Saltar para o conteúdo

racionalizar o estado

28 Agosto, 2017
by

 

durexConfesso não perceber muito bem este puritanismo com as passeatas e algumas outras mordomias pessoais dos altos funcionários do estado pagas por empresas privadas. De uma duas, ou decorreu daí um benefício objectivo para essas empresas, contratos públicos, por exemplo, e, mesmo assim, é necessário averiguar se houve concorrentes prejudicados, ou então, se é para lhes amansar o ânimo e cativar o interesse, acho muito bem que lhes paguem o que muito bem entenderem. É evidente que há aquela velha máxima moral fridmanena, que o impoluto Marques Mendes gosta de papaguear no programa semanal em que provisoriamente substitui Marcelo Rebelo de Sousa, que não há almoços grátis e que, um dia mais tarde, os turistas acidentais hão-de pagar. Todavia, considerando a alta rotatividade o pessoal político em regimes democráticos, é pouco provável que a factura venha a ser paga se as empresas se atrasarem muito a apresentá-la. Assim, ou estão à espera deles no aeroporto (de preferência antes do embarque) com os contratos para assinar, ou se se atrasam muito arriscam-se a já lá não os encontrarem, ou por terem sido corridos por um eleitorado mais sensato, ou até por terem fugido com uma chinesa marota, que isto de pôr parvenus a viajar a mais do que 200 km de casa pode dar tragédias familiares. Por mim, sendo os contratos do estado públicos e publicitados, e as despesas do forrobodó dos mesmos também de acesso geral, eu proibiria qualquer despesa paga pelo orçamento de estado e só autorizaria a saída de um assessor, técnico ministerial, secretário de estado ou ministro desde que sponsorizado por uma empresa privada. Por exemplo: o secretário de estado das finanças pago pela Durex, o ministro da defesa pelos colchões Pikolin e a directora da comissão para a igualdade pelas fraldas Dodot. Isto, desde que, obviamente, levassem a roupa que vestem na viagem, desde a partida até à chegada, devidamente adesivada com materiais das empresas financiadoras. Era o mínimo que se lhes poderia exigir.

 

53 comentários leave one →
  1. Procópio permalink
    28 Agosto, 2017 23:57

    Este estado racionalizado é um estado tirânico a cuspir trocos.
    Para já o tuga pensa, tá-se bem.
    Os funcionários dos serviços partilhados da saúde apenas fizeram o óbvio e nada de especial lhes irá suceder. O ministro já começou a soletrar a desculpa.
    Estamos apenas a viver a ante câmara do estado totalitário
    Duvidam dessa possibilidade? O totalitarismo progride em vários continente de variadas formas. Aflora com a geringonça, inscreve-se na lógica cultural marxista que impregna diversos sectores da nossa sociedade pantanosa.
    Os afortunados que foram à China com viagens pagas foram nomeados por gente sem escrúpulos, oriunda de grupos e sectores sociais dispostos a amizades salobras.
    Não sejam nhurros, porra, dêem vivas à amizade!
    Um amigo de peito pode não respeitar o traseiro do dito cujo, mas pode levá-lo ao céu ou a Évora, consoante sopra o vento ou se enredam as circunstâncias.
    Abram-se os olhos. No sítio abre-se mão de conquistas caras à democracia para apoiar agentes da protecção civil que nada sabem sobre incêndios, nomeiam-se funcionários sem ter em conta a sua incapacidade para gerir os mais diversos sectores públicos.
    Em breve teremos notícias sobre as “ocorrência” em hospitais e centros de saúde.
    Os ingredientes da emergência do fenómeno totalitário sobem à superfície quase sem se dar por nada. Mais viagens, mais favores, mais gorjetas menos gorjetas, que mais faz!

    Liked by 2 people

    • Arlindo da Costa permalink
      29 Agosto, 2017 16:28

      Procópio 🙂 é um nick bastante ilustrativo do arrazoado deste infeliz…. Vai te tratar!

      Gostar

  2. piscoiso permalink
    29 Agosto, 2017 09:57

    Sementes de corrupção.
    É como alguns árbitros que recebem prendas de alguns clubes.

    Gostar

  3. oscar maximo permalink
    29 Agosto, 2017 10:34

    Gostaria que cada um viajasse com dinheiro do seu bolso, se calhar é uma operação demasiado complexa, dada a ambição e recursos envolvidos.

    Gostar

  4. Baptista da Silva permalink
    29 Agosto, 2017 10:57

    A Oracle também fez brincadeiras dessas, em 2014 pelo menos, mas suspeita-se que em 2015 e 2016 também haja repetição do incidente. Neste caso era para ir ver um concerto rock, mais uma vez altos dirigentes da Função Publica foram convidados e aceitaram.

    Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      29 Agosto, 2017 13:34

      Antes disso a Microsoft, na década passada.

      Lembram-se da grande promessa do centro de investigação Microsoft em Portugal, que se esfumou misteriosamente após os salafrários e diridentes da disfunção impúdica terem desistido de passar grande parte dos clientes da FP de Windows para Linux, após terem assinado os contratos de renovação das licenças do Windows? Disseram-me então que houve umas viagens pelo meio.

      Liked by 1 person

      • piscoiso permalink
        29 Agosto, 2017 14:10

        parece haver por aí uma gralha, pois a Linux não é da Microsoft.

        Gostar

      • sam permalink
        29 Agosto, 2017 14:57

        Não há gralha.

        Liked by 1 person

      • piscoiso permalink
        29 Agosto, 2017 17:56

        Então os salafrários não passaram do Windows (Microsoft) para o Linux, permanecendo no Windows.
        Vai daí a Microsoft não veio para Portugal.
        Tá bem, melga.

        Gostar

      • sam permalink
        29 Agosto, 2017 18:22

        A Microsoft acenou com a cenoura e o burro correu atrás.
        No fim da corrida, a cenoura voltou para o bolso do dono.
        Capisce?

        Liked by 1 person

  5. Tiradentes permalink
    29 Agosto, 2017 11:46

    Era muito melhor receber fruta e café com leite

    Gostar

  6. 29 Agosto, 2017 14:47

    O que eu gosto mais nos neoliberais é este ar pueril, naif sempre que se fala nas intenções das multinacionais. Chega a ser comovente.

    Gostar

    • sam permalink
      29 Agosto, 2017 15:01

      Vamos lá falar dos bolsos vazios de Maduro. Ou de Lula. Ou do Eduardo dos Santos.
      A inocência dos comunas é mais rara que um unicórnio.

      Liked by 1 person

      • 29 Agosto, 2017 15:56

        Ou os “envelopes com garrafas” e as “fotocópias” recebidas pelo Sócrates, não esquecendo os “robalos” degustados pelo Vara, mais o apartamento com renda mensal de 1000 euros usado pelo AC-DC num edifício de luxo na Avenida da Liberdade, ainda, os gajos que ficaram a dever (e não vão pagar, paga o tuga) centenas de milhões de euros à banca… Etc., etc. É uma colossal fartar vilanagem dos colarinho branco mesmo que trajem de preto.
        A propósito: o prazo-limite para a acusação ao Sócrates & associados foi hoje anunciado, 20 de Novembro.

        Liked by 1 person

    • rui a. permalink*
      29 Agosto, 2017 18:50

      Mas a puerilidade é sobre as nobres intenções dos políticos que viajam à pala das multinacionais e não destas quando pagam as passeatas aos políticos.

      Liked by 1 person

      • 29 Agosto, 2017 18:57

        Bons rapazes e raparigas, coitados porque virgens, levados inconscientemente ao pecado. São assim desonrados e desfloradas, quem sabe se no WC dos aviões, tem outro gozo.

        Gostar

      • 29 Agosto, 2017 23:20

        Pois , mas uns são passivos e outros activos . Depois , há outros que não sendo nem activos nem passivos são totós .

        Gostar

      • sam permalink
        30 Agosto, 2017 00:12

        O Abel tem mão de mestre para o auto-retrato.

        Gostar

  7. Colono permalink
    29 Agosto, 2017 16:12

    Muito pior dos viajam… são os que ficam em terra… Só vija a raia miúda para os tubarões comerem!
    ….
    Aposto 1.000 contra 1 que o Salgado jamais será julgado ( muito menos preso)… isto porque ele é um excelente trompetista…. E quem anda à chuva molha-se… quem tem cu tem medo…

    PT/NOS/ VODAFONE… quem dá mais e a quém?

    Gostar

  8. Colono permalink
    29 Agosto, 2017 16:13

    “Muito pior dos que viajam”

    Gostar

  9. Arlindo da Costa permalink
    29 Agosto, 2017 16:23

    É verdade, Sr. Rui A. Qual o interesse das grandes multinacionais que trabalham com o Estado (isto é, com o dinheiro dos palonços de contribuintes) em oferecer viagens, prendas, apartamentos ou mesmo dinheiro a serviçais do Estado, sejam eles directores gerais, quadros técnicos, reguladores ou membros de júri de concursos? Qual o interesse? Talvez queriam levassem ciganos ou pessoal da Cova da Moura…

    Gostar

    • sam permalink
      29 Agosto, 2017 16:52

      E qual é o interesse, ó Lindinho, dos serviçais do Estado em andarem a regalar-se com “ofertas” de viagens, prendas, apartamentos ou mesmo dinheiro?
      Junta-se a fome com a vontade de comer…

      Gostar

      • Arlindo da Costa permalink
        29 Agosto, 2017 16:56

        Você não percebeu a ironia….Está formatado pelo Básico 1.0

        Gostar

      • sam permalink
        29 Agosto, 2017 16:59

        Não é ironia, Lindinho.
        É mesmo corrupção do Estado.

        Gostar

      • 29 Agosto, 2017 17:47

        Compreende-se porque o Arlindo DO Costa esqueceu-se das ofertas ao ex-PM depois filósofo Sócrates, mais ao ex-ministro e ex-bancário Vara saltado para administrador, entre outros.

        Gostar

  10. 29 Agosto, 2017 17:51

    Atentem bem nisto: por que será que alguns dos maiores vígaros tugas são militantes do P”S” ? E outros, publicamente apoiantes do P”S” ? Mais uns quantos, veladamente do P”S” ? E ainda outros, “patrocinadores” das campanhas do P”S” ?

    Liked by 1 person

    • Arlindo da Costa permalink
      29 Agosto, 2017 18:04

      Que eu saiba – e todo o Mundo sabe – os maiores corruptos, os maiores ladrões e vígaros foram nados e criados com o Cavaquismo – esse sistema «ideológico» que foi uma maldição para Portugal e que corrompeu a nossa democracia e economia. Ainda hoje estamos todos a pagar os maiores roubos que há memória neste pobre país. Dizem – mas eu não quero acreditar 🙂 – que aquela trupe era toda do P “SD”…….

      Gostar

      • 29 Agosto, 2017 18:14

        Escusava estender-se tanto para tentar impor a sua versão.
        Partidos do “arco da governação”: houve corruptos no PPD, tal como houve no P”S” e no CDS.
        Não escreva disparates, porque vocês, “socialistas”, estão sempre no número 1 do pódio como corruptos e corruptores !, aplaudidos pela tropa fandanga usufruidora ou não de pequeníssimas migalhas.

        Liked by 1 person

      • Tiro ao Alvo permalink
        29 Agosto, 2017 18:39

        Será que no tempo do Sócrates o governo era PSD? Este
        Arlindo descobre cada coisa…

        Gostar

      • piscoiso permalink
        29 Agosto, 2017 18:42

        Sócrates foi formado politicamente na JSD.

        Gostar

      • Tiro ao Alvo permalink
        29 Agosto, 2017 19:34

        Ó Piscoiso, o Sócrates foi formado politicamente metendo o dedo na boca e espetando-o no ar, para ver de onde soprava o vento, que é como quem diz, por onde poderia, mais facilmente, alcançar o poder. Depois, assim formado politicamente, fez o caminho seguido por outros: juventudes partidárias, comícios e mais comícios, amizades e mais amizades, compadrios e mais compadrios, etc. etc., até ficar mestre. E foi assim que nos lixou a todos.

        Liked by 1 person

      • Tiradentes permalink
        29 Agosto, 2017 21:35

        O Sócrates como o Tiro bem defeniu, politicamente meteu o dedo à boca e espetou-o no ar para ver para onde o vento soprava.
        Uma das melhores definições de socialista

        Liked by 1 person

      • Tiradentes permalink
        30 Agosto, 2017 07:39

        O Costa, depois de perder as eleições, meteu o dedo à boca, viu donde e para onde soprava o vento e decidiu formar a geringonça

        Gostar

  11. 29 Agosto, 2017 18:47

    RUA ! RUA COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA !

    Os bombeiros intervenientes nos incêndios desde há dois meses queixaram-se quase sempre das inadequadas e parcas refeições pagas e fornecidas pelo Estado, muitas delas chegadas danificadas em sacos para lixo.
    Este tipo, secretário de estado, teve o desplante, o descaramento, a falta de noção do cargo, o desrespeito pelos bombeiros, ao afirmar hoje que “comi boas refeições: Bem confeccionadas e em quantidade”.

    Nunca duvidei que os relatórios finais sobre os incêndios e tragédias, ilibarão o Estado, o governo, o AC-DC e o raio que os parta !
    Que cambada !

    Gostar

    • Arlindo da Costa permalink
      29 Agosto, 2017 20:35

      O Sr. Secretário de Estado da Administração Interna está proibido de dizer que «comeu belíssimas refeições durante o teatro de operações»…. já lhe pedem a demissão. E o aço?

      Gostar

      • 29 Agosto, 2017 21:50

        Há sempre um coiso qualquer da tropa fandanga a defender porcaria que um gajo ou gaja do governo da geringonça diga ou faça.
        Ficam e contentam-se com as pequeníssimas migalhas dos amados líderes…

        Gostar

  12. 29 Agosto, 2017 18:52

    ó piscoiso,
    o Sócrates teve passagem muito curta pela JSD. Para passar a ter rodagem longa (e aprendizagem-como-as-coisas-se-fazem) pela JS até chegar à cela 44 em Évora.
    E a partir de 20 de Novembro…nova etapa do “menino de ouro do P’S'”, dos “socialistas”.

    Gostar

  13. Manuel permalink
    29 Agosto, 2017 19:33

    Resumindo: existe corrupção no Estado e o fenómeno Sócrates não é um caso isolado.

    Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      29 Agosto, 2017 19:37

      Infelizmente.

      Gostar

    • 29 Agosto, 2017 19:40

      Isso mesmo ! E é para reincidir sempre que quiserem. Sirvam-se, se fazem favor, que as futebolices, as cançonetas, as galas, os programas de tv inócuos, as revistas dos “famosos” & tais, ajudam a enrabar a populaça-NADA.

      Liked by 1 person

  14. Artista Português permalink
    29 Agosto, 2017 20:37

    O ministro Eduardo Cabrita queixou-se ao “Financial Times” do abandono do interior rural face ao litoral urbano. Tudo por causa da austeridade, acrescentou. Segundo o “Expresso”, até se indignou, adiantando o exemplo de ser exigida autorização dos ministros da Defesa e do Ambiente para se organizar um campeonato de voleibol de praia! De facto é incrível tanta discriminação! Tudo por causa da austeridade. Sem que tenha especificado, presume-se que o campeonato tenha sido organizado numa praia …. fluvial.

    Gostar

    • 29 Agosto, 2017 21:54

      Esse gajo é mais um incompetente bétinho sempre-em-pé na governança “socialista”. Um apparatchik fiel master voice.

      Gostar

      • 29 Agosto, 2017 21:55

        No Portadaloja
        está um post recente sobre essa criatura que vale a pena ler e ver.

        Liked by 1 person

  15. Procópio permalink
    29 Agosto, 2017 22:13

    Alguém pergunta aos mafiosos em que partido são filiados?
    Por cá filiam-se nos que lhes dão mais protecção.Pelo que se adivinha, têm feito boas escolhas, o que lhes permite realizar as façanhas sem aparato físico.
    Como em tudo na vida, às vezes, surgem questões bicudas de âmbito mais alargado de difícil solução.
    • O pedido de auxílio judiciário reveste, em regra, a forma de carta rogatória.
    • O formalismo a que deve obedecer a elaboração de uma carta rogatória encontra-se descrito nos artigos 23º e 151º da Lei 144/99, de 31/08.

    Gostar

  16. Procópio permalink
    29 Agosto, 2017 22:53

    A racionalização do sítio passa por aqui. A paródia ainda vai durar algum tempo.
    Tudo tem o seu tempo.
    “Cuanto más se reduzca la compra de activos por parte del BCE, mayor puede ser el movimiento de apreciación del euro. “Las fechas clave son las reuniones del BCE de septiembre y octubre para definir la retirada de los estímulos”: “Se espera una retirada paulatina de la compra de activos [ahora situada en 60.000 millones al mes]. No se sabe si será 20.000 millones menos al trimestre o 10.000 menos al mes, pero antes de acabar 2018 se debe terminar este programa”.

    Liked by 1 person

  17. Democrata com larga experiência — Vende-se permalink
    29 Agosto, 2017 23:06

    Atenção que o contoleiro mudou. O novo Arlindo já responde aos comentários.

    Com um bocado de sorte este é menos estúpido que o anterior. Ou não…

    Gostar

    • 30 Agosto, 2017 11:43

      Também eu já tinha notado essa inesperada necessidade do Arlindo. Melhor, dos três-em-um Arlindos.

      Gostar

  18. 30 Agosto, 2017 04:33

    Francamente! Com tantos problemas para resolver, o País todo chamuscado, os tipos da Autoeuropa em greve ~e ela a caminho de se ‘deslocalizar’ …- que interesse tem quem pagou as viagens a quem! Por mim, desde que não seja pago por mim podem viajar todos à custa de quem quiser pagar viagens. Creio que a tão famosa e persistente corrupção que se tornou o avatar dos pecadilhos políticos não precisa de turismo pago para existir. Basta ir a um qualquer departamento de qualquer manhosa instituição e qualquer um se regala.. dependendo, claro, das suas ambições.O tempo que se perde com estas m..des!

    Gostar

  19. Procópio permalink
    30 Agosto, 2017 12:53

    “Se a VW não conseguir produzir aqui, há de produzir noutro lado”
    A racionalização do estado conduzida pela geringonça acabará por atingir os seus objectivos.
    Os seus objectivos não são esses? Pois não, Esteja caladinho.
    Você anda distraído. O futuro promete
    “Maduro vai avançar com julgamentos por “traição”, 30/8/2017, 8:35
    A Assembleia Constituinte venezuelana vai julgar o que considera os “traidores” da Pátria. Novo decreto diz que quem apoia as sanções contra o Estado vai de encontro aos interesses do país”.
    Não gosta de “traidor”? è pesado não é? Assuma-se como neoliberal, fássista, imperialista anti comunista, simples cidadão desinformado dos caminhos que levam ao além.
    Vai dar ao mesmo.

    Gostar

  20. José Ribeiro permalink
    30 Agosto, 2017 13:39

    “Esta estratégia contrasta com a verborreia frenética da maioria dos políticos europeus, que não dizem nada de relevante”, disse, sem especificar a quem se referia.

    Numa intervenção de fundo muito crítica e com palavras duras — desde a “bazófia” de Alexis Tsipras aos “devaneios” de Hollande, exemplos a que recorreu para falar “daqueles que no Governo [português] querem realizar a revolução socialista” mas que acabam por “perder o pio”

    in Cavaco Silva, Universidade de Verão do PSD 2017

    Ehehehehehe! Nunca votei no homem como PR, mas se continuar a abrir a boca…

    Gostar

    • Manuel permalink
      30 Agosto, 2017 14:50

      Esteve bem , mas devia ter corrido com o Sócrates mesmo que para tal perdesse o 2º mandato.

      Gostar

      • 30 Agosto, 2017 15:34

        …E os gajos e gajas da SICN apresentam/antecipam esse momento do Cavaco Silva com uma verborreia e imagem do PPCoelho “na primeira fila”(dixit), como se o ataque do CS fosse exclusivamente para o PPC.
        Cambada !

        Gostar

  21. licas permalink
    30 Agosto, 2017 14:55

    Sob a epígrafe “Racionalizar o Estado”…
    Na Venezuela, agora sob o comando de uma auto-intitulada Assembleia Nacional Constituitiva ANC exclusivamente composta de raiz por Maduro-Chavistas, como já
    tivemos uma União Nacional Salazarista, o raciocínio é o seguinte:
    ____1___Toda a acção contra a política de Maduro atinge a Venezuela,
    ____2___Logo a Oposição, qualquer daos seus membros, que se pronuncie pela
    interferência estrangeira, é punível, pelas leis anti-patrióticas agora votadas, por
    encarceramento, não por 20 anos no máximo, mas por 50 no mínimo como um “deputado”
    da ANC propõe.

    (e asim caminha a Venezuela com perfeita aceitação do nosso “PCP”, sempre coerente
    em questoões de patriotismo/direccionismo Socialista URSS)

    Gostar

Indigne-se aqui.