquê ? Outra: Ainda estão desaparecidas quantas pessoas ? Farão parte das supostamente reduzidas a cinzas que os fortes ventos espalharam ?
        Prevejo cada vez mais que muitas conclusões –se surgirem sem “mãozinha” governamental– vão perturbar muitíssimo este governo.

        Liked by 2 people

      • carlos alberto ilharco permalink
        30 Junho, 2017 19:05

        O Capoulas não sabe matemática.
        O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou esta sexta-feira em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou mais de 200 feridos. “Pelo menos 250 milhões de euros”, disse à agência Lusa Valdemar Alves.

        Liked by 2 people

    • permalink
      30 Junho, 2017 15:28

      Ó idiota, respeito pelas vítimas é tomar medidas e fazer com que as culpas sejam realmente e verdadeiramente apuradas, para que NÃO se repitam as “condições excepcionais”, ou seja a incompetência …percebes?

      Liked by 2 people

    • Cristina Miranda permalink
      30 Junho, 2017 23:02

      Você é mesmo idiota. Tenho pena de si. Com cidadãos como você Portugal não precisa de inimigos.

      Gostar

  9. 30 Junho, 2017 14:50

    Cristina Miranda,

    Excelente post !

    Liked by 2 people

  10. Manuel Dias permalink
    30 Junho, 2017 15:09

    Foi confrangedor assistir ontem ao debate na AR, quando o PSD e CDS pediam respostas relativas a esta calamidade, o cerrar de fileiras do PS/BE/PCP, com um ataque ordinário e vil a quem “ousava” questionar o “sacro-santo” (des)governo. Mas tudo dentro da normalidade para estes seres esquerdalhos, pois como sempre têm uma “superioridade moral” e quando estão eles no poleiro tudo tem de ser aceite (desde que seja do lado deles). Quando estava em funções o governo PSD/CDS, o que foi dito e berrado por esta gentalha quando houve incêndios… agora é vê-los serenados e mansos!!! Cambada de bandalhos, triste sina a nossa…

    Liked by 2 people

  11. rão arques permalink
    30 Junho, 2017 15:18

    A propósito do almoço Presidente/1º Ministro saiu-me esta reflexão:
    Que durante o repasto estes dois comparsas tenham um momento de lucidez. Acertem da melhor maneira que entenderem acabar com o martírio a que a Senhora MAI está a ser sujeita que até dá pena. Acaba a inocente ministra por ser grande vitima quando é posta a funcionar como escudo humana na trágica comédia de salvação de um cadáver politico. Se Costa não se disponibilizar a sair pelo próprio pé, o Senhor Presidente tem que assumir com coragem a decisão de o mandar embora. Se não conseguem calibrar a coluna ao menos tenham dó em primeiro lugar de vocês próprios.

    Gostar

    • 30 Junho, 2017 15:34

      Querem “ambos os dois” safarem-se. A ministra “que se lixe”, está a prazo.
      O MCThomaz nunca(!) demitirá este governo, mesmo perante casos de extrema gravidade.

      Liked by 2 people

  12. Prova Indirecta permalink
    30 Junho, 2017 15:40

    « Fogo em um prédio , à rua Buenos Aires . Socorros prontos. Prémio bomba número tal . Grande inteligência e acerto em todas as medidas tomadas por parte da Direcção Técnica do Serviço dos Incêndios . Extraordinária dedicação . Prodígios de valor . Falta de água . Dois bombeiros feridos e um quase morto . Resultado : ardeu tudo.
    Pouco tempo antes , no Aterro , outro incêndio . Inspecção , bombas , o ministério , o comandante da guarda municipal , e sua majestade El Rei no lugar do sinistro . Inexcedível bravura . Devoção infatigável . Completa ordem . Exemplar disciplina . Falta de água . Três bombeiros no hospital . O Inspector ferido . Resultado : ardeu tudo . »

    Ramalho Ortigão , As farpas ,

    Liked by 1 person

    • Manuel permalink
      30 Junho, 2017 15:51

      Ontem, no Público, também vinha um artigo do “salva vidas” desse tempo(Ramalho e Eça) que não navegava. Os teus excertos também são muito oportunos. As instituições auto-consomem os recursos e depois não cumprem qualquer tarefa.

      Liked by 1 person

  13. José Domingos permalink
    30 Junho, 2017 16:02

    Isto não vai lá, com indignações de blogs. Quando é que se vai para a rua, os aventais não podem tapar tudo.

    Liked by 2 people

  14. Prova Indirecta permalink
    30 Junho, 2017 16:09

    ” As duas notícias precedentes são o molde e a norma geral de todas as notícias de todos os incêndios , de todos os prédios de todos os bairros de Lisboa .
    Ocorre naturalmente advertir uma coisa : que sendo o resultado final e definitivo de todos os esforços , de toda a ciência , de toda a coragem , de toda a filantropia , de toda a disciplina , de todos os bombeiros estropiados e mortos – o arder tudo – seria mais natural , mais lógico , mais filantrópico , mais humano e porventura mais producente , que ao darem as torres sinal de incêndio , começassem os socorros por ficar em suas casas. As chamas ver-se-iam prodigiosamente embaraçadas , se – depois de terem devorado tudo – quisessem ainda , depois de terem estado ausentes os socorros , devorar mais alguma coisa. Demais , acha-se hoje exuberantemente provado pelas mais repetidas experiências que o expediente até agora empregado de lançar aos incêndios alguns bombeiros é insuficiente para dominar o fogo . Actualmente está na convicção de todas as pessoas que têm presenciado incêndios que eles têm o capricho indomável de se não apagarem , senão com água . ”

    Ib idem , Ramalho Ortigão

    Gostar

  15. Prova Indirecta permalink
    30 Junho, 2017 16:25

    Não nos calamos !!!

    Gostar

  16. Democrata com larga experiência — Vende-se permalink
    30 Junho, 2017 16:50

    Muito obrigado pelo post.

    Gostar

  17. 30 Junho, 2017 18:18

    “…a matança…”

    “Não nos calamos!”

    “Seremos todos Sebastião Pereira!”

    Isto é bom demais!

    #nuncaacabem

    Gostar

  18. Viriato de Viseu permalink
    30 Junho, 2017 18:25

    Excelente como sempre. Nunca se cale. A memória dos mortos e suas familias agradecem.

    Liked by 3 people

    • Cristina Miranda permalink
      30 Junho, 2017 22:53

      Estamos a criar 1 movimento cívico. Jamais nos calaremos daqui pra frente! Isto tem de mudar.

      Gostar

  19. 30 Junho, 2017 18:39

    Já quase tenho a certeza de que o governo da geringonça (toda ela, inclusivé com o PC e sobretudo o BE a defenderem o P”S”) não vai sair bem desta tragédia.
    Há já demasiados indícios de atrapalhação e relatórios com inverdades

    Liked by 1 person

  20. SRG permalink
    30 Junho, 2017 18:56

    Que pena não existirem muitas Cristinas Miranda e menos Alexandres anões neste país.

    Liked by 1 person

  21. Rui permalink
    30 Junho, 2017 19:12

    Não percebo o que a oposição está à esperar para declarar o SIRESP como o roubo do século em Portugal. 500 milhões de euros gastos num sistema de comunicações de emergências que não funciona em emergências? Ainda por cima parece que há para lá umas cláusulas que desresponsabilizam os fornecedores do SIRESP do seu funcionamento em situações de inundações etc. Mas o que é isto? Pagou-se 500 milhões de euros por um sistema de comunicações de emergência que não funciona em emergências?

    Quem assinou o contrato foi o atual primeiro ministro. Nenhum jornalista lhe faz perguntas sobre isto? Como foi possível assinar aquele contrato?!
    Ainda por cima as medidas tomadas após a catástrofe de Perdigão Grande é ir comprar à pressa umas antenas por ajuste direto?!! Mas há alguma razão que justifique que estas antenas não sejam compradas em concurso publico?! Enfim usamos uma catástrofe para justificar mais um roubo (compra de antenas em ajuste diretoem vez de concurso publico?!)

    Os portugueses andam a ser enganados pelos seu jornalistas pois não vejo ninguém a fazer perguntas incómodas a António Costa. Foi preciso aparecer uma notícia sobre pseudónimo num jornal espanhol. Incrível. Deixaram de haver jornalistas em Portugal? Estão todos comprados??!

    Liked by 3 people

    • Rui permalink
      30 Junho, 2017 19:14

      Este contrato do SIRESP foi feito em 2007. O Ministério Público não tem aqui fundamentos para investigar o Costa? Crime de gestão danosa ou algo similar? Como é possível assinar um contrato de 500 milhões para um sistema de comunicações de emergências com umas cláusulas que desobrigam esse mesmo sistema de funcionar em situações de catástrofe?!!

      Liked by 3 people

      • 30 Junho, 2017 19:42

        A vasta maioria da comunicação social tuga está amestrada e contentinha porque comprada para não tocar na flor de estufa AC-DC/governo/geringonça. Não pode. Não deve.

        Sempre ouvi e li que essa negociata (que também envolveu o Salgado, claro !) era prejudicial para o Estado. Mas o DDT mandava e os amigos “socialistas” acatavam. Quando o AC-DC tomou posse de presidente da câmara, vocês não imaginam quem estava convidado na primeira fila e o forte abraço de “ambos os dois” !… A propósito de negociatas: como está o quartel de bombeiros contíguo ao Hospital da Luz ?

        Liked by 1 person

    • André Miguel permalink
      30 Junho, 2017 23:58

      Exactamente. Temos crime de lesa pátria e anda tudo a assobiar para o lado?!

      Liked by 1 person

  22. 30 Junho, 2017 19:56

    Quem é que projectou o Hospital da Luz ? Manuel Salgado.
    Quem foi eleito vereador da CMLisboa e detém o pelouro do urbanismo ? Manuel Salgado.
    Quem autorizou a venda barata do quartel dos bombeiros (o mais moderno de Lisboa e num local estratégico da cidade), só com 10 anos de existência (!) contíguo ao Hospital da Luz ? Manuel Salgado.
    Quem é primo-irmão do Ricardo Salgado ? Manuel Salgado.
    Só coincidências, só coincidências, claro !

    Liked by 2 people

  23. Prova Indirecta permalink
    30 Junho, 2017 20:26

    corre o marfim para apagar os fogos : na CS a publicidade redobra é o fim de mais um escalao a ser sobretaxado , o pagamento antecipado ao IMI por via da descida de juros na dívida publica , a cgtp que canta hossanas à inclusao dos precários nos quadros , só faltou ao concurso o caneco das confederacoes , o madeirense estava distraído o aumento da prole proveta….

    Gostar

  24. Prova Indirecta permalink
    30 Junho, 2017 20:31

    daqui a uma semana vamos todos a banhos, em Setembro nao se fala mais nisto…..

    Gostar

  25. maria permalink
    1 Julho, 2017 02:43

    Mais um grande texto, Cristina. Mais uma vez parabéns. É dessa indignação que os políticos precisam e ela nunca será em demasia.
    Maria

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.