Saltar para o conteúdo

Onde Pára a Ajuda Solidária?

17 Julho, 2017

Passou-se um mês. UM MÊS!! Tirando a ajuda fabulosa de voluntários com donativos generosos da população residente e não residente em Portugal, não há vivalma do lado do Estado a fazer o que lhe compete numa situação de calamidade (sim, não é tragédia é calamidade pública!). Continua por entregar a lista de famílias a apoiar e respectivo levantamento das necessidades por parte da Protecção Civil e Câmara Municipal. Enquanto isso os mais de 13 milhões angariados estão a render juros nas contas bancárias de 7 entidades! Como não há pressa nenhuma, também ainda não foi accionado o mecanismo de ajuda da UE. Entretanto, as famílias vão desembolsando   dinheiro que não têm (veja aqui uma carta de uma vítima) , endividando-se, para enterrar mortos, pedir ajuda psicológica, reconstruir casas, anexos e empresas. Sim, porque o ministro do planeamento e infraestruturas já avisou: até 5000 euros podem avançar com as obras TODAS que serão ressarcidos após comprovar a despesa! Ora, força aí a  dar prioridade aos galinheiros! Sim galinheiros!!! Se na minha casa um anexo para guardar lenha com 6m2 custou 700€ que pensam eles que se faz numa casa de habitação ou empresa afectada por um incêndio com 5000? Mas estão a brincar com a vida de quem?

A falta de vergonha não tem limites. Em Moita, Castanheira de Pera, uma empresa, a Serração Progresso, que empregava cerca de 50 trabalhadores ficou completamente destruída. Sandra Carvalho, a gerente, já foi visitada 4 vezes por entidades do Estado. Foi para lhe pedirem o levantamento detalhado e urgente do prejuízos que rondam os 5 milhões de euros? Foi para lhe comunicar que a verba iria ser disponibilizada já no final do mês? Não! Foi para saberem o que pensava ela fazer com os empregados dando-lhe orientações sobre despedimento colectivo!!! Sim, ouviram bem, despedimento COLECTIVO! O problema é que Sandra não quer despedir. Quer reconstruir para continuar com os mesmos postos de trabalho. Alguém quer saber disso para alguma coisa? Não. Só a Sandra que enquanto espera usa o fundo de maneio da empresa para pagar compromissos laborais. Até acabar.

Revoltada com esta situação criei o “Movimento Cívico – Não Nos Calamos” no espaço de uma semana ao qual já se juntaram milhares de pessoas (o número não pára de crescer). Fomos ao terreno tentar perceber o que se passava para ajudar as vítimas Pedrógão Grande intervindo onde fosse necessário. Precisamente no fim de semana onde fizemos visita ao “ground zero” do fogo para investigar as causas do mesmo,  visitamos a loja social onde fomos confrontados com uma situação inédita: um camião carregado de bens doados vindo de Espanha, não tinha ninguém à sua espera. Constatamos ainda,  a anarquia verificada no teatro das operações onde os bens eram guardados em tendas fechadas com cordas, à mercê dos amigos do alheio. Sem vigilância. Amontoados sem condições algumas. Muito útil a quem por trás destes cenários cria sempre uma oportunidade para que alguns de má fé façam negócios. É sempre assim. Quem não se lembra do que aconteceu às ajudas destinadas às vítimas das terríveis cheias ocorridas em Portugal há uns anos atrás?

Como se isto tudo não bastasse, e sem que os incompetentes nos comandos da ANPC fossem destituídos, SIRESP substituído, MAI responsabilizado, eis que a tragédia se repete. Alijó tem neste momento um incêndio incontrolável que já consumiu bens e pôs populações em risco! Ou seja, ainda não se resolveu  nem corrigiu ABSOLUTAMENTE NADA que levou à calamidade de Pedrógão e já estamos com outra tragédia em cima! Vai demorar muito até se varrer a escumalha incompetente e sistema de comunicações medíocre e assassino do comando das operações de socorro a incêndios?? Vai demorar muito a pôr equipas de vigilância preventiva nas  matas? Vai demorar muito a pôr todos os meios disponíveis (e são muitos c’um catano) ao serviço das populações mas de forma séria? E os meninos pirómanos? Vai demorar muito para condená-los deixando-os apodrecer na cadeia? 

Está na hora de agir, urgentemente, porque pela amostra já percebemos perfeitamente que se não for a SOCIEDADE CIVIL a arregaçar as mangas e limpar o lixo governativo que põe suas vidas sistematicamente em risco por inércia, estas e outras tragédias maiores irão repetir-se. #NaoNosCalamos

 

 

 

 

 

54 comentários leave one →
  1. 17 Julho, 2017 12:14

    Para quem já anda cá há uns aninhos nada disto é novidade. Todas as solidariedades e choraminguices iniciais acabam nesta farsa. E quanto mais os responsáveis são do tipo de bater nas costas e choro fácil menos eficazes se revelam.

    Liked by 3 people

    • Cristina Miranda permalink
      17 Julho, 2017 12:44

      Estamos sempre a tempo de mudar isso.

      Gostar

      • M.C. permalink
        17 Julho, 2017 23:39

        ” Quem não se lembra do que aconteceu às ajudas destinadas às vítimas das terríveis cheias ocorridas em Portugal há uns anos atrás? ”

        Está a referir-se ás cheias de 1967 …?

        Deve ter uma memória prodigiosa para recordar o que se passou no dia 26 de Novembro desse ano …

        https://arquivos.rtp.pt/conteudos/1967-grandes-cheias/#sthash.vMwK0fJE.dpbs

        Don’t joke with me !

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        18 Julho, 2017 14:48

        1967? Are you joking?!! Não se lembra de mais nada mais recente? Alzheimer… só pode…

        Gostar

      • 18 Julho, 2017 01:48

        E as cheias na Madeira em 2010? Ou a Madeira não é Portugal, MC?

        Gostar

  2. Eduardo permalink
    17 Julho, 2017 12:23

    Só não entendo o seu espanto.
    Será que este comportamento “socialista” é novidade para alguém?
    De trinta e um de boca , xuxas, comunistas e bloquistas resolvem tudo num ápice.
    Promessas a montes
    Actos concretos ZERO
    É assim o mundo dos enCostas

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      17 Julho, 2017 12:40

      Não há espanto. Há indignação.

      Gostar

      • Alexandre permalink
        17 Julho, 2017 13:21

        Também há estupidez.

        Gostar

      • 17 Julho, 2017 22:17

        Ainda bem que o reconheces, Alex: é o primeiro passo para a cura!

        Gostar

    • José da Costa permalink
      18 Julho, 2017 15:13

      O Passos Coelho já veio atrasado quando previu a vinda do diabo em Setembro de 2016.

      O diabo entrou em cena logo no final de 2015 na figura de António Costa.

      Então não está toda a gente a ver o Inferno em que ele está a transformar Portugal?

      Agarrado pelo rabo e vá de retro para a casa dele.

      Gostar

  3. Viriato de Viseu permalink
    17 Julho, 2017 12:27

    É preciso fazer algo…para que tudo fique na mesma!!!
    Enfim…o xuxialismo em todo o seu esplendor.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      17 Julho, 2017 12:41

      É preciso fazer algo para que nada fique na mesma.

      Gostar

  4. piscoiso permalink
    17 Julho, 2017 12:40

    Falta saber o que já fez o “Movimento Cívico – Não Nos Calamos”. Ah, pois, não se calam.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      17 Julho, 2017 12:43

      Pois… para saber tem de nos seguir na página destinada a esse efeito. E não, meu caro, não nos limitamos a berrar aqui como V.Exa. Para isso não se fundava este movimento. Estamos a reunir com autoridades locais. Estamos a exigir intervenção. Estamos a colaborar com voluntários e Provedor da Santa Casa. Estamos a distribuir bens. E você?

      Gostar

      • piscoiso permalink
        17 Julho, 2017 13:25

        OK. Se for assim, parabéns.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        18 Julho, 2017 07:50

        E você? …….parabéns

        Gostar

  5. José Domingos permalink
    17 Julho, 2017 12:44

    Portugal arrasta-se no chão da pocilga, que os políticos e corruptos e incompetentes transformaram este país
    Já basta, são autênticas aves de rapina

    Gostar

  6. oscar maximo permalink
    17 Julho, 2017 13:02

    Será que a nossa vocação ultramarina nos vai fazer imitar o que se passa em África, na qual a maior parte da ajuda fica sempre pelo caminho ?

    Gostar

    • 17 Julho, 2017 13:14

      Devia haver um grupo de pessoas honestas e competentes (três, quatro no máximo) para controlar a distribuição das ajudas monetárias.
      Não confio na gentalha.

      Gostar

  7. 17 Julho, 2017 13:11

    Muito bem, Cristina.

    Passado 1 mês da tragédia, só 5 casas estão a ser edificadas entre as quase 500 ardidas. Impressionante a calma com que o ministro nãoseiquê Marques anuncia este facto.
    Absolutamente indesculpável o laxismo, a incompetência, a falta de solidariedade(!) e quiçá o aproveitamento político-partidário (a dois meses das autárquicas…) deste inapto (des)governo.
    Raio de gentalha essa incapaz de estruturar rapidamente um plano global para ajudar as pessoas ?
    O que tem feito o MCThomaz junto do AC-DC para acelerar as diversificadas e urgentes ajudas ?
    Se houver brusca mudança de clima e começar a chover cinco, dez, vinte vezes até ao Outono, como vão viver os desalojados ?
    Sim !, de facto há tratamento desigual deste governo para os cidadãos. Eis mais uma prova. E quem vive fora de Lisboa, do litoral e das grandes e médias cidades mais sofre consequências cerceadoras das suas vidas.
    Também por este muito lamentável caso, sinto cada vez mais náuseas. Um nojo de gentalha !, que se diz “socialista”.

    Liked by 1 person

  8. LTR permalink
    17 Julho, 2017 13:33

    Agora mesmo na TV, António Costa, PM pela força, habilidoso, homem para as horas boas e para as realidades financeiras virtuais, e responsável pela assinatura e contratação final do SIRESP que inclui poupança em baterias que fazem extinguir a disponibilidade do serviço, descobriu passados 30 dias que o sistema precisa de redundância e de cabos que não se queimem com o fogo, que devem passer por condutas do Estado, de cujo governo ele era Ministro da Administração Interna à data.

    A besta quadrada do jornalista, em vez de lhe perguntar porque é que isso não foi feito à data e porque é que só agora descobriram (e o que fizeram desde as primeiras falhas graves do SIRESP dos anos anteriores e no período que mediou o desastre e fim das férias em Espanha), pergunta-lhe pela demissão da ministra exigida pela oposição. E ele, claro, reduz-se à sua pequenez de merda e desata a debitar lixo e palha para dar de comer à carneirada, todo contente por poder malhar na oposição, que não quer olhar para a frente.

    Liked by 1 person

    • carlos alberto ilharco permalink
      17 Julho, 2017 13:47

      Também vi e fui exactamente isso.
      De um lado um político profissional com 40 anos de tarimba, do outro um jornalista amestrado.
      Qual teria que ser o resultado?
      Uns minutos de propaganda que como ensinaram muitas pessoas vai ficar nem que seja ao de leve gravado nos milhares que o estavam a ouvir.
      Cristina Miranda elenca aqui uma data de de coisas que o Governo não está a fazer.
      É como escrever num bloco de gelo.
      O que fica é o que as televisões debitam todos os dias (ajudadas pelos jornais com honrosa excepção do tablóide)
      E, lastimo dizer, a sociedade civil mobiliza-se aos magotes durante uns dias e depois devagarinho vai saindo um, depois dez, depois mil e depois acaba.
      Naja eu que não enviei um cêntimo, nem um par de cuecas.
      Não gosto de ser enganado.

      Gostar

  9. 17 Julho, 2017 13:41

    É por isso que já não entro em caridade “oficial”. Há muitos necessitados à minha volta – à volta de todos nós – a quem se pode ajudar directamente de muitas maneiras. Não fica a render juros na conta de ninguém.
    Há muitos anos, esse estupor de mulher que é Elisa Ferreira anunciou com pompa que o “seu” grupelho governamental de apoio aos doentes com SIDA tinha POUPADO 5 milhões (acho que 5 000 000 de contos, não de euros). Ora na mesma altura andava a Abraço a fazer um peditório nacional – e a ouvirem coisas que não precisavam de ouvir, porque afinal, se o governo (que já na altura arrebanhava o IVA) tinha dinheiro de sobra, para que queria a Abraço mais?
    Essa pessoa horrorosa foi depois para a SCML fazer mais estragos, e continua viva e activa a fazer estragos.
    Cara Cristina, se precisar de ajuda directa darei o que puder. Pelos canais oficiais, zero.

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      17 Julho, 2017 14:45

      Nós levamos em mãos às pessoas. Carinho e bens. Na última ida, tínhamos a carrinha cheia de bens alimentares e água entre outros e 1 idosa perguntava se não tínhamos almofadas de dormir… Ficamos destroçados pois não podíamos acudir naquela hora. Voltamos pra entregar a almofada. E é isto. Gente com imensas carências, isoladas e sozinhas. Um mês é muito tempo. Muito já poderia ter sido feito mas o pouco, começa só agora e não a todos. Siga-nos na nossa página:
      https://www.facebook.com/NaoCalamos/

      Liked by 2 people

      • 17 Julho, 2017 20:49

        Cara Cristina, não tenho facebook, nem twitter – nem TV. É uma opção pessoal. Indique outro modo de ajudar por favor.
        Obrigado.

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        18 Julho, 2017 14:32

        Mande e-mail ao cuidado do Sr. Luis Filipe, responsável pela equipa no terreno, para movimentocivico.naonoscalamos@gmail.com

        Gostar

  10. Rui permalink
    17 Julho, 2017 14:03

    Cristina, parabéns pela sua iniciativa. Os Portugueses são um povo extremamente solidário contudo acho que muitas vezes o que faz falta são organizações sérias que permitam transformar a solidariedade em ajuda eficaz. Fazem muita falta estes movimentos da sociedade civil.
    Pode disponibilizar o link ou a forma de aderir ao seu movimento?

    Liked by 1 person

  11. Aventino permalink
    17 Julho, 2017 14:33

    O Estado só sabe dizer NÃO.
    O Estado não sabe fazer.
    O Estado adia.
    O Estado penaliza.
    O Estado raramente ajuda.
    O Estado persegue.
    O Estado cobra.

    Gostar

  12. 17 Julho, 2017 14:43

    Assim de repente parece que o medina também “gosta” do movimento civico…

    Gostar

  13. Alain Bick permalink
    17 Julho, 2017 15:26

    o xuxalismo só me reconhece como contribuinte
    como me posso inscrever?
    aos 86 estou farto de tanta incompetencia e bancas rotas

    Gostar

  14. Procópio permalink
    17 Julho, 2017 16:57

    O kosta sabe exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defende simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usa a lógica contra a lógica, finge crêr na Democracia de um Partido sem democracia nenhuma, mas aparece sempre como guardião da Democracia; esquece tudo quanto for necessário esquecer, para o trazer à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer. Faz o mesmo que o jeróimo sem rugas.
    O afetuoso deseja acima de tudo manter-se no poleiro. No presente é cumplice do plano há longo elaborado que visa destruir as nossas instituições seculares, pilares que sustentam um verdadeira estado democrático. Quando o vento mudar, justificará a traição com o maior das à vontades e virará o disco com beijinhos, convencido que cá se fazem e não se pagam.
    Tudo isto passa ao lado dos tugas. Os tugas precisam de ir à praia, descansar da preguiça e matar a sede na fonte do não mais acaba. A esperança do tuga é que tirem o dinheiro aos ricos e lhe dêem uma migalhas, ele não sabe que o dinheiro grosso já fugiu. Não sabe onde fica o Panama, nem lhe interessa. A cgd, o bes, ele quer lá saber dessas merdas!
    O tuga é infeliz, o sítio ocupa o 86º lugar no índex de felicidade, mas não sabe. Ao nível de Marrocos, da Roménia, pior que a Turquia e Oman.
    http://worldhappiness.report/
    A vida para ele é isto. Incêndios, desgraças. Inquieta-se, emociona-se ao de leve.
    Resta-lhe um enorme alívio quando acorda enremelado, mau gosto na boca, peso na moleirinha, os braços trémulos: “Ainda cá estou”!
    Porra, não nos tirem a bola, os pimbas e as pastilhas!
    Vota pêésse, vota tuga, vota na mãozinha para que tudo fique na mesma. E fica.

    Gostar

  15. Procópio permalink
    17 Julho, 2017 17:14

    O poucochinho voltou a criticar a PT pelas “fragilidades inadmissíveis” na sua rede de telecomunicações, que contribuíram para as falhas detetadas na rede SIRESP durante o incêndio de Alijó. Se a crítica visava a Altice que se tranformou numa obsessão, vem fora de tempo. A Altice aida não gere a PT.
    Vai ser mesmo um espetáculo ver a oposição a que fará frente.
    Mas o poucochinho devia ter mais consideração pela PT. A PT foi uma mina que serviu de aldraba ao seu primeiro ministro, ele ainda anda cá fora. Haja tento na língua.

    Liked by 1 person

  16. 17 Julho, 2017 19:20

    Caso Tancos: o CEMExército voltou a nomear os cinco oficiais superiores por si exonerados “para não perturbarem as averiguações internas sobre o roubo”.
    Siga o baile abrilhantado pelo atestado de estupidez passado ao maralhal pelo CEMGFArmadas, pelo AC-DC e pelo MCThomaz.

    Gostar

  17. rão arques permalink
    17 Julho, 2017 19:30

    Pode muito bem acontecer que a distribuição daquilo com que a sociedade contribuiu esteja a ser reservada para a passagem de Natal na região em que o benemérito PR fará a distribuição como sendo dono.
    O que não faz sentido nenhum dado que comprovativos de despesas de restauro e sobrevivência digna só fazem sentido na parte em que seja o Estado a alargar os cordões á bolsa. Ou quando a miséria mais degradante chega de fora e do alto da mesquinhez.

    Gostar

  18. Procópio permalink
    17 Julho, 2017 19:37

    Quando regresar do México espera-se que o afetuoso visite Alijó e Mangualde.
    As vítimas desses lugares não são menos que as de Pedrogão, Góis e Figueiró dos Vinhos.
    Vai ser um verão a andar de um lado para o outro como se vê outros presidentes fazerem nomeadamente na Austrália, nos EU, na Grécia, Itália e em França.

    Gostar

    • Eduardo permalink
      18 Julho, 2017 10:46

      Bom seria que nunca regressasse da terra do Zapata.
      Aí é que ele ficava bem.
      Tenho quase a certeza que algum dos pirómanos já lhe tirou alguma selfie.
      Aquele sorriso de arreganhar os dentes só pode enganar os de fora

      Gostar

  19. António C. Mendes permalink
    17 Julho, 2017 20:49

    Eu acabei de ver isto!!

    http://expresso.sapo.pt/politica/2017-07-17-Costa-volta-a-atacar-a-PT-devido-a-fragilidade-inadmissivel-na-rede-de-comunicacoes

    Não digo nada. Apenas conseguiria ser muito mal educado!

    Gostar

  20. Arlindo da Costa permalink
    17 Julho, 2017 21:09

    Há pouco ouvi na Tv cidadãos de Pedrógão Grande a dizer que estava tudo a correr lindamente.
    Vocês não ouvem notícias?

    Gostar

  21. JCA permalink
    18 Julho, 2017 03:22

    .
    Apenas dois pingos de realismo em oposição a tanta fantasia, academismo de sebenta e catedratismo bem embrulhado pela Comunicaçao Social como ‘politica’ ou ‘governaçao de estado’ numa procissao de conversa fiada. Fica a duvida se a Comunicaçao Social é ignorante ou hipocrita ou mais fundo, goza com essa gente.
    .
    1)
    O SIRESP,tantas teorias a voarem sobre um ninho de cucos; tanto ‘especialista’ a debitar fantasias para inventar ‘a quadratura do circulo’. Tudo livresco, academico e teorico. Chamam-lhe mesmo politico ou governação. Remendar o que nasceu torto, sem emenda financeiramente realista.
    O SIRESP é para deitar ao lixo. Nao presta. Para remendar custa mais que por exemplo o sistema satelite usado para teatro de guerra pela Marinha. Eh so copiar. Mesmo que nao fosse qualquer empreendedor numa empresa, pratico, enfiava com o SIRESP na sucata; despechava-o em 2ª mão.
    .
    2)
    no fim do Verao teremos um prejuizo de incendios da ordem dos 2 mil milhoes de euros. A parte capitalista porque a humana morre com quem a sofre. Ora quando as trompas jornalistas apresentam como grandes vitorias o conseguir-se 2 mil milhoes de euros emprestados do estrnageiro ao juro disto e daquilo, como uma grande vitoria nacional, esta tudo dito. O perdido em incendios eh la duns matarroanos atras do sol posto. Nao interessa. Mas empenhar o Pais pedinchando ajoelhado ao estrangeiroisso sim ja e de ‘alta politica’, elevada ciencia; de especialistas, de politicos de alto gabarito que ate se gabam de ‘salvaçao nacional’.
    .
    Pois, ou eh sado-masoquismo de meia duzia de elitoides ou sera o tao velho tuga. O depois do despertar despertar da luz do bom futuro, a corrida louca para o suicidio; o tal gene ‘mourisco’ suicidario tao elite-tuga.
    .
    E sair disto ??? Quem poibe e porquê ? Para quê ? Para onde ? Nao se safa um no espetro partidario, embora alguns tao poucos, dentro e fora dele, o tentem. E a soluçao do povo, dos empreendedores eh secularmente a mesma: fugir daqui, emigrar, safar o que de seu puder daqui para fora,
    .
    lamentavel quando tanto bem e bom esta terra nos oferece para poder ser feito.
    .
    Eh a vida donde quem manda nao deixa sair para muito melhor por razoes que o povo secular sabe de cor e salteado sabe pelo menos desde o sec XVI/XVII; e falam, falam, discutem, zangam-se, agridem-se incapazes de Novo. De sairem da caixa onde estao enclausurados, pensamento e governaçao prensados em folhas de livralhada que outros tambem leram mas donde se souberam libertar. Por isso têm sucesso, eficiencia e exito por isso invejados por aqueles.
    .
    Be happy, mas nao reclamem,
    .
    têm o como pensam e governam que dura micro-segundos em termos de Vida, fogachos momentaneos de gloria que se apagam no minuto seguinte.por sem a minima sustentação e realismo. Tudo de boa fe. Enfim, velho como ‘a sé de braga’, empacotado desde que os Descobrimentos morreram. Sonhadores.
    .
    E la se vai vivendo para os que fcam por ca em corpo ou haveres. Eh coisa facil que qualquer aumento de impostos a somar aos mais de 50% sobre o rendimento bruto de qlqr cidadao (34% para S Social + 23% de IVa + 10 ate 40% de IRS + 100% sobre combustiveis + Portagens + Taxas + Taxinhas Municipais + IMI + IRC + Mutas + e + e +)
    .
    Tudo bem, modas que no fim dao para o torto; onde ja estamos. Nem interessa perseguir culpados. Interessa eh perseguir soluçoes, novas, eficazes. E em Democracia e Libertaçao em liberdade.
    .

    .

    .

    Liked by 1 person

  22. 18 Julho, 2017 11:22

    Justiça parece que finalmente a actuar: Vão ao site da RRenascença e leiam as negociatas (sempre com o ex-BES do Salgado e do primo) proporcionadas pela câmara de Lisboa do AC-DC e do Medina.

    Liked by 1 person

    • sam permalink
      18 Julho, 2017 12:18

      Bem que estranhei quando o patego no outro dia afirmou que não ia pedir a maioria absoluta aos lisboetas. Já lhe cheirava o rabo a arder…

      Gostar

      • 18 Julho, 2017 13:10

        a maioria dos eleitores do concelho de Lisboa estão demasiadamente encantados e contentinhos com o que ouvem e leem: “Lisboa está na moda”. Não querem saber de mais nada, por exemplo dos grandes problemas que persistem e outros criados pelo Medina.
        (Também é certo que a candidata do PSD foi uma péssima opção).

        Gostar

      • M.C. permalink
        18 Julho, 2017 14:26

        Se tu patego o afirmas, porque não acreditarmos !

        Gostar

  23. 18 Julho, 2017 15:04

    ó MC,

    leia no site hoje editado da RRenascença as mega negociatas entre o AC-DC e o BES/Salgados e do Medina-mais BES/Salgados.
    Se isso não o incomoda é porque para si vale tudo — usufrui qualquer coisinha ?

    Gostar

  24. JCA permalink
    18 Julho, 2017 15:59

    .
    (cont 03.22)
    .
    Sobre mandar opara a sucata o SIRESP, ainda ha mais barato que o mais barato sist5ema por satelite na Marinhaapto p enfrentar casos de guerra muito mais complexos que incêndios,
    .
    simples assinaturas mensais de telemovel por satelite pelas corporaçoes de bombeiros equipando dotando cada veiculo com um, sem fibras oticas ou cabos ou carriipanas para redundancias. E servem para incendios onde nem à o problema de segredos miltares nem confidencialidades. Mas claro na parte do ‘olear a maquina’ rende menos que as centenas de milhoes de SIRESP´s e Cª Lda :))
    .
    Opçoes politicas ou mera gestao de negocios inter-pares de olites ou vontade e governar mesmo a favor do Pais. Questao de escolha do palco.
    .
    Siga a dança dsde pelo menos 2000 ? Como gostem ou prefiram.Nada esoterico doutro mundo. Tao simples, salvo vontade e categoria a governar.
    .
    Eh a vida mais batida que lupanar.
    .

    .

    ..

    Gostar

  25. 19 Julho, 2017 19:26

    Abutre é o nome vulgar dado às aves accipitriformes da família Accipitridae, de hábitos necrófagos, conhecidas também como abutres-do-velho-mundo. Os abutres assemelham-se exteriormente aos urubus e condores (os abutres-do-novo-mundo), mas estes pertencem à família Cathartidae. Os abutres são aves de grande envergadura, usando correntes de ar quente para planar, têm cauda pequena e geralmente são desprovidos de penas na cabeça.

    Gostar

Indigne-se aqui.