Saltar para o conteúdo

O populismo ataca e nem sabemos a letra do Kumbaya

10 Agosto, 2017

Daniel Oliveira e Rui Tavares escreveram, esta semana, textos sobre o populismo. Eu sei que o leitor não sabia, mas estou a escrevê-lo precisamente por isso, para o informar da ocorrência, caso sinta necessidade de ir ler algo que o faça sentir burro. Se se dá bem com a morrinha de aparente felicidade que julga sentir, sugiro mesmo que o faça, tal como sugiro a qualquer criança um pequeno choque eléctrico para que perca a vontade de enfiar os dedos nas tomadas.

O populismo é um problema do caraças. Anda um gajo tão bem a doutrinar as pessoas para o que é justo, o que é correcto, o que é cultural, eis que aparecem, vindos de uma caverna, os malvados populistas que fazem as pessoas sentirem-se bem. Isto não se faz aos intelectuais com colunas de jornal! Longe vão os tempos em que nos preocupávamos imenso com as nuances filosóficas da experiência objectiva versus percepção nas nossas bonitas cidades desprovidas de turistas e saneamento. Antigamente, quando os residentes circulavam nas típicas ruas ocupados a ler Sartre, apenas perturbados nos pensamentos pelos vizinhos que recitavam poesia no eléctrico, sem o burburinho de turistas fedorentos, não nos deixávamos enganar por populistas. Foi pena, no caso do Rui Tavares, não ter concorrido a eleições nessa altura em que éramos genuínos, inteligentes e cosmopolitas no bom sentido. Certamente que venceria por K.O. não populista.

Enfim, poderia dissertar imenso sobre os malefícios do populismo, mas não o vou fazer para que o leitor esteja completamente vazio de pensamentos nefastos aquando da leitura dos artigos destes vultos imensos da contemporaneidade lusitana. Só assim poderei assegurar não ter qualquer responsabilidade pela sua compulsão para cortar os pulsos.

120 comentários leave one →
  1. carlos alberto ilharco permalink
    10 Agosto, 2017 16:21

    Felizmente ambos os artigos são a pagar, e por isso há a certeza de não chegarem a muita gente.
    É um alívio.
    E, claro está, que não lhe vou pedir para os transcrever, porque mesmo de borla também não os iria ler.
    Resumindo não li, não quero ler e não gostei.

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 04:42

      Sempre que aqui venho rio-me á brava com os articulistas, mas as caixas de comentários são ainda melhores.

      Portanto o seu maior orgulho é ser ignorante e criticar com grande superioridade que nem sequer sabe o que é, contentando-se com a versão filtrada pelos chefes e propagandistas da sua seita política. Para não correr o risco de pensar pela sua cabeça.

      Continue que eu estou a rir !

      Gostar

      • 11 Agosto, 2017 08:34

        Não era o Che Guevara que dizia que não era bom que os jovens pensassem? (É verdade, confira.)

        O não-pensamento, ou a delegação do pensamento à casta superior dos dirigentes parretidários, é a característica fundamental das ideologias escarralhadas, sejam estas internacionais socialistas ou nacionais socialistas.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 09:03

        Caro colaço.

        Concordo, apenas acrescento as ideologias direitalhas, que em termos de estupidez são iguais.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 09:07

        Para um progressista tudo é igual a tudo. Daí que seja um paradoxo reagirem quando alguém constata que são iguais a um calhau.

        Liked by 1 person

      • carlos alberto ilharco permalink
        11 Agosto, 2017 19:39

        Muito obrigado.
        Primeiro um reparo este blog não avisa quando o nosso comentário é respondido, uma falha e por isso só hoje o li.
        E vou explicar porque não leio o senhor Daniel Oliveira.
        Escreve sempre igual, sempre as mesmas ideias, a única coisa que muda é a defesa do partido em que ocasionalmente milita.
        Só em filme de qualidade excepcional é que vejo duas vezes a mesma cena.
        Não gosto de perder tempo.
        Agradeço o ter dado atenção ao meu comentário e ter ficado a roçar o insulto.
        Para a próxima tente mais duro.

        Gostar

      • 12 Agosto, 2017 09:34

        Ó senhor Cunha, só digo que são iguais, precisamente em matéria de calhauzice.

        Por exemplo, era só mudar as designações dos alvos, que os artigos de blogs como este eram perfeitamente intercambiáveis com os artigos do luta popular que ninguém dava pela diferença. O estilo e o nível são os mesmos.
        Não admira que muitos dos colunistas destes sites tenham vindo da extrema esquerda.

        Gostar

      • 12 Agosto, 2017 09:39

        Fã de Adão e Silva? Eu prefiro ler palavras que no seu conjunto transmitem uma ideia. Juntar ao calhas pode funcionar, mas não é um método robusto de construção de frases.

        Liked by 1 person

      • 12 Agosto, 2017 10:00

        Caro Ilharco.

        Não fique tão chateado que nestes blogs se costumam usar termos bem mais duros dos que eu uso para lidar com a “oposição”.

        Acredito que no seu caso seja como diz.

        Simplesmente estou habituado nestes sites extremistas a ver a apologia da ignorância na ânsia de atribuir ao adversário a culpa de tudo e mais alguma coisa. A começar pelas culpas próprias.

        É assim que, por exemplo, vemos repetir até á exaustão bacoradas como “as três bancarrotas do PS” como se os PSD-CDS não tivessem responsabilidades e não ecistissem causas externas.

        Ou referir Estaline como paradigma da esquerda em geral, ignorando que a esquerda inclui homens como um Martin Luther King ou um Gandhi.

        Se não é ese o seu caso, peço desculpa.

        Gostar

      • carlos alberto ilharco permalink
        12 Agosto, 2017 21:12

        Muito obrigado.
        O Reverendo praticava a igualdade mas acompanhava-se unicamente com gente da sua raça.
        Gandhi era um pacifista lá fora, e em casa um ditador feroz, um dia anunciou à mulher que dai para a frente não iria ter mais relações sexuais e quase ia matando a pobre porque não permitiu que em grave doença a mesma fosse tratada, tudo em nome da santa religião que praticava
        Era ainda um grande defensor das castas.
        Há muitos mitos espalhados pelo Mundo.

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 16:04

        Caro ilharco.

        – Gandhi.

        Quer dizer, vocês dizem que os esquerdistas são maus porque são contra a religião e as tradições.

        Mas quando se apresentam exemplos de esquerdistas religiosos e tradicionalistas, vocês dizem que são maus à mesma. Desta vez são maus porque são a favor da religião e das tradições.

        – King.

        Tem graça, eu também só me rodeio de pessoas da minha raça. Toda a gente no meu prédio, bairro e família é da minha raça, assim como a maior parte no trabalho. Não faço nada para isso e serei o primeiro a tratar da mesma maneira qualquer pessoa de outra raça que entre na minha esfera de relações. Simplesmente é a maneira como a sociedade está organizada.

        Para você deve ser a prova de que sou nazi…

        Resumindo, por clubismo vocês marram em qualquer pano vermelho, seja qual for a razão, mesmo a mais contraditória.

        É precisamente o que eu estava a dizer quando comecei a falar consigo.

        Gostar

      • 13 Agosto, 2017 18:44

        Martin Luther King era republicano.

        At the very least learn your history.

        Gostar

  2. A.lopes permalink
    10 Agosto, 2017 16:21

    No que respeita ao “porco” daniel oliveira, tive a oportunidade de lhe devolver este mimo com que presenteou o André Ventura, só que o safardana ainda não me agradeceu. Continuo à espera. Depois darei conta se alguma vez esse chuleco tiver tomates para me responder ! À cância do sócrates, que afinava pelo mesmo diapasão, não escrevi. Seria baixar muito o nível e já me bastou responder a um porco, deixando assim o caminho para outros brincarem com a porca!

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 04:45

      O Oliveira nem deve dormir a pensar no que lhe há-de responder. Se é que chegou a ler o que você escreveu…

      Gostar

  3. Baptista da Silva permalink
    10 Agosto, 2017 16:44

    Cortar os pulsos não é “in”, cicuta ou cianeto é o que está na moda. Vou-me abastecer, depois leio.

    Gostar

  4. piscoiso permalink
    10 Agosto, 2017 16:55

    Leio todos os dias a última pag. do Público, seja ela escrita pelo J.M.Tavares, ou pelo R.Tavares, que na generalidade têm opiniões opostas.
    Desse artigo do Rui Tavares tenho ideia mas já não recordo, até porque o que leio não é para seguidismo, mas para conhecer a opinião dos outros.
    Sobre populismo, depende. Por exemplo não gosto do populismo do Trump.
    Covfefe.

    Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Agosto, 2017 07:44

      Por aqui eu gostava muito daquele populismo do Guterres a fazer contas do PIB…… não preciso do Trump para nada.

      Gostar

      • Luis permalink
        11 Agosto, 2017 09:09

        A feijoada na ponte foi o que? Ahah

        Gostar

      • piscoiso permalink
        11 Agosto, 2017 09:11

        Comparar Guterres a Trump, é comparar uma carroça a um apito.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 09:20

        Sendo que o Guterres era a carroça puxada por asnos.

        Liked by 2 people

      • piscoiso permalink
        11 Agosto, 2017 11:32

        Sendo assim as Nações Unidas estão cheias de asnos que votaram nele.
        O VC anda a fazer escola com o insulto.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 11:53

        Nunca! Trato toda a gente um bocadinho melhor do que me tratam a mim.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Agosto, 2017 11:45

        Finalmente o Pisco disse uma acertada…….”Nações Unidas cheias de asnos” que nos insultam todos os dias. A começar pelo apito que apitou (ou zurrou?) quando os militares israelitas mataram os assassinos de dois polícias à facada mas que não se lembrou de zurrar (ou apitar) quando estes mataram os polícias.
        Vai ver são asnos que apitam quandoos militares não estariam na passadeira e por isso é uma atenuante do atroelamento e fuga dos carros “autónomos” que matam e que fogem com o inocente que vai lá dentro.
        Depois de ver a foto do rapaz constata-se que o mesmo é zarolho pelo que terá a atenuante de não se saber se estava a ver os militares com o olho esquerdo ou direito. E depois ainda comparam o Guterres ao Trump. Guterres, aquele gajo que o tinham convencido (palavras próprias em entrevista) que Portugal precisava de 4 submarinos e que assinou o pré-contrato (com clausula de rescisão de 2 mil milhões de euros) para 4 submarinos a 1.200 milhões cada um. Afinal o Guterres ía à frente da carroça a puxar?

        Gostar

      • Rafael Ortega permalink
        11 Agosto, 2017 20:21

        Que as nações unidas estão cheias de asnos qualquer pessoa atenta sabe…

        Para se saber o acertado sobre um assunto, em 99% das ocasiões, basta saber o que as nações unidas pensam, e o contrário é o correcto.

        Gostar

      • 13 Agosto, 2017 18:45

        Gostei do pormenor 99%. Mostra cautela.

        Gostar

    • colono permalink
      11 Agosto, 2017 11:25

      Grande Chefe Cara Tapada

      Que mal lhe pergunte: – Gosta do populismo do nosso Presidente?

      Gostar

  5. Manuel Assis Teixeira permalink
    10 Agosto, 2017 16:56

    O Padre Daniel Oliveira e o diácono seminarista Rui Tavares pregam pregam mas já ninguém os lê! O Padre Oliveira não há dia que não escreva! É que isso permite-lhe receber mais uns cobrezinhos da congrua capitalista com que se amesenda! Parece o Dr Vasco no Jardim Zoológico a receber um escudo por cada animal auscultado! ( a Canção de Lisboa). O melhor que temos a fazer é ignorar estes Curas de aldeia! Quanto menos os comentarmos melhor. Preguem aos peixinhos!

    Gostar

    • Raghnar permalink
      10 Agosto, 2017 17:29

      “Preguem aos peixinhos!”

      É melhor não ou faço queixa ao PAN por violência contra os animais. Não sabe que são seres sencientes?

      Gostar

      • Manuel Assis Teixeira permalink
        10 Agosto, 2017 18:02

        Tem toda a razão! Coitados dos peixinhos!

        Gostar

    • Manuel permalink
      10 Agosto, 2017 18:01

      Penso que devem ser combatidos nos locais onde escrevem se tiverem os comentários abertos. Os seus escritos são doutrina peçonhenta e, sem réplica, passam por verdades imperativas.

      Gostar

      • Manuel Assis Teixeira permalink
        10 Agosto, 2017 18:07

        Também tem razão! Mas já não se consegue ouvir ( e ler) o Padre Oliveira pois está em todo o lado a toda a hora a pregar-nos sermões do alto da sua infinita sabedoria! O outro o Diacono Rui é apenas um aprendiz! ainda não diz nada! Ninguem lhe liga!

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 04:53

        Então se a maior parte do pessoal daqui está a gabar-se de ser ignorante, não lendo quem não seja da vossa seita, como vão fazer isso ?

        Humm. Já sei. Há um direitista que me bloqueou, ficando sem ver os meus comentários, por eu discordar dele. Mas por vezes apercebe-se que outros estão a falar comigo e tenta adivinhar o que eu estarei a dizer, mandando-me de seguida bocas ás cegas. É isso ? Vão aos posts do esquerdistas de olhos fechados, para não saberem o que estão a criticar, tentam adivinhar e mandam bocas ás cegas ?

        Ser direitista é tão complicado.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 08:44

        Manuel,

        Não é necessário dar-lhe réplica. Em boa verdade, se ninguém lhe der réplica, nem os escarralhados ou os vermilhóides lá farão figura. Réplica é o que ele quer.

        Não lhe ligar tem duas vantagens: ou ele é despedido do Público por irrelevância cabal, ou saberemos bem o que o Público é, com a devida ressalva de que, com o número do que lê o Público, poucos mais terão oportunidade de o saber ou de continuarem enganados.

        Sabem como é que o Público faz tiragem? Distribuições gratuitas nas universidades e politécnicos. Que vão, normalmente, todos para o lixo.

        Gostar

  6. A. R permalink
    10 Agosto, 2017 17:58

    Populistas a escrever sobre populistas deve ser giro. A Clinton, que era ainda mais populista que a Evita Peron e a Maria Lapiedra (actriz porno catalã), perdeu … os populismos estão a dar-se mal.

    Gostar

  7. António C. Mendes permalink
    10 Agosto, 2017 18:06

    Off topic, ou talvez não. Este artigo não é a pagar, mas devia ser! Género multa ou sevícia! Nem sequer simpatizo especialmente com Mourinho (vi parte da entrevista sem grande atenção) mas acho isto lamentável!! Alguém que, ainda que jornalista, raras vezes acredita no que lhe dizem e não é por falta de confiança nos seus colegas.
    Há, em Portugal, uma horda de gajos com voz mediática, pseudo cosmopolitas (habitualmente tacanhos metropolitanos), opinantes da treta e de xaxa, que são a correspondência perfeita ao facto de nunca termos sido tão pequeninos, durante toda a nossa história.

    http://24.sapo.pt/opiniao/artigos/o-fim-da-memoria

    Gostar

  8. Procópio permalink
    10 Agosto, 2017 18:12

    Sem os dois intelectuais, Daniel Oliveira e Rui Tavares, a vida no sítio não teria o mesmo sabor a mofo. Eles parecem preocupados com o populismo.
    Um intelectual não tendo mesmo nada que fazer preocupa-se.
    Já viram algum intelectual ou filósufu cá do sítio despreocupado? Não pode. Bem fez o tio lenine que os despachou depressa para não sofrerem tantas angústias.
    À falta de palavrões para acusar os desviados da boa puhítica, desclassificado o termo fássista cuja entoação evoca rurgidos, reavivou-se uma retórica nascida na américa latrina sobre uma estranha forma de servir o povo, reconstruída a martelo pelos pho demos e os syrisas. O resultado na Grécia foi o povo ter as costas largas e sair com as algibeiras vazias. Quando os palhaços se viram metidos em sarilhos, caem as máscara e empurra-se o populismo para o lado. Isto das massas terem sempre razão leva a locais inesperados.
    Está a malta preocupada com a maré, o gelado derretido e a omelete tocada pelo insecticida e vêm estes gajos chatear o povo pacífico com terminologias a esmo.

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 04:59

      Mas ó procópio, quando o sirysa subiu ao poder já a Grécia estava afundada na crise há anos. Foi durante um governo de direita que a Grécia rebentou. Não sabias ? Vocês não precisam ser intelectuais, mas também não saberem nada de nada é uma tristeza.

      Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Agosto, 2017 07:46

        E agora o Syriza ficou de direita ….não sabias?

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 08:49

        Em quantos resgates já vai a Grécia, mesmo pesando a austeridade (dito rigor, aliás rigor mortis) imposto pelo Syriza?

        Não leia os jornais nacionais. Para saber o que quer que seja, tem de ler os jornais de fora. Posso-lhe dar alguns títulos que leio: ABC, Le Figaro, La Repubblica, Telegraph, Die Zeit e o Kommersant.

        Este até é do Guardian:

        Greece will avoid default after bailout deal – but faces more austerity

        Unions vow strike action after leftist-led government agrees to further slash pensions and cut tax breaks

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 09:09

        Caro tiradentes.

        De facto o Siryza anda um bocado esquizito ultimamente.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Agosto, 2017 11:55

        Tudo o que não é de esquerda é esquisito pá….são todos uns anormais, não percebem os mais instruídos, iluminados esquerdistas pá. Até não percebem como é que um bom esquerdista usa para certos casos um só dos hemisférios do cérebro e depois para casos iguais já usam só o outro hemisfério, nunca conectando os dois. Veja o caso da turismofobia, é uma xenofobia boa do lado esquerdo do cérebro. O turismo é “fássista” anti-social e cultural. Um gajo de passagem a tirar fotos, alugar quartos e comer nos restaurante e ir-se embora ao fim de uma semana ou duas é um agressor. Já se for um migrante a quem temos de dar casa comida, subsídio, medico e médica de família, psicólogo e promover as suas crenças pelo respeito que lhes devemos é enriquecimento sócio-cultural pa!!!!
        Estes “fássistas direitalhas” não percebem nada disto.
        Tou contigo pá!!!! vamos para a Grécia matar o Tsipras traidor da classe operária licendiada em sociologia

        Gostar

      • A. R permalink
        11 Agosto, 2017 13:21

        “Foi durante um governo de direita que a Grécia rebentou. Não sabias ?” Não, foram as políticas socialistas de Soares Papandreu que rebentou com a Grécia e de tal forma que rebentou com os socialista tb.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 13:39

        Ele explicará que esse governo socialista aplicou políticas de direita e depois rirá. Nunca foi à festa do Avante!? Quando foi comprar uma garrafa de água pode sempre queixar-se que os preços aplicados são uma política de direita.

      • 13 Agosto, 2017 00:06

        Caro tiradentes.

        Ná. Para mim os fanáticos de esquerda são iguais a vocês.

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 01:29

        Caro Colaço.

        O Siryza está a cumprir políticas impostas pelos neoliberais alemães.

        Vocês deviam gostar.

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 01:48

        Caro A R

        O partido socialista grego tem alternado com a direita da nova democracia desde a restauração da democracia.

        É elucidativo da irresponsabilidade da direita quando se faz a aferição dos resultados de um regime politico em que foram uma das forças dominantes, façam de conta que não existam e que nunca tiveram responsabilidades governativas.

        Bem, se vocês não têm nenhumas responsabilidades governativas o que é que andam a fazer tantos anos nos governos ? Se não servem para nada desapareçam.

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 01:52

        Caro Víitor Cunha.

        Sim, como você muito bem sabe, desde o final dos anos 70 houve uma viragem à direita dos partidos socialistas e social-democratas europeus. a ponto de não haver grande diferença com os partidos da direita.

        A avaliar pelo estado da Grécia parece que essas políticas de direita não dão grande resultado.

        Gostar

      • 13 Agosto, 2017 18:52

        A direita é mesmo tramada, Pedro! Terá a bondade de me dizer porque é que:

        1) Os países ditos «de esquerda» estão sempre no charco ou acabam a ir ao charco.

        2) A emigração vai sempre (sempre!) dos paraísos socialistas para os infernos capitalistas, e nunca o contrário, salvo por períodos curtos, até que o dito paraíso socialista se encontre no charco.

        3) Os grandes dos países socialistas andam de limusinas Zil ou, os aspirantes louões por cá, de Porsche. E vestem fatos de treino Nike.

        Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Agosto, 2017 16:38

      Poxa pá! vcs não percebem nada destas coisas. O Estaline também era de direita, ou pelo menos fez muitas politicas de direita chamadas “erros”. Porque é que o Partido Socialista grego não teria direito a “erros” de direita? Por ser de esquerda? Nahhhhh

      Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 01:57

        O Estaline nunca teve políticas de direita.

        Mas é um facto histórico que quer o Pasok quer a maior parte dos partidos socialistas e social-democratas europeus viraram á direita desde o início dos anos 80 e hoje não há grande diferença entre um Pasok e a Nova Democracia.

        Nova Democracia é o partido de direita que teve tantas ou mais responsabilidades que o Pasok na governação da Grécia desde os anos 70 e que vocês estão a demonstrar a vossa “honestidade” a fingir que não existe.

        Gostar

  9. Procópio permalink
    10 Agosto, 2017 19:15

    Não sabereis a letra do Kumbaya, mas estai atentos ao Earth EX2017 de 23 Agosto

    Gostar

  10. Arlindo da Costa permalink
    10 Agosto, 2017 19:40

    Toda a gente sabe que o populismo é a doença infantil dos ex-esquerdistas.

    Façam um slide fotográfico com as ventas dessa fauna para eu me rir um bocadinho…

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 05:07

      De facto, grande parte destes colunistas de extrema diteita neoliberal eram de extrema esquerda estalinista.

      Trocaram a extrema estupidez estalinista pela extrema estupidez neoliberal. Dirse-ia que só se sentem bem em ambientes extremamente estúpidos.

      Gostar

      • Luis permalink
        11 Agosto, 2017 07:32

        Va para o Diabo que o carregue.

        Liked by 1 person

      • 11 Agosto, 2017 07:45

        Ele quer isso. Infelizmente nasceu depois da queda do muro e já não foi a tempo do Baader Meinhof.

        Liked by 1 person

      • Tiradentes permalink
        11 Agosto, 2017 11:58

        Naquele tempo é que era bom. Baader Meinhof, Brigadas Vermelhas, Che Guevara para matar os homossexuais…….e libertadores palestinianos para matar judeus nos JO. Que saudades pa´….aquele muro era tão lindo eo “fássismo capitalista” deitou-o abaixo

        Liked by 1 person

      • Arlindo da Costa permalink
        11 Agosto, 2017 20:10

        Uma verdade insofismável. A malta que era da extrema esquerda totalitária e que se bandeou para o pólo oposto é o pior que podemos confrontar e aturar.. São gente frustrada, gente mesquinha, gente que nada realizaram na vida e quem nem trabalham para a água que bebem. Uns tristes que são a chacota da sociedade.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 20:59

        E os salazarentos que se tornaram gerigôncicos? Mudaram ou adoptaram?

        Eu acho que foram coerentes.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Agosto, 2017 21:25

        Não te vá acontecer o mesmo Ar lindinho

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 02:12

        Caro Vitor Cunha e Tiradentes.

        Querem maior prova de extrema estupidez do que estarem a dizer que eu sou de extrema esquerda por considerar a vossa extrema direita tão estúpida como a extrema esquerda ?

        Não tentem pensar muito no que disseram.

        Sigam em frente que não adianta.

        Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Agosto, 2017 07:47

      manda a foto

      Gostar

    • 11 Agosto, 2017 10:07

      Caro Luis.

      Como o diabo nunca mais vem temos nós de ir ter como ele, pra não deixar o Passos enterrar-se como naquela dos suicídios não é ?

      Gostar

      • 11 Agosto, 2017 19:13

        O “diabo” tuga tomou posse no início de 2016.

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 02:15

        Sim MJRB, no tempo do Passos isto era o paraíso.

        Por acaso você não é o Dias Loureiro ?

        É que, de facto para alguns isto foi mesmo o paraíso.

        Gostar

  11. José da Costa permalink
    10 Agosto, 2017 21:05

    Pois.
    E Portugal continua a arder.

    Quando a Esquerda sair de cena, quando os meninos Tavares/Mortágua forem lavados com água viva.
    Quando o Jerónimo já não tiver países de miséria onde se apoiar.
    É que a gente vai acordar do pesadelo e ver a terra queimada que a Esquerda nos vai deixar como herança,
    à imagem e semelhança do “nosso querido” 1º Ministro. Bicho que ao contrário dos outros, hiberna quando o calor aperta. Aparta-se para ver ao longe a terra portuguesa a arder.

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 05:03

      Não se preocupe senhor Costa, que há quase duzentos países de miséria.

      São é quase todos capitalistas.

      Gostar

      • 11 Agosto, 2017 07:42

        — Sent from my Yugo phone.

        Liked by 1 person

      • 11 Agosto, 2017 08:52

        Sugiro-lhe o papel de refugiado económico em Cuba.

        Faça também o favor de abdicar da nacionalidade portuguesa. Terá de ter a experiência de ser cubano na sua plenitude.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 10:23

        Caro Colaço.

        Ná. Deixo os extremismos de esquerda ou direita para gente como vocês. Aliás, muitos dos vossos colunistas mais ferozmente direitistas transitaram directamente do estalinismo mais feroz. Dá para rir mas ao mesmo tempo tenho pena deles. Enfim.
        Quanto a mim contento-me com a social-democracia tal como existiu na Europa do pós-guerra ou ainda vai sobrevivendo nos países nórdicos.
        Mas obrigado na mesma.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 10:33

        Você ri muito. Tanto que se vê os dentes.

        Liked by 1 person

      • Tiradentes permalink
        11 Agosto, 2017 12:02

        Pá a social-democracia, mesmo a dos países nórdicos é “fássista” pá. Aquilo é um capitalismo desenfreado. Os Suecos reformados até podem vir para a offshore da Europa gozar os não impostos que é Portugal pá. Tu andas a trair os ideais da revolussaum pá. Por este andar ainda vou ter de te encostar ao paredon

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 21:02

        Pedro,

        Sabe quantas reformas a Suécia teve de fazer para evitar a bancarrota ou a subida desenfreada de impostos? Desde 1993.

        Sugiro que comece a ler um jornal a sério, como o Die Zeit, e não os pasquins do sítio. No tempo de Salazar, para conhecer Portugal teria de ler jornais estrangeiros. Pois hoje tem de os ler para conhecer tanto Portugal como o Mundo.

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 02:20

        Caro tiradentes.

        Eu não traí a revolução de esquerda porque nunca foi esquerdista.

        Apenas considero os extremistas de direita como vocês tão perniciosos como os extremistas de esquerda.

        E sim, a social-democracia combina os melhores aspectos do socialismo com os melhores aspectos do capitalismo.

        Algo que os extremistas dos dois lados, como vocês, nunca vão conseguir perceber.

        É muita areia.

        Gostar

      • Pedro permalink
        13 Agosto, 2017 02:22

        Caro vitorcunha.

        O senhor é um dos responsáveis por eu me rir tanto que até me engasgo.

        Isto até é perigoso para a saúde.

        Gostar

  12. 10 Agosto, 2017 21:33

    Barnabeicos e basta.

    Gostar

  13. Luis permalink
    11 Agosto, 2017 07:31

    Quem fez do turismo um problema em Barcelona? A extrema esquerda:
    https://elpais.com/elpais/2017/08/10/opinion/1502387071_322690.html

    Gostar

  14. Luis permalink
    11 Agosto, 2017 09:04

    Os coroneis deixaram a Grecia bem do ponto de vista economico… era mais rica que Espanha e que Portuga no inicio dos 70. O socialismo dos Papandreu deu cabo do pais… a social-democracia e muito boa para os nordicos que tem uma cultura luterana mas nao funciona nunca nem no Sul da Europa nem na America Latina. A Grecia, tal como Portugal, acumulou erros durante 3 decadas. Um pais que gasta 18% do PIB em pensoes quando os outros gastam menos de 12% nao pode ir a lado nenhum senao em direccao a bancarrota.

    Gostar

    • Pedro permalink
      13 Agosto, 2017 02:30

      Foram os Coronéis que começaram a política financeira irresponsável baseada em empréstimos com critérios de amiguismo político.

      Na altura os efeitos negativos estruturais não se sentiram muito apenas devido à prosperidade geral da economia mundial keynesiana desde o pós-guerra e ao forte apoio económico dos EUA à ditadura dos coronéis no contexto da guerra fria. Mas os escândalos financeiros abundaram.

      Gostar

      • sam permalink
        13 Agosto, 2017 12:40

        Curioso, cá a política financeira desastrosa também começou com os militares – os do COPCON, tocados a vara curta pelo PCP.

        Gostar

  15. Luis permalink
    11 Agosto, 2017 09:06

    A Grecia e mais pobre que alguns paises da Europa de Leste onde o salario minimo e inferior a 500 euros e nao ha as pensoes que pagam nem na Grecia nem em Portugal. Nos tambem la chegaremos e sera na proxima crise.

    Gostar

    • Rafael Ortega permalink
      11 Agosto, 2017 20:30

      A Europa de Leste, se tiver políticas que não atrapalhem o investimento, vai chegar rapidamente ao desenvolvimento do norte de Itália, ou das zonas ricas de Espanha.

      Conheço muitos polacos, checos, romenos, eslovacos a trabalhar no Reino Unido, trabalham muito, aproveitam as oportunidades que têm nas empresas para subir, vão ganhar dinheiro e experiência que um dia, se voltarem para os seus países, lhes vai permitir criar riqueza.

      Um pouco como a riqueza que poderia ter sido criada em Portugal se a experiência e vontade de trabalhar dos nossos imigrantes não tivesse sido “morta” quando voltaram por regulações, taxas, autorizações, papelada vária… Muitos ficaram-se por abrir um café na sua terra, comprar uns terrenos, e pouco mais…

      Gostar

    • Pedro permalink
      13 Agosto, 2017 02:37

      Tem a certeza que o nosso problema são as pensões de 500 euros dos trabalhadores ?

      Eu pensava que eram os ordenadões dos admnistradores que num caso já chegam aos 140 000 euros.

      Mas vocês resolvem o problema.

      Se pudessem punham os gajos que ganham 500 euros a ganhar 200, para os que ganham 140 000 poderem chegar ao 1 000 000 por mês.

      Vocês são uns gajos porreiros pá.

      Gostar

      • sam permalink
        13 Agosto, 2017 12:31

        Pedrocas, já sabemos qual a tua solução: É pôr toda a gente a ganhar 200 (no máximo!). E passar o dia a protestar por haver noutros países quem ganhe 1 000 000 e as pensões mais baixas sejam de 1 500.

        Não, vós não sois porreiros. Sois mesmo sacanas.

        Gostar

  16. Manuel permalink
    11 Agosto, 2017 11:22

    Francisco Miguel Colaço, já pensei assim, mas quando descobri que os jornais não subsistem pelas vendas de exemplares, percebi que a agenda é somente ideológica e está ao serviço do governo de turno e em Portugal tem uma matriz tendencialmente marxista e esquerdalha. Quando o “Expresso” nas suas investigações descobriu que o BES tinha jornalistas e políticos avençados destapou um pouco do problema da financiação da comunicação social, mas a mesma passa pelo conluio/cartel de grandes empresas e poder político. Atenção, todos os governos praticam a manipulação e desinformação.

    Gostar

    • piscoiso permalink
      11 Agosto, 2017 11:42

      Basta ver o conluio de Trump com a Fox.

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      11 Agosto, 2017 12:07

      Parecido com o conluio da CNN, do NYTimes e do WPost com a Hillary cheia de fake news? ou esses não contam?

      Gostar

      • 11 Agosto, 2017 18:58

        Do destravado mental Trump espero só isto: juízo, sensatez, conhecimento, muito menos exibicionismo, que reconsidere erros (incluindo os projectados para os EUA), ajude a destruir déspotas, inimigos declarados do Ocidente e a eliminar o EIslâmico.
        Mas continuo a pensar o que ainda antes de ser eleito escrevi no Blas: o gajo quer deixar duas marcas, uma nos EUA e outra externamente. Ambas perigosas. Tem dinheiro, poder, um bunker à disposição (também para a sua família e amigos chegados), e o resto que se lixe. Se pudesse reescreveria a História que, se ninguém o travar, não lhe será favorável.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 21:08

        MJRB,

        Preocupo-me menos com Trump que com Pence e Sessions e Riebus e outros rinocerontes. E o Estado Escuro que por trás dele desfaz o que o homem tenta fazer… Obamascare repeal, à laia de exemplo, e colaboração militar com os russos na Síria.

        Dito isto, preferia Ron Paul na presidência dos Estados Unidos a qualquer hora. Ou mesmo o filho, Rand Paul. Ou Romney.

        Aliás, o carácter de um homem nos Estados Unidos e o seu valor mede-se muito pela acidez dos insultos que a imprensa lhe dedica. Quanto pior falam dele, melhor ele deve ser.

        Lá como cá. Basta ver o que dizem do Passos Coelho e os mimos que atribuem ao Costa.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        11 Agosto, 2017 21:28

        É o estado Escuro do Obama…da Primavera Árabe? ou será da Síria a quem deu armas que acabaram no Daesh?, será o mesmo do Yemen? nahhhh deve ser o da Ucrânia. Escurinho pelo menos o presidente era

        Gostar

    • Pedro permalink
      13 Agosto, 2017 02:41

      Caro Manuel.

      Portanto, grandes empresas privadas como o grupo BES controlarem os governos e a informação na sua opinião prova a “matriz marxista” do nosso regime.

      Sim, o Ricardo Salgado é um verdadeiro Che Guevara.

      Sem palavras…

      Gostar

      • sam permalink
        13 Agosto, 2017 12:21

        Pedrocas, mas pensas que não sabemos que o controle dos media é um dos capítulos da cartilha marxista? Pensas que nos esquecemos das histórias do PREC com o DN e a RR? Até onde vai a tua estupidez?

        Gostar

      • piscoiso permalink
        13 Agosto, 2017 14:06

        Sam, estás a falar do passado e não do presente.
        Atualmente quem controla os media nas democracias ocidentais é a alta finança. Money, money, seja lá qual for o Governo.

        Gostar

      • sam permalink
        13 Agosto, 2017 14:31

        Pisco, em Portugal ainda estamos no passado. É a esquerdalha que controla mesmo, ou não desiste de controlar. Veja-se o plano do Vara. Veja-se o nervoso com a Altice.

        Gostar

      • piscoiso permalink
        13 Agosto, 2017 14:49

        Esquerdalha ou direitalha no Governo em democracia, só controla a coisa pública. Tenta influenciar o privado, mas aqui o que conta é o money, venha de onde vier. Há corrupção? Pois há, mas isso acontece tanto à esquerda como à direita.

        Gostar

      • 13 Agosto, 2017 14:52

        O chato é quando o “venha de onde vier” for os impostos dos portugueses.

        Gostar

  17. basto_eu permalink
    11 Agosto, 2017 12:24

    Não sei porquê mas, sempre que vejo ( e não oiço) o Daniel na tv faz-me lembrar o O Touro Enraivecido. Já o Rui Tavares desde que ele ganhou as eleições à frente do partido não sei quantos nunca mais ouvi falar dele…

    Gostar

  18. basto_eu permalink
    11 Agosto, 2017 12:44

    Populismo e compravoto com dinheiro dos contribuintes.
    Caro sinhôre;
    O Orçamento de Estado para 2017 prevê um aumento extraordinário de pensões a partir de Agosto de 2017, como forma de compensar a perda de poder de compra dos pensionistas (e eu acrescento, perda essa ocasionada pela bancarrota levada a cabo pelo Governo PS, o qual tinha como pm de má memória o famoso 44 que, em Maio de 2011 teve de chamar a D. Troica…)

    Gostar

    • Manuel permalink
      11 Agosto, 2017 13:11

      É tudo uma mentira pegada: os aumentos dos impostos sobre os combustíveis, bebidas açucaradas, tabaco e comissões dos bancos são mais gravosos e ultrapassam os aumentos de reformas, mas como ninguém faz contas, vivem felizes. Engana-me que eu gosto.

      Gostar

      • basto_eu permalink
        11 Agosto, 2017 17:43

        Caro Manuel, é isso.
        Também acho que aumentar as reformas ao mesmo tempo que aumentam a dívida pública, não batem lá muito bem da cuca…
        Ainda não passaram 2 anos e ela já subiu à volta de 24 mil milhões de euros.

        Gostar

      • 11 Agosto, 2017 21:09

        basto_eu,

        Eles batem bem na cuca. E tanto batem bem que contam que os portugueses que neles votam não batam bem da cuca.

        Gostar

  19. Procópio permalink
    11 Agosto, 2017 17:48

    O populismo tem na patrícia gaspar um exemplo dignificante na forma como vai descreve os incêndios a lavrar um pouco por todo o lado, como se fosse uma fatalidade. São muitas vezes designados de “acontecimentos”.
    E verdade, são acontecimentos funestos disfarçados de modo a não prejudicar as férias dos veraneantes.
    O populismo alia-se frequentemente com a nova censura. O povo deve ser protegido de conhecimentos que só trazem agruras. Até ao dia em que os cofres estiverem vazios.

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 18:45

      Provavelmente a história repetir-se-á: quando os cofres estiverem mais uma vez vazios, a culpa recairá no governo seguinte formado por opositores aos assassinos da vida económica, financeira e social, e que terá a hercúlea tarefa de voltar a meter-lhes dentro o dinheiro possível. Foi o que aconteceu após bancarrota entre 2011 e 2015, ainda hoje PPCoelho/VGaspar/MLAlbuquerque sob os descarados dedos acusatórios do P”S”, do Teixeira, do Sócrates, dos Salgados da banca, do PC, do BE e da sempre festiva, patética e irresponsável populaça-NADA.
      Apetitoso país este, formatado por futebolices, manobrado por vígaros, destruído também por perdoados mega-devedores a bancos, (des)governado por incompetentes e trafulhas. Todos de braço-dado e…invejados pelos votantes tugas sedentos de migalhas.
      Não creio que a populaça-NADA queira aprender com os seus erros. Portanto, o Ritz, o Tivoli e não só, serão oportunamente contactados para reservarem uns quartos para mais uma troika.

      PPCoelho tem dentro de dias, no Pontal, oportunidade decisiva para com discurso entendível por todos estilhaçar a geringonça, esclarecer a vida tuga e convencer que não estará refém e temeroso de ninguém, baronetes do PSD incluídos.

      Gostar

  20. Procópio permalink
    11 Agosto, 2017 19:02

    Não sejamos pessimistas. O sem tino acabará por ser presidente da comissão europeia, são os jornaleiros a construir a cabala.
    De Bruxelas virá a salvação, já que com o Draghi a fonte está a secar.
    Até lá o beijocas continuará a comer os pastéis de nata oferecidos pelo kosta.

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 19:22

      Vi hoje numa tv a reportagem do MCThomaz e do AC-DC em Tavira. Exibicionismo puro, insensato e irresponsável junto da populaça. Pareciam rapazolas, adolescentes à solta.
      O MCT, para além de estar já a assegurar a reeleição, já está automatizado para as beijocas, abraços e afectos, nada sente.

      Gostar

      • 11 Agosto, 2017 19:24

        porra, dois “já está” seguidos, falta-me um bom pastel de nata.

        Gostar

  21. Procópio permalink
    11 Agosto, 2017 19:22

    Não é só por cá.
    MarchonGoogle
    “Google is a monopoly, and its abusing its power to silence dissent and manipulate election results,”. “Protesters may also be exercising their free speech rights, which Google does not respect, by protesting in front of the homes of Google’s executive team.”

    Gostar

  22. Procópio permalink
    11 Agosto, 2017 19:26

    19 horas.
    Estive a ver no mapa, de Folgosa, Santo Tirso ao Algarve vai uma distância medonha.

    Gostar

    • 11 Agosto, 2017 20:23

      Tal como no ano passado (ou há dois anos, não me lembro), incêndios devastadores começaram no Norte e “desceram” com rapidez até ao Ribatejo.
      Tal como este ano, programados !, por criminosos, os que ateiam e os mandantes. Oxalá a PJ, outra polícia ou habitantes os cace, vão a tribunal,sejam condenados sem atenuantes e os legisladores elaborem outras penas bastante severas para aplicar no futuro.

      Gostar

  23. Rafael Ortega permalink
    11 Agosto, 2017 20:53

    “Kumbaya my Lord, kumbaya
    Kumbaya my Lord, kumbaya
    Kumbaya my Lord, kumbaya
    Oh Lord, kumbaya
    Someone’s singing Lord, kumbaya
    Someone’s singing Lord, kumbaya
    Someone’s singing Lord, kumbaya
    Oh Lord, kumbayah
    Someone’s laughing, Lord, kumbaya
    Someone’s laughing, Lord, kumbaya
    Someone’s laughing, Lord, kumbaya
    Oh Lord, kumbaya
    Someone’s crying, Lord, kumbaya
    Someone’s crying, Lord, kumbaya
    Someone’s crying, Lord, kumbaya
    Oh Lord, kumbaya
    Someone’s praying, Lord, kumbaya
    Someone’s praying, Lord, kumbaya
    Someone’s praying, Lord, kumbaya
    Oh Lord, kumbaya
    Someone’s sleeping, Lord, kumbaya
    Someone’s sleeping, Lord, kumbaya
    Someone’s sleeping, Lord, kumbaya
    Oh Lord, kumbaya
    Oh Lord, kumbaya”

    Acabei de fazer serviço público. O Estado que me dê 300 milhões €. Nõ sou menos que a RTP.

    Gostar

  24. 11 Agosto, 2017 22:00

    Francisco MColaço
    e
    Tiradendes,

    O DTrump é, estou a sintetizar, um gajo inconsequente, marado, incompetente. Os factos comprovam.
    DTrump é o único membro na Casa Branca que me preocupa.
    Estou-me marimbando se o gajo concorreu pelos Republicanos.
    Trump está dia após dia, a “escurecer” a política norte-americana.
    Quer, repito, deixar duas marcas, uma interna, outra externa e o resto que se lixe. Deseja uma marca made in Trum na História, não só dos EUA.
    Alguém terá de meter no cerebelo perturbado da criatura que o poder que detém é imenso (para além do território norte-americano), muito mais do que pensava (ele já o admitiu) e terá de ter juízo. Também, que governar os EUA e protagonizar a política internacional não é uma continuidade da sua prepotência exibida no show The Apprentice.

    Há meses, numa cimeira na Alemanha, o Trump afastou um PM dum país europeu para se colocar à sua frente e ao lado do Macron. Comigo, a ele ou a outrem não permitiria naquele contexto. Mas enfim, sentiu-se como um adolescente exibicionista, importante.

    Gostar

    • 12 Agosto, 2017 03:58

      O Dtrump é um gajo “Inconsequente”…

      … marado”…

      …incompetente..


      …um adolescente exibicionista…

      “Os factos comprovam.”…

      Gostar

  25. 11 Agosto, 2017 22:10

    Tive há pouco acerca da tragédia em Pedrógão, Góis, Castanheira, um resumo das justificações da ministra da Administração Interna e a praticamente inexistente resposta do governo para solucionar urgentemente casos humanos e materiais.
    Hoje, foi a Pedrógao o AC-DC, inchado com uma solidariedade básica, inócua, tipo pra-já-têm-isto, desculpabilizante. Incompetência evidente para solucionar problemas urgentes. Falta de respeito pelas pessoas.
    E anda o MCThomaz não só a desculpabilizar mas também a exibir um PM aparvalhado, sem escrúpulos !…
    A ministra, se tivesse nível cívico e político, já se teria demitido e o AC-DC, se político e homem sério, devia ter outra atitude e diferentes decisões — será que têm incapacidade intelectual para trabalharem casos prementes como esse ?

    Gostar

  26. Manuel A permalink
    12 Agosto, 2017 09:37

    “Oxalá a PJ, outra polícia ou habitantes os cace, vão a tribunal,sejam condenados sem atenuantes e os legisladores elaborem outras penas bastante severas para aplicar no futuro.”

    MJRB

    Deixo aqui uma rápida pesquisa feita na Net:

    Resultados da procura:

    Incendiário condenado a três anos de pena suspensa – Portugal …
    http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/incendiario-condenado-a-tres-anos-de-pena-suspensa
    26/06/2015 – O Tribunal de Aveiro condenou hoje a três anos de prisão, com pena suspensa, um homem que estava acusado de ter ateado dois incêndios …

    Incendiário volta a ser condenado a pena suspensa > TVI24
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/…/incendiario-volta-a-ser-condenado-a-pena-suspensa
    16/05/2016 – O Tribunal de Aveiro voltou a condenar, esta segunda-feira, a três anos de prisão, compena suspensa, um homem de 46 anos que confessou …

    Incendiário condenado a 2 anos e 2 meses de pena suspensa …
    http://www.cmjornal.pt/…/incendiario-condenado-a-2-anos-e-2-meses-de-pena-suspensa
    22/08/2016 – O automobilista detido pela GNR por crime de incêndio, em Ponte de Sor e Alter do Chão, Portalegre, foi condenado esta segunda-feira a dois …

    Pena suspensa para incendiário que ateou nove fogos > TVI24
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/…/pena-suspensa-para-incendiario-que-ateou-nove-fogos
    05/07/2017 – O Tribunal de Aveiro condenou esta quarta-feira a quatro anos e nove meses de prisão, com pena suspensa, um homem de 39 anos que …

    Pergunta-se:
    Criminosos são só os que ateiam o fogo?

    Gostar

    • sam permalink
      12 Agosto, 2017 11:55

      Discutir nesta altura os incendiários é como falar dos assaltantes de residências quando a casa não tem portas nem janelas, e o dinheiro se encontra espalhado na mesa.

      Gostar

  27. 12 Agosto, 2017 10:25

    Grato por revelar a sua pesquisa.
    Impressionante as penas leves mais as suspensas.

    Claro que criminosos não são só quem ateia, mas também (como referi no comentário das 20:23) os mandantes.

    Ontem, o AC-DC apelou aos portugueses para que não esqueçamos o que aconteceu em Pedrógão. Teria sido uma boa oportunidade para um tuga com eles no sítio aproveitar a presença das tv’s, rádios e jornais e gritar-lhe que esquecido anda ele e não só, depois do que prometeu há 1 ano na Madeira e há dois meses em Pedrógão.

    Gostar

  28. LDM permalink
    14 Agosto, 2017 00:05

    Mas quem é que lê Rui Tavares e Daniel Oliveira!?
    NÃO ler esses tipos é o mínimo de higiene mental.

    Gostar

  29. 14 Agosto, 2017 00:34

    Os exemplares do Publicolixo que são distribuídos no ESTGOH gratuitamente, ou que se tentam distribuir, vão quase todos SEM SER TOCADOS para o lixo.

    Gostar

Indigne-se aqui.